sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Ano de transição ou de falta de noção?


Desportivamente falando, esta semana não foi particularmente favorável ao Porto, muito por culpa da derrota em Inglaterra ante o Leicester. Mas, ainda assim, a semana conseguiu ser muito pior ao nível das declarações que duas figuras do clube fizeram à comunicação social.


As declarações de Pinto da Costa ao Porto Canal

O primeiro a falar foi Pinto da Costa, em vésperas do jogo para a Liga dos Campeões:


É estranho que, só agora, o presidente portista refira que esta é uma época de transição e de transformação. Normalmente, estas coisas anunciam-se por antecipação, e não com o comboio já em andamento. Mas se o timing não faz qualquer sentido, a própria ideia que o presidente portista está a tentar passar consegue ser ainda mais absurda. É uma época de transição em quê, exatamente? O que mudou radicalmente, dos anos anteriores para este ano, na abordagem à época?

O Porto fez algum tipo de downgrade nos seus objetivos em relação ao que é habitual? Não, continua a ser um forte candidato a ganhar todas as competições nacionais e a passar aos oitavos da Champions. O Porto inverteu a política de aproveitamento da formação de forma clara? Não, pois André Silva, que já tinha sido lançado no final da época passada, continua a ser a única aposta recente. O Porto deixou de investir no plantel? Não, foi a segunda equipa (a seguir ao Benfica) que mais investiu em jogadores neste defeso: só em Telles, Depoitre, Boly, Layún e Felipe, o Porto gastou 30 milhões de euros, para não falar nos 42 milhões que Óliver e Diogo Jota poderão vir a custar caso a opção de compra seja exercida. 

O que mudou, então? Mudou o treinador, mas isso, por si só, não justifica que se descreva a época como sendo de transição. O Manchester City, o Bayern e o Manchester United também trocaram de treinador, e não deixarão de lutar pelos seus objetivos internos. E saiu Antero Henrique, mas já depois de fechado o período de transferências, pelo que não foi por aí que as bases de ataque à época foram diferentes dos anos anteriores. A única coisa diferente em relação às épocas anteriores foi a incapacidade de o Porto vender os seus melhores jogadores, mas isso não prejudicou a formação do plantel.

Portanto, não existem quaisquer bases visíveis para se etiquetar esta época como sendo de transição.

Pior ainda, foi a figura de avestruz a enterrar a cabeça na areia que o presidente portista fez ao dizer que as assobiadelas vêm apenas dos borlistas que estão no estádio a convite dos parceiros comerciais do clube. Não faz qualquer sentido.

Tem sido óbvio, nos últimos tempos, que o presidente portista está longe da sua melhor forma nas declarações à comunicação social. Recorde-se, por exemplo, que ainda em abril passado, numa altura em que o clube ainda estava envolvido em várias competições, Pinto da Costa fazia já o lançamento da época seguinte, garantindo que Otávio, Josué e Rafa Soares iriam fazer parte do plantel do Porto. Acertou em 33%, pois Josué acabaria por forçar a saída e a contratação de Alex Telles retirou espaço a Rafa Soares. Cada vez são mais óbvias as dificuldades que Pinto da Costa tem em controlar o que se passa no clube, o que é natural atendendo à sua idade. As sucessivas infelizes declarações à comunicação social são apenas a parte mais visível do seu declínio. Todos os ciclos têm um fim.


As declarações de Nuno Espírito Santo ao The Guardian

Mais do que infelizes, as declarações que Nuno Espírito Santo fez ao jornal inglês The Guardian entram no domínio do surreal. Para quem não teve oportunidade de ler, eis a tradução feita pelo blogue Mister do Café:


É incrível - e bastante revelador - que Nuno Espírito Santo não se tenha inibido de contar publicamente este episódio, que envergonharia qualquer pessoa que preze o seu bom nome. Uma tremenda falta de ética e de respeito para com o seu clube na altura, e que acaba por ajudar a compreender a carreira de Nuno enquanto jogador mas, também, enquanto treinador.

A explicação mais óbvia é que se trata de uma total falta de noção de Nuno Espírito Santo. Mas também pode haver outra hipótese: se Nuno se sentiu à vontade para dizer isto publicamente, é porque acha que os benefícios de revelar tamanha intimidade com Jorge Mendes se sobrepõem aos prejuízos que isso possa fazer à sua imagem. E, se calhar, NES até tem motivos para pensar assim: até agora, as três oportunidades que lhe surgiram como treinador principal, foram-lhe entregues por Mendes sem que tivesse feito o suficiente para as justificar.

