quinta-feira, 24 de março de 2016

Três anos de presidência

Adore-se, goste-se, antipatize-se ou odeie-se Bruno de Carvalho, nenhuma pessoa que acompanhe o futebol português em geral e o Sporting em particular poderá negar que o clube está hoje incomparavelmente melhor do que estava no dia em que o seu mandato começou. Está melhor ao nível da sua saúde financeira, ao nível da sua capacidade desportiva, e na vitalidade demonstrada enquanto instituição desportiva de referência em Portugal.

Não é por obra do acaso que o clube está melhor. Isso deve-se ao facto de Bruno de Carvalho e a sua equipa terem encontrado soluções para inúmeros problemas que assolavam o clube. E é preciso haver muita desonestidade intelectual para se reduzir os méritos desta direção ao aproveitamento de uma reestruturação financeira que, segundo alguns, já estaria completamente definida por Godinho Lopes, ao aproveitamento da qualidade dos produtos da academia que tinham sido trabalhados nos anos anteriores, ou a uma escolha acertada de treinadores.

Por muito que custe a algumas pessoas, o clube só conseguiu sair do buraco em que estava metido porque houve capacidade para reconhecer os problemas, definir as prioridades certas e alocar de forma globalmente eficaz os poucos recursos existentes, tudo isto numa conjuntura de pesadelo em que não havia grande margem para errar. Uma má escolha de treinador, demasiado dinheiro desperdiçado em contratações inúteis, ou uma falha grave ao nível da gestão do clube, e todo o edifício poderia desabar de um momento para o outro.

Obviamente que foram cometidos erros, mas que não são muito significativos no panorama geral de tudo aquilo que foi alcançado. O clube regressou aos títulos que fugiam desde 2008, está efetivamente a disputar o título de campeão nacional com clubes que dispõem de muito mais recursos (dentro e, sobretudo, fora de campo), registou-se uma enorme valorização do plantel, recuperou-se a esmagadora maioria dos direitos económicos dos jogadores que tinham sido vendidos ao desbarato, e o clube voltou a apresentar lucros de forma consistente (apesar do prejuízo nas últimas contas semestrais, acredito que o ano vai acabar positivo) em contraste com os prejuízos anuais de 35, 40 ou 45 milhões que foram uma das imagens de marca das direções anteriores.

E há ainda que referir aquela que será, provavelmente, a maior vitória estratégica da equipa de Bruno de Carvalho até ao momento: impedir que os nossos rivais conseguissem concretizar uma bipolarização do futebol português que parecia irreversível. A rápida recuperação da competitividade da equipa de futebol e o aumento significativo do número de sócios e das assistências em Alvalade foram fundamentais para que o Sporting garantisse um contrato de direitos televisivos ao nível de Benfica e Porto. Não nos podemos esquecer que, há um par de anos, Benfica e Porto discutiam entre si um sistema de repartição do bolo de direitos que deixaria o Sporting com uma fatia aproximada à do Braga. Tivessem levado adiante os seus objetivos, e teria sido cavado um fosso orçamental para a próxima década impossível de ultrapassar.

Não menos importantes foram outras medidas estruturantes para o clube, como a construção do pavilhão ou a criação da Sporting TV. Há 3 anos não seriam mais que uma miragem. A Sporting TV é hoje uma realidade e o pavilhão está muito perto de também o ser.

A postura conflituosa de Bruno de Carvalho será, seguramente, a faceta mais controversa da sua presidência. Os processos colocados a antigos dirigentes, o episódio Doyen, a rutura com Marco Silva, a agressividade contra Benfica, Porto e outras figuras e corporações do futebol português, geraram muitos anticorpos - não só nos rivais, mas também em muitos sportinguistas. Há quem goste, por ver nisso um compromisso de defesa do clube face a quem o ataca. Há quem não goste, por ver banalizada a imagem e a palavra do presidente do Sporting. Falando por mim, não posso dizer que goste de ver, mas considerando a conjuntura parece-me que esta estratégia de conflito aberto é - apesar dos exageros que acaba por proporcionar - um mal necessário.

Bruno de Carvalho tem duas características que considero essenciais para se ser presidente do Sporting: um amor ao clube acima de qualquer suspeita e uma determinação de ferro. Moldaram o seu estilo de presidência e foram fundamentais para a recuperação do clube. Existem formas diferentes de se liderar um clube, baseando-se noutro tipo de estratégias e valências, mas duvido que o Sporting tivesse ultrapassado a pior crise da sua história com um presidente que não tivesse essas duas características em abundância. 

Em jeito de balanço destes três anos de mandato: considerando o trabalho feito, os antigos dirigentes que tivemos, e as pessoas que se mostraram disponíveis para liderar o clube em 2013, não tenho dúvidas que Bruno de Carvalho foi o homem certo que apareceu no momento certo para o Sporting.

108 comentários :

  1. Gosto.

    Houve uma altura que me fazia confusão tanto conflito mas agora estou-me a marimbar. Os fruteiros e os lampiões nunca tiveram nada de bom para dizer de nós, e sempre que o fizeram tinham intenções condescendentes e trocistas.

    Quanto a BdC e à obra que fez, os resultados falam por sim. Extremamente positivo, terá o meu voto para o ano.

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida. Bruno de carvalho mexeu com o Sporting em todas as áreas. Recuperação financeira, construção de património em vez de delapidação, aumento de receitas, % dos jogadores no Sporting, aumento incrível de sócios, assistências médias e militância leonina entre tantas e tantas mudanças. A equipa de Bruno de carvalho merece nota extremamente positiva. Uma liga Voucher para o Sporting neste primeiro mandato seria de sonho e merecido!

    Ps. Alguém foi visitar ontem as obras do futuro maior pavilhão de clubes em Portugal e futura casa das modalidades do Sporting, Pavilhão João Rocha?

    ResponderEliminar
  3. o clube é de todos sócios...

    não é daqueles que pedem 25 anos de sócio aos outros sem conseguirem eles próprios provar que são sócios há 25 anos.

    não é daqueles que colocam porteiros de discoteca nas assembleias gerais a agredir outros sócios.

    quanto à oposição, estamos cá para ouvir propostas mas propostas que coloquem o Sporting a crescer mais depressa e em melhores condições do que esta direção está a fazer.

    ResponderEliminar
  4. Curiosamente, (parece fora do post mas até não, visto ser um tema forte desta presidência) , não vejo os media pegar nisto:

    http://m.calciomercato.com/en/news/tpo-doyen-sports-investments-take-another-blow-in-court-580298

    O que é uma incoerência isto o que se discutiu (quando era para bater no SCP) .

    Mas dos me(r)dia não me surpreende.
    Já do Pina do Alves, do Inácio, da Sporting tv, etc…. alguém anda a martelar nisto?!


