quinta-feira, 23 de junho de 2016

Apurados à tangente. E agora, Fernando?

Apesar de ter apanhado um grupo muito acessível, Portugal apurou-se para a fase seguinte à tangente, sem qualquer brilho. We get to live another day e renova-se a esperança naquilo que poderemos fazer no resto da competição, com a expetativa de que Fernando Santos verá finalmente a luz. A luz, diga-se, já era suficientemente intensa antes da partida com a Hungria para que não escapassem ao selecionador alguns equívocos em que incorreu nas duas primeiras jornadas, mas após o jogo de ontem já nem sequer pode fingir que não os vê. Fernando Santos terá que mexer no onze contra a Croácia.

Insistir no 4-4-2 losango poderia fazer sentido se Moutinho e André Gomes estivessem na sua melhor forma. Ora, Moutinho está muito longe daquilo que já o vimos produzir, e André Gomes, apesar de ter estado a um nível satisfatório nas duas primeiras jornadas, não produz o suficiente para compensar o que perdemos ao ter João Mário amarrado num flanco e William com poucas opções de passe.

O melhor Portugal desta fase de qualificação foi aquele que jogou ontem após as duas primeiras substituições, ou seja, após as entradas de Renato  Sanches e Ricardo Quaresma. Não tanto pelo que ambos os jogadores produziram, mas principalmente pela arrumação que implicou no meio-campo. Com dois extremos em campo, João Mário passou a dispor de uma liberdade que Fernando Santos ainda não lhe tinha dado, e o rendimento da seleção aumentou de imediato. William deixou de ter que se preocupar em não atropelar Moutinho quando tinha a bola nos pés, e passou a ter bastantes mais opções de passe - não só porque João Mário, mais livre, se passou a dar muito mais ao jogo, mas também por ter Renato Sanches em movimentações constantes para criar linhas de passe.

Em relação a Renato Sanches, apesar de não ter feito um jogo brilhante, teve o mérito de ajudar a dinamizar o jogo e torná-lo mais incontrolável, com os aspetos bons e maus que isso implica. Quando Renato não tem a bola e esta está na posse de Portugal, coloca-se sempre muito perto do portador, disponibilizando-se para a receber. Tanto o faz no centro do terreno - a área em que é mais natural que esteja posicionado - como nos flancos. Se a ânsia de estar em todo o lado facilita o trabalho de quem tem a bola, também acaba por deixar, em muitos momentos, um vazio imenso que os adversários podem explorar se recuperarem o esférico. Nas suas incursões com bola, Renato também tanto pode gerar situações de desequilíbrio no meio-campo adversário, como pode perder a bola e comprometer o equilíbrio defensivo da própria equipa - se com a Hungria isso já foi visível, imaginem contra um meio que tenha Modric, Rakitic e Perisic.

No cômputo geral, a seleção ganhou com a entrada de Renato Sanches. Não me parece que o jovem jogador esteja pronto para ser titular - principalmente numa fase a eliminar e em que os adversários serão teoricamente mais difíceis -, mas é um recurso muito interessante para ser lançado na segunda parte de um jogo, numa altura em que já exista algum desgaste acumulado, se houver necessidade de agitar as águas. Para entrar de início, Adrien confere maior equilíbrio à equipa - sobretudo pela sua reação à perda de bola -, e ao mesmo tempo tem o dinamismo necessário para apoiar os companheiros no ataque. Não tendo a mesma velocidade que Sanches, também não expõe a equipa a tantas situações de risco. Para não falar no conhecimento mútuo que existe entre si e William, João Mário e Nani.

Isto, claro, só faz sentido se Fernando Santos largar o malfadado 4-4-2 losango. Infelizmente, não sei se o selecionador terá tamanho nível de ousadia. A forma como abdicou de procurar a vitória, dando ordens à seleção para abrandar o ritmo quando ainda havia muito tempo para jogar - numa altura em que convinha a Portugal procurar o golo da vitória - é preocupante. A substituição de Nani por Danilo, encostando novamente João Mário ao flanco, foi uma espécie de atirar de toalha ao chão na procura do golo. Achar, naquelas circunstâncias, que é melhor ter um pássaro na mão do que dois a voar, não é pragmatismo, é apenas falta de coragem. Mas alguma coisa terá que mudar. Adrien e Rafa estão a ser totalmente desaproveitados e nunca funcionarão em losango. Por outro lado, os últimos dois jogos mostraram ser desaconselhável a utilização de Quaresma num ataque a dois. E os laterais (com exceção de Raphael Guerreiro) não têm chegado para as exigências que o losango exige deles nos respetivos flancos. 

Perante o que temos visto, parece-me que teríamos a ganhar se jogássemos de início com: