quinta-feira, 30 de junho de 2016

Questões para o jogo com a Polónia

Segundo o que diz a imprensa de hoje, as exibições de Cédric, Fonte e Adrien frente à Croácia terão convencido Fernando Santos, e deverão manter-se como titulares contra a Polónia. Cédric esteve muito bem defensivamente, anulando Perisic - provavelmente o jogador croata que esteve em maior destaque na fase de grupos -, Adrien fez um bom trabalho a limitar a ação de Modric, e Fonte parece estar melhor apto para enfrentar um avançado forte como Lewandowski. No caso do central, há também que considerar que Ricardo Carvalho poderá ter mais dificuldades em jogar um eventual prolongamento.

Considerando que não será pelo facto de o adversário se chamar Polónia que Fernando Santos decidirá correr qualquer tipo de riscos no momento de escolher o onze inicial, o mais provável é que o selecionador mantenha o 4-4-2. Nani e Ronaldo parecem indiscutíveis, pelo que as dúvidas principais acabam por estar no quarteto do meio-campo.

William deve levar vantagem sobre Danilo. Presumindo então que Adrien também se mantém, restam dois lugares por preencher, a serem disputados por João Mário, André Gomes, Renato Sanches e João Moutinho. Se fosse pelo rendimento demonstrado em campo, João Mário e Renato Sanches seriam as escolhas mais óbvias. Mas será que Fernando Santos abdicará da capacidade de agitar o jogo que Renato tem quando entra na segunda parte? E será que Renato conseguirá ter o mesmo impacto no jogo alinhando de início, sem o desgaste acumulado dos adversários de que tem beneficiado enquanto suplente utilizado?

Questões para serem respondidas daqui a três horas.