quarta-feira, 31 de agosto de 2016

O regresso de Elias

Em primeiro lugar, dirijo-me aos leitores que ontem foram para a cama antes das 23h30 e acordaram há pouco:

Sim, é mesmo verdade, Elias (sim, esse Elias) vai voltar ao Sporting.

Fiquei chocado, como qualquer sportinguista que na altura tomou contacto com a novidade. Após a novela da saída de Elias, ainda hoje na memória de todos pelas discussões na praça pública entre Bruno de Carvalho e o pai do jogador e pelo afastamento do brasileiro para a equipa B, nunca pensei possível que alguma vez regressasse ao Sporting.

No entanto, vou ser sincero: se ambas as partes enterraram o machado da guerra e souberem ultrapassar as divergências passadas, penso que a contratação de Elias pode ser uma excelente manobra de mercado. Falamos de um jogador que tem muita qualidade. Demonstrou-a a espaços na primeira época em Alvalade e nas épocas em que esteve no Corinthians - ao contrário de André, os adeptos do clube brasileiro reagiram em fúria ao anúncio da sua partida para Lisboa -, e se vier de cabeça limpa, pode efetivamente ser uma mais-valia desportiva, pois tem características que encaixam bem no sistema de Jesus e que podem ser bem aproveitadas pelo treinador.

Sim, é verdade que a segunda época de Elias foi miserável, mas a conjuntura na altura era a pior possível: plantel sem qualidade, existência de salários em atraso, e um clube à deriva e sem liderança. Elias encontrará agora um Sporting muito diferente, que terá muito mais condições para tirar proveito das suas qualidades. Esperemos que o Sporting também encontre um Elias mais maduro, disposto a aplicar-se a 100% para se afirmar no clube.

Precisávamos de um 8 que fosse uma alternativa real a Adrien Silva. Se o capitão ficar, ficaremos com a posição muito bem preenchida. Se houver uma proposta irrecusável por Adrien, então, pelo menos, já não seremos apanhados de calças na mão

Em teoria, é uma boa jogada de mercado do Sporting. Ainda estão por conhecer os valores envolvidos, mas é preciso lembrar que o Sporting tinha ainda 50% dos direitos económicos (partilhados com a QFIL). O último dia de agosto promete ser diabólico.


93 comentários :

  1. A confirmar.se a venda adrien slimami por valores a rondarem os 70 milhoes,.....obrigado adrien,obrigado sli e mto obrigado presidente,exvelente o q tem feito em prol do sporting.
    Elias....excelente reforço um 8 com um pulmao enorme,motivado,a ser treinado por jj e com o salário pago vai ser uma das revelaçoes da nossa liga.
    Apesar das saidas atrevo.me mesmo a afirmar q estamos com um plantel mais forte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. bruno Borges, permita-me que altere um pouco a sua frase: "obrigado Sli, foste, apesar de uma atitude menos correcta há duas épocas, um grandíssimo profissional. Deixaste tudo em campo. Obrigado Adrien, apesar de teres deixado tudo em campo, um excelente profissional, foste indecente nos últimos dias! Porque quase nos tínhamos esquecido do que aconteceu quando se falou que ias para o fcp!
      Desculpe, amigo. Esta é minha versão, para mim, um pouco mais justa. Mas isto são gostos!
      E que o Elias se encarregue de dissipar a má impressão que deixou!
      Saudações Leoninas

      Eliminar
  2. Esta contratação só pode ter dois significados: ou Adrien sai, ou fica e vai ser encostado.

    Entre as duas, prefiro que saia. O meu sogro dizia e bem, a meu ver: jogador de futebol é burro. Quando há um que é inteligente, é um craque.
    Adrien tinha tudo para sair pela porta grande de Alvalade, pese embora comportamentos anteriores. Mas preferiu assim: sair pela pequena...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não faz sentido. Não temos alternativas ao Adrien e esta contratação é a alternativa. Se Adrien sair tem que entrar mais alguém para o substituir

      Eliminar
    2. Alternativa ao Adrien?! Meli e Wallyson.

      Eliminar
  3. Entre tudo o isto o que me chateia mais é o novo empréstimo do Iuri. Não faz sentido depois da época que fez no Moreirense. Merecia fica no plantel e ir tendo oportunidades aqui e ali para se mostrar.
    Quanto ao Elias, não gosto e nunca gostei. Só faz sentido voltar se for para ir para a China em Janeiro. Para mim apostava-se no Esgaio e no Wallyson para aquele lugar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não me agrada nada o novo empréstimo do Iuri, Tiago.

      Eliminar
    2. Apesar de ser bom com os pés, Iuri tem um grande problema: a cabeça.. fraco psicologicamente. Pode ser que regresse no mercado de inverno.

