quarta-feira, 24 de agosto de 2016

A qualidade não tem tamanho


Magnífica foto tirado com quatro reforços para as modalidades: Deo, que recentemente regressou para reforçar a equipa de futsal, rodeado de três jogadores da equipa de andebol. Duas modalidades em que as expetativas estão alinhadas por alto, face à qualidade que o clube conseguiu reunir.

P.S.: a partir de hoje, os comentários passarão a ser moderados. Tentei evitá-lo o mais que pude, mas não vejo que sentido faz estar a gastar o pouco tempo livre que me resta (entre todos os compromissos pessoais, profissionais e a escrita de posts) a eliminar comentários ofensivos, e ter cada vez mais dificuldade em encontrar, no meio de tanta coisa desnecessária, comentários pertinentes que dão gosto ler e discutir. 

E se me não me agrada ver determinadas pessoas a fazer pouco do esforço diário que faço para manter o blogue vivo, procurando miná-lo, também me desgosta ver que há pessoas que não fazem esforço algum para compreender os sacrifícios que isto implica, preferindo exigir em vez de colaborar. Não vejam isto como uma lamentação - porque escrevo aqui com gosto -, mas creio que é bom recordar certas pessoas que é melhor não tomarem por garantido blogues como este ou tantos outros, que são resultado de um enorme esforço de pessoas que apenas querem viver o seu clube e ajudá-lo da melhor forma que conseguem, sem esperarem obter qualquer retorno que não seja o sucesso da equipa que apoiam.

Os comentários só ficarão visíveis, portanto, após eu os aprovar. Não sei dizer, neste momento, se é uma política definitiva ou temporária. O critério de aprovação será o da minha vontade e o timing o da minha disponibilidade, pelo que peço paciência a todos aqueles que têm enriquecido o blogue ao longo destes anos com a sua participação - tenham ou não preferências clubísticas e opiniões idênticas às minhas. A esses, o meu obrigado, e espero que continuem a passar por aqui.

169 comentários :

  1. Embora o perceba perfeitamente acho que esta decisão peca por tardia. E mesmo contra mim falo pois já por diversas vezes usei linguagem vernácula, sempre em resposta a ofensas ao nosso clube a aos sportinguistas. Espero que a partir de hoje não tenha que a voltar a usar. Não sou nem nunca fui contra a participação de users de outros clubes no entanto os que aqui andam (essencialmente os lampiões) vêm aqui apenas com o intuito de ofender e criar o caos.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fernando, mas quando os outros nos ofendem, não serve de nada estar a ofender de volta. Ignorar é muito mais eficaz, para além de que me facilitaria imenso a vida na limpeza dos comentários... :) Um abraço.

      Eliminar
    2. Viva, eu sou Benfiquista, não "lampião", como o Fernando Reis refere, e no entanto sou leitor assíduo deste blog, talvez por ter uma Sportinguista em casa...:).
      Este é o primeiro post que aqui submeto, precisamente para assinalar a diferença. Não sou fanático ou faccioso, e respeito as opiniões contrárias à minha, desde que defendidas com dignidade e boa educação.
      Aproveito a oportunidade para dar os parabéns ao autor deste blog, vale a pena esforçarmo-nos para fazermos algo com gosto! Paulo Borges.

      Eliminar
    3. MdC

      Que posso dizer?
      O meu "sangue" começa a fervilhar e torna-se mais forte que eu...

      AlexB

      Eu sei que existem benfiquistas e "lampiões".
      Alguns dos meus melhores amigos são benfiquistas ferrenhos.
      Pessoas que amam o SLBenfica mas que respeitam os adversários e que gostam de ganhar limpo.
      Os que aqui andam são lampiões. Para esses vale tudo para ganhar.
      Abraço

      Eliminar
    4. @AlexB subscrevo o seu comentário, na íntegra.
      Continuação de bom trabalho, Mestre.
      Saudações Benfiquistas

      Eliminar
  2. Parabéns pela decisão, novamente este vai voltar a ser um blog de referência para todos os adeptos leoninos

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pela medida.
    Da minha parte terá sempre respeito e admiração pelo esforço aqui desenvolvido. Acompanho todos os dias embora raramente comente, principalmente nos últimos tempos, onde praticamente já só lia os posts (realmente já começava a perder a paciência para aturar certos comentários).
    Já o disse e repito : O Artista do Dia é, para mim, o melhor blog leonino.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Artista do Dia é o melhor blog desportivo, ponto!

      Eliminar
  4. Muito bem.
    Vou voltar a participar então...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imagem mesmo emblemática... de duas formas: de Características físicas (tamanho neste caso) importantes para o desporto que praticam, e de união entre as modalidades que ainda crescerá mais com a inauguração do pavilhão João Rocha.

      Eliminar
  5. Moderação deseja-se e precisa-se.

    Pois gosto muito deste blog sigo-o desde o início.

    Sl

    ResponderEliminar
  6. Tenho pena porque este sistema corta o dinamismo da caixa de comentários. Mas pelo menos ganha se em civismo e educação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. Mas aquilo que o dinamismo traz de bom estava a ser completamente esmagado em discussões sem qualquer valor acrescentado. Tenho pena, mas lá terá de ser.

      Eliminar
  7. Eu acho que deve existir a provocação por parte dos adeptos dos outros clubes e existir essa provocação aqui é também sinonimo do sucesso deste blog. Com isto quero dizer que não pode existir ofensas gratuitas e desnecessárias! Picardias e provocações não têm que vir com ofensas em anexo. Espero que não excluas estas picardias saudáveis do blog porque dá sempre gosto mandar uma caralhada de volta aos benfiquistas e portistas desta vida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho nada contra uma boa picardia, e continuarão a ser permitidas, desde que dentro de determinados limites.

