quinta-feira, 23 de junho de 2016

Apurados à tangente. E agora, Fernando?

Apesar de ter apanhado um grupo muito acessível, Portugal apurou-se para a fase seguinte à tangente, sem qualquer brilho. We get to live another day e renova-se a esperança naquilo que poderemos fazer no resto da competição, com a expetativa de que Fernando Santos verá finalmente a luz. A luz, diga-se, já era suficientemente intensa antes da partida com a Hungria para que não escapassem ao selecionador alguns equívocos em que incorreu nas duas primeiras jornadas, mas após o jogo de ontem já nem sequer pode fingir que não os vê. Fernando Santos terá que mexer no onze contra a Croácia.

Insistir no 4-4-2 losango poderia fazer sentido se Moutinho e André Gomes estivessem na sua melhor forma. Ora, Moutinho está muito longe daquilo que já o vimos produzir, e André Gomes, apesar de ter estado a um nível satisfatório nas duas primeiras jornadas, não produz o suficiente para compensar o que perdemos ao ter João Mário amarrado num flanco e William com poucas opções de passe.

O melhor Portugal desta fase de qualificação foi aquele que jogou ontem após as duas primeiras substituições, ou seja, após as entradas de Renato  Sanches e Ricardo Quaresma. Não tanto pelo que ambos os jogadores produziram, mas principalmente pela arrumação que implicou no meio-campo. Com dois extremos em campo, João Mário passou a dispor de uma liberdade que Fernando Santos ainda não lhe tinha dado, e o rendimento da seleção aumentou de imediato. William deixou de ter que se preocupar em não atropelar Moutinho quando tinha a bola nos pés, e passou a ter bastantes mais opções de passe - não só porque João Mário, mais livre, se passou a dar muito mais ao jogo, mas também por ter Renato Sanches em movimentações constantes para criar linhas de passe.

Em relação a Renato Sanches, apesar de não ter feito um jogo brilhante, teve o mérito de ajudar a dinamizar o jogo e torná-lo mais incontrolável, com os aspetos bons e maus que isso implica. Quando Renato não tem a bola e esta está na posse de Portugal, coloca-se sempre muito perto do portador, disponibilizando-se para a receber. Tanto o faz no centro do terreno - a área em que é mais natural que esteja posicionado - como nos flancos. Se a ânsia de estar em todo o lado facilita o trabalho de quem tem a bola, também acaba por deixar, em muitos momentos, um vazio imenso que os adversários podem explorar se recuperarem o esférico. Nas suas incursões com bola, Renato também tanto pode gerar situações de desequilíbrio no meio-campo adversário, como pode perder a bola e comprometer o equilíbrio defensivo da própria equipa - se com a Hungria isso já foi visível, imaginem contra um meio que tenha Modric, Rakitic e Perisic.

No cômputo geral, a seleção ganhou com a entrada de Renato Sanches. Não me parece que o jovem jogador esteja pronto para ser titular - principalmente numa fase a eliminar e em que os adversários serão teoricamente mais difíceis -, mas é um recurso muito interessante para ser lançado na segunda parte de um jogo, numa altura em que já exista algum desgaste acumulado, se houver necessidade de agitar as águas. Para entrar de início, Adrien confere maior equilíbrio à equipa - sobretudo pela sua reação à perda de bola -, e ao mesmo tempo tem o dinamismo necessário para apoiar os companheiros no ataque. Não tendo a mesma velocidade que Sanches, também não expõe a equipa a tantas situações de risco. Para não falar no conhecimento mútuo que existe entre si e William, João Mário e Nani.

Isto, claro, só faz sentido se Fernando Santos largar o malfadado 4-4-2 losango. Infelizmente, não sei se o selecionador terá tamanho nível de ousadia. A forma como abdicou de procurar a vitória, dando ordens à seleção para abrandar o ritmo quando ainda havia muito tempo para jogar - numa altura em que convinha a Portugal procurar o golo da vitória - é preocupante. A substituição de Nani por Danilo, encostando novamente João Mário ao flanco, foi uma espécie de atirar de toalha ao chão na procura do golo. Achar, naquelas circunstâncias, que é melhor ter um pássaro na mão do que dois a voar, não é pragmatismo, é apenas falta de coragem. Mas alguma coisa terá que mudar. Adrien e Rafa estão a ser totalmente desaproveitados e nunca funcionarão em losango. Por outro lado, os últimos dois jogos mostraram ser desaconselhável a utilização de Quaresma num ataque a dois. E os laterais (com exceção de Raphael Guerreiro) não têm chegado para as exigências que o losango exige deles nos respetivos flancos. 

Perante o que temos visto, parece-me que teríamos a ganhar se jogássemos de início com:


91 comentários :

  1. Acho que o Vieirnha tem que sair. Não é sólido a defender e tem acrescentado muito pouco no ataque.
    Quaresma nesta altura é um suplente de 1ª linha, não tem capacidade para fazer 90m. Preferia o Rafa de início e o Quaresma como 1ª opção quando fosse necessário agitar o jogo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo que o Vieirinha tem acrescentado pouco, mas o Cédric também não convenceu nos jogos particulares. Mas sim, é uma possibilidade de troca que pode ser experimentada. O problema é que também não convém que existam demasiadas trocas de uma só vez... :)

      Eliminar
  2. 2 parágrafos a fazer a preparação de colocação de culpas... o miúdo entra e a dinâmica da equipa muda... deve ser devido aos outros 10!

    De resto apesar de não estar textual no post... gosto sempre do argumento de aproveitar um meio campo entrosado e da comparação com o porto do Mourinho... esquecem é que o porto do Mourinho foi campeão europeu... o meio campo entrosado atual foi o que mesmo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e tinhas que vir dar o ar da tua graça e para variar, sem acrescentar nada. põe o meio campo do Sporting e vê se a dinâmica também não muda. Mais, a dinâmica mudou mais com a entrada do quaresma e não tanto com a do quisto.