      Eliminar
    3. O Wallyson não é um Box 2 Box ja o Iuri entre o ficar no Banco ou Rodar prefiro a 2 escolha e até torna-se util a Rodar e a Lixar os nossos Adversarios e vira ainda mais Maduro

      Eliminar
    4. J1906, MdC, Paulo Canhão, boa tarde. Também ao Tiago que lançou a acha...
      Iuri é um grande talento... sem cabecinha.
      Do Iuri, dir-se-ia que no Moreirense, jogavam para ele. No Sporting e com o grau de exigência de JJ, a vocação atacante de Iuri não lhe pode agradar. Defender é com os outros...
      Pode ser, o que duvido, que aprenda com mais um empréstimo. E, friso, o Sporting, deveria salvaguardar-se de ataques rivais...
      Saudações Leoninas

      Eliminar
  4. Já estou resignado com as saídas de Adrien e Slimani. Just get it over with! Torço muito o nariz a Elias. Espero estar enganado, mas não me entusiasma minimamente. Jack Wilshere já seria outra história, e se vai ser emprestado a um clube do fundo da tabela da liga inglesa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Wilshere tem um problema enorme: está sempre lesionado. Fez 25 jogos nas últimas duas épocas. http://www.transfermarkt.com/jack-wilshere/verletzungen/spieler/74223

      Eliminar
    2. É verdade, MdC, mas mesmo assim preferiria arriscar nele do que no Elias. :( Eis a extensão da minha desconfiança... Ainda tenho na memória a forma como se arrastava em campo, e ainda mandava vir com os adeptos que o assobiavam... Mais 3 milhões empatados nesse bundão, agora com 31 anos... Se é para jogar dinheiro fora, deem-no antes a mim :)

      Eliminar
    3. Mesmo, e daí a alcunha "carinhosa" com que o brindaram em Inglaterra: Jack Wheelchair

      Eliminar
    4. Isso e o facto de preferir continuar a jogar em Inglaterra...

      Eliminar
  5. Elias tem 31 anos.Ja nao e o jogador explosivo que aguenta os 90min no meio campo..Vamos perder desportivamente com este negocio.Alem do mais o Adrien ja estava entrosado com a equipa e colegas,o Elias nao.Acho que foi um mau negocio para o SCP e acho que BDC falhou desta vez.A sua obrigacao e para com o SCP,nao e para os jogadores e nesta situacao acho que o SCP ficou a perder desportivamente.Primeiro foi J.Mario que saiu abaixo da clausula,depois foi slimani que foi vendido sem haver clausula de rescisao,agora e o Adrien que tem uma clausula de 45milhoes e o BDC vai vende lo por 25+5objectivos.
    Cada cabeca sua sentenca mas para mim foi um mau negocio para o SCP em termos desportivos e BDC esta a comecar a vacilar..
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anedótico o teu comentário. O Sporting precisa de vender e vendeu como nunca. O BdC falha como todos, principalmente quando reage a tudo, mas neste capitulo mostra-se um Mestre. Precisamos de pagar a divida e "recomprar" as Vmocs.

      Eliminar
    2. O Zanetti e o Cafu riram-se dessa da idade.

      E para quem está à beira de fazer 100M€ em 3 jogadores em duas semanas, o BdC pode vacilar à vontade.

      Realmente, há com cada um... dão a mão, querem logo o braço. Calma, homem! Deixem-nos trabalhar!

      Eliminar
    3. Realmente devias ser daqueles que estavam Bem era com negocios antigos? @Incognitus muito bem dito a pessoas que ainda continuam com uma visão turva devido aos ultimos 30 anos Gloriosos pelos quais passamos.

      Eliminar
    4. Preferia mantê-los a todos, mas pelos valores que estão a ser falados, acho que serão 3 excelentes vendas. Para além do mais, acho que, dentro das possibilidades, nos reforçamos bem com Bas Dost e Campbell. Já Elias...

      Eliminar
    5. Kind Nihilist, o comportamento do Elias quando por cá passou não é assim tão pior do que o comportamento do Adrien e de tantos outros.

      Para além disso o Sporting garante um jogador de selecção brasileira por cerca de 1 milhão de euros (diz-se que o restante corresponde aos 2 milhões irrecuperáveis que nos deviam). É um bom negocio de oportunidade, num jogador para o imediato e com baixo risco. Nunca conseguiríamos substituir o Adrien gastando menos de 10 Milhões.

      Se o Elias não vier com outra postura, em Janeiro despacha-se para um clube Chinês e, até lá, temos tempo de estudar uma boa solução que implique um investimento significativo.

      O Sporting com este negocio consegue ganhar tempo, porque não seria boa ideia investir à pressa (24 horas de análise) num substituto para o Adrien, até porque pode nem existir um bom jogador disponível. O empréstimo de um 8 dispensado de algum grande clube seria a alternativa, mas prefiro esta solução.

      Com este tempo que ganhamos até pode ser que encontremos o substituto dentro do plantel e nem seja necessário investir.

      Eliminar
    6. Não, Francisco, desculpa, o Adrien enquanto esteve em campo deu sempre o litro, mesmo neste último clássico em que já devia estar com a cabeça noutro lado. A postura do Elias em campo foi, a determinada altura, vergonhosa e roçou o insulto a quem pagou bilhete e paga quotas e contribuía para o salário godinhesco que o jogador recebia. E, seja como for, depois disto tampouco quero o Adrien de volta ao Sporting, da mesma forma que, ao João 'levem-me para qualquer lado, nem que seja para o Porto' Moutinho, nem de borla e depois de ganhar uma bola de ouro o aceitava. Há valores que não se sacrificam em prol de um plantel mais competitivo.

