segunda-feira, 4 de julho de 2016

Incertezas no ataque

A ausência de Slimani no arranque da época e as declarações de Teo Gutierrez a meios de comunicação social sul-americanos lançaram a incerteza sobre a composição do plantel na posição de ponta-de-lança.

Em relação a Slimani, é preciso recordar que este é o segundo caso de indisciplina protagonizado pelo jogador no espaço de dois anos - em agosto de 2014 foi-lhe colocado um processo disciplinar que o afastou da duas primeiras jornadas da liga. Nada justifica este tipo de comportamento, mas a meu ver não será mais que uma forma do jogador expressar enfaticamente o seu desejo de sair e de tentar pressionar a direção do Sporting a facilitar a sua venda. 

A decisão em vender ou manter Slimani em Alvalade é complicada. Por um lado, é um jogador muito influente que será bastante complicado de substituir. Por outro, está num momento da carreira em que dificilmente valorizará mais (fez 28 anos no mês passado) e, ficando em Alvalade, não poderemos contar com o seu contributo durante todo o mês de janeiro, devido à sua provável participação na CAN 2017. Não existem cenários perfeitos, portanto.

Se tivesse que apostar, diria que Slimani regressará nos próximos dias e estará disponível para trabalhar em pleno - porque, ao fim e ao cabo, nada muda o facto de existir um contrato até 2020, o que coloca todo o poder negocial do lado do Sporting. O jogador sabe que também ele ficará a perder se persistir neste braço-de-ferro com o clube. Resta saber como reagirá Bruno de Carvalho a este atraso na apresentação.

Quanto a Teo, tem feito um bom trabalho na divulgação do seu forte desejo em regressar à América do Sul. Na época passada tivemos dois Teos: na primeira metade foi um elemento quase inútil - prejudicado, diga-se, por uma lesão que o impediu de estar a 100% -, mas após as férias prolongadas subiu bastante de rendimento, acabando por marcar 8 golos nos últimos 8 jogos. O jogador regressou a Portugal na semana passada em muito boas condições físicas, pelo que tenho esperanças que este seja o 2º Teo. Se for assim, talvez seja possível encontrar a pachorra suficiente para aturar este tipo de caprichos.

Em suma, comportamentos totalmente desnecessários que não ajudam em nada o ataque à nova época. Esperemos que ambas as questões se resolvam o mais rapidamente possível.

EDIT 12h38: Slimani chegou há cerca de uma hora a Lisboa, e deverá treinar na Academia com o resto da equipa já esta tarde.