quinta-feira, 29 de setembro de 2016

A hora de Gelson


Fernando Santos convocou Gelson Martins para o duplo compromisso frente à Andorra e Ilhas Faroé. Um reconhecimento inteiramente merecido face ao que tem sido este arranque de época do jovem extremo. De negativo, regista-se a não convocatória de Rúben Semedo. O selecionador chamou apenas três centrais (o que se compreende, em função do nível dos adversários), mas continua a desperdiçar oportunidades para ir renovando um setor extremamente envelhecido (José Fonte tem 32 anos - faz 33 em dezembro; Pepe tem 33; Bruno Alves tem 34 - faz 35 em novembro). Se não o faz em jogos de dificuldade reduzida, quando o fará?

Aos quatro jogadores do Sporting convocados para a seleção principal - Rui Patrício, William Carvalho, Adrien Silva e Gelson Martins -, juntam-se mais seis nos sub-21: Domingos Duarte, Rúben Semedo, Tobias Figueiredo, Francisco Geraldes, Pedro Empis e Daniel Podence. De destacar a chamada de Pedro Empis, sénior de primeiro ano que tem sido o lateral esquerdo titular do Sporting B, o que demonstra que Rui Jorge está atento à qualidade que tem à sua disposição.

A convocatória foi a seguinte:

Guarda-redes: André Moreira, Bruno Varela e Miguel Silva

Defesas: Domingos Duarte, Edgar Ié, Fernando Fonseca, Pedro Rebocho, Rúben Semedo, Simão Azevedo e Tobias Figueiredo

Médios: André Horta, Bruno Fernandes, Francisco Geraldes, João Carvalho, João Teixeira, Pedro Empis, Rony Lopes e Rúben Neves

Avançados: Bruma, Daniel Podence, Diogo Jota, Gonçalo Guedes e Ricardo Horta

No total das duas convocatórias, há 19 jogadores formados no Sporting: 11 na seleção A e 8 nos sub-21.

50 comentários :

  1. Para além do Rúben, o Pizzi também já era chamado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o Pizzi também merecia ser chamado.

      Eliminar
    2. Concordo. O problema é que para convocar o Pizzi teriam que desconvocar o Bernardo Silva ou o Sanches, e hoje em dia a narrativa que dá mais jeito é a da melhor formação do Dubai. Para a propaganda lampiónica vale mais um Manel que já tenha sido despachado pelo Mendes, que um Pizzi. O Bernardo Silva tem sempre lugar na convocatória, agora o Pizzi é muito superior ao Sanches, na minha opinião. Entretanto também me esqueci de falar do Gomes, dos jogadores mais sobrevalorizados da história. Também o considero inferior ao Pizzi. Mas lá está, teriam sempre que sacrificar um Manel pelo Pizzi. A verdade é que o Mendes não deve ter grandes planos para o Pizzi, o que ajudaria a explicar muita coisa...

      O Éder é que continua a mais. O Vieirinha suponho que continue lesionado, caso contrário não faz sentido a chamada do Cancelo.

      Eliminar
    3. Se estas questões se resumissem, como deveria ser, ao âmbito desportivo, claro que Pizzi mereceria, pelo menos, a convocatória.
      Mas, como sabemos, isto é um negócio. E as Seleções Nacionais são a maior montra de valorização de um jogador - menos para o Superleão, claro! :D Pizzi, a caminho dos 27 e para o preço que oficialmente-repito-oficialmente custou, dificilmente poderá gerar retorno.
      Poderão argumentar: ele é jogador Jorge Mendes; na Mendilhãolândia, o que parece impossível sempre acontece. Ainda assim, como qualquer pessoa que não tenha problemas com a realidade sabe, se Mendes quisesse Pizzi na Seleção, bastaria "lembrá-lo" ao seu também cliente Fernando Santos. E oportunidades não faltaram desde 2014/2015 - o ano em que Pizzi começou a afirmar-se no benfica.
      A partir disto tudo, cada um comece a tirar as suas conclusões.

      Eliminar
    4. Olá Mestre .vejo pizzi como jogador de zona central. apesar de ser bom jogador ia tirar o lugar a quem ?

