sexta-feira, 6 de maio de 2016

O minuto de silêncio por Paraty em Alvalade

Quando uma pessoa morre, o princípio que costumo seguir é: "se não tens nada de bom para dizer, então não digas nada". Como tal, não fiz quaisquer comentários ao falecimento do ex-árbitro Paulo Paraty, por uma questão de civilidade e de respeito com a família e amigos do falecido, para quem a sua morte é uma tragédia pessoal que nunca se deseja a ninguém - ainda mais sendo alguém tão novo.

No entanto, não posso concordar com o minuto de silêncio que a Liga decretou para a próxima jornada, particularmente no Estádio de Alvalade. Paraty, enquanto ser humano, pode merecer todo o respeito por aquilo que terá realizado enquanto pai, marido, filho, amigo, filantropo, ou o que quer que mais tenha feito na sua vida particular. Mas este minuto de silêncio só acontecerá por ter sido árbitro de futebol - e, enquanto ex-árbitro de futebol, Paraty não merece qualquer homenagem.


Para o bem e para o mal, há que ter memória. Paraty tomou opções condenáveis na sua carreira em prejuízo direto do meu clube. Pode não ter pago por elas em vida, mas isso não apaga aquilo que aconteceu.

Ao impor o minuto de silêncio por Paraty, a Liga obriga-me a ter de escolher entre ficar em silêncio - o que seria interpretado como uma homenagem ao árbitro -, ou não ficar em silêncio - atacando o ex-árbitro, mas por inerência também o homem e a sua família. Não tenho qualquer vontade de faltar ao respeito ao homem e à sua família, mas também não tenho vontade de me desrespeitar enquanto sportinguista, cumprindo esse minuto de silêncio.

Em Alvalade, é expectável que haja quem se mantenha em silêncio e quem aproveite esse minuto para fazer um pouco de justiça ao passado que envergonhou (e ainda envergonha) o futebol português. Ambas as atitudes são perfeitamente legítimas e são ditadas pela consciência de cada um. De qualquer forma, será um dilema para muito boa gente. E se uma homenagem destas causa dilemas desta espécie, se calhar é sinal suficiente para não ser feita. 

Por uma questão de bom senso, a Liga deveria reconsiderar a realização deste minuto de silêncio em Alvalade.

127 comentários :

  1. Um mminuto de silêncio por decreto, é ridículo. Que se faça no jogo do benfica, onde esse minuto de silêncio seria bem mais sincero.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais !
      Paraty está ao nível de Eusébio na paixão carnidense !

      Eliminar
    2. Uma excelente oportunidade para cantar "O MUNDO SABE QUE..."
      SL

      Eliminar
    3. Uma excelente oportunidade para cantar "O MUNDO SABE QUE..."
      SL

      Eliminar
    4. Nunca pensei que fosses um ser humano de nível tão baixo, artista do dia.

      Eliminar
    5. Devias pedir para assobiarem e se pudessem, queimar fotografias do mesmo pelas bancadas todas.
      Como seres humanos, se podem rever num texto destes? Estamos a falar de futebol, um jogo... que grande filho da p... que és, sinceramente.

      Eliminar
    6. Não, estamos a falar de uma pessoa corrupta e um mau exemplo para o futebol. E a corrupção, seja na política, seja no futebol, seja onde for, é sempre censurável e não branqueável.

      Eliminar
  2. Pior Mestre. Ontem estava a ouvir o Janela dos brieffings na cmtv e não tenho dúvidas que a central de propaganda se prepara para um aproveitamento dos eventuais assobios ou não respeito pelo minuto de silêncio...

    ResponderEliminar
  3. Devemos sempre respeitar todas as pessoas que deixaram está vida, mas será que Paraty teve respeito pelo Sporting e pelos sportinguistas quando num momento importante do campeonato não marcou falta do Luisão sobre o Ricardo, num jogo que deu o campeonato ao Boifica ? Claro que o minuto de silêncio não vai ser respeito em Alvalade. Paraty, sabia o que estava a fazer ao validat um golo ilegal. Deu o campeonato ao seu clube e desrespeitou os sportinguistas e o futebol. As memórias que tenho deste arbitro não são boas. Não posso ir ao jogo, mas estou desconfiado que não vai correr bem o minuto de silêncio.

    ResponderEliminar
  4. Por falar na falta do Luisão sobre o Ricardo, que é evidente, lembrei-me desse lance na 2ª feira quando vi na 2ª parte ser marcada falta a um jogador do Braga sobre o guarda redes do benfica,todos os árbitros nesses lances protegem os guarda redes, aliás se o lance tivesse sido ao contrário claro que o paraty tinha marcado falta, não desejo a morte a ninguém,mas detesto hipocrisias e esse gajo era um cabrão que odiava o Sporting, basta ouvir as suas análises ás arbitragens dos nossos jogos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu pensei exactamente o mesmo e disse-o.

      Eliminar
    2. Era uma altura do futebol português em que se assinalavam lances inacreditáveis nos nossos jogos.

      Essa falta não assinalada sobre o guarda-redes Ricardo que nunca vi em mais campo nenhum no mundo,

      ou o corte de bola que o árbitro viu um suposto atraso do Polga para o Patrício.Marcou livre que deu em golo. Creio que num jogo contra o FC Porto. Facto é que num jogo seguinte, ou imediatamente a seguir, o FC porto faz um lance igual que foi correctamente ajuizado.

      Era um fartar vilanagem contra o Sporting, numa altura em que gostavamos muito de passar por gente educada no lodaçal que é o futebol português. Com os resultados que se conhecem.

      Prefiro agora, barulhentos, mas os árbitros já não gozam com a nossa cara.

      Eliminar
    3. Não gozam não... O Cosme ainda está a gozar neste momento. Em Alvalade todos os anos há episódios para os apanhados. Desde um árbitro interromper um aquecimento dos GRs e quando o nosso treinador de GR pede satisfações é empurrado, tudo por uma forte dor de corno, ou não fosse o Duarte Gomes um famoso e orgulhoso encornado.
      Até já se viu um bandeirinha pegar na tomatada e afagá-la em jeito provocatório para os nossos adeptos... São os insólitos de Alvalade.
      Este ano o prémio vai mesmo para o Cosme, foi um truque inédito mesmo. Nunca tinha visto nem ouvido falar de tal truque, confesso.

