terça-feira, 19 de julho de 2016

Conclusões do estágio do Sporting na Suíça

Conclusões que NÃO podemos tirar do estágio na Suíça:

1. Sofremos 14 golos em 4 jogos. 8 desses golos foram sofridos com o quarteto defensivo habitual. O quarteto defensivo habitual cometeu erros que normalmente não comete, mais individuais do que de entendimento entre si. Ou seja, do ponto de vista individual, existem questões que podem e devem ser apontadas. No entanto, do ponto de vista coletivo, é completamente diferente jogar atrás de Petrovic / Ruiz a 8 do que de um meio-campo que esteja preparado para servir de primeiro tampão às iniciativas adversárias.

2. É cedo para fazermos juízos finais sobre os reforços e sobre a generalidade dos jogadores que transitaram da época passada. No caso dos reforços, estão a trabalhar há três semanas. No caso dos jogadores que transitaram da época passada, é muito mais relevante aquilo que vimos deles ao longo da época passada do que deste punhado de jogos.

3. É completamente prematuro estarmos a fazer projeções do que será a época em função destes jogos. Para além da ausência dos jogadores que estiveram na seleção, Slimani não foi uma única vez titular, e Bryan Ruiz nunca foi utilizado na sua posição habitual.


Conclusões que podemos tirar do estágio na Suíça:

1. O Sporting não está nem alguma vez estará preparado para disputar a Liga dos Campeões com uma equipa formada na totalidade por habituais suplentes.

2. O sistema de Jorge Jesus funciona bem se todos os jogadores o entenderem e se existir um grande nível de entrosamento entre eles. Se a maior parte dos jogadores ainda estiver em fase de assimilação do sistema e se não estiverem habituados a jogar juntos, o sistema não funciona. Se do outro lado estiver um adversário de Champions, o Sporting corre grandes riscos de perder. Se do outro lado estiver um adversário de Champions que tem a sua preparação mais adiantada em duas ou três semanas (enquanto o Sporting começa a época oficial apenas a 14 de agosto, o Zenit inicia já a 23 de julho, o Mónaco a 26 de julho e o PSV a 31 de julho), então corre grandes riscos de perder por muitos.

3. No caso dos guarda-redes, pela especificidade da posição, está visto que nem Azbe Jug nem Stojkovic estão aptos para serem suplentes de Rui Patrício. É importante contratar um guarda-redes com mais experiência, que não trema nos momentos em que for chamado à equipa.

4. Talvez se tenha exagerado no grau de dificuldade dos adversários escolhidos para este estágio, considerando a forma como Jorge Jesus encarou estas partidas. O treinador pareceu muito mais preocupado em testar soluções alternativas do que em afinar aquele que será o sistema preferencial. Por exemplo: Ruiz a 8, Bruno César a médio esquerdo, e a dupla de ataque Podence / Alan Ruiz não serão opções principais quando os jogos forem a doer.

5. Considerando o ponto 2 das conclusões que NÃO podemos tirar, já se pode concluir que existem alguns jogadores que, pelo que fizeram nestes jogos e na temporada passada, não têm lugar no plantel: refiro-me concretamente a Jefferson, Aquilani, Marvin e Barcos. Se eu mandasse, seriam os primeiros a serem dispensados. Teo e Mané também não devem fazer parte das contas de Jorge Jesus.

6. Levando em consideração os nomes referidos no ponto anterior, para mim é claro que as prioridades do Sporting no que resta do mercado são: guarda-redes suplente, um lateral esquerdo, um médio box-to-box e um 2º avançado. A estes teremos que somar substitutos diretos para as eventuais saídas de qualquer um dos campeões europeus ou Slimani.

7. Incrível o apoio no estádio mesmo com o resultado em 0-5, temos mesmo adeptos enormes.


Sentimento após o estágio na Suíça:

Não estou preocupado. Já calculava que iríamos começar a época num nível inferior ao que acabámos em 2015/16. Estranho seria que fosse de outra forma. É claro que é muito desagradável estar a ver jogos do Sporting (mesmo que a feijões) desejando que acabem depressa para o resultado não se avolumar ainda mais, mas estes jogos servem para isso mesmo: experimentar, errar, afinar. Mas é fundamental que se resolvam tão rapidamente quanto possível determinados problemas do plantel - nomeadamente as saídas dos dispendiosos Teo, Barcos e Aquilani (e ainda Labyad, já agora), que abrirão espaço no orçamento para jogadores que efetivamente possam fazer a diferença nas posições que estamos mais carenciados.

91 comentários :

  1. Foram treinos muito intensos pela manhã e jogos a tarde. Contra equipas bastante adiantadas na preparação.... Digamos que foi um bom treino.

    ResponderEliminar
  2. Estes estágios servem para isto mesmo. Não para perder jogos assim mas para testar e concluir com quem se conta e quais as lacunas que precisam de ser colmatadas. Com adversarios de menor valia essas falhas teriam sido mais camufladas. Assim ficou à vista de todos, jogadores, adeptos e Presidente que há ali malta que não deve fazer parte do plantel e que se deve atacar o mercado com muito mais acerto. Confio no trabalho e sei que estes dias farão parte do nosso caminho de sucesso. Um dia Sporting, Sporting sempre! SL

    ResponderEliminar
  3. Acho que este estágio serviu também para trazer os jogadores à terra e não pensarem que está ganho, porque quase ganharam o campeonato e jogavam bem, o ano passado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se havia jogadores a precisarem de um banho de humildade, de certeza que o obtiveram com estes jogos.

      Eliminar
  4. Pior era impossível essa é a única verdade... Mas depois de bater fundo só pode melhorar... Acreditar

    ResponderEliminar
  5. Sabem se no jogo de apresentação o jj já estará no banco?

