domingo, 26 de junho de 2016

De empate em empate até à vitória final?

108 minutos. O entediante jogo entre Portugal e Croácia mantinha-se numa espécie de guerra de trincheiras, com nenhuma equipa a arriscar, com receio que a ousadia acabasse por ser a oportunidade de que o opositor esperava. Adivinhavam-se os penáltis, tal era a incapacidade de ambos os ataques em se superarem às defesas adversárias. Fernando Santos decide fazer mais uma substituição: coloca Danilo Pereira, médio de características defensivas - o que significa que estará, sobretudo, preocupado em não sofrer um golo. O paradoxo desta substituição está na saída de Adrien. Mesmo desgastado, o médio sportinguista é um dos mais competentes marcadores de penáltis da seleção portuguesa, onde não abundam especialistas.

116 minutos. Apesar da substituição preventiva de Fernando Santos, a Croácia começava a ter um ascendente inédito na partida, chegando com muito mais facilidade à área portuguesa. Perisic consegue entrar na área e, junto à linha de fundo, faz um cruzamento que atravessa a pequena área, sem que Kalinic conseguisse encostar para o fundo das redes. Pjaca recupera junto à bandeirola de canto e ganha o lançamento. Entrega a bola a Modric e recebe-a de volta, cruza para a área e Perisic cabeceia ao poste, com Patrício a dar logo de seguida uma palmada na bola para impedir que entrasse na baliza. A Croácia recupera de imediato o esférico, ainda dentro da área portuguesa, e continua a pressionar. Strinic tenta furar pela esquerda, mas deixa-se desarmar junto à linha lateral por Quaresma, que dá um pequeno toque para Ronaldo, que por sua vez coloca rapidamente no corredor central em Renato. Renato atravessa o círculo central com a bola controlada. Tem Ronaldo na direita e Nani na esquerda, mas não solta em profundidade. Prefere aproximar-se da área, com Nani e Ronaldo já a abrandarem em virtude da reorganização da defesa croata. Renato protege a bola de um adversário que já está em cima dele e mete em Nani, perto da quina da área. Nani faz um passe cirúrgico a rasgar a defesa (ou teria sido um remate, que acabou por sair frouxo e desviado da baliza?) que, caprichosamente, evita dois croatas nas imediações e encontra Ronaldo. O capitão remata de primeira, mas não suficientemente desviado de Subasic, que consegue defender de forma incompleta. A bola ressalta, fazendo um pequeno balão, no ângulo, velocidade e altura certas para que Quaresma, que vinha em sprint desde a recuperação de bola, tivesse apenas que a encostar para o fundo das redes.

1-0, eliminatória resolvida, Portugal segue em frente no Euro 2016, com mais um empate ao fim dos 90 minutos, sem ter corrido quaisquer riscos, sem ter feito, mais uma vez, um bom jogo, sem ter, novamente, merecido a boa fortuna que lhe sorriu.

Fernando Santos tem atenuantes importantes, começando no valor do adversário (que, recorde-se, sem Modric e Mandzukic, chegou para vencer a Espanha), e acabando no facto de ter tido pouco mais de 72 horas para recuperar fisicamente a equipa, com duas longas viagens pelo meio. A gestão física terá sido, aliás, o principal motivo que o levou a mexer no onze. Raphael Guerreiro recuperou da lesão e voltou a ser dono da lateral esquerda, Adrien substituiu Moutinho, José Fonte substituiu o veteraníssimo Ricardo Carvalho, e Cédric rendeu Vieirinha. Quatro alterações que, diga-se, foram todas bem sucedidas, assim como a estratégia montada para este jogo. 

O meio-campo, não tendo estado brilhante ofensivamente (muito longe disso), cumpriu com distinção a tarefa de secar o ponto forte dos croatas, apesar de William / Adrien / João Mário / André Gomes (Renato Sanches) estarem em desvantagem numérica face a Badelj / Modric / Rakitic / Perisic / Brozovic. Falhou no municiamento de Nani e Ronaldo - que raras vezes receberam a bola em condições -, por haver pouca vontade de arriscar (Adrien tinha ordens claras de nunca largar Modric, por exemplo), mas também porque os croatas souberam anular as nossas tentativas de construção, com uma pressão constante a todo o campo. Como consequência deste impasse, foram raras as oportunidades de golo, e os dois guarda-redes foram pouco mais que espectadores com vista privilegiada para onde se desenrolava a ação. Adivinhava-se que venceria aquele que marcasse primeiro. Felizmente calhou-nos a nós.

Imagino as dores de cabeça que Fernando Santos terá para escolher o onze que jogará contra a Polónia na próxima quinta-feira. Na realidade, não deveria ter grandes dúvidas, porque o onze mais competente que montou até agora foi o que jogou ontem. Após quatro jogos, já deve ter dado para perceber quais os jogadores que lhe dão as melhores soluções. Uma ou outra alteração, em função da condição física e forma dos atletas, deveria ser suficiente. Esperemos que não caia na tentação de voltar a apostar em jogadores que estão nitidamente fora de forma.

Temos aqui uma oportunidade história para chegarmos à final. Sem querer desrespeitar a Polónia, Gales e a Bélgica / Hungria, não é nada comum termos oposição deste nível numa fase tão adiantada da competição. Ao vencermos a Croácia, ultrapassámos a nossa meia-final. Falta-nos ser bem sucedidos contra adversários de oitavos e de quartos. Nada é garantido, como é evidente. Mas se chegámos até aqui com tão fraca qualidade de jogo, imagine-se se começarmos a jogar ao nível do que estes jogadores sabem.