quinta-feira, 19 de maio de 2016

Balanço de 2015/16: GRs e Defesas


Rui Patrício: ***          2014/15: ***     2013/14: ***

Aos 28 anos, Rui Patrício é a prova viva de que os melhores anos dos guarda-redes ficam guardados para uma idade mais avançada. Creio que será consensual que terá efetuado a melhor época da sua carreira, fazendo uso das qualidades que já lhe eram reconhecidas, mas desta vez com uma consistência e regularidade inéditas. Para além disso, mostrou progressos em duas vertentes em que revelava demasiadas dificuldades: no controlo da profundidade e, principalmente, a sair dos postes. Os momentos baixos da época de Rui Patrício terão sido as duas expulsões (uma injusta, contra o Tondela, que nos viria a custar dois pontos, e na Albânia contra o Skenderbeu), mas foram imensos os pontos altos, que valeram muitos pontos ao clube. Grande, grande época.


Marcelo Boeck: *          2014/15: *     2013/14: *

Vinha de uma época pouco feliz, em que tinha comprometido demasiadas vezes para o tempo que jogou. Infelizmente, esta temporada foi ainda pior. A forma física com que apareceu após as férias era um indício para aquilo que viria a acontecer. Dos 6 jogos em que participou, comprometeu em 4 (Skenderbeu, Paços de Ferreira, Tondela e Portimonense). Não se compreende o motivo pelo qual o Sporting lhe renovou o contrato em dezembro, quando já se via que não fazia qualquer sentido a sua continuidade. Quinze dias depois, acabou por sair para o Brasil. Não há sportinguista que não goste da forma como Marcelo sentia o clube, pelo que ficam, ainda assim, boas memórias da sua passagem por Alvalade.


Azbe Jug: -

Considerando a péssima forma de Marcelo, o facto de Jug ser a terceira opção não era propriamente um bom cartão de visita. No entanto, no único jogo que fez (em Arouca, para a Taça da Liga), esteve bastante bem. Não é suficiente para ficarmos com uma ideia do seu real valor, mas deixou-me com curiosidade para o ver jogar mais vezes. Será que fica no plantel na próxima época? 


João Pereira: **

O péssimo início de temporada que fez levava a crer que a sua contratação teria sido um erro. Teve o momento mais complicado com o penálti desnecessário e expulsão frente ao Paços, na segunda jornada, que nos fez desperdiçar dois pontos. No entanto, com o passar das jornadas o seu rendimento foi evoluindo positivamente e chegou ao inverno numa excelente forma. Acabou por ser surpreendente a perda da titularidade para Schelotto - não só João Pereira estava a convencer, como as primeiras exibições do italiano deixavam muito a desejar. Considerando que é um jogador que já tem 32 anos e que, à partida, não será titular, fica a dúvida se continuará no Sporting na próxima época.


Ricardo Esgaio: *          2014/15: *

No primeiro terço da época ainda foi dividindo a titularidade com João Pereira, mas quando este começou a subir de rendimento, Esgaio foi perdendo minutos. Nas oportunidades que teve, cumpriu sem grande brilho, o que é curto para um jogador que está numa fase decisiva da sua carreira. Na última jornada, no entanto, Jesus surpreendeu e lançou-o no meio-campo. Ontem, renovou contrato. Será que há algum plano de adaptação em curso para fazer de Esgaio um box-to-box?


Ezequiel Schelotto: **

Reforço de inverno, não convenceu nos primeiros jogos, ao ponto de muita gente questionar a insistência de Jesus em utilizá-lo em detrimento de João Pereira. Com o tempo foi-se percebendo o motivo da insistência: o poder de aceleração e velocidade de Schelotto permite-lhe aproveitar como poucos o espaço nas alas que João Mário cria quando procurar espaços interiores. À medida que o entendimento de Schelotto com os companheiros foi melhorando, a sua influência na manobra ofensiva aumentou significativamente, mostrando também ser bastante decente nos cruzamentos. Para além disso, é um jogador raçudo, e cuja altura o torna bastante útil nas bolas paradas defensivas. Parece-me que fez o suficiente para justificar a sua contratação em definitivo.


Jefferson: *          2014/15: **     2013/14: **

Mais uma época muito irregular, mas desta vez - e ao contrário dos dois anos anteriores - nivelada por baixo. O primeiro terço de temporada foi bom, sobretudo do ponto de vista ofensivo, mas revelando com demasiada frequência as dificuldades para defender que já eram conhecidas. As frequentes lesões prejudicaram nitidamente o rendimento de Jefferson, tornando-o mais num risco do que numa arma. Acredito que tenha mercado para que o clube faça uma venda interessante.


Jonathan Silva: *          2014/15: *

Foi alternando no onze com Jefferson até novembro, mas nunca conseguiu afirmar-se. A saída por empréstimo acabou por não surpreender. Duvido que tenha lugar no plantel na próxima época.