    Se há assunto qu devia ser discutido é este nos programas de paineleiragem.
    Visto que é um tema transversal ao futebol….

    ResponderEliminar
  5. Concordo inteiramente com o post e estou a 99% com BdC.
    Continuo a não gostar das formas como se passam as mensagens cá para fora, utilizando canais não oficiais do clube (ex: Facebook). Acho que um presidente do Sporting devia ter uma postura mais estadista, sem que para isso signifique estar calado ou submisso aos interesses instalados. Um pouco como consegue fazer Rogério Alves por exemplo.
    Ahh, e o caso Carrillo foi também uma enorme derrota para o Sporting.
    Tirando isso, é para mim um quase case study sobre como "levantar" uma grande instituição que caminhava a passos largos para a bancarrota (financeira e desportiva).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é verdade, o caso Carrillo foi uma derrota, de facto.

      Eliminar
  6. Erros todos cometem. O balanço entre os erros e as coisas boas que se vão fazendo, è que vai ditar a boa ou má avaliaçao que uma pessoa pode fazer destes ultimos 3 anos.

    E na minha opinião, honestamente, só poderá esta avaliaçao ter resultado negativo, se for feita ou por ressabiados, ou por inimigos.

    As coisas estão hoje muito melhor do que estavam a 3 anos. E a maior prova disso, para alem dos numeros de socios, dos pavilhoes, ou do regresso a titulos no futebol, è o constante ataque que se faz a Bruno de carvalho em varios sectores da comunicacao social.

    Ainda ontem a noite, tive o azar de ver pela primeira vez um programa qualquer na cmtv, a noite, em que no painel estavam o fernando mendes, um individuo gordo do record, um assalariado do benfica que parece que è director do cm, e um homem ou mulher, nao fiquei com a certeza, apesar de lhe chamarem leonor.

    Tenho de admitir que nunca vi nada tao ranhoso na minha vida. Temas? Os 3 anos de bruno de caravalho, e as declaracoes de joao mario. Um Programa inteiro, em que a jornalista canalizou as pergunras mesmo para criticar bruno de carvalho, ajudada pela maioria dos "paineleiros". Nem o gordo do guerra me mete tanto nojo, como o nojo que tive ontem a ver isto. Ver um director de um jornal, que se diz isento, a debitar odio em toda a sua intervencao.

    Sao precisas mais provas de que este è o caminho?

    Eles só querem um Sporting fraco, miseravel. Acabado.

    Para o ano, nas proximas eleiçoes, quero que se foda o nome que ganhar as eleicoes. Pode ser o bruno, pode ser outro qualquer. So peço é que continuem a apertar com estes filhos da puta todos.

    ResponderEliminar
  7. Foram de facto 3 anos de recuperação impressionante do clube! Sinceramente não julguei que tal fosse possível face ao estado em que Bettencourt e Godinho deixaram o clube.

    Financeiramente, desportivamente (escolha de treinadores fortíssima!), crescimento incrível do nr de socios, Sporting TV, lançamento do pavilhão...excelente!

    A melhorar/erros cometidos: exagero do nr de contratações que colocou muito entulho na equipa B ; comunicação excessiva (tem de ser menos regular para ter mais efeito) ; caso Carrillo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com tudo, excepto com o caso Carrillo. Foi gerido de modo perfeito na minha opinião. Ele já estava feito com uma das nádegas há muito. Isso era evidente pela maneira como as negociações decorreram. Como o empresário dele não o deixou ir para Inglaterra, não havia nada a fazer. Restou-nos encostá-lo para desvalorizar o máximo possível. Agora não vai à selecção e está mais gordinho, como se quer. Se Deus quiser vai flopar à grande, e nós livrámo-nos de mais um cancro sponsored by Godinho. Não lucrámos, mas isso revelou-se impossível ao longo do processo.

      Eliminar
    2. Grande Bernardo! Tenho pena que não tenha sido despachado (vendido há 2 anos) então!

      Outra questão importantíssima que muito valorizo foi a renovação dos jogadores que são a espinha dorsal da equipa (William, Adrien, João Mário, Slimani, Patrício), a renovação dos jogadores com enorme potencial (Gelson, Palhinha, Iuri, Semedo, Mané...) e a recuperação de passes dos muitos destes jogadores! Fundamental para a consolidação desportiva e de identidade do clube, para além da vertente financeira!

      Eliminar
    3. Verdade! Cada venda agora será money in the bank para nós, não para os abutres. E que bem que isso sabe.
      Tenho uma fé gigante para o Palhinha, para a próxima época. Partilho a mesma fé para o Iuri, mas tenho medo que o JJ não vá apostar nele. Até porque temos o Gelson, o Mané e o Matheus, vindos da Academia também. Mas seria um crime desaproveitar o talento do Iuri.

      Abraço!

      Eliminar
    4. O Iuri é um enorme talento! Classe para dar e vender, visão de jogo. O Matheus e o Francisco Geraldes são outros de quem gosto muito! Enfim, aquilo é uma verdadeira mina!

      Também me cheira que o JJ vai olhar a sério para o Palhinha na próxima época!

      Eliminar
  8. Subscrevo inteiramente o Post Mdc!!
    ...o Sporting está de volta!

    ResponderEliminar
  9. 101% com BdC.

    Erros !?
    Nem um.
    Podia fazer coisas de maneira diferente ? Podia.

    Mas não sabemos tudo sobre os assuntos.

    E sem saber isso não podemos ter a certeza de quaisquer erros cometidos.

    A sério que o caso Carrillo é um erro?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando um dos nossos melhores jogadores vai parar a um rival, é porque alguma coisa podia ter sido feita de forma diferente. O erro não terá estado no último ano, mas antes de terminar a época passada. Não devíamos ter deixado esta ponta em aberto antes de contratar JJ. A resposta do Benfica era previsível.

      Eliminar
  10. Mestre, permita-me uma correcção.

    É o homem certo, que apareceu com 2 anos de atraso...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto. As afinações iam-nos custando o Clube.

      Eliminar
    2. 2?
      20!!!

      Mas estando a falar do humanamente possível, obviamente que devia estar já com mais 2 anos, numas eleições que até ganhou !!

      Eliminar
    3. Cafageste, por acaso acho que apareceu no momento certo. O plano de BdC para o Sporting era bastante diferente em 2011. Poderia ter sido parte do problema caso investisse os milhões de que se falava, e as contratações não tivessem um impacto desportivo imediato. E com Van Basten a treinador... não sei não.

      Eliminar
  11. Mais uma grande posta, mas incompleta. E digo incompleta porque não há palavras que descrevam fielmente estes 3 anos. Comparar a angústia e sobressalto permanentes que vivíamos há 3 anos, e o estado de espírito que vivemos agora... Só nós sabemos, e não há palavras que o expressem.

