quinta-feira, 28 de julho de 2016

A contratação do ano


Pure class from Sporting Clube de Portugal ✌
Publicado por The Sun Football em Quarta-feira, 27 de Julho de 2016


Aproveito para partilhar uma experiência pessoal relacionada com este tema. Há cerca de 15 anos registei-me como dador de medula óssea no Centro de Histocompatibilidade do Sul, que fica no complexo do Hospital Pulido Valente. O processo foi rápido: para além de ter de dar os dados pessoais necessários, tiraram-me uma pequena amostra de sangue que, posteriormente, serviu para me registar numa base de dados de doação global de medula óssea. Foi apenas isto. "Perdi", neste processo (incluindo o tempo de ida e volta para casa), cerca de duas horas de uma manhã de férias. 

Entretanto mudei de casa e de número de telemóvel. Coloquei os meus novos dados pessoais num formulário disponível no site do CHSUL, mas aquilo era um mero formulário, sem qualquer tipo de validação ou autenticação - qualquer indivíduo poderia colocar dados pessoais, verdadeiros ou falsos, sobre qualquer pessoa. Fiquei convencido de que a minha ficha não seria atualizada. Telefonei para o CHSUL, que me confirmou que o processo era mesmo aquele.

Há cerca de um ano, recebi um telefonema: o meu nome foi assinalado como sendo potencialmente compatível com alguém com necessidade de transplante de medula. Quiseram confirmar se estavam mesmo a falar comigo, porque o número de telefone que tinham registado na minha ficha estava desligado - ou seja, a atualização de dados que fizera anos antes não serviu mesmo para nada. Segundo o que me disseram, encontraram o meu número de telefone através de outra base de dados do Estado. 

Perguntaram-me se ainda estava disponível para doar medula. Respondi afirmativamente, como é óbvio. Explicaram-me então o processo de uma forma resumida. Precisavam de fazer uma nova colheita de sangue para verificarem se estava apto a ser dador e para confirmarem se seria um dador compatível ou não. Disseram-me que poderia escolher o local e a hora da colheita, dentro da rede de hospitais preparados para o efeito, em função da minha disponibilidade. Era apenas uma questão de me identificar à entrada como dador de medula óssea, para ser então encaminhado para o local da recolha. Era-me impossível ir no próprio dia, pelo que acabei por ao final da tarde do dia seguinte. Explicaram-me o resto do processo (espero não estar a escrever qualquer incorreção) enquanto retiravam a amostra de sangue. Caso fosse compatível, poderia escolher entre dois métodos de extração de medula: uma que se assemelha à doação de sangue, que demora apenas um par de horas, e outra, mais prolongada, que envolve anestesia (porque há quem não goste da ideia de ter uma agulha espetada no braço). E, como é evidente, nunca viria a saber quem seria o recetor da medula, tal como o recetor da medula nunca viria a saber quem a doou. Tudo isto não demorou mais de uma hora.

Tirando o facto de ser Pai, nunca me senti tão importante na minha vida. A possibilidade de fazer uma diferença tão grande na vida de alguém - só através da minha existência e disponibilidade - causou-me um sentimento avassalador simultâneo de responsabilidade e privilégio, mesmo não fazendo ideia de quem estava do outro lado.

Acabei por receber uma carta, um mês depois, dizendo que tinham encontrado um dador mais compatível.

Mas é tão simples quanto isto: em não mais que 5 ou 6 horas, qualquer um de nós poderá contribuir para salvar a vida de outra pessoa. Qualquer um de nós poderá ser a melhor contratação para uma família como a do pequenito Francisco, de todos os outros Franciscos que batalham com a mesma doença, e de todos os Franciscos que, infelizmente, um dia, terão que enfrentar esta doença aflitiva.

