segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Sobre a possível contratação de André

Há coisas que vão acontecendo no clube que me custam a compreender, mas que normalmente aceito e dou tempo para fazer uma avaliação mais ponderada, por não estar na posse de todos os dados e por confiar nas pessoas que gerem o futebol do Sporting. Mas está à vista de toda a gente que contratar André tem tudo para correr mal. Este, sim, é um jogador com fama de ser mau profissional e com um rendimento dentro das quatro linhas a condizer com as atitudes que vai tendo fora de campo, a ponto de os adeptos do Corinthians estarem mortinhos para o ver sair. Basta olhar para os comentários que inundaram o Facebook do Sporting desde que se começou a falar no interesse no brasileiro.

E fico ainda mais espantado com este interesse porque, aparentemente, não aprendemos nada com a passagem de Teo Gutierrez pelo clube. Tínhamos no colombiano um jogador problemático mas que, melhor ou pior, lá ia metendo as bolas na baliza. Dispensámo-lo à seleção olímpica numa altura em que já se percebia que poderíamos vir a ter problemas na frente de ataque no início do campeonato face à lesão de Spalvis e ao castigo de Slimani, e acabámos por emprestá-lo, algumas semanas depois, a um clube argentino. Compreendi a decisão. Ora, não sendo um fã de Teo, gostava que me explicassem: por que raio aceitámos cedê-lo sem garantir o retorno do investimento feito, se agora, pelos vistos, nos preparamos para gastar mais uns valentes milhões para trazer um outro jogador que tem potencial para ser tão ou mais problemático?

Infelizmente, o interesse do Sporting é real - as palavras de Jesus na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Paços assim o indiciam - e duvido que a interferência do Porto seja verdadeira - cheira a conversa de empresário para tentar apressar o fecho do negócio ou inflacionar os valores (mas sintam-se à vontade para o desviar, OK?). Se assim for, e se André acabar mesmo por ser contratado pelo Sporting, ficarei, obviamente, a torcer pelo seu sucesso, mas sem grande fé de que tal venha a verificar-se. E, como é óbvio, a tal confiança nas pessoas que tenho (e, creio, que a maior parte dos sportinguistas tem) nas pessoas que são responsáveis pelo futebol do clube sairá inevitavelmente abalada. É aceitável que se falhe na contratação de jogadores - acontece em todos os clubes -, mas não é aceitável que se falhe na contratação de um jogador com o passado deste, principalmente quando ainda agora acabámos de sair (provisoriamente, porque ele pode voltar) de uma aventura igual.