      Esse atraso foi feito para o Stojkovic, penso que passados 2 jogos é que o Rui lhe ganhou a titularidade, depois de o substituir para defender um penalty, na Madeira.

      Eliminar
  5. Concordo MdC.
    No entanto, falando por mim, iria sempre respeitar esse minuto de silencio mais que nao seja, como o mestre disse e bem, por respeito ao ser humano e aos familiares e amigos! Apenas e so! Em relacao ao Paraty arbitro nem comento para nao ser indelicado! Nao me esqueco do campeonato de 2004/2005 em que nos foi ROUBADO um campeonato! Digam o que disserem na pequena area QUALQUER toque no GR e falta! O que nao invalida que Ricardo tenha sido o PIOR GR que vi com a nossa gloriosa camisola! Um gr decente com ou sem falta nunca sofreria aquele golo...SL

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Independentemente de tudo o que nos possa ter prejudicado...manterei o silêncio!

    ResponderEliminar
  8. Concordo com o minuto de silêncio mas discordo com a oportunidade do comunicado do Sporting. Paulo Paraty não só nos prejudicou como árbitro no ativo como continuou a apitar por fora nos órgãos de decisão e comunicação social. Não foi só um título que nos roubou na luz, toda a sua carreira foi pautada pela forma como nos condicionava os nossos jogos e os dos beneficiava nossos rivais (em especial o Benfica). Sobre a falta de Luisão pode ser vista no you tube a forma como ainda gozou com a situação. A última grande aparição pública foi na bancada do Estádio Nacional a insultar os jogadores do seu benfica e Jorge Jesus, na final com o Vitória de Guimarães. (que também pode ser vista no you tube)

    ResponderEliminar
  9. É indiferente, não é? Vocês nunca respeitam de qualquer maneira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não consigo perceber como é que isto aqui fica.

      Eliminar
    2. Estás lá para ver não é?

      Eliminar
    3. Vocês é que respeitam...certo?
      Vamos todos fazer o ruido de um very-light e fazer tarjas a dizer "very-light 96"! Isso sim é respeitar! Ou então musicas dedicadas á morte do ultimo dos 5 violinos!
      Também podemos pegar fogo a autocarros de adeptos rivais ou entrar num jogo das camadas jovens, no terreno de um rival á pedrada!
      Ou invadir o relvado e dar um calduço a um fiscal de linha ou partir os dentes a um arbitro que passeie pelo colombo! Isto sim é respeito!

      Eliminar
    4. Fernando, esse palerma desse shankly está-se absolutamente nas tintas para o que quer que se lhe responda. O Fernando está simplesmente a perder tempo...

      Eliminar
    5. Até se pode estar a cagar mas pelo menos teve que ler as VERDADES que escrevi! Quanto ao resto quero mais é que ele e todos os da raça dele se fodam!

      Eliminar
    6. 1906, não estive lá mas vi o que se passou no caso do Eusébio por exemplo.
      Fernando Reis, as vergonhas protagonizadas por adeptos do meu clube desculpam as do teu? Curioso raciocínio. É como se eu tivesse o direito de te insultar porque me insultaste a mim.
      conana, está aqui porque se calhar o artista permite o contraditório e as opiniões que não são iguais às da carneirada.

      Eliminar
    7. Obviamente não desculpam mas parece por demais obvio que se há adeptos que não podem criticar o que quer que seja de adeptos de outro clube são vocês! Capitch?

      Eliminar
    8. Mr. Shitty e os proverbiais telhados de vidro...

      Eliminar
    9. Tem de se adorar a soberba.

      Estamos a falar dos adeptos visitantes que, durante este ano, assobiaram o minuto de silêncio pelo adepto português que perdeu a sua vida nos atentados de França por ser adepto do Sporting?

      Ou dos adeptos que no ano passado, no mesmo estádio, atiraram petardos para cima das bancadas dos adeptos do Sporting com o empate em cima da hora? Aqueles cujos responsáveis máximos chamaram choro e mau perder quando não houve vítimas de maior apenas por acaso? Aliás, só mesmo com a protecção desta imprensa é que esse incidente passou quase despercebido.

      Bem, talvez sejam exactamente os mesmos que fizeram a mesma coisa em Madrid contra o Atlético mas foram obrigados a ganhar vergonha na cara.

      Os campeões da conduta violenta, do desrespeito pelos adeptos adversários, das agressões contra árbitros, do auto enaltecimento pela morte de um adepto rival em pleno Jamor, a manifestarem o que quer que seja porque não se quer respeitar um gajo que realmente foi pago para prejudicar o Sporting.

      As minhas sinceras condolências à família do Paraty que não têm culpa nenhuma do que se passou na sua vida. Agora quererem que o respeite pela sua carreira corrupta? Não me fodam. Merece-me respeito a família que o deixou e apenas por isso não assobiarei o minuto de silêncio, nunca o fiz. Mas concordo geralmente com o que foi escrito, há falta de sensibilidade ao obrigar a respeitar o minuto de silêncio.

      Eliminar
    10. Vou explicar mais devagarinho a ver se entendem:
      Um acto errado não é desculpado por outro. Não posso criticar os actos de alguns atrasados mentais porque houve outros atrasados mentais do meu clube que fizeram o mesmo? Que corporativismo bacoco é esse? Se calhar não posso criticar os italianos por conduzirem mal porque os portugueses também o fazem, é isso?
      Telhados de vidro? Não tenho, porque nunca cometi os actos acima. Começam a entender?
      Capitch não sei o que é. Capice talvez?
      Marco, não sei onde viste soberba. Pelo que escreveste a seguir, acho que não sabes o significado da palavra.