Centros de histocompatibilidade: LINK

Contactos:

Centro de Histocompatibilidade do Norte
Rua Dr. Roberto Frias - Pav. "Maria Fernanda"
4200-465 PORTO
Telefone: 225573470
Fax: 225501101
E-mail: administ@chn.pt

Centro de Histocompatibilidade do Centro
Praceta Prof. Mota Pinto, Edif. S. Jerónimo, 4.º piso
Apartado 9041
3001-301 COIMBRA
Telefone: 239480700
Fax: 239480790
E-mail: geral@histocentro.min-saude.pt
URL: http://www.histocentro.min-saude.pt

Centro de Histocompatibilidade do Sul
Alameda das Linhas de Torres, n.º 117
1769-001 LISBOA
Telefone: 217504100
Fax: 217504101
E-mail: lusotransplante@chsul.ptURL: http://www.chsul.pt/


74 comentários :

  1. Este e' o post de uma vida (ou varias). Parabens :)
    SL

    ResponderEliminar
  2. Isso ta acima de qualquer clubismo, esta acção devia ser uma obrigação humana, devíamos de deixar de pensar tanto no nosso umbigo, e pensar que um dia pode ser um e nos a precisar, de louvar este testemunho, em Setembro altura de férias lá tentarei ir fazer a mesma acção, claro claro clap

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto.. acima de qualquer clubismo, fanatismo, publicidade encapotada!!


      Como se em todos os clubes do Mundo não houvesse - infelizmente - situações-limite destas de dor, de grande sofrimento humano.

      Toda a força do Mundo para o Francisco.. e para todos os outros/as que sofrem. Mas o que ele queria mesmo era aparecer na foto ao lado dos Slimanis, Rui Patricios, Joãos Mários, Adriens, Williams.. e não de saltapocinhas.

      De muito mau gosto, em situações desta natureza, ter de aparecer o Grande Líder!!

      Eh pá.. deixem-se de fanatismos. Como se nos outros clubes não existissem INFELIZMENTE muitos Franciscos e Franciscas.

      Por favor...


      Eliminar
    2. Repare melhor na minha foto de perfil... Por certo fanatismo não me encaixa

      Eliminar
    3. Oh Agostinho.. compreendeu-me mla. Eu dei-lhe razão.

      Eu estou a falar é do Grande Líder, o BdC ter de aparecer em todas as fotos oficiais.

      É uma norma interna do SCP.



      Eliminar
    4. Fico contente, Pedro. É melhor telefonar para lá primeiro para saber os horários. Depois é um processo rapidíssimo, não custa nada, e ficamos com essa boa sensação de estarmos a fazer o que é correto.

      Eliminar
    5. Sim MdC mto obrigado pela sua partilha

      Eliminar
    6. Ontem era o "lã-pião ateísta" a desejar a um atleta do Sporting um acidente de automóvel que o incapacitasse para toda a vida...

      Hoje é o quid/recreativo e etc. e tal... a mostrar toda a sensibilidade dum homem tripeiro, "casado e fiel"...

      Por bem menos lançaram há uns anos uma campanha de desratização na "capital do mar da palha"...

      Eliminar
    7. Que se façam Posts diários, a sensibilizar, a apelar para a ajuda, o combate à doença, a dádiva, a solidariedade humana.. tudo bem. Querer fazer crer que o SCP é único.. e que o seu Presidente é o Novo
      Mahatma Gandhi, a mim tira-me do sério.

      E tu Rota, estás-me a desiludir. Julgava-te - sinceramente - mais profunda, mais séria. Os verdadeiros dadores não se auto-promovem!!







      Eliminar
    8. Até num post destes tem que vir um tripeiro com merdices.

      Mas como até roubam camisolas ou cachecóis a crianças em cadeiras de rodas, não me espanta.

      Eliminar
    9. Fernando Reis explica lá isso #respect a essa coisa de recreativo. de recreativo tem muito pouco, enfim...

      Eliminar
    10. Ó recreativo, o que acabaste de fazer é muito baixo diria mesmo baixo demais para qualquer pessoa com o minimo de dignidade, tinhas o post anterior para javardar á vontade, a serio vens com essa conversa para um post sobre uma criança doente?

      tanta letra que juntaste e nao foste capaz de escrever "as melhoras Francisco" era o minimo...