    ResponderEliminar
  6. Foi um estágio positivo. Assim os adeptos não vão estranhar quando forem goleados na champions. Quem mama 4 ou 5 de qualquer psv ou zenith não pode esperar levar menos quando enfrentar o bayern de Renato.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que o Orelhas pense o mesmo que tu e pense que esta temporada não será preciso gastar tanto dinheiro com vouchers. :)

      Eliminar
    2. Bolhas vai levar na anilha! Ah! Antes que me esqueça... E gajas?

      Eliminar
    3. Porreiro, porreiro foi aquele brutal empate com o portentoso Setúbal, não foi ó billocas?!?!?! Nem nas penalidades...

      Eliminar
    4. Da-se, às 8:30 da manhã e já aqui. Este hillbilly nem o pequeno almoço toma antes de se dedicar ao Sporting. Faz-te sócio, ó artista!

      Eliminar
    5. haha nem mais.. falam falam em vez de se preocuparem com os falhanços que deram.. tristeza

      Eliminar
  7. Finalmente e a pedido de várias e gloriosas famílias, um post sobre as miseráveis exibições da pré-época. Já era demais atirar areia para os olhos dos carneiros com posts que visavam tudo...menos o futebol profissional (que parece amador) do saporting.
    Como gosto de uma boa gargalhada, ontem vi o jogo quase todo, muito também por falta de alternativa. Gostei da oportunidade dada ao Gold, 5 minutos, o que prova que o reboleiro conta com ele. Iury, por muitos neste blogue apontado como a grande esperança para a próxima época, e um dos que devia ter sido seleccionado para o europeu, confirmou tudo o que se espera dele, não sei o quê mas confirmou. Phodence conseguiu impor o físico em alguns duelos a meio campo acabando sempre no relvado. Rei naldo e ever ton sempre imperiais no eixo defensivo. Os laterais seguríssimos e concentradíssimos. O sulimani parece necessitar de uma lipoaspiração, como o outro. No entanto saliento que o melhor jogador esteve na baliza. Irrepreensível. Habemus Papam redes.
    Querendo ter sempre o protagonismo, lá apareceu a rábula com o lipoaspirado coreano. Confirma-se o conluio arbitral mundial, lunar e marciano para tentarem afundar o Saporting Lissabon.
    O que vale é que ninguém está preocupado, tal como disse o MdC para sossegar as tropas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que já esqueceste como correu tão bem a pré-época do benfica na época passada e como isso ditou o resultado final...

      Atirem os foguetes agora, que quando esta equipa estiver em forma, não terão muitas oportunidades para isso.

      O Sporting começou a pré-época há menos tempo que os adversários, fez 4 jogos seguidos, tendo treinos duros nos mesmos dias de jogo. Fisicamente ainda estão muito atrasados em relação aos adversários desta semana e isso teve grande impacto. Também a utilização de novos jogadores ou jogadores fora das posições habituais, contribuiu para o resultado final.

      Mas o importante nesta fase não era vencer os jogos, mas fazer as experiências que não se podem fazer nos jogos a sério.

      E JJ estava castigado, por isso este limitado na ajuda que podia dar à equipa durante os jogos.

      De resto, lá para final de Agosto, poderemos revisitar este tópico. :)

      Eliminar
    2. Momentos Kodak...

      https://www.youtube.com/watch?v=yrSMXptTwJc

      https://www.youtube.com/watch?v=wjBopJN5eJI

      https://www.youtube.com/watch?v=Bc7qNquFde8

      https://www.youtube.com/watch?v=fqnxw9ey_Ag

      Para mais tarde recordar... e nao os deixar esquecer...

      Mas como nao gosto de ver ninguem mal ficam aqui uma dicas!

      http://amenteemaravilhosa.com.br/seis-ideias-para-treinar-o-cerebro-e-evitar-perda-de-memoria/

      Eliminar
    3. Mas este imbecil deste Rodolfo vem para um blogue sportinguista insultar os sportinguistas ("carneiros"). o treinador do Sporting ("reboleiro), o presidente ("coreano") e vários jogadores do nosso plantel e não é bloqueado imediatamente porquê? Não tens nada para fazer além disto, oh atrasado mental? Preocupa-te com o teu clube, comenta em blogues do teu clube e, já agora, arranja uma vida.

      Eliminar
    4. "ontem vi o jogo quase todo, muito também por falta de alternativa"...

      lol! a gente já suspeitava que contigo... gajas... é como o tripeiro: só em "sites especializados"

      Eliminar
    5. Rotinha, à hora de jantar, janta-se.
      Gajas ao mesmo tempo pode dar uma congestão, essas ficam para depois e desde que não sejam as gajas do multinick.

      Eliminar
    6. MdC, ninguém está a fazer a festa tetreira. Aliás temos o mau exemplo de um clube que, no ano passado, pensou que o campeonato estava ganho ou ainda de um outro que veio a festejar no avião da Madeira para o continente (este sinceramente já não me recordo qual foi).
      Isto é simplesmente a constatação de um facto. Mas para quem vê de fora, parece-me que não é só o início de época e a falta de aurélios. Algo não está a bater certo e ainda bem.

      Eliminar
    7. Olha outra... Rudy, a proverbial puta com o coração de ouro, sempre preocupada com o Sporting...

      'ontem vi o jogo quase todo, muito também por falta de alternativa'

      Como se alguma vez perdesses um jogo do Sporting... E cai na real, puta, 'falta de alternativa' é a história da tua vida. Se tivesses uma existência um bocadinho menos patética não passavas os dias em blogs de rivais...

