quarta-feira, 29 de junho de 2016

A política de empréstimos

O Sporting anunciou ontem o empréstimo de Tobias Figueiredo ao Nacional da Madeira. Creio que ninguém discordará da oportunidade da cedência do jovem central. Tobias está numa fase em que necessita de jogar com frequência para acumular a experiência que lhe falta para poder ser titular no Sporting. Dificilmente o conseguiria continuando em Alvalade, pelo que o destino encontrado acaba por ser uma boa solução.

O empréstimo de Tobias junta-se, portanto, ao de Francisco Geraldes ao Moreirense. Apesar de Miguel Leal ter saído do clube, o novo treinador, Pepa, parece ser um sucessor à altura, com capacidade para tirar proveito das características do talentoso médio - fundamental para que o seu ano em Moreira de Cónegos possa ser tão bem sucedido como os de Iuri Medeiros e João Palhinha.

Partindo do princípio que os acordos de empréstimo do Sporting incluem cláusulas que encorajam a utilização dos jogadores, faz todo o sentido que sejam colocados na I Liga todos os atletas que não tenham espaço no plantel principal, que não tenham salários excessivamente elevados e que necessitem desafios superiores aos que uma equipa B pode dar. Como tal, é bastante provável que, do grupo de jovens como Palhinha, Podence, Gauld, Domingos Duarte, Ponde, Chaby, Wallyson e Riquicho (estes últimos dois se estiverem recuperados), alguns acabem também por ser emprestados a outros emblemas da I Liga. O mesmo se aplica a jogadores excedentários como Cissé, Zezinho, Rosell ou André Geraldes.

Há muito que o empréstimo de jogadores tem, para Benfica e Porto, uma função que vai muito para além da simples gestão de plantel e desenvolvimento de jogadores. O Sporting deve fazer o mesmo. Não digo que cheguemos ao ponto de contratar apenas para emprestar, como fazem os rivais - isso é uma subversão daquilo que deve ser um clube de futebol -, mas é algo que deve ser explorado de forma mais estratégica: é uma ferramenta para construir um bom relacionamento com outros clubes, ao mesmo tempo que os tornamos mais fortes contra os nossos rivais e menos fortes contra nós. A partir do momento que o (absurdo) regulamento da Liga para esta matéria o permite, devemos aproveitá-lo tão bem quando pudermos - tal como fazem Benfica e Porto.

Espero, por isso, que o Sporting dê primazia a clubes com quem tem melhor relacionamento ou com quem acredite que possa construir boas relações, mas tendo sempre em consideração o interesse dos jogadores. Quanto a Tobias Figueiredo, é verdade que custa sempre ver um jogador do Sporting ser emprestado ao clube de Rui Alves, mas, citando aquilo que disse recentemente um certo presidente de um clube português:


70 comentários :

  1. Ainda falta colocar gelson, matheus Pereira e podence

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podence é para ser colocado.....na equipa principal. Não precisa de empréstimos.

      Eliminar
    2. e se te preocupasses com a merda do teu clube?

      Eliminar
    3. 1º comentário, às 8h30 da manha. Que doença

      Eliminar
    4. Ó fdp de boifiquista, já andas por aqui? Vai "ladrar" para a porta 18 que é aí o teu lugar natural e a sede dos lampiursos como tu.

      Eliminar
    5. billocas, eu até tinha uma lista (tua) fixe... e longa... mas acho que basta... tabaraato!

      Eliminar
    6. E talvez não fosse má ideia ponderar o empréstimo do slimani e do teo. Não estão com muita vontade de voltar e podem ser facilmente substituídos pelo barcos e pelo mini Messi escocês.

      Eliminar
    7. ao menos renderam a época passada enquanto outros rendaram na noite lisboeta. opções técnicas.

      Eliminar
    8. Bílis, o Gélson é colocado na direita para comer de cebolada o eliseu. Matheus na esquerda a rasgar o alpeida. E o Podence a entrar na segunda parte e acabar com o que resta daquele vosso capitão que em pleno galinheiro vos mandou poker'alho.

