segunda-feira, 11 de julho de 2016

A noite histórica dos underdogs


Se, há um par de meses, um argumentista decidisse escrever o guião do jogo de ontem tal como acabou por acontecer, provavelmente não o conseguiria vender a nenhum estúdio. Toda a gente tolera um pouco de fantasia nas histórias em que um underdog luta para ultrapassar todas as adversídades que se atravessam no seu caminho, mas idealizar uma final em que Portugal venceria a seleção anfitriã sem Cristiano Ronaldo desde os dez minutos e com um fenomenal golo de Éder, seria demasiada ficção para ser levada a sério.

No entanto, para nossa imensa felicidade, foi isso mesmo que aconteceu. Perante a lesão do jogador em que se depositava toda a fé de um país, os onze bravos que ficaram em campo souberam carregar a responsabilidade acrescida que lhes caiu nos ombros: nomeadamente Rui Patrício, que fez uma exibição memorável com quatro ou cinco defesas que nos mantiveram a um golo do sonho; Pepe e Fonte, que estiveram irrepreensíveis como sempre; William e João Mário, que não foram menos gigantes que os gigantes que defrontaram; e, claro, Éder, o herói improvável que, com o seu golo, calou, no melhor momento possível, todos aqueles (eu incluído) que achavam que não tinha lugar na convocatória,

O golo de Éder, aliás, passou a ser o mais importante da história do futebol português, e o mais provável é que passem várias décadas até ser destronado ou igualado. Alguém imaginava que isto viria a acontecer?

E, evidentemente, há que dar o devido mérito a Fernando Santos, pelo facto de ter conseguido vender a sua ideia de jogo ultra-conservadora ao grupo de trabalho com aquela vitória à Croácia. O selecionador sabia que seria impossível Portugal ser a melhor seleção do Euro, mas também sabia que bastava sermos apenas um pouco melhores do que todos adversários que nos calhassem em sorte. Fernando Santos correu imensos riscos por essa opção, tantos quanto os riscos que não correu dentro de campo, pois seria responsabilizado por todos se a aposta não desse frutos. 

A maior ironia é que ao assumir uma estratégia predominantemente defensiva, tornou a seleção menos dependente de Ronaldo do que alguma vez tinha sido nos últimos oito anos - e isso acabou por dar um jeito imenso  ontem, quando a equipa ficou orfã do seu super-craque.

Desfrutemos do melhor momento de sempre do futebol português. Parabéns a Fernando Santos, parabéns a todos os jogadores, parabéns a todos nós!

71 comentários :

  1. Repito o meu comentário pós meias finais...

    "Portugal nunca teve uma Selecção Nacional com tantas e tão boas soluções...

    Basta lembrar que durante os 6 jogos até à final foram utilizados todos os 20 jogadores de campo, todos os defesas, todos os centrocampistas, e todos os avançados, e apenas há 2 indiscutíveis (cumpriram todos os minutos): Rui Patrício (por ser uma posição específica) e CR7 (por ser o melhor do mundo).

    A Selecção Nacional começou os primeiros jogos com Vieirinha, Pepe, Carvalho, Danilo, Moutinho e André Gomes na equipa titular, e acabou a vencer a meia-final com Cédric, Fonte, Bruno Alves, William, Adrien e Sanches...

    Seis mudanças, mais de meia-equipa alterada, e sempre com o rendimento a subir!

    Não me recordo de uma Selecção com tanta qualidade em quantidade, daí a possibilidade de Fernando Santos alinhar em 4-3-3, 4-4-2 em linha, ou 4-4-2 em losango, às vezes baralhando posições e sistemas durante o próprio jogo...

    Não me recordo de uma Selecção em que CR7 respeitasse tanto o valor dos companheiros, chegando ao ponto de pedir desculpas (com a mão levantada, perto do fim) ao João Mário por não lhe ter passado a bola!

    Isto que dizer muito!

