terça-feira, 7 de junho de 2016

A reintegração do Gil Vicente na I Liga

A recente decisão judicial que decretou o regresso do Gil Vicente à I Liga é mais um caso que envergonha profundamente o futebol nacional.

Em primeiro lugar porque, mais uma vez, uma justiça tão lenta acaba por ser tudo menos justa, independentemente do lado em que esteja a razão. Não só a tardia decisão de reintegrar o Gil Vicente nunca poderá compensar plenamente o clube pela relegação administrativa de há dez anos, como também o Belenenses acabou por tirar proveito de uma benesse que, segundo o que foi agora determinado, não mereceu.

Em segundo lugar, porque obriga o futebol português, mais uma vez, a remodelar a sua competição principal. Em 2013/14 tínhamos 16 clubes no escalão principal. Entretanto, houve a reintegração do Boavista, que levou ao alargamento da I Liga para 18 clubes. Como seria de esperar, os clubes não tiveram muita pressa em reajustar a dimensão da competição. E agora, apenas 3 épocas mais tarde, passaremos, previsivelmente, para uma liga com 20 clubes - que é uma dimensão totalmente desproporcionada para a realidade do país. Haverá, no futebol de 1ª ou 2ª linha mundial, algum outro caso de uma liga com alterações tão frequentes? 

Para terminar, ainda temos que contar com novas injustiças / complicações que a determinação do 20º clube a participar na I Liga implicará. O que fará mais sentido: manter o União (17º classificado da I Liga) ou promover o Portimonense (o clube melhor classificado da II Liga que falhou a subida)? Ou deverá haver uma final jogada entre os dois para decidir qual ficará na I Liga? Por outro lado, não terão direito a Académica - que, caso soubesse que o penúltimo lugar poderia dar-lhe uma hipótese de salvação, teria encarado a última jornada com outra motivação - ou mesmo o Freamunde, por motivos semelhantes, a serem incluídos na discussão?

Se uma escolha por decreto não faz desportivamente sentido, uma decisão por liguilha com 2 ou 4 clubes terá a perversidade de, provavelmente, premiar o clube mais irresponsável. Considerando que nenhum dos emblemas tem a garantia de participar na I Liga, mandaria o bom senso que ajustassem o orçamento ao pior cenário possível. Se, no entanto, um dos clubes decidir arriscar e dimensionar o seu grupo de trabalho contando com as receitas da I Liga, então partirá em vantagem em relação aos demais.

A única coisa certa com que podemos contar é a existência de mais polémicas, pois é impossível tomar uma decisão que agrade a todas as partes interessadas. Não se pode dizer que a decisão de promover o Gil Vicente fosse previsível, mas, mais uma vez, registe-se a falta de proatividade de quem tem por obrigação defender os interesses do futebol português. Se isto continua assim, não tardará muito até termos uma I Liga com 22 ou 24 clubes.

63 comentários :

  1. É simples
    Sobe o Gil e desce o clube que deposita 2000€ na conta de árbitros.

    PS leões tinham falado em revisão do contrato no final do campeonato ainda antes do europeu.
    Dizem que o João vale 60 e pagam lhe como se valesse 10.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e o clube que paga jantares a árbitros, assistentes e observadores é expulso para os campeonatos distritais de lisboa e não pode ser promovido durante os próximos 10 anos.

      vale?

      depois fazem como no futsal... compram a licença do alverca e podem competir logo no CNS, não precisam de jogar nenhum jogo dos distritais.

      Eliminar
    2. quando passarem os 10 anos fazem como o salgueiros em assembleia geral.

      juntam o benfica 2016 que joga pela vez do alverca com o benfica 1908.

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    4. Bilhas, Bilhas,

      Até te ia explicar a diferença entre o caso PPC e os vouchers, mas depois reparei que tem sido explicado na caixa de comentários em quase todos os posts anteriores. Essa mesma caixa de comentários que tu iluminas com a tua perspecácia de avestruz (quando levantas a cabeça do buraco onde a tens enfiada tens a eloquência de um Toy e a verve de um mudo). Se perdesses tempo a ler as mesmas caixas que diáriamente poluis, tinhas já percebido a diferença.