      Eliminar
    9. "Voltava já para o river" é só jogadores identificados com o clube....

      Eliminar
    10. Epa, mas oh billocas, então mas o (agora) vosso melhor coxo nem na China...?! Tsss... tsss...

      http://www.record.xl.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/benfica/detalhe/salvio-entre-china-e-inglaterra.html

      Eliminar
    11. Com os jogadores do Benfica é fácil. Ou saem e dão dinheiro ou ficam e são campeões.
      No Sporting ou saem a mal e não dão dinheiro ao clube, ou ficam e ganham bola.

      Eliminar
    12. John Billy está entre os nomes com mais som a falso que já ouvi ou li no que diz respeito à língua inglesa. Mesmo que resolvas chamar-te "Johnny Bill" também ficava com o mesmo som saloio de "John Billy". Para que percebas melhor, para te chamares John Billy tinhas que ter como nome "John William", o que para um inglês mediano soa aos nomes que o pessoal que trabalha nos carrinhos de choque costuma ter! Só mesmo um lampiolho desempregado para, com todos os nomes do mundo a disposição, ter que escolher um nome equivalente aos "carnies" ingleses. Parabéns, pelo menos conseguiste ir uns furos abaixo de "chav" na tabela de nomes xungas ingleses... Bem vistas as coisas, fica-te bem, Johnny Bolha!

      Eliminar
    13. LOL, muito boa análise semântica.
      É nome de cowboy dos filmes dos anos 50.
      Mais vale mudar para Johnnie Walker, como tributo ao Eusébio.

      Eliminar
    14. "ou saem ou dão dinheiro".. agora falaste bem! Não sabes é a quem é que dão dinheiro..

      Eliminar
    15. J1906

      "ou saem ou dão dinheiro"..

      Ou ainda... AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!

      Eliminar
  2. tens a entrevista do sopeiro gabriel pra te entreteres... aquele mete-nojo foi elevado à categoria de entrevistável quando andava a ditar composições ao otário ribeiro do barreirense.

    os empréstimos ao nacional são bons para os jogadores... o rui alves já não tem o dinheiro do banif e está à rasca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já era entrevistável... como não lembrar a capa do título do Porto ser um tributo aos árbitros?

      Eliminar
    2. o polvo continua bem vivo...

      chegará o dia em que o otávio, o farinha e a restante camarilha vão ser corridos dos jornais.

      Eliminar
    3. não é como este lixo que vão conseguir pagar a hipoteca da cofina às finanças.

      Eliminar
  3. ou se quiseres começa pelo zé carriço do benfica... o homem estava tão confiante no esquema que até punha os traficantes de droga a falar de jogadores com o vieira.

    sobre isso o palhaço gabriel não abriu o bico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sobre o Zé do Benfica, já me deu vontade e de rir logo pela manhã com a notícia do início do julgamento ao entreposto de droga montado na porta 18.

      "José Carriço, 55 anos, ex-motorista do presidente do Benfica e ex-diretor do departamento de apoio aos jogadores do clube da Luz, explicou esta segunda-feira, dia 27 de junho, no Tribunal de Santarém, o esquema de tráfico de estupefacientes em que estava envolvido.

      O homem também conhecido por "Zé do Benfica" revelou num depoimento detalhado o modo como a troco de cinco mil euros, pagos previamente, alguém com acesso às bagagens e capacidade de as retirar sem controlo alfandegário, fazia sair do Aeroporto Sá Carneiro, no Porto, malas carregadas com cocaína, proveniente da América do Sul.

      Carriço e dois outros arguidos (o quarto envolvido no esquema entretanto faleceu) respondem agora pelo crime de tráfico de estupefacientes na forma agravada. O ex-motorista do presidente do Benfica já confirmou o teor de grande parte da acusação e justificou a sua participação no crime com as suas dificuldades financeiras.