    Ver Pepe e William na bancada, Moutinho e Quaresma no banco, André André e André Silva em Portugal, e tantos outros jovens a aparecer, leva-me a concluir que nunca houve tantas e tão boas alternativas.

    A Selecção começou com sinal menos e está a acabar com sinal mais, na melhor forma da fase final, e com os jogadores a demonstrarem uma excelente forma física e anímica.

    A França e a Alemanha têm muitas baixas e não estão no seu auge. Acredito mesmo que na final tudo é possível...

    Força Portugal!"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. André Silva e André André?????? Tá bem tá... Podia falar-te em gelson,Mateus Pereira, iuri Medeiros etc etc. A glória, como sempre tem o selo do Sporting clube de Portugal. Se forem pelos Andrés desta vida, só daqui a 40 anos é que cheiras alguma coisa outra vez

      Eliminar
    2. Olha se não tinha de vir a colagem! Como clube não ganham nada por isso tem de se colar aos títulos dos outros.
      Esqueces te que antes de começar esta era a equipa dos amigos do Mendes? Pois...

      Eliminar
    3. quem é o agente do moutinho e andré gomes que o Fernando Santos teimava em não tirar? E quando tirou e pôs quem lá devia estar de origem, o que é que aconteceu?

      Eliminar
    4. E o que é que aconteceu?

      Uma das exibições mais fracas de um centrocampista em fases finais de Europeus. O meio campo foi um passador. Ganhamos o Europeu sem Ronaldo e sem meio campo. Ganhamos quando entrou Moutinho, basicamente.

      Eliminar
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    6. Exibições mais fracas? LOL! Por isso é que André Gomes continuou a ser titular. Ah espera, não foi. Por isso é que Moutinho continuou a titular. Ah espera. Não foi. Portugal começou a mexer quando o engenheiro pôs quem lá devia ter estado desde sempre.

      ps: Portugal ganhou quando entrou Éder e não Moutinho.

      Eliminar
    7. Ainda me estou a rir do "ganhamos quando entrou montinho". Não há noção do ridículo.

      Eliminar
    8. Agora temos que aturar alguém que dizia que não queria saber da Selecção da FPF a dar lições de moral sobre... a selecção da FPF?

      Adoro esta tentativa de rebaixar o Adrien. Ganhámos quando entrou o Moutinho? Claro? Depois de o Adrien e o Sanches (que fez um jogo semelhante ao do Adrien) terem andado lá no meio a levar porrada dos carros de combate do meio campo dos franciús, ficou mais fácil para quem os apanhou desgastados.

      Não foi o melhor jogo do Adrien? Não. Mas nem por isso deixou der muito útil.

      Eliminar
    9. A diferença é que para mim continua a ser a seleção da FPF. Não me vês a fazer nenhuma colagem... dou lições de moral sobre a vossa incoerência... era do Mendes, do Humberto, do santolas. Para mim continua a ser a equipa da FPF.

      Eliminar
    10. Mas há dúvidas que o Moutinho só não sentou o André Gestifute Mendes porque está a recuperar de lesão e em baixa de forma?

      "Levar porrada", boa piada. O Adrien e o Renato foram zero. Já fizeram bons jogos este Europeu, ontem foram uma auto-estrada de sentido único. Isto em ponta de clubismo. Para mim o João Mário foi o melhor jogador português em prova e o Patrício o melhor GK da competição. Agora rebaixarem o médio que entrou para Portugal conseguir ter o mínimo de caudal ofensivo só para levantar a crista de quem ontem fez figura de corpo presente é ridículo.

      Eliminar
    11. Ahahah. O João não tem noção, coitado.

      Eliminar
    12. Ahahah. Portugal ganhou caudal ofensivo quando colocou o Éder como referência a ganhar bolas e a esperar pelos companheiros. Nada mais. Querer ver alguma influência do Moutinho nessa questão é ridículo. Na saída com bola jogável, foi similar aos que jogaram de início.