      Vá, volta para o buraco!

      Eliminar
    5. tvpifada, os vouchers estão legalmente previsto como ofertas até ao valor que a lei determina. E já vários orgãos disciplinares confirmaram a sua legalidade.
      Depósitos monetários em contas de árbitros e listas com dados pessoais e confidenciais dos mesmos não estão previstos na lei, ou melhor, estão previstos na lei como uma infracção muito grave em termos desportivos.

      Eliminar
    6. E os vouchers têm valor acima do que a lei determina. O caso ainda vai prosseguir, não se vai ficar pela decisão dos autores do "dolo sem intenção".

      Eliminar
    7. os vouchers incomodam... qualquer que seja o valor.

      nunca vi nenhum dirigente do benfica condenar os vouchers. Aquilo é irrisório, não é?

      nem nunca vi nenhum árbitro condenar os vouchers... apareceu o espertalhão da ordem a dizer que os vouchers não o faziam melhor ou pior árbitro...

      Eliminar
    8. rapidamente benfica, liga, árbitros... toda a gente alinhou o discurso. Todos sabiam onde por as cruzinhas no inquérito. O próprio inquérito com as perguntas que fazia já indicava onde é que se punha a cruzinha...

      parecia aquele concurso do fernando mendes do final da tarde onde ele ajuda a levar o microndas e o frigorifico pra casa.

      Eliminar
    9. Para burros entenderem:

      - denúncia caluniosa, não é corrupção

      - está provado que o agente agiu à revelia do clube

      - para obter, não o benefício do Sporting, mas sim que não fosse prejudicado por um árbitro que tinha contencioso em tribunal com o Sporting, e mesmo assim, foi nomeado para o jogo pelo amigo Vitor Pereira

      Diferenças.

      Era como agora se castigar todo o carnide, desde o Renato (estava lá nas camadas jovens) ao orelhas, passando pela equipa toda, dirigentes, roupeiros, etc., por tráfico de droga...

      É óbvio que os vouchers não atingem o valor. Por isso é que para o ano se vai meter um voucher da FNAC aos árbitros no meio da camisola de oferta. Um daqueles sem valor, mas como eles são gente às direitas, só compram até 29,99. Tranquilo.

      Eliminar
    10. Oh monte de merda e que tal descer o teu clubeco de merda?! Aquele que da vouchers a arbitros delegados e observadores?!

      Eliminar
    11. O carnide deve ser o clube a trocar com o Gil Vicente... não só pela tentativa de corrupção exercida nos últimos anos com os vouchers, como (retroactivamente) pela falsificação das certidões das finanças e segurança social entregues pela direcção do venfique para as épocas de '98/'99 e '99/'00...

      Eliminar
    12. Expliquem me como se fosse muito burro, como se fosse um sportinguista, qual foi proveito próprio que tirou o PC em depositar 2000€ na conta de árbitros?

      Eliminar
    13. "Expliquem me como se fosse muito burro" ,o como se está a mais,é que tu és mesmo como um calhau.

      Ó boi se nem contas de somar sabes fazer como é possivel entenderes o caso PPC.

      Tem cuidado que o caso dos vouchers vai para a UEFA e pode ser que se faça justiça.

      Eliminar
    14. Direito para lampiões:

      Se eu depositar dinheiro na conta de um árbitro para ele me beneficiar num determinado jogo é corrupção.

      Se eu depositar dinheiro na conta de um árbitro e o denunciar como sendo corrupto, para o prender (caso do PPC), é denuncia caluniosa. Estou a forjar provas para condenar alguém injustamente por um crime que não cometeu.

      Se eu depositar dinheiro na conta de um árbitro, porque lhe comprei uma casa, nem sequer é crime.

      Os lampiões não entendem estas diferenças, porque são burros como uma porta e fazem este raciocínio:
      O José Cardinal é um corrupto que gosta de comer à grande no museu da cerveja e que marca penaltis fora da área, em bolas jogadas com o peito, a favor do benfica e contra o Sporting (taça Lucilio 2009). Por isso o Sporting foi beneficiado em não ter um corrupto a apitar o seu jogo, mas sim um outro árbitro qualquer.