    Um muito obrigado ao Presidente, que orgulho!

    ResponderEliminar
  12. Quanto à conflituosidade, é o que o MdC diz: é um mal necessário. Mas mesmo por ser necessário é que deixa de ser uma coisa má para ser uma coisa boa, fundamental até.

    Num país normal, em que as instituições funcionassem com um mínimo de normalidade, em que o polvo não tivesse um alcance tão longo e tão profundo, nada disto seria necessário. Quem sabe um dia poderemos assistir a um mandato mais institucional, mas esse dia não virá até a podridão abandonar o nosso futebol, pelo menos de forma tão generalizada. E não me parece que esse dia chegue tão cedo. A alternativa seria sermos atropelados pelos poderes instalados.

    ResponderEliminar
  13. Há bocado esqueci-me de referir um pormenor, que não passa disso mesmo: um pormenor. Mas revelador de muita coisa.

    Cá em Portugal o Bruno de Carvalho é quase um satanás. Os outros - sem querer fazer muito barulho para não soltarem os cães - são o que são, têm o historial que têm nas suas vidas pessoais e práticas "desportivas", e são vistos como santinhos. Isto parece-me incontestável. Depois vai-se a ver o que se diz na imprensa internacional e o paradigma altera-se por completo. O nosso Presidente é visto como um case study, a nossa recuperação idem. Vem a BBC, a France Football, os espanhóis, a Gazzeta dello Sport, etc. fazem entrevistas ao Presidente e enchem-no de elogios.

    Revelador do nosso Presidente e da qualidade/imparcialidade da nossa imprensa.

    E agora, Bruno Miguel? Agora segue o mesmo caminho, que tens um exército atrás.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. Coisas que cá foram desvalorizados por toda a gente (combate aos fundos, luta pelas novas tecnologias), lá fora foram levadas a sério. Agora já se vê de que lado estava a razão.

      Eliminar
  14. Mestre, diria que é um mal necessário nestes primeiros tempos até porque o sporting so se foi impondo nas instancias mesmo por esta via, do barulho e da denuncia, nao acredito que o futebol portugues vá mudar mas acredito que a postura de Bdc vai se estabelizando. este frenesim todo so nos fez juntar ainda mais e lutar porque temos obrigação de o fazer por um sporting melhor e mais forte.porque nao se pode deixar as coisas acontecerem por entre os pingos da chuva.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com certeza. Havendo uma normalização desta pouca-vergonha, também as intervenções de BdC tenderão a diminuir. Vamos ver é quanto tempo demoraremos até aí...

      Eliminar
    2. A paciência vai revelar-se um dos atributos essenciais. E mantê-la não vai ser fácil. Aliás tem vindo a ser um dos alvos específico das nalgas: lixar-nos a paciência e a confiança. Não vai ser fácil. Mas vai ser possível.

      Eliminar
  15. As virtudes de BdC, todos as conhecemos e mesmo alguns rivais mais honestos as admitem. A recuperação financeira, a recuperação desportiva, o pavilhão, a devolução do cube à tríade dos grandes portugueses "de facto", a recuperação do número de sócios, as assistências do estádio, Sporting TV, a luta ganha pelas tecnologias como auxiliares de arbitragem.

    Deixemos de fora nesta análise os inimigos, os que, para lá da rivalidade desportiva, alimentam um ódio ao Sporting Clube de Portugal. Para esses, nada a fazer, e se algum dos incensados LFV, Rui Vitória ou Renato Sanches mudasse para o Sporting, passavam a ser-lhes apontados uma lista de defeitos que não vislumbraram até esse momento.

    Mas, como disse, referindo-nos aos aspectos negativos da presidência de BdC.

    - dizem que fala demasiado no Benfica. Recordemos uma série de calúnias e ataques vindos desse ângulo, os quais não se podiam deixar sem resposta. SMS, o software que o JJ roubou, a cooptação de algum ex-dirigente leonino em litígio com o SCP como requisito para liderar a lista FCP/SLB para a liga, a própria aliança SLB/FCP, etc.

    - a comunicação. É através do Facebook. Calculo que a personalidade de Bruno de Carvalho ferva quando observa uma série de ataques pura e simplesmente desonestos, orquestrados e emanados dos gabinetes de desinformação, e utilize a via de comunicação imediata que tem à mão que é o FB. É que o Sporting não tem avençados na imprensa. Só recentemente se plantou o Inácio num programa televisivo para lançar o discurso, obviamente alinhado com a direcção, algo que outros fazem há mais tempo, com mais elementos e mais tempo de antena. Até alguns directores de jornal.
    (a alternativa seria comer e calar, uma estratégia que falhou em toda a linha com as direcções anteriores. E neste momento, o Sporting tem que fazer barulho. Tem que falar de igual para igual com os rivais.)

    - falta de pose institucional. Encadeando no ponto anterior, no momento em que o BdC pegou no clube, queria-se uma direcção de combate, com determinação férrea. O caminho não poderia ser outro, tais os desafios que se apresentavam ao clube, depois das direcções desastrosas anteriores. Creio que no futuro, se o Sporting atingir mais um objectivo (já atingiu vários, e creio que só falta é o campeonato), a tranquilidade e uma certa pose institucional possa voltar ao clube.

    - o falhanço nas negociações Carrillo. Sejamos honestos. Godinho Lopes teria conseguido que Carrillo assinasse? Ou Luis Duque, Bettencourt, Dias da Cunha? Provavelmente, na remota hipótese afirmativa, só com um contrato extremamente desastroso para os interesses do Sporting. BdC até foi mais longe do que seria sensato nessa tentativa, segundo os Football Leaks. Felizmente não o conseguiu. E é óbvio que Carrillo é uma retaliação dos Fundos pela guerra que o presidente lhes moveu, acabando com contratos leoninos que colocavam o futuro do clube em risco. Perdemos um Carrillo, mas ganhámos a luta contra os fundos, ganhámos uma equipa (alguém sente a falta do jogador no plantel?), descalçámos uma bota.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. - o caso Doyen. Enquadra-se um pouco no ponto anterior. A grande vitória vai para lá do caso em específico. Acabaram-se com os contratos ruinosos para o clube. Encaixámos cerca de 20 milhões numa primeira fase, que era quando mais necessitávamos deles, mesmo que, numa fase posterior, de maior folga financeira, tivéssemos que os devolver com algum juro. Pagar, teríamos sempre. A diferença foi em levar a Doyen a tribunal e denunciar estes casos. Mesmo pagando, a aposta foi ganha, como se vê por essa Europa fora.

