domingo, 22 de maio de 2016

Soltas sobre a final da Taça de Portugal

  • A partir do momento em que o Porto chegou ao empate, nunca pensei que o Braga chegasse aos penáltis. Depois do 1-2, a equipa de Paulo Fonseca estava nitidamente intranquila, e adivinhava-se o empate a todo o momento. Nestas situações o fator psicológico conta muito, e notava-se o fantasma da final do ano passado a pairar sobre os jogadores do Braga. Se o Porto arriscasse no prolongamento e mantivesse a urgência de marcar um golo, não acredito que o desfecho tivesse sido o mesmo.
  • Há que dizer que este Braga pouco fez para ganhar o jogo. Os dois golos que marcou foram autênticas ofertas. De resto, uma quase confrangedora incapacidade de sair a jogar, confirmando que estão muito longe daquilo que jogavam até há um par de meses. Mais do que ter sido o Braga a ganhar, foi o Porto a perder esta final.
  • É fácil falar nestas coisas no final, mas a utilização de Hélton não fazia grande sentido, logo à partida. Não só pela escassa utilização ao longo da época, mas sobretudo porque se mostrou muito irregular - capaz do melhor e do pior - nas oportunidades que lhe deram. É verdade que Casillas também não foi um poço de regularidade, mas numa final têm que ir (sempre) os melhores lá para dentro. Se não for assim, um treinador sujeita-se a que coisas destas aconteçam.
  • Por falar em Casillas, pode não valer (na minha opinião) os 5 milhões que recebe anualmente, mas há que admirá-lo pelo profissionalismo demonstrado e pelo compromisso com a equipa. Ao contrário do que se poderia esperar - em função do que se dizia dele no Real -, em Portugal não mostrou quaisquer tiques de estrela. A forma como festejou o 2-2 (apesar de ter ficado no banco) e procurou moralizar Hélton deve tê-lo feito subir vários pontos na consideração de muita gente.
    • É incrível como o Porto conseguiu desbaratar o maior orçamento da história do futebol português. Apesar de tanto dinheiro gasto em contratações, o plantel ficou desequilibrado e coxo em posições fundamentais. As mudanças efetuadas em janeiro ainda agravaram mais a situação. É o que dá contratar-se só para dar uma alfinetada num dos rivais. Mas desta vez foi o alfinetado que se ficou a rir. Os 6 ou 7 milhões gastos em Marega, Suk e Sá chegavam e sobravam para contratar um central de categoria, o que provavelmente seria suficiente para evitar vários dos amargos de boca que sentiram na segunda metade da época - incluindo na final de hoje. E já nem entro na forma como se decidiu dispensar Lopetegui sem ter um plano alternativo bem definido. Uma gestão desastrosa, quase tão má como a forma como Godinho Lopes planeou e conduziu a época de 2012/13.
    • Desde que a parceria com a Doyen se intensificou, o Porto ganhou zero. Uma coisa não é consequência direta da outra, mas também não lhe é completamente alheia.
    • E que dizer da atitude de Pinto da Costa, a ignorar deliberadamente José Peseiro?

    • Não faz grande sentido criticar-se Fernando Santos por não ter convocado André Silva para o Europeu. Com meia-dúzia de jogos pela equipa principal e um golo marcado no momento em que os 23 foram divulgados, é perfeitamente compreensível que o selecionador não sentisse confiança suficiente para o incluir na convocatória. Mesmo tendo marcado dois golos hoje, continua a ser (em teoria) curto para chegar à seleção A. Poderia fazer sentido numa ótica de preparar o futuro, à semelhança da ida de Nélson Oliveira ao Euro 2012, mas todos sabemos como isso correu. Claro que, perante a ida de Eder, qualquer outro nome parece fazer bastante sentido...



    70 comentários :

    1. Jogo mto pobre,valeu pela incerteza no resultado.
      Claramente o porto merecia a taça nao que tenha feito um bom jogo,mas mesmo atravessando um dos piores momentos dos ultimos anos a nivel exibicional o braga fez um jogo de equipa q joga para nao descer.
      Braga chega a esta final apos deixar pelo caminho o Sporting ganhando da forma qie o pais inteiro viu,e vence a taça com um jogo mediocre

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. Sinto muito que o vosso dono tenha perdido esta taça. O QUASE treinador... ficou-se pelo quase, ja no campeonato do frango do Ricardo foi igual.

