sexta-feira, 27 de maio de 2016

O grande desafio do defeso

Considerando que, este ano, os custos com pessoal do Sporting praticamente duplicaram em relação à época anterior, é muito pouco provável que a SAD esteja a equacionar um novo crescimento dos gastos com salários para 2016/17. Isto, no entanto, não quer dizer que não será possível reforçar a competitividade do plantel na próxima época: dependerá muito da capacidade que direção e equipa técnica tiverem de aplicar os recursos existentes de uma forma mais eficiente.

Segundo a edição de ontem do Record, a SAD quererá aliviar a folha salarial através da venda de jogadores que auferem vencimentos demasiado elevados para o rendimento desportivo que deram ao Sporting. Esses jogadores serão, mais concretamente, Naldo, Ewerton, Jefferson, Aquilani e Teo.

Ewerton e Jefferson são dois jogadores  de valia indiscutível, mas com problemas recorrentes de lesões que os tornam opções pouco fiáveis para as exigências de uma época inteira. A questão de Teo, Aquilani e Naldo é outra: são três dos atletas mais bem pagos do plantel e que, por isso, deveriam ter demonstrado uma influência superior na equipa ao longo da época.

A saída destes jogadores pode representar uma poupança em salários na ordem dos 10 milhões de euros. Ou seja, estamos a falar de mais de 20% dos gastos com pessoal num conjunto de jogadores que, com exceção de um, nem sequer são as primeiras opções para substituir os habituais titulares: Paulo Oliveira está à frente de Naldo e Ewerton na hierarquia dos centrais; Bruno César e Zeegelaar dividiram entre si praticamente todos os minutos da segunda volta na lateral esquerda; e Aquilani não foi opção na última jornada perante a ausência de Adrien, pois Jesus preferiu deslocar João Mário para o centro e colocar Gelson na direita.

O aumento de competitividade do plantel da próxima época dependerá, portanto, de dois fatores fundamentais. Por um lado, há que tentar evitar a saída dos jogadores mais influentes (que, na minha opinião, são Rui Patrício, Coates, William, Adrien, João Mário, Ruiz e Slimani) - o que, infelizmente, será difícil de conseguir a 100%, em função do mercado que os jogadores têm e das obrigações financeiras da SAD. Por outro, otimizar a utilização do orçamento existente. E, para isso, não bastará definir bem os elementos do plantel a dispensar: a parte mais difícil será não falhar na contratação de novos jogadores que efetivamente representem um aumento de qualidade em relação ao que tivemos esta época.

43 comentários :

  1. só o fim do contrato do labyad permite pagar os salários de quase todos. O pesadelo ainda não terminou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Godinhices ainda por resolver e bastante onerosas. Urge também solução definitiva para esses casos (tarefa nada fácil tendo em conta a especificidade dos imbróglios que são).

      Eliminar
    2. Sim, ainda há casos como os de Labyad e Miguel Lopes para resolver.

      Eliminar
  2. Restam 4 dias de contrato ao André Martins, a juntar aos supra mencionados Naldo, Ewerton, Jefferson e Aquilani...

    ResponderEliminar
  3. Sim, sim.. e só o apuramento da equipa para a LC via 2º lugar, 'obriga' a dar Meio Milhão ao WC de prémio!!

    E se fosse o FCP que fizesse uma coisa destas (descriminação ao resto do plantel) seria logo alvo da ira, do gozo dos sapinhos, rás e lagartos verdinhos, verdascos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Otário o contrato do André Silva não te diz nada?!

      Eliminar
    2. Otário tem mais a ver com osgas, lagartos, girinos, sapos, rãs, carneiros.. mas enfim!!

      Pelos vistos se o FCP passar à fase de grupos da LC, o André Silva vai receber um prémio individual de 500.000 Euros!!

      Ele é cada tonto..


