quarta-feira, 13 de abril de 2016

A pré-época-de-fim-de-época do Porto

A entrevista que Pinto da Costa deu, na semana passada, ao Porto Canal, ficou marcada por duas ideias fortes: a primeira, de que o Porto bateu no fundo; depois, que os seis jogos do campeonato que então restavam eram para ser encarados como uma espécie de pré-época para 2016/17.

Tanto quanto me parece, a ideia do presidente portista em transformar o final desta época numa pré-temporada da próxima tem dois objetivos: baixar as expetativas dos adeptos para o que resta deste campeonato, o que ajuda a suavizar os efeitos de novos maus resultados em período eleitoral; e, sobretudo, tentar passar a ideia de que existe um plano, quando na realidade muito pouco no seu discurso leva a crer que exista realmente um plano (pelo menos dos bons).

Não creio que haja qualquer plano com pés e cabeça porque Pinto da Costa pareceu sobretudo preocupado em criar uma série de distrações para desviar as atenções do momento atual do clube. Por exemplo, o regresso anunciado de Josué na próxima época - que, para além de ser portista ferrenho e bater penáltis bem, não tem nada que André André, Herrera, Sérgio Oliveira ou Rúben Neves não ofereçam já - não pode ser visto como um ponto de partida para qualquer tipo de refundação séria do plantel. O mesmo para Rafa, que, apesar de ser um jogador de indiscutível potencial, será solução para uma posição para a qual já existe Layun, que tem sido apenas o melhor lateral esquerdo da liga portuguesa.

Para além das questões de médio/longo prazo envolvidas neste processo de intenções, existe um problema bem mais imediato: a mensagem que passa para os jogadores. Quando o presidente afirma que a época acabou, está também a dizer que já não espera grandes proezas desta equipa, o que seguramente não contribuirá para a recuperação anímica de um conjunto de atletas que está, visivelmente, num estado psicológico bastante frágil. O mote dado por Pinto da Costa fica ainda mais em causa quando o próprio diz, minutos mais tarde, que Peseiro não está confirmado como treinador para a próxima época. Uma pré-pré-época dirigida por um treinador que não escolherá quem fará parte da época seguinte não parece ser, à partida, um conceito propriamente vencedor.

Mas pior que a declaração da pré-época, foi a do "bater no fundo". Porque, na realidade, há sempre a possibilidade de as coisas ficarem piores. Qualquer sportinguista pode garantir isso, pela experiência adquirida num passado muito recente. Nomeadamente, se nada for feito para inverter um círculo vicioso que coloca o clube cada vez dependente de terceiros para realizar investimentos, se se mantiverem os vícios de determinados elementos da direção que olham primeiro para os bolsos dos seus protegidos e apenas depois para os interesses da instituição que estão a gerir, e se continuar a navegação à vista que tem sido levada a cabo nos últimos meses e tão maus resultados tem dado. Esta descrição aplica-se tão bem ao Porto atual como se aplicava ao Sporting no tempo de Godinho Lopes.

P.S.: Tudo isto, no entanto, não deve servir para nos incutir a ideia de que o Sporting terá a vida facilitada quando for jogar ao Dragão. O plantel do Porto pode ser desequilibrado, a qualidade do futebol praticado pode estar longe daquilo que se esperava, mas o problema neste momento é sobretudo psicológico e motivacional. Falamos da mesma equipa que, contra as expetativas da maioria das pessoas, foi ganhar à Luz. Se encararem o clássico como uma forma de limpar parte da má imagem deixada nas últimas semanas, então de certeza que só o melhor Sporting poderá conquistar os três pontos na sua deslocação ao Porto.

50 comentários :

  1. Respostas
    1. Oh meu.. eu tenho vida para lá dos Blogues. Não sou demente, nem sou tolinho. Não me vês por aqui às 8 da matina, nem às tantas da madrugada..

      Sossega a pássara, deixa mijar a anha. Isto é um passatempo. Não sou pago para escrever em Blogues. Nem ponho as mãos por ninguém. Já o disse N de vezes. E nós, no FCP, sabemos fazer autocrítica.. não somos carneiros, nem pardais. Muito menso girinos e grilos falantes comedores de alface.