      Eliminar
  8. Pela parte que me toca, terá sempre o meu apoio.. se por vezes descambo, é só depois de perder as estribeiras, de ser enxovalhado.

    Continuarei a comentar aqui, no NGB, no RP, TD e Dragão até à Morte...

    A maior parte dos que aqui se 'queixavam' eram donos de Blogues verdes, ciumentos, invejosos por este Blogue (tasco, satminé, esplanada) ser muito afamado, procurado.

    Sempre respeitei o seu sportinguismo.. e semrpe respeito os clubes rivais. Não manjo, engulo é os tais imbecis, hipócritas e trauliteiros.

    ResponderEliminar
  9. o Deo tem 150... só pode!

    2 equipas em que há muito para trabalhar antes dos resultados aparecerem. Estou na expectativa.

    ResponderEliminar
  10. Mais uma vez Parabéns pelo Blog, é a primeira página do dia que abro, na expectativa do que nos vai presentear, seguindo para o Leão de Plástico, Tasca do Cherba e Leoninamente! Infelizmente os jornaleiros tomamos como garantidos, e caso desapareça, será um vazio enorme na Blogoesfera Leonina! Parabéns e continuação do bom trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. junta o mister do café. Também muito bom...

      Eliminar
    2. O Mister do Café para mim não é diário, é semanal, para ler com calma e atenção, é "jornalismo de investigação" tipo Expresso mas de qualidade Mais uma vez muito obrigado MdC pôr dispôr do seu tempo na defesa do nosso Sporting! Um abraço

      Eliminar
  11. por acaso o mister que adora cafés, deu hoje deu uma tese muito engraçada, acerca das novas regras no futsal. dai, acho eu que o "grande" Deo, voltou à casa de onde não deveria ter saído. na minha opinião, falta só o divanei (esperança) para o ramalhete ficar completo. siga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para consumo interno, a equipa que está formada tem condições para voltar a vencer tudo. O grande desafio será a UEFA Futsal Cup.

      Eliminar
  12. Escolhi este post para comentar pela primeira vez...e não será sobre a foto (muito bem esgalhada) mas sim do P.S. ...Finalmente uma limpeza! Vejo todos os posts deste blog e faz algum tempo que nem me atrevo a ler os comentários! Este (grane) Blog estava a "padecer" de "recordização" ou de "bolização" onde o "destilar" ódio, mentiras e mitos urbanos se tornaram banais e comuns! Não tenho problema com os clubismos, mas confesso que acho incrivel conseguirem comentar em blogs afectos a clubes que não o deles...eu não consigo! aliás, nem consigo dar uma vista de olhos por blogs vermelhos ou azuis...tão pouco vejo os jogos que não sejam do "meu" Sporting...Respeito a opção, mas não compreendo! Assim sendo..."Chapeau" Mestre! Não influencia (em nada) o que penso do "amigo"...apenas me admirei por ter "dado" tanto tempo de antena a quem não o merece! Continue o excelente trabalho! Agora...vou voltar para a minha "toca"! SL António Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. António Pedro,

      O "conseguirem comentar blogs afectos a clubes que não o deles" tem um nome: avenças. Não sei se tens conhecimento, mas a maior parte desses "amigos" que recorrentemente por aqui (e por outros espaços) vemos, são pagos, para, entre outros objectivos, desinformar, dividir e afastar.

      Se os governos mundiais têm este tipo de "equipas" na internet a funcionar 24/7, facilmente no lodo do futebol português alguém o replica para os fins que conhecemos.

      SL

      Eliminar
  13. Um forte abraço e desejo de forças para continuar o blogue.

    Bem sei que não é fácil. :)

    ResponderEliminar
  14. Desde já quero agradecer pelo trabalho que fazes sou um sportinguista a viver em Dublin e tal como eu há muitos outros que por não terem acesso directo à versoes de papel ou tv recorremos a online como por exemplo já desisti de ler as versões online dos jornaleiros são blogues como este que me vão "alimentando" compreendo o porquê desta decisão mas queria apenas agradecer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Gonçalo, também já vivi no estrangeiro e sei o quão é importante termos acesso a coisas que nos liguem um pouco mais ao que se vai passando no nosso país. Fico contente que o blogue ajude, nessesentido. Um abraço.

      Eliminar
  15. Pois eu, se isto passar a finalmente ser assim, fico feliz por voltar só a ler, descansado, e ir aprendendo qualquer coisa. Obrigado Mestre! E lamento ser, mais uma vez, à custa de mais trabalho seu.

    Viva o SPORTING!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apertado!
      É muitíssimo provável que deixe de me ler, mas lei-o eu! Thx!

      Despeço-me à Sousa Veloso e, viva o SPORTING!

      Eliminar
  16. Mestre,

    Sei que deve ter sido uma decisão difícil. No entanto a liberdade tem destas coisas: a maoir parte das pessoas não sabe conviver com ela.
    Este sempre foi um dos melhores blogs leoninos: atento, com escrita de boa qualidade e crítico quando necessário. Nos últimos tempos a caixa de comentários parecia um campo de batalha entre quem tinha uma estratégia clara para destabilizar e aqueles que se deixavam que acabavam por descer o nível respondendo a provocações com mais provocações. Eu próprio desci o nível umas quantas vezes e faço aqui um mea culpa.
    O que lhe peço é atenção a todos os que gostam de achincalhar o nosso clube, adulterando o nome não só do clube mas também dos seus dirigentes, treinador e jogadores. Eu da minha parte evitarei usar os termos lampião, carnide e outros que tais para referir os nosso rivais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. or, se nós por vezes (ou muitas vezes, pronto) tratamos os outros de forma alternativa (carnide, andrades, etc.), devemos ter algum poder de encaixe quando os outros nos fazem isso a nós. A mim, pelo menos, não me incomoda. Se vier acompanhado de outro tipo de observações, aí já falamos de coisas completamente diferentes. Um abraço.

