terça-feira, 17 de maio de 2016

Jesus valeu os 5 milhões?

Agora que a época terminou, podemos finalmente fazer o balanço da época de Jorge Jesus enquanto treinador do Sporting, e debatermos se se justificou a sua contratação. E, em particular, se o técnico justificou o salário de €5M que aufere em Alvalade.

É legítimo que se diga que a conquista de um único título (Supertaça) é proeza curta para um treinador que recebe um salário incomparavelmente superior a qualquer outro treinador em Portugal. Para além disso, também se pode argumentar que o mérito de o Sporting ter lutado pelo título até ao fim não pode ser atribuído apenas a Jesus, considerando que o orçamento para o futebol praticamente duplicou. Será que Jesus teria conseguido, com o plantel que Marco Silva tinha ao seu dispor, chegar à última jornada com hipóteses de ser campeão? Provavelmente, não.

Mas também podemos colocar as perguntas de outra forma: que outro treinador (realisticamente ao alcance de um clube português) conseguiria, com o mesmo plantel que foi dado a Jesus, disputar o título até ao fim, com a mesma qualidade que todos pudemos observar? Eu, sinceramente, não me lembro de nenhum.

O Sporting pode ter duplicado os gastos salariais em relação ao ano passado, mas isso não quer dizer que o plantel seja duas vezes melhor. Uma boa fatia desse dinheiro foi aplicada em renovações com jogadores que já estavam no clube ou em contratações para colmatar saídas de titulares no último defeso. Ainda assim, apesar deste aumento, o Sporting continuou a ter um orçamento inferior (marginalmente) em relação ao do Benfica e (significativamente) ao do Porto. Como tal, não me parece que faça sentido dizer-se que o Sporting tinha obrigação de ser campeão, tendo apenas o 3º maior orçamento da I Liga, e ainda mais quando o ponto de partida era uma época em que andou sempre distante do topo da classificação. Obrigação de lutar para ser campeão, sim; obrigação de ser campeão, não.

Jesus pegou no plantel que herdou, adicionou-lhe algumas peças, e construiu uma equipa à sua imagem que bateu largamente o recorde de pontuação do clube: 86 pontos, mais 8 que o anterior máximo. Goal average de +58 (na época anterior foi de +38), muito superior a qualquer outra época do clube no futebol moderno - para vermos uma marca desta dimensão, teríamos que recuar ao tempo dos 5 violinos. E, claro, futebol de qualidade, como há muito não víamos praticar em Alvalade.

Para além disso, existe a questão do retorno financeiro que o trabalho treinador poderá proporcionar em termos de vendas. Slimani, João Mário e Adrien foram, provavelmente, os três casos mais óbvios de valorização, mas também Rui Patrício e, no final da época, William Carvalho, cresceram com Jesus. Para não falar no lançamento de Rúben Semedo e Gelson Martins. Veremos no defeso as vendas que o clube fechará.

Voltando à pergunta inicial: Jesus valeu os 5 milhões? Sem a conquista do campeonato, não consigo responder de forma afirmativa com total convicção. Mas se me perguntarem se vale a pena investir novos 5 milhões em Jesus no ataque à próxima época, aí respondo sem quaisquer hesitações: sim, pois estaremos muito mais perto de ganhar com Jesus do que sem Jesus.

197 comentários :

  1. Sim valeu, agora é saber quanto tempo o Sporting pode aguentar Jorge Jesus!

    ResponderEliminar
  2. Valeu cada cêntimo!
    Só a valorização conseguida para os jogadores (sem liga dos campeões!!) pagam isso e muito mais.

    Já agora gostava que o mestre olhasse para as diferenças se conseguisse :)

    (pelo menos já sabemos que sabem ganhar, vamos ver na próxima época se já aprenderam a perder...)


    Futebol
    Benfica recusa explicar apagão na Luz e recebe críticas de adeptos

    Hugo Daniel Sousa

    05/04/2011 - 11:44

    _________________

    Luís Filipe Vieira dá os parabéns ao Sporting pelo título do Benfica
    16/5/2016, 19:51

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em 6 anos enquanto treinador do Benfica, o jesus só chegou uma vez aos quartos de final da Liga dos Campeões...estarão os "lagartos" preparados para serem humilhados nesta competição "inferior"?

      Eliminar
  3. Alguém sabe a razão de bruno de carvalho não ter estado ontem no jantar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que nunca ouvi falar de jantares pré-férias dos empregados que tivessem a presença dos patrões.
      Mas tudo bem. Continuem a meter carvão à vontade!

      Eliminar
    2. Isso é um não tema. Continuem a dar eco ao lixo da comunicação social que eles adoram.

      As imagens ao longo da época e no final dos jogos falam por si!

      Eliminar
    3. Sim, o LFV deve ter aparecido em todas as fotos dos jantares e festas dos seus jogadores...

      Eliminar
    4. ..vamos continuar a alimentar os (não) meios de comunicação social?
      não queres também comentar esta notícia?
      http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2016/05/17/jesus-pode-forcar-saida-do-sporting-devido-a-divergencias-com-a-sad

      continuem a dar alimento aos cães de fileira que eles agradecem.

      Eliminar
    5. Esteve a jantar em minha casa...não pude convidar toda a gente...e o Bruno pediu-me para não avisar a comunicação social.Vou fazer obras em casa e para a próxima estão todos convidados !...

      Eliminar
    6. Juntem ao bdc não ter estado no jantar a cara de enterro que é visível em todas as fotos exteriores e já se entende qualquer coisa. Ou é uma despedida um a sobremesa foi um melão gigante que caiu muito mal.

      Eliminar
    7. Preferias que estivesse todo sorridente a jantar com o traficante não era? Estilo Godinho Lopes... Mas infelizmente para ti esse tempo acabou, com o BDC, com ou sem vouchers, a cada ano que passa a distancia pontual/orçamental diminui. Este ano já foi necessário marcar 0 penaltis contra o carnide (a ganhar por menos de 5) para ficarem à frente.

      Eliminar
    8. A razão é muito simples, caso não tenhas reparado o presidente do Sporting tem um avião em casa, que precisa de uma certa manutenção, e portanto, quando o homem tem tempo livre, tem que lhe dar os devidos tratamentos

      (fora de brincadeiras, tudo serve para achincalhar ou levantar polémicas, até não aparecer num simples jantar fora de horas de trabalho)

      Eliminar
    9. 'que é visível em todas as fotos exteriores'

      Ó Rudy, essa obsessão pelo nosso presidente já começa a roçar o patológico. Quantas horas passas por dia a 'analisar' fotos do Bruno de Carvalho?

      Eliminar
    10. Muito menos do que aquelas que tu passas com o teu amigo Veado Verdão.
      E no teu caso não é roçar o patológico, é roçar mesmo.

      Eliminar
    11. Mas ó Rudy, é natural que eu passe 24h por dia com um heterónimo meu. Já quanto a isso do patológico, tenho que te confessar uma coisa:

      Eliminar
    12. VOCÊ ME DEIXA DOIDÃO!!!!

      https://www.youtube.com/watch?v=0_3Qtw4Pze8

      Eliminar
  4. Mas os 5M não era apenas se fosse campeão, com a taça e a entrada na liga dos campeões?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, os 5M são base. Os variáveis iam muito para além disso. 200K pela Supertaça, 2M pela vitória no campeonato, 4M pela Liga dos Campeões, 1M pela Liga Europa, 500K pela Taça de Portugal, 250K pela Taça da Liga. Não há prémio para o segundo lugar.

      Eliminar
    2. Estava cmo a ideia que o rdenao base eram 4M€ (com o escândalo que tentaram fazer com os 12M€ que JJ iria ganhar em 3 anos).

      Eliminar
    3. De qq forma, acho que os 5M se pagam com a valorização de jogadores. O estádio cheio, a equipa a jogar bem e dar luta aos adversários é o retorno do investimento. win-win. Agora a parte que não gosto: fala demais e é boçal, mas isso já faz parte do pacote. Eu não me importo de levar com isso e ver a equipa jogar como nunca:)

      Eliminar
    4. Sim, JJ é egocêntrico e diz coisas que deveria guardar para si, mas é como dizes, faz parte do pacote. Consigo viver com isso.

      Eliminar
    5. Tenho muita pena de lhe dizer isto, MdC, ao fim de uns meses de silêncio: parece que o senhor não consegue viver é sem a presença de lampiões no seu blogue!
      Aprecio o seu trabalho, já o afirmei, agora ver o seu esforço manchado por essa gente, lamento, a sério!
      SL para si e demais amigos sportinguistas. Muito orgulho em ser do SCP!
      Até um dia se a saúde me permitir e se o ambiente for VERDE!

