sexta-feira, 22 de abril de 2016

Comparação da diferença de pontos para o topo ou para o rival mais próximo

O leitor Duarte Manoel enviou-me uma interessante análise comparativa do desempenho do Sporting ao longo das últimas épocas, baseada na diferença pontual do clube para o topo da classificação (não estando em primeiro) ou para o segundo classificado (estando em primeiro). Aqui fica a análise.



Diariamente, ouvimos comentadores ou amigos dizerem que (1) Jorge Jesus está a fazer um mau trabalho – perdeu a vantagem que tinha, caiu cedo nas Taças (de Portugal, da Liga e Uefa), perdeu na pré-eliminatória da Liga dos Campeões, e melhorou pouco (se é que melhorou!) o trabalho realizado por Leonardo Jardim e Marco Silva no campeonato -, e que (2) Bruno de Carvalho prejudica o Sporting.

Tinha a firme convicção de que isto não fazia sentido nenhum: o Sporting melhorou muito com Bruno de Carvalho e muitíssimo com a entrada de Jorge Jesus. Mas para não me basear apenas na minha convicção, fui analisar os números: fui ver, nas últimas sete épocas, jornada a jornada, a quantos pontos estava o Sporting do primeiro lugar ou, caso estivesse em primeiro lugar (muito raro, como sabemos), quantos pontos de vantagem tinha sobre o segundo.

(1) Jorge Jesus está a fazer um mau trabalho



O primeiro gráfico permite desde logo tirar algumas conclusões: Jorge Jesus colocou o Sporting efectivamente na luta; foi a única época em que o Sporting consistentemente esteve em primeiro lugar ou muito perto disso. Mais: nunca o Sporting, nesta época e até agora, esteve a mais de 2 pontos do primeiro lugar.

Vejamos agora o gráfico apenas com as épocas de Leonardo Jardim, Marco Silva e Jorge Jesus (três últimas épocas).



Ninguém concordou com todos os factos invocados para o despedimento do Marco Silva, dos quais a questão do fato de treino representa o ponto mais baixo de um processo infeliz, de ambas as partes. Agora, comparar-se a época que Jorge Jesus está a fazer com a época que fez Marco Silva (que comparando com os anos anteriores, foi excelente) é pura brincadeira. Marco Silva à 9ª jornada estava a 6 pontos do primeiro e essa foi a menor distância até ao final do campeonato.

Aliás, quem se aproxima mais de Jorge Jesus é Leonardo Jardim. Contudo, à 14ª jornada o fosso começa a cavar-se, e à 18ª jornada ficou a 5 pontos do primeiro e não mais voltou a diminuir essa distância. Ora, é muito diferente, como todos sabemos, estar à frente ou a menos de 1 jogo de distância, do que estar a 2 jogos de distância, que dá uma almofada de conforto a quem vai à frente.

(2) Bruno de Carvalho prejudica o Sporting



Quanto ao mandato de Bruno de Carvalho, basta comparar as suas 3 épocas completas com as 4 épocas da anterior direcção. Parece brincadeira, tendo em conta a grandeza do Sporting, mas nas quatro épocas anteriores a Bruno de Carvalho, o Sporting terminou o campeonato a 36, 28, 16 e 36 pontos do primeiro lugar. A meio de todas essas épocas (à 15ª jornada), em apenas uma delas o Sporting estava a menos de 10 pontos do primeiro (a 9). Na jornada seguinte, também nessa época, ficou a mais de 10 pontos.

Olhamos para as três épocas de Bruno de Carvalho e, apesar de as duas primeiras não terem sido ideais para os pergaminhos do Sporting, mostraram uma evolução brutal face ao passado. O trabalho está feito? Nem pensar, mas estamos no bom caminho.

Bruno de Carvalho é prejudicial? Jorge Jesus é um mau treinador? “Sim", responderão a ambas as questões os rivais do Sporting, que estavam habituados aos 10, 20, 30 e quase 40 pontos de diferença, e agora têm que suar e muito para ficar à nossa frente.

O Sporting vai ganhar os últimos quatro jogos? Creio que sim.

O Sporting vai ser campeão este ano? Creio que não.

Vou estar em Braga para, qualquer que seja o resultado deste final de época, demonstrar o meu apoio e agradecimento à Direcção, Equipa Técnica e Jogadores? SEM DÚVIDA.