      Eliminar
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  18. parabéns pela moderação dos comentários, já fazia falta!

    ResponderEliminar
  19. Bela fotografia. Muito bom o regresso do Deo e com a chegada do Leo, Dieguinho e Anilton podemos sonhar com a Uefa Futsal Cup.
    No andebol, já merecíamos ter uma equipa de qualidade superior e com as contratações de Ruesga, Kopco, Nikcevic e os 3 gigantes na foto temos plantel para ganhar todas as competições nacionais e a Challenge Cup.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A fasquia está muito alta em ambas as competições, GK1. De notar que a competição de andebol vai mudar, voltando aos playoffs em que os 6 primeiros jogam todos entre si, em vez de ser a eliminar. Não pode haver deslizes desnecessários logo quando a época começar.

      Eliminar
    2. O modelo de campeonato de andebol neste ano é o mais justo, o porto o ano passado salvo erro, ganhou os jogos todos da fase regular e não foi campeão mesmo sendo a melhor equipa.

      Sobre o André do Corinthians, na wikipedia já aparece como jogador do porto, espero que depois do marega e do suk, o porto nos safe deste também.

      Eliminar
  20. Excelente Mestre.
    Já era altura de eliminar o estardalhaço habitual que os lampiões por aqui faziam... que vão espalhar a sua calimerice megalonica para os sites vermelhuscos patrocinados pelo orelhas.
    Impressionante como já se está a repetir o padrão do ano passado: começam logo o campeonato a queixar-se estridentemente dos árbitros (por lhes terem um pênalti inventado a favor?!) para calibrar o registo... prevejo uma época ímpar a caminho do tetra! Enfim, esperemos para ver, mas a desonestidade intelectual desta corja é realmente inacreditável... eles, os elevados que nunca se queiram dos árbitros... Desde que estejam a ser levados ao colo?!
    SL
    Lanterna Verde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Surreal o barulho que se fez por causa desta arbitragem. O Vitória nem sequer conseguiu apontar nada em concreto.

      Eliminar
    2. A mensagem já foi passada.
      Se eles não ganham o arbitro fica de castigo.
      Eis o que nos espera...
      Acho engraçado o branqueamento que fizeram ás 2 entradas assassinas de Nelson Semedo que antes do intervalo já tinha sido expulso.
      E aquele penalty...

      Eliminar
  21. A decisão era inevitável, dado o nível a que baixaram as caixas de comentários.
    Pessoalmente, eu gosto de discutir futebol com adeptos de outras cores. Acho que a rivalidade faz falta e é aquilo que torna o futebol algo especial. Já aqui tive conversas interessante com alguns benfiquistas (Billy e JF por exemplo) e essas conversas só enriquecem o blog. Só não consigo perceber quem vem aqui pura e simplesmente para picar ou tentar desviar o assunto (ainda menos compreendo quando o fazem users como os que referi acima), com discursos claramente encomendados e copiados de guerras e pedros gis.
    É pena porque, tal como disse o Billy, caso o Mestre não esteja disponível perde-se a hipótese de diálogo em tempo real, mas algo tinha de ser feito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ZFS, concordo. Espero que, dentro do possível, a dinâmica não fique muito prejudicada.

      Eliminar
  22. MdC, felicito-o pela decisão. Compreendo algum desapontamento: "...também me desgosta ver que há pessoas que não fazem esforço algum para compreender os sacrifícios que isto implica, preferindo exigir em vez de colaborar".
    Ultrapassado esse desabafo, o Sporting Clube de Portugal, representado pelos seus adeptos participando ou não no blogue, agradece.
    SL

    ResponderEliminar
  23. Epah, boa ideia Mestre. Espero que agora se possam ter discussões com outros Sportinguista sem existirem emplastros a meterem-se no meio e a tirarem o pessoal do sério.

    http://oartistadodia.blogspot.pt/2016/08/always-look-on-bright-side-of-life.html?showComment=1471689700208#c5375790987337399630

    Mestre, já reparaste que o pedro guerra poucos dias disse exactamente isto no programa dele, eram mais ou menos 10 e 40 da noite. Até metem o gajo a comentar nos blogs, que tristeza

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, e em relação ao outro comentário que fizeste (e que não vou deixar passar), dificilmente essa personagem poderá comentar aqui. Só se for por engano. :)

      Eliminar
    2. Diogo já tinha perguntado ao Mestre se o "Manuel" que se farta de comentar tb no Visão de Mercado não era o Pedro Guerra...é que o discurso é igual.

      Eliminar
    3. O discurso é igual porque foram os dois buscá-lo ao Hugo Gil, PM. Agora, outra questão pertinente é: quem põe as coisas no Hugo Gil? :)

      Eliminar
    4. OK Mestre, o blog é teu e percebo. É apenas uma coisa minha, porque eu sei que ele é completamente insuportável para os restantes leitores.

      Abraço

      Eliminar
    5. MdC

      Refere-se ao user "Manuel" ou ao "red não sei das quantas"?
      No VM já várias pessoas deram como garantido que o user "Manuel" é o Pedro Guerra em pessoa.

      Eliminar
  24. Quero dar os parabéns ao Mestre pela paciência com que foi tentando levar o barco ao que considerava o melhor porto. Lamento a decisão porque um dos motivos porque vinha ao blog era o "movimento" e isso vai invariavelmente perder-se, mas continua a valer pelo conteúdo.