      Eliminar
    11. Vocês podem dizer o que quiserem!
      Agora o que acontece é que não recebo lições de moral de vocês! Era o que faltava! O que vocês dizem para mim vale zero! Pura e simplesmente isso!

      Eliminar
    12. Para calar o palerma do shankly,

      fui ver o ultimo derbi para a taça, que começaram por vencer mas acabou 2-1 para o Sporting já no prolongamento.

      Dias antes, tinha falecido um nosso compatriota nos atentados de França, o taxista perto do estádio.

      Foram feitos minutos de silêncio por todo o mundo, por todos os falecidos.

      Porém, esse nosso compatriota era sportinguista, soube-se depois.

      Pois, as claques do benfica, que já tinham entrado a insultar quem estava no estádio, prosseguiram com cânticos insultuosos no minuto de silêncio.

      Eu estava lá. Vi e ouvi.

      E observei o estádio verde, uns em silêncio, respeitosos, outros, a assobiarem a claque encarnada, mas logo se calavam para também eles fazerem a sua homenagem às vítimas.

      Tive (mais uma vez) orgulho em ser sportinguista.

      Eliminar
    13. E finalizo concluindo apenas o seguinte.

      Chegas aqui e dizes que nós, sportinguistas não respeitamos. Mas notoriamente te estás borrifando se os teus respeitam ou não.

      Queres é vir insultar num assunto, este, que apenas diz respeito aos sportinguistas.

      Podias começar por aí. Ias para blogues encarnados e chamavas a atenção para o facto que eles não respeitam.

      Preferes vir aqui fazer não sei o quê. E justificas-te com "Não posso criticar os actos de alguns atrasados mentais porque houve outros atrasados mentais do meu clube que fizeram o mesmo?"

      Aqui fazes a distinção. Nós, sportinguistas, todos, não respeitamos minutos de silêncio.

      Alguns benfiquistas, poucos, apenas os atrasados mentais, claro, não respeitam. Como quem diz que a maioria, excelentes pais de família, decerto, respeitam.

      És um merdas, shankly.

      És um merdas pelo que vai nessa cabeça.

      E nisto eu nem misturo o facto de o objecto da argumentação não ser verdade. Os sportinguistas, como decerto a maioria dos benfiquistas, respeitam minutos de silêncio. Quando homenageiam gente que merece respeito.

      Eliminar
    14. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    15. "Vocês podem dizer o que quiserem!
      Agora o que acontece é que não recebo lições de moral de vocês! Era o que faltava! O que vocês dizem para mim vale zero! Pura e simplesmente isso!"
      Nada a fazer então. Mea culpa, que devia ter percebido logo.

      "Chegas aqui e dizes que nós, sportinguistas não respeitamos. Mas notoriamente te estás borrifando se os teus respeitam ou não."
      Isto é extraordinário, depois de eu ter chamado atrasados mentais aos benfiquistas que se comportaram mal.

      "Podias começar por aí. Ias para blogues encarnados e chamavas a atenção para o facto que eles não respeitam."
      Quem te diz que não comecei?

      "És um merdas, shankly.

      És um merdas pelo que vai nessa cabeça."
      Uma boa definição de merdas é um gajo que insulta atrás de um teclado.

      Eliminar
    16. Nem mais! Ainda bem que percebeste!

      Eliminar
    17. O Shankly não embarca em generalizações no que diz respeito aos adeptos do seu clube... apelida-os de "atrasados mentais". A força das sua convicções, a solidez dos seus princípios morais leva-o também a nunca ter praticado tais actos vis. Claro que a sua prosa de entrada, não é dada a generalizações nem roça a hipocrisia, um tipo com uma elevação moral, ética e estética que chega armado do jargão generalizador de que "É indiferente, não é? Vocês nunca respeitam de qualquer maneira.", mas que não aceita generalizações em causa própria é um gajo com um nível de coerência (já nem digo racional) discursiva de elevada estampa e fino recorte. A lábia deste tipinho aliás envergonha o nome atrás do qual se escondeu para vir práqui mandar dichotes, o Shankly não é digno desse nível de hipocrisia e desonestidade intelectual.

      Eliminar
    18. Eu insulto atrás de um teclado?

      Eu assino tudo o que escrevo na blogosfera com o meu primeiro e último nome. Que é tão sui géneris por razão familiar, que me permite ser reconhecido quando digo o meu nome onde quer que vá.

      Não preciso portanto de me esconder atrás de pseudónimos, nomes de grandes pessoas, que, coitados, já não podem fazer nada acerca aquilo que é dito sob o seu nome...

      Eliminar
    19. Insultaste e estás atrás de um teclado. Qual destas é mentira, pá?

      Eliminar
  10. Tal e qual. Odeio esta mania de glorificar todos os que morrem, mesmo que não tenham passado de cagalhões andantes em vida, e corruptos.

    Provavelmente erguerei o dedo do meio, em silêncio.

    O mais importante será apoiar, a 200%, a nossa equipa. Do aquecimento até à saída para os balneários. O resto é resto, e não passa de merda.

    ResponderEliminar
  11. Concordo com o teor do Post.. POIS não se deve misturar as coisas, e só porque morreu já passa a ser boa pessoa.

    Já NÃO concordo é com o sentimento de calimerismo, vitimização, POIS o SCP também FOI, é e SERÁ sempre privilegiado, favorecido, ajudado, benefciado nestas coisas dos árbitros !!!

    Escusam AQUI de se fazer de vitimas, de santos, puros e castos.. Comigo a hipocrisia não pega, não cola. Um árbitro que era corrupto, que fazia / FAZ o que lhe mandavam, tanto o fazia nas Antas, no Dragão, no Pombal ou na Banheira, WC da Alvaláxia!!!!

    Hipocrisia e falsos moralismos, por favor. Não !!!!!

    Até clubes da II B eu já VI serem roubados no Covil do Lumiar !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ironia ahahah. Já só dá para rir isto! És grande, Quid! Espero que esteja tudo a correr bem aí no hospício. Um forte abraço.