      O FCP é o melhor clube português com as suas 11 Finais e 7 Títulos Internacionais..

      Querer pensar e julgar que o futebol começou em 2013, é de uma infantilidade e ignorância total.

      Em 2000, 2001 e 2002 o FCP também ficou 3 anos sem ganhar nada. ASSIM que este Post é só, serve APENAS para distrair a manada..

      Em 2015 o FCP foi a melhor equipa em Portugal. FEZ 82 pontos reais, verdadeiros.

      Em 2015 o FCP tambem foi aos Quartos de Final. Marcou ate 4 golos ao Bayern.

      Em 2015 o FCP FEZ 120 milhoes brutos em vendas...

      A quem os ouvir, ler, parece que ISSO foi no seculo passado!!!





      Eliminar
    2. Se fossem sérios e coerentes, diriam apenas que sim, o FCP joga pouco, joga mal e perde, empata.. Já outros também jogam pouco e mal, mas é raro perderem em Portugal.

      É que se o FCP também tivesse muitos penaltis a seu favor, nenhuns contra e golos obtidos em foras de jogo, o FCP também teria mais pontos. É que se o FCP tivesse os Almeidas, Ferreiras, Capelas, Motas, Paixões.. Mas quê, interessa mesmo é o mal menor. Ao menos ficar em 2º lugar. Pensam os sapinhos e rás verdes. Pois se fossem coerentes, sabem bem que em 29 jogos, o FCP foi beneficiado em 2/3 jogos. Outros foram em 8/9 jogos. Se fossem sérios, sabem que o FCP foi prejudicado em 7/8 jogos.. outros podem queixar-se em 2/3 jogos.

      A matemática não engana.

      Mas, para ISSO era preciso serem sérios. Assim, tipo a mulher de César.



      Eliminar
    3. Ola Deep Blue Dragon. Pelas suas palavras, ate concordo consigo mas somente a partir the certo ponto.

      Para sermos COMPLETAMENTE serios e coerentes, teremos que incluir os metodos que foram utilizados para o FCP comecasse a ter alguma hegemonia no Futebolzinho portugues. Metodos esses que toda a gente sabe.

      Teoria da bola de neve: Das frutas as viagens e tudo o resto que nos nao sabemos. Pouco a pouco o FCP comecou a ganhar mais jogos... que permitiu fazer mais pontos... que permitiu ganhar campeonatos. Campeonatos esses que permitiu mais presencas na Europa, mais dinheiro... mais experiencia, mais estatuto. Isto durante 20 anos. Coisa pouca.

      Ate 2004 foi assim. A partir dai ja tinham a "base" feita. Dai para a frente digo que concordo consigo ate porque tudo o que ganharam foi porque jogaram melhor que qualquer um.

      Pelas suas palavras acredito que nao sera daqueles adeptos que tem 1/2 dedo de testa e nao consiga "ver" isto.

      Hoje ja nao e' bem assim... O futebolzinho evoluiu. Estamos a ter uma especie de "dejavu mais futurista". O Venfique sera o actor principal desta peca em que os metodos mudaram para atingir os mesmo objectivos.

      Por fim, ja me esquecia... A idade nao perdoa, e "Pintos da Costa" nao nascem todos os anos. Mais dia menos dia o PdC saira do poleiro e muito mais podres serao descobertos e o FCP afundara' bem mais.

      Saudacoes Leoninas e boa sorte nesta caminhada no deserto.

      PS: perdoem a pontuacao e acentos mas teclado nao tem layout em PT.

      Eliminar
    4. Realmente, o FCP que ainda em 2013 foi TRI Campeão Nacional, está a fazer uma travessia do deserto. O FCP que ainda em 2015 foi aos 4ºs de Final da LC está a fazer a travessia do deserto. Que ainda em 2015 facturou quase 120 Milhões em vendas está a fazer a travessia do deserto.