      "Zé do Benfica" contava receber por cada mala com vários quilos de droga - recolhida no Aeroporto do Porto e geralmente proveniente do Brasil - cerca de 20 mil euros que dividia com José Seco, de 59 anos, reporta o JN.

      Segundo fez saber o homem de 55 anos ao coletivo de juízes, no início do julgamento, apenas uma mala com cerca de 9,5 quilos de cocaína terá efetivamente passado, a mesma com a qual foi apanhado pela Polícia Judiciária em julho do ano passado, quando regressava de Valença. Carriço explicou que o comprador recusou a droga, argumentando fraca qualidade, e devolveu-a, daí ter sido encontrada na sua posse quando foi intercetado na zona de Santarém ao volante de um Audi A4, propriedade do Benfica.

      As tentativas anteriores de tráfico falharam do mesmo modo, de acordo com "Zé do Benfica".

      Duas malas, uma com 8,9 quilos e outra com 27 quilos de cocaína, foram apreendidas no aeroporto de Guarulhos, no Brasil. Em 2014, a mala enviada de São Paulo terá chegado por engano ao Aeroporto Humberto Delgado, onde foi confiscada pela PJ.

      Em novembro desse ano, as atividades do grupo começaram a ser investigadas pela PJ. A operação recebeu, nessa ocasião, o nome "Porta 18", por ser nessa porta do Estádio da Luz que alguns dos suspeitos se encontraram com José Carriço.

      Teve tanto azar que apenas uma das malas passou no aeroporto.
      Só prejuízo na Porta 18...

      Eliminar
    2. Cambada de osgas invejosas, buscam satisfação em teorias da conspiração e em mentiras inventadas porque o clube de que são adeptos é uma lástima em todos os aspectos, os melhores jogadores querem sair, têm dividas ao Estado, a jogadores e a clubes estrangeiros, são adeptos de um clube dirigido por um psicopata invejoso com um carácter próprio de um indigente.

      "Porta 18
      A investigação teve início por denúncia do Benfica e a operação teve o sucesso que teve porque o Benfica colaborou naquilo que lhe foi pedido pela PJ. Felizmente e ao que se sabe Benfica não só denunciou como colaborou no que pôde para que a PJ tivesse sucesso na operação. A própria PJ já informou que o Benfica não está envolvido.
      Não foi encontrada nenhuma droga no estádio da Luz mas sim com o arguido e fora do estádio da Luz.
      A pessoa em questão já não trabalhava na Luz nem era motorista, o actual motorista de Vieira é o Ricardo já há 7 anos.
      O carro foi comprado por leasing e o ex-funcionário ficou com o automóvel e era ele que pagava o leasing porque ele já estava em seu nome".

      Palhaços!!

      Eliminar
    3. Tá gira, Manel. Onde leste isso? No blogue do Porco Gil?

      Eliminar
    4. O Zé das madurezas mamou a bucha para safar o querido líder.

      Quando durante as reuniões/almoços, com entrada vip pela Porta 18 sob as placas de lã de vidro esvoaçantes da ETAR, os traficantes até indicavam jogadores para o Midas observar, está tudo dito.

      http://i1.wp.com/www.tuvaisvencer.pt/wp-content/uploads/2016/06/clippingCM.jpg?w=640

      Eliminar
    5. Lol Manuel , obrigado por partilhares a cartilha que vai ser debitada daqui para a frente. A do leasing é brilhante . Penso que tal como os "voucheurs" a teoria ainda deva sofrer alguns ajustes durante as próximas semanas.

      Eliminar
    6. Se o Manel não tivesse o QI de um lampião iria ter vergonha de insultar o BdC, visto que a sua agremiação é liderada por um cadastrado por roubo, que já foi julgado por tráfico de droga e cujo braço direito traficava fados de coca em plenas instalações do clube.

      Como é um lampião ingénuo, acha que o cadastrado não tinha conhecimento que se traficava coca no estádio e que eram recebidos colombianos pela porta 18. Também acha que a oferta de 4 jantares a cada árbitros é cortesia.