      Eliminar
    2. Ponto número um: desde quanto é que nos interessa se hipocrisia pega ou não contigo? Como é que tu tens alguma moral para vir aqui falar quando durantes anos o teu clube andou a dar fruta e cafés com leite a arbitros e afins?

      Não tens mm vergonha nessa cara.

      Eliminar
    3. Não J1906, não estás a perceber... o porto pagava para não ser prejudicado! não era para ser beneficiado! não percebes? era para não ser prejudicado! os árbitros é que eram mauzões e vinham pedir dinheiro! não era os coitadinhos e ingénuos dirigentes do porto que tinham a iniciativa de oferecer fruta...

      Eliminar
    4. Sim, rapazito... o FCP, o SLV, o SCP toda a gente sabe que eram/são os clubes mais beneficiados.

      Sim, o agora falecido Para Ti - tema do Post - era um benfiquista que beneficiava mais o seu clube.. mas também beneficiou outros.

      O QUE aqui disse, é que escusam de se fazer de vitimas, POIS o SCP também foi muitas vezes beneficiado pelo falecido Para Ti.

      E por ISSO digo que comigo, hipocrisias não. ISSO é mais no Novo Geração Beneficia. AQUI, não é costume haver hipocrisia, fanfarronice. AQUI o MdC costuma ser mais isento.




      Eliminar
    5. E por ISSO digo que comigo, hipocrisia não. ISSO é mais no Novo Geração Beneficia. AQUI, não é costume haver hipocrisia, fanfarronice.

      AQUI o MdC costuma ser mais isento..


      Eliminar
    6. Vai para o caralho mais as tuas lições de moral.

      Eliminar
  12. Caro MdC,

    Percebo o que escreve no post, e também acho que não é porque se morre que se tem de ser glorificado. Agora, eu não vou ter grandes dúvidas: vou guardar um minuto em serenidade antes duma final! São sessenta segundos que passam depressa... o resto é para encher colunas e programas da bola! Quantas vezes guardamos um minuto de silêncio e nem sabemos bem por quem? Demos então importância ao que tem e paz à sua alma!

    Abraço,
    Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como disse, Pedro, optar por respeitar-se o homem é uma atitude perfeitamente legítima. Um abraço.

      Eliminar
  13. Para mim o paraty nada me diz.

    Como disse Paulo Bento quando terminou a carreira para mim e para ti ainda bem que acabou.

    O senhor serviu a causa lampiã com rigor. Aliás uma das últimas imagens públicas e da final da taça perdida pelo Benfica para o Guimarães e aparece o senhor paraty a insultar o Jorge Jesus.

    Não tendo nada agradável para dizer não digo nada, apenas desejo-lhe que a terra seja bem pesada.

    Sl

    ResponderEliminar
  14. Qualquer dia estamos a homenagear o Martins dos Santos e o Antonio Araújo (esse empresário que fez tanto pelo futebol português) não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Empresários sérios que tanto fizeram pelo futebol português eram o Bigodes Gonçalves, o Cintra, o Roqquete, o Godinho, o Pereira Cristovão, o Badocha de Parvalho, o Ricciardi.. esses é que eram/são sérios!!



      Eliminar
    2. Quid tem calma! Respira fundo e conta até 25..

      Repete 4 vezes, vais ver que ficas muito melhor...

      Eliminar
    3. Eu sou a favor de uma petição por uma estátua de homenagem ao... guarda abel!!!

      Eliminar
    4. Quid em relação a alguns nomes que disseste estou de acordo contigo!

      Eliminar
    5. O Guarda Abel era um simples GNR reformado que nunca fez mal a uma mosca.. mas, claro na boca dos Maleiros, Pinonas, Delgados, Guerras, Cervos, Cepos da Nationale Propaganda Embusteira tudo vale, tudo serve para tentar denegrir o melhor clube português. E, claro os gatinhos e as rás verdes vão atrás.

      Azar do caneco, os Casuals Verdascos, os PPCs e os Mustafás é que vão presos por roubarem velhinhas!!

      Eliminar
  15. Eu vou ficar sentado mas em silêncio. Mas não tenho dúvidas que se vai ouvir um coro de assobios e que isso vai ser usado contra nós.

    A minha opinião? Devíamos todos ser hipócritas e dar uma grande salva de palmas. Numa de "vocês roubam-nos mas nós aplaudimos". Aliás, sempre defendi que nunca devíamos assobiar os árbitros antes dos jogos quando são anunciados ou quando estão a fazer o aquecimento. Aplausos. Fazê-los sentir bem. Um gajo que está a ser maltratado e assobiado tem muito mais prazer em lixar-nos. Até pode não ter sido pago mas pode reagir do género "ah estão a assobiar? Então levem lá com este penaltyzito"!

    ResponderEliminar
  16. Acho que se devia manter o silêncio, como o MdC disse e bem o pai, marido, filho, amigo que terá sido deve ser respeitado, não tanto por ele mas pelos outros.

    No entanto deveriam ser feitas tarjas e no silêncio demonstrar que embora se respeite o homem, jamais se poderá respeitar o péssimo árbitro que ele foi.

    Ficaria assim respeitado o homem, mas não se deixaria passar em claro o mal que nos causou.

    ResponderEliminar
  17. Aliás o Sporting devia "dar" a liberdade de no minuto de silêncio (pelo árbitro) as bancadas reagiram consoante o que a sua vontade manda, e pedir que durante o primeiro minuto de jogo fosse mantido silêncio pelo homem. Acho que seria a maior bofetada que se poderia dar.

    ResponderEliminar
  18. O Sporting é a equipa da Liga que mais vezes teve controlos antidoping nos seus jogos.

    Segundo os dados os dados oficiais disponibilizados pela Autoridade Antidopagem de Portugal (ADOP) e atualizados a 2 de maio, os jogadores leoninos foram controlados em 12 partidas nesta temporada, mais do que os futebolistas de qualquer outra equipa.

    O segundo nesta lista de visitas dos vampiros é o FC Porto, com 11 controlos antidoping. Rio Ave, com 10, fecha o pódio. O Benfica está num lote de quatro equipas que tiveram 8 controlos durante esta edição da Liga.