Marvin Zeegelaar: *

Sendo um extremo de origem, havia a expetativa de que tivesse, como lateral, capacidade de criar desequilíbrios pela faixa esquerda, arrancando de trás. No entanto, as suas exibições mostraram precisamente o contrário do que se esperava. Pareceu demasiado receoso em subir no seu flanco, e relativamente certo a defender. Jorge Jesus certamente esperava mais do ponto de vista ofensivo, tanto que acabou por entregar o lugar a Bruno César em jogos em que o adversário não exigisse grandes preocupações defensivas. Talvez uma pré-época completa ajude Marvin a soltar-se. No entanto, se não conseguir subir de nível, provavelmente acabará emprestado ou vendido.


Paulo Oliveira: **          2014/15: ***

Início de temporada dentro da linha que se esperava, revelando um bom entendimento com Naldo e Ewerton. Uma lesão acabou por fazer com que perdesse a titularidade para Coates e Semedo, acabando por ficar sem jogar praticamente durante toda a época. Voltou a ter bastantes minutos na última jornada, e esteve em bom plano. Em relação ao futuro, o facto de não ser um jogador rápido e ter dificuldades em sair a jogar, fazem dele o potencial 3º central para a próxima época. Se assim for, o Sporting ficará muito bem servido.


Naldo: **

Impôs-se com facilidade no onze (a lesão de Ewerton ajudou) e fez uma dupla sólida com Paulo Oliveira até ao regresso de Ewerton. A partir desse momento, foi desaparecendo gradualmente. Pouco jogou na segunda volta. Tendo sido um jogador relativamente caro, e considerando que não deverá ser mais que uma 3ª / 4ª opção, é provável que o clube pense em recuperar o investimento já neste defeso.


Tobias Figueiredo: *          2014/15: **

Começando como quarto central, não teve muitos minutos para mostrar o que vale. Quando teve oportunidades, as exibições não foram convincentes - mas há que reconhecer que a utilização pouco regular e o facto de ter tido sempre parceiros diferentes no centro da defesa não o ajudaram. Precisa de jogar com frequência para atingir o próximo nível, pelo que só ganhará em ser emprestado a outro clube na próxima época.


Ewerton: *          2014/15: ***

Ninguém coloca em causa a classe de Ewerton. De todos os centrais do Sporting, seria, na minha opinião, o parceiro ideal de Coates no onze. No entanto, as lesões tornam o brasileiro um jogador pouco fiável, pelo que é complicado que continue no plantel na próxima época.


Sebastián Coates: ***

Chegou, viu e venceu. Foi uma grande contratação de inverno, impondo-se de imediato como o patrão na defesa. Fisicamente dominante, fortíssimo no jogo aéreo, velocidade q.b., excelente leitura de jogo e muito competente com a bola nos pés. Para o ano, será Coates e mais dez.


Rúben Semedo: ***

Jesus surpreendeu tudo e todos ao entregar a titularidade a Rúben Semedo, poucos dias depois de ter regressado do V. Setúbal. A verdade é que, agora que passaram quatro meses, todos conseguimos perceber o que Jesus viu no jogador. A sua velocidade, capacidade de antecipação e competência para sair a jogar permitiram a Jesus avançar a linha defensiva uns bons metros, que ajudam a sufocar os adversários no seu meio-campo. Havia receios em relação à sua imaturidade - que, na realidade, acabaram por lhe valer uma expulsão desnecessária frente ao Leverkusen, e cometeu um ou outro erro que um jogador mais experiente dificilmente cometeria -, mas o balanço global é tremendamente positivo. Quem diria que se iria impor tão cedo a este nível?

60 comentários :

  1. Últimos dias muito desinteressantes. Já estão em modo próxima época de modo a fazer esquecer a atual. Mas se me recordo não era nesta que bdc,jj e os carneiros iam ser felizes?
    A felicidade foi transferida... agora é só na próxima... e assim sucessivamente. Um dos destes até irá ser verdade... o relógio parado também está certo 2m por dia. But whatever...
    Só comento este post para salientar que ainda não conseguem assumir a expulsão patrício. O gajo do Braga é que foi bem expulso! Falta de noção.
    Interessante notar como aquilo que era uma negociata de LFV (ederson) afinal se revelou bem melhor que o adorado Boeck... e com influência no desfecho final (já sei... blá blá blá vouchers!).
    Interessante notar que da grande defesa do início da época (que era 100% melhor que a do Benfica) não chegou nenhum ao fim (enquanto no Benfica estavam todos no plantel).
    Vão festejando o título de 16/17... quando chegarmos a maio outros irão levar a taça de campeão e vocês estarão à festejar as renovações que irão dar o título de 17/18... enfim... o normal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ja me consegues explicar o que acontece à sentença do TAS se o recurso para o Tribunal Federal Suiço tiver provimento? Ou vais continuar a fugir...

      Eliminar
    2. Nunito, a táctica de envenenamento idealizada pelo teu patrão resultou, ganharam. Agora vai de férias lá para o caralho e fica por lá.

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    4. Nem dormes a pensar no Sporting, nem ganhares o campeonato te sossega, mas também da maneira como foi roubado também me daria remorsos a mim. Mas achas que estás a dizer alguma coisa de jeito?

