quinta-feira, 2 de junho de 2016

Evolução dos proveitos e custos operacionais nas últimas 4 épocas

Os valores dos gráficos que se seguem estão em milhões de euros.


Após duas épocas de uma apertada contenção de custos, o Sporting aumentou de forma significativa o investimento no futebol. Isso traduziu-se num aumento de custos que os colocam acima dos registados na última época de Godinho Lopes. Há, no entanto, uma diferença fundamental: a SAD está hoje a gerar mais do dobro dos proveitos em relação a esse período.

Se não fosse a provisão de Rojo, a estrutura de custos / proveitos estaria suficientemente saudável para não ficar dependente de uma grande venda.


Direitos TV: A renegociação do contrato atual com a PPTV fez disparar em 50% as receitas dos direitos televisivos em relação à época passada.

Bilheteira: Neste bolo estão incluídos os bilhetes de época, camarotes, business seats, lugares de leão e a bilheteira normal. É importante recordar que os preços das Gameboxes baixaram em relação ao ano passado (pois incluíam os 3 jogos da fase de grupos da Liga dos Campeões). Como tal, esta evolução ao nível da bilheteira é muito positiva, e um sinal inequívoco do retomar do hábito de os sportinguistas marcarem presença em Alvalade.

Patrocínios: no final do 1º semestre, o Sporting registava uma ligeira quebra em relação à época anterior, devido ao facto de não ter conseguido um patrocinador para as camisolas no início da época. Com o contrato celebrado com a NOS - que entrou em vigor em 2 de janeiro de 2016 -, o Sporting já conseguiu registar nos primeiros 9 meses um ligeiro aumento em relação ao período homólogo de 2014/15 - apesar de este contrato apenas abranger 1 dos 3 trimestres contabilizados. Fazendo uma extrapolação da evolução dos patrocínios ao longo desta época, podemos concluir que o contrato de patrocínio das camisolas com a NOS deve valer entre €7,5M e €8M anuais. Se assim for, o valor de patrocínios deverá atingir no final da época um total de €11M, o que representará um crescimento mais acentuado face a 2014/15. Confirmando-se a estimativa anual deste contrato e mantendo-se os restantes contratos de patrocínio, o Sporting deverá atingir os €15M nesta rúbrica em 2016/17.

Merchandising: a falta de detalhe do R&C em relação a este ponto deixa-me algumas dúvidas em relação ao comparativo com as épocas anteriores que apresento no gráfico. De qualquer forma, não há quaisquer dúvidas de que também neste aspeto se estão a registar melhorias significativas.

Prémios UEFA: o aumento dos prémios da UEFA para a Liga Europa e a participação no playoff da Liga dos Campeões acabou por atenuar o efeito negativo da não qualificação para a fase de grupos. A qualificação teria sido a garantia de um exercício com lucro sem necessidade de se recorrer à venda de jogadores, mesmo com a despesa adicional que a derrota no caso Rojo provocou.


Gameboxes / Camarotes / Business Seats: Registou-se um aumento em todas estas categorias, apesar de não ter havido Champions para ajudar a subir as vendas. Nota: os R&C anteriores a 2014/15 não especificam o valor recebido de bilhetes de época, camarotes e business seats.


Custos com pessoal: Houve um aumento significativo da época passada para esta época. Já podemos dizer, com total certeza, que este será o plantel mais caro da história do clube. É normal que, no final da época, a diferença entre os custos com pessoal de 2015/16 com os de 2012/13 se acentue, pois houve um desinvestimento considerável no 2º semestre dessa época.

Fornecimentos e Serviços Externos: Voltou a haver um aumento em relação à época anterior. É normal que assim seja, explicando-se parcialmente pelas longas deslocações que o Sporting teve de realizar nas competições europeias. Ainda assim, mantêm-se abaixo dos valores de 2012/13. O que não é normal é que um clube com a dimensão do Sporting viva com custos tão baixos como aqueles que apresentou em 2013/14.