quinta-feira, 14 de julho de 2016

Foi interessante enquanto houve pernas

Houve pouco de pré-época no primeiro jogo de preparação do Sporting 2016/17. Num jogo rasgadinho e de ritmo intenso, o Sporting realizou uma exibição bastante interessante do ponto de vista ofensivo enquanto houve pulmão para isso. Revelou, no entanto, dificuldades para parar as transições do Mónaco, que acabou por ser uma equipa tremendamente eficaz: dois golos marcados nas duas primeiras situações de perigo.

A velocidade com que o jogo decorreu começou gradualmente a pesar nas pernas dos jogadores do Sporting, e o Mónaco foi começando a mandar no jogo com o passar do tempo. Aos 40 minutos já se notavam vários jogadores ofegantes. A fatura final haveria de chegar na segunda parte, onde se notou perfeitamente a diferença do tempo de trabalho que uma e outra equipa levam - foi o 5º jogo de preparação dos monegascos.

Não faz sentido tirarem-se grandes conclusões individuais e coletivas deste primeiro jogo. A equipa que Jesus colocou em campo era de tração à frente, com Matheus, Gelson, Podence e Barcos na frente, e Petrovic e Ruiz (foi bom vê-lo com a braçadeira de capitão e com o número 10 nas costas) a segurar o meio-campo, o que não terá desajudado o aproveitamento que o Mónaco teve em jogadas de contra-ataque. O costa-riquenho estranhou o lugar, como é natural, mas creio que terá sido colocado naquelas funções mais por falta de alternativas (Adrien e João Mário de férias, Wallyson lesionado, Aquilani não parece fazer parte das contas - sobram Gauld e Esgaio, provavelmente um dos dois será utilizado contra o Nyon) do que por tentativa de adaptação para usar no futuro. Podemos e devemos, no entanto, destacar o jogo de Podence, com Matheus também a arrancar uma exibição positiva. Em oposição, Jug pareceu mal batido em dois dos golos, Barcos - apesar da boa assistência para Podence - revelou pouca mobilidade, e Ruiz, para além de não ter sido o médio de transição que a equipa necessitava, voltou a falhar um golo quase certo.

O próximo jogo é já logo, às 18h, contra o Nyon.