sexta-feira, 22 de abril de 2016

Comparação da diferença de pontos para o topo ou para o rival mais próximo

O leitor Duarte Manoel enviou-me uma interessante análise comparativa do desempenho do Sporting ao longo das últimas épocas, baseada na diferença pontual do clube para o topo da classificação (não estando em primeiro) ou para o segundo classificado (estando em primeiro). Aqui fica a análise.



Diariamente, ouvimos comentadores ou amigos dizerem que (1) Jorge Jesus está a fazer um mau trabalho – perdeu a vantagem que tinha, caiu cedo nas Taças (de Portugal, da Liga e Uefa), perdeu na pré-eliminatória da Liga dos Campeões, e melhorou pouco (se é que melhorou!) o trabalho realizado por Leonardo Jardim e Marco Silva no campeonato -, e que (2) Bruno de Carvalho prejudica o Sporting.

Tinha a firme convicção de que isto não fazia sentido nenhum: o Sporting melhorou muito com Bruno de Carvalho e muitíssimo com a entrada de Jorge Jesus. Mas para não me basear apenas na minha convicção, fui analisar os números: fui ver, nas últimas sete épocas, jornada a jornada, a quantos pontos estava o Sporting do primeiro lugar ou, caso estivesse em primeiro lugar (muito raro, como sabemos), quantos pontos de vantagem tinha sobre o segundo.

(1) Jorge Jesus está a fazer um mau trabalho



O primeiro gráfico permite desde logo tirar algumas conclusões: Jorge Jesus colocou o Sporting efectivamente na luta; foi a única época em que o Sporting consistentemente esteve em primeiro lugar ou muito perto disso. Mais: nunca o Sporting, nesta época e até agora, esteve a mais de 2 pontos do primeiro lugar.

Vejamos agora o gráfico apenas com as épocas de Leonardo Jardim, Marco Silva e Jorge Jesus (três últimas épocas).



Ninguém concordou com todos os factos invocados para o despedimento do Marco Silva, dos quais a questão do fato de treino representa o ponto mais baixo de um processo infeliz, de ambas as partes. Agora, comparar-se a época que Jorge Jesus está a fazer com a época que fez Marco Silva (que comparando com os anos anteriores, foi excelente) é pura brincadeira. Marco Silva à 9ª jornada estava a 6 pontos do primeiro e essa foi a menor distância até ao final do campeonato.

Aliás, quem se aproxima mais de Jorge Jesus é Leonardo Jardim. Contudo, à 14ª jornada o fosso começa a cavar-se, e à 18ª jornada ficou a 5 pontos do primeiro e não mais voltou a diminuir essa distância. Ora, é muito diferente, como todos sabemos, estar à frente ou a menos de 1 jogo de distância, do que estar a 2 jogos de distância, que dá uma almofada de conforto a quem vai à frente.

(2) Bruno de Carvalho prejudica o Sporting



Quanto ao mandato de Bruno de Carvalho, basta comparar as suas 3 épocas completas com as 4 épocas da anterior direcção. Parece brincadeira, tendo em conta a grandeza do Sporting, mas nas quatro épocas anteriores a Bruno de Carvalho, o Sporting terminou o campeonato a 36, 28, 16 e 36 pontos do primeiro lugar. A meio de todas essas épocas (à 15ª jornada), em apenas uma delas o Sporting estava a menos de 10 pontos do primeiro (a 9). Na jornada seguinte, também nessa época, ficou a mais de 10 pontos.

Olhamos para as três épocas de Bruno de Carvalho e, apesar de as duas primeiras não terem sido ideais para os pergaminhos do Sporting, mostraram uma evolução brutal face ao passado. O trabalho está feito? Nem pensar, mas estamos no bom caminho.

Bruno de Carvalho é prejudicial? Jorge Jesus é um mau treinador? “Sim", responderão a ambas as questões os rivais do Sporting, que estavam habituados aos 10, 20, 30 e quase 40 pontos de diferença, e agora têm que suar e muito para ficar à nossa frente.

O Sporting vai ganhar os últimos quatro jogos? Creio que sim.

O Sporting vai ser campeão este ano? Creio que não.

Vou estar em Braga para, qualquer que seja o resultado deste final de época, demonstrar o meu apoio e agradecimento à Direcção, Equipa Técnica e Jogadores? SEM DÚVIDA.

