segunda-feira, 27 de junho de 2016

Estatísticas comparativas dos jogadores da seleção

Estatísticas comparativas dos jogadores portugueses, por posição. Os dados foram retirados do site squawka.com, e referem-se a médias por 90 minutos (o que significa que o fator de tempo de utilização em campo é anulado, ou seja, um jogador não é prejudicado por ter sido menos utilizado).

Os números nunca contam toda a história de um jogo ou da prestação individual dos jogadores, pois não levam em consideração a qualidade e dificuldade das ações, mas não deixam de ter algum interesse. Aqui ficam.


Defesas direitos
Estatísticas: oportunidades criadas / passes para a frente / dribles conseguidos / desarmes / % duelos ganhos / interceções / erros defensivos

Defesas esquerdos
Estatísticas: oportunidades criadas / passes para a frente / dribles conseguidos / desarmes / % duelos ganhos / interceções / erros defensivos

Defesas centrais
Estatísticas: desarmes / % duelos aéreos ganhos / % duelos ganhos / interceções / bloqueios / alívios / erros defensivos

Médios Defensivos
Estatísticas: oportunidades criadas / passes para a frente / dribles conseguidos / desarmes conseguidos /  duelos aéreos ganhos / interceções

Médios Centro
Estatísticas: assistências / oportunidades criadas / nº passes / dribles conseguidos / desarmes conseguidos /  duelos ganhos / interceções

Avançados
Estatísticas: golos marcados / acerto no remate / assistências / oportunidades criadas / dribles conseguidos / % dribles conseguidos / interceções

45 comentários :

  1. Na foto do André Gomes puseram o André Almeida... É curioso como diria o outro ah ah ah

    ResponderEliminar
  2. Mestre, é feio fazer comparações e destaques. As mentes mais susceptíveis podem não gostar. A não ser que lhes interesse, claro...

    ResponderEliminar
  3. Site engraçado mas com números um bocado estranhos em alguns parâmetros. Por exemplo não sei o que consideram Takles won mas esses números não estão de certo correctos assim de cabeça consigo lembrar desarmes de jogadores com 0 nesses prints.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, estranhei o caso do José Fonte, por exemplo. Mas normalmente estes dados são relativamente precisos.

      Eliminar
    2. Mal dei uma passada pelos melhores momentos do ultimo jogo e vi logo um desarme do Renato em que recupera e fica com a bola controlada.

      PEPE com 0.23 por jogo ???? Isto é completamente impossível. Isso quer dizer que tão a considerar que ele tem 1 desarme até agora...

      Eliminar
    3. Das coisas que mais abomino nas estatísticas, são os números referentes a passes certos/errados.
      Por exemplo: os defesas (incluindo médios defensivos) têm muito mais "campo aberto" para passar com precisão e, até, muitas vezes trocam apenas a bola entre si, ao contrário dos médios mais ofensivos e avançados, que actuam normalmente em espaço mais restritos e sob (às vezes grande) pressão do adversário.
      Mas , pronto, todos sabemos que alguns comem 2-3 sardinhas, outros só uma e, inevitavelmente, alguém fica-se só pelo cheiro...

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dados interessantes mas que no fim do dia podem ser enganadores devido à valia dos adversários e dependendo também dos momentos do jogo. Por ex nesse site podemos ver que Danilo têm uma % média de passes completos superior à de William o que só por si é enganador visto que Danilo não jogou muito tempo contra o único adversário que conseguiu ter mais posse de bola que Portugal e quando entra, é para fazer jogo de contenção o que normalmente significa não haver passes de risco e jogar muito para o que ,estaticamente,aumenta muito a eficiência do passe.

      Eliminar
    2. ..jogar muito para trás e para os lados..*

      Eliminar
    3. E só passar para o lado e para trás é mais fácil.

      Eliminar
    4. Foi por isso que o Moutinho também foi Man of the Match de um dos jogos.

      Eliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Bom dia, nao esta de todo correcto o site.
    Siga para outro post q este foi ingeliz mestre.
    Nao se pode confiar em tudo o que lemos a começar pela nossa cs.

    ResponderEliminar
  7. Também é curioso ver que o William, aquele que dizem que só passa para o lado e para trás, é, de todos os médios (e não apenas comparando com o Danilo), quem tem maior percentagem de 'forward passes'...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Passar para o lado e para trás" era dantes. O famoso "só lateraliza". Não colou e é desmentido pelas evidências jogo após jogo. Ainda tentaram o "é fraco defensivamente" mas os números de intercepções, duelos ganhos e a estabilidade defensiva que traz à equipa deitaram a nova teoria por terra.

      Agora o mantra é que "é lento"...

      #campanhas

      Eliminar
    2. Sabes quem também tem muitos passes para a frente? O GR.. Seja qual for.
      Um idiota a avaliar dados quantitativos da sempre nisto.