      Eliminar
  4. Jogador que tambem subiu muito de rendimento e a meu ver manter o schelloto

    ResponderEliminar
  5. Jogador que tambem subiu muito de rendimento e a meu ver manter o schelloto

    ResponderEliminar
  6. O Orçamento deveria ficar como está, a rondar os 40 milhões, pois permite ao Sporting estar na mesmo degrau de qualidade me comparação com os rivais, mesmo tendo menor orçamento que ambos...

    Em relação a saídas, concordo com quase todas, acho que o dinheiro deve ser gasto em jogadores que apresentem qualidade e mais valia indiscutível, se der para conseguir mais negócios semelhantes ao do Coates com jogadores feitos a vir por empréstimo e opção de compra melhor...

    jogadores em fim de contrato é sempre um risco enorme, não se sabe bem com que motivação e condição física aparecem... alguns deles já mortos competitivamente e sem ganas de ganhar a não ser o salário, exemplos não faltam!

    O Sporting já tem uma espinha dorsal feita, se não sair ninguém do meio campo, (William e Adrien) é meio caminho andado para manter o nível da actual época...

    João Mário e Slimani vai ser difícil, um deles sai de certeza...

    Eu até gosto do Barcos, sei o que ele fez no Grémio e não tenho duvidas que se jogar com regularidade vai começar a marcar...

    Mas para ser efectivo em mais que uma competição, o Sporting precisará de outro nível no Ataque caso o Slimani saia... Spalvis não é jogador para chegar cá e marcar mais 10/12 golos na primeira época mesmo sendo regularmente utilizado.

    O Sporting para lutar pelo titulo precisará sempre de um avançado que marque 20/25 golos na liga, se não a coisa fica preta.

    ResponderEliminar
  7. Daqui uns já vão poupar também o ordenado do carillo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tenta ao menos aprender a escrever em português...

      Eliminar
    2. Já o do Tabarato continua a encavadela.Deixa estar que estão a chegar o gajo dos Gelados e o Jujijijjiccc.De resto quanto souberes da encavadela que o Cagaretto e o Cagilho vos pregou os teus cornos até vão mudar de cor.Nunca acabes !...

      Eliminar
  8. Mestre na minha opinião Teo é mais importante do que aquilo que nós pensamos e na ultima entrevista JJ confirmou isso, eu acho que os rumores dele sair sao mais carvao pq do feitio dele do que outra coisa qualquer mas pronto, alem disso se slimani sair Teo pode fazer a posição 9, que é a dele

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. Basta olhar para os seus números apesar da lesão. Se Slimani sair julgo que a importância de Teo será ainda maior. Assim ele queira. Perder a dupla de avançados titulares duma época para a outra não me parece nada aconselhável.

      Eliminar
    2. Sinceramente, não acho que seja só carvão...
      Pessoalmente, não gosto do Teo, é bom jogador quando lhe dá para ser. Ajudou-nos a ganhar os últimos pontos, verdade, mas acho que podia ter feito mais esta época.
      No entanto, percebe-se pelas várias declarações que faz, que JJ gosta bastante dele e pretende mantê-lo para a próxima temporada, portanto tudo acabará por depender da vontande de Teo.

      Eliminar
    3. Viu-se em Janeiro, apontaram-no a 20 clubes diferentes, diziam que o homem saia a qualquer momento, era para o rosario, para o river, para o cerro e sei la mais o que, depois viu-se.No unico ano em que nao mudamos de treinador e que podemos consolidar processos, nao vamos perder 3 jogadores da nossa dinamica ofensiva como JM, Teo ou Sli

      Eliminar
    4. sim, claro que há especulação e vai haver até ao início da temporada, é sempre assim. os jornais têm que sobreviver quando não há campeonato... mas mesmo assim, não sei se ficará. obviamente que se SLI sair, a eventual saída de teo vai ter impacto na dinâmica da equipa.

      Eliminar
    5. ate porque nao ha clubes sul americanos a oferecer o que queremos, que sao os 6 Milhoes, simplesmente nao tem esse dinheiro. as noticias da silly season vao ser os varios milhoes que o benfica vai fazer, os jogadores do sporting que querem todos sair do clube a força e no porto nem falam

      Eliminar
    6. obviamente.... carnide vai vender os excedentes por milhões, nós vamos "oferecer" jogadores por valores inferiores.. mais do mesmo!

