sábado, 30 de abril de 2016

#DiaDeSporting: Clássico é clássico

O jogo de ontem da Luz acabou com um resultado desfavorável para as nossas aspirações, mas não se pode dizer que o desfecho tenha sido inesperado. Quem sabe como funciona o futebol português, não precisou de ver mais de 15 minutos do jogo de ontem para perceber que o resultado não poderia ser outro que não a vitória do Benfica. Absolutamente nada surpreendente, a partir do momento em que Bruno Paixão foi o nomeado para arbitrar a partida. Mas isso é passado, e hoje, ao Sporting, só interessa ganhar.

Não será, obviamente, um jogo fácil. Bem pelo contrário. A segunda metade de época do Porto tem sido uma desilusão para os seus adeptos, mas é um erro pensar que a nossa tarefa estará simplificada pelo atual momento dos anfitriões de hoje. É verdade que o Porto não está a apresentar um futebol de encher o olho, é verdade que a equipa parece atravessar uma fase animicamente complicada - o que também se compreende pelo facto de ter ficado afastada do título bem mais cedo do que é habitual -, mas num jogo como o de logo é bem possível que consiga encontrar a motivação necessária para despertar a qualidade que os seus jogadores indiscutivelmente têm. Pode não estar em causa qualquer objetivo em concreto, mas é normal que os jogadores do Porto façam tudo ao seu alcance para ganhar ao Sporting - não para dar o título ao Benfica, mas pela questão de honra que sempre existe nestas ocasiões.

Quanto ao Sporting, não existe margem para errar. As nossas possibilidades para vencer o campeonato são cada vez mais reduzidas, mas temos a obrigação de jogar para ganhar. Mandar no jogo, como aconteceu em todos os 31 jogos que realizámos até agora para a Liga e, de preferência, sem aqueles desperdícios inacreditáveis que aconteceram em praticamente todos os jogos em que perdemos pontos até hoje. Cumprindo-se estes dois requisitos, acredito plenamente que a equipa voltará do Porto com os três pontos.

Vencer, e mandar de novo a pressão para o lado de lá. É para lutar até ao último minuto.