      Eliminar
    5. Uma das grandes chaves do sucesso do SLB é não ter muitos jogadores a irem às selecções. Na altura certa (perto das grandes competições, ou nas mesmas), eles vão.
      Jogadores como Luisão, Jonas, Salvio, Gaitan, Enzo, Saviola, Artur, Lima, Javi Garcia, Jardel e outros que foram sempre "a estrutura" das equipas campeãs, embora fossem/sejam excelentes jogadores, a sua presença da selecção nunca foi recorrente.
      Ora isto evita lesões, dá mais descanso e, acima de tudo, dá mais tempo de treino (o mais importante).

      Comparem o plantel que JJ terá nas próximas duas semanas e o plantel do Educado.

      Patrício, Semedo, Coates, Adrien, William, Gelson, Campbell, Ruiz, Dost e Markovic. 7 titulares e 2 dos suplentes mais utilizados.

      O slb: André Horta (que está lesionado, por isso vamos ver...), Lindloff, Fejsa (outro que ainda se pode lesionar), Guedes e Mitroglou.


      Bem, JJ terá tempo para trabalhar a equipa para a 1ª eliminatória da Taça de Portugal que, face ao nº de ausentes, deve implicar uma ida a Braga, Guimarães, Vila do Conde ou Dragão.

      Eliminar
    6. Mas a que propósito é o Sanches convocado? O rapaz não está bem no seu clube, não tem jogado, como pode entrar no lote dos melhores, em boa forma?
      ... ou a selecção passou a "centro de recuperação"?

      Eliminar
    7. Pedro, o Pizzi tem jogado sobretudo do lado direito (também na esquerda, de vez em quando, mas sem render o mesmo). Podia entrar se se decidisse poupar um dos habituais, por exemplo. Ou mesmo João Mário, que não jogou o último jogo por estar lesionado, poderia ficar de fora.

      Eliminar
    8. Cantinho, não é o Rui Vitória que diz que o treino não é o mais importante? Sendo assim, vai dar ao mesmo. :)

      Eliminar
    9. Mestre,

      o Educado sabe bem do que fala. O que ele não sabe é aquilo que deveria saber, isto é treinar... :-)

      Eliminar
    10. As teorias da conspiração que por aqui se criam...
      Ao ponto de mais um seríssimo candidato ao Pulitzer da perseguição maquiavélica:


      Bem, JJ terá tempo para trabalhar a equipa para a 1ª eliminatória da Taça de Portugal que, face ao nº de ausentes, deve implicar uma ida a Braga, Guimarães, Vila do Conde ou Dragão.
      "

      Famalicão - SCP

      Hahahahahah

      Eliminar
    11. o que é "Hahahahahahah"? Alguma forma nova do verbo "Haver" escrita/dita por indivíduos que gaguejam?

      Indo à eliminatória da Taça. Sim, é verdade, errei no prognóstico. Não sabia que as regras tinham mudado para a esta eliminatória (as equipas da 1ª liga não se podiam defrontar). Sendo assim, calhou-nos o óbvio: uma deslocação ao Norte e o confronto contra uma equipa da divisão mais forte possível, a II Liga.

      Já as nádegas... Passeio às redondezas e terras saloias, e uma peladinha depois de almoço, contra não profissionais.
      O normal.
      Afinal as regras da Taça ainda se mantêm inalteradas (mas só para alguns).

      "Hahahahahah" gente muita fraca.

      Eliminar
    12. Alguém que supostamente escreve num blogue que intitula seu, deve antes do mais informar-se para não cometer gafes de principiante. Mas compreende-se, foi simplesmente uma precipitação na tentativa frustrada de lançar mais uma calimerice para que o universo reptiliano continue com as suas teorias da conspiração.

      Eliminar
    13. caro Rudolfo,

      agradeço a sua preocupação pelo bom sucesso do meu blogue. Tentarei levar em consideração as suas sugestões (informar-me atempadamente "para não cometer gafes de principiante" - mas olhe a função de informar não é minha!), assim como espero que o Rudolfo melhore drasticamente a sua relação com a língua portuguesa, uma vez que, mesmo não tendo um "blogue que intitula seu", é uma das personalidades mais presentes no espaço blogosférico, sempre com o objectivo de impor mais uma "tentativa frustrada de lançar mais uma lampionice para que o universo colombino continue com as suas teorias de vitimização" face ao mundo, que não são mais do que óbvias e demonstradas estratégias de manipulação e que escondem, como bem sabe (embora claramente diminuído), um percurso, orgulhoso, de corrupção.

      Eliminar
  2. Deixar aqui o comentário feito no post anterior...

    3 centrais, média de idades de 33 anos. Pepe, Fonte e Bruno Alves. Semedo de fora. Se viesse do Dubai...