        Eliminar
      2. A eu a pensar que esta nádega era tua irmã lampião...

        Eliminar
    2. O Braga mereceu, alias, ja mereciam no ano passado( o bruno de carvalho ficou fodido, pois correu mal para despedir Marco Silva) Este ano começaram a ganhar esta taça a celebrar os golos do Benfica no Axa. O Benfica domina isto tudo, tudo o que seja bastidores! Parabéns Braga! Este ano foi tudo de Vermelho!

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. Parabéns pela vitória da vossa equipa B, Ricardo!

        Eliminar
      2. Mestre Aldrabão o Braga é tão clube B do Benfica, que na última jornada do Campeonato vos abriu as perninhas todas para vocês ganharem fácil...upss...oh o Mestre Aldrabão voltou a ser apanhado...também não é difícil apanhar um Aldrabão como tu...

        Eliminar
      3. Essa não era o Belenenses?
        Ou isso é apenas uma lamentável azia, ao constatar que o Braga ganhou tantos títulos como o sporting, nos últimos 8 anos?

        Eliminar
      4. Sergey, não fales no Belenenses porque ai o Mestre Aldrabão precisa de um buraco bem fundo para se enfiar, depois da vergonha do Amigo Tonel no minuto 90

        Eliminar
      5. Este excelente blog, tá pejado de 'videntes' ou bi-dentes…

        Um dizia todas as semanas que o scp ia ser campeão, semana após semana, dia após dia, com uma total certeza…
        outro, (com multi-nicks) dizia, todas as semanas, que à jornada x, o fcp iria estar em 2º, e depois na jornada Y, iria ficar em 1º e vencer…
        Resultado final: VERMELHO!
        BENFICA GANHA 2 TÍTULOS
        BRAGA VENCE 1

        scp e fcp ganham - BOLA

        Em quase 10 anos, scp e Braga ganham o mesmo numero de títulos!!!!
        ELUCIDATIVO!

        Até Maio de 2017, ano do Tetra!

        Eliminar
      6. Tetra Sergey?!
        viva a bazofia!
        E que nem no tempo do bebado voces conseguiram isso!

        Eliminar
      7. "Mestre Aldrabão o Braga é tão clube B do Benfica, que na última jornada do Campeonato vos abriu as perninhas todas para vocês ganharem fácil...upss...oh o Mestre Aldrabão voltou a ser apanhado...também não é difícil apanhar um Aldrabão como tu..."

        Estranho ia jurar que aquele GR que não distingue a direita da esquerda como demonstrado na luz na meia final da Lucílio Cup era do Braga ou aquela equipa que veio sem alguns jogadores levar 5 à luz era era da terra dos arcebispos! Pelos vistos não...

        Eliminar
      8. RG, estas a falar do guarda redes do União Madeira e do enorme frango que ele deu no 1º golo do Sporting? upss...agora vais ter de ir para o buraco onde o Mestre Aldrabão esta, para te esconderes juntamente com ele..

        Eliminar
      9. Nepes pah nao estamos a falar do GR do Uniao que deu VARIOS frangos! Estamos a falar de um clube que nao punha os 2 melhores jogadores a jogar contra o ex clube! Jogadores esses que n tinham QUALQUER tipo de vinculo com esse ex clube!
        De que clube estou a falar?! esta e dificil eu sei!
        No entanto tambem posso falar de um clube que desvia jogos de outros clubes para o algarve entre outros locais! De quem estarei a falar?!
        Estas sao perguntas para 5 mil euros! Ou seja de dificuldade elevada!

        Eliminar
      10. Então e o frango que o Mika dá com o boavista? hm.... aquele frango que deu ao carnide 3 pontos... desse tas caladinho!

        Eliminar
      11. Oh Corine, o Braga abriu tanto as pernas contra o SCP em casa como o Benfurto Tricolinho (e dessas aberturas deves perceber, pois de futebol e pior que BOLA)... só não levaste 5 em casa contra o SCP porque o Jeff tem mesmo má pontaria (bom pa fazer borrar os benfas todos com bolas à barra), e o ET nem pa auto-golos serve.