      Eliminar
    2. APAGAR APAGAR: AVENCADO DO CARNIDE QUE CHEGA A CASA TODO CONTENTE E DIZ A MAE "TIVE 90% NO TESTE DE QI!".

      Eliminar
    3. É o meio campo entrosado do troféu rui Santos. Deve custar imenso admitir que o Renato é essencial naquele meio campo que só sabe jogar devagar e devagarinho.

      Eliminar
    4. Contra o vosso "colinho" o meio campo entrosado do Mourinho "apito dourado" não tinha qualquer hipótese de vencer a "liga voucher".

      Eliminar
    5. Foi o meio campo de uma equipa que bateu o seu record de pontos na liga e cujos jogadores jogaram melhor e mais consistentemente do que André Gomes no Valência e Moutinho no Mónaco.

      Aliás, só de deixar o William sozinho atrás e colocar o João Mário no meio, notou-se logo uma grande diferença na qualidade de jogo da selecção.

      E Renato Sanches não pode ser protegido da crítica, ter tratamento diferencial. O que MdC disse é verdade e facilmente perceptível durante o jogo. Quer estar em todo o lado e por isso muitas vezes não está onde devia estar abrindo auto-estradas para a nossa baliza. Uma defesa mais competente e em melhor forma física (têm jogado de 3 em 3 dias, isso começa a pesar também), poderia até ser o suficiente para compensar contra equipas deste calibre.

      Mas contra uma Croácia com Modric, Rakitic e Perisic... Duvido. Mas provavelmente contra a Croácia o Renato Sanches teria mais bom senso, talvez arriscasse menos, mas acho que faz parte da sua forma de jogar e será sempre uma carta mais arriscada para Fernando Santos jogar a titular.

      Eliminar
    6. O Renato e fesja chegaram para o zenith por exemplo. E contra o bayern só faltou 1 golo para chegar. Não sabia que o lotopegui tinha tantos admiradores nos sportinguistas.

      Eliminar
    7. ...e mesmo assim não chegou em 3 jogos contra o Sporting. comparações ridículas, típicas de lampiões.

      Eliminar
    8. Jogou 2 jogos com o Sporting. Os dois em Alvalade. Um empatou, perdendo no prolongamento. O outro ganhou e foi campeão. Haha

      Eliminar
    9. e depois? comparações ridículas na mesma, mais uma vez típicas de lampião.

      Eliminar
    10. E fez um jogo de merda em alvalade, em que devia ter sido expulso, senão na primeira parte com 4 entradas para amarelo e zero amarelos, pelo menos com a entrada sobre o Ruiz devia ter levado vermelho. De resto não se viu nada, mas tb não se podia ver o benfica quase não saiu do seu meio campo.

      Eliminar
    11. Espremido fica a vossa azia a um miúdo que cada vez que entra muda completamente a dinâmica da equipa... o tricampeão Renato Sanches manda um abraço.

      Eliminar
    12. Nuno Martins Percebo que a vossa patologia provoca dificuldades com contas, títulos, nº de sócios, €s, idades... Mas dizer que o Renato Sanches é tricampeão é esticar a corda. Quantos campeonatos é que ele participou em que ganharam o campeonato? Pois...

      Eliminar
    13. tricampeão? loool!!! entra a meio da época po carnide e é tricampeão.. a noção do ridículo sem limites.

      Eliminar
    14. Rinate,rinate,Rinate, és o maióri! poden falare que so xabes correr, e ate nisse é o mas rapide! Ninguen tapanha, rapax! Trli, trli, trli

      JUNTES SOMES MAIS!!! ESA é ké ESA

      Eliminar
    15. Deu o quê?

      3 secas ao carnide, 3 a 1 ao poto, e 4 secas ao braga... tudo fora de casa, de longe o melhor meio campo a actuar em Portugal, nele nem a suplente o Renato Quisto era(que não passa duma hype enorme do Jorge Mentes para ajudar o carnide onde tem muito dinheiro empatado, lubrificado pelo jornslixo... mas este projecto de Oceano, que pode ter um pouco mais técnica comparativamente, não tem nem metade da inteligência do original Oceano, e na Alemanha não dá pós esteróides fazedores de quistos, logo daqui a 2 anos ninguém se lembra)

      Eliminar
    16. Angelo,

      O FS faz as equipas pelo jornalixo... só pode!... o tipo é esperto na 'comunicação', como essa do chegar dia 12/7 em apoteose, diz o que o pessoal quer ouvir, enquanto a culpa era do Ronaldo andava muito feliz e confiante... agpora há-de fazer o que a maioria da CS achar melhor (a culpa não é dele), pois o medo de morte pelo lugar de treinador mais bem pago em Portugal (JJ à parte) é mesmo a CS achar o óbvio, 'incompetente' santos que até doi!..

      Eliminar
  3. O trio do meio campo, Rafa a fazer de Ruiz, Nani e CR. Qualquer Scolari punha esta equipa a render.

    ResponderEliminar
  4. Vierirnha, Montinho, Gomes = autenticas nódoas. Cédric, Adrien + Danilo (em 442) ou Quaresma (em 433).

    A Bosta diz uma coisa interessante: acabámos por evitar os papoes todos. Será que isto era premeditado? Se sim, talvez o Nandinho, com as suas opcoes táticas e o futebol feio até seja capaz de saber mais da poda que a gente.

    Dito isto, defensivamente estamos uma boa merda e essa era a principal forca das equipas do Nandinho.

    Historicamente sempre jogámos mal contra equipas inferiores e fizemos grandes fases de grupos contra equipas fortes. Por mais irracional que seja, estou com a fezada que ainda vamos longe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou Rafa a comecar de início - nao sei se o Quaresma aguennta o jogo todo.