      - a relação com o passado. A direcção, aquando das eleições, apresentou o programa de auditar as contas das direcções anteriores e assacar responsabilidades a quem a as tivesse. E foi eleita. Portanto, poderemos deduzir que a maioria dos sportinguistas se revê nesta medida. Além disso, se os gestores anteriores se sentem completamente à-vontade com as acções nesses anos, não terão nada a temer, basta explicarem-se em tribunal. É uma prática original no nosso país, onde o hábito de empurrar o lixo para debaixo do tapete é regra. Uma mão lava a outra. Veja-se os casos dos escândalos financeiros e bancários em Portugal. Se houvesse responsabilização, talvez não tivéssemos que pagar nós todos, as aventuras de uns poucos que até escrevem livros sobre Gestão...

      - o despedimento de Marco Silva. Por mais voltas que os rivais queiram dar nisto, o Sporting usou de mecanismos que estavam ao seu alcance e não houve ilegalidade nenhuma no despedimento de Marco Silva. Os rivais fazem-no constantemente, e, por exemplo, ninguém acredita que não houvesse já contactos com Rui Vitória, quando Jorge Jesus ainda tinha contrato com o Benfica, e LFV se estivesse a tentar desfazer dele, usando influência e pressão de Jorge Mendes para o meter longe da Luz. Ou a forma como Ruben Amorim foi colocado a treinar sozinho no Estádio Nacional, para se verem livres dele. (Aqui, também dá para comparar com a forma como os rivais dizem que o Sporting "destratou" Carrillo). Mas para o que realmente importa, os mais atentos aperceberam-se da forma pouco solidária como MS se conduzia em relação ao clube. Duvido que se tivesse ganho uma Taça de Portugal e a consequente Supertaça, sem o murro a mesa dado pelo presidente após a derrota em Guimarães, tão benevolentemente encarada pelo treinador. No fundo, Marco Silva nunca entendeu a urgência das vitórias e troféus, que, sejamos honestos, são oxigénio para qualquer direcção, por mais competente que seja a gerir outras facetas do clube.

      Mais alguns "defeitos" que queiram analisar?

      Eliminar
    2. Esta porra ficou extensa. Só deu para publicar a "duas mãos".

      Peço desculpa, caro Mestre de Cerimónia.

      Eliminar
    3. Ah, ali no etecetera das virtudes, esqueci miseravelmente as modalidades. Futsal, hóquei, andebol, etc. Modalidades revitalizadas pela presente direcção e já com troféu internacional na primeira época com o hóquei sob alçada do clube.

      Eliminar
    4. Excelente apanhado, Valdemar. Estou de acordo com quase tudo. Em relação ao Carrillo, podia ter tido um desfecho diferente se tivesse sido tratado durante a época passada, quando o Carrillo começou a revelar alguma regularidade. Uma vez assediado, não lamento a saída dele. Só faz falta quem cá está 100% comprometido com o clube.

      Eliminar
    5. Em relação ao Carrillo, duvido que venha a ser consistente. Nunca foi, não será muito fácil passar a sê-lo.
      Se vier a ser consistente, levaremos com isso durante muito tempo, principalmente na comunicação social!. Se for um flop, a coisa será escquecida com a mesma facilidade que as vedetas das capas da bola o são.
      Resumindo: na minha opinião (que vale o q vale e provavelmente é muito pouco) o Carrilllo já vai tarde. O Carrillo já vai tarde...

      Eliminar
  16. O BdC fez um trabalho fantástico, superou as minhas melhores expectativas.

    Se quando iniciou o primeiro mandato me tivessem dito que o SCP iria estar na situação que está actualmente, não me acreditaria.

    Agora tem de consolidar a estrutura que está a edificar no clube, o JJ é uma excelente mais valia para o conseguir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, Francisco, superou claramente as expetativas.

      Eliminar
  17. Eu sei que não temos nada a ver com o que se passa na casa dos outros.. ah e tal.. eles falam, falam.. e lá diz o ditado: quem o feio ama, bonito lhe parece.

    Mas, pessoalmente, fazendo o contraditório.. e dando apenas a minha opinião que nada tem a ver com clubes, com fanatismo clubístico, continuo a achar que é tudo um embuste, uma treta, uma venda da banha da cobra em tons de verde. Aliás, ainda ontem o adepto verde Octávio Lopes do CM voltou a dizer que é uma treta essa peta do saneamento financeiro, pois o clube estava falido antes e continua falido agora!!!

    Também querer atirar areia para os olhos com a construção de um Pavilhão que não passa de um Ginásio.. é como recebr fundos para a construção de uma vacaria e ter lá apenas um vitelo!! Ou seja, é assim tipo qualquer padre de aldeia que anda sempre a fazer obras só para poder receber donativos, peditórios!!

    Quanto à parte desportiva, o SCP nos últimos 15 anos foi 2 vezes Campeão, venceu Taças de Portugal, Supertaças e não, não venceu o Campeopnato em 2005 porque o Para Ti não quis, e não, não venceu a Taça da Liga porque o Lucílio não deixou.. ASSIM que não venham lá agora dizer que antes do Bruno era o nada !!!

    Volto a frisar.. quem o feio ama bonito lhe parece, e quem sou eu para vos abrir os olhos, tirar as palas.. se gostam de ser masoquistas, de ser enganados, estais no vosso direito, pois sois maiores e vacinados.

    Mas por favor como sempre digo. Nem todos comemos, engolimos palha sem mastigar !!

    É a minha opinião.. e digam o que disserem, prefiro mil vezes dar 20 milhões a ganhar às Doyens do que ter 150 Milhões de VMOCs, VMOCs !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há sempre quem prefira ganhar a vida na Via Norte (e já deves ter idade para saber do que estou a falar) do que trabalhar com horário fixo - tanto uns, como outros, têm que dar o corpo ao manifesto...

      Eliminar
    2. As VMOCs são também um mal necessário. BdC não tem o poder de fazer evaporar a dívida, e não foi ele que a criou...

      Eliminar
    3. De qualquer forma, escrevesses tu sempre assim! Conseguiste voltar a dizer o que todos já sabemos que pensas, mas num registo absolutamente aceitável. Contesto a tua opinião acerca das vmocs versus doyen, e remeto-te para o teu amor por algo que nem tem explicação para o feio que é, e tem vindo a ser há já muito muito tempo. Lá está, quem o feio ama bonito lhe parece ...

      Eliminar
  18. Há que ver o primeiro link, reportagem Linha da Frente da RTP, para percepcionar com maior acuidade a importância que o dia 23/03/2013 teve nas nossas vidas, dia esse que está resumido nos 2 links seguintes.

