domingo, 14 de agosto de 2016

Estreia abençoada pela Estrela e pela estrelinha

Se o primeiro jogo oficial de uma época traz sempre uma dose de ansiedade extra (pelo menos a mim), este tinha a pressão adicional de sermos obrigados a alinhar sem nenhum ponta-de-lança - o que, convenhamos, é uma situação aborrecida quando se quer ganhar um jogo. Jorge Jesus fez algumas mexidas já levando em conta a ausência de uma referência no ataque e a previsível falta de presença na área adversária, mexendo nas laterais - colocando João Pereira e Jefferson - e posicionando João Mário como 9,5 no "apoio" a Alan Ruiz. Bryan Ruiz jogou mais encostado na esquerda, e Gelson Martins fez as despesas no flanco direito.

A equipa não perdeu tempo e produziu um futebol agradável, com trocas de bola dinâmicas à espera da melhor oportunidade para servir um colega em desmarcação, e encostou o Marítimo à sua área. As oportunidades de golo não foram imensas, como se esperava, mas foram as suficientes para resolver o jogo de forma tranquila. O golo surgiu de bola parada, com assistência de João Mário para cabeceamento de Coates.

Há que referir, no entanto, que o Marítimo, apesar de chegado poucas vezes à área do Sporting, teve as duas melhores oportunidades não convertidas da partida. Aí, uma das Estrelas da equipa (Rui Patrício) e a estrelinha (da sorte) estiveram connosco, e foram decisivas para que o Sporting fosse para o intervalo em vantagem.

Na segunda parte, após uns cinco minutos mais apáticos, o Sporting encostou o Marítimo às cordas e só parou quando Bryan Ruiz (que, felizmente, foi atrapalhado por um defesa do Marítimo, que pode ter impedido que o costa-riqueno falhasse mais um golo de baliza aberta :) ) marcou o golo da tranquilidade. A partir daí geriu-se o jogo e não houve grande história até final.




Ruuuuuuuuuuuiiiiiii!!!!! - os guarda-redes não marcam (ou raramente marcam) golos, mas há defesas que valem como golos. Aquela que fez aos pés de Babá foi uma dessas defesas. Já eu estava a rogar as pragas do costume de quando o Sporting sofre um golo, quando Patrício fez a sua magia. Na segunda parte foi obrigado a uma outra defesa complicada a um remate cruzado, e esteve muito certinho no tempo de saída aos cruzamentos. Apenas um meio-deslize, perto do fim, quando fez um passe rasteiro mal direcionado.

Adrien, um líder em campo - fez um bom jogo, mas prefiro destacar a forma como esteve interventivo com os colegas: a corrigir posicionamentos dos colegas, a indicar aos companheiros com a bola por deviam seguir na saída para o ataque, ou a dar força a Gelson após um erro defensivo. Está feliz no Sporting, ganhou estatuto que lhe poderá permitir vir a ser um dos grandes da história do clube, e o Sporting está feliz por ter um jogador assim.

Quem não tem cão, caça com gato - na ausência de Slimani e de alguém que servisse de referência nos lances de ataque, nada como recorrer às bolas paradas para desbloquear um jogo. Valeu o excelente cabeceamento de Coates que, apesar de agarrado pelo adversário (era penálti), fez bom uso do seu metro e noventa e seis e meteu a bola dentro da baliza. Um recurso sempre importante, que se espera que valha muitos golos ao longo da época.

Gelson de duas faces - esteve complicativo na primeira parte - pareceu indeciso com a bola nos pés e cometeu vários erros ao decidir como dar sequência aos lances -, mas melhorou bastante após o intervalo. Fez o cruzamento para o segundo golo, e já antes tinha oferecido outro a João Mário. Vamos ver se recupera o espírito prático com que terminou a época passada. 

Oportunidade aproveitada - uma das surpresas no onze titular, João Pereira revelou grande dinâmica no flanco direito, quer a defender (com exceção no lance da defesa de Rui Patrício; na bola na barra foi apanhado em contrapé pela perda de bola de Alan Ruiz e não teve tempo para se reposicionar), quer a atacar. Teve um papel importante no segundo golo, iniciando a jogada e aparecendo depois ao primeiro poste - que nem ponta-de-lança - para deixar a bola passar para Bryan Ruiz. Demonstrou a Jorge Jesus que pode contar com ele.