      Eliminar
  5. Isso não é saber ganhar, mas sim disfarçar o penalti do Talisca... assim ninguém fala do tema.
    Agora ganharam o campeonato porque foram melhores que todos, para o ano perdem e dizem que já estão fartos de ganhar e assim os outros também têm hipóteses.
    Melhor que isto só mesmo dizer que o campeonato foi ganho pelas palavras da direcção durante a época e não pelos jogos que fizeram. Até eles sabem que sem as ajudas, não ganhavam nadinha!
    Jesus está cá para o ano e vale cada cêntimo. Se pagassemos 5M ao Marco Silva, ele conseguia por a equipa a jogar este futebol e valorizava os jogadores como estes valorizaram? NÃO!
    Para o ano, já não iremos ter tantas vitórias sofridas pois a questão táctica já está implementada, e isso valeu-nos muitos golos sofridos no inicio da época. Assim que a questão física estiver no ponto, a máquina irá funcionar na perfeição.
    Não me parece que saia nenhum jogador fulcral esta época. Todos ficaram com vontade de ganhar o campeonato e perceberam que se tornaram melhores jogadores esta época.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sejam hipócritas. Tanta tentativa para branquear aquilo que toda a gente vê.
      JJ foi um falhanço épico, um erro histórico que ainda está para ser analisado em todas as suas vertentes, especialmente na financeira, quando verificarem que foi um ano catastrófico em termos desportivos, perderam tudo (a supertaça é do ano passado com mérito do Marco Silva), só ganharam a supertaça porque o Benfica tinha acabado de vir de uma digressão às Américas e RV ainda estava a conhecer os jogadores, quando deixaram uma imagem lamentável internacionalmente que irá custar muitos milhões.
      Vamos a ver por quanto conseguem vender Slimani e João Mário assim como Adrien. Milhões que precisam como pão para a boca pois têm de pagar dívidas acumuladas e processos em tribunais.

      Comparem a classificação do Sporting há 3 anos antes de BC ter chegado e onde está agora. Vai entrar no pote 3 ou 4. Se entrar no 4 não passa e irá à Liga Europa ou será pura e simplesmente eliminado.
      E são estas classificações, assim como as exibições internacionais, que determinam o preço dos jogares. Vejam o que aconteceu com o Renato. Só foi comprado depois de ter jogado com o Bayern e Guardiola e Ancelotti pedirem a sua contratação.



      Eliminar
    2. Dás-me vontade de ir ali ao WC largar um lampiãozinho com esta conversa... Não mereces mais do que isto, porque para o ano sem o principal reforço os vermelhinhos não passam do 3º lugar...

      O Vitor Pereira vai sair..

      Eliminar
    3. Deixaram este lunático sair do Visão de Mercado?

      Eliminar
    4. Este "Manel" deve ter ficado ressabiado com o JJ...

      Eliminar
    5. Mestre, era este artista "Manuel" que te falei. Farta-se de comentar no Visão de Mercado sempre a dizer mal do Sporting, do BC e do Jesus...e a elogiar o LFV (esta semana disse que era o melhor presidente de sempre do futebol português, que não há negócios por explicar no Benfica e entre outra larachas...).

      Achas que pode ser...?

      Eliminar
    6. Bom, depois de ler isto que o Manuel escreveu, espero que a SAD corra a fazer o pedido de insolvência.

      Eliminar
    7. Travenca vai sair mas não sei se não quererá deixar alguém o seu legado..

      Eliminar
    8. J1906 cabe-nos lutar para que isso não volte a acontecer. Este espero que seja o ano de viragem e apaziguamento do BdC com os restantes clubes da I liga, de modo a conseguir obter apoios em decisões necessárias.
      Não se pode estar sempre em permanente guerra e com tantas frentes abertas, sob pena de se perderem todas as batalhas.
      Além disso acredito que para o ano o Porto vai andar entretido com o Benfica a discutir o 2º lugar...

      Eliminar
    9. Oh maneli, não te metas mais com o zé...

      http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/portugal/detalhe/cocaina_de_ma_qualidade_trama_motorista_de_vieira.html

      Eliminar
    10. Concordo em absoluto Travenca.
      Godinhos e afins fecharam os olhos mas o BdC não fechou e isso incomodou e incomoda muita gente. Mexe com muita c$$oisa e, em consequência cria inimizades e guerrilhas.
      Só nos resta derrubar de uma forma inteligente e lutar pela verdade desportiva.

      Eliminar
    11. Mestre, o Manuel não pode ser permitido comentar aqui. É que mente descaradamente (a questão das competições europeias, quando o ranking é o acumulado dos últimos 5 anos), não consubstancia as acusações que faz, e para além de só dizer inanidades (a supertaça é mérito de Marco Silva, que ganhou um total de 0 jogos contra o Benfica em competições oficiais enquanto treinador do SCP e que foi Guardiola, que está de saída do Bayern desde Fevereiro que pediu a contratação do Musgueiras), é mal-educado quando lhe descobrem a careca (leia-se, avença).

      Eliminar
    12. O Manuel é um gajo porreiro. Não apertem com ele.

      Eliminar
    13. O comentário do Manuel é menino para fazer corar de vergonha até alguns lampiões com um atraso cognitivo menos acentuado.

      Eliminar
    14. Penalty do Talisca? Como estes, em que o árbitro nada assinalou?:

      http://3.bp.blogspot.com/-0YJ6Zn4p4iU/VnfxJco5cTI/AAAAAAAAVKE/9FSU8QEuWh4/s1600/14J_2P.gif

      http://2.bp.blogspot.com/-pXLXPRl1PjE/VnfxYvqbwXI/AAAAAAAAVKM/5vI1hK8wpUQ/s1600/14J_3P.gif

      Eliminar
    15. Então mas este "travesti" agora passa a vida aqui metido?! Mas tu achas mesmo que a tua opinião interessa para nós?! A tua opinião vale ZERO!! A tua e a de qualquer lampião!! Agora volta lá para ao pé do teu "DONO" para lhe continuares a fazer os FELATIOS!!

      Eliminar
    16. LOL! Agora vem ghozé pablito fazer o trabalhinho de casa.
      Lamps a fazer-nos rir desde 1908.

      Eliminar
    17. Nos invisuais do mercado, que é uma merda boifiquita, nao me deixam dizer que: estimo bem que ta fodas oh manel.

      Eliminar
    18. 'O comentário do Manuel é menino para fazer corar de vergonha até alguns lampiões com um atraso cognitivo menos acentuado.'

      Uma vénia para o comentário do dia looooool

      Eliminar
    19. O Manuel é um dos protegés do Lampião de Mercado. Aqui tens azar Nelinho, não censuram que te responde e arruma o argumentário em 3 linhas.

      Wrong neighbourhood, little piggy.

      Eliminar
  6. Que fique cá muitos anos! Os jogadores crescem de maneira categórica com ele! Era crítico da tomada de decisão do Adrien...e este ano parecia outro. Fantástico o que melhorou. Slimani foi completamente potenciado. João Mário explanou todo o seu talento. Bryan Ruiz a mesma coisa. Semedo quem diria?

    Sou sincero, nunca tinha visto o Sporting a jogar um futebol tão completo. Nota-se trabalho de treino com muita qualidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, PM, é verdade, não tínhamos termo de comparação para o Ruiz, mas tenho a certeza que jogou o triplo do que jogava no Fulham, caso contrário nunca o teriam deixado sair.

      Eliminar
    2. Nem mais! Lançou também Gelson, para mim com grande margem de (ainda mais) progressão.

      Eliminar
    3. J1906 o Gelson fez uma belíssima primeira época na A! Muito potencial tem o menino. Se o mercado perder a cabeça pelo João Mário, o lado direito é dele.

      Eliminar
    4. Nem mais PM, nem mais! Gosto bastante dele, bastante!

      Eliminar
    5. Sou um fã da nossa formação J1906! Há tanta qualidade em Gelson, Semedo, Iuri, Wallyson, Matheus, Francisco Geraldes, Podence...muito potencial para aproveitar mesmo!!

      Eliminar
    6. Completamente..
      Há que fazer o que se tem feito ultimamente: começar pôr os jogadores da B a rodar nas equipas da primeira liga, aumentar os níveis de competitividade e contribuir para a sua progressão. Temos vindo a colher frutos. Esse é o caminho.

      Eliminar
    7. Sim, e este ano temos uma data deles mesmo no ponto: Matheus, Geraldes, Tobias Figueiredo, Domingos Duarte, M. Riquicho e R. Gauld. Excluo da lista o Palhinha e o Podence, pois inclui-los-ia no plantel principal.

      Eliminar
  7. A resposta à pergunta do post é "não". E não creio que tenha recebido 5 milhões, uma vez que não cumpriu alguns dos objectivos para lá chegar.

    Posso estar enganado, mas creio que o salário base seriam 4 milhões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O salário base é de 5M, segundo o que foi revelado no Football Leaks.

      Eliminar
    2. Ok, então estava mesmo enganado. Mas mantenho a resposta, embora partilhe a ideia de que deve ficar pelos mesmos valores.

      Obrigado pelo esclarecimento.

      Eliminar
    3. 5M íliquidos, e não 5M limpos como alguma CS já difundiu erradamente nos últimos dias.

      Eliminar
    4. Nesse caso, recebe cerca de 2,5M limpos. Estou correcto?

      Eliminar
  8. Só um detalhe. O SCP perdeu este campeonato porque não foi capaz de marcar golos em jogos decisivos e não tanto pela defesa. Sendo assim eu pergunto: será que JJ com Nani e Carrillo poderia ser campeão?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sabemos, até porque para eles jogarem, teriam de sair Ruiz e Gelson, que fizeram vários golos e assistências importantes ao longo da temporada.