      Eliminar
    2. Os papões foram evitados porque a Islândia marcou no fim. O que tínhamos de fazer para evitar os papões era marcar mais 1 golo a assegurar o primeiro lugar. Mas o Nandinho borrou a cueca e preferiu defender o empate que lhe dava o segundo lugar e ida para o lado dos papões. Teve foi a estrelona que o acompanha quase sempre, porque ele não fez nada para merecer ter ficado longe dos papões.

      Eliminar
    3. O Fernando Santos é um treinador limitado, sempre o foi e sempre o será.
      Limitou-se ao mais vale um na mão que dois a voar, conforme o disse ontem na conferência.

      A merda de treinadores a que tem estado entregue a selecção nos ultimos anos é realmente um atentado...

      Eliminar
  5. Bom dia a todos os sportinguistas.
    O ar já começou a ficar poluído e enquanto não fica irrespirável deixo aqui a minha modesta nas convicta opinião: concordo com o que diz, MdC, sobre o Renato Sanches, metia o trio de meio campo do Sporting, Cedric, e Rafa no lugar de Quaresma que continuo a achar um jogador de fogachos, um "anarquista" que não defende e que tem a sorte dos deuses...
    Agora retiro-me sem mais ondas e talvez volte uma ou outra manhã. Uma questão ecológica...
    A equipa de juvenis do Sporting amenizou a minha desilusão com mais um manancial de equívocos deste treinador da treta e de um silêncio vergonhoso de uma cs vendida.
    SL

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. A partir de ontem e tendo como próximo adversário a Croácia (a 1ª equipa a sério com que vamos jogar) a seleção Portuguesa passou a reger-se pelo calendário fernandiano em que sabado é dia 11.

    ResponderEliminar
  8. O próximo jogo é decisivo!
    Jogar com o trio verde e branco pela primeira vez sem lhe ter dado rodagem (europeu e preparação) é demasiado arriscado para o Nando.

    Burro velho não aprende línguas novas e como tal duvido que Moutinho perca o lugar.
    Nando preparou a equipa para jogar titular para jogar contra equipas mais fortes. Por isso é que o jogo interior é 0. Nando esta à espera que Ronaldo ou um extremo resolva a coisa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O engraçado é que faz sempre substituições desnecessárias quando podia meter um 11 diferente e melhor.

      Eliminar
  9. 442 com os médios ala mais interiores e os laterais a explorar o flanco com a possibilidade de se transformar no 433 do MdC. Descanso a Ricardo Carvalho e substituição de Vieirinha. As principais opções a seguir ao /:

    RP;
    Cédric; Fonte; Pepe; Guerreiro
    J. Mário; William; Adrien/Renato; Rafa/Quaresma
    Nani; CR7

    PS. A possibilidade de usar o meio campo do SCP que efectivamente é o que dá mais garantias deixa os antis a espumarem-se. #campanhas

    ResponderEliminar
  10. Vocês têm noção que Renato jogou contra Zenith, Bayern Munique e Atlético de Madrid certo? Se com estes tubarões acham que ainda não está preparado, então nunca estará. É verdade que Renato ainda tem que crescer mas colocar Adrien é ter mais do mesmo. É um jogador certinho, com boa qualidade de passe mas que não cria grandes desiquilíbrios. Acho que o Renato tem que jogar sempre. E só sou dessa opinião depois de ver estes jogos.

    De resto, sem dúvida, William e João Mário são essenciais. João Mário preso na ala é um desperdício enorme. Gostava também de ver mais Rafa em acçao. Acho que mesmo que continue o 4-4-2, não se pode jogar com aquele meio-campo, sobretudo tendo André Gomes e Moutinho que são muito parecidos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já agora, o Pepe anda a aprender a ter paragens cerebrais com o Sérgio Ramos. Que jogos miseráveis!

      Eliminar
  11. Já estou tão farto do Moutinho, que até prefiro que jogue o Quisto Rei. Pelo menos não atrapalha. Vai perdendo umas bolas ou dominando mal outras, mas pelo menos não tenta ser um faz tudo que acaba por fazer tudo mal. É nisso que está transformado o Moutinho. Um jogador estagnado. Dá umas corridas sem nexo e parece esforçado mas é curto. Não tem rasgo, É fraco no jogo aéreo, é fraco nas bolas paradas, é fraco no remate... Tem é um bom empresário, o que faz com que tenha de jogar a ver se dá uma comissão, mas isso está a prejudicar a Selecção.

    André Gomes é uma banalidade. Mais um que joga pelo empresário. Ao pé destes, o Quisto Rei é titular de caras. Se bem que, no lugar do Gomes devia jogar o Rafa.

    Depois há aquele que devia jogar a titular, mas parece que só lá foi fazer umas férias e servir de tradutor, porque tem nome de francês. No jogo com a Noruega, jogámos bem depois de ele entrar. Como prémio, jogou fora de sitio contra a Inglaterra. Aí foi mau. Estava arranjada a desculpa perfeita para não jogar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O montinho é e sempre foi fraquíssimo a marcar bolas paradas. Pouca força e pouca colocação. Já na altura do Paulo Bento no Sporting em que o tipo marcava tudo e mais alguma coisa era exasperante ver a ineficácia e a insistência. Vá lá que temos o CR7 na equipa (que também não pode ser considerado especialista, mas...) senão além dos cantos e livres era o montinho a marcar os livres diretos e penaltis.

      Eliminar
  12. Tendo em conta que o FS nunca vai mudar de táctica, o que tem que se fazer é tirar:
    - o Vieirinha (cruzar do meio-campo para a área não lembra a ninguém) pelo Cédric (mais estável defensivamente);
    - o Eliseu pelo Raphael (nem se questiona o porquê);

    E depois no meio-campo meter, o único meio-campo possível (tridente WC, Adrien e JM) e depois Nani, Rafa (já merece) e CR lá na frente.