    ResponderEliminar
  25. Eheheheh bela foto, o que para uns parece um corredor apertado, a outros parece uma avenida...

    ...é tudo relativo!

    PS: "A man's got to do what a man's got to do!"

    Quando as pessoas nao teem controlo nas suas ações, alguem tem de as controlar por elas.

    Vamos esperar que os comentários obscenos, e os repetidos "Off-Topics", usados apenas para menorizar o Sporting, desapareçam!

    Mas nao creio...

    ...vao controlar-se mais um pouco, mas os panfletos da propaganda vao voar na mesma, talvez com uma escrita mais "light" mas continuarão a ser impressos e distribuídos.

    ResponderEliminar
  26. E já agora mestre, só uma pergunta. Não dá para fazer um sistema de comentários onde validas 1 e-mail para comentadores com os quais não seja necessário aprovar? E fora desses apenas os comentários daqueles que não tenham o email na lista são necessário aprovar.
    Era mais fácil, mas como nunca tive um blog não sei se é possivel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom, isto é território novo para mim, vou ter de investigar.

      Eliminar
    2. Mestre, julgo ser o modelo que funciona na Tasca. Os mails pré-aprovados pelo Cherba nao tem moderação.

      Eliminar
    3. Isso seria o melhor (até para ti) pois só terias de moderar o que tens na lista amarela. Na lista vermelha colocas os que durante uns dias não podem opinar a ver se aprendem as regras de boa educação ;)

      Eliminar
    4. Não creio que o Cherba use o blogspot. De qualquer forma, já pensei nessa possibilidade. Vou tentar pô-la em prática. :)

      Eliminar
    5. Pois, o Cherba usa um site normal, por isso não está sujeito às regras e limitações que o blogspot tem.

      Olha, quem sabe se...

      Eliminar
    6. Vinha exactamente sugerir isso (sem ter a certeza que seja possível em blogspot).
      De outra forma, vais ter muito mais trabalho do que o desejável. Nem imagino o número de posts que terias de "passar a pente fino" para manter as discussões saudáveis.
      Desde que não interfira com a qualidade dos posts, tudo bem. Até iria mais longe: se isto ficar muito pesado, mais valia desactivar comentários para garantir a continuidade do blog. Já na altura em que havia menos de 10 por post, este era um blog de visita obrigatória.
      Abraço e boa sorte

      Eliminar
  27. Para mim o mais importante é ler os posts do MdC. São de leitura diária obrigatória.
    Quanto aos comentários, raramente os leio pois desaprende-se em vez de se trocarem ideias de forma salutar.
    Um bem haja por dedicar tempo a escrever estes artigos com bastante conteúdo.

    ResponderEliminar
  28. Sobre o tema do Post, dizer que por ex., os melhores jogadores de futebol foram, são (quase) todos 'baixotes', pixotes. O que confirma que não se medem aos palmos. E sobre o Futsal, lastimo mais uma vez o FCP não ter essa modalidade, pois assim o SLV ou o SCP ao ganharem nunca é a mesma coisa. É como se estivessem a bater bolas sozinhos contra uma parede!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Disse que deixaria de comentar e escorrego logo à primeira, mas pronto. Quando o Cardinal saiu do Sporting eu apostei que era dessa que o porto entrava no futsal. Com ele, evidentemente. Jogador brutal! Julgo que não o fez porque, segundo li, tem que se (re)começar pela 3ª distrital ... e isso é uma trabalheira ... no entanto contornável para alguns ... Quanto às bolas na parede, é coisa para ser como presentemente no ciclismo: muda-se a camisola a uma das equipas de bolas na parede e já passa a ser coisa séria, sem bolas na parede. Resumindo, Quid, o porto faz falta à competição cá do sítio, mas não faz assim tanta falta. Mesmo à qualidade só faz falta quem está. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é ... outra coisa. E neste caso, lamento, mas o porto não é uma nem outra. E não falta cá qualidade.

      Eliminar
  29. Depois do comentário do ateísta vermelho de ontem, esta decisão só peca por tardia.

    ResponderEliminar
  30. Até que enfim Mestre. Vamos lá falar de bola e do Sporting como deve ser. Assim volto à conversa.

    ResponderEliminar
  31. Mestre o meu mea-culpa por ter contribuido em alguns comentários para essa sua decisão.Deste modo o Mestre também está a ajudar aqueles que nem dormiam para de manhã cedo começarem a sua propaganda barata.

    ResponderEliminar
  32. Mestre tens o meu aplauso por esta decisão!

    O teu blog é fantástico e o facto de eu ter desligado da caixa de comentários ultimamente tinha a ver com o facto de te estarem a estragar o blog. A intenção era clara, era desvalorizar o que aqui ias trazendo à baila, nem comentavam o teor dos assuntos que aqui trazes diariamente. E sinceramente este teu esforço e trabalho não pode ser posto em causa, ainda por cima por por patetas.

    Sei que falas com um grande amigo meu e um dia hei-de te pagar uma jola nas roulotes de Alvalade.

    Até lá continua o excelente trabalho!

    Abraço

    ResponderEliminar
  33. Ainda bem Mestre que tomaste esta decisão embora reconheça um esforço maior da tua parte no tempo que terás de dedicar a este espaço.
    Não perco nenhum post teu no entanto já não lia tão regularmente os comentários pois uma pessoa perde facilmente o propósito que é discutir o Sporting.
    Espero que esta nova medida possa trazer o sucesso que desejo a este teu Blog !