      E essa de falar só por falar com frases feitas marteladas nos pasquins de Lisboa. é que sim, o FCP dominou o Sistema de 1988 a 2003. Logo não foram nem 30, nem 20 anos. E sim, antes também nos anos 40, 50, 60, 70, 80 também havia Sistema. E, AGORA, depois de 2004 também há, existe Sistema. Mas convém é só falar do tempo dos anos 90, em que o FCP dominava o Sistema. E já sabemos que só o FCP é que dava fruta aos árbitros corruptos. Os outros não davam. os árbitros corruptos que a pediam, quando iam a Lisboa apitar tornavam-se sérios de repente. No Porto pediam fruta. Em Lisboa pediam chá e água benta.

      Aliás, as detenções de Inspectores-chefe da PJ e agora das Finanças, provam que só no FCP é que havia corrupção.

      E quando sabem que o próprio falecido Bigodes e o Sousa Cintra já assumiram que também davam fruta aos árbitros.. fazerem-se de virgens. Realmente.


      Eliminar
    5. Sim, o FCP dominou o Sistema de 1988 a 2003. Logo não foram nem 30, nem 20 anos. E sim, antes também nos anos 40, 50, 60, 70, 80 também havia Sistema. E, AGORA, depois de 2004 também há, existe Sistema. Mas convém é só falar do tempo dos anos 90, em que o FCP dominava o Sistema.

      E já todos sabemos que só o FCP é que dava fruta aos árbitros corruptos. Os outros não davam. Os árbitros corruptos que a pediam, quando iam a Lisboa apitar tornavam-se sérios, honestos de repente. No Porto pediam fruta. Em Lisboa pediam chá e água benta.

      Aliás, as detenções de Inspectores-chefe da PJ e agora das Finanças, provam que só no Porto é que havia corrupção. Nos anos 40, 50, 60 não havia corrupção. Era tudo sério.



      Eliminar
    6. Conversa para distraidos... Não ganha desde 2013 mas com os investimentos milionários era para terem ganho mais alguma coisa. Este porto tal como a MdC faz-me lembrar o Sporting de godinho, muito investimento zero resultados, muita dependência externa e poucas ideias.

      Tenham atenção ao que interessa para depois não se queixarem que estavam a dormir.

      Eliminar
    7. Senhor Jose Novais, tem a nocao que a travessia no deserto esta so a comecar? Ainda teem agua para beber a pala de fundos, comissoes e esquemas familiares. A fonte secara em breve. Nao sera necessario ser muito inteligente para perceber isso.

      Eu falo acerca daquilo que vi com os meus olhos, analisei. Se eu tivesse 70 ou 80 anos de idade se calhar tinha algo mais para opinar. Agora isto de dizer frases de cor e dizer que "disse" e "aconteceu" corrupcao, chamo a isso atirar areia para os olhos e nao querer ver a realidade que incomoda.

      Sr Jose Novais, nao sei se foi por esquecimento ou proposito, mas voce nao falou de um factor muito importante: Pinto da Costa. Idade avancada, perda de faculdades/influencias, e impunidade nao combinam muito bem, e assim ve-se a forma que o seu clube esta a lidar com isto nos ultimos 3 anos.

      Velha maxima diz que: " o mais cego eh aquele que nao quer ver "

      Eliminar
  2. Depois do "all in" das duas últimas épocas, que foi disfarçado com mais umas vendas com os habituais milhões da treta (Mangala e Imbula), o Porto encontra-se num beco sem saída e que o vai claramente levar pelo caminho que o Sporting fez no passado, apostando na prata da casa.

    O Porto neste momento não tem jogadores que valham os milhões que conseguiu no passado (Hulk, Falcão, James, Moutinho, etc.) e os custos com pessoal mantêm-se a um nível elevadíssimo, desiquilibrando as contas de tal forma que será apenas uma questão de tempo até assistirmos ao estouro total à imagem do Sporting de Godinho Lopes.

    É deixá-por continuar a brincar com os fundos e a investir em espanhóis de segunda categoria pagos a peso de Ouro.