    In Record...

    ISSO, sim devia merecer atenção e preocupar os verdinhos!!

    Depois de não terem penaltis contra, nem cartões vermelhos.. agora ficamos a saber que
    também não têm controlos anti pó de talco Marca Porta 18!!

    Isso sim, deviam comentar, agora falar fait divers?!



    ResponderEliminar
  19. ASQUEROSAMENTE RIDÍCULO O QUE EU LI NESTE POST. DE UMA GRITANTE FALTA DE CIVISMO.
    Respeitem a memória do homem, ou vocês não conseguem dissociar o futebol da vida de alguém com filhos, pai, mãe e demais entes queridos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando algum sportinguista quiser a opinião de um lampião, sabe onde a ir obter, por isso, Xô galinha.

      Eliminar
    2. Pela 1ª vez, AQUI, concordo contigo Rude Olfo.

      Como se os verdinhos, os verdascos fossem virgens, santos, imaculados, puros, castos!!

      O clube que agora é dirigido por um ex-acólito da IURD!!!


      Eliminar
    3. La por termos o J.Jesus como treinador e o J.Deus na Equipa B nao significa que damos a outra face a quem nos prejudica deliberadamente.
      Que sirva de exemplo para outros arbitros e agentes do futebol pois o SCP nao esta a dormir por muito que os lampeiros gozem com os "calimeros".Ainda me lembro de gozarem com o Dias da cunha mas depois foi o que se viu,O pintinho a fugir para Espanha e o LFV a abafar as coisas com a Maria Morgado.
      Ja este ano tivemos os vouchers.E ja passou mais de uma decada e futebol portugues continua com o sistema manipulado,so que agora mudou de nome e chama se colinho.
      O Paraty fez parte desse sistema,que ajudava empresarios e clubes.
      Mas isto nao e de agora,ja o saudoso Joao Rocha mandou o Pedroto embora mal ele lhe pediu um orcamento para arbitros.
      SL

      Eliminar
    4. Ponto número 1, ninguém quer saber a tua opinião.
      Ponto número 2, ninguém quer saber a tua opinião.
      Ponto número 3, ninguém quer saber a tua opinião.
      Ponto número 4, ninguém quer saber a tua opinião.
      Ponto número 5, ninguém quer saber a tua opinião.

      Eliminar
    5. Ponto nº 7.. e chupar-me na pissa, queres Joanina?! olha, está murcha !!

      Bjos

      Eliminar
    6. Tripeiro revelando a sua verdade essência.. raça asquerosa.

      Eliminar
    7. Adoro tripas, feijoada, dobrada.. raça têm os gatinhos, os leãozinhos, rás, sapos, osgas, lagartixas rabudas!!!

      :-)



      Eliminar
    8. Sim até porque a lampionagem respeita a memoria das pessoas...Recentemente FERNANDO MENDES, antiga glória do SCP foi respeitada no minuto de silencio na ETAR! Assim como Rui Mendes, adepto sportinguista assassinado no Jamor por um elemente dessa gentalha também foi respeitado...assim como Jesus Correia, ultimo dos 5 violinos a falecer, este ultimo que até teve direito a uma "música" a gozar o seu desaparecimento! Hipócritas do caralho!

      Eliminar
    9. A partir do momento em que se vangloriam da morte de um adepto com tarjas revela muito de que raça são feitos.

      Eliminar
    10. Se os lampiões se atirarem ao rio Tejo julgando, 'acarditando' que em vez de cornos, têm asas, os verdinhos também se atiram?! Não, pois não.

      Este Post foi mais um tiro ao lado, escusado. A hipocrisia era uma 'qualidade' dos pardais, pelos vistos agora os verdascos gostam de os imitar no seu pior.

      Já sei, bom, bom era o Porém Luís, que até foi à China !!!

      Eliminar
    11. Ó minha rena panisga, tu ofendes a memória de... qualquer ser humano e nós, numa lógica de serviço público, continuamos a aturar-te aqui na mesma... vai lá enfardar um bocadinho, ok?!

      Eliminar
    12. Quero ver a Rena a dissociar o futebol da vida de alguém quando o Dom Bufas der o PM! MInuto de silêncio no lampionário pelo Dom Bufas, vai ser lindo!

      Eliminar
    13. Hitler também era pessoa e tinha família...

      Não estou a comparar Paraty com Hitler, mas a mostrar que quando as pessoas morrem, não são automaticamente beatificadas nem se tornam mais dignas.

      Aqui ninguém deseja mal a Paraty e sua família. Mas também é forçado impingir um minuto de silêncio. Devia deixar-se à iniciativa de quem achasse que se devesse fazer.

      Muita gente boa tem morrido, sem ter direito a homenagens destas.

      Eliminar
    14. Não tenho nada contra pai, filhos e demais entes queridos do Paraty, excetuando a mãe, isto é, já que como Sportinguista sempre o achei um grande filho da puta.

      Eliminar
    15. Pedro, o PdC está-se mesmo a ver, vai ter direito a salva de bufas em todos os estádios do país...

      Eliminar
    16. E ó Rudy, já que estás tão indignada, porque é que vocês Benfiquistas, que realmente sentem a perda, não tomam a iniciativa de realizar outro tipo de homenagem, tipo a bandeira do fifica a meia haste ou cobrir a galinha à entrada do estádio com um pano preto?

      Eliminar
    17. O Eusébio batia na mulher. E agora está no Panteão Nacional. Esta é a justiça lampiã! Que é mais ou menos idêntica a um pedaço de bosta líquida a escorrer por entre as pedras da calçada.

      Eliminar
    18. Alien, homenagem do género daquela que vocês fizeram ao Proença pelos anos que nos foi lixando títulos?
      Se o voz de arroto falecesse em breve, eu era o primeiro a respeitar o minuto de silêncio. Pelo menos respeitava quem o ama (ou amou, pois continuar a amar alguém assim é difícil) já para não falar nas 2 vozes de arrotinhas que não têm culpa nenhuma do pai que têm mas que o adoram. Já para não falar dos pais que, embora tenham vergonha do filho que deram à Luz, é filho deles e amado por tal. Só por isso, deve-se sempre respeitar quem quer que seja na sua morte.