      Eliminar
    8. Alien, a falta de alternativa é tua, pois alternas entre o meu primeiro e último comentário. E sim, divirto-me muito em blogues lagartos quando estes não têm a noção da realidade e pensam que são os melhores.
      E tu tens um alter ego panasca alternadeiro que tombou em Orlando. Só isso diz tudo da tua orientação sexual e da credibilidade para comentários do género, que é igual ao que ganhaste este ano: BOLA.

      Eliminar
    9. Bola não.
      Um título. ..e limpo.

      Eliminar
    10. Pelo contrário, Rudy, não faltam aqui alternativas: há o lampião genérico A, o lampião genérico B, o lampião genérico C... Acabo por responder mais a ti porque és sempre dos primeiros a picar o ponto. Não falha. Começas aqui o dia e aqui o acabas. Se não fosses uma lampionazita reles até me davas pena.

      Ena, essa de Orlando é de mesmo muito mau gosto. Não fosse eu o gajo mais desrespeitoso e politicamente incorreto que por aqui passa e até te dava um puxão de orelhas. Mas remeto-te para o comentário que te fiz no post de sábado. De entre nós os dois, há uma pessoa insegura que sente a sua masculinidade ameaçada pelos comentários do outro. Vou-te dar uma pista: Não sou eu. Puta estúpida lol

      Eliminar
    11. Rudolfinho, você é a rena do Papai-Noel?

      Eliminar
    12. Aahhh...é Rudy seu nick... você é
      cá dos meus...um vermelhinho safadinho!!! ❤️ Que brasa !!!

      Eliminar
  8. Os lampiursos fazem a festa da conquista do Algarve Cup! Até aqui vêm festejar! São tão bonitos, os lampiursos!

    ResponderEliminar
  9. Essa da não continuidade de Jefferson e Teo é de risos !!! Faz lembrar o que os teóricos da bola quase fizeram ao Acosta no seu primeiro ano....o Barcos é conclusão precipitada, pode ser ou não opção. E como já li noutro post deste blog, comentar a dispensa do Naldo, eu diria que, é quase "criminoso"...isso querem os nossos rivais!
    João Vicente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também espero que esta pre época não sirva para mandar embora o Barcos ou seja lá quem for. Essa também é uma conclusão que NÃO podemos tirar.

      Eliminar
    2. O Jefferson alheia-se completamente do jogo ao defender. Foi assim a época passada, e está visto que será novamente assim - basta ver o que fez no 5º golo. Quanto ao Barcos, veremos. Acho que tem pouca mobilidade para o que precisamos. Quando baixa no campo para dar apoio ao nosso portador, demora uma eternidade para se reposicionar na área. Quanto ao Teo, é mais que óbvio que o Sporting o quer despachar, senão no o tínhamos dispensado para os JO.

      Eliminar
    3. És tu Pedro Sousa TVI24 Maistabaco Transfermarket?!

      http://www.tvi24.iol.pt/videos/desporto/parece-que-alguns-ja-nao-tem-a-cabeca-no-sporting/578d50a30cf22c4188c4a6c2

      Its a small world!!

      Eliminar
    4. o jogo acabou quando o aquilani foi expulso... o árbitro não cumpriu o que estava acordado.

      Eliminar
    5. Já há algum tempo que digo que precisamos de um lateral esquerdo. Quanto ao Teo, é pena, mas parece nunca cá ter estado com a cabeça. Com o Barcos teria paciência. Vejo ali qualidade e vontade. Mesmo com a praticamente anunciada saída do Teo, só vejo necessidade de comprar outro avançado se a lesão do Spalvis for realmente grave. Prioridades são, para mim, um guarda-redes (Beto) e um lateral esquerdo. Ah, e Aquilani já vai tarde...

      Eliminar
    6. Faltou-me dizer que fazes um excelente trabalho, Mestre de Cerimónias, e que o acompanho há uns meses e que raramente discordo do que escreves. Continua o fantástico trabalho que reforça o bom caminho em que está o nosso Sporting!

      Eliminar
    7. Allô Piu-Piu (Hungry Birds)!!!❤️

      Eliminar
  10. Já estão a começar a aparecer os retardados da lampionagem que nem ratos do esgoto. Eles não dormem só de pensar no Sporting, ficam logo excitados por poderem comentar cá no site e dizerem as merdas do costume. É o que eu digo: o MdC é uma pessoa bastante humilde em aceitar esta raça de acéfalos, ignorantes e mentirosos. E por isso digo: LAMPIÃO SUJO, LAMPIÃO PANELEIRO, ÉS A MERDA DE PORTUGAL INTEIRO!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Simpson volta la ao visao de mercado para destilares mais um pouco.. adoro quando destilas. Es o "simpsóne - el destilador"

      Eliminar
  11. É o que dá planear a pré-época a pensar que os outros quatro iriam fazer parte também.

    Essa da CL a mim não cola. Os reforços para a Champions não devem existir, e sim a mim näo me chocou o JJ ter cagado na Liga Europa. Näo há dinheiro, ponto. É ir buscar apenas se fizerem falta no tugão também.

    ResponderEliminar
  12. Calma carneiros verdes.. não entrem já em depressão. Fiquem mansos.

    O SCP se tivesse jogado na quinta e depois tivesse 2 dias para poder descansar e jogar só no sábado contra o 5º classificado da II Liga que teve de jogar 2 dias seguidos.. o SCP também iria golear.

    Porque isto de jogar contra equipas da LC em vez de contra equipas inglesas de 2ª apanha em Torneios algarvios feitos à medida, tem muito que se lhe diga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como bons carneiros que são, para a semana já nem se lembram. Deixem mijar a anha.