      Francisco, mas esses 2 milhões já não tinham sido abatidos na compra do André?

      E será que os chineses ainda o querem?

      Concordo que investir à pressa não é boa ideia, mas porque não aproveitar os recursos que já cá tínhamos? Meli, B. Paulista, A. Martins, Chico Geraldes, B. César, Wallyson...

      Eliminar
    7. Eu amo o SCP e a unica coisa que me interessa sao os Museus do SCP.150mil socios,media de 40000 espectadores no estadio,maior negocio TV em Portugal de sempre,receita da Liga dos campeoes.Precisamos de vender 2 campeoes europeus e um ponta de lanca unico no mundo para que?So se for para permitir a esses jogadores auferirem melhores ordenados.
      Dai a minha critica a BDC,ninguem e perfeito e prefiro o BDC a qualquer um dos croquetes dos ultimos 25 anos,mas nesta materia discordo com as decisoes de BDC.Espero que o tempo mostre que estou enganado.
      SL
      Ps:Dos lampeiros estou habituado a criticas estupidas,dos sportinguistas espero melhor!

      Eliminar
    8. Kind Nihilist, percebo o teu ponto de vista, mas temos de ter em conta que o Elias é um jogador de selecção brasileira (tecnicamente mais evoluído que o Adrien), sem qualquer ligação emocional ao clube e que logo na primeira época começa a jogar com salários em atraso ao lado de jogadores medíocres. Lembro-me que ele entrou na equipa a todo o gás e com o tempo foi-se desleixando (presumo que a partir do momento em que começou a ficar com os salários em atraso). Apenas jogava bem com os grandes para se mostrar e tentar a saída.

      De certa forma "compreendo" a postura dele, porque acho que 95% dos grandes jogadores teriam o mesmo comportamento nas mesmas circunstâncias (incluindo o Godinho a presidente).

      O que o Moutinho fez já é uma situação muito pior, porque comportou-se como um autentico cabrão com a equipa que fez tudo por ele.

      Se o André abateu a tal dívida o negocio fica pior, mas tenho dúvidas. Com a reputação que o jogador tinha acho que veio por valores bem mais baixos dos que a comunicação social avançou. De qualquer forma, comprámos um jogador que foi titular na última copa América pelo Brasil, que vem de uma época fantástica e por 2,5 milhões de euros. Não é a situação ideal, mas nenhuma seria caso o Adrien saia em cima do prazo de fecho.

      Apostar nos recursos que já tínhamos era muito arriscado, porque o Adrien é um jogador fulcral da equipa e se nenhum desses jogadores que referiste desse certo teríamos um downgrade brutal no nosso meio campo. O Elias é uma espécie de seguro. Se o Adrien sair ficamos com um jogador de nível idêntico para substituir. Se o Meli se revelar um grande craque tanto melhor, o Elias vai para o banco fazer de aquilani.

      O JJ é um gajo que não dá muita importância a ressentimentos antigos, sejam dele, ou de terceiros, o que ele quer é a equipa a ganhar. Lembro-me de ter tido problemas com o Cardoso, Eduardo Barroso, etc, mas depois faz as pazes e engole o orgulho. É o estilo dele e o BdC deve ter isso em conta, para conseguir engolir estes sapos.

      Eliminar
    9. Sim, Francisco, há algumas atenuantes, mas lembro-te que havia outros jogadores no plantel que, atravessando os mesmíssimos problemas, tiveram uma atitude completamente diferente. Dou-te como exemplo o Capel e o Rinaudo, que, por menos qualidade que tivessem, deram sempre o litro. Não, não aceito a postura dele.

      Seja como for, e como parece que o Adrien já não vai a lado nenhum, com sorte não terei que gramar com o Elias a pisar o relvado de Alvalade durante muitos minutos até, hopefully, o despacharem em janeiro para a China ou para o raio que o parta. Exige-se é, no mínimo dos mínimos, a remoção da braçadeira de capitão e um pedido de desculpas públicas do Adrien, que ainda por cima nos obrigou a estourar 2.5M num jogador que não é necessário. Era passar a pagar-lhe mensalmente em Elias até ele ficar proprietário da percentagem do passe que pertence agora ao Sporting :)

      Eliminar
  6. A ser verdade, o JJ mete-o na linha.
    Quanto à saída dos bons jogadores, também prefiro vê-los à disposição no nosso clube em vez dos milhões que eles possam dar. Mas tudo depende dos números e do jogador em causa. E sejamos honestos! Onde é que alguma vez sonhamos que alguém daria 15 milhões pelo Adrien, quanto mais 30? E não nos esqueçamos que a nossa maior venda de sempre foi de 25M. Todos os clubes precisam de dinheiro, muito mais o nosso, há que aproveitar a maré. Quanto à forma como o jogador sai, como o Adrien por exemplo, é problema dele. Porque para nós o que importa é o clube.

