quinta-feira, 12 de maio de 2016

Vítor Pereira merece uma saída em ombros

Há que louvar o zelo profissional de Vítor Pereira. Apesar de estar prestes a abandonar o cargo de presidente do Conselho de Arbitragem, não facilita, e continua a fazer um trabalho com a mesma qualidade a que nos tem habituado.

Sobre as nomeações para o Braga - Sporting e Benfica - Nacional, recomendo a leitura do post O ferrari vermelho, o colete encarnado e o barrete verde, do blogue A Norte de Alvalade. A rede está montada - de uma forma mais ou menos discreta, admita-se - para o caso de haver algum imprevisto no jogo da Luz.

Quanto à II Liga, as coisas foram feitas mais à descarada. Neste momento, a luta pela manutenção envolve as seguintes equipas:


Olhando para a tabela e para os jogos da última jornada, a tarefa do Benfica B em evitar a descida é bastante complicada. Entre as equipas em risco, o Benfica B é a que tem o adversário teoricamente mais forte: recebe o Freamunde, clube que ainda luta pela promoção à I Liga. Para além disso, o Benfica B tem desvantagem no confronto direto com Leixões e Mafra, o que significa que tem que ganhar obrigatoriamente o seu jogo, e esperar que os seus adversários não vençam.

Perante este cenário, foram estas as nomeações que Vítor Pereira fez para a última jornada:

Benfica B (20º) - Freamunde (5º): Bruno Paixão (dispensa mais comentários)

Ac. Viseu (17º) - Sp. Covilhã (13º): João Pinheiro, um dos novos internacionais de Vítor Pereira, que no Porto B - Benfica B (jogado no passado domingo) conseguiu desencantar um penálti inexistente a favor, claro está, do Benfica B



Gil Vicente (11º) - Farense (21º): Jorge Ferreira (dispensa mais comentários)

Oliveirense (24º) - Leixões (19º): Manuel Mota (dispensa mais comentários)

Atlético (22º) - Oriental (23º): Sérgio Piscarreta, mais um árbitro que chegou prematuramente a internacional pela mão de Vítor Pereira, que recentemente expulsou dois jogadores do Braga no jogo anterior à meia-final da Taça da Liga com o Benfica


Desp. Aves (7º) - Mafra (18º): Luís Ferreira, o árbitro da nova geração que tem mais potencial para se tornar no novo João Capela / Bruno Paixão

Aqui não há apenas uma rede para evitar que uma determinada equipa se estatele no chão em caso de desequilíbrio. Foram colocados snipers nos outros estádios para mandar os outros abaixo em caso de necessidade, pois neste cenário adverso não basta apenas uma nomeação preventiva. Se tivesse que apostar numa equipa que será ultrapassada pelo Benfica B nesta última jornada, colocaria todas as fichas no Mafra.