      Eliminar
    19. Soninha1906:
      Ponto G, eu adoraria saber a tua opinião.

      Eliminar
    20. For the record, o Proença merece-me quase o mesmo desprezo que o Paraty. Aliás, ficou-me na mente um comentário de um Sportinguista na altura em que o clube o apoiou para a liga, o qual eu subscrevo: É triste o futebol que temos quando a única escolha é entre o nosso corrupto e o corrupto dos outros...

      Mas quem é o voz de arroto? lol É mais um insulto para o BdC? Andas a trocar notas com o rato revisor, é? Isso já vai assim? Eu sabia que era amor à primeira vista...

      Eliminar
    21. William nao te esquecas que o Eusebio deu um pontape a um lampiao porque ele o ia abracar.Esta documentado na altura e o lampiao foi hospitalizado e tudo.

      SL

      Eliminar
  20. O minuto de silencio e uma homenagem ao Paulo Paraty e sua carreira.Como tal esse minuto de silencio sera respeitado de certeza no jogo do fcp e do slb mas espero que no sabado seja ouvido um grande coro de assobios durante esse minuto e gostava que os ecrans colocassem os videos das vezes que esse arbitro nos prejudicou escandalosamente.
    SL

    ResponderEliminar
  21. Infelizmente não pelo pai, pelos filhos ou até pelo espirito santo EU não irei respeitar esse minuto de silencio, tenho MEMORIA e jamais esquecerei como esse arbitro se comportava nos Nossos jogos e jamais vou esqueçer daquele campeonato ofrecido as Papoilas no Galinheiro por isso ASSOBIOS em vez de silencio da minha parte!!! Jamais gostei de Hipocrisia

    ResponderEliminar
  22. Foi pena que Paraty não tivesse aproveitado este pouco tempo que sabia que lhe restava para contar alguns episódios da sua carreira e com isso ajudar a limpar o futebol português !
    Aí sim poderia ter saído da arbitragem por uma porta um pouco maior....grande nunca poderá ser !

    ResponderEliminar
  23. Foi pena que Paraty não tivesse aproveitado este pouco tempo que sabia que lhe restava para contar alguns episódios da sua carreira e com isso ajudar a limpar o futebol português !
    Aí sim poderia ter saído da arbitragem por uma porta um pouco maior....grande nunca poderá ser !

    ResponderEliminar
  24. PEDRO GUERRA: «JESUS DISSE QUE JONAS ERA BOM APENAS PARA OS JOGOS EM CASA»

    Olha, olha se alguma vez JJ falou verdade, foi essa.

    O Jonas no Valência não marcava golos.. aos clubes grandes não marca golos.. e sim, marca golos é no Pombal, em fora de jogo e de penaltis forjados!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ehehehh
      Bom é o Suk e o Marega!
      De referir que o Porto fez xx pontos REAIS! Os outros perdiam os jogos todos.
      Ainda ha dias José Peseiro disse que mereciam ser campeões! ahahahahah

      Eliminar
    2. Se os 50 golos (à data) na Liga do "cepo" do Jonas e o "já temos o Teo, não precisávamos dele" Mitroglou forem suficientes para vencer o campeonato, é para o lado que dormimos melhor. Podem até ficar com o título de "melhor dos derbies", até pq aquele que interessava acabou por ser o único que não perdemos... Mas, independentemente das picardias clubisticas, olhar para o valor de Jonas desta forma, apenas diz bastante dos conhecimentos de bola de quem o faz e não do visado.

      Eliminar
    3. Oh Moutinho tu queres é treta... eu sei.

      Mas olha, a 30 de Dezembro o FCP ia em 1º lugar no Campeonato.. e se o FCP não tivesse penaltis contra, nem cartões vermelhos.. SE o FCP tivesse só árbitros amigos a apitra e a fechar os olhos aos golos e fora de jogo, como fazem com o SLV.. é lógico que o FCP agora em Maio também ia em 1º lugar.

      Não é preciso ser muito esperto para o compreender!!

      Mas claro, para isso era preciso ser sério e não ser hipócrita!!

      Para tipos, indivíduos como tu.. eu sei que é normal aceitarem QUE uma equipa banal, mediana de Andrés Almeidas, Jardeis, Eliseus, Fesjas, Samaris, taliscas Bynyas... marcar 11 golos ao Belém a quem antes pagaram os ordenados em atraso!!

      Eu sei que para vós ISSO é normal.. engraçado é que o Jonas aos grandes não marca golos, nem no Valência marcava que até o deixaram sair a custo zero!!!!

      Eliminar
    4. Os outros não interessavam é isso? E eu a pensar que se tivéssemos perdido fora e ganho em casa estávamos exactamente igual ao que estamos...

      Eliminar
  25. Costas voltadas é a melhor maneira de marcar uma posição, sem prejudicar mediaticamente o clube. Dito isto, quem fizer barulho não terá a minha censura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Virar as costas é uma boa ideia, Bernardo.

      Eliminar
    2. Boa Noite,
      Quanto à questão do minuto de silêncio, penso que o virar as costas também é atribuir um significado de rejeição no que ao respeitar o homem, os seus familiares e amigos diz respeito, eu e visto que a maioria das pessoas que se deslocam ao estádio fazem-se acompanhar de um cachecol, optava por o utilizar como venda durante o minuto de silêncio, assim demonstrava que respeitava o falecido enquanto homem e a dor dos familiares e amigos, mas a minha vista não comungava ou se associava na parte desportiva.

      Eliminar
  26. Concordo em absoluto...

    Não vou fazer barulho... Levantar-me-ei..., como sempre... mas virarei as minhas costas ao relvado...!!!

    SL

    ResponderEliminar
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  28. realmente vocês são mesmo diferentes, para pior!!!