      Entretanto no Redcode, rei morto, rei posto. Esquecido o Rei Nato, vão agora investir no folhetim diário do Príncipe Maia Inca Asteca do Carilho!!



      Eliminar
    2. lol Já ninguém te liga, Quid. Vai mas é brincar com os carrinhos...

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    4. Que Machão, Piu-Piu !!!❤️❤️❤️

      Eliminar
  13. dispensas:

    Aquilani e por razões financeiras...
    Teo, por uma proposta de 5 milhões.

    não deu pra concluir mais nada.

    ResponderEliminar
  14. "Ever tried. Ever failed. No matter. Try Again. Fail again. Fail better." - Samuel Beckett. Se é para falhar, que seja agora.

    ResponderEliminar
  15. Em relação ao plantel, ficou claro que precisamos de:

    -1 GR suplente
    -1 LE para assumir a titularidade
    -1 nº8 consiga substituir o Adrien em condições

    Dispensas, para sair por empréstimo/em definitivo, dependendo dos casos:

    -Jug
    -Jefferson
    -Ewerton
    -Palhinha
    -Aquilani
    -Mané

    Pelo menos estes, quanto aos restantes ainda não consegui retirar grandes conclusões, e só poderão ser dispensados se houver mais reforços.

    Sábado já espero ver a equipa a render bem mais, com mais descanso e com um 11 mais próximo do nosso melhor 11 possível, excluindo os 4 Aurélios que compõem o nosso plantel.

    ResponderEliminar
  16. É completamente prematuro estarmos a fazer projeções do que será a época


    So se for para ti, é obvio para qualquer pessoa minimamente inteligente que o sporting n tem equipa para o campeonato e para a liga europa quanto mais para o liga dos campeoes.

    O problema é q o JAsus n vai poder poupar jogadores para a champions correndo o risco de passar vergonhas e de chatear jogadores que querem jogar na champions.


    Se o colinho o ano passado foi vergonhoso, este ano para andarem perto vai ter que ser roubos a mao armada.

    ResponderEliminar
  17. É completamente precipitado estar a fazer avaliações individuais a jogadores depois de disputarem 4 jogos no intervalo de 5 dias, com treinos bi-diários, sem direito a pausas para descanso.
    Em competição, é normal afirmar-se que um jogo a meio da semana pesa no desempenho do Domingo seguinte, e mesmo assim, nestas situações os jogadores fazem recuperação para o jogo seguinte... por isso quem critica falta de disponibilidade dos jogadores ou as falhas de posicionamento é porque não percebe nada disto...
    Para mim o criticável foi a densidade de jogos num curto período de tempo, que por um lado pode ter dado bagagem física para o que aí vem, mas por outro afectou o moral dos jogadores...

    ResponderEliminar
  18. A primeira conclusão a tirar é: quando se planeou a pré-época, ninguém da Direcção e da Equipa Técnica acreditava que, nesta altura, íamos estar sem 4 peças fundamentais para a equipa. O que levanta uma questão: se estes jogadores acabarem por sair, temos alternativas válidas? Para a baliza é claro que não. Para 8, pelo que se percebe também não. Estão encontradas posições a reforçar. E está é a principal conclusão a retirar.

    De certeza que, à medida que o início da época se for aproximando, vão ser colocadas formações mais aproximadas da máxima força, e com isso a qualidade tem tendência a aumentar e os erros a diminuir.

    Ninguém gosta de perder, muito menos desta maneira. Mas entre frangos, erros individuais e pernas pesadas, fica mais complicado.

    Só gostava de deixar uma pergunta: depois destas derrotas, vamos a quantos pontos da liderança?

    ResponderEliminar
  19. Copo meio cheio ou meio vazio?

    O plantel levou uma tareia física nesta pré-temporada, seguidos de jogos dia sim dia não. E frente a adversários com uma preparação bem mais avançada, alguns com troféus oficiais para disputar entretenimento.

    Assim, descartamos os adversários que, depois de nos avisarem dos malefícios do BdC, da nossa situação financeira periclitante, agora estão preocupados com a nossa pré-temporada. A esses eu recomendo a iniciativa Sócio num Minuto. São, no entanto, os que, felizes com um Troféu Algarve, diziam que a derrota na supertaça não significa nada. Teoria da relatividade.

    Aos que já são sócios ou adeptos, recomendo calma. Há elações a retirar.

    Os redes são jovens e desconcentrados. A defesa, apesar de ser a mesma da época passada, a que menos golos sofreu, cometeu erros individuais, que decerto Jorge Jesus saberá corrigir.

    Ainda nos faltam 4 reforços, todos titulares. Redes, trio de meio-campo. Estão a descansar, depois de terem colocado no bolso, jogadores adversários que assustavam meia europa.

    O sector que provavelmente vai receber mais remodelação é o ataque. Spalvis lesionado (já se sabe a gravidade?), Teo fora do baralho, só Slimani, embora ainda sem a embalagem da época anterior, e Barcos, que ainda não teve hipótese de mostrar minimamente, apesar de vir com boa reputação. Falta 1 ou 2 avançados?

    Portanto, calma. Vou guardar as opiniões para o jogo de apresentação, este fim de semana.

    P.S.: este último jogo foi útil para testar a equipa para quando defrontarmos os árbitros da nossa liga. A mesma falta de qualidade, o protagonismo, a falta de espinha dorsal. Enervou os nossos jogadores. Um bom teste, portanto.