    Reportagem "Verdes Anos" - Linha da Frente RTP (21-03-2013) - https://www.youtube.com/watch?v=7gV91xNFfdw

    Bruno de Carvalho eleito o 42º presidente do Sporting - https://www.youtube.com/watch?v=5bmvqEtqdVI

    O SPORTING É NOSSO OUTRA VEZ! - https://www.youtube.com/watch?v=9FRFyONqOBQ

    ResponderEliminar
  19. Excelente balanço Mestre... como costuma dizer-se, "as grandes batalhas são entregues aos grandes guerreiros", e temos aqui um óptimo exemplo desta situação.
    Com todas as suas imperfeições, temos um Presidente que vai a todas as lutas para defender o clube, e isso não tem preço.
    Ainda por cima, até consegue acertar bem mais do que o inverso em termos de decisões desportivas e consequentes resultados... quem sonharia há apenas 3 aninhos estarmos hoje a disputar o título com o clube dos "vouchers", dos "avençados" e do 0/0/0: penalties contra, expulsões, duplos amarelos? Quem imaginaria que o Sporting conseguisse contratar JJ? Que estaríamos a 1 ano de ter um pavilhão?, etc, etc
    Há muito para melhorar? Pois há! mas vejam de onde viemos e onde estamos, a lamentar um mau relvado que nos roubou um golo para estarmos à frente do campeonato (independentemente do enorme colinho do tal clube do regime, aquele do triplo 0).
    É por isso que me faz mesmo espécie aqueles "sportinguistas" que optam por ser mais críticos do que os nossos inimigos... que estranha motivação os leva a atacar sistematicamente tudo o que é feito, mesmo o muito que é bem feito? Enfim...
    SL
    Lanterna Verde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Lanterna, também me faz confusão a perfeição que algumas pessoas exigem a BdC. As pessoas têm todo o direito à crítica, mas não é aceitável que o julguem apenas pelas facetas negativas que tem.

      Eliminar
  20. nunca mais se ouviu falar de guido pizarro... esse grande «culebron de verano» do tempo em que o william estava lesionado.

    Falava-se que era o médio goleador que o treinador precisava... parece que a evolução do jogador também não foi grande coisa pois esta época só marcou 1 golo na liga mexicana.

    ResponderEliminar
  21. quanto a mim o meu voto vai tambem para o presidente bruno pois foi ele o obreiro desta reviravolta do meu grande amor

    ResponderEliminar
  22. "Está melhor ao nível da sua saúde financeira, ao nível da sua capacidade desportiva
    e na vitalidade demonstrada enquanto instituição desportiva de referência em Portugal."

    A nível económico está pior.. apenas empurraram para a frente as dívidas (quem vier a seguir que feche a porta).

    A nível desportivo foram eliminados da TC, da LE, da TP, da TL e no Campeonato vão ficar em 3º lugar.

    Vitalidade?.. sim, aí sim ganharam vitalidade com os Inácios, Vascos, Otelos, Zé dos tachos..

    Felizmente os verdadeiros sportmen's, gentlemen's como os Couceiros, Abrantes, Rogérios, Nicolaus não se deixam levar por essa venda da banha da cobra em tons de verde..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas lá está, se a manada (carneirada) gosta.. quem sou eu para o criticar!!

      Gostos não se discutem..

      Eliminar
  23. BdC é o melhor presidente que vi no SCP de muuuuuito longe! Não me recordo do tempo de João Rocha como tal não o posso incluir.

    BdC concluiu a restruturação financeira e não um PER que é o que estava em cima da mesa com os anteriores corpos sociais.
    Aumento gradual da qualidade da equipa principal de futebol.
    Recuperação das percentagens dos passes dos principais jogadores e promessas.
    Renovação dos principais jogadores e promessas.
    Construção do pavilhão para as modalidades.
    Regresso de modalidades históricas ao clube e consequente aumento da competitividade das mesmas.
    Regresso de milhares de sócios que se tinham afastado do clube e consequente aumento do numero de sócios.
    Aumento das assistências no nosso maravilhoso estádio.
    Contrato televisivo superior ao passivo total.

    Depois disto tudo só posso dizer que dentro de 1 ano BdC terá o meu voto independentemente de sermos ou não campeões!

    PS: Só para termos a noção do aumento de competitividade nestas quase 3 temporadas de BdC perdemos apenas 7 jogos para o campeonato contra as 10 derrotas em todo o campeonato de 12/13. Perdemos 3 jogos em 13/14 ; 2 jogos o ano passado e até ao momento outros 2 jogos.
    Elucidativo.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse P.S. é de facto extraordinário, Fernando. Não tinha visto as coisas desse prisma.

      Eliminar
    2. De facto a informação não está totalmente correcta pois BdC já era presidente no final da fatídica época de 2012/2013 e nessa temporada ainda perdeu, alvo erro 2 jogos como presidente. No entanto não as considerei pois o mal já estava feito. No entanto ainda acabamos com os mesmos pontos do 6º classificado, o Rio Ave que foi o ultimo clube a qualificar se para as competições europeias. O confronto directo com este ultimo deitou esse ultimo esforço por terra...

      Eliminar
  24. Este Presidente foi uma lufada de ar fresco que aconteceu no clube. Desde os tempos de João Rocha e depois Sousa Cintra, que não tínhamos uma Direcção a defender intransigentemente os interesses do clube e a colocar novamente o sócio/adepto como o principal activo. Esta direcção devolveu o clube aos sócios acabando com a subserviência em relação aos rivais e elitização da ditatura do croquette, que visava destruir o clube, matando o seu principal traço identitário, o ecletismo. Com esta Direcção e este presidente voltámos a apostar nas modalidades, restituímos a relação clube/associado, antes era empresa/cliente, voltámos aos títulos no futebol e europeus nas modalidades, voltámos a ser temidos e o orgulho sportinguista foi restaurado.
    Ainda havia mais para dizer, mas só por isto, esta Direcção e Bruno de Carvalho têm o meu apoio a 1000%!
    Bruno, mete mais carvão! Carrega na liga, fpf, CA, apaf, mafia da doyen & mendes, nas galinhas, nos tripeiros e na mérdia e jornalixo deste corrupto país.
    Viva o Sporting Clube de Portugal! A maior potência desportiva nacional!
    SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING!

    ResponderEliminar
  25. Bruno de Carvalho está condenado a ficar na historia do clube e na memoria de todos os Sportinguistas ( e não só) como um dos melhores presidentes que tivemos.

    ResponderEliminar
  26. Tentando ser o mais sintético possível:

    - Nunca me identifiquei tanto com o Sporting como hoje, e esta é seguramente a identidade que quero para o clube

    - É verdade que a forma de BdC dizer determinadas coisas pode ser melhorada. Mas objectivamente, no conteúdo, penso que 95% das vezes tem razão e tem que ser dito, porque mais ninguém vai dizer.

