quarta-feira, 22 de junho de 2016

Sacando da calculadora

Sei que não se deve colocar a carroça à frente dos bois, mas é impossível ignorar o emparelhamento que se está a formar para a fase a eliminar do Euro 2016:


Se Portugal ficar em 1º ou em 3º lugar do grupo F, ficará na metade esquerda deste quadro. Nessa eventualidade, fica garantido que apenas poderemos encontrar Alemanha, Itália, Espanha, França e Inglaterra na final. Depois de uma fase de grupos com uma oposição de nível acessível, seria impossível encontrar melhor conjunto de potenciais adversários numa fase tão adiantada da competição. 

Quem segue este blogue há algum tempo, sabe que admiro (e invejo) imensamente a estrelinha de Fernando Santos enquanto selecionador. Se a máxima que diz que ter sorte dá muito trabalho, então de certeza que não existe no mundo homem mais esforçado do que Fernando Santos. Recuperando a imagem que fiz no link que deixei acima:

Níveis de estrelinha no futebol

Se já era grave não conseguirmos o apuramento com este grupo, a estrada até à final que se estendeu à nossa frente é uma oportunidade que simplesmente não podemos desperdiçar. E, como se esta conjugação de fatores não fosse suficiente, dá-se o caso de a Hungria já estar apurada (pelo que poderá, eventualmente, poupar jogadores em risco de castigo, o que facilitaria mais a nossa tarefa), e ainda pode dar-se o caso de irmos parar à metade boa da fase a eliminar mesmo não ganhando à Hungria, já que o 3º lugar do nosso grupo também nos colocará nessa parte do quadro (e o mais provável é que, ganhando, fiquemos em 1º, e empatando, fiquemos em 3º).

Se Portugal ficar em (ganhando à Hungria por mais golos do que a Islândia ganhe à Áustria), defrontará o 2º classificado do grupo E (Bélgica, Suécia ou Irlanda). 

Se Portugal ficar em , defrontará a Inglaterra

Se Portugal ficar em (empatando com a Hungria e se, havendo também empate no Islândia - Áustria, Portugal não marcar mais golos que a Islândia), defrontará a Croácia

A estrelinha está bem viva e recomenda-se. Falta sermos minimamente competentes para a aproveitar.

22 comentários :

  1. Pois seria muito melhor ficar em terceiro (Croacia) ou até em segundo (Inglaterra) que propriamente em primeiro, já que se a Bélgica não será um dos tubarões, andará lá perto....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. J a Croácia é muito mais equipa que a Bélgica. Defensivamente e ofensivamente. A Bélgica tem mais nomes sonantes mas como equipa está muito longe do potencial que podia ter...

      Eliminar
    2. Na minha opinião, a Croácia é mais perigosa que a Bélgica (e também mais forte que a Inglaterra).

      Eliminar
  2. Olhando para a qualidade do futebol produzido, sinceramente não vejo muitas facilidades. Inglaterra e Bélgica despacham-nos com a maior das limpezas. A Croácia ganhou ontem à Espanha (coisa pouca) e quer a Suécia quer a Irlanda são melhores do que Islândia ou Austria...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, a Croácia não é mais fraca que a Inglaterra, por exemplo. De qualquer forma, não há qualquer comparação entre o nível médio da oposição numa metade e noutra.

      Eliminar
  3. O problema é que a Croácia joga muito..
    Tenho muito mais respeito pela Croácia do que pela Bélgica.
    Esperemos que corra pelo melhor.

    ResponderEliminar
  4. Boa e divertida análise.

    No entanto, não creio que, pelo nome das selecções, se possa deduzir que um dos lados é necessariamente mais fácil. Viu-se ontem a Croácia a engolir a Espanha em algumas fases do jogo, p.e.. E se a gente gosta de desenrascar o difícil, também adoramos complicar o fácil...

    ResponderEliminar
  5. Também era muito fácil este grupo. Que ganhem hoje e comecem a ser competentes, porque a empatar com Hungrias, vale zero para vencer mais três "Hungras" e levar um cabaz na final.

    Metam o meio-campo do Sporting a jogar de uma vez. Fartinha de ver incompetência nos três sectores da selecção.

    ResponderEliminar
  6. Muito bom mestre!

    O Fernando Santos sabe o que é que tem de fazer. Sentar o Moutinho, descansar o André Gomes. Apostar no Adrien e Rafa de início! Sem medos! É simples.

    ResponderEliminar
  7. Para quem não conseguiu ganhar à toda poderosa Iceland e ao colosso Oestereich!!

    Até parece..

    De minha parte mantenho a minha aposta feita já em Maio.

    Seremos eliminados nos Oitavos de Final !!


    ResponderEliminar
  8. ninguém acredita que a sorte seja parceira da mais absoluta incompetência...
    vamos ver o que vai acontecer.

    ResponderEliminar
  9. Viva Mestre,

    Ontem via o programa da RTP sobre o Euro e já se falava também na possibilidade de se chegar à final, algo que me parece altamente estúpido de afirmar num momento em que nem sabemos se nos conseguimos apurar para a fase seguinte.

    Face às exibições de Portugal, perder com a Hungria é um resultado que pode estar no horizonte, mas que parece que ninguém assume.

    Vencer a Hungria e mesmo vencer o grupo será algo esperado, mas isso conduzir-nos-á a uma mais que provável eliminatória com a Bélgica, onde não seremos favoritos.

    Se formos segundos do grupo, ficaremos do "lado direito" da competição, defrontando Inglaterra, depois França e finalmente Alemanmha/Espanha/Itália.

    Ficar em 3º até seria o melhor cenário para Portugal seguir em frente, mas até frente a gales prevejo enormes dificuldades como ficou bem provado jogo que os galeses fizeram frente à Rússia.

    Pensar em ganhar este Europeu é quase uma utopia.
    Pensar em ir longe é algo que precisa de um grande alinhamento de astros...e de um treinador competente, algo que não existe.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Onde se lê Gales, troque-se por Croácia e as dificuldades até serão maiores...

      Eliminar
    2. Jogando como estamos a jogar, será sempre complicado passar qualquer que seja o adversário...

      Eliminar
  10. Vaca vaca era, repentinamente, começar a jogar-se à bola! e por muito absurdo que possa parecer, pode acontecer. De notar que eram outros tempos, os do link. 4 comentários ...

    ResponderEliminar
  11. O empate sem golos garante-nos o terceiro lugar.
    7 defesas e descansar o CR7 era o mais inteligente

    ResponderEliminar
  12. A verdade é que, ganhando, podemos encontrar Irlanda, Gales e Suiça para acedermos à final...

    ResponderEliminar
  13. A verdade é que, ganhando, podemos encontrar Irlanda, Gales e Suiça para acedermos à final...

    ResponderEliminar