      O Patrício nunca na vida devia ter sido expulso. Comentadores ingleses disseram que não devia ter sido expulso, viu-se várias iguais nas competições europeias não foram expulsos, Vitor Baía (só um dos melhores GKs de Portugal) acha que não devia ser expulso, outros árbitros disseram que não devia ter sido expulso. Mas o lampião pensa que deve ser expulso, tu e o merdas do árbitro que o meteu na rua. Assim ganhaste metade dos títulos que tens, a roubar com a ajuda dos bois de preto, até já no Hóquei roubam e o Fifica é gozado lá fora por isso.

      Ainda estou para saber como é que o Éderson que só fez 10 jogos ou lá o que foi é melhor que o Boeck de outras épocas, e ainda estou para saber o que é que isso tem a ver com o facto do Boeck ser apreciado como pessoa pelos sportinguistas. Mas vá, dou de barato. O que é que tem a ver comissões e negociatas com a qualidade do jogador, borrego de merda? Queres justificar como bons negócios do negociador implacável que vendeu jogadores com qualidade a preço de saldos e como vendeu autênticos troncos por €uromendes, força. Está igual para mim, assim está igual o buraco financeiro do Fifica mesmo depois dessas vendas todas.

      E o Sporting tem melhor defesa que o Fifica sim. Por alguma coisa se terminou a época com menos golos sofridos (e no fim da 1a volta também estava assim).

      Nenhum sportinguista está a festejar o título de 16/17, mas está claro que somos candidatos depois desta época. O único que está aqui a festejar o título de 16/17 és tu, lampiãozeco.

      "Faz falta um Sporting forte." Então não faz tanta falta? Ha! A lampionagem está sôfrega de ver o Sporting na lama outra vez, porque o Sporting sempre fez comichão aos lampiões desde 1908. Nem os títulos roubados ao longo de 100 anos mudou esta mentalidade. E tal como o Vieira e toda a sua corja, tu estavas à espera que o Sporting se fosse abaixo após o Fifica ter roubado o campeonato, mas correu-te muito mal. Toda a gente sabe, especialmente os sportinguistas, que o Sporting está forte e recomenda-se, e que teria ganho o campeonato se não fosse as trafulhices do fifica. Dói-te muito que os sportinguistas estejam com esperança no futuro e unidos mesmo nas horas mais negras. Querias sangue, BdC contestado, JJ no Porco, e jogadores a serem vendidos ao desbarato. Eu sei o que tu querias. Não tens. Nem vais ter. O Sporting pode ter muitos defeitos, mas cortar cartões de sócio, não é um deles.

      Vai mas é dar banho à morsa.

      Eliminar
    5. Corrupto, vai ler o Marco Ferreira no DN Madeira:

      http://i0.wp.com/www.tuvaisvencer.pt/wp-content/uploads/2016/05/Capture-1.png?w=836~

      Caso não conheças é aquele ex-árbitro internacional que denunciou os telefonemas e pressões do Vítor " melancia #35" Pereira aos árbitros antes dos jogos do benefica e apenas nestes a pedir que os jogos "corressem bem". Aquele que o EL escorraçou da arbitragem na mesma época em que foi o eleito para a final da Taça.

      Parabéns por esta contratação (#jogodamala):
      http://i0.wp.com/www.tuvaisvencer.pt/wp-content/uploads/2016/05/header-1.jpg?w=603

      #LigaVoucher

      Eliminar
    6. Corruptozeco da Prta #18, ao veres isto não te sentes orgulhoso tal e qual um adepto da fruta dos anos 90?

      http://rutube.ru/video/69dea91079aca98a80705d2850fd6ad9/?ref=logo

      Eliminar
    7. "eu só comento porque o post é sobre o benfica".
      Mas até te vou responder relativamente à expulsão do Patrício.
      A regra é clara e diz que deve ser expulso quando o jogador verifica estas 3 situações (e têm de ser as 3. Não pode ser só uma ou duas):
      - Ir em direcção à baliza;
      - Situação clara de golo;
      - Ter a bola controlada.

      Vamos lá ver então o lance do penalty (e eu até digo que é falta):
      - É uma situação clara de golo. Disso ninguém dúvida.
      - Ele ia em direcção à baliza, a bola é que não depois do toque que ele lhe dá. Ou seja, caso o Patrício não tivesse feito falta e a jogada continuasse, o seguimento não seria uma jogada com a bola e jogador a irem em direcção à baliza. Acrescentando ainda o facto de caso a jogada tivesse seguido já estava o João Pereira junto da bola, logo o avançado nem iria conseguir ficar na posse da bola.
      - Ia com a bola controlada? Ele nunca teve a bola controlada. E atenção que aqui não é obrigatório ter a bola muito tempo antes da falta. Bastava que ele tivesse feito a finta de forma a que se fosse bem sucedido a bola continuasse em seu poder. O que, como já disse acima, não foi o caso.

      Imaginado o caso dele ter picado a bola por cima do Patrício, e aí sofrido a falta, seria vermelho. Tal como sucedeu, seria penalty e amarelo. É simples, são as regras. Não é interpretação ou subjectivo.

      Eliminar
    8. Esta abécula mistura a coca da 18 com o VAT do ROC... animal, tu não vais ter um grande...