        Eliminar
    3. La esta o ATRASADO DO ADEPTO DO VOUCHERS FUTEBOL CLUBE TAL COMO EU REFERIA NO POST ANTERIOR A FALAR EM BRUNO CARVALHO.
      O post é final da taça,braga.
      Epa larguem o presidente que ele é casado e pai de filhos nao gosta dessas coisas.

      ResponderEliminar
    4. escrevo só pra agradecer ao Mestre por deixar de linkar um certo blog tripeiro ali na linha lateral onde quem escreve passava o tempo a insultar tudo e todos no Sporting.

      ResponderEliminar
    5. Olha o nasca do Ricardo.

      Outros lampiões costumeiros não devem andar longe.

      Os lampiões do norte ganharam qualquer coisa eis que os corruptos do sul saem a festejar.

      Mais um clube B na primeira liga.

      Parece que estamos de volta aos tempos do apito dourado.

      ResponderEliminar
    6. Quanto à merecimento, o Sporting merecia ser campeão este ano, e só não o foi graças a um misto de clubes B dos corruptos na primeira liga, nomeações e vouchers.

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. Valdemar sobreviveste à violação a sangue frio? eh laaaaa muito bem...olha explica-nos aqui a todos nós, como é ser de um clube que deposita dinheiro em contas bancárias de árbitros, ou por outras palavras como é ser de um clube comprovadamente corrupto como o Sporting?

        Eliminar
      2. O valdemar a estas horas esta bêbedo, desgostoso e estado alcoólico nao deixem o rapaz sozinho perto de nenhuma ponte! O FDP hoje tem mais uma razão para marrar no vermelho! Oh touro lindo....

        Eliminar
      3. So nao foi campeão graças ao Tonel e ao despromovido Uniao da Madeira se ter apresentado com menos 8 jogadores habituais em Alvalade, entre outros casos! Este gajo é o maior burro e lagarto ao mesmo tempo, os sportinguistas que conheço têm nojo dele, a mim, faz-me rir, so isso. Viva o Valdemar

        Eliminar
      4. Ricardo, parabéns por revelares tanta coragem em vires a público demonstares a tua estupidez épica.

        Eliminar
      5. Ricardinho o que tu queres é a Pila do Valdemar.

        Eliminar
      6. Como e ser de um clube que da vouchers a arbitros delegados e observadores?! como e ser de um clube que foi apanhado nas escutas do apito dourado?! Como e ser de um clube na qual o presidente dos arbitros liga a outros arbitros para beneficiar esse mesmo clube?!
        Voces estao de tal maneira podres que cheira a kilometros! Quem sabe nao venha num futuro proximo um abre olhos!

        Eliminar
      7. No entanto e apenas para terminar nao deves muito a inteligencia! Ou entao es legislador e queres fazer um novo codigo penal! denuncia caluniosa e corrupcao nao sao a mesma coisa! Mas espera eu soletro para ser mais facil... D E N U N C I A C A L U N I O S A N A O E C O R R U P C A O! Percebeste?! desenhos nao faco! Aviso ja! Nao e a minha praia!
        A minha praia e mais entregar vouchers para refeicoes a arbitros, delegados e observadores! Espera nao...nao somos nos que fazemos isso...
        Ah ja sei...a minha praia e ser apanhado a escolher arbitros...fogo esquece o meu clube tambem nao foi apanhado nisso!
        A nossa praia e mais lutar pelo video arbitro para haver VERDADE DESPORTIVA! Eu entendo que seja um conceito desconhecido para voces mas vao ver que e mt melhor ganhar assim!
        Saudacoes NAO CORRUPTAS!

        Eliminar
      8. Fernando Reis, conta-nos a tua experiência sobre como é apoiares um clube comprovadamente corrupto que deposita dinheiro em contas bancárias de árbitros, como é apoiar um clube corrupto? o que te move a apoiares um clube que se orgulha em ser corrupto pagando a árbitros?