      Eliminar
    13. Cafageste 11 de Julho de 2016:"Agora temos que aturar alguém que dizia que não queria saber da Selecção da FPF a dar lições de moral sobre... a selecção da FPF?"

      De facto não há pachorra para aturar estes adeptos ocasionais da selecção, não têm um mínimo de vergonha na cara!
      Parecem políticos que quando tiveram oportunidade no passado de dar o seu apoio, assobiaram para o lado. Agora pôem-se em bicos de pés para aparecerem nas fotos na tentativa desesperada de se colarem ao sucesso de terceiros e angariar uns quantos votos.

      Cafageste 12 de Dezembro de 2015:"Mestre, a Selecção do Mendes interessa pouco. Serve para beber umas cervejas com os amigos durante os jogos e pouco mais."
      in https://oartistadodia.blogspot.pt/2015/12/o-sorteio-do-euro-2016.html

      Hipócritas é o que são!


      Eliminar
    14. Adoro esta gentalha que anda a procurar os posts anteriores. Grandes vidas...

      Mas agora o facto de me dizer pouco limota a minha opinião? Neste post limitei-me a dar a minha visão do jogo e a apontar incongruências de cegos. Não gostas? Azar!

      Devias usar era o tempo livre para procurar no dicionário o significado de hipocrisia, em vez de andares à procura do que os outros andaram a dizer.

      Eliminar
    15. Destaparam te a careca com aquilo que escreveste? Tás a ver... pelo menos para alguns ganhe ou peça continua a ser a equipa da FPF!

      Eliminar
    16. Mas qual careca?

      Que vocês tenham limitações na interpretação do que é escrito é um problema vosso. Eu limitei-me a constatar que alguém que dizia que não lhe interessava a equipa da FPF vinha agora mandar postas de pescara sobre o que os outros dizem ou deixam de dizer.

      Nada mais.

      Eu percebo que vocês sejam idiotas e intelectualmente limitados. Mas o facto de um assunto me dizer pouco não implica que não possa emitir a minha opinião sobre ele. Vocês não gostam? Azar! Comam menos.

      Eliminar
  2. Parabéns aos jogadores, merecem. Especialmente ao Ronaldo, Fonte, Pepe, Cédric, jogadores do Sporting, e Éder por tudo, TUDO, o que aconteceu até agora.

    Ao resto, enfim.

    ResponderEliminar
  3. Não quero ser mau, mas alguem viu q não jogamos contra nenhuma equipa sem ser a França? e enquanto teve pernas...massacrou-nos.
    Foi bola no poste,golos falhados,defesas do GOD Patricio...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E a França não jogou contra nenhuma senão Portugal pois a Alemanha que apanhou foi irreconhecível. Portugal contra aquela Alemanha provavelmente faria o mesmo que fez na final...

      Eliminar
    2. Nem mais... França também só passa contra a Alemanha por inércia e incompetência desta última. Criaram mais lances de perigoso? Sim. Mas nós fomos eficazes.. Quem não marca, sofre. e, pessoalmente acho que o campo esteva um bocadinho inclinado..

      Eliminar
  4. LOL... concordo Mestre... se a França não conseguir ganhar em casa contra um Portugal sem Ronaldo, seria considerado muito mau resultado... então perder com o único golo em jogos oficiais até agora do jogador mais tosco da selecção Portuguesa (mais que o tosquito sancho), é atirar kilos de sal para a ferida) LOOOOL

    ResponderEliminar
  5. Parabéns a quem acreditava e a quem apoiou .

    Grande azia dos que chamavam equipa do Mendes, do Humberto, do santolas etc etc e agora se querem colar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Continua a ser a equipa, mas finais não são altura para andar a passear a falta de classe do André Gomes.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Grande azia de quem lhe chamava a "equipa da FPF" e dizia que só lhe interessava o Venfique...