      Eliminar
    2. É possível que Carrillo tenha feito falta, Nani não mostrou o suficiente quando cá esteve novamente para ser decisivo. Mas também com Carrillo se calhar João Mário ainda era reservista, foi a falta dele que o fez derivar para a direita e encaixar no 4-4-2, doutro modo tinha que sair ou o Adrien ou o WC. Vou pela máxima, só faz falta quem cá está.

      Eliminar
    3. O Ruiz foi pedido do JJ e joga muito, nunca sairia para encaixar o Carrillo, não tenho dúvidas que o sacrificado seria o João Mário.

      Eliminar
    4. Mike essa para mim é a grande tarefa deste Verão. Comprar qualidade de finalização. Temos de ter 2 avançados com mais de 20 golos cada.

      Eliminar
    5. Malta,

      O mestre falou em JJ com o plantel de Marco Silva, ou seja, SEM Ruiz e Téo e Coates e Ruben e Schelloto e Bruno César. Isto para falar dos jogadores do 11 do último jogo.

      Mas um 11 das últimas jornadas de Marco Silva eu acredito que o SCP pudesse marcar mais golos pois Nani e Carrillo têm criatividade que só Joâo Mário e Ruiz igualam.

      E já agora para mim Nani seria titular de caras neste equipa deste ano, do meio-campo para a frente:

      William Adrien
      J.Mário Nani
      Ruiz Slimani

      Eliminar
    6. O Bruno de Carvalho podia ir buscar o NANI para vir terminar a carreira em casa. Se ofereceram ao carrillo o que veio no leaks, era oferecer ao NANI e seria uma resposta digna à ida do traidor para os vermelhuscos...

      Eliminar
    7. Acredito que com JJ o Nani fizesse uma época tremenda. Enquanto Marco Silva promoveu jogo interior, o Nani fez grandes, grandes jogos. Quando começou a orientar mais o jogo para os flancos e cruzamentos, prendendo o Nani à linha, o Nani caiu muito de rendimento.

      Eliminar
    8. Quanto ao Carrillo, é evidente que ficaríamos ainda mais fortes com ele, seria mais uma opção de 1ª linha. Mas não podemos esquecer-nos que no lugar dele surgiu... este João Mário.

      Eliminar
    9. ...que para mim, contribui muito mais!

      Eliminar
    10. Mike Portugal

      Ora ai está um ponto fulcral! Certos desonestos esquecem-se de referir que Marco Silva teve armas a nível ofensivo que JJ não teve!

      Eliminar
  9. Permite-me colocar a questão de outra forma: Assumindo que tínhamos contratado outro treinador por 1M de euros/ano, será que se os restantes 4 fossem investidos num ou vários jogadores os resultados eram melhores?

    Eu tenho a certeza que não...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luke, também tenho a certeza que não.

      Eliminar
    2. Concordo, poucos investimentos gerarão o retorno, financeiro e desportivo, directo e indirecto, que estes 5M€ possibilitam.

      Eliminar
    3. Gastar 5 milhões num jogador poderá fazer alguma diferença numa equipa... mas é só um marreta... gasta 5 milhões num gajo que mexe na equipa toda... vale cada cêntimo!

      E apesar do JJ ser o... JJ, até na fanfarronice o gajo parece melhor... apenas se esticou na resposta às atoardas lançadas sistematicamente pela máquina lã-piânica... mas quem não sente... não é filho de boa gente!

      Eliminar
  10. Sendo uma pessoa difícil de lidar, o JJ como responsável pelo treino é fabuloso!
    Mas para mim ajudou a unir o benfica quando devia ter ficado calado a saborear as vitórias.. em vez de atacar sempre... gerir o silêncio é arte, e essa arte o JJ não domina.
    Os jogadores jogam sempre mais quando treinados pelo JJ... falta saber se ele quer ficar...
    Com JJ será sempre menos difícil conquistar o titulo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E os 7 pontos de avanço e a tremideira inicial do Benfica não foi resultado da derrota na Supertaça e nos ataques ao Vitória do JJ? É verdade que se a meio da époda (o jogo em Braga foi charneira) virou-se o feitiço contra o feiticeiro, mas a estratégia inicial funcionou perfeitamente. E depois não se esqueçam quem primeiro começou a atacar o JJ.

      Eliminar
    2. a cena de não considerar o outro treinador.. foi ai que tudo mudou... ai era a altura de ficar calado... e gerir o silêncio , ficou muito facil unir de um lado quando um ex líder ataca disparatadamente tudo que mexe... é a minha maneira de ver.. Com um JJ dedicado ao treino e calado o SCP era campeão... .
      O treinador do Benfica só teve de aproveitar os ataques para criar união e isso foi fundamental..

      Eliminar
    3. Concordo, a comunicação foi o calcanhar de aquiles do BdC e do JJ, mas até podia ter corrido bem. O departamento de propaganda do Benfica teve mérito em tirar proveito da situação.

      Eliminar
    4. Sim, não te tiro a razão, só acho que numa 1ª fase correu bem, mas depois não se soube, nem sabe, calar, e esse é um dos grandes problemas de JJ, mas com a idade dele já não vai mudar.

      Eliminar
    5. Nem mais. Se bem me lembro, o campeonato começou com uma notícia de processo contra o JJ ou estarei errada?

      JJ tem a personalidade que tem. Deveria ter por vezes gerido as coisas de outra maneira? Claro. Mas não acho que tenha sido por aí. E se virmos, no carnide a atitude dele era mil vezes pior. Pessoalmente, até acho que melhorou também nesse aspecto.

      Eliminar
    6. Mas qual departamento de comunicação do Benfica? Isso tem o Sporting que nunca se calou e até contratou 2 agências internacionais de comunicação para ajudar!
      O Benfica esteve calado todo o tempo e deixou que o Sporting se fosse espalhando ao comprido porque fez como a cigarra, fez muito barulho, muito ruído, soou-me como uma cana rachada dentro de um tonel vazio. De ideias e de inteligência.



      Eliminar
    7. mas isto tem de se ter vários níveis de resposta... um presidente nao pode responder a um comentador... e um treinador que está à frente na classificação tem de gerir sendo hipócrita às vezes a vantagem que têm.. e criar apenas ondas no momento certo.. porque nem todas as ondas são boas para navegar e o SCP navegou em algumas que foram criadas a partir de casa que fizeram dano ao navio...
      ele não melhorou em nenhum aspecto a forma de o olhar é que muda... seja em que clube for... vamos ver se ele não arma um 31 jeitoso.. o Pinto da Costa precisa de algo forte se perder a taça de portugal...

      Eliminar
    8. Ó Visão de Mercado, venham cá buscar o vosso paciente, que ele voltou a fugir!

      Eliminar
    9. continuem a falar na "estratégia de comunicação" do clube ao invés de lembrar os vouchers!!!! "Vouchers", lembram-se? Ainda no último jogo do carnide se viu...

      Vão mas é todos pó caralho com a conversa dos "erros próprios"....

      Eliminar
    10. A estratégia do Carnide no início da época foi simples:
      - lançar ataques ao JJ através de noticias de avençados na CS e da franja de comentadores que controla.
      - processar de forma ridícula o JJ sabendo que terá apenas de pagar as custas do processo.

      Com isto criou um clima ilusório de hostilidade entre o JJ e o Benfica que uniu a equipa e adeptos.

      Penso que a reacção do BdC e do JJ a estes ataques poderia ter sido melhor (mais silêncio), mas não é linear.

      Eliminar
    11. Muito antes o sonso Vitória apelidou o Sporting de "um conjunto de 11 jogadores que não sabia se era uma equipa..." e essa do JJ o classificar como "não treinador" vem na sequência de ter sido induzido em erro por um jornalista.

      Depois é ter uma máquina propaganda que aproveite e exponencie todo este barulho a seu favor. O slb tem e dada a sua implantação e números é praticamente imparável.

      Eliminar
    12. A propaganda do estado lampiânico quer agora fazer passar que o Sporting não foi campeão por culpa própria, para esconder que tiveram ajudas externas.
      A maioria dos sportinguistas sabe bem porque o Sporting não foi campeão... nós fizemos o nosso trabalho e bem, amealhando os pontos necessários para ser campeão em qualquer liga e batendo o nosso record de pontos. Mas houve outra equipa com o pior plantel dos últimos anos e mesmo com 3 derrotas contra os grandes, pulverizou esse record, o record de Mourinho, do porto campeão europeu. Parece que o treinador "Special 2" está a ser disputados por todos os colossos mundiais... ahahahah!

      A receita para a vitória foi:
      - Vouchers
      - Vitó Pereira/Controlo da Liga, FPF e seus órgãos.
      - Carvão na CS, toda controlada pelo estado lampiânico, menos ONojo (tripeiros) .
      - Política de alianças com os chamados clubes pequenos.
      - Maior flexibilidade na calendarização dos jogos.
      - Jorge Mendes.
      - Famosa vaca lampiã.