    ResponderEliminar
  7. Corroboro na integra a sua analise mestre! Elias tem muita qualidade (sempre teve).
    Na 1a passagem apanhou o pior SCP de que ha memoria, tendo, mesmo assim, mostrado lampejos de classe. No entanto tambem fiquei estupefacto com o seu regresso. A sua vinda e sinal que as divergencias foram resolvidas, portanto, passado o choque inicial compreendo e aceito o seu regresso.
    Acredito que desta vez vai ser um sucesso ate porque o SCP mudou para muito melhor!
    SL

    ResponderEliminar
  8. Não fiquei tão admirado assim, já no ano passado se falou nessa possibilidade do regresso do Elias! Quanto ao Adrien, da maneira com que fez que as coisas se desencadeassem espero muito sinceramente que lhe nasça um pessegueiro no cu com as galhas para dentro!

    ResponderEliminar
  9. Face aos valores falados, não há insubstituíveis... e a verdade é que o (bom) Elias tem muita qualidade e pode fazer bem a função... ainda por cima já conhece o futebol nacional.

    Assustador é o ruído / carvão habitual nesta fase da época... já é tradição começar a época com a campanha "Sporting favorecido" patrocinada pelos drampiões (ex. golos do Montero em fora de jogo, lançamento do João Pereira dentro do campo, etc, etc), visando condicionar os árbitros e ter o efeito inverso, sempre com sucesso... mas este ano é um exagero!
    O fifica empata com um penalti inventado e marca um golo com mão clara... mas o "colinho" é para nós?!
    É espectacular!

    E os papagaios do costume, todos a repetir a mesma mensagem depois do briefing habitual ao almoço, bem regado, claro... não há pachorra!
    Acho bem meter a baleia guerra em tribunal... esse verme é de longe o pior.

    Quanto às queixas dos corruptos do norte, era colocar um filmezinho com imagens dos clássicos da década de 80-90, em que até ao pescoço era canela (F. Couto, P. Santos, André, etc) e perguntar se são estes que se queixam?!

    Enfim, a campanha do costume, mas cada vez mais intensa, porque causamos mais apreensão... é bom sinal.

    SL
    Lanterna Verde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ridículo como há quem veja irregularidades nos dois golos do Sporting, Lanterna. Segundo o que ouvi dizer, até o As (jornal desportivo espanhol) criticou o Casillas por andar a reclamar por tudo e por nada sem razão.

      Eliminar
    2. Quando não se aceita a derrota, inventa-se.
      A caravana passa e nós ficámos com os 3 pontos.
      É o que interessa.

      Eliminar
    3. O Pintinho já parece o Vieira no que toca ao tema das arbitragens... Ou será o contrário? Uma vez mais estou confuso... As nádegas deixam-me desvairado.

      http://misterdocafe.blogspot.pt/2016/08/falar-de-arbitros-e-estupido-mas-ha.html

      Eliminar
    4. No primeiro golo do cska em moscovo na epoca passada todos se queixaram que era mao quando foi uma jogada parecida ao do segundo golo de domingo.
      Por ai se ve a vossa coerencia.

      Eliminar
    5. Também me lembro de um lance pior do luisão que foi marcado penalty e a lampionice veio contestar a decisão. E por aí? também se vê a vossa coerência? Hum..

      Eliminar
    6. Mestre, era interessante fazer um apanhado destas campanhas dos drampiões alegando benefícios ao Sporting no arranque da época nos últimos 3-4 anos... de certeza que o resultado seria interessante, principalmente cruzando com as 1as decisões desfavoráveis nas jornadas seguintes!
      Fica a sugestão!
      SL

      Eliminar
    7. So para acrescentar ao comentario do Lanterna... Jaime Magalhaes, Bruno Alves, Jorge Costa, Antonio Folha, Sergio Conceiçao, Joao Pinto, Bandeirinha... ui, ui, ui... ate doi só de lembrar!

      Agora percebo quando falam de um porto, "áporto"...

      Eliminar
    8. Este mundo parece virado ao contrário!

      Os adeptos do FC Porto a queixarem-se dos árbitros (sem razão nenhuma!), e da "violência" por parte dos jogadores do Sporting, mas satisfeitos porque têm uma equipa "jovem e com futuro"...

      Isto era o discurso eterno dos sportinguistas!

      Agora temos a melhor equipa, os melhores jogadores, e os mais experientes e com mais categoria, por isso é que o gigantes Coates (1.96 m) salta primeiro com as asas abertas (experiência) e o "inexperiente" André Silva vai lá com o queixo desprotegido e fica a chorar!


      Por isso é que o chorão do Otavinho (meia leca) vai ao confronto com o gigante William e sai a chorar!

      Por isso é que o William deu aquela rabia-circular no génio Óliver emprestado e sem lugar no atlético!

      Força Sporting!

      O Dominador agora somos nós!

      Eliminar
  10. Como sportinguista, estou farto de ser desenganado.

    Primeiro, o JJ. "O JJ? Foda-se!". Agora é o que se vê.

    Depois o Carrillo. "O Carrillo não renova? Foda-se!". Afinal não faz falta nenhuma.

    Entretanto a saída do João Mário. "Ficamos sem o João Mário? Foda-se, estamos fodidos!". Afinal não faz falta nenhuma e vencemos os últimos 2 jogos sem ele, um deles clássico.

    Agora o Elias. "Vão buscar o Elias? Foda-se!". Veremos como corre...