    Claramente, a subida competitiva do Sporting teve efeitos negativos no Reino dos tripeiros.
    Que saudades deve o Pinto da Costa ter dos dirigentes mansos do Sporting.

    ResponderEliminar
  3. O Porto bateu no fundo! O pintinho da costa bateu no fundo! As contas estão no fundo! E ainda vai ter que levar com um Sporting forte nos próximos anos. Pintinho, não tenho dúvidas que vais pagar bem caro tudo aquilo que fizeste ao Sporting. O próximo mandato de pintinho da costa vai ser um castigo , vamos ter a oportunidade de ver este imbecil ser castigado pelo seu próprio veneno. Há e o jornal o jogo, vai ter os dias contados, acabou!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tanta, tamanha ignorância.. haja pachorra.

      Para nem ir mais longe...

      Em 2008/2009 o FCP foi TETRA

      Em 2010/2011 o FCP ganhou a Liga Europa.. e até fez chover par cima no Pombal.

      Em 2012/2013 o FCP foi TRI

      Em 2013/2014 o FCP venceu a Supertaça de Portugal.

      Em 2014/2015 o FCP foi Campeão com 82 pontos reais, verdadeiros.
      E também foi aos Quartos de Final da LC. E FEZ 120 milhões em vendas.

      AGORA, em 2015/2015, ainda pode vencer, ganhar a Taça de Portugal. Já fez 63 Milhões em vendas.

      Mostra-me lá o teu caixote do o lixo.

      É que ISTO de ejacular precocemente.. a 13 de Abril, tem muito que se lhe diga.

      Eliminar
    2. Olha lá Imbecil, não estás a falar com a tua família, por isso respeitinho. Volto a dizer o seguinte. Porto está no fundo! Pintinho da Costa está no fundo! Velho! Acabado! Já Foi! As contas do Porto estão no Fundo! A equipa do Porto está no Fundo! O Treinador do Porto está no Fundo! Os jogadores do Porto estão em Fundos! O Pintinho não quer sair do Porto e os adeptos vão ter que levar com o velho até …… bater a bota! Vai ser engraçado ver a decadência do Pintinho e do Porto! Vais ter que levar nos próximos bons anos com o SPORTING!.

      Eliminar
    3. Imbecis e palermas, são aqueles que adoram um ex-acólito do ex-Pastor da IURD.

      Já em 1994 se ouvia dizer que o Pintinho estava velho e caduco.. rapaz. já sei, não eras nascido.

      Continuo a insistir. Mostrem-me lá o vosso caixote do lixo.

      A quem vos ler, ouvir, até parece.

      Imitadores de pardais.

      :-)

      Dão-vos palha e alface e engolis.. sôfregos.


      Eliminar
    4. Acabou! Foi uma época de títulos….. muitos deles sujos e outros menos sujos. Mas acabou, está velho, adeptos sem voz critica que não se atrevem a levantar a voz para criticar, mas que no fundo sabem que acabou! Pintinho faz lembrar Dias da Cunha, já enrola a língua e puxa pelos neurónios para falar. Em 3 anos contratou 3 treinadores e ainda foi buscar o Rui barros e o outro da equipa B, num total de 5 treinadores em 3 anos. Disse que ia até ao fim do Mundo com o espanhol Lopetegui, mas….vai ter que pagar ao espanhol. Agora é Peseiro contrato de ano e meio e já vai embora, paga e não bufa. Para ir buscar Marco Silva, vai ter que pagar ao Sporting, paga e não bufa! Foi contratar jogadores que não valem nadinha, só para o filho e outros administradores ficarem com com as comissões. Tudo isto são fatos e os adeptos sabem mas engolem em seco, porque não tem a coragem de dar murros na mesa!

      Eliminar
    5. E já agora, existe alguém mais imbecil e Palerma do que aqueles ignorantes que andam aqui com vários nicks ? Não!

