segunda-feira, 9 de maio de 2016

40.017


Uma das maiores conquistas do Sporting dos últimos três anos tem sido a forma como tem conseguido recuperar os sportinguistas para uma participação mais ativa na vida do clube. Isso tem sido visível, em primeira instância, no impressionante aumento do número de associados, mas também no crescimento sustentado das assistências em Alvalade.

Com a realização do último jogo em casa da época, no último sábado, a média de assistências de 2015/16 acabou por superar os 40.000 espectadores, o que corresponde a cerca de 80% da lotação. Quatro em cada cinco lugares do estádio.

A importância desta marca não pode ser menosprezada. Ir ao futebol é um exercício de paixão clubística, mas também passa muito pela criação desse hábito nas pessoas. Hábito esse, que ao longo de uma década, se foi perdendo de forma persistente e gradual. Fosse por comodismo, por desempenhos desportivos irregulares, ou por falta de identificação com a liderança do clube, as médias de assistência caíram para um patamar impensável para um emblema com a dimensão do Sporting. E, ao contrário do que se possa pensar, não bateram no fundo com a pior época desportiva da história do clube. A tendência já vinha de trás e era bastante clara.

(via Grande Artista e Goleador)

O número de Gameboxes vendidas não é público, mas tenho imensa curiosidade em saber qual o peso dos sportinguistas sem lugar anual nos 40.017 de média. Pelo padrão das assistências ao longo da época, não acredito que o Sporting tenha vendido mais de 30.000 Gameboxes. Se isso corresponder à realidade, significa que existe um enorme número de sportinguistas que vieram com muita frequência ao estádio, o que representa um potencial imenso para o aumento das vendas de Gameboxes para a próxima época.

2016/17 será um ano com Liga dos Campeões. Se o defeso correr de forma normal, o Sporting terá uma base desportiva fortíssima para atacar a época desde a primeira jornada. Como tal, há motivos para acreditar num aumento significativo de Gameboxes vendidas, caso os serviços da SAD ataquem esse objetivo de forma competente. Mais do que uma campanha publicitária generalizada, parece-me fundamental identificar em primeiro lugar os sócios que, não tendo Gamebox, foram esta época a Alvalade 6, 7, 8 ou mais vezes. Demonstrar-lhes, de forma personalizada, por A+B, todas as vantagens do lugar de época e o que teriam poupado esta época se tivessem comprado a Gamebox logo em agosto.

A onda verde está a crescer. Foi uma realidade incontornável da grande época que o Sporting está a realizar. Vivemos em Alvalade um ambiente absolutamente incrível, tornando a ida a cada jogo uma experiência irreplicável e inesquecível. Que se prepare tudo, durante a paragem das competições, para que essa onda cresça ainda mais. As casas cheias têm que se tornar um hábito, e não uma exceção.