    ResponderEliminar
  20. Adoro as vossas desculpas esfarrapadas.
    1º desculpa: Faltam os campeões europeus.
    Até admito que qualquer equipa pode acusar a falta de 4 titulares. Mas os que ficaram já não prestam? Também não são aurélios? O Iuri, o Gelson, o Palhinhas, o Mateus, o Ruben não eram todos grandes craques que só não foram ao Europeu porque o Mendes não deixou?
    2º desculpa: Os adversários eram fortes.
    Nenhum deles fazem parte da elite europeia mas é verdade que são equipas com algum traquejo.
    No entanto de todos os jogos que fizeram, apenas o Sporting foi goleado. Por exemplo o Zenith até perdeu com uma equipa de championship, a tal que não vale nada.
    3º desculpa: o Jesus tem dado treinos muito puxados.
    Até parece que o Jesus descobriu a pólvora. O Sporting deve ser a única equipa do mundo que treina forte na pré época. Todas as outras devem andar a fazer treinos de recuperação e massagens.
    A verdade crua e dura é apenas esta. Mais uma vez todos os reforços que vieram na presidência de Bruno de Carvalho valem zero. BOLA. O único que ainda tem algum valor é o cotoveladas. Os jovens são fracos e não vão ter oportunidades com o Jesus.
    Por isso para uma época longa com mais jogos e champions, já sabem que só podem contar com os jogadores lançados pelo Jardim e pelo Marco Silva e pouco mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não queres ir para a granda puta da tua mãe ?.

      Eliminar
    2. nem ela o deve querer por perto!

      Eliminar
    3. Adoro a devoção que tens pelo Sporting e principalmente por este blogue. A tua vida deve ser tão triste e deprimente que tens que vir para aqui comentar a PRÉ-ÉPOCA de um clube rival. Vergonha alheia.

      Eliminar
  21. Mais do que preocupado, senti-me irritado, fulo até, pela forma como Jesus negligenciou este estágio. Foi ele que escolheu os adversários, programou quatro jogos em oito dias com cargas de treino muito elevadas. Este é, até nas palavras dele, um ano de afirmação do Sporting na Europa e estes resultados não são nada de bom. Quanto ao estágio em si. Serve para o treinador não só, desenvolver as suas ideias de jogo, consolidar os modelos de jogo, desenvolver os seus princípios de jogo, os métodos ofensivos e defensivos e as tarefas e funções de cada jogador dentro do seu(s) modelo(s) de jogo, mas também e sobretudo, quem tem capacidade para se enquadrar, interpretar e responder. Por isso, é quando o treinador avalia o plantel e decide quem fica e quem sai e quais os reforços que necessita. Jesus quis começar os estágio antes dos rivais. À partida parece estranho porque este ano não tem a Supertaça ou pré eliminatória da Liga dos Campeões. Quer desde muito cedo ter o plantel definido e oleado para o campeonato. Sabe que corre o risco de perder quatro jogadores nucleares (Rui Patrício, Slimani, William e João Mário) e tem que saber quais são as alternativas fiáveis dentro do plantel. Quanto aos guarda redes, não nos podemos esquecer que Pedro Silva, o titular do Sporting B, está neste momento no Europeu de Sub 19 onde é titular. Sobre os reforços, Petrovic desiludiu-me muito, espero estar enganado mas não se enquadra no que Jesus quer para aquela função. Revelou-se muito lento e com pouca capacidade de cobertura e compensação nos momentos de desequilíbrio ofensivo da equipa. Palhinha esteve melhor, não sei se tem já capacidade para ficar no plantel. Acho que a melhor solução será Bruno Paulista que é um jogador com maior agressividade, que tem um excelente pé esquerdo e um bom remate de meia distância. Alain Ruíz mostra que tem qualidades para ser um bom reforço que vai ganhando protagonismo à medida que for ganhando condição física e entrosamento. Sobre os nosso miúdos, gostei de Palhinha evoluiu neste ano no moreirense revelou mais capacidade física que Petrovic e participação no processo ofensivo, contudo, talvez ainda não esteja pronto para ficar na equipa. Iury continua a queimar oportunidades. Não foi por acaso que ontem a autoestrada por onde passou todo o jogo do PSV foi o lado onde estava com Jefferson. Ainda não percebeu que no Sporting não pode "defender a gasóleo". E defender não é só preocupar-se na defesa individual, tem que saber defender à zona e na zona pressionante alta que faz o Sporting. Esta envolve todos os jogadores e não só o portador da bola. É necessário fazer a cobertura ofensiva, fechar linhas de passe, encurtar espaços e isso exige grande concentração e .. outra disponibilidade mental. Sobre Podence, foi o jogador que mais se destacou no estágio. É um jogador diferente que poderá ser importante para jogos específicos pois é um jogador que poderá fazer rupturas nos sistemas defensivos adversários. Pela sua velocidade, rotatividade, capacidade de decisão, pressão ofensiva, leitura de jogo e imprevisibilidade. No entanto, a nossa linha média, tem de se adaptar à forma com este pressiona. Normalmente na primeira linha defensiva o Sporting costuma ter Slimani a pressionar e o segundo avançado a fazer a cobertura tapando o corredor central. Podence preocupa-se muito em roubar a bola tentando ocupar as linhas de passe de cobertura defensiva, deixando muito exposta a zona de construção central (onde o jogador seis vem buscar a bola para dar início ao momento ofensivo). Também acho que rende mais com um avançado mais posicional tipo Barcos entrando em situações de 2x1 e procurando rupturas. Foi pena a lesão de Spalvis. O tempo de jogo foi curto para o avaliar. Não esteve bem até porque revelou alguma ansiedade e pouca ligação com a equipa (os seus colegas não percebiam as suas movimentações e ele as deles). Pena também ainda não termos Wallison, para mim a opção mais credível para número oito. Era importante ver o que ele cresceu em França.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa avaliação. Iury foi, para mim, a maior desilusão do estágio. Para além das enormes lacunas defensivas, pareceu-me sempre muito nervoso. Palhinha não foi metade do jogador que vi no Moreirense o ano passado, mas, mesmo assim, melhor que Petrovic. Pedro Silva fez mesmo muita falta, os dois GR que jogaram foram para esquecer. Podence e Gelson vão partir a louça toda este ano. De longe o mais positivo do estágio. Wallyson provavelmente partirá para outro empréstimo, já que não terá oportunidade de se mostrar na pré-época.

