sexta-feira, 20 de maio de 2016

Balanço de 2015/16: Médios



William Carvalho: **          2014/15: **     2013/14: ***

A temporada não podia ter começado de pior forma para William. Ao apresentar-se nos trabalhos de pré-época, foi detetada uma fissura de esforço - contraída ao serviço da seleção sub-21 -, que o fez perder toda a fase de preparação e as primeiras seis semanas de competição. Regressou em outubro, mas pareceu estar sempre um nível abaixo dos restantes companheiros, e revelando dificuldades em adaptar-se ao que Jorge Jesus pretendia dele. Felizmente foi subindo gradualmente de forma, e terminou a época num nível altíssimo.


Bruno Paulista: -

O principal mistério de 2015/16, tanto no processo de contratação como, depois, na forma como desapareceu das opções de Jesus. Foi um pedido expresso do treinador, acabando por vir para Portugal através de um estranho empréstimo do Recreativo de Caála - naquele que é o episódio menos transparente da gestão de Bruno de Carvalho. Depois de um início de temporada em que esteve afetado por várias pequenas lesões, acabou por ser utilizado com frequência durante cerca de 3 semanas, deixando boas indicações. Acabou por se lesionar novamente no início de novembro, e nunca mais apareceu nos convocados. A sua permanência no plantel é altamente improvável, mas teremos que esperar pelas próximas semanas para perceber exatamente qual é o seu contexto dentro do clube.



Adrien Silva: ***          2014/15: **     2013/14: ***

Uma das figuras da época. Jesus atribuiu-lhe a braçadeira de capitão, e Adrien soube assumir o papel com distinção, não só pelo (muito) que jogou, mas também enquanto líder do grupo de trabalho. Nota-se que sente o clube de forma intensa, e é um exemplo dentro e fora do relvado. A evolução que registou foi tremenda, subindo significativamente o seu nível de jogo - em particular naquele que era um dos seus pontos fracos: o critério com a bola nos pés e a propensão para perdas de bolas comprometedoras.


Alberto Aquilani: *

Veio para o Sporting para disputar um lugar no onze com Adrien e João Mário. Nos primeiros meses da época foi dividindo minutos, com vários jogos a titular, mas a falta de intensidade que foi demonstrando acabou por relegá-lo para um papel secundário. A classe que tem é indiscutível, mas duvido que continue para o ano: é um jogador com um salário demasiado alto para o peso que tem no plantel.


João Mário: ***          2014/15: **

É difícil encontrar adjetivos que façam justiça à época de João Mário. Foi um dos jogadores mais influentes da equipa, um camaleão tático capaz de vestir diferentes fatos no mesmo jogo, mas sempre tendo desempenhos de enorme qualidade. É uma maravilha a forma como conduz a bola, de cabeça levantada, avaliando as várias opções que tem para dar sequência à jogada, e a capacidade que tem de pôr em prática aquilo que idealiza. Se melhorar a finalização, pode tornar-se num jogador de top mundial.  


André Martins: *          2014/15: *     2013/14: **

Ficou no plantel a cumprir o último ano de contrato. Sendo claro que seria sempre uma opção de última linha, fez-se justiça a um jogador com muitos anos de casa e que teve sempre um comportamento irrepreensível. Dentro de campo, pouco ou nada acrescentou - mas também era difícil exigir mais, considerando as raras vezes que foi utilizado. Que seja feliz no resto da sua carreira.


Bruno César: **          

Contratado ao Estoril em novembro, foi preparado pela equipa técnica para ser uma opção logo que abrisse a janela de transferências de inverno. A estreia foi de sonho, com dois golos e uma assistência em Setúbal. O brilhantismo revelado nessa partida esbateu-se um pouco, mas foi sempre um jogador útil, que acrescentou profundidade ao plantel. Jesus acabou por adaptá-lo a defesa esquerdo, com sucesso: contra equipas mais fechadas, aquilo que oferece ofensivamente ultrapassa largamente as carências defensivas que tem. Veio para ficar.