      Eliminar
    11. Andrade

      Nem vou perder tempo com ele...

      Eliminar
    12. Oh Nuno.. não tenho culpa que os primatas como tu não saibam ler...

      Lê de novo.

      "Exacto, acima de qualquer clubismo, fanatismo, publicidade encapotada.
      Como se em todos os clubes do Mundo não houvesse - infelizmente - situações-limite destas de dor, de grande sofrimento humano.

      Toda a força do Mundo para o Francisco.. e para todos os outros/as que sofrem. Mas o que ele queria mesmo, o Francisco era aparecer na foto ao lado dos Slimanis, Rui Patricios, Joãos Mários, Adriens, Williams.. e não de saltapocinhas. De muito mau gosto, em situações desta natureza, ter de aparecer o Grande Líder!!

      Eh pá.. deixem-se de fanatismos. Como se nos outros clubes não existissem INFELIZMENTE muitos, muitos Franciscos e Franciscas.
      Por favor...


      - - -

      E tu oh palerma de Nick Angelo.. és tão néscio, tão imbecil, tão ignorante que nem sabes que foi a um adepto do FCP em cadeiras do rodas em Londres que roubaram a camisola.



      Eliminar
    13. a gente lembra-se! roubado pelos gorilas do próprio clube...

      Eliminar
    14. Para além de parva, tu és mesmo cobarde.. isto para além de seres hipócrita. Agora está comprovado, és mesmo funcionária do Grande Líder!!

      http://www.maisfutebol.iol.pt/liga/jovem-adepto/benfica-faz-comunicado-a-pedir-desculpas-a-adepto-do-fc-porto

      Nojenta...

      Eliminar
    15. E é assim que se dizem diferentes.. adeptos de um clube diferente!!

      Que decepção..

      Eliminar
    16. 'Querer fazer crer que o SCP é único.. e que o seu Presidente é o Novo
      Mahatma Gandhi, a mim tira-me do sério.'

      Nisso o Quid tem razão. Em filantropia ninguém bate o Porto. Afinal, fazer de um debilóide como ele avençado é de um sentido de caridade extremo... Já para não falar na fruta que distribuíram pelos necessitados durante anos a fio...

      Na, estou a brincar. Ao contrário do que toda a gente julga, o Quid não é avençado. Ele é aquilo que hoje em dia tem vindo a ser designado por um lobo solitário; um desequilibrado que se voluntaria para uma causa para se vingar do mundo e evitar enlouquecer completamente de solidão, sentindo que faz parte de algo...

      Eliminar
    17. Recreativo, não basta dizer "acima de", é preciso colocarmo-nos lá. Tu, colocaste-te "abaixo de".
      Aliás e se nos focarmos no que fizeram a uma criança, em Londres, pergunto-te que importância tem ter sido a uma criança adepta do clube A ou do clube B? O que está em causa é o acto em si mesmo ou é o clube?
      Vê se consegues distinguir o clubismo cego, doente- não é gritando que és sério e equilibrado que passas a sê-lo. Os outros é que te julgam e tu és mau juiz em causa própria- por falta de espelhos lá em casa ou uma ainda curta experiência de vida?
      ainda

      Eliminar
    18. Que decepção Rota..

      Mas a vida é mesmo assim, cheia de gente que nos deixa decepcionados, desiludidos com a espécie humana.

      Shame on you..

      Eliminar
    19. O fraco desce o nível, o medíocre mente, o ignorante calunia e o sábio ignora..

      Limitei-me a dizer que com estas situações-limite do sofrimento humano não se brinca, nem se faz aproveitamento.

      Vieram logo os cães de fila, os eunucos rabudos, as hienas verdascas acólitas do Grande Líder em rebanho tentar arranhar-me, cobardes!!

      Tu, Rota, desiludiste-me mesmo. A sério !!





