quarta-feira, 23 de março de 2016

Os horários da 28ª jornada

O Record adiantou ontem, no seu site, que o Benfica - Braga deverá ser jogado na sexta-feira, dia 1, e que o Belenenses - Sporting será disputado no dia 4 à noite, ou seja, numa segunda-feira.

É surreal que a LPFP não tenha os horários definidos para a 28ª jornada, a apenas 9 dias do seu início. É uma demonstração de incompetência, de incapacidade organizativa, e de uma tremenda falta de respeito para com os adeptos que querem ver os jogos e precisam de planear a sua vida em função das datas em que os seus clubes competem. Infelizmente, este atraso no agendamento das partidas não é um caso isolado: ainda no princípio de 2016 houve uma jornada a meio da semana cujos horários foram conhecidos apenas 7 dias antes.

Situações destas continuam a suceder-se, apesar de no programa de candidatura de Pedro Proença ter sido incluída a intenção de aproximar a liga portuguesa às necessidades dos adeptos:


Para já, zero valores no trabalho feito neste sentido. O planeamento antecipado de data e hora dos jogos é o que sabemos, continua a não existir qualquer política de regulação dos preços dos bilhetes, enquanto que os horários atrativos continuam a ser uma raridade - e que nas poucas vezes que acontecem se devem sobretudo a limitações de calendário que forçam a haver vários jogos importantes no mesmo dia.

Bem sei que Pedro Proença foi eleito com a ajuda do Sporting - que nunca poderia, por uma questão de princípio, apoiar uma reeleição de Luís Duque -, mas duvido que este apoio fosse renovado se houvesse novas eleições num futuro próximo. Tem sido demasiado mau, seguramente muito abaixo das expetativas que existiam no momento em que o ex-árbitro decidiu avançar.

P.S.: Do ponto de vista dos adeptos, é ridículo que se empurre um Belenenses - Sporting para uma segunda-feira. Um jogo que poderia à partida registar uma assistência muito interessante no estádio, ficará limitado pelo sacrifício que se está a pedir aos potenciais milhares de espectadores que têm que trabalhar no próprio dia e levantar-se cedo na manhã seguinte. Do ponto de vista desportivo, no entanto, é benéfico para o Sporting, pois dá a Jorge Jesus dias adicionais para preparar o jogo com o plantel completo - não esquecer que são muitos os jogadores que estarão ausentes dos trabalhos por estarem a representar as respetivas seleções (no caso do Benfica, por exemplo, Jonas jogará na madrugada de dia 30, o que significa que regressará com muito pouca antecedência para a partida com o Braga).

P.P.S.: É apropriado que o Benfica defronte o Braga no dia 1 de abril. Nada como fazer um jogo do Benfica no dia das mentiras para fazer justiça ao que tem sido este campeonato. :)