54 comentários :

  1. Mestre, dou-lhe os meus parabéns pela belíssima análise.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. «O leitor Duarte Manuel enviou-me uma interessante análise comparativa do desempenho do Sporting»

      Se queres dar os parabéns deves dar é ao tal de Duarte Manuel..

      ---

      Isto de querer comparar alhos com bugalhos.. quando se sabe desde a Grécia antiga que ninguém lava os pés 2 duas vezes seguidas na mesma água. Ou dito por outras palavras: Cada jogo é um jogo, cada Campeonato é um Campeonato.. futebol é o momento.

      E o que interessa é que neste Campeonato.. houve uma equipa que em 30 jogos não teve jogadores expulsos, nem teve penaltis contra. Não. O único que teve já estava em 5-0, POR ISSO não conta!!

      Já campos inclinados e penaltis a favor em momentos decisivos, teve muitos, muitos.. sem esquecer os vouchers e os árbitros encomendados da APAF Encornada.

      E também o SCP, teve beneficios arbitrais em 8/9 jogos.. É claro que assim, é mais fácil somar pontos e ir mais perto do 1º lugar!!

      Tão simples como saltar à corda..

      Eliminar
    2. Já agora, como saiu entretanto um novo Post, repesco aqui a pergunta:

      Quem é este palermita que se faz aqui passar por imbecil, idiota chapado?!

      "Maxim Tsigalko 22 de abril de 2016 às 14:15


      Quem é o líder isolado do campeonato???

      Sim, o tal que oferece 7x4 vouchers por jogo, não tem penaltis contra, nem cartões vermelhos e muitos penaltis a favor.

      Quem é que em 61 anos de Champions tem como maior feito uma única ida aos 4ºs de final da Champions??

      A Liga dos Campeões começou em 1993!! Hellooo Daaaaaa..

      Quem tem quase metade dos campeonatos ganhos (34vs18)??

      O Campeonato de Portugal tem 81 anos.. DESDE quando 34 dá metade de 81?!

      E desses tais 34 TIRA lá os que foram ganhos com BATOTA nos idos anos de sessenta e setenta !!!!

      Eliminar
    3. Tem razão, os meus parabens ao leitor que apresentou estas estatísticas.

      A sua análise dos campeonatos pode ser aplicada quando a comparação é de 1 para 1, no caso de termos um conjunto de campeonatos e resultados finais dos mesmos já podes fazer este género de análise.

      É de facto inegável que o Sporting já foi beneficiado em alguns jogos ao longo deste campeonato ( mais que o porto e muito menos que o benfica), mas no balanço geral acho que foi mais prejudicado do que beneficiado. basta ver a quantidade de golos que o SCP sofreu precedidos de uma irregularidade ou de uma falta não assinalada (sem contar com golos mal anulados). Seja como for acho que a quantidade de pontos que fizemos para o campeonato é justo não acho justo é a quantidade de pontos que o benfica fez por jogos que foi claramente beneficiado.

      quanto ao seu porto digo que estimo...


      ...estimo muito que se foda enquanto o PdC lá estiver.

      Eliminar
    4. "Futebol é o momento"

      Isto de um tipo que se defende de 3 anos a seco com as conquistas no tempo do Mourinho e do calcanhar do Madjer

      Eliminar
    5. Em 2011.. o Mourinho já tinha saído há muito do FCP.

      E em 2013 FOMOS TRI-Campeões.

      Sabes o que isso é?!..

      Não pois não.

      :-)

      Bem me parecia.



      Eliminar
    6. Então mas afinal passado duas respostas o futebol já não é o momento?

      Eliminar
    7. Como é obvio, não faço ideia o que é ser tricampeão.

      Aliás, nem sequer o que é ser bicampeão.

      Mas não é por isso que sou sportinguista, nem é isso que esmorece o meu amor ao clube.

      Se fosse, o Sporting já não tinha adeptos...

      Eliminar
  2. MdC

    Isto ja no outro dia lhe tinha dito.
    Nas 3 epocas completas de BdC como presidente do SCP a melhoria e por demais obvia! Nao vou incluir os resultados dos ultimos jogos de 2012/2013 pois BdC apenas herdou o mal que ja estava feito.