    Ficamos assim com banco para, caso seja necessário, mexer no jogo. Ou entar o Éder (para atrapalhar os centrais e libertar o CR) ou meter o Renato Sanches para levar o jogo para a frente (ele e o JM combinaram bem).

    Moutinho e André Gomes era metê-los na bancada para verem como se joga!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O gordo só entrou porque o raphael estava lesionado. acho que é titular indiscutível. já moutinho e andré gomes nem no 11 inicial deviam entrar.

      Eliminar
    2. J,Mário e Renato combinaram bem?... O que me pareceu ter visto foi o Renato invadir a zona do João e este a evitar passar-lhe a bola- tal como fizeram alguns outros jogadores
      Para mim, repito, o problema de Renato não é a falta de potencialidades, tem imensas, mas é o que pode render no imediato porque, como é lógico, não tem experiência (e experiência é conhecimento); no seu clube, Renato pode ser o "centro do mundo", mas na selecção, se já é um erro mudar o sistema por causa de Ronaldo, seria o descalabro mudá-lo por causa de Renato.
      Não foi a entrada de Renato que mexeu com o jogo, foi a saída de Moutinho e o consequente desvio de J.Mário para o centro, naquela que é a posição natural de Adrien. Com Adrien em campo e J.Mário a flectir da lateral para o centro, como o faz no Sporting, estou convicto que o nosso jogo vai ganhar consistência defensiva e ritmo (velocidade de bola, não do jogador).

      Renato terá saído "amuado", com JVP a confortá-lo- e o caso não era para menos.
      Renato é anárquico nas suas movimentações, invade o espaço de colegas e não respeita as movimentações no 2x1. Resultado: muitos colegas não lhe passaram a bola e ele sentiu-o...

      Eliminar
    3. Ainda bem que o Renato invadiu a zona do João... o João estava a fartar de jogar! Lol.
      Se evitam passar é mesmo por inveja... para que não se note a diferença de qualidades! Afinal nota se bem a qualidade que esses que não lhe passam a bola demonstram!

      Eliminar
    4. João Mário considerado segundo melhor jogador da seleção atrás de Ronaldo por L'EQUIPE, SPORT e GAZZETTA DELLO SPORT e nem sequer agradeceu ao Renato... uma vergonha...

      Chamem o Carlos "GURU LAMPIÃO" Daniel!

      Eliminar
    5. E o quisto continua a inchar....

      Eliminar
    6. Né juste pá iste né juste, entan o rinate anda ali perdide no mei campe de braços no ari e ninguen lhe passa a bóla !!! né juste pá, ISTE NÈ JUSTE, todos saben que é a regra é: kande alguen levanta os braçes se deve paxar a bóla pá, isto está nos livres de treine ate do damaiense.

      FORXA RINATE, JUNTES SOMES MAIS!!!

      Eliminar
  13. Eu não quero o meio-campo do Sporting. Não é agora, depois de não dar minutos ao Adrien desde o jogo de Inglaterra que o vai pôr a jogar. Pó caralhinho. Quero que joguem os mesmos e que venham de férias mais cedo. Precisam de descansar. E se der para o Danilo entrar para o lugar do William, melhor. Não quero lesões à lá Euro Sub21.

    Quanto ao Renato, sou da opinião que vai dar jogador desde que tenha cabecinha para aprender e largue a atitude de vedeta que me parece estar a ter. Não concordei com a convocatória para o Euro mas o jogo da Estónia fez-me mudar de ideias. É valido mas para entrar em jogos que estejas a ganhar e os adversários comecem a subir e a deixar espaço. O gajo entra com a raça e velocidade e cria desequilíbrios. Para entrar em jogos em que temos de ter a bola no pé e jogar em ataque continuado... ainda não serve. Não tem qualidade de passe e perde muitas bolas. Fui só eu a reparar que ontem tirando aquelas jogada de contra-ataque (em que larga a bola tarde e mal) e a assistência para o Ronaldo em fora-de-jogo não fez mais nada? Parece que os companheiro não lhe querem passar a bola. Repito: vai dar jogador, mas ainda não é titular.

    Quanto ao nuninho dizer que ele entrou e a dinâmica mudou: Olha pois! saiu o Moutinho que emperra aquilo tudo! Até podia entrar o Bruno Alves que a dinâmica ia mudar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, porque o meio campo do SCP.. QUE foi eliminado da LC, da Liga Europa, da Taça da Liga, da Taça de Portugal que perdeu o Campeonato é que é bom!!

      Tenham dó.

      Por favor...

      Oh wait.. aqui é um Blogue vede e tudo o que é verde é que é bom.

      Eliminar
    2. Assim ditas as coisas, realmente parece tudo simples. Convem so jogar quem ganha titulos. È um boa ideia.

      A nocao que o amigo deve de ter, de como funciona um equipa de futebol, esbarra na cor de camisola de gosta.
      Esta a fazer o mesmo que acusa os outros de fazerem.

      Se calhar posso lhe aconselhar ouvir as palavras do seu colega de clube, o sr toni, para aprender qualquer coisa acerca destas materias.

      È bom ouvir gente do futebol, que tendo as suas preferencias clubistas, sabe que o futebol è mais do que isso.

      Eliminar
    3. Ó Quid, se vamos por aí o Danilo (e metade da equipa) tinha ficado em casa a ver o Euro.
      E nem precisamos de falar nos confrontos diretos SCP-fcp (ou slb) em que o meio campo do SCP engoliu o do clube que nos últimos três anos acumula um prejuízo de 60M€ e zero títulos.

      Eliminar
    4. Esta noção do ridículo não tem limites... quid vai-te tratar por favor.