      Eliminar
    7. osgas invejosas? hm... quanta tristeza que reina na tua vida para teres que vir com esses """insultos""" para aqui.. acho que hoje só recebes meio biscoitinho.

      Eliminar
    8. No entanto o que esse filho da puta nao diz e que o presidente do River ja desmentiu que o SCP lhe deva dinheiro! Manuel "o mentiroso compulsivo"

      Eliminar
    9. Manel
      Avençado acéfalo do T1.
      Ignorar

      Eliminar
  4. Axo que é um excelente emprestismo o nacional normalmelte luta pela europa ou anda sempre a meio da tabela.
    Qnt aos clubes q os emprestados julgo que deveriam ser todos colocados em clubes de Portugal e na primeira liga,estamos mto mais atentos ao jogador ganha rotinas na nossa liga e acima de tudo enfraquece os nossos adversários.
    Parabens bruno evitar empréstimos a segundas divisoes de outras ligas e ligas fracas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este Bruto Borgias é demais. Se é o Glorioso que empresta é porque tem segundas intenções, se é o Lumiarense que empresta é porque na primeira liga estão mais atentos à evolução do jogador. E ainda dá os parabéns ao ex-gordo.

      Eliminar
    2. Rodulfo preocupa.te com a put da tua mae

      Eliminar
    3. E se a mãe dele dá preocupações... Ouvi dizer que não larga os africanos da Musgueira.

      Eliminar
    4. Freud - Psicologia das massas e análise do eu
      http://livraria.folha.com.br/livros/psicologia-e-psicanalise/psicologia-massas-analise-sigmund-freud-1215292.html
      Ele explica porque vocês tanto falam nas mães dos outros. Podem é não gostar da explicação.

      Eliminar
    5. Se há clube que até já sofreu golos de jogadores emprestados por si, esse clube é o Sporting, assim de repente não me lembro de isso acontecer ao porto até ao último jogo da taça, o benfica esse então...
      Que merda de pessoa assiste ano após ano há mesma merda de artimanhas em que os jogadores emprestados adoecem subitamente, e repara a merda do Benfica até de jogadores de que não eram propriamente seus contratados ( belenenses ) desaparecem de repente.
      Ou então fazem assistências para golo ( bebé no paços ) são um segredo para o desporto, para a verdade desportiva.

      Eliminar
  5. Por muito que me custa "ajudar" o ranhoso do alves, estou de acordo Mestre, é uma boa hipótese...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É pensar que estamos, em primeiro lugar, a ajudar-nos a nós próprios. :)

      Eliminar
    2. Pois... por isso é que eu se calhar não dava para a Política e afins... falta-me o estômago...

      Eliminar
    3. Se for bom para o SCP aturou o maior anormal por 100 anos...

      Não são exactamente estas palavras mas o conceito está aí.

      Eliminar
  6. também concordo e acho que deveria ser politica mesmo da federação ou liga. os clubes "grandes" deveriam emprestar jogadores às equipas que estão na liga europa, para assim as ajudar a conseguir também pontos que são importantes para o ranking da uefa.
    já disse no face e repito, o Sporting deve emprestar jogadores da formação seja a que clube for, para melhorar a prestação desse jogador que está tapado por outro na equipa principal. fica o jogador a ganhar e os clubes envolvidos nesse empréstimo.

    ResponderEliminar
  7. Mestre, que delicia o apontamento final !
    É mesmo por aí...

    ResponderEliminar
  8. "O AMOR AO SPORTING"

    "Teo Gutiérrez deixou bem claro que pretende voltar ao River Plate o mais depressa possível. Apesar de ontem, à chegada a Lisboa para o arranque da temporada do Sporting, ter afirmado que pretendia dar "muitas alegrias" aos leões, o avançado sublinhou, esta terça-feira, o desejo em regressar à Argentina.