      Eliminar
    20. Esta está-se a tornar a minha manifestação favorita do Quid: ZenQuid, parteiro de conhecimento, salvador de almas, pobre de espírito mas rico em garganta... É uma inspiração ouvir-te pregar, Quid, é uma doutrina fascinante essa de que a humilhação salva. O mundo ainda não está preparado para ti, mas tenho a certeza de que no futuro o teu calvário será reconhecido... Tal como Cristo, em vida tratamos-te como lixo; ridicularizamos-te, vilipendiamos-te e escorraçamos-te; mas em morte, quando ascenderes, serás adorado por milhões... As semelhanças acabam por aqui ou também lavas os pés à tua puta?

      Mas conta lá, sensei, como é que surgiu essa tua faceta? O psiquiatra já não te chega e tiveste que recorrer a meditação para aguentar o que passas aqui todos os dias?

      Eliminar
    21. É PIOR do que tu pensas, Quid...
      muito pior...

      Eu sou lésbica, lamento! Acho, "homem casado", que vais ter de continuar a te contentar com os "sites especializados"...

      Eliminar
    22. Os verdadeiros dadores não se auto-promovem!!"

      O Blue Eyes tem razão neste ponto. Mas o Artista do Dia está a promover um nick. Não há pessoa associada, e o relato que faz enquadra-se no assunto do momento do respetivo clube. Daí que, nada a apontar.

      Eliminar
    23. Ó recreativo nem vi parte do teu comentario, bastou-me ler algumas linhas para perceber que era mais do mesmo (destilar odio) fiz um enorme blheeeérc, e respondi logo de seguida.

      O meu ultimo paragrafo nao o devia ter escrito mas isso nao invalida o primeira parte do meu post, vai javardar noutro post se faz favor.

      Pede ao mestre que faça um post do empate do porto, para nos javardarmos por la, neste nao... respeita o miudo...

      Eliminar
  3. Muito bem Mestre, isso mostra a grande pessoa que tu és. Parabéns, pessoas como tu fazem sempre a diferença, se não foi desta vez será para a próxima.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podemos todos fazer a diferença, Guto, é só uma questão de vencer a inércia que existe sempre nestas situações.

      Eliminar
  4. Fantástico Mestre! Grande gesto!

    Obrigado pela partilha deste informação.

    ResponderEliminar
  5. Lindo! Grande texto, o do nosso jornal.

    Quanto ao teu texto, inspiraste-me. Vou seguir as tuas pisadas ;)

    ResponderEliminar
  6. As melhoras, pequeno grande Francisco!

    Ainda haveremos de festejar muitos títulos juntos ;)

    ResponderEliminar
  7. Posta de elevada nota artística. Muito bom! O Francisco, o teu gesto e a informação do contacto que partilhas.

    ResponderEliminar
  8. Grande texto, são gestos que podem salvar vidas.
    Obrigado por ter partilhado a sua experiência. Muita força ao Francisco e a todos aqueles que passam por momentos menos bons.

    ResponderEliminar
  9. Primeiro agradeço o teu testemunho. Realmente é um processo bastante simples, não fazê-lo é apenas uma questão de preguiça. Por isso quando tiver oportunidade, vou fazer o mesmo.
    E também não pode deixar de concordar com o quid. Certas colagens são totalmente desnecessárias. Para não dizer nojentas. Mas dá personagem em questão já nada me surpreende.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E desejo as melhores felicidades ao Francisco. Ninguém merece passar por isso. Muito menos uma criança. Espero que a alegria que lhe trouxe estar juntos aos seus ídolos lhe dei força anímica para superar este odioso infortúnio.

      Eliminar
    2. Quer dizer que o Presidente do Sporting está proibido de manifestar os seus sentimentos para com um adepto e perante iniciativas do clube. Se foi uma iniciativa do clube, é interdito ao seu Presidente estar presente. O Dr. Bruno de Carvalho já provou, mais de uma vez, o que é o Sporting para com os seus seguidores e adeptos. Quanto aos outros clubes, parece-me que são livres para fazerem o que lhes aprouver, sem que se critique quem quer que seja, apenas por clubismos balofos. Possivelmente, o Francisco até quis tirar uma fotografia com o Presidente, mas os fanáticos do Benfica e do porto têm que achar mal. Paciência!!!!!!!