      Eliminar
    13. Faltou-me acrescentar que sem estas "ajudas", o carnide tinha ficado a lutar com o Braguilha e o Arouca pelo 3º lugar.

      Eliminar
    14. Vocês deviam era meditar naquilo que aconteceu durante toda a época, enõa nos últimos 4 jogos em que foram ajudados em 2, em vez de se armaram aos calimeros.

      O vosso CV deste ano fala por si!


      O CV do Sportém em 2015/16
      Na Europa...
      Vitória sobre o CSKA por 2-1 - golo da vitória aos 82 minutos.
      Derrota 3-1 com o CSKA - fora da Champions.
      Derrota com o Lokomotiv em casa por 3-1, para a liga Europa.
      1-1 com o Besiktas.
      3-0 derrota com o Skenderbeu na Albania! A 1ª vez que um clube albanês venceu.
      2 Derrotas com o Bayer Leverkusen por 0-1 e 3-1 e o adeus à liga Europa.

      Em Portugal...
      Em Tondela 1-2 - golo da vitória marcado de penalti (xistralhada) ao 90+6 minutos de jogo.
      Em casa com o Paços de Ferreira, 1-1.
      Em Vila do Conde vitória sofrida de 1-2.
      1-0 - ao Nacional da Madeira, em casa, golo do 'chinês' Montero a 4 minutos do fim.
      0-0 - no Boavista.
      1-0 - ao Estoril Praia, em casa. (marcam de penalti após fora de jogo não assinalado)
      1-0 - em Arouca, golo da vitória em período de descontos logo a seguir ao árbitro perdoar-lhes um penalti claro.
      1-0 - em casa com o Belenenses - golo aos 90+4 - de penalti após a celebre mão de Tonel.
      Derrota de 1-0 no União da Madeira.
      3-2 - ao Braga com uma arbitragem miserável de Jorge Sousa. Golo da vitória em cima dos 90 minutos.
      4-3 derrota em Braga para a Taça de Portugal
      2-2 em casa com o Tondela. Pressão inacreditável sobre o árbitro.
      2-0 - derrota com o Portimonense.
      1-0 - em Arouca para a taça da liga, golo da vitória perto do fim.
      3-2 - à Académica - golo da vitória (pelo 'chinês' Montero) aos 84 minutos.
      0-0 - em casa com o Rio Ave.
      0-0 - em Guimarães.
      0-1 - com o Benfica, essa equipa pequena.
      1-2 - no Estoril. Penalty claro de Coates por marcar. 2 penalties por marcar contra o sporting. Digo eu e disseram os jornais.
      0-1 – no Moreirense. Bruno Paixão. Vitória com golo de Slimani em flagrante fora de jogo. Agressão de Coates sem consequências disciplinares.
      1-3 com o Porto. Com o resultado em 1-2 o árbitro não assinala uma penalidade escandalosa e a expulsão do Coates. O Sporting passava quase toda a 2ª parte a jogar com 10.

      Sem as ajudas ficavam atrás do Porto.

      Eliminar
    15. loooooooooooooooooooooool

      pausa para rir.

      rindo ainda.

      sem ajudas ficávamos atrás do Porco? espera aí e vocês?

      Eliminar
    16. Bem vamos falar de ajudas á agremiação corrupta?! Seu monte de esterco desonesto?!

      Tondela - Golo do Tondela com 4 irregularidades!
      Paços de Ferreira - 1 penalty por assinalar (ficou 1-1)
      Boavista - golo Mal anulado (ficou 0-0)

      Estes são apenas alguns dos casos em que fomos prejudicados!

      Vamos la á agremiação corrupta:

      Estoril - Penalty de Luizão quando estava 0-0 e consequente expulsão perdoada (começou logo na 1ª jornada)
      Paços de Ferreira - penalty inexistente sobre Jonas que dá o 2-1 ( o jogo estava bem difícil)
      Nacional - pelo menos 1 penalty escandaloso perdoado com 0-0 no Marcador!

      Aqui não enganas ninguém! Não passas de um monte de esterco desonesto! Assim como os da tua laia!

      Eliminar
    17. Nem mais, Manuel. Está a verdade aí toda escarrapachada.
      Mas a carneirada, por 3 ou 4 jogos bem conseguidos e alguns deles no final da época contra equipas Bs da primeira divisão, criou a ilusão que foi assim a época inteira.

      Eliminar
    18. Tonybarraca, nessa estratégia esqueceste de colocar o Bryan Ruiz.

      Eliminar
    19. Mas será possível que o Visão de Mercado esteja constantemente a deixar fugir o Manuel Lunático?
      Ó Visão de Mercado, dá para ver que o vosso sistema de segurança é permissivo, na mesma medida que a caixa de comentários é seletvi... perdão, repressiva!

      Eliminar
    20. Alguém tem aí outro link para o 'Liga Voucher 2015/2016: Cronologia de um Campeonato Forjado'? Parece que a Sport tv está muito preocupada com a publicidade negativa que pode advir do facto de as pessoas verem o seu principal produto como aquilo que realmente é, uma farsa:

      "Liga Voucher 2015/16: Crono..." Este vídeo já não está disponível devido a uma reivindicação de direitos de autor apresentada por SPORT TV Portugal, SA.

      https://www.youtube.com/watch?v=SrRei9-RP_0

      Eliminar
    21. Não vi, se arranjares o link, mete aki sff.

      Eliminar
    22. Está aqui:

      http://antibenfica.com/liga-voucher-201516-cronologia-um-campeonato-forjado-2/

      Mas apressa-te, que a Sport TV está a mandá-los abaixo em todo o lado :)

      Eliminar
    23. Obrigado já vi.

      É engraçado que já se começa a ver mais movimento da parte dos tripeiros em denunciar esta miséria.

      Mas não acredito que vá mudar nos próximos tempos.

      Enquanto não houverem cabeças a rolar vai continuar tudo na mesma.

      Eliminar
  11. Justificou, sem margem de dúvida, os 5M de euros. Para além da valorização dos jogadores técnica e tacticamente, que é evidente, é preciso ter em conta o impacto que teve e terá em toda a estrutura do Sporting para o futebol e que não é visível do exterior.

    O desenvolvimento de uma estrutura sólida e com estratégia para o futuro era o maior handicap do BdC, devido à inexperiência que tem no futebol, por isso a contratação do JJ foi uma fabulosa decisão (e um erro colossal do FCP), porque ele é muito mais do que um treinador. O dinheiro que iremos poupar/ganhar em contratações falhadas/acertadas irá superar em muito os 5M de euros.

    O scouting esta época também melhorou significativamente e provavelmente devido à influencia do JJ. Os reforços foram quase todos excelentes, se bem que me assustou o facto de termos estado interessados no Marega e no Suk (obrigado FCP).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Francisco. Schelotto, Bruno César, Coates e Marvin... todos vieram para somar.

      Eliminar
    2. Sim, mas quando o anterior treinador pediu reforços... Podence, Gelson, Francisco Geraldo, Iuri Medeiros, Tobias Figueiredo, Chabi, Wallison, Dramé, Slavchev, Ryan Gauld, Rabia, Sacko e André Geraldes (https://www.youtube.com/watch?v=M2EPxV5vgpc)

      Eliminar
    3. No Sporting fomenta-se um crescimento sustentado dos atletas, näo é usá-los como mercadoria como faz o venfique.

      Eliminar
  12. Não há dúvidas nenhumas a esse respeito, só a entrada directa na Champions ou a valorização do Ruben Semedo e João Mário (ambos com inegável dedo de JJ), pagam os salários de JJ até à reforma.

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  14. As pessoas têm mesmo memória de galinha... É o que me apetece dizer.
    CARO? Caro é isto:

    Treinadores do Sporting:
    2009/10 - Paulo Bento, Leonel Pontes e Carlos Carvalhal
    2010/11 - Paulo Sérgio, Alberto Cabral e José Couceiro
    2011/12 - Domingos Paciência e Sá Pinto
    2012/13 - Sá Pinto, Oceano, Frank Vercauteren e Jesualdo Ferreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mto bom Travenca! Completamente de acordo...

      Eliminar
    2. Interessante que à época todos esses só perdiam com JJ devido ao colinho. Nessa altura o JJ não era o supra sumo que é agora? Aprendeu tudo nas férias?
      Resumindo... Vocês perdem sempre e as desculpas são sempre as mesmas.

      Eliminar
  15. Também concordo que possa valer os 5M visto que não há treinador que deixe o Sporting mais perto de vencer o titulo.
    Quero deixar uma nota em relação ao texto MdC: WC não valorizou, ele desvalorizou porque fez uma época miserável. Não tenham memória curta.
    Os outros falados no texto valorizaram, o Slimani e o JM valorizaram exponencialmente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. WC teve uma primeira metade de época muito abaixo das expetativas. Em parte, explica-se pela lesão, depois pela dificuldade em adaptar-se ao que JJ exigia dele. A segunda metade de época foi boa, e este final, então, foi fantástico.

      Pedro, curiosamente, teve os mesmos problemas com o Marco Silva. A primeira metade de época foi fraca, mas aí não perdeu jogos nem a pré-temporada. Na minha opinião, o Leonardo Jardim foi o principal valorizador do William, mas acho também que ele vale hoje mais do que valia há um ano.