72 comentários :

  1. Será que o Guimarães ainda vai a tempo de os processar por burla?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou li mal ou estiveram (estão...) todos à altura uns dos outros.

      Eliminar
  2. Há muitos anos que digo que o PdC será corrido pelos mesmos adeptos que o levaram ao colo nas vitórias,é o ciclo da vida e é a teimosia daqueles que se querem eternizar nos poleiros pelas razões que conhecemos.
    Quanto ao NES,sempre vi nele um gajo sem qualquer carisma e que está onde está pelo padrinho que tem e esse será sempre o seu drama,por muito que tenha qualidade(e não tem)será sempre visto como um gajo que chegou onde chegou sem mérito mas por uma cunha e isso retira-lhe crédito.Para mim é pior treinador que o Peseiro e não me parece que no momento porque passa o porto este seja o homem indicado para agarrar o leme.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. RP, em relação à primeira parte, penso que PdC só sairá por vontade própria. Existem muitos sócios que nunca votarão contra ele, para além do facto de dificilmente aparecer algum candidato verdadeiramente sério enquanto PdC lá estiver.

      Quanto a NES, pode ser que venha a ganhar títulos pelo Porto, mas há-de ser sempre alguém que colocará os interesses de Jorge Mendes acima dos do clube que lhe paga... o que não é um bom começo para quem quer triunfar.

      Eliminar
    2. O Peseiro tem bom processo ofensivo, e é um porreiro. Tem pé frio e é uma desgraça no processo defensivo.

      Já o NES, não sei o que diga. Não lhe vejo nada, nem de bom nem de mau. O processo ofensivo é parecido com o do Marco Silva (que IMO é melhor mesmo assim) e há algum ascendente em bolas paradas, mas com zero de processo defensivo.

      Eliminar
    3. Corine, o Peseiro é uma desgraça no processo defensivo e absolutamente catastrófico na relação com os jogadores. Tem mais carisma o nes q ele.

      Eliminar
    4. Os jogadores desrespeitam o Peseiro porque é um porreiro, eles fazem o qu querem dele.

      Eliminar
  3. O FCP vai jogar a Inglaterra, NES é entrevistado por jornais ingleses, conta uma estória, fait-divers de como foi a 1ª transferência do Agente Jorge Mendes... de um g.r. do Vitória de Guimarães para o Deportivo da Corunha.

    Blá, blá, blá, blá...

    Por falr em Espanha: "Comissão Antiviolência multa seis adeptos do Sporting"
    Mas, claro isso passa ao lado. Por falar em SCP: hioje no JN vem lá a dizer que precisa de 44 Milhões para evitar falência e que a Holdimo tem um Diretor-Delegado dentro da própria SAD do Sporting!!

    Curioso que destas coisas nunca se fala, nunca se comenta num Blogue que se assume do Spoting.

    Curioso, ou talvez não!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os estatutos da SAD dizem que todos os acionistas com mais de 10% de ações devem poder nomear um administrador. Portanto, a Holdimo, tendo mais do que esses 10%, tem esse direito. Onde está isso dos 44 milhões? Não encontro.

      Eliminar
    2. Ó lulinha amestrada... já estás a sentir o colarinho a apertar...?

      Eliminar
    3. http://foradejogo08.blogspot.com.ng/2016/09/sporting-precisa-de-44-milhoes-para.html

      Eliminar
    4. Em relação ao primeiro ponto não há nada a dizer, é uma pena que alguns adeptos não se saibam comportar. Não é, de todo, um fenómeno exclusivo do Sporting (Atlético Madrid - Benfica do ano passado).

      Sobre o segundo ponto: tens link para a notícia? Fui ao site e não a encontrei. Ou só saiu na edição em papel?

      Eliminar
    5. Historietas do JN. Porque o Sporting tem uma AG este fim de semana em que se vai votar o aumento do capital social para pormos o activo a mais de metade do passivo. Isto porquê? porque não fazemos como outros lados em que sobrevalorizamos o activo plantel para tapar o passivo. Todos os jogapores do Sporting que vieram da formação estão subvalorizados nessas contas, bastava lhes atribuir o valor de mercado para termos o dobro do activo.

      Eliminar
    6. Alías este aumento de capital já estava planeado à muito

      Eliminar
    7. Sabes onde é que está Mestre? Numa noticia de 2013 ;)

      LOL... ELES NEM DORMEM!

      Eliminar
    8. O nes é o teu treinador.