      Eliminar
    5. Sim, o Moutinho, André Gomes e Danilo, esses sim, ganharam muito títulos esta temporada.

      Eliminar
    6. Ainda não vi nada de especial no tal de Guilherme carvalho..

      Ao menos o Danilo ainda vai metendo uns golitos..




      Eliminar
    7. quid vai-te tratar.... faz um favor a ti próprio.. e aos outros.

      Eliminar
    8. Ohhhh palhacito hungry birds pergunta ao FERDINAD pelo Guilherme carvalho......

      Eliminar
    9. SPORTING - Carrillo pondera pedido de indemnização


      Disto, destas coisas nunca falam os cães de fila, aqui do Blogue..

      Eliminar
    10. e a relevância disso é o quê? 0.

      Eliminar
  14. Mestre, esqueceste-te de falar no ricardo carvalho, que no jogo da hungria parecia um patinho. Não me parece que ele tenha ritmo para a croacia (espero estar enganado). O fonte tem de jogar.
    Enquanto vieirinha so joga porque o engenheiro o treinou no paok e devem ser amigos.
    A analise à equipa é aquilo que qualquer pessoa com 3 neurónios vê, mas como ja discuti com um amigo, parece-me difícil o treinador tirar o moutinho e o gomes do 11 assim de repente. Estava a dar parte fraca e a mostrar que tinha errado de inicio, que apesar de ser o correcto, acho que ele não tem coragem de fazer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E como eu já tinha dito atrás, o quaresma nao por entrar de inicio, porque não defende e quando entra na 2a parte dá outra dinâmica ao jogo com os outros mais cansados (tal como o sanches). O Adrien tem de ser titular com a croacia, e se não for, parece-me que o treinador anda a gozar com a cara dele

      Eliminar
  15. A selecao nacional neste momento, nao tem rei nem roque. Consiste apenas num aglomerado de jogadores, que se juntaram para fazer umas peladinhas. Alias, ja algum tempo que assim e.

    Nao tem fio de jogo, nao tem organizaçao, nao tem criterio. Ha jogadores que la estao, que ja nao têm qualidade para la estar. Ha outros que ainda nao têm qualidade para la estar. E ha outros que nao a têm, nem a vao ter, e so la estao por favores. E os jogadores sabem disso. Para mim o ambiente na selecao è muito diferente, para pior, do que aquilo que passa ca para fora. Basta ver ontem o que se passou no final do jogo, e que passou despercebido a muitos.

    Ha uma falta de lideranca tremenda nesta seleccao. O treinador è um banana, e o capitao na minha opiniao tem tanto de bom jogador, como de mau lider. Nao tem perfil de ter baracadeira. Alias, nao ha neste momento ninguem que o tenha.

    Atras, escondidos no back office, estao meia duzia de mamoes como os humbertos, e os j.pintos, que so la andam a implementar as ordens de quem realmente manda neles.

    Esta selecao, nao è nada mais do que o espelho da realidade portuguesa. Favores, compadrios, incompetencia, e no final que paga somos nos.

    È preciso fazer uma limpeza profunda na FPF. Essa seria a nossa melhor vitoria, se queremos vir a aproveitar os kgs de talento que vao aparecendo por ca.

    ResponderEliminar
  16. Bom Dia
    Melhor Academia do Mundo mais uma vez encavada em pleno Seixali !...são os nossos melhores clientes !...agora foi em Juvenis.
    É pena o Bruno não festejar o título em pleno Seixali...bonito foi vê-lo a festejar o título de futsal em pleno pavilhão da luz com os lampiões de cabeça INCHADA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espera que vem já aí um nugget postar as convocatórias das seleções Mendes™ como se o Mendes convocar os jovens da sua academia do Dubai para a sua seleção provasse alguma coisa.

      Eliminar
  17. O que me tira alguma fé de que o Fernando Santos verá a luz e fará as mudanças que deveria fazer, é o facto de ter insistido no André Gomes para o jogo de ontem.
    Estava com problemas musculares, mas mesmo que estivesse clinicamente apto para jogar, já se sabia que não teria o mesmo rendimento, até porque foi o 3º jogo numa semana.

    Aliás, eu não sei de Fernando Santos tem a noção que que não pode manter sempre os mesmos jogadores a jogar de 3/3 dias, com este calor, no fim de uma longa temporada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fernando Santos tem a noção exacta dos jogadores que precisa valorizar, o resto há-de vir por acréscimo, mesmo que isso "empate" a selecção.

      Eliminar
  18. Está mais do que visto que o Valenciano made in Seixali e o Maçã Podre tem de ir o mais rápidamente possivel para o banco.Depois temos dois laterais a um nível fraco para uma competição deste nível.

    Portugal tem jogado com 4 unidades a menos e o funeral está mais do que anunciado a não ser que a estrelinha do Santinhos, com a benção do Padre Vitor Melícias,nos ajude passar aos quartos de final.

    Seja o Renato,seja o Adrien,seja o Quaresma,seja quem for alguém vai ter de entrar porque a conclusão é fácil de tirar:Portugal não tem uma EQUIPA.

    O treinador NÃO PRESTA e confirmou isso quando foi treinador do Porto e do Sporting.Está ao nível de um Peseiro,de um Fonseca embora este mais refinado,e está tudo dito.

    ResponderEliminar
  19. Está mais do que visto que o Valenciano made in Seixali e o Maçã Podre tem de ir o mais rápidamente possivel para o banco.Depois temos dois laterais a um nível fraco para uma competição deste nível.

    Portugal tem jogado com 4 unidades a menos e o funeral está mais do que anunciado a não ser que a estrelinha do Santinhos, com a benção do Padre Vitor Melícias,nos ajude passar aos quartos de final.

    Seja o Renato,seja o Adrien,seja o Quaresma,seja quem for alguém vai ter de entrar porque a conclusão é fácil de tirar:Portugal não tem uma EQUIPA.