      Eliminar
    6. Uma ultima nota. O Jornal O J(N)ogo também vai pelo mesmo caminho… o Fundo! Ainda ontem saiu com uma notícia que veio buscar aqui aos blogs. São tão pobrezinhos que não conseguem criticar o acabado, velho, Pintinho da Costa e o seu clube de bairro FÊCÊPE! Um jornal faz-se de GRANDES JORNALISTAS e não de pequeninos jornalistas coisa que o pau mandado do diretor do jornal O J(N)ogo, não consegue ver. Não tenho dúvidas que vai acabar!

      Eliminar
    7. Sabes quem foi Álvaro de Campos? Ricardo Reis? Alberto Caeiro?

      E se pensas que sou o úncio que anda aqui com vários Nicks, estás muito enganado.

      Rapazito.


      Eliminar
    8. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    9. Estás a falar da Mesma PESSOA.
      Era só para ter a certeza que tens vários Nicks. Caíste como um patinho…..Pintinho.
      Sabes quem é Alexandre Pinto da Costa e a empresa Energy Soccer ?? Não precisas de responder, eu sei que sabes….. mas comes calado, porque não tens tomates para ir a assembleia criticar o pintinho acabado e que está no fundo.
      Deves ser jornalista do (N)Jogo…. Só digo isto pelos comentários tão fraquinhos.

      Rapazinho.

      Eliminar
    10. Nunca escondi que tenho vários Nicks. Toda a gente o sabe. Deves ser novo aqui. Eu se quiser esconder, escrevo de outra forma.

      O Jogo é feito a maior parte agora em Lisboa e por jornalistas que são do Sporting. O Jogo até pertence a um grupo de sportinguistas. Mas, claro, nem isso sabes. És dos que engoles palha sem mastigar.

      Mas tudo bem. Já sabemos há muito que o grande mal deste País é a ignorância de uns e a hipocrisia de outros.

      Sim, são as palavras-chave deste País.

      Ignorância e hipocrisia.

      Eliminar
    11. Bem, está é a bacorada do Dia “O Jogo é feito a maior parte agora em Lisboa e por jornalistas que são do Sporting. O Jogo até pertence a um grupo de sportinguistas.”
      Agora sim, nunca escreveste uma frase tão acertada e que te carateriza na perfeição “Mas tudo bem. Já sabemos há muito que o grande mal deste País é a ignorância de uns e a hipocrisia de outros.” Tão bem que te fica está frase!
      E depois, não satisfeito com o que disse, ainda acaba na perfeição “Ignorância e hipocrisia.” Lindo! Fizeste uma autocrítica, perfeita!

      Rapazinho.

      Eliminar
  4. É lindo pensar que o bufas corrupto quer "refundar" os andrades a partir de Judas "acabado" Merdinho. Como sempre, o refugo do Sporting é pedra basilar dos sonhos húmidos das nalgas. Espero vivamente que os pacóvios sejam escandalosamente roubados na final da Taça (não sem antes perderem à grande connosco no Ladrão. Oxalá o Sporting se intrometa na contratação de Layun: mesmo que não fiquemos com o mexicano, aproveitemos para fazer um leilão e sangrar mais estas cadelas da doyen...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica descansado oh palerma, que o FCP nem precisa de vos ganhar.. o Moreirense e o Paixão Encornada já vão tratar disso no próximo jogo. Típico dos girinos e grilos falantes comedores de alface.. julgam-se fanfarrões a 13 de Abril. Depois, em Maio, metem a viola ao saco, a cabacinha na areia e desaparecem, escafedecem.

      Estão há 15 anos sem vencer um simples Campeonato..
      Estão há 53 anos sem saber o que é vencer um Título Europeu...
      Estão há 106 anos sems aber o que é vencer um Título Internacional....

      Mas julgam-se os mais maiores bons. O Sport Clube do Lumiar.

      O Pavilhão já foi pago 3 vezes..

      :-)

      Eliminar
    2. Ah, tens razão. Como o Sporting não ganha o campeonato há anos, isso significa que o Porto não bateu no fundo, está a jogar bem e não tem problemas financeiros.

      Deviam estar preocupados com a situação do vosso clube e não a tentar arranjar maneira de relativizar tudo e enfiar a cabeça na areia.