      Eliminar
    3. Ó mentiroso, já te actualizaste sobre os juvenis?

      Aldrabãozeco.

      Eliminar
    4. Este Martins lã-pião além de mentiroso é completamente idiota.

      Perante a evidência estatística de William ser o jogador do meio campo que tem mais forward passes o aldrabão aziado responde isto: Sabes quem também tem muitos passes para a frente? O GR.. Seja qual for.

      Fdx , que atrasadinho.
      A azia dos nuggets com o William é épica. Começando no anão da Jamba e acabando no aldrabão Martins.

      Eliminar
    5. Sar... regra vs excepção. O WC joga (normalmente) com 3 linhas de passe recuadas e 7 à frente da linha da bola... é a lógica do jogo.

      Eliminar
    6. Pois é, Martins. Por outro lado, comparar um guarda-redes com um gajo do meio-campo só pode vir de uma mente brilhante...

      Eliminar
    7. Palhaço Martins, sempre a dizer merda...

      Eliminar
    8. Meszaros o ponto em comparação era a % de passes para a frente... quando se quer avaliar as estatísticas e colocar lhes sentido sem ter em conta o contexto são possíveis afirmações como aquela... é um disparate mas não deixa de ser verdade... tal como querer afirmar que o WC não faz grande parte dos seus passes para trás e para o lado (o que até pode ser a melhor opção) com base numa estatística.

      Eliminar
  8. Off-topic: a maneira como estamos a acabar com equipas séniores que nos deram alegrias para oficializar modalidades a partir dos escalões de formação podia ser mais elegante. Apoio a iniciativa de começar um projeto de raíz, mas acabar com uma equipa sénior de rugby e basket por comunicado não se enquadra nos valores que defendemos.

    ResponderEliminar
  9. Um post que tinha o intuito de menorizar o Renato Sanches que saiu completamente ao lado de tão ridículo que é.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ..sim porque o quisto nato é a nossa prioridade diária. vai lá buscar o biscoito cãozito

      Eliminar
    2. epa vocês estão obcecados... Explica lá de onde tiraste a ideia que o intuito do post era menorizar o Renato sff.

      Eliminar
    3. Desculpa mas só te posso dizer isto: és mesmo burro/atrasado mental.

      Se este post fosse para menorizar Renato achas que ele punha as estatísticas dele ou fizesse sequer este post quando pelo que se dá para ver são boas?

      Pegando numa frase cujo autor não me recordo o nome:"Os benfiquistas não são todos estúpidos... mas todos os estúpidos são do Benfica"

      Eliminar
    4. O futuro é que pode "menorizar" ou não o semideus-Renato. A obsessão dos boifiquistas é tão grande que julgam encontrar "inimigos" do semideus, em todo o lado. BURRO E ATRAZADO MENTAL DE UM FDP DE LAMPIURSO que não deve conhecer blogues de lampiursos e lãzudos.

      Eliminar
    5. "Os benfiquistas não são todos estúpidos... mas todos os estúpidos são do Benfica"

      muito, mas mesmo muito profundo eheh

      Eliminar
    6. APAGAR APAGAR.

      COMENTÁRIO ABICHANADO DO JOÃO LEVANABILHA, MATOU A MÃE E FEZ ARROZ DE PUTA

      Eliminar
    7. aqui está um sério candidato ao prémio "isto ofende a memória do eusébio"

      Eliminar
    8. Mais um estúpido lampião com a mania da perseguição...

      Eliminar
  10. As estatísticas podem ser um dado importante, mas estão longe de dizer tudo. Afinal de contas, se o futebol fosse uma ciência, tudo podia ser previsto.

    Um exemplo: um dos grandes argumentos da cambada que quis desvalorizar o Adrien foi a quantidade de duelos perdidos. Quantas vezes os jogadores que ganharam duelos ao Adrien foram obrigados a ir para trás ou para zonas onde acabaram por perder a bola? Várias. Que eu me lembre, o Modric apenas em 3 lances conseguiu progredir depois de passar o Adrien. Jogar futebol também é obrigar o adversário a ir para zonas onde não cria perigo ou acaba por perder a bola.

    ResponderEliminar
  11. Com base nestas estatísticas verificamos que:
    O fonte não serve para o jogo aéreo. Lol
    O Moutinho é o médio que cria mais situações de perigo. Ahahahahaha

    E... o Renato, com excepção dos critérios defensivos, é top3 em tudo... ou seja... em 3 médios ele devia entrar sempre.

    ResponderEliminar
  12. Primeiro de tudo quero dizer que apesar de tudo fiquei contente com a vitória da selecção.

    Segundo de tudo considero que foi uma injustiça tanto para o Pepe como para o Nani o Cometa Sanches ter sido considerado o homem do jogo.Mais até o Pepe que fez uma exibição colossal.