    O treinador NÃO PRESTA e confirmou isso quando foi treinador do Porto e do Sporting.Está ao nível de um Peseiro,de um Fonseca embora este mais refinado,e está tudo dito.

    ResponderEliminar
  20. De inicio so trocava o quaresma pelo rafa.
    Esta equipa deveria ter jogado na fase de grupos onde apanhamos equipas fraquíssimas.
    Agora entrar contra una croacia com ronaldo,nani e quaresma.... Ai ai aquele meio campo e aquela defesa.
    Ohhhh mestre nao te esqueças q no Sporting o slimani a defender corre e luta mais que estes tres juntos.

    ResponderEliminar
  21. Eu acho que é óbvio para quem viu estes 3 jogos que Moutinho, André Gomes e Vieirinha não podem ser titulares. Não digo que sejam maus mas não estão bem e já tiveram 3 oportunidades para demonstrar isso. Com eles fora, a equipa é outra coisa.

    De resto, entre o Eliseu e o Raphael, prefiro o miúdo, apesar de não achar que o lampião tenha andado a enterrar. Raphael tem estado muito melhor a atacar.

    O próximo jogo devia ser para entrar com tudo, estabilizar o meio campo e dar mais liberdade ao trio de ataque:

    Patricio,
    Cedric, Pepe, Bruno Alves (o velhote precisa de descanso), Raphael.
    William, Adrien,João Mário.
    Nani, Ronaldo, Quaresma.

    Quando Quaresma rebentar, o RENATO parece ser o único no banco com capacidade para agitar o jogo na segunda parte.
    Pelo que vi do RAFA, não trás nada de especial à equipa.
    EDER é só mais um para a molhada quando se precisa de alguém para prender os centrais.
    DANILO é muito bom para fechar a defesa mas tirando as bolas paradas, serve de muito pouco na ajuda ao ataque.
    FONTE é o Adrien da defesa. Aos olhos do FS, está lá para fazer número.

    ResponderEliminar
  22. Faz-me confusão a mesquinhez com que se analisa o desempenho da seleção ao sabor da clubite quer da parte do mestre quer da generalidadedos "Blogers"/comentadores que aqui destilam a sua azia em função da clube que defendem.
    Esta e qualquer seleção é independente dos clubes. Foram selecionados os melhores segundo o critério de Fernando Santos, concordemos ou não com todas ou algumas das escolhas.
    Não interessa se são do sporting ou do benfica do porto ou do braga, são a seleção de Portugal
    É revelador da parcialidade quando o mestre no artigo se foca num paragrafo "Em relação a Renato Sanches, apesar de não ter feito um jogo brilhante...". Nem o Renato nem nenhum dos outros jogadores presentes com exceção ao Ronaldo que esteve perto do seu nível estratosférico.
    Quanto à análise feita ao futebol do Renato no jogo, subscrevo-a. O Renato agitou o jogo e entrosou-se muito bem com João Mário, tendo este se aproximado do seu nível.
    Eu enquanto treinador de bancada colocava a jogar no meio campo o trio william, joão Mário e Adrien, porque para além de serem bons jogadores estão habituados a jogar juntos e tem os mecanismos necessários, numa zona nuclear, para fazer da seleção uma equipa, num curto espaço de tempo.
    Jogam no sporting, muito bem, podiam jogar num outro clube qualquer, o que para o caso não interessa onde mas sim como.
    Assim como acho mesquinhas o tipo de criticas que se fazem ao Ronaldo, não têm razão de ser, mas a verdade dos factos vêm sempre ao de cima, e ele demonstra-o com o futebol jogado como só ele sabe.
    É um trauma português, de séculos, a mesquinhez e a inveja e não conseguir ver para além das partes.

    ResponderEliminar
  23. O vosso desespero de ter o meio campo do sporting na selecção é de ir às lágrimas de tanto rir...Eu sei que vocês precisam do dinheiro como de pão para a boca, de vender jogadores, por muito que o trinca bolotas diga que não...ontem foi um dia triste para vocês pois a seleção está nos oitavos de final....e pelo texto do mestre se percebe que os croatos vão ter mais adeptos do que aqueles que tem normalmente...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De ir às lágrimas de tanto rir é o que tu escreves !...

      Eliminar
    2. De ir às lágrimas de tanto rir é o que tu escreves !...

      Eliminar
    3. Tão preocupados que andam com as vendas do SCP... Obrigadinho pá, mas preocupem-se com os 40% que desaparecem nas vendas do Midas e a festejar as vendas dos melhores da vossa equipa por metade das cláusulas de rescisão só porque sim porque como todos sabemos a situação financeira da bolha da porta #18 é espectacular. Entretanto parece que vêm dois do A. Madrid para voltar a acertar a conta corrente.

      #alverca2.0

      Eliminar
    4. Todos anos vendemos os nossos melhores jogadores e somos Tricampeões...para vossa azia...

      Eliminar
    5. desespero? pausa para rir..

      pausa para rir..

      pausa para rir..

      pausa para rir..

      pausa para rir..

      Eliminar
    6. Não me digam, que esse desespero de quererem à força um meio do campo do sporting na selecção se deve ao "amor à selecção"...está-se mesmo a ver que é isso.

      Eliminar
    7. Evidências. Se fosses honesto, reconhecias que moutinho e andré gomes, pelo o que estão a fazer, nem no 11 inicial deviam estar. E devia sim estar Adrien - independentemente do Sporting. E frustração? Frustração por os pontos que conseguimos terem sido resultado de jogadas e golos vindas de jogadores do Sporting ou da formação? Sim, de facto há muuuuita frustração por estes lados... Nem durmo.