    In JJ & BdC we trust.

    ResponderEliminar
  11. A minha principal preocupação com este negócio prende-se com a idade do jogador (31 anos). Nunca teremos retorno financeiro e o no plano desportivo, o nosso histórico não me deixa muito descansado. Resta-nos o velho lema - ligeiramente adaptado - "in Jesus We Trust".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Retorno financeiro, de facto, não teremos. É uma contratação para render já.

      Eliminar
    2. Mesmo se vier, como se diz, por 3M? Capaz de render alguma coisa no mercado asiático, por exemplo.

      Eliminar
  12. Ontem cheguei a ficar preocupado com a saída do Adrien jogador que admiro e acho fundamental ao SPORTING, no entanto, após a noticia que li sobre o regresso do Elias fiquei tranquilo e confiante que vai ser uma excelente alternativa ao nosso Capitão.

    Se a época passada estava confiante, esta ainda estou mais... Perdemos jogadores nucleares como João Mário, Adrien Silva e Slimani,mas, também nos reforçamos bem e com qualidade.

    É certo que desportivamente vamos ficar a perder, pelo menos, até que os reforços ganhem entrosamento com a equipa e com as ideias do JJ.
    Financeiramente acho que é uma excelente manobra de mercado.

    A cereja no topo do bolo seria certamente as chegadas do Rafa e do Insua (caso Jefferson não fique).

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. RP, para mim o ideal seria ficar com Elias... e Adrien. Espero que não saia, desportivamente teremos muito a ganhar se houver concorrência deste nível para o lugar.

      Quanto ao Rafa, é muito bom jogador mas é muito, muito caro. Acredito que o interesse do Sporting tenha surgido apenas para forçar o Benfica a chegar-se à frente e pagar ao empresário.

      Eliminar
    2. O rafa que se F#%@ preferia o Pedro Santos a esse Ruivo, quanto ao Adrienn ninguem esta acima do Clube venha o Elias e temos tambem o Meli parece que ninguem se lembra dele agora deixem o JJ e o BDC trabalhar eu confio em ambos.

      Eliminar
  13. Realmente ter a memória curta é o grande defeito dos adeptos do futebol e o Mestre tem desmascarado isso como ninguém, quando se trata de adeptos dos clubes rivais. Infelizmente neste caso a falta de memória parece que o afetou a si próprio.

    Então o Elias tem desculpa por ter jogado a passo várias vezes e de propósito durante a pior época do clube, quando o clube mais precisava dele? Era imaturo aos 27 e será maduro aos 31? E porque será que muitos adeptos do Corinthians estão contentes com a sua saída por que ele "andava se arrasatando em campo esperando uma oferta de um clube chinês?".

    Eu não sei se ele vem ou se vai ficar mas, se ficar, vai ser para mim o segundo grande erro de Bruno de Carvalho (o primeiro foi a troca de Montero por Barcos) e nunca, mas mesmo nunca, vou apoiar um jogador como este Elias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chirola, eu não disse que o Elias tinha sido um bom profissional quando esteve cá. Não fez a parte dele, mas não nos podemos esquecer que o clube também não criou condições absolutamente nenhumas para que isso acontecesse. E sim, os adeptos do Corinthians ficaram furiosos com a saída do Elias.

      Eliminar
    2. Claro que o clube não criou condições para que ele se sentisse bem mas eu não me lembro de ter visto nas minhas décadas como adepto do Sporting um jogador mostrar tão claramente dentro de campo não estar contente com o clube que representa. Foi absolutamente vergonhoso o que ele fez nessa época. Quem não se lembra disto é porque, como muitos outros, tem a memória curta.

      Quanto à reação dos adeptos do Corinthians eu também tenho acesso a ela e não vejo uma unanimidade assim tão clara para dizer que os adeptos estão furiosos. Muitos estão zangados com o facto desta direção estar a vender a equipa quase toda e outros estão aliviados porque o Elias não estava a dar o litro. O Elias não estava a dar o litro?? Que coisa estranha.

      Eliminar
    3. Concordo com o chirola...

      Esta vinda do Elias é um erro tremendo, é como se um gajo fosse voltar para uma ex-namorada que apanhamos em flagrante com o ex-melhor amigo.

      Se há quem diga que segundos regressos em jogadores com primeiras passagens felizes são geralmente maus, segundos regressos com primeiras passagens horríveis são mau pressagio.

      O Elias é um bom jogador ninguém duvida disso, o contexto em que ele estava era mau, mas também se revelou intransigente.

      Eliminar
    4. 100% com o Chirola. A primeira e única vez na vida que assobiei um jogador do Sporting em Alvalade foi o Elias. A atitude dele em campo metia nojo. E vai este gajo substituir um guerreiro como o Adrien!? Um bundão preguiçoso que se faz aos lances com medo de partir uma unha!? 3 milhões por 50% do passe!? Terão perdido todos temporariamente o pleno uso das suas faculdades mentais? Para além do mais, o BdC, como Presidente-adepto, tem que saber que parte da massa adepta estará contra a contratação. Ao primeiro erro, caem em cima do jogador, que não é propriamente um modelo de força mental... Como diz o Ricciardo, tem tudo para dar errado...