      Eliminar
  22. Sobre as dispensas. Um dos guarda redes ou os dois. Será necessário um guarda redes experiente que dê garantias para número dois (ou um se Patrício sair) Beto? Eduardo? Nos centrais Ewerton, laterais Jefferson (continua a defender pessimamente e o jogo de ontem foi uma autêntica anedota). Meio campo, Gauld (infelizmente para mim), Jesus não conta com ele o que eu acho que é uma pena. Evoluiu muito em termos defensivos e provou nos B que merecia uma oportunidade que não lhe foi dada. Petrovic, espero que Jesus tenha a coragem que teve o ano passado quando após o estágio na África do Sul dispensou Ciani que tinha contratado um mês antes. Iury, que tem demonstrado que ainda não está pronto para jogar na primeira equipa do Sporting e se assim for, terá que se encontrar um reforço para as alas. Esgaio, Teo e Mané porque ao serem libertos para os Jogos Olímpicos foram considerados por Jorge Jesus dispensáveis. Na frente, se Slimani sair é necessário encontrar um jogador com as mesma características o que não vai ser fácil. Barcos não me desiludiu propriamente. É um jogador com boa capacidade técnica, boa leitura de jogo, bom nos apoios frontais. Revelou pouca mobilidade e menor capacidade para pressionar alto com faz Slimani. Mostrou que pode ser alternativa em caso de jogarmos de forma diferente, mas que não o será no modelo de jogo preferido de Jesus.

    ResponderEliminar
  23. Depois deste estágio na cabeça da maioria dos sportinguistas pairam muito mais as dúvidas do que as certezas uma vez que a equipa levou um chumbo de todo o tamanho.

    Pelo aquilo que vi e baseando o meu raciocínio pelos resumos dos jogos se é verdade que há um atraso da preparação da equipa em relação aos adversários também é verdade que se cometeram erros que se devem sobretudo a faltas de concentração inadmissíveis principalmente do sector defensivo.

    Mesmo sem 5 titulares todos nós queremos mais e exigimos mais deste Sporting.Ninguém estava à espera de tanta derrota e de tanto golo sofrido.

    Para já os indícios não são bons tanto para as aquisições,tanto para as segundas linhas vindas da época passada como para os jogadores que estavam emprestados.Para já o Podence está a evidenciar-se mas e o resto ?.

    Não quero tirar conclusões precipitadas,tanto mais que não há campeões na pré-época,mas uma coisa é certa,há muito trabalho pela frente para termos um Sporting verdadeiramente candidato ao título.

    ResponderEliminar
  24. Voces dao o dito pelo nao dito .. Se por um lado desculpam tudo com a carga intensa depois ja dispensam jogadores ate parece que a carga nao é a mesma. E depois se estao todos tao cansados como é que o pdoence e o gelson nao estao?! Eu sei .. Porque querem ganhar um lugar os outros quisessem ganhar um lugar ou estar mesmo focados no sporting e faziam pelo menos o mesmo em atitude. Mas qd se sofre tantos golos tudo se explica ou tenta se explicar e depois como nao se gosta dos factos .. Os argumentos é ofender lol. O jj tambem deve ter gostado da atitude do seu lider ao agarrar lhe por um braço em frente aos adeptos.. Tudo vai bem no reino .. Alias tem o melhor departamento médico que tudo jogadores de boa qualidade nao estão aptos .. E depois ha dinheiro tanto dinheiro como se vê pela qualidade dos reforços. Enterrem a cabeça na areia.. Que nisso sao prós.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes explicar-te melhor que ninguém entendeu...

      Eliminar
    2. Qual a parte que nao entendeste??? A do braço puxado ao jesus .. Da falta de empenho da maioria dos jogadores ? Qualidade do departamento medico que tudo que é bom jogador nao passam em exames médicos ou a mina financeira que dizem ter que permite contratar jogadores desta classe?

      Eliminar
    3. Mais um lampião com graves problemas cognitivos. Então explica-me lá, qual é o mal em ter puxado o braço? Eu sei que vocês são umas pitas que ficam excitadas por tudo mas ao contrário do teu clubezeco patético que tem o Rui Pinho como um "yes man" do Orelhas, no Sporting existe frontalidade e de vez em quando é normal haver divergências mas são facilmente ultrapassadas por muito que a vossa propaganda tente passar ideias contrárias. E quando o SL Bosta apanhou 3 na peida desse colosso Monterrey no ano passado, houve falta de empenho? Cura-te rapaz!

      Eliminar
    4. Oh amigo Simpson , eu para mim é para o lado que durmo melhor , queres diferenças ? eu dou te o Benfica jogou pré epoca entre EUA e México , os jogadores e a equipa técnica estavam sem rotinas.se é um yes man deixa ser ,ele como yes man está fantástico. mas pronto nao era sobre o benfica que estávamos a falar mas voces teem que chamar sempre o benfica para justificar o assunto em causa seja ele qual for, mas a falta de empenho é evidente por vários jogadores se nao consegues perceber isso se nao sentes isso , entao continua iludido. O que tem agarrar o braço daquela forma? nao tem nada? aliás nem um murro tinha nada , a verdade é que nao fica bem ao Presidente de um clube andar a puxar o treinador à frente dos adeptos do próprio clube e se achas que para o feitio do Jorge Jesus achou piada , ve a cara que ele ficou , mas se achas isso tudo normal , na boa ,por mim vao como acharem melhor. Nem entendem que ha jogadores que não vão querer continuar aturar o BabalÚ (ndr : nao fui eu que lhe meti este nome) mas cá estaremos no futuro para ver se eu tenho graves problemas cognitivos. Um abraço fraterno de um tricampeao

      Eliminar
    5. Bruno até comecaste bem a apontar uma certa bipolaridade que já conhecemos; é normal, o 8 e o 80, por isso é que nao ligo a muitas opinioes a seguir a resultados maus, como se eles interessassem nesta altura...