      Larga as drogas pá... larga a corrupção...

      http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/portugal/detalhe/cocaina_de_ma_qualidade_trama_motorista_de_vieira.html

      Eliminar
    9. Tópico para debater os jogadores, e vem este atrasado mental lançar farpas completamente descontextualizadas.

      Eliminar
    10. Adoras meter nojo neste blog, não é? Vai lá ser ignorante que é o que os teus soberanos querem.

      Eliminar
    11. Últimos dias muito interessantes. Os lampiões já estão em full-season mode, a tentar passar este campeonato pela máquina de lavar (mas é como os jeans da noite que queres esquecer. Já não há mancha nenhuma, mas não consegues parar de olhar para aquele ponto abaixo do joelho). Está-lhes no sangue. Ainda não foi desta que ganharam um campeonato com mérito. A felicidade compra-se. Foi o Vítor Pereira. O próximo será o Fontelas. E assim sucessivamente… Um dia destes até eles acreditarão que isso não é verdade, basta martelá-lo suficientemente na internet. Se pintares o relógio de preto, ninguém sabe as horas. But whatever…

      Só comento este comentário para salientar que o Nuno Martins é uma puta. Falta de noção? Não, aveçadismo…

      Interessante notar que os caceteiros do Benfica só viram 1 cartão vermelho e que apenas lhes foi marcado um penalti contra e a pedido… já sem influência no desfecho final (já sei... blá blá blá vouchers!)

      Interessante notar também:

      http://antibenfica.com/liga-voucher-201516-cronologia-um-campeonato-forjado-2/

      E particularmente também:

      http://misterdocafe.blogspot.pt/2016/05/benfica-campeao-chamem-policia.html

      Vão festejando o título de 15/16, mas não sejam ingratos e guardem pelo menos meio garrafão para o Vítor Pereira. E reservem já um pipo para o Fontelas, pois convém preparar já a renovação que vos dará o título em 16/17… enfim, o normal.

      Eliminar
    12. É favor de não oferecer mais biscoitos ao cão rafeiro de seu nome nuno bobby tareco martins, o dono agradece. Este canino não mete medo a ninguém, apenas está com o CIO e por isso tenta acasalar urgentemente com um macho. Ele sabe que aqui encontra o MACHO!!!

      Eliminar
    13. O orgulho bacoco na vitória a qualquer custo supera quaisquer resquícios de vergonha que aquela raça corrupta ainda pudesse sentir.

      O Vieira, ainda compreendo (condeno, mas compreendo). A sua motivação é enriquecer e manter a sua conhecida impunidade. E para isso convém ir ganhando para entreter os labregos desavergonhados. Agora os adeptos ainda baterem palminhas? É que os adeptos não enriquecem com estes títulos, eles simplesmente ficam excitados com ganhar alguma coisa, seja de que maneira for. Devem ter vidas muito tristes.

      Eliminar
    14. Epá, de facto ainda não tinha visto isto: http://misterdocafe.blogspot.pt/2016/05/benfica-campeao-chamem-policia.html

      Da 1ª jornada até à última. Sempre a todo o vapor, é bom que a judite esteja mesmo no encalço dos corruptos, como o Serrão disse. Com tanto descaramento, só mesmo uma PJ muito incompetente para não agarrar o Vieira e os seus amigos.

      Aguardemos pacientemente.

      Eliminar
    15. Isso é que é confiança Nuno, já vi que o tetra e o penta estão garantidos para os lados do Carnide.

      Mas o que me dizes da época 18/19, podemos ter esperanças para essa época? Ou o Vitor Pereira+Voucher vai conseguir bater o Penta do Major Valentim+Fruta, num inédito hexacampeonato?

      Eliminar
    16. Mas vocês ainda perdem tempo a explicar as cosias a este idiota? Está claro que entra tudo por um ouvido e sai pelo outro, sem nada no meio que ofereça resistência.

      Vem para aqui porque pelos vistos está aborrecido com os conteúdos dos blogs benfiquistas. A imprensa é o mesmo vómito de todos os dias, também já não cativa.

      O Sporting não sai da cabeça dele, deixem-no estar sem resposta.

      Eliminar
  2. Mestre, Bruno César devia entrsar nestas contas. Vai ser o nosso defesa esquerdo no início da próxima época.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que só jogará nesta posição só em caso de último recurso. O Sporting deverá reforçar esta posição.

      Eliminar
  3. Até podiam fazer um plantel com Damas, Balakovs, Litos, Figos, Ronaldos, Futres.. que do outro lado jogam os Fábios, Tiagos, Capelas, Almeidas, Esteves, Tavares, Ferreiras, Motas, Paixões.. bem assessorados por Fontelas, Lucílios, Pratas, Rolas, Duarte Gomes..

    Perguntem ao Dr Dias Ferreira, que ele era o advogado do falecido Para Ti !!

    ResponderEliminar
  4. Os jornais espanhóis fala de roubalheira no hóquei mas parece que ontem no basket a roubalheira bateu recordes.

    Os filhos da puta não tem vergonha na cara ?,até nas modalidades amadoras os filhos da puta com orçamentos milionários comparados com os outros clubes tem necessidade de andarem a gamar os jogos ?,ao que isto chegou.