    2013/2014 - 20-7-3 (Vitoria-empate-derrota)
    2014/2015 - 22-10-2
    2015/2016 - 23-5-2

    Tudo somado da:
    65-22-7

    Escusado sera comparar com os 3 anos anteriores...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 7 derrotas no campeonato em quase 3 campeonatos inteiros e um optimo registo. Ainda assim podemos sempre melhorar.
      Agora o que e factual e que o SCP tem melhorado, de forma consistente, de epoca para epica.
      SL

      Eliminar
    2. E em qualquer epoca anterior tivemos 7 ou mais derrotas.

      Eliminar
    3. Sim, é uma diferença como do dia para a noite.

      Eliminar
  3. excelente post a demonstrar a realidade ,contra factos nao PODERIAM haver argumentos(digo poderiam pois nao deve tardar a aparecer por ai um atrasado mental a desmentir o que os graficos demonstram).
    Claramente desde q bruno carvalho assumiu o clube este tem vindo a subir epoca a epoca,quer a nivel desportivo quer a nivel de mobilizar adeptos.
    Neste momento pode.se dizer que o grande sporting esta de volta.
    assim que sejam intruduzidas as novas tecnologias seremos ainda mais fortes pois vamos lutar contra o porto e benfica e deixaremos de lutar conta os vitos e o vouchers futebol clube.
    Ganhar a supertaça,conseguir a entrada directa na champions e caso se venha a perder o campeonato pelo menos ate ao dia de hoje todos nos exceptos os tais atrasados sabem o pk de o VOUCHERS FUTEBOL CLUBE ir em 1º te,m sido uma epoca extraordinaria.
    A unica competicao que estivemos realmente mal foi na taça CTT.
    SUPERTAÇA vencemos
    Taça fomos eliminados apos um roubo escandaloso
    liga campoes mais uma vez roubos que ninguem consegue desmentir
    Por tudo isto e polo apoio que temos demonstrado pelo nosso clube so prevejo um futuro cada vez mais risonho.
    Parabens Bruno Carvalho
    Parabens Jorge Jesus e equipa tecnica
    Parabens aos jogadores
    Parabens aos melhores adeptos do mundo

    ResponderEliminar
  4. Com todo o respeito pelo trabalho que o autor do texto teve... Isto é tão óbvio e tão notório que só mesmo os propagandistas de serviço, os avençados e os desonestos por natureza podem negar. Isso e pessoas muito esquecidas e muito influenciáveis pela propaganda.

    Já agora, aproveito e deixo aqui o exemplo mais recente de bajulação internacional ao Sporting e ao seu Presidente.

    O Nuninho ainda se ria no outro dia sobre isto eheh. Talvez um dia... Numa revista dedicada ao narcotráfico. E repito, isto para mim não serve para medir pilinhas, mas quando eu vejo azia no Nuninho por estas situações... Só me resta esfregar-lhe isto na cara. Os cornetos deixo para o Mr. Burns ;)

    http://www.worldsoccer.com/features/club-focus-sporting-clube-de-portugal-370115#WjABG1bTiTU8w4je.01

    "Just three years ago, the status of Sporting Clube de Portugal, which had once proudly competed toe-to-toe with Europe’s finest, was at an all-time low.

    As Porto and Benfica swept up the domestic honours, the standing and credibility of Sporting was being visibly whittled away.

    Sporting were simply unable to compete with their more powerful rivals. The team plunged to an unthinkable seventh-place finish in 2012-13 and years of boardroom mismanagement had put the financial viability of the entire institution at risk.

    Then, on March 23, 2013 Bruno De Carvalho was elected as the club’s new president. It is impossible to disassociate a sea change at Sporting with the arrival of Carvalho at the helm.

    He immediately set about attacking every individual and entity he perceivedas preventing Sporting from recapturing its past glories. And he hasn’t stopped since. His fiercely confrontational methods are not pretty. One tirade against Porto president Pinto Da Costa insinuated he was going senile; accusations of Benfica bribing match officials have been commonplace; and he has instigated a one-man war against football investment funds and agents. Needless to say, Carvalho has collected numerous and deep-seated enemies along the way."

    ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "But there is no doubt he has transformed the club, both on and off the pitch. Under the onda verde (“green tide”) slogan, the fan base has been re-energised, the club’s talented young players are no longer wooed away at cut-price fees by unscrupulous agents, financial stability has been restored and, most important of all, Sporting are right back in the mix for trophies.