    "Não depende de mim, há muitos interesses, mas sou um profissional e dou tudo pela camisola que represento. Se dependesse de mim se voltava amanhã ao River Plate? Sim, claro", referiu o internacional colombiano no programa '90 Minutos de Fútbol', da Fox Sports, vincando que o River "está sempre no seu coração".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Giro e não actualizar as informações. Estás a falhar lampião sujo.

      Eliminar
  9. É TUDO A ABANDONAR O BARCO

    "SLIMANI MOSTRA A JESUS QUE QUER SAIR
    Atraso no regresso de férias, apurou Record, é uma forma de levar o treinador a perceber que não deve contar com ele

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parafraseando , aturo 100 anos um argelino contrariado se voltar a espetar três batatas nos lampiursos.

      Eliminar
    2. Palhaço pega ai:

      "Islam Slimani ainda não chegou a Lisboa e por isso não começou a pré-época junto da equipa leonina, que desde segunda-feira cumpre exames médicos.

      O argelino tinha regresso marcado para esta terça-feira, mas ainda está no seu país e está «devidamente autorizado» pelo clube, de acordo com informação do Sporting, a apresentar-se mais tarde." in Mais Futebol.

      Só um palhaço carnidense é que se baseia em "noticias" do rascord ou da burla.

      Se te preocupasses com os mais de 150 jogadores que o carnide tem sob contracto...tabarato tá.

      Eliminar
    3. ó jq o resultado que o sporting fez na luz este ano, nem daqui a 100 anos o volta a fazer...

      Eliminar
    4. Ó Chupeta Francisco, o teo também tinha "autorização do clube" para estar na praia. A Argélia tem boas praias. Os indícios são fortes, só não vê quem não quer ou sofre de clubite aguda.

      Eliminar
    5. Os lampiões idolatram um capitão/presidente que os mandou para o carvalho, no entanto dão muito valor aos atrasos dos jogadores do Sporting.

      Eliminar
    6. Acho que a fonte que citaste diz tudo acerca deste Post. Lixo para o lampião comer.
      Confere.

      Eliminar
    7. Avençado acéfalo do T1.
      Ignorar.

      Eliminar
  10. Mesmo que o empréstimo queira dizer....aquilo que acham que quer dizer, nunca o Sporting deveria ceder um jogador a quem um dia chamou "lagartos viscosos" aos Sportinguistas, à que escolher melhor....

    ResponderEliminar
  11. Estou completamente em desacordo com o penúltimo parágrafo: não é por os outros clubes usarem expedientes desses e secarem, quais eucaliptos, tudo o que deve ser característica da competição, que o Sporting os deve imitar. Deve, sim, denunciar e cortar a mama a quem pactua com este sistema.

    ResponderEliminar
  12. Primeiro dia de trabalhos e as pérolas da academia já começaram a ser dispensadas.
    Onde é que eu já vi isto antes (tipo o que não é nacional é que é bom)?
    Depois tanto criticam a política de empréstimos dos corruptos e do Benfica aos clubes da primeira liga e estão a copiar? O ex-gordo é que tem razão, olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço.
    E se existe um que é capaz de aturar 100 anos o maior filho da mãe, numa clara referência ao Judas, o slimani e o teo não estão dispostos a aturar nem mais um ano o presidente mais filho da mãe que o futebol já pariu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahaha deves ser um granda cabrão.
      Conta os elementos da formação na equipa principal do Sporting CP e os que estão na equipa principal do carnide e do porco. Até choras; mudança de paradigma.

      Eliminar
    2. Aqui concordo com o Rudolfo, os jogadores do Sporting iriam preferir muito mais aturar um cadastrado por roubo e cujo braço direito trafica coca em plenas instalações do clube.

      Eliminar
    3. espera? estamos a falar do Taarabt?
      também me lembro destas cenas há dois anos e olha não é que o Sli continua cá? ...continua a pôr carrrrvão!!! o T1 agradece.