        Eliminar
      9. Já agora para finalizar, fica a questão, se o Sporting anda comprovadamente a depositar dinheiro em contas bancárias de árbitros de forma descarada, eu nem quero imaginar quanto dinheiro não anda a pagar por fora aos árbitros, sem registos bancários alguns...aliás basta ver a vergonha que foi este ano, com o Sporting a ser levado ao colo

        Já agora o Tonel quanto é que recebeu? esse nem é arbitro, mas um clube como o Sporting que paga a árbitros depositando-lhes dinheiro nas contas bancárias, também deve pagar a jogadores...por acaso não sabes quanto depositaram na conta do Tonel? ou ai não houve registos bancários?

        Eliminar
      10. ahahahaha e tu insistes! Epa vai la ver o codigo penal e depois falamos ok?! Corrupcao e oferecer vouchers a arbitros, delegados e observadores! Nem vou falar na FORMACAO de arbitros...mesmo que seja para o INATEL tem que se comecar por algum lado! Agora vai la ver o codigo penal e diz qualquer coisa!
        Para terminar mesmo NAO sendo corrupcao os sportinguistas correram com esse lixo!

        Eliminar
      11. Epa se queres ir pelo Tonel o nome Pele diz te alguma coisa?! Aquele jogador que, ja contratado por voces no jogo do titulo o ano passado faz uma assistencia digna de meter inveja ao Messi para Jonas marcar?! Outra pergunta para 5 mil euros...a que clube me refiro?!
        Uma pista: O mesmo clube que proibiu 2 jogadores de defrontar o seu antigo clube mesmo nao tendo qualquer tipo de vinculo contratual com este!

        Eliminar
      12. Este comentário foi removido pelo autor.

        Eliminar
      13. Este comentário foi removido pelo autor.

        Eliminar
      14. Só sabem falar do Tonel... então e o auto golo que ele marcou contra o porco? Aí já não foi para ajudar o Sporting? Mudou de lado? Ganhem decência na cara!

        ...E os salários que a compra do horta conseguiu pagar aos jogadores do vitória?! e repara no timing......
        E os 3 MESES de salários que foram regularizados ao belem quando jogou com o carnide?
        E os prémios que jogadores do bessa receberam quando o Sporting foi lá jogar?
        E o frango que Mika dá nos ultimos minutos que da... os 3 pontos ao carnide?

        Continuem a acreditar que ganharam o campeonato com seriedade e dignidade.
        Comem gelados desde 1908 e gostam. Porque lamp que é lamp gosta de ganhar. Não interessa c$$omo, o que interessa é ganhar.

        Ps: vai lá ver a definição de crime de corrupção e de denúncia caluniosa sff.
        Burros....

        Eliminar
      15. Este Corine da treta que anda para aqui é uma personagem bem triste.
        A insistência em fazer que todos sejam estúpidos como ele é reveladora do que aí vem.
        Muito nos vamos rir!

        Eliminar
    7. Mestre, no video que publicou dá a entender que o PdC cumprimentou o AA e não cumprimentou o JP, mas se contextualizar o video todo, dá para perceber que não foi isso que aconteceu.
      No entanto é muito agradável ver aquelas trombas ressabiadas ahah!

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. exacto. ele cumprimenta a pessoa atrás do André André. e o video mostra que essa pessoa é o Peseiro

        Eliminar
    8. Jogo esquisito, este! O Braga marcou 2 golos em dois brindes que nem na Distrital acontecem e, ofensivamente, não fez mais nada. Não me lembro de uma defesa o Helton. O foculporto mostrou mais, mais sempre foi pouco. Aliás, os períodos de maior pressão sobre o Braga sempre foram pouco pensados, muito pela vontade. Mais coração e menos cabeça, claramente!

      Bem André Silva, com dois golos de qualidade, a mostrar que pode ter futuro. De resto, não destacaria mais ninguém pela positiva. Muitos a um nível razoável, sem destaque. Pela negativa: Helton, Chidozie e Marcano. Estás rotações de guarda-redes devem acontecer em equipas sem objectivos nas competições. Casillas, em 2014, rodava com o Diego Lopez e ia dando a Champions ao Atlético. Mesmo o Barcelona, que alterna o Ter Stegen com o Bravo vê os guarda-redes a terem algumas falhas. De resto, não estou a ver grandes equipas a fazer rotação de guarda-redes. É um posto muito específico e quanto mais se jogar, melhor!