      Eliminar
    3. Oh Angelo, eu já disse que até prefiro que o SCP seja Campeão. É um mal menor. Mas aparecem aqui alguns girinos, batráquios, gatinhos que me tiram do sério.

      Se sabes ler português, diz lá qual é parte que não percebes?!


      Para nem ir mais longe..

      Em 2008/2009 o FCP foi TETRA.

      Em 2010/2011 o FCP ganhou a Liga Europa.. e até fez chover par cima no Pombal.

      Em 2012/2013 o FCP foi TRI

      Em 2013/2014 o FCP venceu a Supertaça de Portugal.

      Em 2014/2015 o FCP foi o justo Campeão com 82 pontos reais, verdadeiros.
      E também, também foi aos Quartos de Final da LC. E fez, facturou 120 milhões em vendas.

      AGORA, em 2015/2016, ainda pode vencer, ainda pode ganhar a Taça de Portugal. E já fez 63 Milhões em vendas.

      Assim que mostrem-me lá o VOSSO caixote do o lixo.

      É que ISTO de ejacular precocemente.. a 13 de Abril, tem muito, muito que se lhe diga.

      Eliminar
    4. A parte que ninguém percebe é porque é que um adepto do porto vem responder a um post coerente que argumenta que o pintinho anda a fazer más decisões, com a revelaçao de que..."o porto já ganhou muitos títulos." É que isto já farta. Tanta estupidez junta.a tua opinião é sempre irrelevante. Não acrescentas nada. O número de títulos do porto vê-se na net. Desaparece, pá.

      Eliminar
    5. Eu não respondi ao Post.. eu 'respondi' apenas a alguns juvenis.. o que é diferente. Muitos é que gostam de se fazer de sonsos, de só ler o que lhes interessa.

      O Pintinho tem 78 anos e nos últimos 2 anos, adormeceu a facturar comissões para si e para a família.

      No FCP somos críticos, não somos nem carneiros.. nem calimeros.

      A verdade é que para se distrair a manada, o rebanho fala-se dos outros.

      É dos livros.


      Eliminar
    6. Falem de vós, falem de que são o único clube no Mundo que metem ex-Dirigentes em tribunal..

      Falem das VMOCs.

      Falem do Recreativo de Cáa e Lá.

      Falem do Pavilhão que já foi pago 3 vezes.. e ainda não está pronto.

      Falem de que até os verdadeiros sportinguistas admitem que o Slimani devia ter sido castigado.

      Falem dessas coisas.

      E sobretudo parem de chamar corruptos a quem roubou uma galinha, quando os 'outros' roubaram, roubam o galinheiro inteiro, o aviário todo!!



      Eliminar
    7. lol, falas sobre distrair falando nos outros... E toca a falar do Sporting. :)

      O próprio PdC é que falou mal da equipa, é com ele que tens de partilhar o teu azedume.

      Eliminar
    8. Azedume?!

      :-)

      http://www.fcporto.pt/pt/clube/palmares/Pages/palmares.aspx

      Os portistas andam de barriga cheia..

      E esta época ainda vamos ganhar qualquer coisa. Já vós, não me cheira. Mas tudo bem. Continuem a 'acarditar' no ex-acólito do Pastor das IURD. É que nós portistas já vimos esse filme.

      Mostrem-me o vosso caixote do lixo.

      Eliminar
    9. Ó Quid, aí tens razão pois o FC Porto sem contar as Taças SLB (Senhor Lucílio Baptista) tem efetivamente 74 Títulos conquistados já o SC Lumiar tem na verdade apenas 48 Títulos mas a melhor de todas, é que no Site oficial somaram agora os títulos da regional de Lisboa para dizerem que são 66.


      CAMPEONATOS DE LISBOA
      1915 1919 1922 1923 1925 1928 1931 1934 1935 1936 1937 1938 1939 1941 1942 1943 1945 1947

      Como se fosse possível contabilizar títulos regionais assim como faz o SLB com os seus troféus ibéricos.