    «"O que o Ricardo e o Sá Pinto me dizem é que o Luisão marcou o golo com a mão e no final do jogo o senhor Manolo Vidal, responsável pelo futebol do Sporting, deu-me os parabéns, enquanto o José Peseiro foi excecional e disse que eu não saía do jogo com qualquer peso de consciência", revelou.
    Paraty referiu ainda que Manolo Vidal voltou a aparecer no seu balneário com a intenção de lhe pedir desculpa. "Disse-me que me tinha desfeito todo quando falou aos jornalistas e que afinal tinha visto bem o lance e que eu tinha decidido bem", contou. "Disse-lhe que iria ter uma oportunidade para se emenda mas quadro dias depois o Sporting jogava a final da Taça UEFA e era necessário naquela altura recuperar o guarda-redes do Sporting", desenvolveu.
    "O lance só começou a ser eventualmente falta na 2.ª feira e uma mentira dita muitas vezes passa a ser verdade para alguns", sublinhou.» http://www.record.xl.pt/futebol/detalhe/paulo-paraty-ricardo-e-sa-pinto-dizem-que-golo-foi-com-a-mao-683094.html

    cambada de calimeros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As regras de futebol são claras, dentro da pequena área, nenhum jogador deve importunar acção do Guarda-redes, aquilo que o Ricardo se queixou na altura não foi que o Luisão jogou com a mão, mas sim que ele lhe tocou no braço quando foram disputar o lance.

      Na altura até se pediu ao Pier Luigi Colina para analisar o lance, e na opinião dele deveria ter sido falta.

      A verdade é que o Sporting, tal como em outros lances, foi muito prejudicado por essa decisão de arbitragem.

      Alias, o Sporting nesse ano foi roubado escandalosamente no jogo em Alvalade contra o Braga, em que o Hugo Viana marca um golo limpo estando em jogo 1 ou 2 metros e o lance foi invalidado por suposto off-side...

      Até inclusivamente na ultima jornada, contra o Nacional em Alvalade, em que o Sporting ainda disputava o acesso a liga dos campeões perdeu 4-3 com 3 golos do Nacional em fora de jogo, dois deles escandalosos!

      Vocês benfiquistas nem me digam nada, porque nesse ano foi uma vergonha, ganharam a maioria dos jogos 1-0 ou 2-1, a equipa do Trapatoni não jogava um chavo, o Nuno Assis foi controlado positivo, o Simão Sabrosa fartou-se de decidir jogos da marca de penalti, com muitos penaltis ridículos, lembro-me de um Benfica - Belenenses na luz esse ano que foi uma vergonha, um penalti quase tão escandaloso como o do Shalke vs Sporting para Champions da época passada.


      Não vou escrever nada sobre Paulo Paraty, a pessoa já faleceu, mas foi um arbitro tal como muitos outros que se ergueu e fez carreira no meio da podridão da arbitragem em Portugal, se era mais puritano ou menos corrupto que outros, só a alma dele deverá saber.

      Mas de uma coisa não tenho duvidas nenhumas, o titulo de 2004-05 foi sonegado ao Sporting, que acabou em 3º lugar. uma demonstração clara da influência arbitral nas classificações e atribuição de vencedor do campeonato.

      Eliminar
    2. Exacto...

      Aí, sim tens razão.

      Eliminar
    3. Yah conta me historias...uma equipa que nas ultimas 8 jornadas nem 1 simples golo de bola corrida marcou! Claro que tudo o que foi assinalado foi bem assinalado, certo?
      E o Estoril ir jogar ao Algarve também nada teve de mal não é?
      Até porque na altura quem era presidente da SAD do Estoril era António Figueiredo, ex vice presidente no tempo de Manuel Dámasio...depois se juntarmos o Veiguinha que era vosso dirigente e acionista da SAD do Estoril...mas não se passa nada...tudo com mérito...tudo sério!
      Eis a verdade desportiva dessa raça...

      Eliminar
    4. Ah a ah ah

      Está muito bom!!

      Interessante o sr Manolo já não poder corroborar essa versão !

      Portanto um merdas ladrão corrupto diz isso e passa a ser verdade ?!

      Diz-me la, então, que a entrevista do duesebrio a dizer que foi corrupto anti desportivo e lesa verdade desportiva num jogo beira mar carnide também é para ser levada a sério ! Correcto? Ou és como o outro merdas por aí que diz que o duesebrio estava meio senil na altura dessa entrevista !!! Ah ah ah, e os outros é que são desrespeituosos

      Eliminar
  29. O que acho lamentável é a Liga impor esta homenagem. Não me lembro, em 35 anos de estádios de assim tantas homenagens. Talvez pelo Soares Dias, mas nem isso é certo. Ora em 35 anos, houve muitos que morreram, e não foram alvo de homenagem. Não entendo. Não morreu nenhum ex-bandeirinha nos últimos anos? Porque não nos recordamos de uma dessas homenagens? Ninguém lhas fez? É provável que sim. Na terra de onde era local ou residente, promovida pela Associação a que pertencia. A nível nacional não me parece.
    A questão aqui parece-me outra. Paraty foi uma figura importante no seio da arbitragem durante mais de uma década. Apesar de portista, era o árbitro fetiche de Vieira, plenamente documentado nas escutas de Apito Dourado. Tb fez fretes a PdC, mas a relação azedou com o episódio da expulsão de Deco no Bessa, por causa chuteira boomerang. Já na reforma, continuou a cumprir um programa, e almejava um objetivo de peso na estrutura dirigente nacional. A sua morte não deixa de constituir um forte revés para aqueles que sempre o tiveram como fiel escudeiro.
    Não consigo ficar indiferente à questão humana e pessoal, mas tenho para mim que a sua morte significa também o fim de um percurso que sempre prejudicou uma coisa que eu amo. E eu não consigo homenagear ninguém nestas condições. Nem a maioria dos Sportinguistas com mais de 10 anos de idade. Provavelmente fico na roullote, e entro 5 minutos mais tarde. Não faço a homenagem, mas também não lhe volto a chamar ladrão!