      ...

      That enthusiasm only grew as Sporting began the season at a canter, beating arch-rivals Benfica three times and seeing off Porto to spend the vast majority of the campaign at the table summit. However, Benfica have since come back strongly, setting up a thrilling season finale.

      Whether it will end in triumph for the green half of Lisbon only time will tell.

      But there is an inescapable feeling that Carvalho will not stop his Sporting crusade until something gives.

      ...

      Striker Islam Slimani is a case in point. Bought for €300,000 less than three years ago, Sporting turned down six bids of up to €24million for the Algerian in the January transfer window.

      ...

      With the potent mix of fierce ambition, confidence and sense of entitlement coursing through the club’s playing staff, supporters and hierarchy, there is every chance Sporting’s woeful start to the new millennium will be followed by something very different.

      A good example of the club’s newfound self-esteem is the “NOT Sporting Lisbon” campaign, instigated on the social networks and endorsed by the club. In the not-too-distant past Sporting would have been grateful for any mention in the international press, even if erroneously referred to as “Sporting Lisbon”. Not so nowadays. The club has embraced the fight to have its name correctly reported, which inherently emphasises its national dimension: Sporting Clube de Portugal.

      The key figures at Sporting

      The Coach
      Jorge Jesus
      The swagger, energy and no little success he installs in teams goes some way to explaining the huge dollops of arrogance that typify each media conference and interview with this charismatic coach.
      Convinced he is “the best in the world”, Jesus made it to the top of the Portuguese game the hard way, collecting 12 clubs on his managerial CV before finally arriving at Benfica. There, he won the title three times in six seasons (Benfica had won just one in the previous 15 years) and reached two European finals, playing a breathless brand of relentlessly attacking football.

      So it shook the domestic game to the core when he walked out on the Eagles for local rivals Sporting last summer. Early signs are that he took his magic with him.

      President
      Bruno de Carvalho
      Hard-headed, brazen and lashing out at all perceived obstacles to Sporting’s success, the president has collected bitter enemies in his three years at the helm, but his unflinching focus on bringing back the glory days of yesteryear has galvanised the club.

      Club Captain
      Adrien Silva
      French-born player who has been at the club since he was 12 and has finally realised his full potential. The club captain’s calm, albeit determined, demeanour in interviews contrasts sharply on the pitch where that calmness is nowhere to be seen. A vigorous competitor always in the heat of the battle.

      General Manager
      Octavio Machado
      Straight-talking ex-Portugal international and former Porto and Sporting coach, the general manager happily toes the party line, with public tirades common the minute he believes they get unfair treatment.

      Public Relations
      Augusto Inacio
      Public relations manager and ex-Sporting coach who led the club to the 2000 title after an 18-year barren spell. He has now settled his previous differences with Jorge Jesus."

      By Tom Kundert

      http://www.worldsoccer.com/features/club-focus-sporting-clube-de-portugal-370115#WjABG1bTiTU8w4je.01

      Eliminar
    2. Como diria o JF, EHEHEH.
      Informa lá o Tom KUdente que o Inácio já foi promovido a Director das relações internacionais do lumiar até carnaxide.

      Eliminar
  5. Não tenho dúvida de que vai ser uma luta suada até ao fim :) Vamos ver quem desliza primeiro. Penso que isso irá definir o campeão. o Benfica está em clara vantagem, mas o SCP está a obrigá-los a ganhar e a suar.

    Vamos ver :)

    ResponderEliminar
  6. Excelente trabalho de análise, parabéns a ambos.

    ResponderEliminar
  7. MBaye Diagne parece que tmb esta a caminho.

    ResponderEliminar
  8. Meu caro Mestre,

    Está redondamente enganado na sua análise. O Sporting vai ser campeão e o que tal ditará será o golo que Brian Ruiz marcou na luz que compensará largamente o escandaloso falhanço que teve em Alvalade. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa opinião é do Duarte, que escreveu o texto. Eu acardito! :)

      Eliminar
  9. Embora o slb ainda vá perder pontos (Vila do Conde, por exemplo), obviamente que o sporting nunca será campeão, pois por caprichos do sorteio, terá que jogar no Dragão na antepenúltima jornada.

