quarta-feira, 30 de março de 2016

Sinais de esperança

Depois da deprimente exibição da seleção contra a Bulgária, o jogo de ontem acabou por deixar alguns sinais de esperança para a nossa participação no Euro 2016. Apesar de a Bélgica ter várias baixas de peso (Hazard, De Bruyne, Kompany e Vertonghen) e de o fio de jogo coletivo português ainda continuar caótico (por exemplo, abusou-se dos cruzamentos - apesar de um deles até ter dado golo), não deixou de ser uma vitória contra uma boa seleção, em teoria mais forte que qualquer um dos nossos adversários na fase de grupos no Europeu.

Mas para que esses sinais de esperança se venham a converter em algo mais palpável, é fundamental que Fernando Santos faça a sua parte: convoque e coloque a jogar aqueles que realmente têm ainda algo a dar à seleção, e não olhe para nomes, empresários, quotas de clubes e índices de popularidade dos atletas no momento de escolher os 23 que irão a França.

Os próximos compromissos da seleção já serão após o fim das competições de clubes, e será bom que Fernando Santos não desperdice as poucas oportunidades que ainda tem para consolidar rotinas entre os jogadores que, na sua cabeça, formarão o onze principal. 


Lembro-me, por exemplo, dos jogos desperdiçados por Paulo Bento nos últimos jogos de preparação antes da equipa partir para o Brasil, mudando de esquemas táticos e trocando jogadores de posição como quem muda de roupa nos provadores de uma loja de pronto-a-vestir. Tentou um duplo-pivot com William e Veloso contra a Grécia. A seguir, contra o México, usou Fábio Coentrão como médio centro (!) e André Almeida como defesa esquerdo, para depois contra a Irlanda voltar a colocar Coentrão na lateral. Para além disso, conseguiu apresentar equipas completamente diferentes nos três jogos de preparação. O resultado ficou à vista: pode ter havido o problema dos índices lesionais do Dr. Jones, mas houve também muita responsabilidade do treinador no fracasso que foi a participação no mundial.

Até junho pode haver muitas evoluções positivas e negativas na forma dos jogadores mas, neste momento, parece-me que o melhor onze não pode abdicar de um meio-campo com Danilo (espero que William suba de produção até ao final da época para disputar o lugar), Adrien e João Mário. Cédric oferece mais na lateral direita que Vieirinha e, à falta de Fábio Coentrão, Raphael Guerreiro apresentou bons argumentos (apesar de também gostar de Antunes). É escusado dar mais tempo de jogo a Éder (que parece estar numa pilha de nervos sempre que joga pela seleção), a Bruno Alves e a Eliseu. Bernardo Silva, André Gomes e Rafa terão uma palavra a dizer na conquista da titularidade. Não é justo fazerem-se apreciações definitivas de Renato, mas não acrescentou absolutamente nada no tempo de jogo que teve em ambas as partidas. E quando Moutinho estiver recuperado, que seja obrigado a lutar pelo lugar que ontem foi de Adrien. João Mário tem que jogar sempre.

P. S.: parece que o miúdo que invadiu o campo no jogo contra a Bulgária voltou a dar sinais de vida na partida de ontem. Depois de ter sido colocado nas capas de jornais, entrevistado por jornais e televisões (ele e os pais) e transformado num herói nacional, foi convidado para ver a partida de ontem... num camarote. Se isto é verdade, que triste é este país que premeia gente que pratica atos que deviam ser, no mínimo, desencorajados.

30 comentários :

  1. Não percebo porque é que jogamos de pijama...
    Danilo e J Mario para mim são indescutiveis. Gosto muito do Rafa também

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim é "indescutível" que os equipamentos não estão no melhor. O principal tem pouco verde, que deviam ser os calções, ou então estes, brancos.

      O segundo equipamento, todo branco, com vestígios de azul ou verde. Ou com calções verdes ou azuis.