      Há que adicionar esses...

      Eliminar
    4. Mas continua a ser... e ainda ontem disse que me preocupa bem mais o torneio do Algarve do que a equipa da FPF. Apenas demonstra a vossa "troca tintice"...

      Eliminar
    5. Cafageste a 12 de Dezembro de 2015:"Mestre, a Selecção do Mendes interessa pouco. Serve para beber umas cervejas com os amigos durante os jogos e pouco mais."
      in https://oartistadodia.blogspot.pt/2015/12/o-sorteio-do-euro-2016.html

      Grande azia de quem lhe chamava "Selecção do Mendes" e que só servia para beber umas jolas com os amigos.

      Nada como a liberdade de expressão e o registo permanente da internet para identificar os idiotas, moralistas e hipócritas deste mundo.
      Siga o circo da carneirada!
      MMMMMMÉÉÉÉÉÉÉÉÉ


      Eliminar
    6. Claro que sim. Permite identificar os burros que não sabem o significado de hipocrisia e os idiotas que acham que só por dar a minha opinião, a selecção me passou a dizer mais do que dizia. Até parece que me pus para aqui a dizer "Grande equipa", "Sempre acreditei" ou outras coisas do género.

      Juízo!

      Eliminar
    7. Será que se eu disser que "a política me diz pouco", sua excelência não me permite fazer comentários sobre o dito tema?

      Eliminar
  6. um mês a adaptar jogadores no meio campo.
    as opções tomadas na convocatória que nos deixaram sem pés esquerdos.
    uma fase de grupos que foi uma porcaria... no russia 2018 estávamos eliminados.

    não, o debate não morreu... a gente respeita quem ganha.

    o Deschamps com muito mais opções que tinha e sem Ronaldo, acagaçou-se.
    o Fernando Santos provou que era possível com a equipa dele ficar até ao fim e ganhar.

    ResponderEliminar
  7. Para além de jogadores e treinadores, todos nós, adeptos estamos de parabéns. Os que acreditavam e os que não acreditavam, como eu, mas que não deixou de apoiar. Aliás só quando o jogo foi para prolongamento é que comecei a aventar a hipótese de podermos ser campeões, pois os franceses devido à intensa pressão de jogarem em casa iriam claudicar na marcação de grandes penalidades. Esqueci-me do Éderzito.
    Já merecíamos um titulo colectivo no futebol. E este então foi particularmente saboroso por ser em França, contra a nossa besta negra, pela nossa enorme comunidade diariamente ostracizada pelos Bleus, para calar a arrogância do eixo franco-germânico e para calar os detractores do Éder, do Renato e dos que diziam que esta selecção era do Mendes.
    Para vocês imaginarem o gostinho especial deste título, eu explico por outras palavras: faz-me lembrar um certo campeonato em que a equipa que jogava melhor futebol ficou em segundo, enquanto que a equipa mais humilde, mais trabalhadora, com maior espírito de sacrifício e de luta e com os adeptos mais apaixonantes conquistou o troféu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. nem mais rena. um grupo de arbitragem trabalhadora e com espírito de sacrifício. falaste bem! dedicado a um clube, a um homem. Midas. E conseguiram fazer um belo trabalho!

      mas o Post é sobre PORTUGAL e não sobre o carnide.

      Eliminar
    2. ps. parabéns aos nossos quatro campeões europeus!!

      Eliminar
    3. A única colagem que eu aqui vejo são os empregados do Piolhoso a colar-se a um blog que não lhes pertence! Au revoir!