      Mas depois caíu-te a máscara, porque só te interessa insultar e és igual as outras cadelitas...

      E para que estejas caladinho, basta um factor: todas estas equipas jogaram com preparacao muito mais adiantada que o Sporting, cujos jogadores vao levando tareias físicas e isso leva bastante tempo a recuperar.

      Os picos de forma preparam-se com meses de antecedencia. Aliás, o Sporting teve um desempenho muito bom a nível físico o ano passado, e notou-se com diferentes jogadores a aparecerem em forma em diferentes momentos. Isto é pensado. Mas há alguma dúvida da qualidade do plantel do Sporting?? Foda-se...

      Eliminar
    6. Estás enganado amigo eu nao ofendo ninguém , nao sabes interpertar português nao tenho culpa , eu disse apenas factos , que eles possam doer acredito , mas a verdade é simples e eu nao me agarro a fracos argumentos , de que sou lampiao e que sou isto e aquilo lol. nao me caiu máscara nenhuma , eu sou benfiquista e nunca disse que nao era, mas isso é relevante para quê? isto é um blogue e limitei me a comentar aquilo que falam aqui. o Benfica jogou contra uma equipa de segunda e foi no sábado por isso tem pouco a ver com este assunto , mas como disse se vocês veem futebol e veem acima de tudo , tudo normal e que nao se passa nada , oki por mim é como se dá como se deu , depois veremos se tenho graves problemas cognitivos.

      Eliminar
    7. Tanta letra para dizer pouco. Entao eu explico:
      1. saíste-te com a conversa de que o presidente do Sporitng ("babalu"???) anda desentendido com o treinador. Eu sei que é difícil pensar pela própria cabeca para leitores do porco gil, mas esta conversa já aborrece.
      2. depois a do departamento médico. Seu ignorante, que nao tens outro nome porque ignoras: o Lucas nao sei quantos, o tal que vinha do Real, já confirmou que está fodido do coracao. Afinal o departamento médico do Sporting se calhar é mesmo bom. Engracado que nunca se questionou o departamento médico do carnide pela morte do Féher.

      3. depois, mais conversa de idiota: dinheiro do Sporting e qualidade dos reforcos. Atirar coisas para o ar é estratégia de orc nível 1, percebes? As contas do Sporting estao equilibradas, obrigado pela preocupacao (vemo-nos na assembleia???bora?) e a qualidade dos reforcos para ti deve ser avaliada consoante as capas dos jornais, nao?

      Olha, volta a reler o post. Nao tens que agradecer.

      Se queres ter uma conversa como deve ser baixa a bolinha

      Eliminar
    8. Mas baixar a bolinha porquê . Nao gostas passas à frente, pensas que me sinto melindrado por me ofenderes eu so dou importancia ao que quero. Mas aquo alguem está a falar do benfica? Eu ofendi te? Nao sabs conversar civilizadamente nao sou eu que te vou ensinar. Agora em relação ao departamento médico nao falei so do lucas falei varios jogadores mas vamos ver o lucaa silva oxalà para o bem dele que seja mentira. Em relaçao a capacidade financeira do sporting estar estável.. Bom tu sabes ler relatorios de contas ? Ou vais atrás do que dizem .. Como disse quero la saber para mim é para o lado que durmo melhor que nao queiram ver várias evidencias. Se está tudo bem .. Continuem assim que por mim tanto se dá como se deu.

      Eliminar
    9. Mas baixar a bolinha porquê . Nao gostas passas à frente, pensas que me sinto melindrado por me ofenderes eu so dou importancia ao que quero. Mas aquo alguem está a falar do benfica? Eu ofendi te? Nao sabs conversar civilizadamente nao sou eu que te vou ensinar. Agora em relação ao departamento médico nao falei so do lucas falei varios jogadores mas vamos ver o lucaa silva oxalà para o bem dele que seja mentira. Em relaçao a capacidade financeira do sporting estar estável.. Bom tu sabes ler relatorios de contas ? Ou vais atrás do que dizem .. Como disse quero la saber para mim é para o lado que durmo melhor que nao queiram ver várias evidencias. Se está tudo bem .. Continuem assim que por mim tanto se dá como se deu.

      Eliminar
    10. Já te expliquei que vens aqui com conversa de merda que no mínimo é um insulto a inteligencia das pessoas.

      És tao burro (e tens a lata de dizer " é para o lado que durmo melhor que nao queiram ver várias evidencias") que foste apanhado mais uma vez na desonestidade:

      essa história do departamento médico, houve dois jogadores que foram rejeitados pelo Sporting.
      1- o Lucas Silva, que já confirmou que tem um problema de coracao
      2- o outro foi o Boateng. Que está sem clube. Cujo valor desceu de 20M para quase nada depois dos testes médicos no Sporting (que o Sporting teve o cuidado de dizer que foi um desentendimento pelos direitos de imagem - o Sporting, esse clube que é tao mauzinho, tao cigano, trata mal as pessoas e rasga contratos!!!)