    - Passamos mais tempo a ouvir dizer mal do BdC do que a ouvir o BdC

    - Crítica? Gostava de sentir que o trabalho desta Direcção tem mais de equipa que de um indivíduo, e gostava de ver isso valorizado pelo próprio clube

    De resto, repito:
    Não me esqueço de onde viemos.
    Primeiro riem-se de ti, depois combatem-te, depois tu ganhas.
    "O Sporting é nosso outra vez"

    ResponderEliminar
  27. Concordo a 100% com o texto, só adicionaria mais uma coisa. Houve uma entrevista que BdC deu já não me lembro do canal, mas foi a fazer uma ronda pelo estádio enquanto falava, e no fim ele diz algo que para mim traduz tudo o que disseste. Ele próprio disse que nem sempre gostava do que fazia, mas que o fazia porque achava que era a melhor forma de num determinado momento defender o clube. Ou seja, isto revela visão e inteligência, assim como capacidade auto-crítica que é algo que muitos o acusam de não ter.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembro-me disso, Fernando. BdC disse que por vezes tem que fazer um papel que nem sempre deseja. Acredito que assim seja a maior parte das vezes, mas não me parece que seja sempre assim. Por vezes escreve coisas de forma impulsiva.

      Eliminar
    2. Cidade Sporting. Anda pelo youtube.

      Eliminar
  28. O financiamento que o Novo Banco fez ao Sporting com Títulos de dívida convertíveis em acções está a complicar as contas do NB, sob pressão das autoridades reguladoras para desinvestir em áreas não prioritárias. Existem 27 milhões de Euros desses empréstimos ao SCP que vencem a 17 de Janeiro 2016 e o clube quer prolongar por dez anos o prazo do financiamento."

    Devo dinheiro ao banco.. prolongo, postecipo por mais 10 anos o seu devido pagamento e quem vier a seguir que feche a porta. E até lá fingimos que está tudo bem a nível financeiro..



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não és dessa opinião quando alienas passes de jogadores à Doyen para garantir dinheiro para pagar contas correntes.

      Aliás, dos 3 grandes, as contas do Sporting são as mais sãs. Menos passivo, apresenta lucros...

      Eu se fosse a ti, preocupava-me com as contas do fóculporto. Se as conseguires encontrar e interpretar, claro.

      É que as do Sporting ainda são as únicas transparentes.

      Eliminar
    2. Oh Val de Mar,

      Não vás por aí.. escrevo para pessoas inteligentes, não para chico-espertos ou simples ignaros carneiros da manada (que não é o teu caso)..

      - - - -

      Eu já disse que aceito e respeito a opinião dos outros.. e sobretudo respeito o gosto dos outros - Gostos nãos se discutem. Mas daí a que seja cego, surdo ou que seja parvo, ignorante não!!

      Escrevo aqui sempre apenas como cidadão.. sei bem os defeitos do FCP e da sua actual Gestão. Não sou versado em contas, números, contabilidade.. mas repito, não sou parvo. nem engulo palha, sem 1º mastigar!!

      Fui dos 1ºs em Portugal a dizer que as contas, os R&C dos clubes são maquilhados, manipulados, mastigados ao sabor de cada um. Seja Porto, Beneficia ou Sportém !!

      Uma coisa são são os Relatórios de Gestão das SAD, bem manipulados, maquilhdaos outra coisa é a situação económica de cada clube. E, queiras, gostes ou não, o SCP dos 3 'grandes' é o que está pior, daí até os Processos judiciais em Tribunal contra os antigos Dirigentes.

      Volto a dizer: o FCP e a sua SAD compra caro, vende caro, vive caro.. gasta caro, pagar caro e tem lá muita gente a safar-se bem !! Não tenho dúvidas.

      Mas por favor não queiras comparar com a gaveta vazia do teu clube. Vós estais rotos, falidos. E, não não venham lá com R&C Financeiros moldados, manipulados, maquilhados. nem queiram sequer ousar comparar um WC ladrilhado com uma Obra de Arte premiada a nível Mundial.

      E a nível desportivo o SCP venceu uma Taça da Taças em 1963.. depois foi a uma Final da Taça UEFA em 2005.

      Já o FCP foi a 11 Finais Internacionais e só ganhou, só venceu 7 !!!!

      7-1

      OK?!

      Assim que não vás por aí.. eh pá, nem todos comemos palha!!

      Eliminar
    3. É que o Estádio do FCP está - quase pago.. o WC do SCP e o Pombal do SLB nem daqui por 10 anos !!!

      Até nisso.. assim que, por favor não engulam palha sem mastigar.



      Eliminar
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    5. O estádio está quase pago, mas metade do Dragão já é da SAD e a outra para lá caminha. Ou este ano ou para o próximo. Diverte-te!

      Eliminar
  29. Olhando para trás e telembrando tudo aquilo em que o Sporting se tornou em 2012/13, e comparando com aquilo que o Sporting é hoje, apenas posso dizer:
    - Obrigado Bruno por nós teres devolvido o Sporting e por nos voltares a fazer sentir que ele é realmente nosso!

    ResponderEliminar
  30. Tal como João Rocha, Bruno de Carvalho aciona a construção de um pavilhão para as modalidades. Os outros, ou serviram-se do que existia ou acionaram a sua demolição. Fala e escreve até que o coração ou a alma te doa, Bruno de Carvalho, porque a defesa do Sporting é tudo.
    Carrillo é apenas um "mosquito" no historial do Sporting Clube de Portugal.

    ResponderEliminar
  31. O Vale e Azevedo também amava o Benfica, e fazia tudo por ele, não olhando a meios. Processava quem queria, rasgava os contratos que entendia, não media as palavras para atacar os adversários. Tornou-se um carregueira man. Notam semelhanças?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás a falar do teu pai não é ?,pois entretanto os ex presidentes do teu clube estão sempre de malas aviadas para tomarem um café na Carregueira !...enfia um "tadeu" na boca e vai ter com o Porco Gil que ele está à tua espera.

      Eliminar
    2. Liberdade para o João Vale e Azevedo! Um mártir que caiu às mãos do Venfique! João, amigo: estamos contigo!

      Eliminar
    3. O Vale e Azevedo é a prova provada que os carnidenses comem gelados com a testa, porque durante o seu mandato ninguém ousou criticá-lo, lembro-me bem do Barbas e do Máximo, que quase que morriam por ele, e só saiu em eleições e porque o Vilarinho mentiu na campanha dizendo que tinha acordo com o Mário Jardel, sem este trunfo falacioso de outro vigarista (vilarinho), vale e azevedo ainda hoje lá estava a sugar lampiões, transformando-se no 44 mais rico do país.
      Já no Sporting Clube de Portugal, os sócios mobilizaram-se e marcaram uma Assembleia Geral para destituir uma direcção que dirigia lesando os interesses do clube e foram obrigados a demitirem-se para não passar a vergonha de serem corridos a pontapé pelos sócios do Sporting.