Como já se estava mesmo a ver, o desperdício na finalização - João Mário ficou a dever dois golos à equipa (teve uma terceira oportunidade, muito bem defendida por Gottardi), Coates por pouco não bisou na segunda parte na sequência de um livre, Alan Ruiz podia ter direcionado melhor um remate da direita, ainda no princípio da partida. Quatro ocasiões que deveriam ter sido melhor finalizadas, em alturas em que o resultado ainda estava em aberto.

Oportunidade desperdiçada - Jefferson foi a outra surpresa na equipa que iniciou a partida. O brasileiro nem esteve mal na generalidade do tempo, mas a passividade defensiva que por vezes demonstra é um perigo para o coletivo. No lance da defesa de Patrício, Jefferson devia ter seguido Babá, mas ficou parado ao ver que o jogador do Marítimo que seguia pela esquerda não tinha ficado em fora-de-jogo. Na jogada em que Ghazaryan mandou a bola à barra, teve uma atitude completamente passiva (a par de Rúben Semedo). Estas falhas de concentração complicam-lhe a vida, o que é uma pena, considerando aquilo que oferece ofensivamente. Bruno César substituiu-o ao intervalo, e esteve bastante melhor. 



Alan Ruiz - foi obrigado a jogar fora de posição, pelo que deve ter o desconto devido por lhe terem sido pedidas funções que normalmente não tem que cumprir. Junto à baliza foi inexistente, mas mostrou bons apontamentos quando descia para dar apoios frontais aos colegas. Promete.

Bruno Paulista - poucos minutos em campo, mas o suficiente para exibir a sua qualidade de passe em duas ocasiões em dois lançamentos longos. Fico com curiosidade de ver mais do brasileiro.

Lembrando Moniz Pereira - simples mas tocante homenagem antes do jogo. Até sempre, Professor.



Em teoria, parece-me que não teremos jogos tão fáceis como este seria se não tivéssemos de jogar sem pontas-de-lança. A missão era, por isso, mais complicada, mas foi cumprida sem grandes sobressaltos. Seguem-se dois jogos complicadíssimos: Paços de Ferreira e Porto.

29 comentários :

  1. Que surpresa e alívio!... Será uma nova era?...
    Concordo inteiramente com a sua análise, caro MdC. Em tudo. A vinda de um LE (Jefferson nunca defendeu tão mal, apesar de nunca ter sido bom!) e um PL era para ontem!
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jmfigueiredo, para mim o Bruno César dá perfeitamente para os gastos contra 80% das equipas no campeonato. Não fico chateado se fizermos a época com o que temos.

      Eliminar
    2. Para mim, não saindo mais ninguém (já a contar com a saída de J. Mário), um PL fechava o plantel.

      (claro que Aquilani, Marvim e um dos 3 centrais [Oliveira, Ewerton ou Naldo] têm de sair).

      Eliminar
  2. Que surpresa e alívio!... Será uma nova era?...
    Concordo inteiramente com a sua análise, caro MdC. Em tudo. A vinda de um LE (Jefferson nunca defendeu tão mal, apesar de nunca ter sido bom!) e um PL era para ontem!
    SL

    ResponderEliminar
  3. Dizia o Mayo Ventura ontem no CMercado que o Sporting preocupa na defesa. Mantendo os 5 de Janeiro não há que preocupar até porque até um deles marcou golo e outro salvou o que tinha pra salvar.
    Olhando pro outro lado com rodopios na baliza constantes e lesão de luisao ... enfim tomara a nossa preocupação fosse só o sector defensivo.
    Urgente pokemon pro lugar do slimani. Uma birra de verao/natal/ramadao ou uma mão da APAF e do CA da FPF vai ser um ao tio ao tio pra marcar outra vez!

    ResponderEliminar
  4. Dizia o Mayo Ventura ontem no CMercado que o Sporting preocupa na defesa. Mantendo os 5 de Janeiro não há que preocupar até porque até um deles marcou golo e outro salvou o que tinha pra salvar.
    Olhando pro outro lado com rodopios na baliza constantes e lesão de luisao ... enfim tomara a nossa preocupação fosse só o sector defensivo.
    Urgente pokemon pro lugar do slimani. Uma birra de verao/natal/ramadao ou uma mão da APAF e do CA da FPF vai ser um ao tio ao tio pra marcar outra vez!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, então nem imagino o que o Ventura terá dito da defesa da equipa dele...