      E tu dizes "Agora em relação ao departamento médico nao falei so do lucas falei varios jogadores"

      VÁRIOS JOGADORES!!!! Cago-me a rir! O descaramento.

      É esta a essencia do lampiao. Estupidez. Desonestidade. No fundo acabas de me dar a oportunidade de demonstrar que és um parvo, um idiota, um cabrao, um desonesto, um orelhas, um Relvas,....enfim....um lampiao!

      Relatórios de contas? Sim, se calhar até sei os do carnide melhor que tu :D

      p.s. a tua tirada do "nao sabes interpretar portugues" é muito gira olhadno para a maneira como escreves. Foda-se! A lata desta gente!...

      Eliminar
  25. Mestre, tudo certo. O Jesus utilizou o estágio para confirmar dúvidas e com isso pressionar a direcção a reforçar a equipa.

    Estou preocupado? Zero, pois estes jogos não são minimamente representativos do que vai ser daqui a 3 semanas. A começar nos 11 escalados ou nos jogadores fora de posição, a acabar na displicência de alguns que, isso sim, é lamentável. Mas a verdade é que parece que temos apenas 14 ou 15 jogadores que podem ser alternativas válidas e isso é curto para dar uma resposta digna nas competições onde estamos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o Jesus que escolhe os adversários ou tem a ver com contratos, publicidade, promessas etc?

      Veremos, pelo que BdC tem dito nao estou a espera de muitas mudancas. Aliás, a única coisa que quero é manter o plantel da época passada e reforcá-lo pontualmente.

      Eliminar
  26. Eu acho que estamos a fazer uma má análise quanto ao guarda-redes suplente do Sporting. Na minha opinião acho que não seja necessário comprar um, pois o melhor a seguir ao Patrício é o Pedro Silva, que está no euro de sub-19 e por isso não fez o estágio na suíça.

    O jefferson e o aquilani deviam ser vendidos enquanto ainda têm valor e o jonathan e o wallison entravam no plantel, encaixávamos uns trocos e ficávamos bem melhor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o naldo por mim seria para vender e ficaríamos com o semedo, coates, oliveira e ewerton para 4º central.

      o joao pereira também devia ser vendido por um ou 2 milhões e aposta-se no esgaio para 2º lateral direito

      Eliminar
    2. 1 ou 2 milhões pelo João Pereira? Olha tenho um Fiat punto de 1998 a venda. Achas que consegues uns 70 mil euros por ele?

      Eliminar
    3. ...também pensaram o mm com o taarabt?

      Eliminar
    4. E com o Jujicicic, com o Ola John,espera com o Vitor Andrade e o Guedes olha o Guedes do Manchester United !...ehehehehehehe

      Eliminar
    5. Mas vender o Naldo porque????

      É mau jogador, se calhar...nao apenas por lesao o ano passado que perdeu o lugar?

      Eliminar
  27. Mdc claro que a pré época não conta para nada. Só tenho pena que tenham descoberto isso... preferia que fosse como na época passada em que festejaram o campeonato pré época.

    Por outro lado pode ser que aprendam a não mandar bocas quando os outros chegam a fases adiantadas da Champions... ah e tal porque apanharam o Zenith... afinal vocês levaram 4... sem forçar.

    Já agora... tendo em conta a sua exigência com os média... porque não comparar as capas do record nas derrotas por goleada e com a vitória sobre uma equipa da 3a suíça? Se não quiser pode verificar a comparação no blog sou portista com orgulho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já agora... o Jefferson agora não serve? Há dois anos quando o dínamo o queria deviam ter vendido... na altura diziam que ia valorizar mais... agora ninguém o quer. Serve isto para dizer... não é necessidade de vender... é aproveitar oportunidades de negócio.

      Eliminar
    2. E o iuri... que injustiça que era não ser a revelação... devia ir ao europeu... e 30 por uma linha... afinal nem para suplente serve?
      É que vai ser bonito a ter de rodar o plantel com os jogos da Champions...

      Eliminar
    3. ..e se te calasses?
      ..e se te dedicasses ao teu clube?
      ..e se te enfiasses num buraco? (até pode ser que encontres por la o taarabt e o ola john)

      e se te calasses?

      Eliminar
  28. A mim nao me preocupam os resultados, o Sporting nao jogou como jogaria em jogos a serio contra estas equipas, independentemente dos jogadores. Assumiu um grau de risco que nao acredito que seja para manter na liga dos campeoes, isto e para treinar jogar contra equipas fechadas na liga.
    O que preocupa mais uma vez e a fraca qualidade da prospeccao. Tivemos oportunidade de ver uma serie de jogadores em quem o clube investiu e as conclusoes sao deprimentes. Os dois guarda redes, o Petrovic, Aquilani, o proprio Spalvis apesar do pouco tempo, nao parece que tenham nivel suficiente. So o Alan Ruiz parece verdadeiro reforco, e o Barcos ainda acho que pode pegar, de resto continuamos a viver as custas da formacao. Ainda bem que temos uma formacao incrivel, mas o que seria se a isso aliassemos a capacidade de comprar bem!

    ResponderEliminar
  29. Mestre, não tenho estado muito atenta a estes jogos, mas pelo pouco vi, acho que o que está em maiores dificuldades é o meio campo, faltam comunicação entre a defesa e o ataque. e vimos pelos golos.. meio campo perdido, e um corredor aberto onde os defesas pouco podiam ter feito.
    Ainda é cedo para formular juízos e também não nos devemos esquecer que há jogadores ainda de férias e outros a ganharem ritmo de jogo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PS: acho também que há jogadores, nomeadamente Aquilani, que já demonstraram que não pretendem ficar no clube. Podiam era ter uma atitude diferente.

      Eliminar