    PS. Na Rússia a média de idades desses 3 será de 35 anos. Mesmo que oferecessem mais qualidade que o Semedo (O Pepe é superior, o Fonte não tenho opinião formada, e o Alves é claramente inferior), não seria nestes jogos e num pós Europeu que deveriam começar a preparar o próximo "ciclo"? Se viesse do Dubai...

    ResponderEliminar
  3. Não compreendo porque é que o Rui Jorge não leva nenhum ponta de lança... Há que dar oportunidades aos poucos decentes pontas de lança jovens que ainda há por cá.

    ResponderEliminar
  4. #crisenaformação #benficaespinhadorsaldaseleção #dubaicaixafutebolcampos

    ResponderEliminar
  5. 3 centrais?
    Mestre, não se esqueça que está lá o Danilo, esse monstro que "defende melhor que William, e ainda pode jogar a central".

    Está tudo controlado.

    ResponderEliminar
  6. A Formação do Sporting é um... mito! Diz o ananito de carnide...

    ResponderEliminar
  7. Ter 19 nos convocados é qq coisa... adicionalmente com 6 formados nos AA e 2 nos sub-21... 27 jogadores com marca Sporting.

    ResponderEliminar
  8. Gostaria de deixar igualmente um conentário relativo as Francisco Geraldes e ao Podence, 2 jogadores que até aos sub 21 foram completamete encostados nas selecções jovens.

    Formação, aí a têm: o Sporting na formação sabe muito da poda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, os critérios de nomeação nas camadas jovens são muito estranhos.

      Eliminar
    2. Por causa dessas convocatorias esquesitas nas camadas jovens é que o Peixe fez a figura que fez!

      Querem saber o porquê? Perguntem ao Humberto...

      Eliminar
  9. (http://taticadomister.blogspot.pt/2016/09/a-primeira-convocatoria-de-gelson.html#more)

    "Afinal Pizzi não consta desta lista, ao contrário do que desejou e falou o jogador. Pizzi custou muitos milhões ao SLB mas não convence o engenheiro. Curioso que no último programa do comentador Rui Santos a consulta ao "povo" dizia que o SLB era a melhor formação em Portugal.

    Vamos lá ver se este comentador sabe fazer contas. Contemos o número de jogadores formados nos clubes nesta convocatória.

    Alcochete SCP: 11
    Seixal SLB: 4
    Antas FCP: 3

    Caso este comentador (e outros) esteja com lapsos de memória relembre-se que Gelson foi (e continua a ser) lapidado por Jorge Jesus, o tal que dizem não apostar na formação"

    siga o folclore

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essas consultas ao povo servem apenas para sacar 60c por min aos que se deixam cair na esparrela. Ganhando sempre o Carnide, pois infelizmente o que não falta em Portugal é "glory chasers".

      Eliminar
  10. É óbvio que o RS tem de ser convocado, senão lá se vão os 5 milhões adicionais aos 35 milhões pagos pelo Bayren em Maio de forma a que o R&C pudesse dar saldo positivo em ano de eleições...

    Eh pá, se vamos por essa de medir pilinhas.. há mais de 20 anos que a Escola, a Formação do FCP é a que mais jogadores tem dado à Selecção Nacional de Portugal.

    E até o Quaresma, o Moutinho fizeram-se jogadores no FC Porto... e até o Marafona é portista!!!

    ASSIM que quando fizerem estimativas, estatísticas, façam-nas a 10, 20 anos..... e não apenas a partir de 2015 !!

    Volto a bater na mesma tecla de sempre.. lá por cair neve uma vez em Lisboa, isso não significa que vão passar a andar de Ski todos os anos!!



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se está com febre... aqui a questão parece-me ser mais quando é que não está com febre.

      Quanto a si, Quid. Já fizeram essas estatísticas, e quem detém o prémio de clube que mais formou para a selecção é o Sporting.

      http://desporto.sapo.pt/futebol/seleccao/portugal/clube-portugal/artigo/2016/02/12/sporting-foi-o-clube-com-mais-jogadores-na-selecao-aa-nos-ultimos-10-anos

      Eliminar
    2. O Recreativo ainda está em recuperaçao, apanhou LeiSlimaniose, na 4ª feira ainda está a alucinar...