    ResponderEliminar
  34. mestre não me leves a mal mas, pareces o marcelo das sousas a entregar medalhas hahahah

    ResponderEliminar
  35. A medida entende-se, mas seria importante que tivesse mais alguém a administrar o Blog. De outra forma, poderá matar a fluidez do Blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse nunca foi o propósito do mesmo. Sempre foi (e será, espero) um espaço de análise de desporto/futebol mais lúcido e crítico do que o "jornalismo" actual. Investigação a sério, e crítica construtiva ao Sporting.
      As conversas da treta e discussões que se passavam nos comentários muito raramente contribuíam com algo positivo. Verborreia e insultos eram o pão nosso de cada dia.

      Eliminar
    2. Investigação a sério... O Artista tem clube...procura a informação que quer, não a que interessa a todas as partes. Ele não é parvo.

      É uma pena é que só haja uma artista do Dia. Se ele dividisse o blog com alguém seria melhor para todos. Tanto na pluralidade de opiniões, como nos comentários.

      Eu amo futebol. Choro pelo Benfica, mas emociono-me por qualquer boa jogada coletiva. Espero aprender algo.

      Eliminar
  36. Venho só aqui dizer que com moderação ou sem moderação, este blog é de leitura "obrigatória".

    ResponderEliminar
  37. Boa tarde, Mestre

    Acho, tal como muitos outros membros assiduos deste blogue, que tem nas mãos o melhor sítio sobre futebol em Portugal. Dou-lhe mais uma vez os parabens pelo conteudo regular e importante do mesmo, bem como pela decisão que revelou neste post.

    Dá trabalho, é certo, mas permitirá fazê-lo respirar. Ultimamente fazia scroll down a 80% dos comentários para não me chatear. E filtrar opiniões no meio de insultos é dificil e extenuante. Parecia que os comentadores estavam a entrar num clima de "atirar para todo o lado".

    Sugiro que forneça um NIB ou qualquer outra forma de fazer donativos para o seu blog pois, da minha parte, não me importaria de contribuir para que o Mestre se sentisse compensado. Também tenho várias actividades que persigo na vida e sei bem o que é dar o litro por paixões muito mal pagas.

    Fica a sugestão. Contribuiria de bom grado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Gonçalo, mas felizmente não tenho qualquer necessidade de ser recompensado monetariamente. Acho que se metesse publicidade já faria uma boa quantia todos os meses, mas prefiro manter o blogue assim. Um abraço.

      Eliminar
  38. MdC, sempre compreendi e defendi a não moderação, sobretudo pelo acréscimo de trabalho que vai provocar a quem não faz disto profissão.
    Mas efectivamente nos últimos tempos estava a ficar insuportável, insultos e provocações gratuitas que nada tinham a ver com o óptimo conteúdo dos posts, embora só lia e respondia quem queria.
    Defendia e defendo que todos devem participar, mesmos com algumas provocações à mistura, o contraditório é saudável, por isso desejo que seja uma medida temporária e que sirva apenas para afastar os "TROLLS PROFISSIONAIS".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, concordo, António. Acredito que a caixa dos comentários ficará muito mais interessante, mesmo sem ser necessário afastar ninguém (tirando um ou outro caso).

      Eliminar
  39. É sempre triste quando se acha que esta já é a única medida a tomar.
    A decisão pode ser considerada tardia ou extemporânea. Isso, só anfitrião é que pode responder.
    Que o espaço recupere a força e continue no bom trabalho.

    um abraço

    ps: Mestre, aqui que ninguém nos ouve. Eu confesso que, na última época, se eu visse um post seu já com mais de 15 comentários, já só o lia mas não abria a caixa de comentários. E não gostava.

    ResponderEliminar
  40. Finalmente o blog vai ter um ambiente mais respirável! Eu agradeço a medida, porque torna-se mais saudável e interessante a leitura do mesmo!

    Relativamente às modalidades, tenho enormes expectativas quanto ao Futsal e Andebol. No Hoquei, ainda vamos estar um pouco longe dos melhores, mas espero que n voltemos a perder por 7, 8 ou 9 golos de diferença!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Pawn, no hóquei parece claro que também vai haver um acréscimo grande de qualidade, mas é difícil competir com o Benfica, que está muitos furos acima.

      Eliminar
  41. Finalmente! Desculpe dizer isto, mas fico contente porque adoro o blog e acho que fica muito mais respirável!
    Admiro a sua paciência durante todo este tempo.

    Obrigada por todo o (excelente) trabalho.

    ResponderEliminar
  42. Aplause, agora sim faz jus ao seu pseudónimo "Mestre de Cerimónias". Pena foi que para tal fosse necessário esperar por tão grave incidente como o perpetrado ontem.
    https://lh3.googleusercontent.com/e3hmIoWBMJ7K4G-lwh8iNe_JrgOflTbw1qVEi4u6xpvyAfhicgZ5xhSCv9moHmMuiZbxs6HqJtFVaQ=w1366-h768-rw-no

    Mas mais vale tarde do que nunca!
    Saudações Leoninas!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse é um dos que não volta a comentar aqui. Só mesmo se me distrair.

      Eliminar
  43. Cumprimento-o pela paciência e pela medida tomada. Isto só pode melhorar

    ResponderEliminar
  44. Boa tarde Mestre !
    Moderar os comentários foi a melhor decisão que podias tomar. Um abraço e muito sucesso para o Blog :)

    ResponderEliminar
  45. Os meus sinceros parabéns pela decisão!!!
    O Artista do Dia tem feito parte da minha vida e é um dos locais onde vivo e aprendo o Sportinguismo! Não podia continuar assim! Toda a sorte do mundo para esta nova fase, que espero compensadora, pois vaticino o regresso de Grandes Leões, mesmo que a taxa de comentários comece a descer.
    As minhas desculpas por ter criado a rubrica "Pazadas de Carvão", sem pedir autorização para tal!
    O principal objetivo foi alertar o Mestre para a barbaridade de comentários diários, muitas vezes ofensivos para todos nós, sem qualquer valor qualitativo para o seu blogue. Espero que tenha sido útil.
    Amanhã fará precisamente 1 mês que publico esta rubrica (com muito esforço) e, será altura de também fazer uma análise acerca da sua utilidade.
    Compreendo que a moderação lhe venha a ocupar muito mais tempo, mas imagino que seja recompensador voltar a ter a visita de valorosos Leões.