    Pouca sorte.
    Mas foi por pouco...

    ResponderEliminar
  10. JJ está a fazer um ótimo trabalho. Leonardo Jardim fez um grande trabalho. O Marco Silva... era eye-candy, mas não valeu o drama.

    ResponderEliminar
  11. Fico pasmo com a pasquinada. Uauuuuu !!!


    SLV - V. Setúbal com 50.000 nas bancadas..

    SCP - U. Madeira com 40.000 já vendidos...

    :-)

    Mas qual é a surpresa para os jornaletas dos pasquins?! Nesta altura do ano, com o aproximar das decisões finas.. qual é a surpresa?!

    Uma equipa anda há 38 anos sem ser TRI. A outra está há 14 anos sem ser Campeão!!

    Mas, a quem os ler, a estes peripatéticos até parece que descobriram a pólvora.

    :-)

    Como se nos anos 80, quando o FCP andava ainda esfomeado, faminto de Títulos também não enchesse Estádios.

    ResponderEliminar
  12. ENTRETANTO PARECE QUE AMANHA JA NAO HA VOUCHERES PARA A FINAL DE FUTSAL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual?
      Aquela competição que nós já vencemos, ficando a ser a melhor equipa da Europa?
      Ou aquela que vocês nunca conquistaram, passando a ser uma equipa comum na Europa?

      Eliminar
    2. Eles andam sempre a cheirar mas nos momentos da verdade só ganham melões !...ehehehehe

      Eliminar
    3. eheheheheh
      hehehehehe

      Até Maio, jovem boçal...

      Eliminar
    4. 'Eles andam sempre a cheirar mas nos momentos da verdade só ganham melões !'

      Ele disse mesmo isto?? Eu li bem?? LOL

      Eliminar
    5. Sim, leste bem, otário. Passas a vida em blogs do Sporting, e näo tens meläo? Tens uma horta cheia deles, lampião nojento.

      Eliminar
    6. Estes comentários são só rir.
      Que pessoal sem noção gozarem com uma competição que o Sporting tenta e tenta mas nunca ganhou.... lol
      Amigos perdemos (nos penaltis depois de um bom jogo ) mas estávamos lá.

      Eliminar
  13. Com a entrada de Bruno de Carvalho o Sporting no futebol profissional e mesmo no ecletetismo desportivo está muito mais forte.Isso é um facto indesmentível.

    Será a segunda vez que o Sporting entra diretamente na champions, a primeira com Leonardo Jardim,a segunda com Jorge Jesus.Todos sabem porque motivos o Sporting caiu nas pré-eliminatórias da champions com JJ.

    Com a "sorte" do costume que temos nos sorteios da taça de Portugal primeiro tivemos de eliminar e muito justamente o fifica para cairmos aos pés do Braga em que o primeiro golo do Braga nasce de uma falta sobre o William Carvalho e já no prolongamento é anulado um golo limpo ao Slimani por pretenso fora de jogo.

    Estive presente nesse jogo e pode-se dizer que foi um bom embate entre duas das melhores equipas do nosso campeonato com um resultado um pouco falso pelas razões acima referidas.

    Depois a muito contragosto de JJ participamos na Liga Europa.Foi uma competição muito sofrida para o Sporting.Os resultados não foram grande coisa tal como na taça da Liga em que as segundas linhas não souberam aproveitar as oportunidades.

    Temos assim com o desenrolar da época alguns objectivos,mesmo que secundários,foram caindo.

    Sobra-nos o campeonato e aí é que para mim a porca torçe o rabo.Desde o inicio que o objectivo principal foi o título nacional.É verdade que desde há muito tempo que não estávamos na luta pelo título mas também é verdade para quem tinha 7 pontos de avanço ficar em segundo lugar é muito pouco.

    O Sporting muito difícilmente será campeão, repito que para quem chegou a ter 7 pontos de avanço, e embora tenhamos de dar mérito ao adversário,há muita culpa própria no cartório do Sporting.

    O Sporting nunca poderia ter perdido este campeonato da maneira que o vai fazer.E mais depois de recuperar novamente 3 pontos de vantagem, ir empatar em Guimarães num jogo em que os 3 pontos eram fundamentais foi a morte anunciada,ou melhor foi o prenúncio do que viria a suceder no jogo seguinte.

