segunda-feira, 2 de maio de 2016

#TodosBorrados

Continuo a manter aquilo que escrevi antes e depois da vitória do Sporting no Dragão: apesar de se notar que a equipa está a quebrar fisicamente, o Benfica é, neste momento, o grande favorito a vencer o campeonato. No entanto, tenho que ser sincero: ao ver isto que João Gabriel escreveu na noite de ontem...


... não pude deixar de sentir que, do lado de lá, não estavam mesmo à espera que o Sporting vencesse o Porto, e que o Marítimo poupasse ontem cinco dos jogadores que estavam em risco de exclusão para o jogo contra o Benfica.

Acho particularmente delicioso um certo fenómeno a que já tínhamos assistido nos dias que antecederam a visita do Benfica a Vila do Conde: há benfiquistas que não conseguem conceber a ideia de ter adversários que façam de tudo para lhes conquistar pontos. Ukra e Wakaso viram amarelos estranhos e limpam o castigo no jogo que antecede o Benfica? Só podem estar a soldo do Sporting. O Marítimo, equipa que já não está a lutar por qualquer objetivo que não seja a Taça da Liga, decide meter a carne toda no assador contra o Benfica e não contra o Estoril? É porque já seguiu uma mala cheia de dinheiro para a Madeira a partir de Alvalade. Por outro lado, o V. Setúbal decide poupar vários jogadores titulares que nem sequer estavam em risco de castigo (incluindo o assumido benfiquista André Horta que, passados uns dias, foi dado certo como novo reforço da Luz)? Aí já é tudo normal. Mas, mesmo assim, conseguiram ver na frustração de Arnold uma prova de que também o V. Setúbal estava debaixo do encanto da mala de dinheiro prometida pelo Sporting.

Curiosa política de silêncio esta, em que dirigentes benfiquistas como Rui Gomes da Silva ou João Gabriel acusam o Sporting de praticar ações ilegais - porque é ilegal uma equipa oferecer dinheiro a outra para a motivar a ganhar o seu jogo.

Registe-se, no entanto, que esta acusação surge numa altura o Benfica revela dificuldades sistemáticas em vencer os seus jogos. É, seguramente, mais cómodo do que admitir as insuficiências que estão à vista de todos.

Na realidade, tudo isto cheira ao jogo de acusar os outros daquilo que eles próprios têm o hábito de fazer. Há meses que ouço falar em práticas semelhantes de ofertas de um certo clube aos adversários do Sporting. Mais em concreto, desde a partida que fomos fazer a Arouca na 1ª volta. Ainda mais em concreto, prémios de 1 milhão de euros. Será isto verdade? Não faço ideia, mas o que é facto é que este campeonato é o primeiro, de há muitos anos para cá, em que não há quaisquer notícias de salários em atraso na I Liga.


Não estou a ver Carlos Pereira a pedir aos seus jogadores para, indiretamente, favorecerem o Sporting, pois o relacionamento entre os dois clubes é péssimo de há dois anos para cá. Em contrapartida, é conhecida a amizade do presidente do Marítimo com Luís Filipe Vieira, e o excelente relacionamento entre os seus clubes, demonstrado por este episódio ocorrido há um ano...


... ou por este, ocorrido há três anos.


Havendo malas ou não, havendo amizades coloridas ou não, há uma conclusão óbvia que se pode extrair do tweet de João Gabriel: estão todos borrados.

P.S.: :)