    Saudações Leoninas,
    Abraço forte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. CB, apreciador de estatísticas como sou, obviamente que fui vendo com interesse. E sim, ajudou-me a tomar esta decisão. Um abraço!

      Eliminar
    2. Vou ter saudades da rubrica ''pazadas de carvao''. Chorava a rir :)

      Eliminar
  46. Se precisares de moderadores podes contar comigo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está descansado, se decidir delegar a moderação de comentários o teu nome é logo o primeiro da lista. :)

      Eliminar
    2. jajajaj O Quid tb está disponível.

      Eliminar
  47. Comento pouco mas venho cá todos os dias, faça o que achar melhor mestre, mas ler todos os comentários deve ir dar cá uma trabalheira lol
    Porra que nunca mais é domingo...

    ResponderEliminar
  48. Parabéns pela decisão.
    Mas uma chamada de atenção: ainda vejo comentários de alguns dos vermes que por aqui andavam a ofender o Sporting os seus adeptos.
    Se a ideia é manter o ar respirável há que banir essas gentes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mike, tirando um ou outro caso, não tenho intenções de banir pessoas. O que não quer dizer que não aprove determinados comentários e deixe passar outros, dependendo do conteúdo.

      Eliminar
  49. Assim pondero voltar a comentar mais assiduamente. Nunca me julguei no direito de lhe pedir a moderação, por isso optei simplesmente por deixar de comentar. Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  50. Eu sou daqueles que aqui vem todos os dias e que pouco comenta...de um lugar onde se viva o Sportinguismo de forma livre estas caixas de comentarios passaram a veiculos de transmissao de "ideias" alheias...o pedro guerra ( sim em minusculas ) que entretenha os seus 500 nicks a evangelizar os blogs a si afectos. Concordo plenamente com esta nova politica.
    SL

    ResponderEliminar
  51. Um Abraço Mestre, eu sempre entendi não quereres mexer nos comentários, chama-se Liberdade de expressão, valores que nem todos têm, a nossa Liberdade termina quando começa a do outro é uma frase batida, mas é um valor enorme.
    Este teu Blog tem sempre, mas sempre, a tua verdade e como nós próprios Sportinguistas vemos o Clube, todos os dias sigo este e outros Blogs do Sporting para me atualizar e saber da opinião de cada um, vejo também Blogs da concorrência mas somente para esboçar um leve sorriso, acredito que muitos dos comentários aqui postados veem de nick falsos e verdadeiramente de alguns com a intenção de meter muito carvão porque há verdades que incomodam, como um jornal dizer uma noticia tipo o Slimani não quer treinar, e aqui aparecer sistematicamente esta frase apesar do Sporting a ter desmentido e até do Slimani estar a jogar, como esta temos muito exemplos, quero deixar um grande abraço novamente ao Mestre e que continue a fazer o seu trabalho milhares de Sportinguista agradecem.
    Eu tentei aqui até dialogar fazendo o contraditório apresentando factos, e era somente ignorado porque quem comentou somente tinha a intenção de prejudicar o nosso Clube
    VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL (um nome que quando dito faz pele de galinha)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, Eduardo, era precisamente por isso. Mas os abusos chegaram a um tal ponto que era mesmo necessário fazer alguma coisa. Um abraço.

      Eliminar
  52. Plenamente de acordo com a moderação.
    Esperemos agora que os insultos pessoais e clubísticos gratuitos, de parte a parte, terminem e que impere a quase impossível sã convivência entre verdes, vermelhos e o azul.

    ResponderEliminar
  53. Boa decisão Mestre!

    Se as coisas correrem bem será uma fase transitória que afastará aqueles que, através da desonestidade intelectual, apenas pretendem abandalhar a discussão e levar um dos melhores blogs para a lama. Posteriormente, espero ser "possível" repor o funcionamento antigo.

    Claro que todos nós somos mais ou menos tendenciosos a favor do nosso clube e não me importo que adeptos de outros clubes também o sejam nos seus comentários, desde que pelo menos o façam de uma forma honesta, sem segundas intenções.

    SL

    ResponderEliminar
  54. Caro Mestre,
    Não sei quando "nasceu" o seu blog mas sei que apanhei esse combóio em andamento (meados de 2015 ???). Lembro-me que terei sido dos primeiros (desde que conheço o blog)a convidá-lo a tomar a decisão que hoje tomou e que para mim nada muda! Eu nunca deixei de o ler como há já muito tempo que não lia os comentários envenenados! Não será por isso que comentarei mais já que eu nunca deixei de comentar no seu espaço! Quando sinto que tenho algo para dizer costumo fazê-lo no Leoninamente o que em nada pode ser uma questão de preferência mesmo se, dependendo do tema, há sempre um que eu prefiro!

    Abraço e SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. *haja (em vez de há) na última linha

      Eliminar
    2. Lembro-me bem, Aboim. :) Espero que continue a ir deixando por aqui a sua opinião. Um abraço.

      Eliminar
  55. Boa resolução, Mestre.
    Confesso que já estava a ficar saturado de ter que levar com tanta má educação, provocação gratuita e até violência verbal. Tanto que até já só vinha ao teu blog ver os posts e raramente ia ver os comentários.
    Ainda bem que tomaste esta decisão. Tornou o blog mais recomendável (pois não podia ter só em conta os posts em si, mas tudo o que estava escrito nos comentários abaixo).

