sexta-feira, 19 de agosto de 2016

O jogo do Rafa


Nos últimos dias, os avanços e recuos das negociações entre o Sporting e o Inter por João Mário têm atraído a maior fatia das atenções dedicadas ao mercado de transferências, mas convém não esquecer que ainda está em curso uma outra saga negocial, com uma grande diversidade de protagonistas e bastante mais confusa: a venda de Rafa.

Segundo rezam as crónicas, António Salvador quer receber os 20 milhões da cláusula de rescisão. É legítima essa pretensão, mas isso não quer dizer que os interessados lhe irão fazer a vontade, pois falamos de uma verba incomportável para os cofres de qualquer clube português - a não ser, claro, que se esteja a falar de 20 mendilhões.

É indiscutível que Rafa é um excelente jogador, parece-me que tem valor para fazer parte do plantel de qualquer clube em Portugal, mas 20 milhões é, para além de uma verba assustadora para o diretor financeiro da SAD que os tiver que pagar, um valor excessivo para o que o jogador demonstrou até agora. Não quer dizer que não venha a valer isso, mas jogar no Braga não é o mesmo que jogar nos grandes - e mesmo no Braga, os números, sendo interessantes, não são espantosos: no campeonato da época passada marcou 8 golos e fez 3 assistências, em 30 jogos.

Acredito que o Porto tenha muito interesse no jogador. Partindo do princípio que Brahimi está perto de sair, não abundam os extremos de qualidade no plantel. O problema está nos valores pedidos, que, à partida, não serão fáceis de atingir em função da atual situação financeira do Porto: falhou o cumprimento do Financial Fair Play, ainda não fez qualquer encaixe com vendas de atletas, não sabe se terá acesso aos milhões da Liga dos Campeões, e já gastou cerca de 23 milhões em aquisições (Telles, Layun, Felipe e Depoitre).

Em relação ao Benfica, não há motivos para tanto interesse, considerando a quantidade e qualidade das opções que existem para as posições que Rafa pode fazer. Eventualmente terá mais espaço como suplente de Jonas do que como extremo, mas, mesmo assim, não deixam de ser 20 milhões por um jogador que, provavelmente, será suplente. É verdade que o Benfica já fez algo de semelhante com Jimenez, mas será que estará interessado em repetir a dose?

Está também por perceber o papel de Jorge Mendes em todo o processo. Considerando a relação íntima do empresário com o Benfica, a reaproximação recente ao Porto (pelo menos a chegada de Nuno Espírito Santo indicia isso), a enorme influência que tem sobre o Braga e a percentagem de passe que tem do jogador (apesar de, há uns dias, O Jogo ter noticiado que o Braga a recomprou - o que me parece duvidoso), para que lado irá pender a sua influência? Esta será, provavelmente, a revelação mais interessante que o desfecho desta novela dará a conhecer.

EDIT 10h00: Segundo os jornais de hoje, o Benfica parece ter ganho a corrida pelo jogador.