      Eliminar
    3. Esta pandilha é intratável. As consciências têm que ser medidas pelas bitolas dela, da pandilha. A diferença entre hipocrisia e voluntariado ou disponibilidade para os outros é medida pelo arbítrio da pandilha. O arbítrio de quem forma árbitros da casa ou entrega vouchers. Essa é a pandilha que quer mandar nesta merda toda. Provavelmente se fosse a merda do Orelhas a ter este tipo de iniciativa, apresentada lá no na merda do jornal do pombal, já era louvável e natural aparecer-se nas fotografias.
      Puta de Humanidade. Repito: puta de Humanidade.

      Eliminar
    4. Olha ó bilhas, imagina que estavas num comício (como tu lhe chamarias) onde isto estava a passar-se a tua frente, sentadinho na audiencia.

      Muitos dos presentes serao pessoas com alguma relacao com o drama humano que merece qualquer apoio que lhe possam dar.

      Há um microfone de mesa em mesa que chega as tuas maos e tu dizes:
      "Certas colagens são totalmente desnecessárias. Para não dizer nojentas. Mas dá personagem em questão já nada me surpreende."

      O presidente do Sporting já nem sequer está presente; foi dar o bacalhau ao representante da 49a modalidade oficial do Sporting.

      4 famílias aprochegam-se da tua mesa, param e olham para ti mas nao dizem nada. Dao-te um olhar de pena.

      Há um puto careca que te manda um pontapé na canela. Tu soltas um "foda-se!" entredentes. Doeu. Pontapé do caracas! Vai ser jogador.

      E ninguém mais te liga a partir daí, a tua insignificancia prevalece.

      Eliminar
  10. Bonito texto e demonstração de o que deverá ser um Ser Humano.
    Durante anos fui dador de sangue e potencial dador de medula até ter sido operado à coluna. Agora "limito-me" a ser dador de sangue.
    É como dizes, perdemos uma hora, e marcamos a diferença.
    PS - o vosso ódio ao BdC é algo atroz conseguem ver pontos negativos em tudo o que faz. Mentalidades...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos tentar deixá-los sem resposta para não estragar este belíssimo post. A armadilha está lançada, convém agora que ninguém caia nela.

      Eliminar
    2. Não consigo gostar do homem, pois acho o um anti primário, que só traz ódio e guerra ao futebol, mas não consigo colar esta foto a propaganda, mas sim a um chamar de atenção a todos que acima de ódios e clubismo existe coisas mais importantes, esta foto com o texto do MdC e era uma linda campanha de alerta, pra dar mos mais valor à vida do próximo. Nesta foto tenho é dar os parabéns ao Bruno de carvalho

      Eliminar
    3. Já te fizeram isto, mas sublinho Pedro Agostinho: respect!

      Eliminar
  11. Melhor texto da história deste Blog! Obrigado.

    ResponderEliminar
  12. Também já me inscrevi como dador de medula há cerca de 7 anos... não custa mesmo nada... só de pensarmos no que podemos ajudar... sentimos aquela satisfação... que parece que "somos grandes, gigantes com dez metros de altura", como diria o Carlão dos Da Weasel... nem é preciso esperar para receber o tal telefonema que o Mestre recebeu...

    És grande Francisco! És enorme! Ninguém merece passar por isto... muito menos uma criança!

    Obrigado Sporting por nos trazeres tantas e tão diversificadas alegrias!

    ResponderEliminar
  13. Muitos parabéns MdC!

    Também já a uns anos que sou dador de medula óssea e de sangue. São "pequenos" gestos que podem ajudar a salvar vidas!
    Toda a força do mundo para o Francisco e que supere essa maldita doença!