      HÁ UMA LINHA QUE NOS SEPARA DOS GELADISTAS TESTISTAS CARNIDENSES...

      Eliminar
    4. Para já só são precisos 2 pontos para traçar essa linha que nos separa.

      Eliminar
    5. King Sheep
      Pela fluência da tua escrita e pelos impropérios que produzes, nota-se que o nível da tua cultura e educação é bem baixinha. Por isso sai uma resposta à medida, numa linguagem que bem conheces:
      Méééééééééééééééééééééééé

      Eliminar
    6. Vale e Azevedo amava o Benfica. Estranha forma de se demonstrar amor...

      Eliminar
    7. O amor, mais do que qualquer outro sentimento, tem as formas mais estranhas de ser demonstrado. Mas quem ama o Benfica uma vez, passa a ter um amor eterno.
      Sei que para vocês é difícil entender.
      Já o bdc tem uma relação de amor-ódio para com o Benfica.

      Eliminar
    8. Já o rudolfo dias e os restantes pardalitos avençados carnidenses que passam por aqui, têm uma relação de amor com o Bruno de Carvalho! Ahahahahahahahahaha! Ahahahahahahahahaha! Ahahahahahahahahaha! Ahahahahahahahahaha! Ahahahahahahahahaha!

      Eliminar
    9. Soldado tonybarracuda, apesar de teres que mudar a fralda novamente, a resposta foi boa.

      Eliminar
    10. King Sheep, já ouvi um papagaio a ladrar, agora um carneiro a grunhir é a primeira vez.

      Eliminar
  32. Acontecem atentados na Bélgica... e o SLB manda logo a correr os pêsames..
    Morre um jogador de futebol afamado.. e o SLB corre logo a pôr-se em bicos de pés!!

    "Encarnados recordam que os grandes homens são imortais"
    Johan Cruyff faleceu esta quinta-feira aos 68 anos

    A quem os ler, ouvir, ler.. até parece que são donos do Mundo e acham-se no direito
    de logo botarem faladura sobre tudo e todos !!

    Parecem aquelas carpideiras que vão para os funerais chorar sobre mortos que nunca
    conheceram !!

    Que sanha... que corja, que peripatéticos !!

    Tudo o que acontece no Mundo julgam que tem a ver com eles.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será que no SLV não se enxergam ?!

      Imaginem que todos os clubes faziam igual?!

      E nos Rascords, Bolhas dos Enganados dão-lhes palco !!!

      Que mania de se porem em bicos de pés.


      Eliminar
  33. Hoje em dia o Sporting está incomparavelmente melhor do que há 3 anos atrás e só não conseguem ver isto os atrasados mentais e filhos do Porco Gil que por cá andam porque não lhes dá jeito !...

    Temos hoje em dia uma equipa de futebol que luta para ser campeã nacional contra duas equipas com orçamento superior e como isso não bastasse contra um sistema da corrupção na arbitragem dominado pelo venfica;

    Renovou e aumentou a maioria de percentagens de capital dos contratos com os jogadores do Sporting;

    Criou a Sporting TV;

    Construção de um novo pavilhão e remodelação das instalações desportivas já existentes;

    Negociou o maior contrato televisivo de Portugal;

    Aumento do número de Sócios;

    Aumento de receitas e dois anos seguidos de resultados positivos;

    Isto são os principais traços de um mandato que trouxe de novo o orgulho a todos nós de sermos sportinguistas.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aumentou a maioria de percentagens de capital dos contratos com os jogadores do Sporting - Sim, que o digam o Labyad e o Carrillo.. e o Mini-Messi escocês, o Novo Neymar de Moçambique e o Cervi da Argentina!!

      Criou a Sporting TV - Eh pá, quando o Vruninho chegou ao SCP há muito que a Sporting Tv estava projetada !!!

      Construção de um novo pavilhão e remodelação das instalações desportivas já existentes - Sim, um Pavilhão que já foi pago 3 vezes e ainda não saiu da cepa torta.

      Negociou o maior contrato televisivo de Portugal; Grande Mentira - 446 Milhões da NOS não são maiores que os 457 Milhões do FCP com a MEO !!!

      Aumento do número de Sócios - A pagar quotas, com as quotas em dia nem 69.000 sócios tem.

      Aumento de receitas em dois anos seguidos de resultados positivos - O maior embuste, treta, galga peta para carneiro papar !!!

      A gaveta está vazia.. os ordenados em atraso e o Passivo cada vez maior. Só em VMOCs são mais de 135 Milhões para pagar.

      Eliminar
    2. King Lion, temos que aturar aqui os cala quid, martins e comandita porque estamos a lutar pelo título, só isso. O alimento deles está nas respostas que lhes damos, são pobres diabos, zombies, que se alimentam dos próprios excrementos. Não lhes respondendo, repetem-se até à agonia, até vomitarem e terem com que se alimentar. Sem isso, definham e acabam.

      Eliminar
    3. Tens razão.. que o diga o Cintra, o falecido Jorge Gonçalves, o Dias da Cunha, o Roquete, o Santanete, o Só Ares, o Bettencourt, o Duque, o Freitas, o Gordinho, o Vruninho !!!

      Todos bons para assar.

      Quero lá saber que sejam carneiros. Como portista, desejo longa vida para o acólito do ex-pastor da IURD!!


      Eliminar
    4. Líder do Caála financia contratações do Sporting

      O empresário angolano António Mosquito tem sido um elemento preponderante no ataque ao mercado de transferências do clube liderado por Bruno de Carvalho.

      Falem-nos disso.

      Falem do Cá e Lá !!!!

      Eliminar
    5. Recreativo, como sportinguista tambem fico contente que Bdc continue por muitos anos, é q desde ha 3 anos para cá que andas a desfinhar

      Eliminar
  34. O SCP foi o digno e ilustre vencedor da Liga em 2000, em 2002, e em 2005 foi roubado; depois em 2006, 07, 08, 09 ficou sempre em 2º lugar. Mas aparecem aqui os Inácios, os Vascos a dizer que foi só a partir de 2013 que o SCP acordou. Como é possível?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se ficas em 2º a 20 pontos do 1º... Desses anos, só em 1 (2 no máximo) o SCP lutou realmente pelo título. Tal como em 2005. Depois coleccionámos 3º e 4ºs. Mais um 7º. Isso tudo em mais de uma década... Acordar significa que estavas a dormir, mas eu não sei se estávamos a dormir. Das duas uma, ou estávamos a dormir ou estávamos a saque, e os resultados desportivos eram o que menos interessava aos nossos dirigentes. Ou então as duas ao mesmo tempo. Se tudo o que nos aconteceu foi fruto de má gestão, somos realmente o clube mais azarado do mundo. E eu não acredito muito na sorte e no azar.