      Eliminar
    10. O Sporting é dos clubes com mais títulos/taças no mundo. Se é para remexer no passado, aí está um facto.

      Mas ainda estou para perceber o que é que isso tem a haver com o facto do Porto estar a jogar miseravelmente, ter uma direcção corrupta a dar cabo do clube para beneficiar pilantras, com o bufas a aparecer a dizer que a culpa é dos outros, as negociatas são para continuar e que já não acredita nestes jogadores, ou pelo menos não o suficiente para esta temporada.

      Eliminar
  5. Nunca menosprezem a capacidade de sobrevivência de Pinto da Costa (logo, do FC Porto).

    Bater no fundo é achar que Costinha e um Forcado seriam ideais para liderar o futebol de um clube.
    Bater no fundo é ter uma equipa de milhões quase a descer de divisão, e ter de ser salva por crianças que ganhavam tostões.
    Bater no fundo é essa equipa de tostões, num ano antes, só ter a Taça para se "salvar" e perder essa Taça com a Académica, com um logo no 1º minuto.
    Bater no fundo é perder uma competição europeia em casa, estando a ganhar a 45m do fim.
    E veremos se "Bater no fundo" não é ter 7 pontos de avanço para o SLB e perder essa Liga para o próprio SLB.

    E o Sporting, para já, só garantiu o 3º lugar. Calma.
    Para este FC Porto ir ao fundo, temos de fazer (bem) o nosso trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Totalmente de acordo. Não vamos deitar foguetes antes da festa, porque normalmente a experiência diz-nos que costumamos levar com as canas nos cornos. Sou daqueles Sportinguistas doente pelo clube, defensor acérrimo do BdC, mas que detesta ondas, olés e só considero que temos um jogo ganho se tivermos a ganhar por mais de 3 aos 85 minutos. Não gosto de bazófias e por muito que considere que o Porto está numa fase difícil, não vamos antecipar a morte de ninguém, vamos continuar a nossa etapa de crescimento, passo a passo e principalmente vamos continuar a exigir cada vez mais cultura de exigência no nosso clube, desde a atletas como a dirigentes.

      Eliminar
    2. Sem esquecer que, se o porto começar agora (e + tarde ou + cedo vai ter q o fazer) a trilhar caminho semelhante ao que o Sporting começou há 3 anos, vai fazê-lo antes de venfique! Quem atravessar o deserto mais cedo, mais cedo melhor fica. A história das academias serem fundamentais não era pagode. O venfique encarou-o como pagode e o porto cagou de alto. Deserto.

      Eliminar
    3. Academias da treta.. Academias para falsificar idades de neguinhos oriundos da Guiné, Cap Vert, S. Tomé, Angola, Mozambique.. Burkina Faso, Guiné Ditatorial.. cujos Dólares não são reconhecidos nem os querem na Argentina.

      http://visaodemercado.blogspot.pt/2015/10/sporting-confirma-ligacao-ao-caala-de.html


      Eliminar
    4. Achas mesmo que esse é o objectivo das academias quid? não te parece que o teu porto vai ter que se atirar à formação rapidinho? queres desconversar até quando?

      Eliminar
    5. Como é evidente, ainda há muito que cair para que o Porto chegue ao nível final do Sporting de Godinho Lopes. Mas mantendo os vícios, não é impossível que se chegue a esse ponto daqui a uns anos, pelo menos financeiramente.

      Também me parece que a direção do Porto tentará corrigir algumas coisas. Duvido é que tenha vontade efetiva de alterar tudo aquilo que é necessário.

      Quanto a nós, temos uma oportunidade para dar um salto qualitativo neste defeso. Espero que saibamos aproveitar as condições que existem. Mas isso será tema para ser discutido lá mais para a frente. Agora há um campeonato para ganhar.

      Eliminar
  6. É bastante ilustrativo que os portistas, perante o panorama que lhes é colocado em frente ao nariz pelo MdC e pelos comentadores aqui na caixa de comentários, reajam da seguinte maneira:

    "Ah, mas em 2004 fomos...", "mas em 2014 chegámos...", "mas em 2008..."