      Eliminar
    2. Pedro Moutinho posso te garantir que o William chegou a Alvalade com a perna feita em m*rda depois do Euro sub-21. Agora, concordo que não fez uma época nada de especial para o impacto que teve no primeiro ano.

      Eliminar
    3. Nem mais PM.
      E mais, WC veio a melhorar progressivamente na 2ª segunda volta do campeonato. Em Agosto, há mais.

      Eliminar
    4. Falamos de um W.Carvalho que esteve 2 épicas sem férias, se lesionou num euro em que levou Portugal às costas e apenas falhou uma penalidade porque o Bernardo se mijou pelas pernas abaixo.

      Recuperou lentamente da lesão e voltou a ser decisivo.

      Vai ao Euro, desta vez com os AA com toda a justiça, onde deverá previsivelmente voltar a ser o boss do meio campo da selecção.

      Espero que não se lesione e fique para ser campeão na próxima época.

      Eliminar
    5. "Espero que não se lesione e fique para ser campeão na próxima época."

      Vai ser bicampeão, é isso Valdemar?

      Valdemar Iglésias: "Este ano, seremos campeões."
      http://oartistadodia.blogspot.pt/2016/02/a-comissao-de-bruno-cesar.html 17.02.2016

      Valdemar Iglésias: "O Sporting vai ganhar o campeonato"
      http://oartistadodia.blogspot.pt/2016/03/balanco-das-arbitragens-25-jornada.html 12.03.2016

      Valdemar Iglésias: "Mas vamos ser campeões mesmo assim."
      http://oartistadodia.blogspot.pt/2016/03/a-culpa-e-de-quem-voces-sabem.html 15.03.2016

      Valdemar Iglésias: "Este ano seremos campeões. Repito."
      http://oartistadodia.blogspot.pt/2016/03/os-horarios-da-28-jornada.html 23.03.2016

      Valdemar Iglésias: "O Sporting vai ser campeão este ano. E depois vão ter que guardar a viola no saco."
      http://oartistadodia.blogspot.pt/2016/03/a-recandidatura-de-bruno-de-carvalho.html 28.03.2016

      Valdemar Iglésias: "E vai ser campeã à frente de quem diz que está em contenção, mas investe tanto como noutras épocas."
      http://oartistadodia.blogspot.pt/2016/04/jorge-jesus-no-porto.html

      Eliminar
  16. Na minha opinião os 5M de vencimento exigiam a luta pela titulo de forma inequívoca. E isso foi conseguido, sem dúvida. A valorização dos jogadores (Slimani + que duplicou os golos) também me parece clara e evidente. Agora o que eu acho é que o treinado é pago para treinar e não para andar armado em vedeta em cada conferência de imprensa. Penso que deve ser revista a forma de comunicar do clube, quer o JJ quer o BdC precisam de melhorar nesses aspeto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, mas no caso de JJ duvido que alguma vez mude. É o feitio dele, será sempre assim. Quanto a BdC, que seja melhor aconselhado ou que, tendo bons conselhos já hoje, os comece a ouvir rapidamente.

      Eliminar
    2. Nem mais.. As pessoas aprendem com os erros e BdC e JJ não serão excepção.

      Eliminar
    3. O problema é que são dois a falar contra uma horda espalhada por toda a CS

      Eliminar
  17. Jesus falhanço? Por mim assinava já por mais um ano e até lhe dava 10% de aumento.

    Só não entendo é o Pinto da Costa. Então anda atrás do perdedor em vez de querer o professor vitória? Está mesmo a perder faculdades...

    ResponderEliminar
  18. JJ é o melhor treinador em Portugal. Todos esses elogios já eram merecidos e toda essa valorização de jogadores já existia quando ganhava 4M no Benfica... E nessa altura criticavam.
    JJ pagou o seu contacto... E RV?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem todos têm uma estrutura para ganhar campeonatos com treinadores com potencial mediano.

      Eliminar
    2. RV? Aqui fala-se de futebol. Para falar de carrinhas, é favor dirigir-se a outros sítios.

      Eliminar
    3. Quando o JJ andava no Benfica, todas as pré épocas eu andava mortinho que ele fosse recambiado para fora do país.

      O RV é um treinador mediano, apesar de ter mérito em manter o mesmo modelo de jogo da época anterior, o resto do mérito vem da estrutura do Benfica que apesar de tudo actualmente é organizada (tal como era a do FCP nos anos do apito dourado).

      Eliminar
    4. Mandem abaixo os vouchers, a corrupção, e as putas do Carnide. E longa vida ao professor Rui. São os meus desejos!

      Eliminar
    5. Subscrevo, JJ é o melhor treinador em Portugal.

      Mas Francisco Lima discordo que o modelo de jogo seja o mesmo. Existem diversos momentos de jogo em que o modelo é diferente do da época anterior (e diferente do modelo do Sporting desta época), por exemplo, a forma como sai a jogar, a reacção à perda da bola, a (menor) pressão sobre o portador...

      Sem qualquer ironia, ao nível do "jogo jogado" JJ foi a melhor contratação do Sporting. Mas parece-me que deitou tudo a perder no "jogo falado", aquela de não o reconhecer como treinador....


      Eliminar
    6. Toda essa conversa acerca do RV é a mesma que tinham para o JJ. Ainda bem que não aprendem.
      Fernando 4os da Champions.
      Ricardo olhem para nós. Por bestas como você é que o título do RV cai que nem ginjas... Para você fica a amêndoa entalada. Quer falar de futebol? 6o UEFA... 4os da Champions. Foram vouchers!
      Fernando é mediano mas quem as mete lá dentro são os jogadores. Já sei que os vossos são sempre melhores... Pena que ninguém note... Cá dentro a culpa é do VP lá fora é a Gazprom. Nunca são vocês que se imaginam melhores do que realmente são. Depois vem o Bayern e leva o Renato... Como vocês não conseguem perceber dizem que foi a propaganda.
      Bernardo isso era exatamente o que dúzias do JJ neste dia há um ano...
      Olhem para nós... Eles vêem um sistema com 1gr 4defesas 4medios e 2avançados e para eles é logo igual ao JJ. Aliás ele foi o criador do 442.

      Eliminar
    7. Nuno, sabes como é...ele Cria e os outros copiam! Por isso é que ele ganha...o Globo de Ouro!

      Eliminar
  19. É boa a análise Mestre, há várias formas de ver isto de forma positiva, ou menos positiva pois podes sempre argumentar que do outro lado com um treinador mais barato tiveram na mesma resultados bons.

    Daí que esta análise para mim tem de ser feita de outra forma. É sustentável pagar 5M por um treinador que dá garantias? Para mim sim, mas os R&C e resultados desportivos dos próximos 2 anos vão mostrar (ou não) isso. Pagas bem e acima do mercado mas se garantires sistemáticamente a LC, com futebol vistoso para ter os adeptos com a equipa, com sistemática probabilidade em ser campeão e com valorizações de jogadores, tens tudo para ter sucesso desportivo e financeiro.

    Agora se isto for assim o que falhou no SLB para querem abandonar este modelo de sucesso? O SLB tem para mim um "segredo" que não consigo compreender, ao sucesso desportivo na era de JJ, nunca aliou um sucesso financeiro digno de registo, por mais que fizessem vendas. E a grande questão é, para onde foi o dinheiro? Eu tenho teorias, mas sinceramente não é um problema meu e por isso nem vale a pena alongar sobre esse tema.

    SL

    PS: cuidado com o carvão, para avaliar estes 2 dias pós triunfo, parece que não vão abrandar nem em férias.

    ResponderEliminar
  20. Nao brinquemos ao futebol. O Sporting joga que se farta e falhou? O Sporting neste momento e so o principal candidato a ser campeao no próximo ano, isto quando ha um tricampeão. Esta tudo dito.

    ResponderEliminar
  21. Nao brinquemos ao futebol. O Sporting joga que se farta e falhou? O Sporting neste momento e so o principal candidato a ser campeao no próximo ano, isto quando ha um tricampeão. Esta tudo dito.

    ResponderEliminar
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  23. Veja-se lá que a CMTV já foi pedir a opinião a esse grande génio na arte de treinar que é o Vítor Oliveira.
    Portanto, a CMTV, depois de pedir a opinião ao Rei das Subidas, vai ter que exercer o direito ao contraditório, pedindo a opinião abalizada desse outro grande mestre da tática: quem mais senão Luís Campos?

    ResponderEliminar
  24. Se há equipas de futebol onde se nota o dedo do treinador é nas equipas treinadas pelo JJ.Ao vivo lembro-me de ver o Moreirense-Sporting e de ver o Belenenses-Sporting,final da taça,e não esqueço as dificuldades que o Sporting teve para vencer esses jogos nem da qualidade do futebol praticado com tão pouca matéria-prima !...

    Depois lembro-me dos grandes jogos do Braga contra os grandes e de um jogo em Milão que foi do melhor que já assisti por uma equipa portuguesa contra um colosso mundial.