    Ontem tive a oportunidade de ver um clip do jogo APAF com o Nacional !...Acabaram como começaram,isto é,tudo encomendado.O VItó Pereira não perdoa !...

    ResponderEliminar
  5. Respostas
    1. Sim, o Deyversson, o Pelé, o Miguel Rosa, os 11-0 em 2 jogos-treino a quem pagaram os ordenados em atraso.. tens razão rapaz.

      11-0

      Eliminar
    2. ó bruxa, já consegues entra em casa? ou é como no ano passado? pela janela...

      Eliminar
    3. O Bruxo chama-se Paulo Teixeira, eu chamo-me Manuel Pinto.. assim que não me confundas.

      O ano passado, sim o FCP foi a melhor equipa e fez 82 pontos reais: perdeu, ganhou, empatou, jogou bem, jogou mal..

      Este ano o Sporting foi a melhor equipa, fez 86 pontos reais, perdeu, ganhou empatou, jogou bem, jogou mal, assim assim..

      Mas houve uma equipa banal que jogou 15 contra 10 em muitos jogos e que nunca teve penaltis nem jogadores seus expulsos. Claro que assim é fácil ser campeão.

      Lá fora é que nunca conseguem. Só neste século assim por ex:

      Sevilha 5 Títulos Internacionais.

      FC Porto 4 Títulos Internacionais.

      Só Lixoboa e Batota 0 Títulos

      Pois, lá fora não há Paixões, Capelas, Almeidas, Ferreiras...

      Eliminar
    4. Se a nós no falta o Tonel a vocês lampiões, a lista nem acabava......

      Eliminar
    5. Só Lixoboa e Batota 0 Títulos

      Pois, pois.. lá fora não há Paixões, Capelas, Almeidas, Ferreiras, Motas..

      Eliminar
    6. Falta o Alex Soares do Marítimo e falta o Vilas Boas do Rio Ave.Uma investigaçãozinha sobre estes dois "azarentos" não ia deixar de ter piada !...

      Eliminar
    7. Lá fora eles são encavados como gente grande !...até choram !...ehehehehe

      Eliminar
    8. Pelo menos desta vez a Joaninha1906 não veio beijar a mão ao multinick.
      Falou na vergonha do ex-capitão do sporting Tonel que deu 2 pontos de mão beijada (e sem a mala verde que circulava, só por amor à camisola verde) e a nossa lista ficou em branco porque não tem 1 jogador a quem apontar o dedo.

      Já agora podem rever a entrevista radiofónica do Tonel à Voz de Belém: o sporting não foi campeão..... mas eu fiz o que pude.

      Eliminar
    9. Qual Tonel? Aquele que nem tentou saltar no golo do Mitroglou? Esse Tonel?

      Eliminar
    10. Espera? Ou o tonel que meteu a bola directamente na baliza contra o porco? Também foi para ajudar o Sporting, espera. :)

      Gosto muito da memória selectiva lampiões.

      Eliminar
    11. Mais bonita é esta amizade.

      http://www.record.xl.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/belenenses/detalhe/sturgeon-iliba-renato-sanches.html

      :)

      Eliminar
    12. Ó Rudy, nós temos que falar... estás chateada comigo? É o Léo que te está a pressionar? É que nos últimos tempos tu paras de responder aos meus comentários mesmo antes da punch line. Isso é chato para mim. Começa a parecer que não te humilho convenientemente. Mau, mau, vamos lá a ver o que é que se passa...

      Eliminar
  6. Mestre, realmente o Bruno Cesar poderia estar aqui inserido pois está visto que JJ conta com ele para lateral (subido) quando o adversário vier com a ideia de apenas defender.

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Ru1 Patrício: A melhor época que fez sem dúvida, ajuda muito não ter uma equipa da trampa à sua frente, dá-lhe outra confiança também. O número de golos sofridos não mente, e a verdade é que teriam sido muito menos se a defesa não tivesse feito erros infantis e se os árbitros tivessem feito o trabalho deles como deve de ser, porque mais de metade dos golos sofridos foram irregulares. É verdade que melhorou muito na profundidade e a sair dos postes (antes nunca os largava). Quase todos os GKs saídos da Academia têm estes dois problemas, é mais um caso de não terem sido treinados nestas funções do que propriamente um defeito próprio. Tem evoluído muito nestas duas vertentes (mandou um susto na pedreira, mas se é para sair dos postes, estas coisas irão acontecer como é normal), o que me leva a crer que ainda vai a tempo de se tornar realmente completo. O meu desejo pessoal é que fique até ao final da carreira (mais 10 anos era bom ahah) e depois fique na estrutura para treinar os putos. Se há uma coisa a agradecer a Paulo Bento, foi ter insistido no Ru1. Um autêntico herói do Sporting.

    Marcelo Boeck: Tinha boas épocas anteriores e sempre fez um bom balneário, mas acabou por não cumprir como sombra de Patrício. Nunca percebi porque é que não o trocaram os 2 & 3 GKs.