    É esse o espírito.

    Entretanto, já vão 3 anos a ver os outros passar.

    Futuro para o clube? É chamar o Josué, qual Messias Sebastião.

    E as comissões?

    Já disse há muitos anos atrás, creio que ainda na caixa de comentários do Gordo Vai à Baliza, Ainda aquilo era um blogue, que até entenderem que o clube é vosso e deixarem de o ter bovinamente entregue ao Pinto da Costa, estão sempre fodidos. E pior, o futuro do clube em risco.

    Mas eram outros tempos.

    Agora quero é que o Porto e o Benfica se fodam.

    Não lhes mijava para cima se estivessem a arder.

    ResponderEliminar
  7. Por muito que o Nuno Martins não concorde e aproveitando as fraquezas alheias, esta era a oportunidade para, JUNTOS, acabarmos de vez com os corruptos. Eles passavam a lutar pelo acesso à liga europa e o vosso clube garantia a entrada permanente na LC pelo eterno segundo lugar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais um palerma que julga que o Mundo começou em 2014.. mais um que já esqueceu que esteve de 94 a 2005 a ver navios. E que depois só ganhou de 5 em cinco anos.. graças aos Estoris Gates, Túneis, Colinhos e Vouchers.

      O cúrroto tens tu oh panão.




      Eliminar
    2. Com o cúrroto vais ficar tu logo às 21.32 oh Rena hasteada.

      Para quem tem corruptos com cadastro como Vale, Vara, Viravinho, Vibi, Veiga, Vieira.. tens cá uma moral. Para quem tem corruptos como os Albarrans, Berardos, Carriços, Damásios.. tens cá uma moral.

      Já sei, os Inspectores da PJ e os Diretores das Finanças que foram agora detidos por corrupção em Lisboa também são do FCP!!


      Eliminar
    3. Rudolfo... Viste me a escrever algo sobre o porto? Viste me a participar no post sobre bdc na semana passada? Para mim estão ambos num bom caminho... Siga para bingo. Desde que não se metam com o Benfica... Por mim podiam falir!

      Eliminar
    4. A lampionagem a querer pactos para afundar outros clubes... não é nova. Mete um dedo no teu cu e espera. Deves pensar que o Sporting vai nessas cantigas. Fica-te a doer que o BdC não ataca o moribundo Porto né? Mas BdC pode ser muita coisa, mas cruel não é. O Porto se tiver de ser, que se afunde sozinho. Benfica é clube de merda, gente de merda. Sempre a chafurdar e a querer levar os outros com eles.

      Eliminar
  8. Acho que há aqui muitos sonhadores. Por muito que gostasse que isto fosse a realidade não acredito nesse Porto fraco e debilitado. Como ainda hoje li num Blogue do meu clube (no geração) eles até vão angariar mais uma pessoa num lugar chave da politica e com enorme poder de decisão dos dinheiros do norte por isso.

    Tb sou obrigado (e até me doi a alma ao dizer isto) a concordar com o Quid/DeepBlue quem passe por aqui parece que o Porto não ganhou nada nos últimos 20 anos.

    Espero sinceramente que isto signifique o fim do ciclo de Poder do Pinto da costa mas já vi anunciar a sua morte 2 ou 3 vezes...

    ResponderEliminar
  9. As perspectivas da luta pelo terceiro lugar durante 30 anos, está a deixar muito incomodado a carraça deste blogue. No próximo mandato se o Porco da Costa não conseguir 1 título de campeão, é certo que não se recandidata. E deixará a vaga em aberto para vários candidatos que se irão apresentar e vão começar as guerrilhas pelo poder e pelas comissões das trasnferências. Tudo isto levará a guerrilhas internas, com natural quebra de rendimento desportivo, pois com a saída do Porco da Costa sairá também o cérebro da fruta, Reinaldo Tolos.
    #pelaboavistizaçãodoporto

    ResponderEliminar
  10. Agora até a comentários do Benfica ao Ronaldo as redes sociais do sporting respondem? Que sentimento de inferioridade...

    ResponderEliminar