      Eliminar
    15. É escusado perderem o latim com explicações. Não percebem porque não querem ou não são capazes de perceber. :)

      Eliminar
    16. Mestre, não convém é admitir. Mas todos temos o mínimo de inteligência para perceber que aquilo que o ppc fez é gravíssimo. E dizer que fez à revelia do Sporting nao passa de uma desculpa de alguém muito inocente.

      Cumprimentos

      Eliminar
    17. É isso mesmo JF, faz até lembrar a Porta 18. Ou o Benfica B. O que vale é que todos temos o mínimo de inteligência para perceber.

      Eliminar
    18. Não percebi a comparação, se for conveniente para si, desenvolva. ;)

      Cumprimentos

      Eliminar
    19. JF, entao e o gajo que trafica droga no vosso estádio? O benfica também tem de ser condenado, certo?

      Eliminar
    20. Isso tem ou teve alguma influência a nível desportivo? Algum dirigente da sad está envolvido? Então não percebo a sua pergunta...

      Cumprimentos

      Eliminar
    21. A droga foi para quem? Se calhar para árbitros?!? O dinheiro foi para quem? Para pagar ao MVP da liga... o Vitinho. Os dirigentes do Benfica não sabiam? Se calhar sabiam, até porque ja lá há alguém com curriculum no assunto!! Estás a ver como é fácil fazer suposições, e se calhar com mais lógica que as vossas.
      A denuncia do caso PPC partiu do Sporting. O caso da droga partiu da judiciária... Pois...
      Os vouchers tiveram alguma influência a nível desportivo?!?! O valor é legal?!?! O valor é de certeza muito mais alto que muita da "fruta" que foi distribuída a norte... e se esta era ilegal, porque é que os vouchers são legais... afinal são ambos para comer!!

      Eliminar
  2. Mais uma vez, o nosso futebol envolto em polémicas.
    A verificar-se a promoção do Gil Vicente, suponho que a segunda opção mais justa seria um jogo em campo neutro entre Portimonense e U. da Madeira para determinar o outro primodivisionário.
    Porque a primeira seria mesmo subir o Gil e descer o clube que tem os dados de todos os árbitros, observadores, nib, cc, nif, ss, moradas, emprego, famílias, concubinas e relações com a Rotinha Bicoito, com o único intuito de os coagir ou de lhes agradecer depositando dinheiro na conta.
    Isto sim, seria a aplicação correcta da justiça e teríamos honrada e rapidamente um campeonato com 18 equipas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rofl,

      "descer o clube que tem os dados de todos os árbitros"

      Nunca pensei que defendesses assim abertamente a descida do benfica.

      És a prova viva de que até o mais duro de pensamento pode sempre evoluir. Bem haja!

      Eliminar
    2. Sim, até Rui Vitória se descaiu numa entrevista àcerca do clube escolher os árbitros. :D

      O clube dos vouchers e pó branco na porta 18 seria o candidato ideal a descer. Pode ser que ainda aconteça, mas não ligado a este caso Mateus.

      Eliminar
    3. O clube que tem dados de todos os árbitros?

      O carnide? Que dá a nota dos observadores (que devia ser secreta) ao Guerra e ao RGS no dia a seguir aos jogos?

      Eliminar
    4. Este bacano é comico! Tem é muito pouca piada!!

      Eliminar
    5. Temos de entender o Rudolfo. Está desesperado por retirar o Sporting da liga, porque este ano foi necessário não marcar qualquer penalti contra o Carnide e mesmo assim a diferença foi de dois pontos. Para o ano está com receio que o escândalo dos vouchers não seja suficiente para ganhar, por isso a sua vontade é retirar a melhor equipa do campeonato e castigar o melhor avançado do campeonato.

      Eliminar
    6. Não sei se o Vítor Pereira gosta dessa ideia, Rudolfo.

      Eliminar
    7. Orc Bocelli, sempre ouvi dizer que o pior cego não é o que não vê, é o que não quer ver. Lamento mas esse comentário passou ao lado, tentando negar as evidências e não está ao nível dos teus outros comentários, Orc Wonder.