      Eliminar
    8. "Frustração por os pontos que conseguimos terem sido resultado de jogadas e golos vindas de jogadores do Sporting ou da formação?" Sim, claro porque eles jogam sozinhos...

      Eliminar
    9. Dói-lhes tanto verificar que na seleção principal, apesar do patrono da FPF e do cubo mágico do Dubai - Jorge Mendes, quem domina e faz a diferença são os atletas formados na Academia do Sporting Clube de Portugal.

      É que nos seniores é muito mais difícil atirar areia para os olhos como fazem nas seleções de formação. Metem lá um ou dois para cumprir a quota e acabou, apesar das tentativas à Ivan Cavaleiro, Guedes, Semedo ou Nelson Almeida que fazendo meia dúzia de jogos no seu Clube têm as portas da seleção A escancaradas. Nas seleções jovens e respectivas convocatórias manipulam como querem e bem entendem, mas chegando aos seniores não dá mesmo para inventar muito. Dá para encostar um Adrien ou fingir que o Danilo se equivale a William e acabou.

      Eliminar
    10. Nem mais. Vai ver as jogadas, as assistências, os golos.
      Frustração? Frustração é seres lampião.

      Eliminar
    11. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  24. Nunca pensei vir a dizer isto ,porque simplesmente nunca gostei de Adrien mas a realidade é que tem tido um aumento de qualidade brutal nos ultimos 2/3 anos, mas tb acho que a sua entrada ia ser bom para Portugal. Não só porque Moutinho coitado mas tb para dá alma e aguentar o meio campo porque para mim Wiliam ontem foi muito mau.
    Wiliam é forte na primeira pressão antes da linha do meio campo mas assim que a bola entra no nosso meio campo defensivo é para esquecer vem a passo. A meu ver nunca vai ser um Médio Defensivo de topo para jogar assim sozinho. Da melhor qualidade de passe que Danilo mas perdemos imenso defensivamente.

    A jogada do canto do primeiro golo depois de, Eliseu fazer merda e perder a bola, toda a equipa a recuperar e até o morto do Moutinho que estava mais adiantado chega primeiro a entrada da area que o Wiliam que vem a passo em vez de estar ajudar o Pepe que tinha dois jogadores.
    Estava a ver com Sportinguistas e que vão sempre a Alvalade e que me dizem que isto acontece inúmeras vezes, menos porque o Sporting tem mais controlo e recupera melhor as bolas no pressing. Mas achei a exibição má.

    Por isso concordo com o 11 até porque acho que sim que Adrien é melhor emocionalmente que Renato (boa arma para segundas partes) apenas metia Danilo (apesar do péssimo 1º jogo) no lugar de wiliam.

    Ps1: Apesar de concordar com a táctica que o mestre colocou aqui acho que não se pode criticar o Fernando por o meter na direita visto que foi ai que ele fez a época toda pelo Sporting com bons resultados.

    Ps2: Ontem estavam aqui a gozar com o Renato por estar frustrado, se calhar era o único a correr atrás da bola, a querer ganhar e estava a ver aquela merda.
    Como já disse eu estava a ver com um grupo de amigos ainda numeroso todos mais velhos do que o Renato e não houve um de nós que não tivesse terminado o jogo muito mais frustrado do que ele com aquela merda.
    Se a vocês não meteu nojo o final do jogo epa .... continuem a gozar com o puto então.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então vê lá quem foi o motor da equipa ontem... https://imagens3.publico.pt/imagens.aspx/1057953?tp=UH&db=IMAGENS&w=749

      Eliminar
    2. Da melhor qualidade de passe que Danilo mas perdemos imenso defensivamente.

      Viu-se com a Islândia. E nos confrontos diretos Sporting-Porto. No jogo com a Áustria em que secou o Alaba e ainda tapou os buracos de André Gomes e Guerreiro. No campeonato que acabou. Enfim, parece que ao Eng.º já passou a febre "Danilo" mas a má vontade de um certo sector com William (melhor jogador do último Europeu de sub21) nunca vai passar. Ontem foi constrangedor ver/comparar William a jogar com Danilo ao mesmo tempo. William limpa e distribui, abre linhas de passe e joga para a frente, o Danilo ou passa aos centrais ou atravessa o campo a correr com a bola para a deixar num colega com um passe de 1 metro.

      O Renato até entrou bem abrindo linhas de passe, pressionando e dando apoio aos colegas, falhou passes e perdeu algumas bolas que é claramente a sua maior pecha. Não concordo com a opção medrosa do treinador em segurar o resultado nos minutos finais que também me irritou, mas aí temos de nos questionar: O Renato está lá para cumprir as ordens e estratégias do treinador e jogar em equipa ou ele é que decide como a equipa joga e se deve adaptar ao seu génio?!?!?

      Eliminar
    3. Ou seja eu falo em defender, mais até afirmo mesmo no que escrevi que Wiliam é mais forte no passe, e tu para contrariar metes uma imagem (que nem permite tirar grande informação porque o Wiliam só passe de 5 metros fez carradas, porque a posição e maior posse de bola da nossa equipa faz rodar a bola imensas vezes pelo MD)

      Eu vi o jogo não preciso agora de uma imagem para saber o que se passou. Por essa lógica com mais 10 minutos de jogo e o Central e lateral direito da Hungria eram as estrelas do jogo ali aos passes um para o outro.

      Estatísticas sem contexto não dizem nada. Dava mais valor a tua opinião do que uma imagem que não diz nada. Até o Vieirinha e o Eliseu parece que jogaram bem ai.

      Eliminar
    4. Mesmo a defender não há essa diferença que apregoam. Volto a lembrar a miséria de jogo com a poderosa Islândia em que não ganhou UM duelo.

      E com a bola nos pés... Meu Deus, que diferença. Tem mais classe na unha do dedo mindinho do pé esquerdo do que o Danilo alguma vez terá.