      Eliminar
  8. Enorme jogo ( e também com a pontinha de sorte necessária) ENORME Patricio, grandes laterais ( o Cedric levou com 3 jogadores diferentes e nunca abanou), a grande dupla de centrais de aço que tapou o caminho da baliza, um meio campo do melhor que alguma vez tivemos ( o Wiliam a lutar com aqueles bichos e o J Mario !!! aos 112 m ainda andava a fazer piscinas e os franceses todos rotos eheh), e no ataque , pese a saida precoce do Melhor do Mundo, Nani e Quaresma a incomodar o que conseguiam, e no final o Super Heroi improvável a resolver : Eder.
    E assim se ganha o Campeonato da Europa à equipa anfitriã, França que mais uma revelou o seu mau feitio .
    Parabens aos nossos jogadores e para todos os portugueses .

    ResponderEliminar
  9. De facto, a seleção da FPF começou a ser do Mendes, mas a força das circunstâncias e dos resultados, obrigou a alterações radicais. No entanto, a convocatória do semideus-Renato, não tem qualquer justificação, em minha opinião, uma vez que pouco ou nada tinha provado até essa altura e quanto a mim, nem fez um europeu por aí além. Agora é que o semideus começará verdadeiramente a provar se tem estaleca para atingir os patamares que o possam recomendar para a seleção.
    Quanto a comparações com "certo" campeonato, e na qualidade de boifiquista, RD até julga que mais de 1/3 dos convocados saíram da gloriosa academia do Dubai e em que no onze titular, 7 ou 8 jogadores aí se iniciaram. De qualquer modo, sendo o Sporting Clube de Portugal o maior fornecedor direto da seleção (4 jogadores), até soa a ridículo a alusão do lampiurso NM a possíveis colagens. CLARO QUE O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL E OS SPORTINGUISTAS TÊM TODO O DIREITO DE SE COLAREM Á SELEÇÃO, contrariamente a outros clubes que pouco ou nada contribuíram para o seu êxito. DE CERTO, SERIA RIDICULO A COLAGEM DO BOIFICA E DOS BOIFIQUISTAS A ESTA SELEÇÃO VENCEDORA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tempo dos Magriços fomos nós quem mais jogadores forneceu, e passado cinquenta anos nada mudou!

      Eliminar
    2. Foi só o jogador revelação do Euro 2016, não, não foi por aí além, compra lá uns óculos que tas com a vista turva, ò Martins!!

      Eliminar
    3. Claro que o Renato foi injustificado... só foi o melhor Jovem.

      Eliminar
  10. Caros,

    Verifico que continuamos no tema das clubites... Fomos campeões europeus pá! Vamos mas é festejar e lá para meio de Agosto activamos então as clubites que bem falta fazem!

    Ontem jogámos uma final à séria. Sempre fiéis a um plano, não abanámos nem mesmo quando a nossa estrela sai lesionada. Muito carácter e alguma sorte. Mas, amigos franceses, não jogam uma palha furada! Têm alguns jogadores realmente bons (para mim Pogba e Griezman) e o resto são bons atletas mas banalíssimos. Não pensem que têm zidanes, djorkaeffs... e demais. Perderam porque entraram convencidos que estava no papo. Pois... não estava.

    Quanto a nós, jogo de muito sacrifício, com um grande patrício e dois defesas centrais imperiais! Depois o resto da equipa certinha e alguns jogadores com pormenores absolutamente deliciosos.

    Uma palavra para o árbitro que teve sempre uma tendência caseirinha nos cartões e nas faltas. Já estavamos à espera, se bem que aquele livre do Guerreiro à barra a bola bate é na mão do éder!

    Uma palavra para os portugueses que estão em França que farão a festa e lhes é devolvida uma dignidade que muitas vezes alguns franceses tentam roubar. Como diz o grande Maradona " que la chupem e sigan chupando!"