    O meu blog sportinguista favorito está de volta. :)

    ResponderEliminar
  56. Com exceção do João acima, devo ser a única voz discordante, mas pronto, respeito a decisão, só espero que realmente fomente o debate construtivo e não sirva simplesmente para tornar o Artista do Dia num espaço insosso e entediante como a Tasca do Cherba, onde todos são do Sporting e todos estão a 100% com a direção... Ah espera, mas esses é que ganham os prémios...

    PS: vou mesmo sentir falta de andar para aqui a distribuir bocas niilistas e a malhar em lampiões :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma coisa não implica a outra, TKN. Não é a concordância ou discordância que vai determinar os comentários que são aprovados. Insultos ou provocações demasiado fortes, comentários que nada têm a ver com o tema / nada pertinentes, esses sim, vão ser rejeitados.

      Eliminar
    2. E esta decisão nada tem a ver com prémios, como é óbvio.

      Eliminar
  57. Este blogue é especial por muitas razões, e uma delas era precisamente a imoderação de comentários, mas alguns indivíduos afectos à agremiação do outro lado da rua deram de tal forma cabo do ambiente que outra opção não restou senão a introdução do "visto prévio"...

    Com ou sem comentários "picantes" e/ou insultuosos, tenho a certeza que o autor de tão especial blogue vai continuar o seu excelente trabalho de denúncia da promiscuidade/incompetência/parcialidade jornalística nos jornais ou nas tevês, de investigação de negócios podres de "mendilhões" (neologismo fabuloso já e adoptado por muita gente, inclusive em blogues vermelhos, ou até no fórum mais comentado do SLB!), e de exposição da corrupção nas estruturas federativas/arbitrais (onde se evidencia a defesa do vídeo-árbitro), um trabalho quase sempre solitário, esforçado, dedicado, e certamente muito suado, cada vez mais reconhecido pela comunidade sportinguista e, eis aqui o "factor diferenciador" de um adepto/bloguista de eleição do Sporting Clube de Portugal, pelos adeptos de outros clubes...

    Muitos parabéns e...

    Viva o Sporting Clube de Portugal!

    ResponderEliminar
  58. Boa tarde, Mestre.

    No início do blog, quando só eu e mais um ou outro é que comentávamos, sabia que, dada a qualidade e a categoria dos posts, um dia o blog ia ser muito visitado e isto ia acontecer.

    Peca por tardio...mas muitos parabéns pela decisão.

    Cumprimentos,

    Whiplash

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva, Whiplash! (um dos primeiros 2 leitores - juntamente com o RP - a comentar aqui com regularidade, o que, nos primeiros meses do blogue, em que estamos na dúvida se há alguém do lado de lá, ajuda imenso a manter a determinação necessária para continuar a escrever)

      Um grande abraço!

      Eliminar
    2. Um grande abraço MdC.
      Um blog de leitura obrigatória e que visito religiosamente todos o dias.

      Eliminar
  59. Finalmente. Antes tarde do que nunca. Pouco comento, e quando o fiz falei quase sempre para me referir à necessidade de distinguir , contraditório, da ofensa. É importante permitir o contraditório, e por maioria de razão a crítica e a discordância; mas o insulto soez não podia ter lugar num blogue de conteúdo elevado, como é este. Aqui, Sportinguismo tem de ser sinónimo educação , objectividade (quanto baste) e pluralismo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais, Bond. É exatamente isso que desejo para a caixa de comentários.

      Eliminar
  60. Pergunte-se ao cego se quer ver. É claro que 90% dos quase 2.726.324 adeptos do SCP irão dizer que sim, que é bom haver 'moderação' dos comentários.. eu próprio apoio essa medida necessária, DESDE que não se confunda moderação com censura, com coartar da liberdade de opinião, de pensmento, de expressão, de ser diferente, de fazer o contraditório.

    Uma coisa é limpar o tasco de inveterados indigentes, outra coisa é cair no erro, na tentação de impedir os comentários que não digam amen com a doutrina oficial do partido, da seita, do clube... e, pior, censurar os comentários que ousem pôr em causa a gestão do SCP, desde 2013 para cá. ISSO, será sempre censura, regresso à noite escura, ou como já o disse antes fazer figura de menino rico e mimado que acaba com o jogo e leva a bola embora debaixo do braço só porque está perder.

    E, claro, muita, muita hipocrisia dos Blogues rivais por ver este tasco perder clientela.
    Na vida real, sei de casos que até mandavam destruir, bater, armar confusão em bares rivais só para os deitar abaixo.

    E, claro a inveja, a pura ignorância de quem não é capaz de saber discernir entre uma provocação sem maldade e a pura maledicência de aldeia em que até no tempo da Inquisição se mandava queimar na fogueira quem ousasse pensar e dizer diferente. O próprio Galileu teve de se retratar e admitir que era o Sol que girava à volta da Terra. Ou, como em 1506 quando em Lisboa 'esborracharam' contra a parede homens, mulheres, crianças só porque eram judeus.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Massacre_de_Lisboa_de_1506

    Espero assim que não se confunda, repito, 'moderação' com censura, com perseguição só porque ousamos pensar e dizer diferente. Só porque ousamos caminhar diferente do rebanho.

    Porque a liberdade não é poder insultar e mentir e depois não aceitarem o contraditório.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. depende da forma como dizes o contraditório. uma coisa é vir aqui comentar o que o autor do blog dá a ti para ler. outra coisa é vires aqui com bazófias e argumentos em que nada tem a haver com o tópico inicial.