44 comentários :

  1. Sem tirar nem pôr.
    Presumo que consideres Ruiz um avançado, em vez de mèdio, correcto?

    ResponderEliminar
  2. Bom dia.
    Até nisto os sportinguistas tem mais sorte que os benfiquistas... começam os balanços finais mais cedo, começam a procurar se com o futuro mais cedo, começam a ganhar na próxima época antes de sequer começar. Anda aqui um benfiquista ainda a ter jogos e vocês já todos satisfeitos a levantar a cabeça para o ano é que é. Anda aqui um benfiquista a pensar... o pá será que a bebedeira do Renato vai influenciar o jogo... e vocês tranquilos... muito bem o bdc que não ganha para não festejar.
    Afinal vocês são muito à frente... anda o Benfica a jogar até final de maio e vocês desde fevereiro que não cheiram a liderança.
    Anda um benfiquista a tentar ganhar algo e o sporting na antecipação já tem a vitória assegurada em novembro... afinal o 3o jogo ganho da vossa satisfação foi em novembro. Para que ganhar campeonatos em maio se podem ganhar uns jogos em novembro...

    Sobre o post... o emprestado do Caála... só serviu para mostrar a vossa hipocrisia. Serem desmascarados e em troca nem uns minutos o gajo joga.
    JJ...6M?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A vossa missão está cumprida, férias, f0d4-s3!

      Eliminar
    2. A vossa missão está cumprida, férias, f0d4-s3!

      Eliminar
    3. Tens tanta falta de atenção. LOL.

      Eliminar
    4. nao eras tu que so comentavas posts sobre o teu clube? Ou essa foi mais uma mentira?

      Eliminar
    5. Aumentaram-lhe a dose de biscoito Hugo.
      Agora fala de tudo!
      E fala mal, para variar.

      Eliminar
    6. Está insatisfeito com qualquer coisa, já não deve ser só com o futebol. É daqueles miseráveis que por se sentirem miseráveis, tentam fazer os outros também sentir-se miseráveis. Mas as suas expectativas têm sido goradas, deve estar agora a sentir-se frustrado também.

      Mas mesmo assim não sinto qualquer pena por ele. :)

      Eliminar
    7. Bom dia oh traficante corrupto, já pagaste ao brasa?!

      PS - larga as drogas carlos jorge, porque diz que isso faz mal...

      Eliminar
    8. Mentira é com eles... Lmapião de merda.

      Eliminar
    9. Não deixa de se poder estabelecer um paralelismo entre a final da Taça dos Correios e a dívida do Ola João à Doyen.

      Sobre a dívida, não foi paga na altura devida, pagam quando puderem e entretanto andam a gabar-se de dar lucro. Óbvio... Se eu não pagar o que devo é só lucro!
      A final da Taça dos Correios é igual. Não foi jogada na altura devida, vai ser jogada quando lhe dá jeito mas à pala disso aproveitam para se vangloriar que andam a jogar por títulos até mais tarde. Mas vejam lá, podem sempre adiá-la para julho e ficam com tema para as férias!

      Eliminar
    10. Se houvesse um aziómetro, estes comentários de resposta ao Nuno Martins rebentavam com a escala.

      Eliminar
    11. Epa, rudolfina, acredita que é complicado para nós, mas apenas nos baixamos ao nível para que o animal não fique a falar sozinho...

      Eliminar
    12. Epá, Nuno, essa noite deve ter sido mal dormida.

      Eliminar
    13. Fogo... uma pessoa elogia vos e reajem assim? Uns em festas e finais... outros em balanço e em pré pré época.

      Eliminar
    14. Mdc eu comento sempre ao pequeno almoço... só se for sobre a equipa da FPF é que nem leio o post.

      Eliminar
    15. aquela final que vai servir de pagamento ao marítimo? hmmm esta bem :)

      Eliminar
  3. William Carvalho: Uma 1a volta horrível e uma 2a volta a recuperar forma. Uma série de azares uns atrás dos outros. Uma lesão grave que levou tempo a recuperar, depois teve de ganhar ritmo e rotinas com os colegas. Precisou de tempo para adaptação ao esquema de JJ (Paulo Oliveira é igual). Não sei se é verdade que andou deprimido (devido a lesão, baixo rendimento, mal de amores), mas houve uma altura que tinha a moral muito em baixo (mas da maneira como começou a falar no final da época, nota-se que cresceu muito mentalmente). Devido a estar parado por lesão (e há quem diga da borga, mas rumores é naquela), engordou e pastelava em campo (ficou mais magro na 2a volta, muito mais ágil). Uma época infeliz, espero que a próxima lhe corra melhor.

    Bruno Paulista: Não sei o que dizer, lol.

    Adrien Silva: Tornou-se o capitão do Sporting, um verdadeiro líder (é só ver a felicidade dos colegas quando marcava golo, só mel). Espero que fique cá até ao seu final de carreira, e pelo que diz está muito feliz como capitão do Sporting. Muito do jogo passava por ele e galvanizava os colegas. Os árbitros adoraram dar-lhe amarelos por razões ridículas.