      Eliminar
  2. Mestre,

    estou-me "cagando" para a selecção. Gosto tanto da FPF e sua equipa como a FPF gosta do Sporting.
    Nós sabemos quem vai, quem não vai e quem tem de ir só porque sim.
    Adrien não vai, esquece e veremos se William vai (tudo depende de Tiago - se este for, será Tiago + Danilo as opções para "6").
    Aliás, não foi inocente o nº de minutos dados a Adrien, J. Mário e William nesta altura, em contraste com o "descanso" de Eliseu, deus Renato, Pizzi e André Almeida (fosse esta dupla jornada em Setembro e estes 2 contabilizavam mais 2 internacionalizações). E, no fim, o objectivo foi cumprido: deus Renato é internacional A e assim é mais fácil a dupla Mourinho-Mendes "sacar" uns milhões aos acéfalos do Man. United e "engrossar" o bolso. Até convém que deus Renato não se exponha muito, não vá mostrar aquilo que (não) é e, assim, desvalorizar.

    Ainda assim, como gosto de futebol, proponho os seguintes 22 jogadores:
    Patrício; Lopes; Eduardo;
    Cédric; Vieirinha;
    Guerreiro; Coentrão (caso recupere)
    Carvalho; Pepe; Fonte; Carriço/Semedo
    William; Danilo
    J. Mário; Moutinho; Adrien; Pizzi;
    Rafa; Quaresma; Bernardo; Nani; Ronaldo;

    O 23º pode vir de: Tiago, Danny (uma questão de experiência e, em forma, são bastante úteis) ou, André Silva (elemento surpresa - ponta de lança novo e com muita qualidade).

    Alves, Eliseu, Sanches, Gomes, Cancelo, N. Semedo, Guedes, Varela, etc só em caso de brincadeira. Sendo assim, é provável que 4 destes devem ir. Selecção sem comédia, não é selecção.

    Já agora um 11:
    Patrício
    Vieirinha; Carvalho; Pepe; Coentrão
    William; Moutinho
    J. Mário; Rafa (ou Bernardo)
    Nani; Ronaldo

    um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois do ridiculous e inestético castanho cócó do meu FCP, só agora o verde apanascado da Selecção..

      Também sou dos que não entro em euforias.. pois sei que na hora da verdade, vão 3 do Porto, 3 do SLB e 4 do SCP.. para manter as cotas.. e o resto é do clube do Jorge Mendes CR7/9 Team !!!

      Assim que nem falo em nomes, em fulano, beltrano, sicrano. Não vale a pena, não paga a pena.

      E é lógico que existe um esqueleto definido.. e so tais 40 já escalados. Mas daqui até Junho ainda faltam 2 longos, demorados, extensos meses de competição.

      A começar já na sexta-feira, com um jogo amigável entre o SLV e o SSB

      Sport Lisboa e Vieira versus Sporting Salvador de Braga.. com a natural permuta de pontos em troca da ida à Final do Caneco da Cerveja Lucília apitado pelo benfiquista algarvio Dr. Nuno Almeida..


      Eliminar
    2. Que trauma.

      Se jogam é porque jogam... Se não jogam é porque não jogam.

      Nota: Semedo? De uma época para a outra o melhor central pt em Portugal já foi o oliveira, o Tobias... Agora é o Semedo? Desde que seja do sporting é logo o melhor. Depois espantam se porque têm sempre tão bons jogadores e não ganham... Se calhar não são assim tão bons.

      Eliminar
    3. Oh Nuno quando o tema não é o 'nosso' clube.. quase sempre, nós, adeptos,
      estamos (quase) todos de acordo.

      Tens razão no caso do def. central Semedo.. pois os verdes já esqueceram o
      Paulo Oliveira!!

      É assim a modos, tipo as corujas murmelhas que já esqueceram o Eusébio, o Mancotorras, o Freddy Addu... o Gonçalo Guedes.. e que agora só pensam no novo Emersson da Musgueira que nasceu em 1995..

      Eliminar
    4. Aldrabão. Dá um exemplo de alguém que tenha dito que o Tobias alguma vez foi o melhor central português em Portugal.

      E se não for pedir muito, um exemplo de um central português em Portugal que tenha sido melhor que o Oliveira na época passada.
      Sem querer abusar muito, dá-me um exemplo de um central português em Portugal em melhor momento que o Semedo.