    ResponderEliminar
  14. Sou dador de sangue, e na universidade num dado dia vi lá uma carrinha e pensando que ia fazer uma dádiva de sangue quando lá cheguei, era afinal para inscrição de dadores de medula. Obviamente aceitei o repto. Até hoje ainda não fui chamado a ajudar alguém que necessite da minha medula, mas assim que seja irei, com um gosto enorme tentar fazer com que a vida de alguém possa ser mais longa e saudável.

    Não custa nada, ser dador de sangue e/ou medula. É uma atitude de grande nobreza (na minha opinião), e o sentimento após cada dádiva, pelo menos o meu, é o de que alguém, não importa quem, alguém irá pelo simples facto de eu ter dispendido de uma hora do meu tempo, ter uma ajuda fundamental para a sua saúde/vida.

    Fica o desafio a todos que nunca deram sangue, para que o façam, afinal a vida sem os outros não faz sentido.

    ResponderEliminar
  15. Força Francisco, grande leaozinho....

    Fico a torcer por ti!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns pelo post MdC, verdadeiro serviço publico, desde a explicaçao do processo, aos contactos das varias instituições tudo isso serve para que mais pessoas se tornem doadores...

      Eliminar
    2. Espero que sim, Nuno. Estas situações são terríveis, mas podem ser muito úteis para informar e sensibilizar. Todos podem ajudar.

      Eliminar
  16. Grande texto,grande atitude do Sporting,a chamar a atenção para um problema que afecta tanta gente e de todas as idades.

    Neste caso pode-se dizer que o mundo para alguns é muito injusto e a nós só nos resta apoiar da melhor forma.

    ResponderEliminar
  17. Tens os requisitos de um grande Benfiquista. Parabéns.

    ResponderEliminar
  18. Off-topic: grande exibição que o Bracalli está a fazer na Liga Europa. Para mim, uma excelente opção para suplente do Patrício.

    ResponderEliminar
  19. Finalmente um post decente. O meu aplauso! Bravo!

    ResponderEliminar
  20. Parabéns Mestre!!!
    Que colhas em dobro, aquilo que de bom fazes pelos outros.

    ResponderEliminar
  21. Muitos parabéns pela bela atitude, Mestre.

    Cumprimentos e felicidades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E quanto ao Francisco, desejo-lhe o melhor! A ele e a todos os que passam por situações tão difíceis como essa.

      Resta-me também assinalar o bonito gesto da instituição Sporting CP.

      Cumprimentos

      Eliminar
  22. Na vida temos muitas lições a aprender.
    O Mestre, o Francisco, o Bruno, o Sporting, tu e eu temos tudo para aprender com elas!

    Vamos todos pensar sobre este assunto e conversar com a nossa consciência.

    Obrigado a todos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E, já agora, também conheço benfiquistas dadores de sangue regulares e inscritos para doação de medula. E aproveito para dizer o óbvio (banal, aliás), caso precisasse não tinha problema nenhum em receber sangue de benfiquista. E esta hein?

      Eliminar
    2. Tu és deficiente mental ou fazes-te?
      Que obrigação tinhas tu de receber sangue até de porco case realmente fosse necessário para a tua sobrevivência.
      A estupidez humana não tem limites, mais uma vez comprovada.

      Eliminar
    3. Vou dar-te o benefício da dúvida, pois julgo que não percebeste o registo em que escrevi o que escrevi. Quanto à tua primeira bem como à última linhas, vou fazer de conta de que não as li.

      Eliminar
  23. Também sou dador de medula óssea.mas nunca me telefonaram para nada.tambem sou dador de sangue.acho uma iniciativa espetacular

    ResponderEliminar
  24. Também sou dador de medula óssea.mas nunca me telefonaram para nada.tambem sou dador de sangue.acho uma iniciativa espetacular

    ResponderEliminar
  25. Já sou dador de sangue há anos, registei-me como dador de órgaos e estou neste preciso momento a preencher um formulário para doacao de medula óssea.

    As primeiras duas sao muito fáceis, mas a doacao de medula requer mais esforco, mas esse esforco é irrisório em comparacao com o benefício para uma outra pessao que necessita dessa doacao.


    ResponderEliminar