      Eliminar
    3. Ah ah ah
      Nuno

      Leislimaniose é top

      Eliminar
  11. Nem 1 jogador do slb convocado,é assim que iam ser a espinha dorsal da selecção?
    Ps:Se o vitor pereira pudesse ser convocado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem
      Já temos muitos lesionados... E mesmo assim somos a melhor equipa em Portugal.
      Imagina se tivéssemos sem lesionados, como a equipa que melhor joga na Europa a seguir ao Rio Ave

      Eliminar
    2. LOLOLOLOL

      Essa tecnica, dos otimistas de ver o lado positivo, so funciona quando o copo esta meio cheio.

      Quando o copo esta vazio, está vazio, tentar ver la algo que nao existe, só revela, teimosia, loucura, ou simplesmente ignorância, em casos extremos, pode ser uma conjugaçao das três.

      Eliminar
  12. Juro que não percebo a não convocação de Ruben Semedo! Tem sido até á data o central em melhor forma a jogar em Portugal...para juntar a festa levamos 3 centrais todos eles trintões...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nao me choca e até acho melhor para o jogador. Sera inevitável a sua convocatória em breve, consolidara processos entretanto.

      Eliminar
    2. Exactamente, Abel. E ia ser saco de porrada ao mínimo erro. Quanto mais tarde melhor.

      Eliminar
  13. Artista, não pode ter sido convocado! Não havia uma conspiração, daquelas de clube pequeno na qual se relatava o facto de Gelson não ir à seleção por não ser agenciado pelo Mendes?
    Digo eu, que já tinhas aí uma investigação Gadget preparada caso o Gelson não fosse convocado. Lá vais ter que arranjar outro tema relacionado com o Benfica para amanhã!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se fosse agenciado pelo Mendes, o Gelson já tinha sido convocado para a seleção há bastante tempo...

      Eliminar
    2. Há bastante tempo? Oh Artista, sê sério. Para a última convocatória de início de Setembro, alguma vez Gelson merecia estar no grupo? Não vamos, como diz o Quid, empolar as coisas.

      Eliminar
    3. Antes de setembro, não. Mas o Guedes e Cavaleiro foram chamados sem que o tivessem justificado. O ponto é esse. Se o Gelson fosse agenciado pelo Mendes, teria sido convocado há mais tempo.

      Eliminar
    4. E assim o mestre secou os argumentos dos "jumentos"!

      Eliminar
    5. Engraçado que os lampiões tomam as dores do Mendes.Porque será?

      Eliminar
  14. http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=633287

    Mais uma do Mendes!
    Dassss, o homem não para!
    Ontem foi na ESPN
    Hoje é isto... E Alcochete? Não tem "golden boy"?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De louvar que os tipos do Tuttosport andem tão atentos à II Liga portuguesa. Só assim se explica a nomeação do Guedes.

      Eliminar
    2. Tu gostas é de Bondage!

      Foi tão boa a sessão de ontem, que hoje voltas para mais, entao cá vai...

      Hoje em mais uns minutos de busca ainda posso acrescentar o seguinte:

      http://www.record.xl.pt/internacional/competicoes-de-clubes/liga-dos-campeoes/detalhe/marca-destaca-superioridade-leonina-e-brilhantismo-de-gelson-martins.html

      http://www.elmundo.es/deportes/2016/09/14/57d9bac746163fcb4f8b4674.html

      http://www.record.xl.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sporting/detalhe/espanhois-destacam-gelson-martins-o-herdeiro-de-figo.html

      http://desporto.sapo.pt/futebol/liga_espanhola/artigo/2016/09/16/real-madrid-esta-rendido-a-gelson-martins

      http://www.espnfc.com/blog/transfer-talk/79/post/2960822/man-united-to-battle-real-madrid-for-sporting-starlet-gelson-martins

      http://bleacherreport.com/articles/2666199-manchester-united-transfer-news-latest-gelson-martins-jesper-karlsson-rumours

      http://www.fourfourtwo.com/features/meet-sportings-exciting-wing-duo-who-could-be-new-ronaldo-and-quaresma

      Eliminar
    3. Grande tau-tau nas nádegas, Nuno!

      Eliminar
  15. Offtopic

    Alguém viu o sorteio inteiro da taça de Portugal?Eu nao vi e digo isto porque tenho fortes suspeitas que o mesmo é manipulado.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sporting vai a Famalicão, defrontar um dos clubes da segunda liga.

      Benfica com a deslocação mais curta para defrontar uma equipa fraquíssima.

      Mas há dúvidas?

      E vá lá que esta época o sorteio é condicionado: costumamos apanhar logo o Porto.

      Eliminar