    É óbvio que a entrada na champions é muito positiva,é óbvio que dá gosto ver a dinâmica do Sporting como clube,é óbvio que dá muito gosto ver o apoio dado pelos adeptos ao futebol,mas também é óbvio que só ganhar a supertaça é muito pouco.

    O Porto com uma época de merda e com a sorte que teve arrisca-se a ganhar uma taça de Portugal sem nada o ter feito para isso.Mas o futebol são os resultados e não as exibições.













    ResponderEliminar
  14. Entretanto, o vieira também manda na imprensa estrangeira!!!!

    «Mundo Deportivo» destaca Estádio da Luz
    14:45 - 22-04-2016
    A- A A+
    Na sequência da remodelação do Camp Nou, em Barcelona, o jornal catalão «Mundo Deportivo» destacou vários recintos espalhados pelo globo, entre os quais o Estádio da Luz.

    «O desenho do novo Camp Nou estará à altura dos estádios mais espectaculares, modernos e sofisticados do mundo na atualidade», pode ler-se na notícia, que destaca então:

    Wembley (Londres), ArenA (Amesterdão), Estádio da Luz (Lisboa), Donbass Arena (Donetsk), Allianz Arena (Munique), Maracanã (Rio de Janeiro), Ninho de Pássaro (Pequim) e Century LinkField (Seattle).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PRECISA-SE DE VOUCHERS...............PARA DOMINGO FINAL DE FUTSAL!!!!!

      Eliminar
    2. Estás com um melão do caralho e vens falar de estádios de futebol !...ehehehehe é a tática do Suíno Guerra ,sempre a desviar os assuntos.

      Eliminar
    3. Dai o odio que nutrem pelo GRANDE BRUNO CARVALHO é que a maminha do vouchers futebol clube esta para terminar com a entrada das novas tecnologias.
      Ainda ficou um enorme trabalho por fazer por parte dos assalariados do vouchers futebol clube........é que no tempo da fruta como diziam tmb se ganhava algo la fora.

      Eliminar
    4. adoro!!!
      hahahahaha

      As maiores competições da Europa, onde nem conseguem entrar (Champions de futebol, Champions de Futsal, etc) e vêm gozar com as equipas que lá chegam!!!!

      Se o ridículo matasse, este blog nem existia…

      7 jogadores titulares "poupados" pelo União, porque parece que o wc e joão mário querem sair para inglaterra e não podem correr muito amanhã…

      O jogo é antecipado para sábado sem que o União concorde

      O mestre da reboleira é expulso pela 3ª vez e nunca foi suspenso.

      Até Maio (tá quase)

      Eliminar
    5. Vouchers futebol clube......esta a chegar ao fim vito vito

      Eliminar
    6. O uniao nunca "estagiou" em ALCOCHETE.
      O "MESTRE DA REBOLEIRA" em 8 meses foi expulso 3 vezes...tantas quanto em 6 ANOS no essiobe...

      Eliminar
    7. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    8. Eis a pior equipa da Premier League


      Simon Mignolet (Liverpool); Alan Hutton (Aston Villa), Micah Richards (Aston Villa), SEBASTIAN COATES (Sunderland) e James McClean (West Bromwich Albion); Jonjo Shelvey (Newcastle), Gareth Barry (Everton), Jack Grealish (Aston Villa) e Eden Hazard (Chelsea); Emmanuel Adebayor (Crystal Palace) e Cameron Jerome (Norwich City

      Mais um jornal inglês controlado pelo Benfica.
      The Telegraph

      Eliminar
    9. que venham mais coates para o grande sporting!!!!
      vitó vitó...........vouchers futebol clube la fora nao controlas nada e ca dentro?????vitó vitó ta a chegar ao fim ate choram!!!!

      Eliminar
    10. E na RTP1, o Presidente Marcelo a falar com um refugiado Sírio. Dizia o refugiado: nós só queríamos ir para o norte da Europa, pois sabemos que lá a qualidade de vida é outra. De Portugal pouco sabemos, só conhecemos o Ronaldo, o Eusébio, o Figo e o Benfica. EHEHEHEH, por muito que vos custe, o único Sporting conhecido internacionalmente é o de Gijon.

      Eliminar
    11. rudolfa, já a ti nem a tua mãe te conhece.