      Eliminar
    2. Os 4 segundos lugares eram demasiado bem aceites por quem nos comandava, José. Isso era um sintoma de que havia que mudar de rumo.

      Eliminar
  35. Tudo correto, apenas faltou referir que batemos no fundo, com um vergonhoso 7.º lugar e uma situação lastimável e lamentável, com quase 100 milhões de prejuízo, em 2 exercícios. Sem pavilhão, sócios a desistirem, estádio vazio e até acha que 2 títulos em + de 10 anos são consolação. O Sporting é grande e tem de ter adeptos exigentes e grandes.

    ResponderEliminar
  36. Um dos maiores crimes cometidos contra o SCP foi mesmo a não construção de um pavilhão, ao mesmo tempo que mandávamos a Nave abaixo. Isto tudo praticado pela mesma linhagem que foi extinguindo modalidades. Só construíram o multidesportivo porque dá dinheiro, a natação então era e é uma mina de ouro.
    Tudo o resto era visto como despesa e pedras no sapato. O Soares Franco chegou a admitir publicamente que o Sporting que idealizava teria só futebol e futsal.
    Eles bem tentaram, mas felizmente levaram um chuto no cú e conseguimos eleger o Bruno de Carvalho. O nosso ADN ressurgiu, depois de um longo período em que teve adormecido.

    ResponderEliminar
  37. quanto a mim o meu voto vai tambem para o presidente bruno pois foi ele o obreiro desta reviravolta do meu grande amor

    ResponderEliminar
  38. Será premonição ter também o nome Azevedo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epá rudolfo dias! O vale e Azevedo ao pé do ladrão de camiões/traficante de droga/devedor de 600milhões ao BES, é um menino de coro...

      Eliminar
    2. E digo-te já que tenho o Vale & Azevedo em boa conta... Não roubou um tostão que seja ao Sporting! Ahahahahahahahahahah! Ahahahahahahahahahah! Ahahahahahahahahahah! Ahahahahahahahahahah! Ahahahahahahahahahah! Ahahahahahahahahahah! Ahahahahahahahahahah!

      Eliminar
    3. Quando o Vale e Azevedo andava a lutar contra o poder e monopólio da Olivedesportos, o teu actual presidente desviava jogadores do teu clube para o porto via Alverca e festejava golos do porto contra o benfica do camarote das antas, bem regadinho com champagne e camarão...
      Quanto não VALE ter um presidente adepto... mas só do seu clube...
      Ahahahahahahahahahahahah! Ahahahahahahahahahahahah! Ahahahahahahahahahahahah! Ahahahahahahahahahahahah! Ahahahahahahahahahahahah! Ahahahahahahahahahahahah! Ahahahahahahahahahahahah!

      Eliminar
    4. Tonybarracuda, agora que te mijaste de tanto rir, vai primeiro mudar a fralda.
      Depois se eu tivesse um presidente que chama aos adeptos carneiros, eu dava-lhe era uma marrada. Como se diria aqui no Porto, mandava-o chamar carneiro ao C#r#lh@.
      A sério que não notas semelhanças? Rasga contratos, processa a torto e a direito, insulta quem quer. E os resultados desportivos são os mesmos: ZERO (imagina o gesto do judas para o JIHADISTA sulimani). ZERO.

      Eliminar
    5. rudolfo dias, a vossa luta contra Bruno de Carvalho é inglória, porque ele e esta direcção personificam tudo o que os sportinguistas ansiavam há muito e que não existia nas direcções anteriores...

      Mensagem para os antis:
      Nunca se esqueçam de uma coisa muito importante... Bruno de Carvalho não está sozinho... atrás dele e desta direcção está um exército de mais de 3 milhões de sportinguistas a lutar pela mesma causa! Soldado TonyBarracuda, diz presente!

      Eliminar
  39. Ha 3 tipos de pessoas contra BDC:Os croquetes que teem medo da justica(quem nao deve nao teme..),Os lampeiros-os adeptos dos clubes do vale tudo para ganhar no desporto- e os mais ingenuos que vao na conversa da comunicacao social.
    Eu nao faco parte de nenhum lote desses por isso so tenho uma coisa a dizer:Carrega BDC!Que continues muitos anos para o SCP poder respirar e deixar de estar na mao de autenticos mafiosos que levaram o clube a uma falencia tecnica.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também há aqueles que queriam ou tinham tacho, e que se viram sem ele. Esses são os mais aziados de todos.

      Eliminar
  40. Goebbles, qual quê ,aqui estão noutro patamar,já está tudo convertido ao trinca-belotismo, até as vitimas!
    CARREGA MAIOR QUE PORTUGAL#35!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. mééééééééééééééééééééééééé!

      Eliminar
  41. Caro MdC,
    Para mim, e sem ter lido os comentarios que antecedem este que estou a escrever, a maior prova do brilhantismo de Bruno de Carvalho reside no simples facto do ódio infinito que a CS ligada aos outros clubes pretendentes ao título têm tentado fazer. Sei do que falo por ter sentido um quase-ódio aos métodos de Pinto da Costa e Vieira em anos em que o nosso Sporting era o parente pobre desses clubes! Que servia só para formar jogadores que depois eles comprariam na feira dos 300! Custa-lhes a eles que a nossa grandeza não se tenha embaciado como nos anos que precederam a eleição de BdC! Posso repetir que só me fiz sócio do Sporting no dia em que acreditei no projecto! Sabendo que nunca verei um jogo do Sporting pelo facto de ser sócio!

    ResponderEliminar
  42. Lol
    Ao ponto que isto chegou...
    Hahahaha
    Epah, não leves a mal... Mas que ridículo, sócio!!!!
    Desculpa.... Soldado!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um sócio... concentradíssimo!
      E tu também podes ser! O convite é extensivel a todos os que não são sócios e participam activamente neste blogue sportinguista de discussão do clube e de todos os assuntos relacionados com o futebol português.
      Está na hora de se fazerem sócios da maior potência desportiva nacional para finalmente poderem influenciar com o vosso voto, os destinos deste grande clube, 3º mais titulado a nível europeu...
      https://socionumminuto.pt/

      Eliminar

  43. BENFICA ACENTUA HEGEMONIA COMO CLUBE MAIS TITULADO EM PORTUGAL
    tendo em conta as modalidades com mais federados e as que têm mais importância histórica, as águias têm mais de 50 títulos de vantagem para o Sporting e mais de 100 para o FC Porto

    Elucidativo!!!!
    "À vontade, soldado"

    ResponderEliminar
  44. Pior blog que alguma vez vi:http://camaroteleonino.blogs.sapo.pt/e-a-caca-as-bruxas-continua-2093689
    Sao cegos ou nao querem ver,estao mais preocupados com os ex dirigentes do que com o SCP.
    eu ja deixei la a minha opiniao

    SL

    ResponderEliminar