    SL

    ResponderEliminar
  30. O que acho lamentável é a Liga impor esta homenagem. Não me lembro, em 35 anos de estádios de assim tantas homenagens. Talvez pelo Soares Dias, mas nem isso é certo. Ora em 35 anos, houve muitos que morreram, e não foram alvo de homenagem. Não entendo. Não morreu nenhum ex-bandeirinha nos últimos anos? Porque não nos recordamos de uma dessas homenagens? Ninguém lhas fez? É provável que sim. Na terra de onde era local ou residente, promovida pela Associação a que pertencia. A nível nacional não me parece.
    A questão aqui parece-me outra. Paraty foi uma figura importante no seio da arbitragem durante mais de uma década. Apesar de portista, era o árbitro fetiche de Vieira, plenamente documentado nas escutas de Apito Dourado. Tb fez fretes a PdC, mas a relação azedou com o episódio da expulsão de Deco no Bessa, por causa chuteira boomerang. Já na reforma, continuou a cumprir um programa, e almejava um objetivo de peso na estrutura dirigente nacional. A sua morte não deixa de constituir um forte revés para aqueles que sempre o tiveram como fiel escudeiro.
    Não consigo ficar indiferente à questão humana e pessoal, mas tenho para mim que a sua morte significa também o fim de um percurso que sempre prejudicou uma coisa que eu amo. E eu não consigo homenagear ninguém nestas condições. Nem a maioria dos Sportinguistas com mais de 10 anos de idade. Provavelmente fico na roullote, e entro 5 minutos mais tarde. Não faço a homenagem, mas também não lhe volto a chamar ladrão!

    SL

    ResponderEliminar
  31. Ha mts k n se vao calar, mas a unica coisa k gostaria era em x de o ofenderem ( apesar de merecer esses merdas k nos tava sempre a roubar )cantem musicas do SPORTING (temos muitas), em x de o mandar para aki e para ali etc, kerem fazer o minuto de silencio façam no na capela, no estadio do sporting enquanto foi vivo era um odio k tinha ao clube e sempre a roubar, este e muitos, todos vao ter o mesmo fim.

    ResponderEliminar
  32. a última imagem que retenho do sr. Paraty é aquela em que, na escadaria do estádio do Jamor, cuspia, enfurecido, para cima do treinador do seu clube que acabava de perder a final da Taça de Portugal para o Vitória de Guimarães...

    ResponderEliminar
  33. Uma excelente oportunidade para cantar "O MUNDO SABE QUE..."
    SL

    ResponderEliminar
  34. Uma excelente oportunidade para cantar "O MUNDO SABE QUE..."
    SL

    ResponderEliminar
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  36. Uma excelente homenagem é voltarem as costas para o relvado....e deixarem as homenagens para o vouchers futebol clube.

    ResponderEliminar
  37. Não vou poder ir ao jogo :( Alguém manda um 'Queima no Inferno, filho da puta!!!' por mim?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixo aqui também o meu tributo ao Paraty, pelos saudosos Cop Shoot Cop:

      https://www.youtube.com/watch?v=yHMsIVQWONc

      Everybody loves you when you're dead
      And everyone is suddenly your dearest friend
      Nobody talks no dirt about you
      But life it just goes on above your head
      When you're dead
      Everybody miss you when you're gone
      They'll reminisce about you
      When they hear your favorite song
      They'll think that they did something wrong
      They'll wonder if there was something they should have said
      When you're gone

      Eliminar
    2. Vê lá se apagas esse comentário estúpido.. pois não há nexexidade !!

      Eliminar
    3. Ó Alien, tu até escreves umas coisas engraçadas, nós até nos entretemos nos nossos diálogos (apesar do paneleirismo evidente nas tuas afirmações) mas isto é do mais baixo nível que tu já escreveste. Não tens família, pais, irmãos, filhos, avós, sobrinhos, afilhados?

      Eliminar
    4. Ena, consegui ferir a sensibilidade do Quid e da Rudy com o mesmo comentário! Vou já fazer copy-paste dele até à exaustão.

      Fora de brincadeiras, é bonito ver os corruptos de ontem e os corruptos de hoje unidos na defesa da honra de uma puta que os serviu tão bem...

      Eliminar
  38. Mestre, de onde retiraste esse excerto? Bom trabalho!

    SL

    ResponderEliminar
  39. Em 99,99% das vezes estamos em desacordo, mas neste caso vou ter que te dar razão e partilho na totalidade da tua opinião!
    Finalmente!!!

    ResponderEliminar
  40. Vou "respeitar", silêncio durante os 60m mas vou virar costas ao relvado e erguer os dois dedis do meio bem alto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epá, uma hora em silêncio, não !!

      ;)

      Eliminar
    2. Boa Noite,
      Quanto à questão do minuto de silêncio, penso que o virar as costas também é atribuir um significado de rejeição no que ao respeitar o homem, os seus familiares e amigos diz respeito, eu e visto que a maioria das pessoas que se deslocam ao estádio fazem-se acompanhar de um cachecol, optava por o utilizar como venda durante o minuto de silêncio, assim demonstrava que respeitava o falecido enquanto homem e a dor dos familiares e amigos, mas a minha vista não comungava ou se associava na parte desportiva.

      Eliminar
  41. Esse bode roubou-nos o campeonato e, logo a seguir, outro roubou-nos a Liga dos Campeões, num jogo que eu espero que o Nacional repita este ano. Sugiro que cantemos "Graças a deus que não sou lampião".

    ResponderEliminar
  42. Todos os dias morre gente.

    Não tenho respeito por corruptos.

    Quem morre não passe automaticamente a bom.

    Deus perdoa, eu não. Não sou santo.

    Esta imposição é gozar connosco!
    É como pedir a uma associação black pride de homenagear um Kkk.

    Posto isto, não vou poder estar em Alvalade,
    Se estivesse, pelo SCP daria o silêncio mas, como referiram aqui DE COSTAS!!

    Espero que se consiga isso.
    Silêncio absoluto com 40 mil de costas

    ResponderEliminar