    Abraço,
    Pedro

    ResponderEliminar
  11. é triste, mas se calhar compreendem-se esta colagem dos lagartos à selecção. para quem não ganha um título de campeão há 15 anos, esta vitória de selecção serve para esquecer a frustração de mais um campeonato perdido para o Benfica.
    enfim, parabéns por mais um "titalo"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto, seria absurdo ser o Boifica e os boifiquistas a colarem-se à seleção. A azia dos boifiquistas é equivalente ao n.º de jogadores da seleção que se fizeram no Sporting Clube de Portugal, coisa que os boifiquistas não podem reivindicar, apesar das promessas do "Orelhas". Frustração é verificar que uma equipa que fica em 2.º lugar, dá diretamente 4 jogadores titulares, à seleção vencedora.
      Frustrado deves ser tu, por pensares que são as derrotas ou as vitórias que fazem das pessoas, pessoas frustradas, com a agravante que quem ganhou o campeonato não foi o Boifica, mas Vítor Pereira, mais os "vouchers com 4 jantarinhos".
      Triste é existirem desgraçados boifiquistas a pensarem que estão a comentar, nas caixas de comentário da "Burla", do "Rascord", ou do "site" do "SAPO", quando viajam em blogues sportinguistas.
      Lamentável é a Sagres e os arrogantes dos lampiursos insultarem o Rui Patrício.
      Revoltante, é a facilidade com que qualquer jogador de "meia-tigela", do Boifica, tem a porta escancarada da seleção ao seu dispor. O problema é que maior parte dos titulares são estrangeiros.
      Insultuoso é verificar que do Sporting Clube de Portugal, apenas os indiscutíveis, os que pela sua qualidade se encontram acima de qualquer suspeita, ou os imprescindíveis porque não existirem alternativas, são convocáveis, porque de outra maneira as portas da seleção da FPF se encontram fechadas. Se um qualquer Ivan Cavaleiro do SCP fosse convocável, então todos os portugueses que jogam no meu clube, seriam convocados. Esta é a miséria do Mendes e dos acólitos boifiquista que se banqueteiam na FPF.


      Eliminar
    2. Toma lá o teu gaviscon e vai dormir!! Es um frustrado não ganhas nepia e já agora boi e o teu pai

      Eliminar
    3. Toma lá o teu gaviscon e vai dormir!! Es um frustrado não ganhas nepia e já agora boi e o teu pai

      Eliminar
    4. Nicha, a tua mãe, a tua irmã e a tua filha de quatro. Tu não, que a ti ninguém te pega.

      Eliminar
    5. nicha, boifiquista, vai para o caralho!

      Eliminar
    6. Nixa ou será bixa,vai levar no cagueiro seu lampião fdp,verme.

      Eliminar
  12. Duas coisas:

    Estou no estranfeiro. Se pensam que a "onda" do Deus Renato por esses "jornalistas" fora só faz mossa em Portugal enganem-se. Ontem, antes do jogo e no intervalo, Ronaldo não ia ser decisivo nem iria fazer falta o resto do jogo porque "you have Renato". P'la mor de deus.

    Patrício merece esta taça como NINGUÉM. Desprezado, insultado desde há 10 anos a esta parte por todos os portugueses não sportinguistas e este Europeu veio, FINALMENTE, trazer justiça. É, sem sombra de dúvidas, o melhor GR português de sempre.

    SL

    ResponderEliminar
  13. aberta a porta dos campeões, não queremos que se feche...

    isto tem de ter continuidade, estruturar a próxima empreitada para conseguir estar nas decisões do próximo mundial, na rússia2018.

    humildade sim, mas temos de ser mais exigentes, é possível jogar mais, sair do papel de underdog.

    ResponderEliminar
  14. Nas derrotas apontam o dedo, nas vitórias colam se. Eis o Sporting.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cala-te fdp de boifiquista. Não digas asneiras, porque para isso tens a tribuna do "Rascord" e da "Burla".,

      Eliminar
    2. Ahaha, quatro campeões europeus. Eis
      O Sporting! Falaste bem!

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    4. Agora já percebo a contabilidade dos vossos 20000 títulos. Só ontem foram mais 4. Ou mais 10 se os da formação também contam.