      E não, não considero que seres o melhor central português em Portugal seja condição suficiente para ires à equipa da FPF. Mas que devia ser uma das condições mais importantes isso parece-me inegável.

      Eliminar
    5. Besta azul: " "

      Bernardo tenho mais que fazer que procurar o histórico da tasca do tetra (plégico) no ano passado por esta época. Sabes bem que isso só ser português me diz pouco para avaliar um jogador... Diz me zero se o meu clube joga com portugueses ou formados no Seixal ou qualquer uma dessas tangas.

      Eliminar
    6. Lá estás tu a esquivar-te... Aqui ninguém discutia se gostas de jogar com portugueses ou não, se dás valor à formação ou não. Com o mal dos outros posso eu bem, não me interessa também.

      Estavas a desconsiderar as opiniões de adeptos do SCP que consideram ou consideraram certos jogadores como os melhores portugueses na sua posição a jogar em Portugal. E tu não respondeste a nenhuma das perguntas. Ao desconsiderares essas opiniões seguramente terás nomes que ofusquem os por ti enunciados. Força, mostra-nos a luz.

      Achas piada ao facto do Cherbakov estar numa cadeira de rodas?

      Eliminar
  3. A equipa da FPF também não me diz nada. E não é só a mim ou aos Sportinguistas... O divórcio entre o país e a equipa da FPF já se deu há muito. É o que acontece quando se ganha a noção que isto deixou de ser a selecção dos melhores jogadores portugueses para ser a selecção dos interesses de alguns.

    Falando das grandes aberrações que saltam à vista nesta dupla convocatória: Eliseu, Deus Sanches e Éder. Sob nenhum ponto de vista, excluindo interesses mais obscuros, não faz sentido nenhum a inclusão de um destes jogadores na convocatória. Nem para amigáveis, quanto mais para um Euro.

    Na minha opinião o Quaresma devia dar o seu lugar ao Pizzi.

    O Antunes merece ser chamado.
    O eixo da defesa devia ser renovado.
    O Bruno Moreira merecia outra atenção por parte do "seleccionador", ou até mesmo o André Silva, ou o Hugo Vieira, ou o Postiga. Todos menos o Éder.

    ResponderEliminar
  4. Lição n1 de como criticar as convocatórias da seleção: se é do Benfica e é convocado ou é aberração ou é para o Mendes vender.
    Lição n2: do sporting deviam ir todos, se quem joga nessa posição for estrangeiro devia ir um da equipa b, no entanto se jogam é para cansar os jogadores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo para antecipar esse teu comentário típico de um labrego, referi que o Pizzi devia lá estar. E acredito mesmo nisso. Ele é superior ao Quaresma, neste momento.

      Quanto ao resto... Não passa de mais um delírio lampiónico.

      Eliminar
    2. Mas alguém com dois dedos de testa, que ainda não tenha gelado, pode afirmar que algum jogador do carnide actual tem qualidade mínima para estar nesta selecção nacional?!

      Eliminar
    3. Bernardo tem a resposta logo abaixo do seu comentário. Bem vindo a categoria comedor de gelado com a testa devido ao pizzi. Ridículos.

      Duscher a lição 1 está apreendida... Pode começar a estudar a lição 2. No final fazemos um teste (de aferição não de avaliação... Para não lhe causar pressão).

      Eliminar
    4. É a opinião dele. Eu tenho a minha. Ao contrário da lampionagem nós pensamos pelas nossas cabeças... Na minha opinião o Pizzi tira o lugar ao Quaresma nos 23. Tal como o Iuri Medeiros, mas optei por não referir esse, porque não tenho grandes ilusões. Um jogador contratualmente ligado ao SCP só é convocado caso a sua não convocatória seja um escândalo difícil de explicar. E mesmo assim... Veja-se o caso do Adrien no último Mundial.

      Eliminar
    5. Por acaso não acho, Bernardo... o Pizzi destaca-se numa equipa de coxos (tirando o Gaitan, mas esse não nasceu no Amadora-Sintra...) que tem sido levadíssima ao colo...