      Eliminar
    5. Sar
      Sobre Danilo e Wiliam já te dei a minha opinião. Eu acho Wiliam imensamente lento, falha imenso na cobertura dos espaços, não recupera acho que para MD é imensamente curto. Mais uma vez voltas a salientar ele ser melhor a construir que Danilo e eu concordo plenamente mas o resto falha. Não vejo Dobras aos laterais não vejo protecção da cabeça da area ou ir fazer a posição de um central quando ele sai.
      Podes querer chamar má vontade mas acredita que não é. Estou a tentar analisar apenas futebol nem nenhum dos dois é da minha equipa por isso. Até desgosto mais do Danilo por ter ido embora a mal do Benfica.

      Essa dos sub-21 é uma treta Wiliam parecia pai dos outros todos um corpo com mais 20 kg em cima ele nem tinha que correr que os outros nem conseguiam tirar a bola. Gostava de o ter visto com a Islândia para ver se ia ganhar mais bolas que o Danilo, duvido imenso apesar do jogo horrível do Danilo.


      Sobre o Renato apenas o vi frustrado não vi a desrespeitar o Treinador ou alguém. Se fosse o Adrien a fazer aquilo vcs iam estar aqui a dizer que aquilo era Raça era um verdadeiro Leão etc etc.

      Abraço

      Eliminar
    6. Tiago Santos, eu acho que há mesmo má vontade... Agora o William ter sido eleito melhor jogador no último Europeu sub21 é uma treta?! Parecia o pai dos outros?! Então é aos 21 anos que os Alemães, Suecos e Ingleses e os restantes vão começar a crescer?!

      Epá...

      SL

      Eliminar
    7. Sar vi esse Europeu com muita atenção, não estou a por aqui em causa nem a prestação do Wiliam (muito boa), nem a sua idade (como se utiliza em outros casos).
      Estou apenas a dizer que foi um competição onde Wiliam fisicamente estava 2 ou 3 degraus acima de 95% dos jogadores. Primeiro tendo em conta que Wiliam faz anos em Abril na altura da competição tinha 23 anos sendo um dos jogadores mais velhos no Torneio e o mais velho de portugal. Depois devido as suas origens africanas que lhe dão maior mais desenvolvido.
      Havia jogos que andava lá pessoal com meio corpo do Wiliam a tentar fazer carga de ombro e ele tranquilo a caminhar com a bola.

      O Nelson tb era o maior da aldeia dele depois quando a coisa apertou é que ficou difícil.

      Volto a dizer não estou a querer tirar mérito ao jogador mas isso de justificar que merece mais que alguém porque foi o melhor numa competição de formação.

      Prefiro falar do actual do que temos a mão. E aqui aceito perfeitamente que o consideres melhor opção. Apenas não é a minha, acho um jogador com muitas limitações defensivas que no Sporting fica muito resguardado devido ao enorme pulmão do Adrien e ao bom sistema de JJ que recupera imensas bolas logo na pressão.
      Mas volto a dizer e um dia veremos tenho duvidas que alguma vez seja jogador para um campeonato competitivo num sistema de Medio Defensivo único, acho que não tem pedalada simplesmente.

      Mas se eu estiver enganado e ele for o melhor de Portugal ficarei muito feliz.
      Nada de má vontade apenas discutir as melhores opções para a selecção.

      Eliminar
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  26. Mestre, insistir em Vieirinha?!? Mas não viu V. Exa. Quantos golos/lances de perigo temos tido pelo seu lado?? E quantos cruzamentos de jeito fez já?? Acho que já era tempo de o trocar pelo Cedric. No mais, concordo em absoluto.

    ResponderEliminar
  27. Os sportinguistas são doentes pelo Renato.

    Mas qual é o vosso problema ? Epa deixem o miudo em paz...Já não basta andarem a dizer que ele tem 35 ou 40 anos ? Agora também têm que vir para aqui chatear o miudo dizendo que é mau nisto mau naquilo, não merece isto não merece aquilo, não é jogador titular não é bla bla...



    O nome mais escrita neste post é RENATO ! com 43 (com as minhas duas passam a 45)
    Adrien 24
    Ronaldo 8
    J Mário 15
    W Carvalho 14

    e por ai afora...


    Mas que grande obsessão que há pelo Renato.

    O Miudo ao menos no final era o único que parecia querer ganhar o jogo... São tão complexados e tão anti-Benfiquistas que esperam que o miudo faça asneira para o poderem criticar ... Não se preocupem que ele fará as 25 internacionalizações necessárias para que o Benfica seja ressarcido....Ou que faça os 25 jogos pelo Bayern ou lá o que era a clausula...O Sporting é que nunca foi capaz de ser esperto e meter umas clausulas para o caso do Ronaldo pertencer à equipa do ano ou ganhar a ballon d'or....Como diz o actual Presidente do Sporting inacapacidade de alguns clubes saberem fazer negócios....

    Por mim estou perfeitamente a borrifar quem joga, quem marca, quero é ganhar ! Por mim até pode ser o Rui Patricio a marcar o golo da vitória na Final ! Ponham o vosso ódio de estimação de parte.



    Por último lugar, mas vocês esperavam que o miudo que quebrou o record do Ronaldo como jogador mais jovem a jogar num Euro fosse tornar o jogo Brilhante ???? Alguém viu o Ronaldo tornar algum jogo brilhante no Euro 2004 entrando na segunda parte ?

    Mas mesmo assim a melhor crítica é dizer que se posiciona perto do jogador que tem a bola de modo a dar linhas de passe, mas ao mesmo tempo deixa espaço noutra parte do terreno xDD então mas querem que o miudo esteja em todo o lado ???

    Enfim...olha mais uma palavra para a contagem -> Renato.

    Passem bem e apoiem a selecção independentemente dos nomes

    ResponderEliminar