      Eliminar
    12. Rodolfo como não sais do bairro de lata onde vives certamente tens poucas histórias para contar mas aqui deixo uma.

      Decorria a época 2003/2004 e jogavam no Venfique os gregos Karagounis e Katsouranis....ei que então numa viagem a Grécia ( sabes o que é ou onde é? ) sendo abordado por um grego com a típica pergunta: Donde são?, responde-se com Portugal! O grego num misto de espanto e vontade em mostrar que conhece Portugal, responde com: Figo, Ronaldo, Sporting.....Realmente vocês são mesmo muito conhecidos! É que nem com gregos no plantel o rapaz se lembro do clube dos 14M....

      Quanto ao sirio: Está em Portugal à 2 horas? Não tem acesso à TV? É que qualquer gajo que chegue a Portugal e tenha acesso a uma TV ou Jornal, obrigatoriamente tem de conhecer o Venfique, ou achas que ele na Síria vi os jogos acompanhado do cachecol e do vinho tinto?

      Ganha juízo pá

      Eliminar
  15. MdC

    Isto ja no outro dia lhe tinha dito.
    Nas 3 epocas completas de BdC como presidente do SCP a melhoria e por demais obvia! Nao vou incluir os resultados dos ultimos jogos de 2012/2013 pois BdC apenas herdou o mal que ja estava feito.

    2013/2014 - 20-7-3 (Vitoria-empate-derrota)
    2014/2015 - 22-10-2
    2015/2016 - 23-5-2

    Tudo somado da:
    65-22-7

    Escusado sera comparar com os 3 anos anteriores...

    ResponderEliminar
  16. Sinto que o Sporting Clube de Portugal vai ser o campeão nacional, porque o boifica vai perder pontos, possivelmente até no "galinheiro". No mínimo, vamos obrigar as "galinhas" a darem o "litro" e esperemos que não SE VEJAM ELEMENTOS NEUTROS A ENTRAREM EM JOGO.

    ResponderEliminar
  17. Se fosse preciso lembrar outra vez...aí está. É preciso ser parvo para nao perceber o bem que BdC tem feito ao clube.

    Neste momento ainda acredito porque qualquer jogo é imprevisível, e obviamente estou satisfeito porque estamos taco a taco até ao fim.

    Também acho que estamos melhor que o carnide neste momento, se bem que as últimas duas jornadas já eram para eles perderem pontos, porque nao jogam um caralho e estavam cansados.

    Nojenta a habitual campanha a tentar destabilizar neste momento, com a conversa do interesse do porco; mas também digo que se o querem paguem a cláusula de rescisao e seria inédito o Sporting a vender dois passes de treinadores em 3 anos e a lucrar com isso!

    p.s. apenas uma idéia, para o Mestre: se bem que até seja divertido ocasionalmente ver os parasitas deste blog exibirem a sua falta de coluna verterbral (e imaturidade num par deles....ou será o mesmo??), eles acabam por desviar demasiada atencao para eles próprios o que reduz o debate que realmente interssa.

    Muito farto do discurso tao previsível e desonesto, pelo que nao tenho dúvidas que exite uma clara intencao de avacalhar e, portanto, creio a que liberdade de expressao (ou será expectoracao?) das referidas criaturas acabe por atacar a dos que realmente preferem falar de Sporting.

    ResponderEliminar
  18. hahahaah

    http://www.record.xl.pt/opiniao/cronistas/nuno-farinha/detalhe/a-opcao-de-norton-de-matos.html

    Esta Farinha cheira mesmo mal,o prazo de validade ja expirou ha imenso tempo e nao ha ninguem que o deite no lixo.
    Eu ja comentei no site e ate fiquei admirado por terem colocado,e caso para dizer,que tambem no Record nao gramam essa personagem e os servicos que presta.

    SL

    ResponderEliminar
  19. hahahaah

    http://www.record.xl.pt/opiniao/cronistas/nuno-farinha/detalhe/a-opcao-de-norton-de-matos.html

    Esta Farinha cheira mesmo mal,o prazo de validade ja expirou ha imenso tempo e nao ha ninguem que o deite no lixo.
    Eu ja comentei no site e ate fiquei admirado por terem colocado,e caso para dizer,que tambem no Record nao gramam essa personagem e os servicos que presta.

    SL

    ResponderEliminar