quinta-feira, 11 de agosto de 2016

(Des)esperando pelo ponta-de-lança

A dois dias da estreia oficial na nova época, o Sporting continua à procura de um ponta-de-lança que possa repartir com Slimani a responsabilidade de colocar a bola nas balizas adversárias. 

O reforço desta posição já era uma necessidade previsível no início da pré-temporada, em virtude da volatilidade psicológica de Teo Gutierrez e do insuficiente rendimento de Hernan Barcos. No entanto, compreende-se que por uma questão de gestão orçamental - o clube já estava no limite do que pode gastar em salários -, a contratação de um avançado que faça efetivamente a diferença estivesse dependente da dispensa dos que já cá estão. E houve ainda o azar adicional da lesão de Spalvis, que poderia ajudar a disfarçar esta carência.

Entretanto, já há alguns dias que Teo e Barcos foram colocados, mas o tão desejado reforço ainda não apareceu.

Compreendo os constrangimentos, as dificuldades e os imprevistos que nos colocaram na situação atual, mas o que é facto é que o Sporting irá subir para o relvado no próximo sábado sem um ponta-de-lança de raiz no onze. Apesar de o Sporting continuar a ter a obrigação de vencer o Marítimo, estará a correr riscos adicionais que seriam evitados caso tivéssemos o plantel fechado. E depois seguem-se a visita a Paços de Ferreira e a receção ao Porto.

Isto significa que a direção deveria fechar a contratação possível em função da data da primeira jornada? Obviamente que não. A época tem dez meses, pelo que não faz sentido ficarmo-nos por uma solução inferior sem esgotar todas as hipóteses de mercado. Mas a verdade é que as expetativas estão altas, o tempo não corre a nosso favor e não temos os mesmos meios financeiros que muitos outros clubes de ligas mais atrativas do que a nossa para atrairmos jogadores de qualidade acima de qualquer suspeita. Por tudo isso, é mais provável que o mês de agosto feche sem a tal truta do que o contrário.

Truta ou não truta, o mais importante é que venha alguém que encaixe no sistema de Jesus e valha golos, muitos golos. Vamos ver o que os próximos dias (ou - hopefully not! - semanas) nos reservam.