    Agora se me perguntarem se 5 milhões de euros é muito para quem só venceu uma supertaça,eu digo que sim.Mas também se pode fazer outra pergunta,o plantel do Sporting não vale muito mais agora do que há uma época atrás ?,claro que vale.

    Para a próxima época temos de manter os melhores jogadores,reforçar o sector atacante e assim será cada vez mais difícil a equipa da APAF ganhar campeonatos.

    ResponderEliminar
  25. O jesus desde que chegou n fez mais nada que rebaixar o Sporting, são dezenas de comentarios nesse sentido, o Sporting antes dele não existia, não era nada.

    Plantel so sporting n presta? loool

    Deprimente não só como mamam e calam como ainda o tentam endeusar.

    Boa sorte para o ano em terem 8 penaltis perdoados em jogos com o benfica e porto como tiveram este ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 8? Só? Não foram 16? Ou 32?

      Nesse mundo imaginário onde vives...?

      Eliminar
    2. Por falar em mundo imaginário....

      Valdemar Iglésias: "Este ano, seremos campeões."
      http://oartistadodia.blogspot.pt/2016/02/a-comissao-de-bruno-cesar.html 17.02.2016

      Valdemar Iglésias: "O Sporting vai ganhar o campeonato"
      http://oartistadodia.blogspot.pt/2016/03/balanco-das-arbitragens-25-jornada.html 12.03.2016

      Valdemar Iglésias: "Mas vamos ser campeões mesmo assim."
      http://oartistadodia.blogspot.pt/2016/03/a-culpa-e-de-quem-voces-sabem.html 15.03.2016

      Valdemar Iglésias: "Este ano seremos campeões. Repito."
      http://oartistadodia.blogspot.pt/2016/03/os-horarios-da-28-jornada.html 23.03.2016

      Valdemar Iglésias: "O Sporting vai ser campeão este ano. E depois vão ter que guardar a viola no saco."
      http://oartistadodia.blogspot.pt/2016/03/a-recandidatura-de-bruno-de-carvalho.html 28.03.2016

      Valdemar Iglésias: "E vai ser campeã à frente de quem diz que está em contenção, mas investe tanto como noutras épocas."
      http://oartistadodia.blogspot.pt/2016/04/jorge-jesus-no-porto.html

      Valdemar Iglésias: "O "nosso" Enzo, que por cá tinha o manto protector, mas chegou a Espanha e a mesma bitola o fez ser expulso não sei quantas vezes nos primeiros jogos."
      https://oartistadodia.blogspot.pt/2016/05/jogadores-do-mes.html?showComment=1463248276000#c8447966883910834481
      Quantas expulsões foram mesmo?

      Eliminar
    3. Já estou como o JF, eheheh.
      As profecias do Valdemar saíram todas furadas.

      Eliminar
    4. Chiça... Cada tareia que o Valdemar leva.

      Eliminar
    5. Qual tareia? As vossas baboseiras têm algum valor? Ninguém aqui quer saber da vossa cartilha.

      Eliminar
    6. "vossas baboseiras"
      "vossa cartilha"

      Citações de um sportinguista e são nossas as baboseiras? AHAHAH

      Andam todos desorientados, pobrezinhos.

      Eliminar
  26. ui Vitoria treinador à benfica, Jesus treinador à Sporting.

    Jorge Jesus:
    «Mas há comparação? Eu crio, outros copiam»

    «No Benfica fui o treinador mais vencedor, com 11 títulos em seis anos, isso é que vai ficar para a história, o resto é normal, saí para um clube rival e é normal que as pessoas não tenham gostado. Tenho de continuar a trabalhar como fiz este ano no Sporting e recuperar este grande clube como fiz quando cheguei ao outro»


    Não há palavras.

    Pela primeira vez na historia da humanidade a copia saiu melhor que o original.
    O Jorge não se lembra, mas o resto do mundo lembra-se, que todo o universo benfiquista queria que ele fosse para a rua, e só não foi graças a um tipo, um Vieira, que o segurou. Como é que o Jorge na cabeça dele acha-se como o grande obreiro da recuperação do Benfica é algo que teria que ser estudado, sendo que o mesmo gaba-se de ser um "case study", logo, tudo bate certo.

    Resta-me fazer um copy&paste de algo escrito no inicio da época em resposta ao endeusamento do chiclete e ataque ao Rui Vitoria e estrutura do Benfica por parte de lagartos, tripeiro e infelizmente alguns benfiquistas.

    “Nas 6 épocas de Jesus, só por uma delas o Benfica teve um plantel superior e mais valioso que o do Porto”

    É engraçado que no 3 títulos do benfica só uma vez é q o Porto ficou em segundo, nas outras ficou o Braga e o Sporting. Está tudo dito sobre a valor dos planteis do Porto. Nos últimos cinco anos o benfica fez 47 pontos na champions o Porto fez 40. Tudo dito outra vez.

    0 Jesus ganhou 3 dos 4 títulos do viera? Em 2013 as contas eram estas, mas nunca as vi, não dava jeito se calhar:
    O Vieira em 12 anos ganhou 2 títulos, 1 com o Jesus q foi treinador durante 4 desses 12. E prontos o Jasus já n parece o salvador da pátria pois n? Parece mais é um coveiro.

    Investimento no Benfica:
    2002 – 175 mil euros ; 03 – 1 milhão ; 04 – 5.45m ; 05 – 5.65m ; 06 – 11.7 m ; 07 – 39.1m ; 08 – 26m ; 09 – 34.3m; 10 – 36.8m
    11 – 30.4m ; 12 – 26m ; 13 – 48.7m ; 14 – 39m; 15 – 15m

    Ou seja o Jesus foi campeão apos 3 anos de investimentos de 30 milhões por época e foi bicampeão apos 8 anos de investimentos acima de 30 milhões perto dos quarenta. Qual foi o outro treinador q teve recursos iguais? Noticia de ultima hora, se anualmente investires muito dinheiro na equipa, ano apos anos ela vai ficando mais competitiva.

    Pq é q ninguém fala no grande trabalho do Jesus no Porto? Hulk, James, Falcao, Mangala, Jackson, Anderson, Danilo, Pepe, Ricardo Carvalho, Alex Sandro, Moutinho, etc, etc… Todo este potenciamento teve certamente o dedo de Jesus, não pode haver outra explicação, ou então querem ver q os bons jogadores são isso mm bons jogadores?

    O Jorge Jesus é um bom treinador? É. Fez alguma coisa de extraordinária no Benfica? Não. Extraordinario foi o Koeman que eliminou os últimos 2 campeões europeus num ano em que o Benfica teve um investimento de 5 milhões, em que o meio campo era o Fernando Aguiar e um brasileiro como o cabelo louro que eu já nem me lembro do nome, perdeu o titulo para o Mourinho mas todos tinham perdido.

    Faz falta? É como o Rui Vitoria disse, não minha cabeça fazem falta o DiMaria, Matic, Markovic, Coentrão, Witsel, Enzo, Andre Gomes, Bernardo, Ramires etc… em 99º lá me lembro do Jesus.

    O Jesus recuperou o Benfica? Basquetebol, Andebol, Hoquei em Patins, Voleibol, Futsal, atletismo, camadas jovens, etc, etc… Foi o Jesus?

    Contra o Bayern o Benfica acabou o jogo com 6 jogadores abaixo dos 22 anos… Mas alguém tem saudades do Jesus?


    Rui Vitoria treinador à Benfica, Jesus treinador à Sporting.


    Façam bom proveito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Tadeu onde é que o SLB gastou 15M€ em 2015/16 !? multiplica isso por 3 sff.

      O resto não te preocupes que iremos aproveitar os 2 anos de contrato que restam a JJ.

      SL,

      Eliminar
    2. Mas alguma merda lampiã sabe o que quer dizer investimento?

      Eliminar
    3. Em períodos de austeridade os bois lampiões gastaram mais de 50 milhões de euros.Este Tadeu tem a mania que é fino mas anda sempre com os cornos cheios de Cornettos a cairem-lhe pela testa abaixo !..

      Eliminar
    4. quanta insanidade lampiã que para aqui vai.......

      Eliminar
    5. Ó Tadeu, eu sei que deves estar eufórico por terem ganho o campeonato sem saber ler nem escrever, mas ó pá, larga lá o garrafão, já lá vão 3 dias...

      Eliminar
    6. Specially for u, Tadeu:

      https://www.youtube.com/watch?v=ClwipDbgxiE

      Eliminar
  27. Mestre,

    Olhando para o que foram as últimas 14 épocas e comparando-as com a performance do Sporting este ano, obviamente que a minha resposta é sim.

    Os 40.000 de média de assistência, o número de pontos alcançados, o número de vitórias conquistadas e, sobretudo, o bom futebol que nos foi dado a ver ao longo da época em Alvalade, claramente dizem que a aposta fez todo o sentido e continuará fazer todo o sentido.

    Abdicar de Jesus neste momento é voltar à estaca zero, de onde partimos nas últimas 3 épocas.

    SL
    José

    ResponderEliminar
  28. lol! quando um gajo escreve que o Carnide só gastou 15 milhões na última época... está tudo dito! Pedro BERRA... ÉS TU?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um cão de fila rafeiro.Também deve ter sido jogador do Damaiense,o Suíno fazia de bola e este cepo de baliza.

