sexta-feira, 27 de maio de 2016

Paulo Pereira Cristóvão condenado

O ex-vice presidente do Sporting foi condenado a 4 anos de prisão, com pena suspensa, pelo crime de denúncia caluniosa agravada.

Confirma-se, portanto, um dos episódios mais negros da história do clube, que não pode ser negado ou esquecido pelos sportinguistas. Se tentássemos passar uma esponja pelo assunto estaríamos, tacitamente, a legitimar ações semelhantes no futuro.

Apesar disso, não faz qualquer sentido equiparar - e vai haver quem o tente fazer - esta condenação de denúncia caluniosa a um caso de corrupção. Foi provado que Paulo Pereira Cristóvão mandou depositar €2.000 na conta de Cardinal para, logo a seguir, fazer a denúncia junto da FPF com o objetivo de afastar o fiscal-de-linha de um jogo do Sporting, não tendo havido qualquer tentativa de suborno do fiscal-de-linha para beneficiar o Sporting direta ou indiretamente. Quem afirmar o contrário é desonesto.

Apesar de tudo, a pressão feita na altura pelos sportinguistas para que Paulo Pereira Cristóvão se afastasse imediatamente do clube marca uma diferença pela positiva em relação a sócios e adeptos de outros clubes que, perante escutas que mostram dirigentes seus em inequívocos atos de corrupção ou tráfico de influências, são incapazes de os admitir e muito menos penalizar nas urnas os dirigentes envolvidos. Estamos em 2016 e os sócios desses clubes continuam e continuarão a reeleger esses dirigentes.