    Azbe Jug: Sinceramente, do que vejo gosto. Claro que jogou pouco, mas não comprometeu e parece bem integrado no grupo. Penso que tem potencial para ser um bom 2º GK e como não se foi buscar mais nenhum em janeiro, a minha ideia assim pensará a equipa técnica.

    Se Azbe Jug ficar, não vejo qualquer necessidade de se ir buscar guarda-redes. O Ru1 e o Jug dão conta do recado, e se alguma desgraça acontecer então temos soluções nas camadas mais jovens. Não vale a pena ter tanta gente a aquecer banco neste caso. A equipa B também devia servir para o caso de haver desgraças.

    João Pereira: Sinceramente, gostei do trabalho dele. Não tenho a certeza que fique, mas se apresentar as mesmas garantias do final da 1a volta, também não vejo porque há de ir embora. Está em final de carreira, e então? O Sporting não é a Santa Casa de Misericórdia, mas João Pereira cumpriu na 1a volta e se não se importar de ser alternativa, porque não há-de ficar? O Sporting não é uma equipa de mercenários, muito pelo contrário. Ainda por cima parece fazer bom balneário e os lampiões odeiam-no.

    Ricardo Esgaio: Parece estar a ser "adaptado" (já jogou naquelas posições quando era mais novo), e no geral é bastante polivalente. O JJ gosta deste tipo de jogadores (Bruno César é outro) e parece que lhe vê boas valências, portanto ficará no plantel quer seja na equipa principal ou emprestado (se ganhar experiência e ritmo lhe fizer falta). No entanto, é aposta de futuro.

    Ezequiel Schelotto: A prova de que é preciso ter paciência com os jogadores antes de começar a cascar (outro exemplo muito sério é... Slimani). Não tinha ritmo de jogo, não defendia nada de jeito, atrapalhava-se com a bola, etc etc. Mas depois melhorou imenso, parece que nunca se cansa e tem movimentos interessantes tanto ofensivos como defensivos, e nos desafios mais difíceis secou os tipos do Porco e do Braga (teoricamente difíceis). E na verdade... em Braga, a meio da 2a parte quando o meio-campo estava de rastos por saberem que tinham perdido o campeonato, quem arrancava e os espicaçava era o Schelotto. E no fim, teve de ser consolado (um gajo que chegou há seis meses já sente a camisola). O meu desejo é que continue para o ano, tanto pela sua valência desportiva como pessoal, visto que é óbvio que faz bom balneário.

    Jefferson & Jonathan Silva: Uma época fraca para os dois, mesmo com alguns momentos interessantes. Não sei qual serão os seus futuros, JJ o decidirá. Acredito que é como dizes, que não ficarão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marvin Zeegelar: Outro que precisa de paciência (e umas aulas de motivação, aquele apoio dos colegas que recebeu quando fez as assistências para golo não engana, tem ZERO de confiança nele próprio e retrai-se todo). Não comprometeu quando jogou, e teve alguns momentos muito interessantes, tem potencial. Penso que uma boa pré-época lhe fará muito bem, para mim não há dúvidas nenhumas, tem muito potencial e será outro que fará engolir muitos sapos tal como Schelotto (que teve muito mais tempo de jogo que o Zeegelar).

      Em relação a laterais, teremos de ir buscar alguém. Temos vários que cumprem, mas que não encantam. Mesmo que façam uma boa pré-época e se preveja aquilo que penso, ficará curto.

      Paulo Oliveira: Tem muito potencial, mas lida mal com a pressão. As coisas tem de ser bem explicadas (o William é igual) e encolhe-se se leva com o secador em campo (o Semedo borra-se, mas depois lida bem). A pré-época e sossego far-lhe-á bem.

      Naldo & Ewerton: Dois bons centrais, que têm muitas valências desportivas como pessoas. Duvido que tenham vontade de sair, Naldo até já jogou na B e Ewerton é propenso a lesões Também não vejo porque o Sporting o faria, têm boa qualidade e estão bem integrados no grupo, e ambos podem ajudar os putos a desenvolver-se. O lote de centrais que se tem é bom, 5 ou 6, e não vão estar quatro lesionados ao mesmo tempo. Penso que a sair, só se o quiserem para poderem jogar mais frequentemente ou se aparecer uma boa proposta tanto para eles e para o clube.

      Tobias Figueiredo: Acho que tem potencial, mas falta-lhe experiência. Não sei como será com o Tobias, é uma situação mais complicada da de Esgaio, que pode jogar em várias posições. Os centrais precisam de experiência. Vai fazer a pré-época, mas se fica para aprender e ir jogando na B ou se vai ser emprestado, isso já são outros 500s.

      Sebástian Coates: Muito bom central, a par de Ewerton. Penso que será comprado algures depois da época começar (talvez quando entrar o dinheiro da mácron & Super Bock, contractos a rever para o ano que vem). Está feliz no Sporting e penso que já lhe devem ter explicado a situação, por isso não ficará melindrado por ter de esperar um pouco pelo contracto definitivo e que em nada tem a ver com a sua qualidade. O seu único defeito é ser jogador da Premier League e estar pouco habituado à arbitragem portuguesa que ao mínimo toque é falta. Já teve vários lances na área caricatos, um penalty inventado, e um golo anulado (que só por acaso, dava-nos a vitória num empate e foi validado um igual na Champions contra os lampiões).