      Eliminar
    2. Ele tem razão.. o SLV só gastou 15 milhões.. a comprar a bilheteira ao Boavista, Rio Ave, paços, a pagar os ordenados ao Belém, ao Setúbal, ao Marítimo... a comprar Djavans, Marçais, Deyverssons e Hortas!!!

      Eliminar
    3. ahaha bem mandado agora quid!

      Eliminar
    4. Agora junte-se os 28 Vouchers por jogo X 17 Jornadas e outros tantos no Seixal.. é claro que os 15 milhões foram bem aplicados.

      Eliminar
    5. no que é que dá? pressa em vender o quisto sanches.
      não há almoços grátis..

      Eliminar
    6. É um cão de fila rafeiro.Também deve ter sido jogador do Damaiense,o Suíno fazia de bola e este cepo de baliza.

      Eliminar
  29. Mestre, acho que parte de uma premissa errada, a de que este ano o Sporting partiu com um orçamento marginalmente inferior ao Benfica e significativamente em relação ao Porto. O Sporting partiu com uma massa salarial muito perto da dos rivais, mas com um investimento no plantel bastante inferior. Não nos esqueçamos que nos últimos 8 anos Benfica e Porto têm feito um investimento médio de 35M/época em reforços dos planteis enquanto que o Sporting só atingiu esse patamar num ano (2011/2012). O benfas em aquisições no ano de 2013/2014 quase 49M ; 2014/2015 39M e o Porto 2013/2014 27M e 2014/2015 - 43M..já o Sporting em 2013/2014 - 4M e 2014/2015- 12M. Já este campeonato 2015/2016 não tenho dados ainda..mas lembro que só o mexicano Jimenez custou 9M por 50% do passe. Jesus tem um efeito multiplicador porque aumenta o valor de todos os jogadores. É preferivel ter um jesus que valoriza todo o plantel do Sporting a auferir 5M do que gastar esses 5M num jogador que pode não render, que pode lesionar-se, que pode sair a custo zero..etc..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais. E que se viu. Valorização de JM, Slimani são exemplos disso.

      Eliminar
  30. Se é difícil dizer se é um valor alto ou baixo, parece lógico dizer que valeu a pena contratá-lo.

    O plantel do ano passado podia não ser tão bom, mas o 11 era melhor - em teoria - por tinha Nani, Carrillo e Cedric (que se tem ficado, hoje seria cobiçado pelos melhores clubes da Europa.

    A equipa jogou bom futebol (a média de assistências em vasa e fora comprova-o) e fez 86 pontos. Se outros não tivessem andado por aí a distribuir dinheiro por adversários (nossos e deles), teria sido o suficiente para ser campeão. Mas como é Portugal, ninguém leva a mal.

    Na Taça, fomos eliminados pelo árbitro em casa de uma das equipas finalistas.

    Na Taça da Liga, mantivemos a bitola dos últimos anos, numa competição menos, que tem de servir para ir rodando jogadores e metendo juniores e da equipa B.

    Fomos empurrados da Liga dos Campeões e na Liga Europa, apesar de dar jeito lembrar o jogo com o Skenderbeu, eliminámos a melhor equipa turca e fomos ganhar a uma das melhores equipas russas. Isto depois, de na pré-eliminatória da Champions termos sido roubados contra a melhor equipa da Russia (salvo se a última jornada disser o contrário). A eliminação pela 3ª melhor equipa alemã não deslustra.

    E se isto foi o resumo da nossa prestação nas provas, depois há tudo o resto. A valorização de jogadores como Slimani, Adrien, João Mário ou William. A melhoria de alguns, como Paulo Oliveira ou Naldo. A aposta em Gelson, Ruben Semedo ou Matheus (em menor escala). A transformação do Galgo num lateral direito fiável. A recuperação do Teo, depois da fase má em que parece que estava lesionado e não queria ser tratado cirurgicamente.

    E tudo isto debaixo de fogo, com processos, mentiras, jogo sujo... Podia ter sido mais contido? Podia, e talvez devesse. Mas se mesmo para nós é difícil conterão-nos para não responder a esta escumalha que aqui vem meter nojo, como seria àquela escala?

    No final de tudo, mesmo não ganhando o título, valorizou o clube e jogadores e conseguiu o apuramento para a Champions. Não sendo o cenário perfeito, é aceitável. Como ele diz: pagou-se. E como se pagou, acho que faz todo o sentido continuar com ele. Um bom treinador é o que valoriza e melhora os seus jogadores. E esses treinadores pagam-se. Se custam 4,5 ou 6M, isso já é assunto para o departamento financeiro. Treinadores baratinhas, há por aí muitos. Querem arriscar. Acham que algum faria este trabalho? Eu não. Aliás, o único ponto positivo desta farsa toda que fez com que não tenhamos sido campeões é o de que ele podia achar que o trabalho dele estava completo. E assim, podia tornar-se num título esporádico. Quanto mais tempo ele estiver no nosso clube, mais preparados estaremos para ganhar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só vou constatar que a melhor equipa turca e russa são aqui classificadas dessa forma de acordo com a classificação do campeonato.
      Aplicando essa coerência a Portugal temos que?

      Eliminar
    2. Tens razão. Não sei se o Besiktas e o CSKA andaram a pagar aos Tondelas e aos Guimarães lá do sítio para ganharem aos adversários nem se controlam os árbitros lá do sítio. Não os posso classificar dessa forma. Pronto, fomos atirados fora da Champions contra o provável campeão russo e eliminámos o que viria a ser o campeão turco. Contente?

      Eliminar
    3. Lição 1 de sportingismo: Quando confrontado com a própria lógica e contradições escrever vouchers.

      Eliminar
    4. Preço desculpa mas esqueci de responder à questão. Comente? Claro... Tricampeão.

      Eliminar
    5. No dia em que fores alguém para dar lições de lógica a alguém eu aviso. O tipo que dizia que o Rio Ave tinha ficado para trás por ter poupado jogadores contra o Venfique. Tem juízo.

      Disse alguma mentira? Não. Então, andor!

      Eliminar
  31. Mestre para mim valeu todos os Milhoes gastos nele, se reparares a opiniao dos benfiquistas e de todas as noticias que vem saindo cá para fora, Rui Vitoria nao ganhou por ser melhor, nao foi por causa do excelente futebol apresentado ( nao houve posts sobre isso durante toda a epoca, ao contrario do que se sucedia na altura de JJ em que falavam de rolo compressor ) ninguem veio elogiar a excelente capacidade de RV, todas as afirmações foram no sentido de jogar abaixo JJ, por ex a questão de ter deixado Paulo Lopes ser campeão, de ter "apostado" na formaçao, de ser um excelente lider e que ouve os seus jogadores, como quem diz tudo o que JJ nao era, por isso este titulo foi uma demonstração de "força" da estrutura e nada mais.

    ResponderEliminar
  32. O Mestre é muito bom a analisar números, e a dissecar o "carvão" da Máquina de Propaganda Lampiónica, mas muitas vezes falha no raciocínio lógico...
    Então se na sua opinião se justifica "sem hesitações" a continuação do treinador na próxima temporada, pelos 5 milhões de euros de salário que auferiu na temporada anterior, daqui imediatamente se infere que o próprio justificou os 5 milhões de salário que auferiu na temporada finda, pois fez um trabalho tão bom que (mesmo sem a vitória na hiper manipulada Liga Vouchers)o mesmo não pode deixar de ter continuação...
    Um raciocínio não pode ser separado do outro...
    Se ele merece os 5 milhões pela próxima época, cujos resultados ninguém pode saber, é lógico que mereceu os 5 milhões pelos resultados (recorde) que todos conhecemos (e o próprio Mestre explicou melhor que ninguém o "factor apafiano")...
    Jaques

    ResponderEliminar
  33. Há coisas que nenhum curso dá. Aliás, basta vermos que todos os treinadores da I Liga têm o mesmo curso, mas depois há aqueles que vão um pouco mais além.
    Por vezes perde-se alguma (boa) informação sobre determinados assuntos, porque o ruído que gravita à volta do todo é demasiado...
    Necessitamos destes "ratos" da vida para voltarmos a entrar nas contas do titulo.

    Ora vejam lá:


    Este tipo de constatações deveria ser suficiente para perceber o quanto ainda tem a "estrutura" do Sporting a aprender...

    "08.01.2016
    Jesus: «Para a maior parte dos treinadores, falar de corte da relva é chinês»"
    Sempre atento aos pormenores, Jorge Jesus considera que questões como o corte da relva são fundamentais para o rendimento das equipas. O técnico lembra que nem todos os treinadores têm essa preocupação.

    "Corte da relva… se começar a falar de pentes de relva, pente 19, pente 18. Eu deixo ir até ao 21. Mas se calhar o que estou a dizer para a maior parte do treinador é chinês. Isto faz diferença, porque o ritmo de jogo varia conforme o corte da relva", garantiu em entrevista à SIC.