      Eliminar
    4. Adepto acéfalo da nádega corrupta do bairro de carnide.
      ignorar.

      Eliminar
    5. Mais um empréstimo resolvido
      Miguel lopes na turquia
      Este PRESIDENTE É O MAIOR

      Eliminar
    6. Mais um empréstimo resolvido
      Miguel lopes na turquia
      Este PRESIDENTE É O MAIOR

      Eliminar
  13. Mestre escreve la um post sobre "Zé do Benfica" para satisfazer os mais fanáticos do teu club. Nao levo a mal :)

    ResponderEliminar
  14. http://www.maisfutebol.iol.pt/sporting/teo-gutierrez/teo-nao-ha-nenhuma-hipotese-diz-presidente-do-river-plate

    Em declarações à Fox Sports Radio, o presidente do River Plate garantiu ainda que o Sporting não está em dívida em relação à transferência de Téo Gutiérrez, como foi avançado na imprensa argentina.

    «Isso não é verdade, essa questão não se coloca. O Sporting está a pagar tudo a tempo e horas», rematou Rodolfo D’Onofrio.

    ResponderEliminar
  15. Caros,

    Para mim, a máxima de que o inimigo do teu inimigo é teu amigo, não se aplica. As oportunidades estão ai para serem aproveitadas, e as declarações que são feitas no mundo mediático têm sempre um contexto e um tempo. Quantas crelas não vemos entre jogadores, treinadores... dirigentes e sabemos que no fundo mantêm relações, umas mais fortes, outras apenas de interesse. Mas que seria feito de qualquer relação sem interesse? Temos interesse em desenvolver e valorizar activos pois bem, façamo-lo de maneira a maximizar esses objectivos. Quem sabe se, como o Semedo, o Tobias não volta ao Sporting para a segunda volta? Desde que todos tenham oportunidades iguais, o jogo não é viciado.O Sporting cria sempre muitos jogadores e acho que é mais que óbvio que não pode manter todos. É importante, o mais importante, criar bases para que estes jogadores possam vingar na vida.

    Acho que seria uma ideia gira fazer uma bolsa de empréstimos que podia funcionar como o draft da NBA: os clubes metiam os jogadores a emprestar numa bolsa e, na ordem inversa à classificação, escolheriam os reforços. Seria uma forma de ter um sistema que conferiria um potencial aumento da competitividade. É uma ideia.

    Abraço,
    Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente ideia.
      Duvida é que alguém na liga tenha a capacidade intelectual para ter tal ideia.

      Eliminar
  16. O Babalu de Parvalho é tão hipócrita e tão sonso que prefere perder dinheiro e se recusa a vender o Miguel Lopes só para não dar a parte que cabe ao FCP.

    E depois aparecem aqui alguns tontos a defender um sujeito desses. Mas, quando foi para receber os 17 milhões do Moutinho aí já não se importaram, crápulas!!!

    Lá, está, olha para o que digo, não olhes para o que eu faço. E é tão pateta, patarata que nem sabe, se apercebe que o acordo entre o FCP e o SLV prevê que seja o Porto agora 2 vezes seguidas Campeão!!



    ResponderEliminar
  17. Você está procurando um empréstimo? você está no lugar certo para as suas soluções de crédito aqui! Global Finance limitada dar empréstimos a empresas e indivíduos a uma taxa de juros baixa e acessível de 2%. contacte-nos por e-mail via oliviadaniel93@gmail.com


    DADOS DE APLICATIVOS

    1) Nome completo:
    2) País:
    3) Endereço:
    4) Estado:
    5) Sexo:
    6) Estado civil:
    7) Profissão:
    8) Telefone:
    9) posição atual no local de trabalho:
    10) Renda mensal:
    11) Valor do empréstimo necessário:
    12) A duração do empréstimo:
    13) Finalidade do empréstimo:
    14) Religião:
    15) Você já aplicado antes:
    16) Data de Nascimento:
    Obrigado,

    ResponderEliminar