      Eliminar
  14. Elias é quase um perfect-match para a saída do Adrien (com a diferente de mais idade e menos intensidade). O futebol nos pés está lá todo. O Sporting tem vendido bem, pena só tantas novelas e arrastar de tudo para o último dia. Em termos de entradas, exceptuando o Petrovic e André, tem tudo para dar certo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem mais idade (4 anos) e menos intensidade, mas tem mais técnica, melhor visão de jogo, passe, etc.

      Se o Adrien sair pelos tais 30 milhões que se fala é um negocio fabuloso que nos permitirá no futuro manter outros craques, como o Gelson, Semedo, William.

      Eliminar
  15. Para 8, é o melhor que podiam arranjar. Ou Elias ou Enzo.
    Já agora, artista, uma pergunta: A quem darías a braçadeira de capitão neste Sporting? Patrício?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adrien. :) Saindo o Adrien, suponho que passe a ser o William, pois o JJ quer que seja um jogador de campo.

      Eliminar
    2. Em campo, para mim, faz mais sentido dar ao William.

      Eliminar
    3. Isto se eventualmente se comprovar o fumo que ainda para aí a circular. Até lá, continua a ser o Adrien.

      Eliminar
    4. Se Adrien sair, presumo que Bryan seja elevado ao grupo dos capitães, ficando William como primeira opção e Patrício e Bryan como as segundas.

      Eliminar
    5. Fará bem ao william pois para mim tem pervil de capitão.

      O Elias com Jesus vai correr mais e vai ser muito mais agressivo.

      Sl

      Eliminar
    6. E vosso capitão? Continua o Luisão?

      Eliminar
    7. OU Brian Ruiz, a seguir a William.

      Para mim William, Brian, João Pereira, Patricio

      Eliminar
    8. Luisão é capitão eterno, J1906 :)

      Eliminar
    9. a matematica meu deus...

      a atematica...

      !!!

      Eliminar
    10. mesmo nao estando presente, luisao forever and ever ...


      porra.... o voucher faz falta!!!

      Eliminar
  16. Estou a ver o Iuri e Podence a verem as suas oportunidades adiadas e uma catrefada de estrangeiros a entrar. Vamos deixar de ter aquele orgulho de ter muita gente da formação no 11 do Sporting ou sequer de termos a equipa mais portuguesa dos 3 grandes...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. A equipa terá sempre o meu apoio e continuo a acreditar muito nesta direção e neste treinador, mas contratou-se a mais esta época. Para mim, André, Costaignos, Douglão e o médio defensivo sérvio de cujo nome já nem o JJ se deve lembrar foram um desperdício de recursos. Iuri e Podence tinham lugar neste plantel.

      Eliminar
    2. Nos jogos de preparação deu claramente para perceber que o Podence ainda não tem intensidade e capacidade de decisão para jogar a este nível. O Iuri já é mais complexo, mas não ia ser titular, por isso compreendo que seja melhor para ele jogar com regularidade.

      São dois jogadores que vão fazer parte do plantel principal, mas não é boa ideia apressar as coisas.

      Eliminar
    3. Podence deve ter sido o nosso melhor jogador contra o Mónaco. Nos outros jogos de preparação, concordo, alternou o tecnicamente muito bom com más decisões, mas, para mim, tem qualidade para ser lançado como primeira opção no banco para a posição atrás do ponta-de-lança. E, se JJ o quer mesmo preparar para essa posição, pelo menos que o emprestassem a um clube onde pudesse jogar aí. Imagino que no Moreirense vá jogar a extremo, onde podem aproveitar a sua velocidade nos contra-ataques.

      Quanto ao Iuri, espero que pelo menos não vá para o Boavista, como li há pouco no Rascord. Já merece um clube melhor e precisa de jogar numa equipa com um futebol mais de ataque...

      Eliminar
  17. Elias? perfect match para Adrien? mas isso não era o Aquilani, o Melli e o Petrovic/Paulista que podem fazer as posiçoes 6/8? Demasiado mau para dizer tudo o que penso sobre este gajo em poucas linhas.

    O que me chateia é o empréstimo do Iuri, que o ano passado no Moreirense teve números bem melhores que o Rafa, enquanto se dão hipóteses no plantel a jogadores sem qualidade.

    Quanto ao Rafa/Vukcevic, não quero mais negócios com o Salvador. Não me lembro de um negócio com o sócio do vieira e do mendes em que o SCP tenha ganho alguma coisa.

    ResponderEliminar
  18. Não estou a ver o Elias durar 90 minutos jogo após jogo. Tem 31 anos, vem do Brasil em que se joga noutro ritmo, tenho receio que se revele um erro. Mas quem está no Clube merece o beneficio da dúvida.

    ResponderEliminar
  19. Não tenho memória curta. Nem para o Adrien nem para o Elias. Nesta (nova) novela do Adrien só faltou o sinistro advogado que fez capas de jornal na altura da renovação com o Godinho Lopes. Mas a sair teria que ser por um valor mais próximo da cláusula, senão os sinais que se dá para dentro não são bons. Desportivamente, só me incomoda por estas mudanças todas estarem a ser feitas já com o campeonato a de decorrer. De resto, os jogadores passam, por mais juras de amor eterno que façam. O clube fica.

