sábado, 6 de agosto de 2016

Ensaio geral

Depois de um particular com o Bétis - que serviu para Jorge Jesus fazer mais algumas experiências - que alternou entre bons momentos coletivos com períodos de algum desnorte defensivo e terminou em (mais uma) derrota -, o encontro de ontem com o Nice pareceu ser levado mais a sério de forma a servir de ensaio geral para a partida inaugural do campeonato contra o Marítimo.

O treinador colocou em campo aquele que, previsivelmente, será o onze inicial contra os insulares - exceção feita, talvez, a Jefferson -, e as indicações dadas durante a primeira parte foram globalmente positivas. É verdade que os primeiros quinze minutos não foram famosos, com alguns lapsos de marcação que causaram um par de situações que geraram calafrios, mas a partir daí a equipa pegou no jogo e conseguiu realizar movimentos ofensivos interessantes que acabaram por esbarrar na falta de presença de área ou na falta de capacidade concretizadora de Bryan Ruiz. Isto deverá servir de aviso para o próximo sábado: será necessário colocar, desde cedo, uma grande intensidade ofensiva para gerar um elevado número de oportunidades, pois não deveremos contar que seja um dia de grande eficácia na finalização.

E é também (muito) por isto que os resultados na pré-época foram o que vimos: a ausência de um ponta-de-lança (Slimani apenas foi titular uma vez, e aguarda-se uma alternativa que dê a profundidade que o plantel tanto necessita) na esmagadora maioria dos minutos realizados condicionou a pré-temporada. Aliando este fator ao elevado grau de dificuldade dos adversários, fica mais fácil perceber como se alcançou uma percentagem tão baixa de vitórias. É importante, por isso mesmo, que se feche tão depressa quanto possível a contratação do ponta-de-lança. Esperemos que, enquanto não houver uma alternativa / complemento a Slimani de qualidade indiscutível, a equipa consiga não perder pontos que poderão ser lamentados mais tarde. Apesar de tudo, é preferível que se procure a melhor solução ao nosso alcance, mesmo que seja mais demorada, do que comprar só por comprar... espero que a paciência de todos - direção, equipa técnica e adeptos - seja recompensada no final.

P.S.: Rui Patrício esteve impressionante. O melhor é que isto está mais cada vez mais próximo de ser o normal nele, do que um momento de forma excecional.