      Eliminar
    8. Para além do vice do sporting, funcionários, computadores, instalações e dinheiro do próprio clube foram usados para conseguir tão descriminada lista. Que guardou em triplicado, das quais duas foram confiscadas pela PJ. Perguntem ao 4ª escolha ou ao carneiro mor onde anda a lista que falta. Se isto não implica o clube.....
      A justiça para este caso poderá propor algo como omissão de socorro, não prestando assistência a uma pessoa ferida.

      Eliminar
    9. O carnide, dos árbitros, até sabe o que eles comem. E depois beneficia do que eles cagam.

      Eliminar
    10. Rudolfo estou a pensar escrever um livro de fantasia sobre um mundo com lampiões no lugar de juízes! Qual era o crime que atribuías ao PPC por obter uma lista dos dados dos árbitros?

      Eliminar
    11. Francisco Lima, um vice presidente em funções de um clube só necessitaria de uma lista daquelas para endereçar aos árbitros os parabéns em dia de aniversário.
      Para que é que o espião russo queria uma lista da NATO "oferecida" pelo espião Português mais mediático? Para parabenizar os Natenses, claro.

      Eliminar
    12. Aí estamos de acordo, o PPC não ia fazer coisa boa com a lista, com graves consequências para o Sporting. Na minha opinião iria utilizá-la para coagir os árbitros através de ameaças, mas existem várias possibilidades.

      A questão é que as pessoas não são condenadas pelo que provavelmente vão fazer, mas sim pelo que fazem. Os árbitros apresentaram queixa contra o facto do PPC ter os seus dados pessoais, o que revela que felizmente o PPC não teve tempo de cometer outros crimes mais graves.

      Eliminar
    13. "as pessoas não são condenadas pelo que provavelmente vão fazer"
      Curioso, iria jurar que um alegado francês na Ucrânia foi preso porque IA FAZER um atentado terrorista.

      Eliminar
    14. Já estás a entrar em subterfúgios semânticos.

      Se o PPC fosse apanhado pela policia com uma mala de dinheiro à porta de casa de um árbitro, ou com emails a revelar a intenção de o fazer, poder-se-ia dizer que, apesar de não consumar o crime, iria fazê-lo. Outra coisa bem diferente é apanhar uma pessoa com uma lista de contactos e condená-la por corrupção, ou homicídio, etc... apenas com base na opinião do juiz, sem nenhuma evidencia que indicasse o crime que iria ser cometido.

      No caso que referes o francês será condenado por "conspiração terrorista" e não por homicídio, porque o crime que cometeu foi conspirar um ataque terrorista e de certeza que existem evidencias que planeava executá-lo (emails, manuscritos, etc). Se não existissem essas evidências seria condenado pela posse das armas que possuía em casa, tal como o PPC será condenado pela obtenção ilegal de dados pessoais.

      Eliminar
  3. os alargamentos são a única solução possível para estes casos. Não há outra maneira porque os prazos dos tribunais civis são muito maiores que os tribunais desportivos.

    o caso jogo duplo da segunda liga vai ter o mesmo caminho.

    Considero que a possibilidade das equipas mais fortes inscreverem um número ilimitado de jogadores durante a época condiciona todas as outras equipas.
    Essa questão devia ser alterada com os clubes a serem obrigados a aplicar o regulamento da uefa com a lista A e lista B.
    Também não devia ser permitido o livre trânsito de jogadores entre a equipa A e a equipa B. E os da equipa B não podem ser emprestados a mais nenhum clube se já tiverem jogado pela equipa A.

    ResponderEliminar
  4. Por mim, a melhor decisão seria trocar o Belenenses pelo Gil Vicente. O Belenenses beneficiou do caso sem o merecer.

    ResponderEliminar
  5. Diogo Marques DISSE a 6 de junho de 2016 às 17:30

    Este post ilustra bem o que tem sido o Blogue nos últimos tempos. Neo-corruptos e corruptos-vintage a discutir quem é menos corrupto num blog Sportinguista.

    lol só visto

    - - -

    O menino Diogo ainda é muito jovem e está verdinho, ou então é mesmo néscio (ou faz-se)!!