      Eliminar
  5. Excelente jogo de J. Pereira, Gelson, William e Adrien. Patrício, esse, está sempre num nível já quase transcendental (pelo menos para nós).

    Boas sensações, mas reforços nem vê-los.
    Que ontem tenha sido o fim da brincadeira em colocar Schelloto a titular ou outro qualquer na esquerda, ao invés de B. César.

    um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto do Schelotto, Cantinho... Não é um craque, mas tem características que o tornam muito útil com um médio direito que goste de explorar o espaço interior.

      Eliminar
    2. E estás no teu direito :-)
      Eu não gosto. Acho que ele segue 2 linhas (a lateral e a de fundo - quando sabe que tem de parar). E em termos defensivos gosta demasiado de ir atrás do jogador, deixando muito espaço atrás. Creio que tem uma dimensão física excelente e que podia ser muito bem aproveitado naquela posição.
      Não me choca que esteja no plantel. Choca-me que seja titular (a não ser para dar descanso a um titular ou para cobrir castigos desse mesmo titular).

      Eliminar
  6. Bom jogo, excelente para inicio de campeonato, gostei bastante da dinâmica da equipa na segunda parte, apesar da falta de profundidade devido ausência de Slimani, mas a equipa soube trocar bem a bola no meio campo do adversário e pareceu-me muito melhor do que nos jogos da pré-época, uma exibição ao nível da época passada com controlo quase total do adversário e com alguma sorte a mistura, mas o Sporting podia também ter construído um resultado bem mais volumoso, o João Mário fartou-se de falhar golos, (só sai depois de fazer um hatrick!!)

    Gostei bastante do João Pereira, parece em boa forma física, excelente William Carvalho no meio campo, Adrien dentro do mesmo padrão da época passada a ser barómetro do meio-campo e o Sporting no geral a ter uma exibição agradável

    Alan Ruiz é um muito bom reforço, consegue receber a bola em zonas apertadas e ganha muitas faltas, segura bem a bola e quando se vir para a baliza é um jogador bastante vertical em progressão, um jogador que pode fazer 2 ou 3 posições e que com aquela qualidade técnica toda vai dar muito a esta equipa.

    De resto, aí estamos nós para lutar nesta mentira de campeonato Português, como cantam os adeptos, vai ser um longo e duro caminho cheio de armadilhas e peripécias, que a sorte nos proteja, porque nós Sportinguistas já merecemos a muito tempo ganhar isto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O William também esteve bem, de facto. Sabemos que pode fazer ainda melhor, mas foi importante ontem.

      Eliminar
  7. Concordo com quase tudo Mdc... quase...

    ...para mim Jeff ja é carta fora do baralho...
    ...defender é 0, e cruzamentos para as couves sao muitos ...
    ...sim eu sei, ja assistiu i Slimani no penúltimo jogo mas isso foi de livre, a cruzar em movimento por sua causa perdemos dezenas de lances estupidamente...

    A concretização é algo que eu ja reparei e ate nos jogos da equipa B, os nossos jogadores sao demasiado agarrados á bola, os "rodriguinhos" sao muito bonitos quando resultam, mas penalizam-nos muito, porque nem sempre saem bem, e os nossos jogadores abusam deles. Existe pouca espontaneidade no remate, assim de repente so me lembro de dois na nossa equipa que rematam sem pedir licença; Adrien e Bruno César.
    Acho que é algo que ja vem de trás, e um assunto que deveria ser abordado logo na formação. Jogar a dois toques e com os jogadores em constante movimento na tentativa de abrir linhas de passe, é a única hipótese de desmontar os autocarros que vao aparecer durante a época.

    Os lances de bola parada, estamos MUIIIto melhores, e essa era um dos nossos "calcanhares de Aquiles" em anos anteriores.

    PS:Vi o jogo na companhia de outros Sportinguistas, quase todos eles "borrados" pela falta de Slimani, algo que me pos logo de cabelos no ar, e ao que respondi "Mas vamos jogar com 10!?".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu simpatizo com a ideia de se procurar constantemente um colega em melhor posição para finalizar, mas o que é facto é que por vezes o ótimo é inimigo do bom, e perdem-se oportunidades de bisar a baliza com boas probabilidades de êxito para se fazer mais um passe ou finta. Há que arranjar um equilíbrio. E ajuda de facto se tivermos jogadores que sabem rematar...