    Uma coisa é andarem dois jogadores a lutarem do primeiro ao último minuto,em 120 minutos de jogo,outra coisa é entrar um jogador aos 60 minutos de jogo,em que por vezes a a equipa contrária estava partida,dar uma arrancada após um canto,fazer um passe para o Nani e depois ser considerado o melhor jogador.

    Se me disserem que o Renato no geral acaba por fazer um bom jogo concordo agora ser considerado o melhor nunca.

    Por fim mas um título em juvenis para a melhor academia do Dubai...mais uma encavadela para os lampiões.Depois parece que alguém na federação precisa de uns óculos de aumento pois pelos vistos os jogadores do Sporting são fracos...fracos e campeões ? !...ehehehehehehehe

    Já sei fomos campeões porque a melhor equipa do Dubai anda sempre com jogadores um escalão acima...um escalão acima mas é no melão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tirarmos a primeira parte do prolongamento em que deu várias vezes a bola ao adversário com faltas estupidas e passes de merda, até concordo que possa ter feito um bom jogo.

      Quanto a ser o melhor em campo...vale tanto como o Moutinho ter sido o melhor contra a Islândia.

      Eliminar
    2. No juvenis são os melhores porque foram campeões. Nos seniores são os melhores porque ficaram segundos.
      O William carvalho é o maior porque o rio ferdinands disse bem dele. O Renato é uma merda porque foi eleito homem do jogo pela UEFA.
      Vocês dizem estas parvoíces de propósito ou são mesmo assim de limitados?

      Eliminar
  13. já agora, para quem estiver curioso, há mais stats aqui:

    https://www.whoscored.com/Teams/340/Show/Portugal

    ResponderEliminar
  14. Estas estatísticas valem o que valem.. O futebol não é visto assim..
    Mas por vezes dá para tirar umas conclusões =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está aqui uma candidato ao prémio LFL.
      3 frases feitas e acaba por não acrescentar (nem dizer) nada.

      Adrien esteve apagado ofensivamente e nota-se pelas estatísticas. O problema é que muito provavelmente era esse o objectivo do Nandinho: "Fecha o Modric. Jogar futebol? Fica para 2o plano, que tenho fé."

      Eliminar
  15. As estatísticas valem o que valem. Alguns desses valores nem têm interesse nenhum porque os jogos foram completamente diferetnes.

    DD: Claramente, Vieirinha ganha... mas quanto a jogo jogado, estamos conversados sobre Cédric ser superior. Não há expressão estatística entre oportunidades criadas ou dribles conseguidos. É também irrelevante os passes para a frente devido aos três jogos da fase de grupos serem mais abertos equanto que o jogo da Croácia foi muito mais defensivo. No entanto, desarmes, duelos ganhos, intercepções, já têm expressão. Primeiro porque o Vieirinha conseguiu ser mais nabo em ambos embora tenha tido como adversários as equipas mais macias da fase de grupos, enquanto que Cédric teve de levar com os croatas (nomeadamente Perisic). É também interessante verificar que Cédric teve 0 de erros defensivos, porque claro que não se vai manter assim, mas é qualquer coisa de espetáculo tendo em conta este jogo.

    DE: A diferença entre Guerreiro e Eliseu é bastante grande, com Guerreiro claramente superior (ele também fez o jogo mais difícil, contra a Croácia). Mas há que notar que Eliseu parece ser não muito diferente em termos de oportunidades criadas. Não tinha essa ideia dele.

    DC: O lote de três centrais é bastante bom, é óbvio que o Alves é o único que destoa (e como já foi vendido, não tem necessidade de jogar). É também interessante verificar que Fonte tem uma componente física muito mais forte que os outros dois (não esperava que Pepe ficasse tão atrás). É também interessante verificar que Carvalho é o mais fraco estatisticamente, mas a verdade é que em campo, é "tão bom" como os outros dois. Um erro brutal não se ter convocado Carriço.

    MD: LOOOL. É só.

    MC: Interessante como João Mário e Adrien Silva se complementam, sendo um mais forte onde o outro é mais forte e vice-versa. Em teoria, Montinho de Merda também combinaria bem com qualquer um deles, mas a verdade é que os atrapalha mais do que ajuda. Interessante também de ver que Gomes e Sanches não são mais fortes que os outros três em nada, mas em teoria são mais equilibrados. Isto é verdade para Gomes, mas não é verdade para o Sanches, que desiquilibra bastante qualquer jogo quer para o bem quer para o mal.

    AV: Interessante que pelas estatísticas, o Quaresma é um portento... mas a realidade, como mostraram a fase de preparação e todos os jogos até agora, aquilo é de luas e que isto rende bem é a sair do banco. Um pouco como o Montero nesta época. É também interessante verificar que Nani e Ronaldo são praticamente iguais, parece que sairam da mesma forma (e foi, ha!).

    ResponderEliminar