    ResponderEliminar
  20. O Sporting esta semana quase que já movimentou mais dinheiro em transferências do que nas 3 épocas anteriores...

    Acho que são entradas e saídas a mais de jogadores nucleares, isto não é bom...

    Mesmo que a qualidade individual dos jogadores me agrade, fico preocupado (a confirmar-se principalmente a saída de Adrien) porque se corre o risco de descaracterizar rapidamente a equipa.

    Bem sei que é um risco normal depois de os jogadores se valorizarem tanto, mas acho que em relação ao Adrien, valia a pena ser intransigente, mesmo tendo noção que o Adrien provavelmente nunca mais terá propostas de valores a rondar o que ofereceram agora...

    Mas há este impasse, o clube sabe que se o Adrien sair, a sua manobra e dinâmica da equipa fica afectada e consequentemente a luta pelo titulo, porque o Sporting deixa de ser a equipa mais entrosada (pelo menos a meio-campo) e tem que alterar a forma de jogar, drasticamente...

    Portanto, não me admira que o Jorge Mendes tenha mesmo acedido a um pedido de Vieira? para andar por ai a "oferecer" o Adrien à revelia do Sporting, uma espécie de sabotagem em forma tentada.

    Penso também que o Sporting passou da escassez para o excesso...
    com estas transferências todas, pergunto-me como é que certos jogadores vão ter espaço, alguns que entraram já nem sequer provavelmente terão lugar no banco.

    O Alan Ruiz é um deles, jogador interessante, mas que se nota que ainda esta a tentar adaptar-se ao futebol Europeu, com estas todas entradas para o Ataque, principalmente a entrada do Campbell que é muito mais um jogador à Jesus, irá perde espaço...

    O André chegou numa névoa, e com a entrada dos dois Holandeses passa de alternativa a terceira opção... (em teoria)

    Já nem falo no Melli, que é um jogador com pregaminhos que se sabe que tem qualidades e ainda nem se estreou pelo Sporting e já contrataram o Elias...

    Serei o único achar que temos que colocar um travão a isto?

    Sei que há dinheiro a jorrar nesta altura, que o Sporting se habituou a fazer planteis com tostões e todas as dificuldades e que agora é mais fácil concluir negócios e convencer jogadores porque a equipa está valorizada e vamos a liga dos campeões....

    Mas porra, vamos ter calma, só podem jogar 11, e os que não jogarem, quando mais qualidade e estatuto tiverem, mais chateados ficam...

    O Aquilani saiu do Sporting não porque não gostasse de estar em Lisboa, não porque não gostasse do ordenado, saiu porque viu que nunca ia ser titular, o clube também percebeu que era um activo que era caro em termos de salário e que não estava a tirar proveito, não obstante a qualidade do jogador...

    Temo que se esteja a cometer o mesmo erro agora ao contratar tantos jogadores em cima do fecho de mercado, todos eles com algum nome, conhecidos e que nem todos vão ter espaço na equipa...

    Agrada-me ver o plantel apetrechado, dá para as frentes todas, preocupa-me a descaracterização da equipa com as saídas das peças nucleares e os efeitos adversos que jogadores contrariados possam ter no seu rendimento.

    ResponderEliminar
  21. Pongolle e boularouz a caminho. O labyad vai renovar e o Nélson é o nosso guarda redes suplente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahahah! Agora fiquei com suores frios. :D

      Se bem que o Bojinov, se quisesse... Trazendo a esposa, claro...

      Eliminar
  22. Para mim o problema de ir buscar o Elias é muito maior que quem vem substituir.

    É preciso lembrar que o Elias, quando esteve em campo (com braçadeira de capitão, é preciso lembrar este episódio), num jogo do Sporting na Madeira contra o Marítimo, passou o jogo a andar até ser finalmente substituído. Esteve a gozar com o clube nos últimos períodos de contrato e mostrou-se conflituoso na hora de sair.

    Eu percebo que são águas passadas, mas voltar a ter um profissional que nos desrespeitou abertamente para substituir aquele que é neste momento o capitão de equipa é uma vergonha. Especialmente ao mesmo tempo que se dispensa o Iuri que é um puto cheio de potencial que volta a não jogar na equipa principal depois de dois empréstimos consecutivos com sucesso.

    Parece que vamos ter de lidar com isso, mas é a primeira vez que estou desiludido com uma contratação desta direcção. Oxalá funcione em termos desportivos.

    ResponderEliminar
  23. Só tenho um pequeno comentário a fazer: espero que Elias reprove nos exames médicos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se ele não aceitar baixar o ordenado reprova.

      Eliminar
  24. No futebol, o que hoje é verdade, amanhã é mentira...
    http://www.record.xl.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sporting/detalhe/elias-presidente-do-sporting-e-meio-maluco-e-nao-me-queria-no-flamengo.html

    ResponderEliminar
  25. Continua forte a aposta de Jesus na formação.

    http://www.record.xl.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sporting/detalhe/iuri-no-bessa-e-podence-em-moreira.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e a tua formação anda onde? II divisão inglesa?

      Eliminar
    2. Conheces o Gélson e o Rúben?!