      ResponderEliminar
    9. Estou de acordo com todos os pontos

      ResponderEliminar
    10. Bom dia.
      Maxi? Zero.
      JJ? Uma competição de pré época.
      Benfica tricampeão.

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. Maxi mostrou que nada daquilo que diziam dele no Benfica era verdade. Passou diretamente de um dos menos talentosos do Benfica a um dos melhores jogadores do porto... acabando a época com menos cartões do que levava no Benfica.
        JJ mostrou ser o melhor treinador... e que afinal o colinho era só mais uma desculpa esfarrapada. Perdeu devido a sua soberba , que também já nos tinha causado falhanços a nós... e ao facto de que quem as mete lá dentro são os jogadores... acabou a época a ser aumentado no clube de quem criticava o Benfica por pagar 4M por um treinador para ganhar o campeonato.
        Gelados?

        Eliminar
      2. Mas porque é que estás a falar de coisas que nada têm a ver com o post?
        Percebo que queiras mostrar a tua gratidão pelos lamps do norte terem ganho uma taça ao fim de 50 anos, mas para quê o resto?

        Sempre em busca do biscoito.. descansa suíno!

        Eliminar
      3. Competição de pré época?
        Vamos ver se lhe chamarás o mesmo daqui a uns meses.

        Eliminar
    11. Delicioso o pormenor registado no vídeo.
      Apesar de não o merecer, congratulo o Braga pela vitória: menos um "títalo" para os andrades, mais longe ficam do Glorioso e iniciamos a época com um jogo que, mesmo que seja perdido, o outro clube não se irá vangloriar a época inteira mesmo que não ganhe mais nada.

      ResponderEliminar
    12. MdC,

      "Desde que a parceria com a Doyen se intensificou, o Porto ganhou zero. Uma coisa não é consequência direta da outra, mas também não lhe é completamente alheia."

      Acho que uma é consequência da outra! PdC ao ter parcerias para contratar jogadores, usava a folga de pouco ou nada gastar para propor chorudos ordenados. Será que os jogadores mais baratos não se ressentiram disso mesmo? Como é que um jogador com anos de casa, que sente o FCP ( e sabemos como isso naquele clube é relevado ) e que vê chegar um jogador, que ganha 2 e por vezes 3x mais sem nada fazer, reage na hora da derrota?

      No entanto parece-me que vêm aí tempos complicados para o norte! Dos que ontem jogaram apenas vejo Brahimi, Danilo e Neves a terem capacidade para render largos milhões, e sabemos que grande parte desses valores, no que ao Brahimi dizem respeito, são para outrém.....quanto os outros 2, perdê-los seria dar um autêntico tiro nos pés.

      A aposta na formação terá de ser um must e a limpeza ao nível de jogadores sem categoria vai ser muito custosa. Veremos que FCP teremos e se Marco Silva não terá já dado um passo atrás, abrindo o caminho do Sousa.

      SL

      ResponderEliminar
    13. Parabéns ao Braga.. soube ser feliz.

      Um bom Post do MdC.. mas era escusada essa da Doyen. Que tem a ver a Doyen com os erros de Helton, Marcano, Maicon, Indy?!

      Querem ver que foi a Doyen a culpada do Bryan Ruiz ter atirado a bola por cima da barra a 2 cms da baliza do SLV?!

      Oh caro Mordomo, menos !!

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. http://www.reflexaoportista.pt/2015/09/o-catalogo-doyen.html

        só tu é que não vês as evidências quid......... até os teus amigos trips vêem.

        Eliminar
      2. Eu não defendo nem sou a favor dos Fundos.. mas daí a querer fazer crer à manada, ao rebanho que a culpa é deles..

        Se calhar foi a Doyen que investiu no SuK, no Marega, que mandou embora o Maicon para o S. Paulo!!

        Se calhar foi a Doyen que pôs o Rui Barros a treinar e que depois foi buscar o pé frio Peseiro como 5ª escolha!!

        Eliminar
    14. Entretanto... meanwhile

      Declaro aqui oficialmente aberta a Silly Season nos pasquins Record, A Bolha e O Jogo.