    Alberto Aquilani: Tem muita classe, mas falta-lhe a intensidade que o JJ precisa no meio-campo. O jogo é mais pastel quando está em campo em vez de Adrien (é igual quando é João Mário). Até nem é por estar "velhote", é mesmo porque gosta de jogos mais calmos. Isso, ou já perdeu a paciência para correrias.

    João Mário: Melhor jogador da liga em janeiro, fevereiro, março e abril. Palavras para quê, nem vale a pena. Apenas peca pela falta de intensidade e querer entrar dentro da baliza juntamente com a bola. O BdC que lhe aumente o ordenado e a cláusula para que ele fique mais um ano, que irá ser bom para ambos, tanto para João Mário e Sporting. Estou convencida que nas mãos de JJ e depois da desilusão da perda de campeonato, essa motivação vai ajudar. Pelo menos, notava-se ficar piurso com lampiões e árbitros, especialmente lá para o fim do campeonato. Para o Sporting, nem é preciso dizer dizer os benefícios. Melhor jogador da liga em janeiro, fevereiro, março e abril.

    André Martins: É com pena que o vejo partir. Gosto muito dele como pessoa, mas se JJ não vê margem de progressão, que se vai fazer...

    Bruno César: Um jogador muito útil, devido à sua polivalência e não ter medo de rematar (Adrien, William e João Mário, tomem atenção sff). JJ gosta deste tipo de jogadores, penso que esteja a treinar Esgaio para o mesmo papel, mas do lado contrário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O André Martins, se quiser mudar de carreira, terá sempre lugar na Sporting TV. :)

      Eliminar
  4. Será que o Bruno de carvalho se vai auto processar pela compra do Paulista?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será que quando um jogador do carnide joga a bola com a mão dentro da área o arbitro pensa "não vou marcar penalti, porque senão lixam-me o juízo quando for comer e beber à grande no restaurante do amigalhaço do Viera"?

      Eliminar
    2. Como é que este lamp fala do paulista quando tem gajos a receber 1M ou mais sem fazer nada....
      perdão, falhando penaltys..
      não há mm noção...

      Eliminar
    3. Tábarato ó burro do caralho.

      Eliminar
    4. Bruno Paulista foi mais uma negociata com comissões para o ai jasus.

      Eliminar
    5. olha mais um, leva biscoito vá!

      Eliminar
    6. Quanto terá embolsado o Jesus com as negociatas (só vou referir algumas contratações da época "de contenção" que acabou...) destes "cracks" que se fartaram de jogar:

      -Tarabt
      -Murillo
      -Diego Lopez
      -Pelé
      -Dálcio
      -Marçal
      -Leo Natal
      -Francisco Vera
      -Bilal
      -Grimaldo
      -Jovic
      -Saponjic
      -Zoblin
      -Alan Benítez
      -Reinildo Mandava
      -Jim Varela
      -Juan San Martín
      -Alexis Scholl

      Hummm, hummm? Quantos Milhões de €uros aqui estão em comissões para o malandro do Jasus, pá? Hummm, hummm?

      Tenho a certeza que nem os nuggets da Porta 18 conhecem metade destas estrelas da melhor formação do Dubai...

      Eliminar
    7. Sar... apesar disso damos lucro... vocês prejuízo e dúvidas. Ainda insistes?

      Eliminar
    8. Qual lucro? A ver como o dinheiro desaparece e os empréstimos que pedem, apesar de receitas extraordinárias com barretes como o Renato Sanches, os adiantamentos (factoring) dos dinheiros da Meo...

      Se eu fosse lampião, preocupava-me mais com o que se está a passar na capoeira do que no covil do leão.

      Eliminar
    9. O SCP com esta direção apresentou LUCRO em todos os exercícios até agora. Vamos ver como termina este, ok?

      Entretanto preocupa-te com os cerca de 200M€ de dívida a vencer este ano, em arranjar os 6M€ para pagar o gelado Ola ao Nélito, com os factorings e antecipações de receitas futuras que é o pão vosso de casa dia, os empréstimos obrigacionistas cada vez maiores e menos espaçados no tempo e os contentores de cepos que continuam a chegar apesar do malandro do JJ ter saído.

      Eliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Concordo com a avaliação.