      Eliminar
    2. è isso mestre acho que todos gostamos dos "rodriguinhos" e ate concordo com eles se tivermos de progredir no terreno, e o jogador sem opcoes de passe tente o 1 pra 1, mas perto da área tem de se tentar rematar mais vezes, tentar encontrar o tal equilíbrio que referes, e acho que isso passa um bocado pela falta de discernimento e calma típico de jogadores ainda jovens, por isso referi que é uma aresta limar na formação... O jêjê trata disso...

      Eliminar
  8. Excelente MdC . Apenas referir que se denotou as nossas lacunas. Urgente um LE apesar de Marvin e Bruno Cesar darem e talvez Pedro Empis. Eu acho o Emmanuel Mas caro 4M e velho 27anos prefiro o Vasco Regini 2,5M e de 25anos ou Nicolai Boilesen 24 anos e livre ex Ajax. E depois a questão do ponta de lança ou talvez dois digo eu. Com o uso do site transfermarkt .pt fiz uma lista com um valor inferior a 5M : Martín Benítez,Ishak Belfodil,Ebenezer Assifuah,Lukas Hinterseer,Lars Veldwijk,Nabil Ghilas,Rafael Martins,André Claro,Nicklas Bendtner(livre). Mas para já dar oportunidades a Ronaldo Tavares e outros da equipa b. O nunoalexctx fez um bom comentário precisamos de mais jogadores que rematem ha baliza em frente da grande área e estudar mais as jogadas de bolas paradas e colocá-las em pratica . Um bem haja a todos e Saudações Leoninas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claudio, não conheço o Mas, mas desconfio automaticamente de jogadores de 27 anos que nunca jogaram na Europa. Vamos ver o que aí vem...

      Eliminar
  9. Concordo com quase tudo! Menos com Joao Pereira! Na 1a parte os lances de maior perigo foram todos pelo seu lado! No entanto a nivel ofensivo esteve bem.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Fernando Reis, esqueceu-se do (não) apoio do Gelson...
      SL

      Eliminar
    2. Caro Fernando Reis, esqueceu-se do (não) apoio do Gelson...
      SL

      Eliminar
    3. nem acho que a culpa do lance que deu na grande defesa do RUI, fosse culpa do JP, a bola é bem jogada pelos jogadores do Maritime...

      Para alem do que O Jmfuigeiredo realçou, ainda vi ali dois erros:

      1- RSemedo intrepreta mal a jogada e da um passo para a frente na esperança de deixar em fora jogo o atacante adversário, esqueceu-se foi de que ambos estavam ja para la da linha de defesa leonina, esse pequeno passo para a frente deixou-o completamente fora da jogada quando tentou recuperar a posiçao...
      2- O defesa esquerdo leonino pura e simplesmente anda aos papeis, e ate no alivio teve muita sorte, em a bola ir para aos pes de um jogador do Sporting.

      Isto é bem visivel no post que o MdC fez sobre a defesa do Rui Patricio.

      Eliminar
    4. Nao digo que seja o unico culpado mas a maioria dos lances de perigo vieram do lado dele. Prefiro o Schelotto.

      Eliminar
    5. Tenho de concordar pois ate estava a gostar do Schelotto na pré-epoca .

      Eliminar
    6. Schelotto e uma autentica locomotiva! Forte fisicamente e rapido! Para mim e superior a Joao Pereira em termos defensivos. E mesmo em termos ofensivos nao fica atras!

      Eliminar
  10. é + ou menos tudo isso. um jogo tranquilo (pese embora 2 oportunidades do marítimo).

    lateral esquerda, substituto de joão mário e 2 homens de área - é o que eu peço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já só peço 1 homem de área de qualidade indiscutível, mas dois de facto não prejudicavam as nossas hipóteses. E ainda não percebi o que será o Meli no sistema de jogo de JJ, pelo que não excluo a necessidade de um 8.

      Eliminar
  11. ... e mandar embora o refugo: vindo um lateral esquerdo, despachar o jefferson e o zeeg.
    Ewerton tb ia de mercha

    ResponderEliminar
  12. Grande, onze; Péssimo banco. Vão ter problemas quando tiverem 6 jogos em sensivelmente duas semanas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. concordo... e na minha opiniao, é nisso mesmo que se estao a basear as contrataçoes ddo Sporting...

      Eliminar