    É que ao falar dos outros, devia ter a hombridade de falar também nos Cintras, Bigodes, Roquettes, Santanetes, Dias e Dias, Só Ares, Bettencourts, Duques, Gordinhos, PPCs, Ricciardis, Salgados, Mosquitos, Sobrinhos, Badochas... ou se calhar todos esses eram, são todos santos, puros, castos, virgens?!

    ?!





    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Corruptos vintage é o FC Porto, certo?

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  6. Sobre o tema do Post.. a única solução, seria indemnizar o Gil em 1 ou 2 milhões de Euros pois não tem lógica nem é justo para todos os outros clubes envolvidos!!



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A propósito de FPF.. diz o Record que a PJ vetou a entrada de um seu agente na lista da FPF.

      Curioso que quando foi a lista do SLV, tinha lá muitos e a PJ não os vetou !!!!

      :-)

      Eliminar
    2. Parabéns a tua contra-informacao esta ao nivel de um Goebbels!

      Eliminar
    3. Não sou eu o pia da criança.

      Goebbels?!.. ou Gabriel?! ou Guerra?! ou Gosma da Selva?!


      http://blogs.xl.pt/bolanaarea/2012/10/21/policia-judiciaria-apoia-luis-filipe-vieira/


      Eliminar
  7. Mais uma capa da Bolha para destabilizar.
    Eu pergunto-me se é o Guerra que trata da linha editorial daquela pocilga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi o Pai dele que o disse,nao foi o gordo.

      Eliminar
    2. Para um ateu, és muito crente!
      O pai do João Mário estava a passar em frente a uma vendedor de gelados e tropeçou num jornalista da bola.....e PUFFFFF.... fez-se uma capa de jornal.

      Eliminar
    3. Com contrato até 2020, o pai pode dar as entrevistas que quiser. Se está a fazer conta aos milhões do PSG, tem bom remédio...

      Eliminar
    4. E o jornalista por acaso apontou uma pistola ao pai do João Mário?

      Cumprimentos

      Eliminar
    5. JF,

      Mostra-me uma capa da Bolha que tenha o mesmot tipo de abordagem relativamente a um jogador do benfica.

      Cumprimentos

      Eliminar
    6. N' A Bolha e no Record tudo o que diga respeito ao SLV, é só mel.. bajulação, badalação balofa, bacoca!!

      Eliminar
    7. O pai do Joao Mario esta a usar a entrevistar para pressionar o Bruninho cumprir com as promessas feitas ao Joao Mario! No fim é tudo uma coisa de MONEY

      Eliminar
    8. Não, o pai do JM leu no Record que o Gelson foi aumentado e passou a ganhar 10 vezes mais.

      Essa a razão.

      E tem razão!!!




      Eliminar
    9. 10 vezes? 1.500 vezes!

      Link da noticia da renovação de Gelson, sff.

      Eliminar
  8. "Por outro lado, não terão direito a Académica - que, caso soubesse que o penúltimo lugar poderia dar-lhe uma hipótese de salvação, teria encarado a última jornada com outra motivação - ou mesmo o Freamunde, por motivos semelhantes, a serem incluídos na discussão?"

    Mestre, não me faça rir, o Freamunde??? Mas alguma vez o Freamunde tinha qualquer hipótese de lutar no último jogo pela subida? E o Paixão deixava? E o 4º árbitro que assinalou o 1º penalti e foi premiado com a final da Taça da Liga (como bandeirinha) deixava?
    Estou contente com o regresso do humor a este blog. Estava a ficar demasiado sério...

    Quem foi prejudicado? Gil Vicente.
    Quem foi beneficiado? Belenenses.

    Sobe o Gil, desce o Belém. O Vieira que resolva, já que ele faz negócios para a BTv com o Presidente da SAD do Belenenses e é o anfitrião das reuniões entre as operadoras de TV e os clubes "não grandes" (Gil Vicente incluído).

    Isto é o futebol português. Quando vierem todos de França, e depois de terem tirado todas as selfies com melhor jogador português de todos os tempos, resolvem isto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falo em teoria, Cantinho, é óbvio que o destino do Freamunde estava traçado por não ter conseguido garantir uma vantagem de 4 pontos sobre o 4º e 5º classificado à entrada da última jornada.

      Eliminar
    2. Mestre,

      Exacto, eu estava só a meter-me consigo.

