sexta-feira, 24 de junho de 2016

Bota "curioso" nisso

in Mais Futebol

O Mónaco anunciou ontem que Ivan Cavaleiro e Hélder Costa não farão parte do plantel na próxima temporada. 


Curioso / Mónaco / Benfica / Jorge Mendes: um aglomerado de palavras e nomes que registam uma enorme probabilidade de aparecerem em conjunto num texto. Aliás, curioso é que a palavra "curioso" só seja colocada uma vez nesta notícia.

É curioso, de facto, que o Mónaco - que tinha a opção da compra de Hélder Costa por €15,7M - tenha, há menos de um mês, acordado com o Benfica o prolongamento do empréstimo do jogador até ao final de 2016/17, e agora o dispense.

Já era curioso o facto de o Mónaco se ter interessado por Hélder Costa, que na época anterior registou 0 jogos como titular e 6 como suplente utilizado nos meses que passou em Corunha. Mesmo assim, há que dizer que Hélder Costa teve uma utilização aceitável no principado: foi titular por 15 vezes no campeonato francês, somando um total de 1.309 minutos, 3 golos e 2 assistências.

O mesmo já não se pode dizer de Ivan Cavaleiro: somou apenas 508 minutos na liga francesa, com apenas 1 golo marcado (na última jornada). É justo que se diga que Ivan Cavaleiro esteve lesionado uma boa parte da época, mas não foi por isso que deixou de ser um titular indiscutível na equipa de Leonardo Jardim: nos 10 jogos que antecederam a lesão, fez parte do onze inicial em apenas 3 ocasiões.

O mais curioso em relação a Ivan Cavaleiro é, obviamente, o facto de o Mónaco ter achado, no verão passado, que o jogador valia 15 milhões (Yuans, anyone?), apesar de nada no seu rendimento passado ou no potencial demonstrado justificar tal verba. Assim como não faz grande sentido que um clube desista, ao fim de um ano, de um investimento tão avultado, não dando sequer hipóteses ao jogador (que tem apenas 22 anos) de fazer a pré-temporada com o plantel.

E estou curioso para ver em que clube(s) irão jogar este ano.

Desde o princípio que há coisas que não encaixam, e continuam sem encaixar. Tudo muito curioso, de facto.