      Eliminar
  9. Dá que pensar, 10M, ainda são 10M. Se calhar não ficávamos mais fracos e teriamos margem para ir buscar outro/outros jogadores...

    ResponderEliminar
  10. Sem dúvida que o sucesso no mercado e nas finanças dependem da eficiência nas dispensas.
    Existe um problema que tem sucedido recorrentemente, mais concretamente o facto de só conseguirmos colocar alguns elementos em janeiro ou nos últimos dias de agosto! Isso tudo custa € e qt mais cedo colocarmos os dispensáveis melhor...
    Fico à espera de como nos iremos mexer no mercado!

    ResponderEliminar
  11. Isto hoje está muito sossegado,presumo que a maior parte dos carnidenses estão a caminho de mais uma final da champions em Milão ou então estão a contar os yuans que o Vieira trouxe da China.

    A designação de Rei Midas está mesmo correcta, não é que o homem vai vender o Talisca e o Jonas ,não os vende e ainda por cima arranja um patrocínio de 100 milhões de euros pelo naming do Estádio.Fantástico Orelhas,melhor fantástico Correio da Manhã.Mais 100 milhões de Cornettos para os clientes do costume !...


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. King, cãezinhos de fileira tiveram direito a fazer ponte! O orelhas está um mãos largas!!

      Mas também já merecíamos algum espaço limpo de insanidade e ingorância

      Eliminar
  12. O que o Rascord escreve para mim vale zero.

    ResponderEliminar
  13. Não me parece que o Sporting consiga manter o plantel sem aumentar a carga salarial.

    Vários jogadores são aliciados com avultados vencimentos, devido à boa campanha realizada pelo SCP no campeonato.

    Logo não me parece que a política do bdc de não vender ninguém dê para conciliar com o não aumento dos custos com o pessoal.

    Aliás, na Abola já falam de uma renovação do Gelson que passará a ganhar 6 vezes mais.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cala te jf... isso é comer gelados com a testa. Eles assinam todos de graça e vão despachar o labyad que é o único culpado! Vai lá a agosto de 2015 ver como quem dizia que os custos iam aumentar comia gelados... neles os custos NUNCA aumentam... e como é óbvio vai vender os excedentários todos por muitos milhões... toda a gente sabe que eles só vendem pela cláusula (não viste o.... o ...)... quem não está mortinho por comprar os jogadores que levaram 3 do skenderbeu?

      Eliminar
    2. Por isso é que o Mestre apelidou a tarefa como "um grande desafio", ou seja é bastante difícil.

      É expectável que a carga salarial dos titulares suba, por causa de algumas renovações, por isso a massa salarial deve manter-se, visto que o Sporting deverá conseguir vender/colocar dois a três destes 5 jogadores: Naldo, Ewerton, Jefferson, Aquilani e Teo.

      Para além disso também é previsível que um dos melhores jogadores seja vendido (Slimani, João Mário, William, Rui Patricio, ou Adrien), o que equilibrará com a eventual contratação de um jogador com salário alto.

      Eliminar
    3. Mas ainda respondes a este suíno?

      Eliminar
    4. Aí tens razão.. Neno Martins. No Recreativo do Campo Grande são todos, todos bons, sérios, justos, honestos, puros, castos. Tudo boa gente. Até é por isso que vão processar os ex-Dirigentes todos... e todos os seus jogadores actuais são bons, foram bons ou virão a ser bons, que ninguém duvide. Azar que ninguém lhes pega, ninguém lhes oferece mais que 12/15 milhões !!!!

      O FCP foi o único, o único que lhes pagou mais por um jogador (17 milhões por uma maçã podre - Moutinho) e mesmo assim dizem mal. mal Agradecidos !!!






      Eliminar
    5. Pois foi quid. Foi o único! O United não pagou 25.5M pelo Nani nem 20M pelo Rojo. Aliás, eu acho que foi o porto que pagou e depois deu-os ao United...

      Eliminar
    6. 17 milhões limpos, limpinhos só o FCP vos deu a ganhar.. O Cristiano Rei Naldo dizem, só foram 9 milhões, o Nani nem 12 limpos.. e o Rojo, ainda ides ter de o pagar !!!

      Assim, que mantenho o FCP foi o vosso melhor comprador.

      Eliminar
    7. O Quid só quer ser nosso amigo. Dava-nos 18 milhões pelo João Mário e nós agradecíamos muito a gentileza, porque ainda era mais que o Moutinho.

      Volta bettencourt, contigo fazíamos excelentes negócios, salva-nos do terrível Bruno de Carvalho que absurdamente quer processar o Godinho Lopes.

      Eliminar
    8. Falo-vos de factos.. respondeis com ironias e mostrando a vossa ignorância.

      Dar 17 milhões por uma maçã podre.. não é qualquer um bom samaritano que o faz!!



      Eliminar
    9. Por essa ordem de ideias, o Benfica também nos fez um favor em levar o Carrilho, porque nos livrámos de um traidor sem qualquer custo. Muita gente dá bom dinheiro para se livrar de traidores e o Benfica não nos cobrou nada.

      Bravo Quid, obrigado por nos abrires os olhos com a tua vasta sapiência.

      Eliminar
    10. O FCP paga-vos 17 milhões por uma mação podre.. e tu respondes-me que o SLV vos aliciou um activo vosso e o levou por 00 milhões !!

      Agora é que não percebi nada.

      Eliminar
    11. Vou explicar melhor.

      O Carrilho é um "Traidor" e o Moutinho uma "Maça Podre".
      O Carrilho foi aliciado por Benfica e Porto tal como o Moutinho.

      Até aqui tudo igual.

      O FCP deu-nos 17 milhões, mas o Moutinho tinha mais anos de contrato e era melhor jogador que o Carrilho é actualmente.

      De qualquer forma, ponderando todos os factores, concordo contigo, o FCP fez-nos uma gentileza maior porque nos pagou pela Maça Podre. O Benfica apenas nos fez a gentileza de não cobrar para nos livrar de um traidor.

      Eliminar
    12. Francisco sem qualquer custo não. Vocês têm de lhe pagar o contrato TODO.

      Eliminar
    13. 5 mil euros de salário, multiplicados por 9 meses sem competir, dá 45 mil euros.

      Podemos considerar que é um valor insignificante tendo em conta o beneficio, nomeadamente atrasar consideravelmente a integração num clube rival que o comprou a peso de ouro.

      Aliás, o BdC, se pudesse, pagava de caras 45 mil euros ao Mitroglu, Lindelof e Samaris, para que se apresentassem em Junho com uma condição física equiparável a 9 meses sem competir.

      Eliminar
  14. Desses jogadores indispensáveis de quem o Mestre fala há 2 e particular que eu julgo insubstituíveis a curto prazo, o Adrien (a alma da equipa) e o Patrício (não conseguiríamos encontrar um guarda redes de baixo custo que fizesse o que ele faz). Quanto aos outros espero que não saiam, mas todos são substituíveis, uns mais que outros. O Iuri pode fazer o que o João Mário faz na direita (trabalhado pelo Jesus), o Coates e o Ruiz muito dificilmente saem.

    Alguém me arranja o link do texto do Eduardo Barroso desta semana da bola?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho precisamente o contrário, se o Sporting tivesse de vender dois dos melhores jogadores eu escolhia precisamente o Rui Patrício e o Adrien. Estão no auge do que podem valer e acho que é mais fácil substitui-los do que ao J. Mário, Slimani e William.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. IMHO actualmente Adrien (temos 50%) é o único que consegue fazer de William, portanto William (temos 100%), do núcleo duro, seria a saída menos importante, logo seguido de RP.

      Eliminar