      Eliminar
    2. Não, moderação não é equivalente a censura. Será uma ferramenta utilizada para manter a discussão minimamente focada, e com princípios de respeito no tratamento entre quem cá vem.

      Eliminar
  61. Este é um blogue de um sportinguista, que leio religiosamente, dado o interesse das temas que nos são apresentadas, diariamente, pelo "Mestre de Cerimónias" e que me colocam a par da realidade do que verdadeiramente interessa, tanto mais que já, há muito tempo, não leio, nem consulto quaisquer dos 3 diários "desportivos" que se publicam em Portugal.
    Quanto à questão da moderação, julgo que era necessária, uma vez que já se tinham ultrapassado os limites do razoável, da decência e do adequado, em muitos comentários, de alguns elementos bem identificados.
    Reconheço que muitas vezes ultrapassei esses limites, em reacção a alguns comentários que classificava de boifiquistas, lampiursos, lampiões, etc., uma vez que não conseguia passar por cima da ofensa gratuita e do vilipêndio, ao nosso clube, aos nossos dirigentes, nomeadamente o nosso presidente, aos adeptos e até, em alguns comentários, ao autor deste blogue. A minha natureza beirã, não consegue ultrapassar, sem resposta, tais desaforos e insolências, pelo que me agrada sobremaneira a limpeza anunciada.
    Que a capacidade e a perspicácia do Mestre de Cerimónias nos continue a surpreender e que a polémica e o contraditório seja realizada, por sportinguistas, benfiquistas e portistas, nos limites do razoável, sem mentiras e sem a ofensa gratuita, são os meus votos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, A Martins. Espero ser capaz de garantir tudo isso que escreveu nessa última frase.

      Eliminar
  62. Não concordo mas aceito .

    Que remédio .

    E pronto, não digo valem merda, passo a dizer valem porcaria.

    Quando olhei para a foto pensei que era um fotoshop manhoso mas não é, espetaquele !

    Grande Deo .



    ResponderEliminar
  63. Boa noite, sou leitor assíduo do seu blog embora nunca tenha comentado, mas venho congratula-lo por esta decisão. O nível que atingiu e a maneira como chega à comunidade Leonidade cresceu de tal maneira que se tornou vítima de elementos desestabilizadores que tinha por único intuito desvirtuar uma discussão e partilha que se quer saudável.
    Os meus sinceros cumprimentos, e que continue por muito tempo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, zm, e vá deixando a sua opinião sempre que lhe apetecer. Um abraço.

      Eliminar
  64. Parabens pela decisão.

    Nao tenhas duvidas que vai voltar a descambar se não houver controlo. A liberdade de expressão acaba quando a intenção e maligna.

    Por mim ate não me importava, se estivesse sem nada para fazer (ou me pagassem!), de passar o dia a desmontar a argumentacao ridícula carvoeira dos trolls que aqui aparecem incluindo os bem falantes.

    Porque no fundo, trata-se de esclarecer as pessoas, especialmente as que são levadas facilmente por ignorância ou desatenção. E porque ate e divertido, mas e preciso muito tempo.

    Doutra maneira nao pode ser. Por muita paciência que a maioria tenha, ha sempre gente que e tirada do serio, nos quais me incluo. E ultimamente era so fazer scroll down. So ler o post (que e do melhor que ha na blogosfera leonina) e chega.

    Sim, um sistema que guarde os emails dos clientes habituais e que era.

    ResponderEliminar
  65. "I love the smell of nolamps in the morning..."

    Amanhã no OLX: "Aluga-se T1 a preço de T0".

    Parecendo que não, o MdC consegue lançar o terror no mercado imobiliário.

    ResponderEliminar
  66. Excelente decisão Mestre.

    Teras todo o meu apoio e compreensão.

    ResponderEliminar
  67. Fico feliz pelo regresso do Deo, porque é um jogador da casa que já deu muito ao nosso Sporting, mas olhando para o nosso plantel não tenho qualquer dúvida que é o jogador com menos qualidade (mesmo considerando o nosso jovem Varela). O que diz tudo do nosso plantel, é o melhor de sempre. A cereja em cima do bolo era o Dinavei :)

    ResponderEliminar
  68. Enquanto leitor assíduo acho que a moderação já era um mal temporariamente necessário. Pode ser que a técnica do espantalho funcione.
    Desculpa o off Mestre, mas alguém sabe quando é que os lugared da superior ou lateral da bancada B serão colocados à venda generalizada só para o clássico?

    Obrigado pela tua dedicação diária...! Sou tão frequente nesta casa que chego a ficar chateado quando não existem posts diários...!!!

    SL,
    MCM.

    ResponderEliminar
  69. Compreendo as reservas mas, tal como já me tinha manifestado em tempos, esta é uma medida necessária. Assim já dá mais vontade de ler os comentários e participar na conversa. Por isso MdC uma simples palavra chega para responder a esta medida e ao tremendo esforço que tem feito: OBRIGADO!

    ResponderEliminar
  70. Finalmente virei novamente ler comentários neste site... sinceramente já há um par de meses que já não conseguia ver mais tanta estupidez na caixa de comentários... Obrigado pelo bom senso e não ajudar a máquina propagandista dos tristes rivais.

    ResponderEliminar
  71. Caro mestre,
    Nesta caixa de comentários já não existia liberdade de expressão, apenas a tentativa de condicionar a liberdade de expressão dos demais, nomeadamente a tua. Da minha parte, voltarei com mais frequência aos comentários, algo que tinha deixado de fazer. Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico satisfeito por isso, Férenc. Um abraço.

      Eliminar
    2. Fico satisfeito por isso, Férenc. Um abraço.

      Eliminar