      Eliminar
  9. Tenho duvidas que a liga vá sofrer um alargamento para 20 equipas, quanto ao caso do Gil Vicente, conhecido como caso 'Mateus', recordo-me perfeitamente que a utilização "indevida" do jogador foi uma desculpa para que o Belenenses não fosse despromovido...

    O Gil Vicente terá toda a razão em querer agora ser ressarcido, no entanto penso que esta coisa de atirar com os clubes para ligas sem mais nem menos distorce o campeonato, primeiro foi o Boavista a desculpa para o alargamento de 16 para 18, agora querem por 20...

    Promove-se o Gil Vicente e depois? quem é o outro clube? é o 3º classificado da segunda liga ou o União da Madeira?

    São questões que são demasiado sérias para serem discutidas em curto espaço de tempo, esta liga já esta ferida de morte em relação a promiscuidades e competitividade, com 20 equipas pior...

    Na minha opinião o campeonato Português até deveria funcionar num modelo parecido com o Russo, 12 equipas e com duas fases, uma inicial todos contra todos e uma segunda de apuramento do campeão para os 6 primeiros e o despromoção para os 6 últimos, iniciando-se a segunda fase com metade dos pontos que as equipas alcançassem na primeira fase (isto é que já se faz na segunda divisão B)

    Vamos ver no que dá!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Russo? A liga russa e como a nossa. Realmente as ligas de 12 ou menos clubes como a suica e a escocesa sao um grande sucesso

      Eliminar
  10. Aquando da descida do Boavista à divisão num sei quantas, estranhei que a medida tivesse sido tomada numa reunião dum tal conselho, muito aconselhado, já depois daquela ter sido encerrada!



    Depois houve um parecer de Freitas do Amaral (!!!) a dar como válidas essas decisões. Mais estranhei e me preocupei, dado ter sido Presidente duma Mesa de Assembleia Autárquica durante dez anos e em tal nunca ter enfrentado situação similar. E ainda, nos dias de hoje, sou Presidente de uma Mesa de Assembleia de uma outra instituição e estou sempre a aprender.


    Mais recentemente e afinal o Boavista e por decisão dos Tribunais, foi reintegrado na primeira divisão tendo sido ressarcido em num sei quantos milhões de qualquer coisa!


    Pelo meio lembro-me de um cantamanhanas, jovem advogado, que vinha para a televisão dar umas entrevistas de entendido!


    Já agora pergunto por perguntar:


    - Já alguém mandou a conta ao Senhor Ricardo Costa?


    Mudando de assunto ou talvez não.


    - Será que o Gil Vicente vai voltar à primeira divisão???


    Em princípio sim mas nunca se sabe. Depois da mais recente decisão dos tribunais ainda há pelos vistos duas possibilidade de recurso. Tiro isso das informações disponíveis.


    Agora vem um tal Proença dizer que a coisa tem de ser estudada pois não se sabe como é que a integração do Gil Vicente se fará, a ser o caso.


    "Iniciámos o emagrecimento das competições e o que não queremos é dar um passo atrás", começou por dizer Proença." Ver http://www.record.xl.pt/futebol/detalhe/proenca-diz-que-caso-gil-vicente-tem-de-ser-resolvido-de-forma-ponderada.HTML


    Isto no pressuposto que o alargamento da divisão resolveria a situação!!!!


    Mas eu tenho outra solução para o caso.


    Se o Gil Vicente for integrado na primeira divisão é porque afinal de contas não havia razões, na data, para a descida. Assim seria de repor essa situação existente nessa altura.




    Como quem estava na Primeira Divisão era o Gil e o Belenenses desceria, agora era descer o Belenenses, provocador da situação e então beneficiado directo, e colocar na posição devida o Gil Vicente.


    O que eu ainda hoje lamento é que a posição, nessa altura, de Miguel de Sousa Tavares tivesse sido de acusar o Presidente do Gil Vicente de esperteza saloia e defendido o clube da capital do império. Quando o que se passou foi mais uma manifestação do Portugal é Lisboa e o resto é paisagem conceito que que Miguel diz combater!


    Tone do Moleiro Novo

    ResponderEliminar