quarta-feira, 29 de junho de 2016

A dica da semana de João Gabriel

"Outro exemplo? O número de sócios dos três clubes. Outra das ladainhas do presidente do Sporting. Mas porque é que os jornalistas não consultam os relatórios e contas das SAD dos três grandes e comparam o que é que os sócios, a nível de quotização, representam para os três clubes? E veriam a diferença que há entre os três" - João Gabriel, na entrevista publicada hoje pelo Record.

Belo conselho dado aos jornalistas.

Considerando que a SAD do Sporting não recebe qualquer valor de quotizações desde julho de 2013 (pois o dinheiro das quotas é canalizado na totalidade para o clube), seria bom que explicasse como os jornalistas poderão ver essa informação no relatório e contas. Mais, João Gabriel tem a obrigação de saber que o Benfica também tomou, na época passada, a mesma decisão de canalizar a totalidade das quotizações para o clube - o que significa que o relatório e contas da SAD benfiquista também deixou de incluir essa informação (os valores que ainda aparecem são resíduos da fase de transição).

Por outro lado, é pena que não se tenha lembrado de fazer esse exercício enquanto apregoava aos quatro ventos o facto de o seu clube ser "o maior do mundo", quando bastaria olhar para o valor das quotizações para perceber que o número real de associados sempre esteve muito, muito longe dos 270.000 que chegaram a anunciar.



Saiu do Benfica, mas o gosto pela desinformação continua intacto.

P.S.: João Gabriel também disse o seguinte: "Mas os jornalistas também amplificam declarações que não deviam ter relevância. Por outro lado, os jornalistas não se podem limitar a ser correias transmissoras, sem espírito crítico.". Vindo de quem vem, esta é candidata a piada do ano.