      Durante 100 dias, ele irão ser vendidos, comprados, trocados, emprestadados 277 dos mais maiores bons grandes melhores jogadores do Mundo (e arredores) para o SLV, 128 para o SCP e 16 para o FCP, isto à escala do tratamento editorial das Capas e Manchetes dos pasquins que nada têm a ver com a real dimensão dos clubes!!

      Mas como sabem que a passarada gosta e os lagartixas adoram, há que dar milho, iscas, palha, capim!!!

      ResponderEliminar
    15. Mas no fim de semana, ficámos todos a conhecer mais como se processa o verdadeiro jogo da mala:

      - pega-se num jogador sem qualidade para jogar num determinado clube e contrata-se por um valor (pode chamar-se Francisco Sergio, André,...
      - ganham todos (clube que compra, clube que recebe, intermediários - entre os quais pode estar o presidente do clube que vende e jogador)
      - o jogador fica a fazer parte de uma lista de marretas sob contrato, a emprestar a outros clubes

      Se for necessário, podem também contactar-se guarda-redes em final de contrato, a ver se eles facilitam. Mas é preciso afirmar sempre que os contactos com o guarda-redes só aconteceram depois desse jogo!

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. O verdadeiro jogo da mala é o Sporting andar a depositar dinheiro em contas bancárias de árbitros e continuar impune apesar de estar provado que são corruptos

        Eliminar
      2. Ha alguém associado ao Sporting que esteja acusado ou tenha sido condenado por corrupção? Não.

        Fim da história.

        Eliminar
      3. Falam muito do PPC mas ele não está acusado de corrupção, mas sim acusado de um crime de denúncia caluniosa (relativamente ao caso cardinal). Mas como são burros, gostam de mandar para o ar....

        Eliminar
      4. Aliás, sob podem falar do ppc...

        Não têm mais nada!!

        E ainda se tentam convencer que os SCPguistas se revêm nisso.
        Para eles próprios sentirem menos vergonha.

        Ppc, q mesmo estando na presidência do SCP um dos piores e mais aldrabões (um fdp umbiguista) presidentes do SCP, foi corrido....

        Eliminar
      5. Nem mais..mas ao menos quando falarem, que falem bem..

        Eliminar
    16. Já agora, recordar apenas que fui dos poucos (muitos) que defendi Lopetegui e que sempre disse que foi a maior asneira, erro que PdC fez, foi despedi-lo quando estava tudo em aberto!!

      Foi uma época para esquecer, a começar pela cor horrível do equipamento cor de cócó, pela vinda do Osvaldo e pelo investimento no Imbula.. e a acabar na indecisão de demorar quase 1 mês a arranjar treinador!!



      ResponderEliminar
      Respostas
      1. Agora falaste bem.
        A cor do equipamento.. de facto, terrível.

        Eliminar
      2. Caro Quid,

        Normalmente despedir um treinador não resulta na inversão dos resultados... a maior parte das vezes agrava, como a história conta. O despedimento do Lopetegui foi um "rebenta a bolha", mais virado para dentro do que a pensar na equipa... E depois ir buscar o Peseiro... não ia pegar de estaca! Por regra sou contra o despedimento dos treinadores a meio da época só porque não resulta!

        O Porto foi a melhor equipa mas não ganhou... já aconteceu no campeonato... Temos pena! Vamos esperar mais 50 anos para o Braga ganhar mais uma taça.

        Abraço,
        Pedro

        Eliminar
      3. Pera la.

        Eu já dizia isso no ano passado pá.

        Pede aí à cadelinha ricardo que ela vai buscar esse meu comentário

        Eliminar
    17. Parabéns ao carnide.

      Juntou a taça ao campeonato.

      Para celebrar, Salvador e Vieira vão fazer mais umas obras juntos

      ResponderEliminar
    18. Tenho uma questão: não era uma regra este ano os jogadores emprestados não poderem jogar contra os clubes que os emprestaram?
      O Josué jogou e está emprestado pelo FCP.

      Ou isto é só válido nas competições da Liga?

      ResponderEliminar
    19. A Doyen já rebentou com a nádega azul...

      Jorge Mendes... faz o teu trabalho com a nádega encornada!

      Obrigado.

      ResponderEliminar