      Eliminar
    5. Também se não se colarem as vitórias de outros não tem nada a festejar. Agora os títulos da equipa da FPF vão contar como títulos do sporting!

      Eliminar
    6. Durante a transmissão do jogo, ainda consegui ver umas camisolas e uns cachecóis do Sporting campeão. Haverá alguma relação com a praga de traças?

      Eliminar
  15. A única colagem que vi foi terem metido uma foto do Eusébio lá pelo meio.

    O renas não jogou nada, havia que colarem-se de alguma maneira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só foi o melhor jovem do torneio! Esta tudo o mundo enganado... só os adeptos do pereirinha e do André Martins é que estão certos.

      Eliminar
    2. O Pereirinha e o André Martins se fossem o Ivan cavaleiro, André Almeida ou Nelson Semedo, do Boifica teriam muitas internacionalizações, por Portugal, boifiquista aziado.
      Quanto ao semideus, ainda agora esta a iniciar a sua carreira profissional e daqui a uns anos vamos ver se o "melhor jovem do torneio" se traduziu em valor futebolístico. Até lá, continua com azia, boifiquista da treta.

      Eliminar
    3. Mesmo que acabasse hoje a carreira já tinha sido melhor que a dessas grandes estrelas do sportinguismo... pereirinha e André Martins.

      Eliminar
    4. Nuninho sempre serás um reles lampião,e desta ves nem te chamo fdp

      Eliminar
  16. Uma grande final, uma grande vitória contra o "melhor" adversário que poderiamos derrotar por todos motivos e mais alguns.

    Ganhar em França, contra a França é qualquer coisa de fantástico.Hoje são os nossos emigrantes tantas vezes maltratados que se riem dos arrogantes franceses.A vingança serve-se fria e de que maneira.

    Esta vitória tem também um sabor especial pois foi contra um adversário valoroso e contra uma arbitragem parcial que deixou a França dar cirúrgicamente pau em tudo o que mexia.

    Por fim imagino a tristeza de alguns cães de fila,estou por exemplo a lembrar-me do deficiente Rui Gomes da Silva.Que azia a exibição daquele que ontem foi o melhor jogador de Portugal,Rui Patrício.

    Herói Improvável.Quem diria que seria o Éder marcar o golo que daria a Portugal a vitória no Europeu.Fantástico.

    ResponderEliminar
  17. OS BENFIQUISTAS ESTÃO DOENTES ? TRATEM SE please

    ResponderEliminar
  18. OS BENFIQUISTAS ESTÃO DOENTES ? TRATEM SE please

    ResponderEliminar
  19. Muitos parabéns à Sara, à Patrícia, ao William, ao João, ao Adrien e ao São Patrício.

    Levaram a bandeira portuguesa ao topo da Europa ontem. Agora seguem-se os Jogos Olímpicos.

    ResponderEliminar
  20. Quanto ao Martins, que anda por aqui a espernear em jeito de desespero... A FPF alcançou o título apesar de toda a merda que fazem. Valeu-lhes o trabalho de formação realizado pelo Sporting Clube de Portugal, uma vez mais. Por mais que te doa, esta conquista única da selecção portuguesa tem a marca do SCP. Não dá para dissociar um do outro. Aguenta.

    Do teu clube corrupto só a vaca que vos caracteriza teve um papel importante, e não, não me estou a referir ao Eliseu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como é que não dá para dissociar uma conquista da equipa da FPF de um clube que não ganha nada? Tantos formados no sporting e o único com um título pelo Sporting é o quaresma... que faz juras de amor eterno ao porto!
      Tem vergonha... como dizia antes de começar vocês iam renegar aquilo até ao momento em que cheirasse a algo de sucesso... cá está a prova!

      Eliminar
    2. Nuninho fdp,osteus campeonatos são sujos,porcos e roubados,não consegues aceitar isso meu grsnde lampião fdp?

      Eliminar