      Rubén Semedo: Um central a crescer! Agarrou o lugar, especialmente porque os outros andavam lesionados e o Paulo Oliveira não se dá bem com pressão em campo. Ainda se nota inexperiência (faz com cada alívio bonito mas alguns comprometem e lá vai o golo de honra LOL) e nervosismo (no Ladrão, ele o Zeegelar estavam a panicar dos 60m-75mque era uma coisa louca, mas depois o Bruno César sossegou aquilo), mas vai evoluindo.

      Se ambos Naldo e Ewerton forem vendidos, teremos de arranjar um central, mas se não forem não há necessidade de ir arranjar um (a não ser para a B).

      Eliminar
  9. Para ser mais justo, vou usar uma classificação de 0-5 estrelas.

    Rui Patrício *****
    Jug **

    João Pereira ***
    Schellotto ***
    Ricardo Esgaio **

    Paulo Oliveira ****
    Naldo ****
    Ewerton ***
    Coates *****
    Ruben Semedo *****
    Tobias Figueiredo **

    Jefferson ***
    Zeegelaar ***
    Jonathan Silva **

    William Carvalho ****
    Adrien *****
    João Mário *****
    André Martins **
    Aquilani ***
    Bruno Paulista **
    Bruno César ***
    Bryan Ruiz *****
    Gelson Martins ****
    Matheus Pereira ***

    Slimani *****
    Teo Gutierrez ***
    Barcos **

    Em resumo, espero que os jogadores com 5 e 4 estrelas se mantenham no clube dentro do Possível, os jogadores com 3 estrelas deve ser ponderada a sua continuidade, evolução competitiva e salários deve ser tida em conta..l

    Jogadores com duas estrelas, para mim não servem para o Sporting neste momento, ou precisam de rodar para aumentar a sua competitividade ou serem vendidos (isto não se aplica no caso dos guarda-redes)

    ResponderEliminar
  10. Off topic: Mestre de uma olhadela a cronica do nuno santos no rascord. Tem ali material para um post

    ResponderEliminar
  11. Eu não acho que o Rui tenha feito a melhor época, pelo menos desde 12/13 (foi o nosso salvador nessa época, impedindo catástrofes de dimensões maiores...) até esta época tem estado constantemente a um nível altíssimo.

    De resto concordo com as avaliações, mas para mim o Naldo é para manter. Por mim atacávamos a nova época com estes: Semedo, Naldo, P. Oliveira e Coates.

    ResponderEliminar
  12. Depois de o monte de merda do Nuno Martins me ter feito desperdiçar tempo que não tinha, posso finalmente comentar o post em si:

    Uma questão, MdC: porque não classificações de 0 a 5? Daria para diferenciar melhor entre os jogadores. Concordo, na maior parte com a justificação das avaliações feitas, mas acho que, por exemplo, Jefferson e Jonathan terem ambos uma estrela é absolutamente injusto para o Jefferson, que, apesar de não ser um jogador muito do meu agrado, teve jogos muito bons, ao passo que Jonathan foi, no meu ver, simplesmente cumprindo.

    Cada vez gosto mais do Schelloto, que se foda o que muitos dizem. É o nosso titular e vejo-o a evoluir a cada jogo. Por mais do que essa razão, obviamente, pena a época ter acabado agora.

    O Esgaio, se estiver mentalizado para isso, pode ser um bom tapa-buracos para ter no banco.

    Precisamos de um lateral esquerdo

    ResponderEliminar
  13. Mantendo Patrício e Jug creio que não precisaremos de contratar nenhum GR. Penso que Pedro Silva pode fazer o papel de 3º GR e ir jogando na equipa B.

    Relativamente á defesa penso que Ewerton é para vender. É um optimo central mas lesiona-se com muita frequência como tal o melhor é sair pois não podemos ter um jogador que se arrisca a falhar muitos jogos.
    Quanto a mim mantem-se Ruben Semedo, Coates e Naldo. Penso que Paulo Oliveira pode ser vendido pois parece ter perdido completamente o lugar, no entanto, se aceitar ser suplente seria um optima aposta.
    As laterais penso que são o ponto mais débil da nossa defesa. O único que me parece acima da média é Schelotto. Penso que 1 lateral direito e pelo menos 1 lateral esquerdo devem ser contratados apesar de gostar muito de Jonathan Silva , creio que ainda não está pronto para ser titular. Zeegelaar e Bruno César são adaptações mas podem vir a merecer o beneficio da dúvida.
    JJ certamente decidirá o melhor para o SCP.
    SL

    ResponderEliminar
  14. Eis a classificação que faço do plantel
    (0 a 3 estrelas)

    Rui Patrício ***
    Jug **

    João Pereira **
    Schellotto ***
    Ricardo Esgaio **

    Paulo Oliveira **
    Naldo **
    Ewerton **
    Coates ***
    Ruben Semedo ***
    Tobias Figueiredo *

    Jefferson **
    Zeegelaar **
    Jonathan Silva *

    William Carvalho ***
    Adrien ***
    João Mário ***
    André Martins *
    Aquilani **
    Bruno Paulista *
    Bruno César **
    Bryan Ruiz ***
    Gelson Martins **
    Matheus Pereira **

    Slimani ***
    Teo Gutierrez **
    Barcos *

    ResponderEliminar
  15. OFICIAL

    JJ renova pelo SCP até ao fim da temporada 2018/2019!