    Muita falta nos fez o William Carvalho em forma durante toda a época. Não nos podemos esquecer que foi eleito o MELHOR JOGADOR do Europeu de sub-21 (enquanto outros borravam a cueca...) e que a lesão contraída ao serviço da seleção estragou-lhe metade da época.

    Com a forma recuperada fez um final de época ao seu melhor nível controlando totalmente o meio campo e aparecendo muitas vezes, e bem, a pisar terrenos mais adiantados.

    Quando leio ou ouço adeptos das nádegas a afirmar que o Danilo P. deve ser o titular a 6 da seleção só se compreende pela tremenda dor de corno que têm do nosso William e da sua categoria (o anão da jamba exemplifica muito bem este tipo de inveja). O Danilo esteve muito bem num fcp fraquinho (e tem vindo a baixar de forma). Mas tem de comer muita sopinha para chegar ao nível dum William no topo das suas capacidades. Quem tiver dúvidas reveja os confrontos diretos entre as duas equipas e as prestações de cada jogador.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Fernando Santos devia aproveitar as rotinas do William / Adrien / João Mário, só teria a ganhar com isso. Mas o Danilo também fez uma boa época.

      Eliminar
    2. Danilo poderá ser mais útil, porque é mais rápido.

      Pepe já não tem a velocidade de antes, mas para já a sua velocidade não é má. Mas quem estiver ao lado será um central lento (Fonte não é demasiado lento, mas duvido que seja ele o titular ao lado de Pepe).

      Com centrias lentos, o defeito de William vem ao de cima: ele é lento. Consegue compensar com excelente sentido posicional e a sua técnica defensiva, mas com jogadores mais intensos e velozes com alguma técnica no meio campo adversário e a aparecer-lhe nas costas, tem dificuldades.

      Acho que parte da sua melhoria na segunda metade do campeonato foi ter um central veloz na costas (Ruben Semedo). E o Coates é mais rápido do que parece e também tem muito bom sentido posicional. Portanto, a dupla de centrais atrás de William influenciam muito a sua performance também.

      Por isso, não estranharia a titularidade ser do Danilo.

      Eliminar
  7. Mestre, off-topic mas... cá está o bananeiro a reclamar o seu "prémio" de bom comportamentos de há semana e meia...

    http://www.record.xl.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/maritimo/detalhe/carlos-pereira-diz-que-vencer-a-taca-ctt-nao-fara-muita-diferenca-ao-benfica.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahah, fico com curiosidade para ver se mais logo jogadores como o Edgar Costa se vão lembrar como se joga à bola. Há duas jornadas pareciam que tinham esquecido até como fazer um remate à baliza.

      Eliminar
    2. Também estou curioso por ver a "entrega" e "dedicação" do plantel do carnide... aliás, e quantos titulares jogarão, já que... uma final é uma final!!!

      Eliminar
  8. MdC

    Até quando vai continuar a permitir que estes montes de esterco continuem a conspurcar o eu blog?! Eu sei que o blog é seu mas penso que o fez para o SPORTINGUISTAS...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fernando, os que forem exclusivamente provocatórios, eu apago (com exceção daquele que o Nuno escreveu, que me diverte). Os outros que forem opiniões, mesmo que contrárias às nossas, não vou apagar. Ou se rebatem ou se ignoram.

      Eliminar
    2. Claro mdc... aquilo são picardias com educação e piada.

      Eliminar
    3. Nuninho ficou agora tão feliz com o comentário do MdC. Estava tão aborrecido e agora já ganhou o dia. :)

      Eliminar
  9. Bem vejo que os adeptos exigem aos jogadores, treinadores e direcção mas não exigem a eles próprios ?

    Continuamos a responder, perder tempo e energia Com corruptos, desonestos, burros... acho que vale mesmo a pena?

    Gente tão triste que para diminuir a vergonha dum título ganho todos sabemos como (ouvi uma piada, a equipa do chi shui vitória vai pulverizar o recorde de pontos da liga... ah ah ah O que me ri...Ups Foda-se foi mesmo assim...Bem isto só pode dizer que coisa, está equipa vai ser "desmantelada " treinador incluído, Como foi a primeira a fazer 86.... ou talvez não. Vieira vai conseguir segurar o craques).
    Dizia, para apaziguar a vergonha que sentem, vêm aqui provocar, ridicularizar, desviar tema para sentirem que solos todos iguais.
    Para se sentirem um pouco menos merdosos.

    A puta da consciência é foda.
    Todos têm uma. E o Grilo não se cala. Mas alguns conseguem ignorar a voz

    ResponderEliminar