      Eliminar
    3. emprestar jogadores é mostrar que se aposta neles, vende-los ao desbarato ou por mendilhoes, isso posso garantir que nao é acreditar nas suas potencialidades!

      WC-Brugge\Fatima
      AS-Academica\macabi haifa
      JM-V.Setubal
      RS-V.Setubal\Reus

      Dos titulares que começaram esta epoca apenas Rui patricio nunca foi emprestado.



      Eliminar
    4. Semedo e Gelson no 11 titular não chega?

      Emprestar o Podence e o Iuri é apostar na formação, porque podem evoluir.

      Os jogadores da formação, ou são para jogar regularmente, ou então são para emprestar.

      Eliminar
  26. Que grandes cambalhotas.
    A começar pelo mdc nao publicar o meu comentário da manhã...
    Passando pela indignação que gerou o iuri não ser a revelação e agora nem lugar no plantel tem...
    O Elias que era um dos culpados pelo pior sporting de sempre agora é uma vítima desse sporting...
    Não precisavam de vender e afinal querem despachar todos...
    Eram recusadas propostas de 80M e só saíam pela cláusula e afinal é o que se vê.
    Cambada troca tintas.
    Ainda há um palerma que fala do Luisão? Que falta de senso... Comparar Luisão e Adrien. Quando é que o pai do Luisão veio acusar o LFV de mentir? Etc...
    Depois há o "desenganado" corre sempre tudo bem (o jj, o Carrillo etc) mas os outros já vão no tri!
    Culminando num comentador que passou a fase final da época a falar de árbitros a dizer agora que siga a banda e o que conta são os 3pts...
    Lá para março voltam ao normal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nuno, nada contra o conteúdo. Mas sendo o 1º comentário tinha tudo para provocar aquilo que quero evitar com a moderação de comentários.

      Eliminar
    2. Nuno Martins,

      Primeiro o pai do Adrien vem falar de algo que supostamente se disse em privado, numa reunião, logo de difícil confirmação. E depois fala em serem pessoas sérias e que as palavras valem mais do que os contratos. Ora, o seu filho disse publicamente que não saia do sporting sem este ser campeão. Se sair agora estará a faltar à palavra, contradizendo tudo aquilo que o paizinho diz.

      Por muito que goste do sítio onde trabalho, se me oferecerem um ordenado quase 5x superior para ir trabalhar numa reputada empresa (daquelas em que toda a gente quer trabalhar), eu vou dizer que não?! Só se fosse burro!
      Os adeptos têm que perceber que os jogadores são profissionais. E têm uma carreira curta.

      Se tiveres ordenados em atraso também trabalhas com um sorriso na cara todos os dias?! Duvido... Principalmente se tiveres contas para pagar. Pois, foi isso que aconteceu com o Elias. Se somares a isso a chegada do Bruno a pedir a toda a gente para baixar o ordenado, estão reunidas condições para o jogador chamar maluco ao presidente.

      Quanto às clausulas, é uma mensagem para fora. Não é para ser levado à letra. Fazerem ofertas de 20, quando a clausula é 60, é que é parvoíce. Se a proposta for realmente boa, é de vender (seja esse ou não o valor da clausula).

      Eu se fosse a ti ficava mais preocupado com o Luisão meter a boca no trombone. Afinal de contas ele é capitão há bem mais tempo que o Adrien...

      Eliminar
    3. O BdC passou de um grande teimoso que corta as pernas aos jogadores não os deixando sair, para um gajo que quer despachar todos.

      Também não sois nada maus como troca tintas.

      Eliminar
    4. Francisco

      Ha mais! Este gajo era aquele que DIZIA que so comentava se falasse do clube dele!
      E fala este gajo de coerencia...

      Eliminar
    5. hahaha nem mais francisco! ora é teimoso ora está desesperado.
      ai essa coerência...

      Eliminar
    6. Vou ter que concordar com o Martins: como é possível comparar o Luisão com o Adrien? O Adrien quer sair, o Sporting não quer que saia. O Luisão quer cumprir ou receber o último ano de contrato, o benfica quer despachá-lo sem lhe pagar. No caso do Adrien, é o jogador que pressiona para sair, no caso do Luisão são os esbirros do Veira que pressionam para que saia. No caso do Adrien, o pai vem falar de coisas supostamente conversadas à porta fechada. No caso do Luisão, o jogador vem-se queixar de não poder falar. Realmente, incomparável.

      Eliminar
    7. A falta de coerencia é tanta que nao tem ponta por onde se pegue....

      deixa-o a bramir....

      Siga....

      Eliminar
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  28. Proponho um exercício.
    Vamos supor que não conhecíamos Elias de lado nenhum.

    Vamos supor que vinha agora subitamente uma notícia de que íamos contratar um médio brasileiro que jogou em 18 jogos pela canarinha desde 2015, tendo jogado tanto nesta Copa America como na anterior (de 2015).

    Face a isso, nem os 31 anos parecem pesar tanto, com JJ vendemos este aos chineses.

    ResponderEliminar
  29. O Elias não me agrada nem desagrada. Mas esta janela de transferências é absolutamente ridícula.

    ResponderEliminar