sexta-feira, 3 de junho de 2016

Resumo do sumaríssimo a Slimani


Slimani mereceu esta suspensão. Não me chocaria se, em vez de um jogo, o castigo fosse de dois ou três jogos, desde que o CD também punisse outros jogadores que deveriam ter sido expulsos por agressões nesse mesmo jogo (Samaris, Eliseu e Jardel).

Agora, o que sobra de todo este processo é um desfile de absurdos:
  • O sumaríssimo a Slimani demorou mais de 6 meses (!!!) para ser julgado. Durante todo este tempo, o jogador andou sempre na dúvida se poderia alinhar no jogo seguinte ou não.
  • Numa primeira fase, o CD ignorou as agressões feitas pelos jogadores do Benfica, num caso claríssimo de dois pesos e duas medidas para situações que deveriam ser encaradas de forma semelhante e condenadas de forma diferente em função da gravidade. Não espantou que o CJ ordenasse, posteriormente, que esses casos fossem também incluídos.
  • A decisão em primeira instância (absolvição) baseou-se numa argumentação ridícula, que depois acabou (também) por ser revertida no CJ.
  • O facto de ter havido um único sumaríssimo esta temporada, quando ao longo da época existiram inúmeras agressões não punidas e que, inclusivamente, causaram lesões graves a outros jogadores. Ou seja, o CD não segue nenhum critério objetivo.
  • Da mesma forma, os jogadores saberão que podem, com o jogo parado, chutar bolas contra jogadores que estão no chão, ou fazer outro tipo de entradas maldosas. Desde que não sejam cotoveladas, claro.
  • Ao fim de 4 épocas de competições com equipas B, os regulamentos ainda permitem que jogadores da equipa principal limpem castigos, em determinadas circunstâncias, na equipa B.

É o que dá ter amadores à frente de organismos que deveriam ser totalmente profissionalizados. Seria bom que a FPF decidisse entrar, de uma vez por todas, no século XXI...