sexta-feira, 26 de agosto de 2016

As quatro movimentações de mercado de ontem

O dia de ontem foi bastante agitado em Alvalade, com duas contratações e duas saídas:

A contratação de André

Conforme escrevi há alguns dias, não me parece prudente estar a contratar um jogador que tem um passado com episódios pouco recomendáveis para um profissional de futebol - ainda para mais quando acabámos de deixar sair outro jogador bastante complicado. Mas a partir do momento em que André assinou contrato connosco, passa a ser um dos nossos. Merece, por isso, o mesmo apoio e paciência que todos os outros jogadores recém-chegados ao plantel. 

André é um 9, ou seja, vem para segunda opção na posição de ponta-de-lança. Pessoas cuja opinião prezo, e que estão muito mais atentas do que eu ao que se vai passando na liga brasileira, dizem-me que André é um jogador de área inteligente, com boa capacidade de definição na área, mas que não teve no Corinthians um sistema de jogo que favorecesse as suas características. Dizem-me também que a fama de mau profissional vem sobretudo de um episódio ocorrido há dois anos, mas que daí para cá não voltou a ter quaisquer problemas nesse capítulo.

Fica assim fechada mais uma lacuna do plantel. Que André consiga revelar as qualidades que levaram o Sporting a contratá-lo, ficarei muito feliz se me obrigar a retirar as palavras que escrevi sobre ele. Força, André!


A contratação de Douglas e a venda de Naldo

Duas transferências cujos valores ainda não foram divulgados - o que não é um problema, pois em setembro teremos acesso, no jornal Sporting, ao quadro com todos os detalhes das transferências realizadas desde que o mercado reabriu -, mas que vêm ao encontro do desejo que há muito Jorge Jesus tinha de contar com Douglas. Um desejo que, face às cinco alternativas que já existiam no plantel, apenas se podia concretizar caso se conseguisse vender um dos centrais. 

O Krasnodar avançou por Naldo, um jogador que foi contratado há um ano por €3M, e que fez uma boa época, tendo sido bastante importante até à janela de transferências de verão. Não creio que se possa fala de uma contratação fracassada, mas para se fazer um balanço final é necessário saber se o Sporting conseguiu ou não recuperar o investimento.

Contra Naldo terá pesado a pouca qualidade com bola nos pés, o que prejudicava a 1ª fase de construção tal como Jesus a idealiza para o seu sistema de jogo, coisa em que Douglas é mais forte.


A saída de Aquilani

Um jogador que acabou por desiludir, mas que foi prejudicado pela incrível época que Adrien fez. Aquilani esteve num nível razoável nos primeiros meses da temporada passada, enquanto ainda era utilizado com frequência, mas entrou num círculo vicioso de pouca utilização / fraco rendimento à medida que Jesus foi encontrando soluções que emprestavam à dinâmica da equipa uma maior intensidade. 

Acaba por ser uma saída conveniente para o Sporting, pois o italiano tinha um dos maiores salários do plantel. O dinheiro que se poupa no ano de contrato que ainda faltava cumprir, poderá ser uma folga importante num eventual reforço de última hora que ainda possa surgir.