    GRANDE NOTICIA!!
    Saudações para os Sportinguistas!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Serio fernando????? Aiaiaiai os melões.... Desta vez a comunicação falhou, que se estará a passar????
      Ate tremem.....la vao ter que imprimir mais vouchers com jj somente mesmo com vouchers.

      Eliminar
    2. Sim Bruno

      É oficial! E ao que consta tem clausula de rescisão! =)

      Eliminar
    3. Afinal parece que se mantem os mesmos moldes...sem clausula de rescisão no entanto agora em vez de 10 milhões quem o quiser levar tem que pagar 15.

      Eliminar
    4. Excelente cláusula 15 milhões,sendo que para o ano sera 10 em vez de 5, é como referi mais uma GAROTICE!!!

      Eliminar
    5. Já se sabem os valores?
      Espero que lhe paguem mais!
      Merece cada cêntimo que ganha!

      Eliminar
  16. Schelloto 3 estrelas, depois de um período de adaptação, de perceber o que o treinador pretendia na sua nova posicao,é so o nosso melhor lateral do plantel,faz o corredor todo com uma facilidade e velocidade incrivel.

    ResponderEliminar
  17. Última Hora : Jorge Jesus no Porto de abrigo de Alvalade! RENOVOU POR MAIS UMA ÉPOCA COM O SPORTING. Incha jornalistas de merda! Incha directores de jornais e televisões e radios de merda. Incha lampiões.

    ResponderEliminar
  18. Nestas estrelas todas, que fazem inveja ao passeio da fama em Hollywood (mas que para os vossos lados é mais Bollywood) resta saber se só entra em linha de conta o rendimento desportivo ou também o disciplinar (dentro de campo).
    É que neste caso ao jihadista slimani, joão cacete pereira, joão pitonadela mário e adrien bato de qualquer maneira silva deveriam retirar algumas estrelas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poderíamos ter ainda mais uma estrela, caso o João Pereira não tivesse sido duplamente injustiçado (disciplinarmente e monetariamente), por não jogarmos em igualdade de circunstâncias com o Carnide.

      Se oferecêssemos o kit cortesia, o penalty a favor do Paços de Ferreira não teria existido. Consequentemente o J. Pereira não teria sido expulso, teria ganho um prémio por ter sido campeão e os lampiões estariam a falar de verdade desportiva em vez de andarem a comemorar ligas experimentais.

      Eliminar
    2. Francisco, os nossos festejos já acabaram pois sexta há mais, mas parece é que a vossa azia nunca mais passa.
      Admitam que perderam por culpa própria, do fanfarronismo do jasus, dos falhanços do Ruiz e porque nós somos mesmo os melhores. O algodão não engana, a classificação não mente.
      TRInta e cinco.
      Para o próximo ano Tetra e seis.

      Eliminar
    3. Pronto, eu admito que perdermos por culpa própria se tu admitires que o FCP ganhou o Penta por mérito próprio.

      Não vejo qualquer diferença, tanto no PentaFruta como no TriVoucher foram oferecidas cortesias aos árbitros, a única diferença é que no caso do Penta as cortesias tinham um valor monetário mais baixo, a não ser que as prostitutas cobrassem 120 euros (valor de 4 menus do chefe), mas não me acredito.

      Para o ano acredito que será o nosso #23

      Eliminar
  19. Já vi, que a boa ideia de nao dar troco a merda, só foi cumprida 2 dias.

    Quanto ao post.
    Saia quem sair, alguns ficarão.
    Tranquilo com quem quer que fique.
    Apenas é importante ter, pelo menos um central rápido e um que saiba sair com a bola.

    Jeff, obrigado e adeus.
    Demasiado inseguro defensivamente para o SCP.
    Não espero grande venda.
    Se não dá para titular do SCP não vão dar milhões por ele.
    Já bastará receber o milhão pago por ele.
    Um lat esq é preciso.

    Direita, não mexe.
    Se JP se sentir tranquilo como suplente (mas precisa jogos para manter forma) ficamos assim.
    Em 17/18 temos mama balde e riquicho (este último muita crença nele!).

    Redes, Patrício. E pronto, tarefa ingrata ser guarda redes suplente.

    Deixo esta questão :
    O redes suplente deve ser um maduro com qualidade qb, que aceite o banco ou um jovem com potencial ?!

    Quanto ao futuro, temos bons redes na formação e o Miguel do Vitória parece-me com muito potencial











    ResponderEliminar
  20. Nas avaliações do mestre apenas discordo do Schelotto. Merece as 3 estrelas pela qualidade e raça que apresentou desde que passou a titular.

    Precisamos de contratar um defesa esquerdo titular, mas o chuta-chuta tem sido uma agradável surpresa nessa posição.

    ResponderEliminar