sábado, 19 de março de 2016

O perigo amarelo

Dos 8 jogos que faltam para o final da época, será consensual que os desafios de risco mais elevado para o Sporting serão as deslocações ao Dragão e à Pedreira. No entanto, não coloco a receção de logo ao Arouca muito abaixo na escala de dificuldade. O Arouca ocupa um surpreendente quinto lugar, mas isso não é fruto do acaso. Lito Vidigal pode ser uma pessoa detestável, mas é um treinador extremamente pragmático, que conhece muito bem as limitações dos seus jogadores e sabe tirar o melhor partido das suas qualidades.

Este Arouca ganhou a Benfica e Porto, e ficou muito perto de fazer a mesma gracinha contra o Sporting na primeira volta. É uma equipa que se sabe fechar e que é suficientemente venenosa para constituir uma séria ameaça no contra-ataque. Para além de que poderemos esperar o recurso a todo o tipo possível de expedientes de antijogo.

Contra isto, o Sporting precisará de ser uma equipa concentrada e paciente, e decidida a não desperdiçar tempo na procura do primeiro golo. Na realidade, tem que ser tudo aquilo que foi na primeira parte contra o Estoril, mas sem a parte do desperdício à frente da baliza.

Depois dos maus resultados contra o Vitória de Guimarães e o Benfica, a equipa e os adeptos souberam responder de forma exemplar na presença em força nas bancadas e na atitude dentro das quatro linhas. Os 42.000 bilhetes que, ao final da tarde de ontem, já estavam vendidos, são a confirmação de que os sportinguistas estão incondicionalmente com a equipa. Felizmente, os jogadores têm-nos dados bons motivos para acreditarmos neles até ao fim.

22 comentários :

  1. Bora! Mais 3 pontos fundamentais na luta pelo título!

    Entretanto vamos encher o multiusos de Odivelas para o derby de futsal, para darmos um importante passo rumo ao 1º lugar na fase regular!

    ResponderEliminar
  2. Meu caro MdC,

    De facto o 5º lugar do Arouca não é, permita-me as expressão, filho do acaso....

    É sim, filho do Vítor Pereira! Ou então é apenas coincidência a ocupação do 5º lugar, ser a equipa com mais erros de arbitragem a favor e, ter como adjunto de Lito, o jovem Diogo Ramos da Conceição Piteira de Melo Pereira, filho do muy nobre Vítor Manuel Melo Pereira! Esse mesmo, o líder do CA....

    Coincidência de certo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. RG, por acaso não tenho noção se o Arouca tem tido "sorte" nesse departamento... :)

      Eliminar
    2. Sim, tem tido muita "sorte". É a equipa com mais erros a favor e até a própria liga da verdade do Record o mostra.

      Eliminar
  3. O Arouca recuperou para hoje um reforço de peso, cujas características Lito sabe aproveitar como poucos: o polivalente Manuel Oliveira, que joga de apito na boca.

    ResponderEliminar
  4. eheheheheh!

    então parece que afinal o deus renato é uma beca mais velho...?!?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Donde saíu essa?
      Lá que o rapaz apresenta um desenvolvimento muscular e demonstra força nada usual para a idade, é um facto; por outro lado, também não é nada normal um jogador de 18 anos aguentar a cadência de jogos a que os lã-piursos têm sido submetidos e, já no fim de jogos, apresentar uma disponibilidade física que muitos adultos, colegas e adversários, já não dispõem. Mas há sempre fenómenos, temos que aceitar.

      Eliminar
  5. Então diz que o filho do Renato já andava na tropa quando ele jogava nos juniores do venfique...?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu sofres do síndrome de que aquilo que dizes de positivo (engraçado, inteligente etc) não ser original e aquilo que dizes de original não ser positivo. A piada é boa... Mas o Renato já a conhecia quando foi registado!

      Passando a parte seria... Vai ler a notícia completa antes de dizeres asneiras.

      Eliminar
  6. bem... um jogador de 18 anos que se impõe fisicamente a jogadores já feitos... bem... se calhar não tem 18 anos

    ResponderEliminar
  7. Mas era óbvio, aquela entrada sobre o Ruiz é de quem dá cacetada como gente grande :)

    ResponderEliminar
  8. Aos 14 anos já tinha barba e bigode !...ehehehehehehe

    ResponderEliminar
  9. A equipa dos acólitos do Porco Gil já foi despachada em futsal !...Arouca é mais uma dor de cabeça para o Sporting.Uma equipa bem organizada que vai dar que fazer !...

    ResponderEliminar
  10. O problema do Sporting é que sem Adrien e/ou Slimani pode perder com qualquer equipa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A nossa maior dificuldade é quando jogamos contra 14 que é o número que a tua equipa costuma jogar quando é preciso.

      Eliminar
    2. Se acreditas nisso, precisas de ser abatido. É pena quando não se é capaz de fazer auto-crítica. Tiveram 7 ou 8 pontos de avanço...

      Eliminar
    3. O Sporting perdeu 7 ou 8 pontos por não ter aquele colinho bom que é dispensado, por exemplo, ao Carnide.

      Eliminar
    4. Claro... Não foi por falar golos de baliza aberta. O pênalti do Coates é só mais um exemplo desse colinho... Aliás... O nosso colinho é tão grande que até elimina a equipa da Gazprom... Essa entidade maléfica que controla as arbitragens contra o sporting lá fora.

      Eliminar
    5. Nuno, a única entidade maléfica com que te tens que preocupar é aquela que pertence ao Antero Henrique onde trabalha a tua mãe

      Eliminar
  11. O argumento de que não há qualquer favorecimento interno por também ganharem na Europa já foi utilizado pelos portistas nos tempos do apito dourado. E até com títulos para mostrar.

    Curioso como a argumentação é igual.

    E como sabemos, uma coisa não invalida a outra...

    ResponderEliminar