    Para o treinador do Sporting, as competições de um treinador de topo hoje em dia são muitas. "Treinador de topo tem de ter muitas competências para além do treino. Perceber o que é a estrutura, organizá-la. Da área dele, não do clube, isso é para a SAD. Temos de escolher as pessoas certas e potencializar as ideias".

    ResponderEliminar
  34. Vale cada cêntimo gasto.

    Foi o que sempre defendi para o Sporting. É um cliché mas é verdade, um bom treinador faz de um conjunto de pinos uma boa equipa, um mau treinador faz de um conjunto de grandes jogadores uma equipa de falhados.

    O treinador é a variável que mais influencia o valor do nosso plantel, que engloba os activos da SAD mais valiosos. De um ponto de vista financeiro, é um excelente investimento. Considero o JJ o melhor treinador do mundo para treinar em Portugal. Para os labregos convém deixar isto bem explícito, não o considero o melhor treinador do mundo, mas para treinar em Portugal é impossível encontrar melhor.

    Ele que fique cá, pelo menos até ao final do seu contrato. Se for possível que se renove.

    ResponderEliminar
  35. Este plantel tem mais soluções, sobretudo no centro da defesa. Mas com carrilo e nani, Jesus era campeão com 10 pontos de avanço. A resposta é sim, porque este Sporting domina qualquer equipa em Portugal e joga muito a bola. Facilmente se vende um jogador por 30 milhões por ano com Jesus a treinador. Os títulos virão logicamente, o que não significa que Marco Silva não tenha feito um bom trabalho. Mas o Sporting do ano passado perderia por 3-1 contra o Sporting deste ano :)

    ResponderEliminar
  36. Na minha modesta opinião, o Jorge Jesus é um treinador barato para o que deu e virá a dar ao Sporting.

    ResponderEliminar
  37. Como alguém já escreveu... "baratinhos" foram o Paulo Serge, o Couceiro, o Choramingos, o Verkauten, o Jesualdo...

    Enfim! No futebol como na religião... há um antes e pós Jeses!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Interessante é que esses todos só perdiam para JJ devido ao colinho... Pelo menos se formos ver os comentários da altura.

      Eliminar
  38. Para mim valeu, vale e vai valer todo o dinheiro que ganha! Que fique por muitos anos!

    ResponderEliminar
  39. Mesmo sem ganhar o campeonato, dada a potencial valorização de activos na equipa, Rúben Semedo, Adrien, João Mário, Gelson e Slimani...

    Creio que Jesus vale o dinheiro que ganha, com ele há futebol, nota-se domínio de jogo no Sporting em comparação com os rivais, a valorização dos jogadores é apenas uma consequência da qualidade evidente que o Sporting demonstra jogo após jogo, Jesus consegue explorar as melhores características dos seus jogadores e valoriza-los.

    prefiro ter um treinador destes a ganhar 5 milhões, com a equipa a jogar futebol, e a ter facilidade em vender 2 ou 3 jogadores por mais de 30 milhões de euros, do que ter treinadores baratos, ser menos competitivo na liga e os jogadores não atingirem um valor de mercado significativo...

    Já nem vou pelo facto de o Sporting se ter qualificado directamente para a Champions quando tem menos orçamento que Benfica e Porto, Jesus claramente é um treinador que se paga a ele próprio, vale bem o dinheiro que ganha e foi um investimento certo seguro da direcção do Sporting, creio que ninguém tem duvidas disso.

    ResponderEliminar
  40. Em quanto valorizaram o Paulo Oliveira, o Jefferson, o Carlos mané, o ewerton, o naldo, o André Martins, o Paulista ou o mini Messi?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No Sporting só podem valorizar 11 de cada vez, não é como certos clubes em que os jogadores podem sair por milhões mesmo sem terem jogado um unico minuto na equipa principal...

      Ossos do oficio, quando se é sério e não se entra em jogos da máfias dá mais trabalho enriquecer...

      Eliminar
    2. E para que fique claro oh palerma, estou a dizer com as letras todas que no teu clube se lava dinheiro!

      Eliminar
    3. Fizeste bem em explicitar, Ricciardo. Salvaste a vida a umas boas dezenas de neurónios, que bem lhe devem fazer falta...

      Eliminar
  41. Mas afinal um treinador de 5 milhões mais prémios é contratado para quê?
    Para ganhar, claro está.
    Ganhou? Não. Então foi dinheiro mal gasto.
    Ou vocês contratam treinadores para valorizar jogadores em detrimento do resultado desportivo? Espero que assim continuem por muito tempo, a valorizar jogadores e a entregarem-nos o título.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas afinal uma puta de 500 euros por mês, menos o dízimo para o nacional-benfiquismo, é contratada para quê?
      Para vir aqui dá-lo todos os dias, e aguentar os nossos abusos quando tá chato no trabalho ou estamos em casa sem nada para fazer.
      E dá-o? Sim, mas é muito reles e cheira mal. Então, foi dinheiro mal gasto.

      #Rudynaovale500

      Eliminar
  42. Coitado do Jay Jay ainda vai ter de trabalhar 4 anos no Desportivo Campo Pequeno para poder pagar os 14 Milhões ao Bieira!!

    ResponderEliminar
  43. Uma coisa não percebo, andam todos atrás do Jesus, mas o campeão não foi RV? ninguem o quer? será que depois de ser campeão fica somente com um ordenado de 2ª divisão?, não percebo

    ResponderEliminar
  44. Não sendo exactamente sobre o tema do post, mas de muitos comentários que li, confesso que nem li todos, há um reflexo generalizado em atribuir culpas à comunicação, que ajudou a unir o Benfica, etc ...

    A explicação para mim é bem mais simples:
    O Benfica teve uma serie de jogos em que os resultados foram bem melhores que a exibição e o Sporting inversamente teve uma serie de jogos em que foi melhor a exibição do que o resultado.

    O Benfica que tivesse, por exemplo, perdido pontos em Braga, Bessa ou Alvalade, jogos em que foi muito melhor o resultado do que a exibição.
    O Sporting que tivesse ganho ao União, ao Guimarães, ao Rio Ave, ao Benfica, jogos em que a exibição merecia outro resultado.

    E queria ver se nesta altura estavam a atribuir culpas à comunicação.

    É certo que é futebol, por vezes jogasse bem e perdesse e outras jogasse mal e ganha-se, mas tantas vezes e a dar sempre para o mesmo lado...

    ResponderEliminar
  45. Só mais uma nota, muito importante:

    Julgo que não haverá interessados no melhor treinador do campeonato (o que ganhou o titulo) e nem haverá interessados em desafiar o melhor Presidente (o que ganhou os últimos 3 títulos) e por isso nem tudo são más noticias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como diz o meu filho de 9 anos.....ohhhh pai com vouchers e árbitros destes ate o damaiense é campeão.
      9 anos e assim vai o desporto em Portugal

      Eliminar
    2. São filhos assim, sportinguistas por imposição dos pais, que quando começarem a cheirar um bocadinho a liberdade e se libertam das asas protectoras dos progenitores, viram Benfiquistas.
      Querem estar do lado dos vencedores e não se identificam com os primeiros dos últimos.

      Eliminar
    3. Que otário, este Rudolfo. Acredita mesmo nestas merdas que diz.

      Eliminar
  46. As melhores perguntas para o post:
    Depois de um ano de JORGE JESUS o antes e o depois:
    QUANTO VALIA SLIMANI e o q vale??
    Quanto valia joao mario??
    Adrien????
    Semedo???
    Quando tivemos o estadio prayicamente cheio tantas vezes???
    Jesus nao so valeub5 milhoes como vale 10 Milhões...... Para o ano quanto valerá gelson,iuri,ruben semedo????
    Eles ate tremem, sabem melhor q ninguem do q JESUS É CAPAZ.
    Sem vouchers contra JESUS nao teem direito a nada dai a grande luta.
    Presidente continua a malhar neles a desmacara.los

    ResponderEliminar
  47. E tal como havia referido no post anterior nao falhei, Bernardo fora, deus sanches in.
    Fernando Santos claramente teve receio de ser mordido pelos caes de fila.

    ResponderEliminar
  48. Saimos da liga dos campeoes como todos vimos,saimos da taca de portugal como todos vimos,ficamos em 2 lugar como todos vimos.Tudo com interferencia directa dos "senhores" de apito.O SCP,tal como JJ,foi uma vitima nisto e o trabalho e merito de JJ ficou ofuscado por esses ladroes.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um abraço solidário para vocês, vítimas de uma conspiração à escala global!

      Eliminar
  49. Aguardo ansiosamente pela explicação dos caes de fila....danilo,William, joao moutimho,adrien
    ......o sanches foi convocado pk???
    Sera para fazer dupla com ronaldo????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde que nenhum do Sporting se lesione, até podia ir o Ribeiro Cristóvão.

      Eliminar
  50. 11 milhões a apoiar diz o o Santos.

    Anda distraido ou a fazer mal as contas, precisa de um "briefing berras".

    ResponderEliminar
  51. Mestre, fiquei muito contente!

    Descobri que estou em 1755º lugar nas prioridades do tronco com olhos!

    ResponderEliminar
  52. mas o Porco Berra tambem comenta aqui ?? !!! arghhhhh

    ResponderEliminar