      Eliminar
    6. Bernardo cada um tem direito á sua opinião (mas na vossa opinião quem não seguir a opinião geral dos sportinguistas come gelados com a testa... calhou-te a ti).

      Aldo o pizzi joga (não se destaca... joga) numa equipa dos 4os da champions! Uma equipa de coxos chega aos 4os da champions?

      Eliminar
    7. ... se for uma equipa que joga com Galatasaray, Astana e Zenit (sem competir havia dois meses) até lá chegar... e sem preocupações de mais na liga portuguesa por causa do colinho reiterado... sim, diria que é possível uma equipa de coxos chegar aos 1/4 de final da LC...

      PS - fuck me, se um gajo daqueles custar 14M€ não é destacar-se...

      Eliminar
    8. Todos os anos há uma equipa de coxos a chegar aos 1/4s. Mas de facto, uma que jogasse tão pouco como o que vocês jogam... Isso acho que é inédito, mas há sempre uma primeira vez para tudo.

      Nos últimos posts esquivaste-te/fugiste de inúmeras questões. Por vezes esquivas-te num post e nesse mesmo andas depois alegremente a espalhar baboseiras. Se isto não é postura de avençado não sei o que seja. É próprio de alguém desonesto, que não acredita no que diz, mas diz porque é pago para isso. Quando se sente entalado, finge que não vê.

      Representas bem o teu clube, és lixo.

      Eliminar
  5. Caro Mestre,

    Ja lhe mandei a foto onde o jovem abraçador da Escola do Benfica da Golegã se encontra junto do Camarote Presidencial.
    Assim, como diria Marcelo, é ilegal mas pode-se fazer ...se for para favorecer o Benfica!

    ResponderEliminar
  6. Não gosto deste selecionador e quanto ao jovem da "invasão", alguém tem dúvidas que toda a situação foi uma encenação ridícula?

    ResponderEliminar
  7. Tenho pena, mas com este seleccionador será mais ou menos; os do mendocas, e alguns de escolha própria... assim tipo, quota-de-seleccionador... aliás, a convocação do deus-renato neste momento, que será para forçar a ida do esfregonas ao Europeu, é bem demonstrativa disso mesmo...

    ResponderEliminar
  8. http://www.tuvaisvencer.pt/a-ligacao-umbilical-entre-arbitros-e-benfica/

    vale a pena ver!!

    Em relacao a seleccao,enquanto tiver la o F.Santos,nao vamos a lado nenhum.Convoca o R.sanches,o eliseu e o eder para que?So assim de repente lembro me do M.Veloso,Antunes e Hugo Vieira.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui! E estava eu surpreendido do labrego do Hugo Gil ser árbitro... Está explicado!

      Portanto, o Estado Lãmpianico, com o apoio de responsáveis da arbitragem, tratou de inundar as associações de futebol com "árbitros" escolhidos entre nuggets fanáticos e membros da claque ilegal (alô, estado de Direito!!!).

      Durante quantos anos a arbitragem e o futebol português irá sofrer as consequências desta operação?
      Esta denúncia de um antigo árbitro internacional não vai dar origem a investigações do ministério público nem das instituições do futebol?
      Outro escândalo para a central de propaganda varrer para debaixo do tapete?

      Descoberto mais um tentáculo do plano de dominação e corrupção total do futebol Português por parte do Enfique. Corruptos até à medula.

      Eliminar
    2. Há que dizer que o Vieira vê as coisas muito à frente. Belo trabalho.

      Eliminar
    3. Enquanto os próprios benfiquistas não se revoltarem contra esta lama, vai ser guerra aberta. Temos, portanto, muita lama durante bastante tempo pela frente ...

      Eliminar
    4. Vai ser guerra aberta ad eternum.
      Se eles não se revoltaram até agora, quer dizer que não se revoltarão nunca. Está no ADN deles. Só quando sair de lá a actual Direcção haverá hipótese de termos um Carnide menos sujo no desporto português. E isso não acontecerá tão cedo. Esta direcção está blindada, e quem tentar ir contra eles é logo €ngolido.
      Não há fim à vista, felizmente. É sinal que estamos vivos.

      Eliminar