      Se estás tranquilo com a (falta de)ética, a (a)moralidade e lealdade (not) ao clube do teu presidente, então estamos bem.
      Neste caso, claramente s tem o que se merece.

      Mas porra, já nem honra entre ladroes?!

      Eliminar
  4. Não sei bem porquê, mas tenho a sensação que o Porto entrou numa curva descendente já de há algum tempo para cá.
    Não têm má equipa, nem um mau plantel obviamente, e em condições normais podem lutar de igual para igual com Benfica e Sporting.
    Mas dá-me a sensação de que há algo ali que nao vai bem....obviamente que o estado de PdC explica alguma coisa, mas não tudo!
    Parece-me que este será entre Benfica e Sporting outra vez. Vamos ver...

    Em relação a nós, já alguem leu mais sobre isto:
    "A Sporting SAD deverá decidir hoje em assembleia-geral a entrada de dinheiro fresco
    no montante de 44 milhões de euros para evitar a falência, dos quais 18 milhões serão
    através de um aumento de capital e 26 milhões por via de suprimentos provenientes das mais-valias geradas pela venda de João Mário ao Inter de Milão e de Slimani ao
    Leicester, apurou o Jornal de Notícias junto de fontes da SAD."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que idiotice. O aumento de capital de 18 milhões de um novo acionista já está previsto na reestruturação. Quanto ao suprimento, isso é um empréstimo que um sócio faz a uma empresa. Neste caso, o dinheiro de JM e Slimani já é da empresa (SAD)... não vejo qualquer sentido nisto.

      Eliminar
    2. Entretanto já li a notícia. Pelo que me parece, a ideia passa por aumentar o capital social de forma a que a participação dos outros sócios não ultrapasse os 50%, e o Sporting não perca a maioria.

      Eliminar
    3. Se n perder este ano perde para o proximo, uma coisa podes ter 100% de certeza quando arrebentarem as vmocs ficas sem a SAD.

      Mas deixa estar, continuam a ter o futsal.

      Eliminar
    4. É para evitar a falência técnica, em que o Sporting está há algum tempo e que tem zero de impacto a não ser nas gordas dos jornais. Acho muito bem que o façam. E sempre achei que se põem a jeito com estas coisas. É lidar.

      Eliminar
    5. E já estou a ver a loucura ali na barra lateral. A MORTE DE ALVALADE, aí está. Piores que lampiões. 😂😂😂

      Eliminar
    6. Este nalguedo lampião e tripeiro ainda não conseguiu perceber que os bancos não querem as VMOCS para nada. Querem é que o clube vá pagando a dívida como está a acontecer fruto das vendas de Slim e JM e da ida à Champions.

      É do caraças ver um clube a ser bem gerido , é algo a quem um lampião não está habituado, muito menos um tripeiro...

      Eliminar
    7. É para evitar a falência técnica que tem ZERO impacto? A sério que um gajo tem de ler isto?

      Eliminar
    8. Ora cá está. Patins & Merdeu, os avençados de serviço.

      Olhem lá se o Sporting falir o que é que isso vos preocupa? Se perder a maioria da SAD? Até deviam ficar satisfeitos. Mas não, vêm parta aqui meter carvão, profetizar desgraças, como se as vossas grunhidelas fossem relevantes para os Sportinguistas.
      Vão lá receber o dízimo que aqui não levam nada. A vossa sorte é a paciência do Mestre porque se fosse comigo vocês os dois não comentavam, pelo menos com esses nicks. E quando fossem descobertos de novo voltavam a ficar de fora.

      Eliminar
    9. Se cá vieres tens. Isso e muito mais. A sério. Já se quiseres ler coisas para a galhofa vai ler "bombas" no blogs coisos.

      Eliminar
    10. Quando existe perda de capital social (mais de metade) as formalidades legais impostas pelo artº 35º do CSC obrigam a incluir o assunto na agenda da AG e discutir as diversas possibilidades para ultrapassar a situação, que podem passar pela dissolução, aumentos ou diminuição do capital, etc..
      O assunto é agendado e a deliberação pode ser, analisado e discutido, verificamos que já foram tomadas medidas para inverter a situação cujo reflexo já será visível na próxima apresentação de contas.

      Nitidamente é mais uma pazada de carvão, todo o artigo é de uma idiotice enorme cujo expoente é a parte que MdC já referiu, nem consigo entender como é que alguém que publica noticias demonstra tanta falta de inteligência. Como é possível as mais valias de negócios da SAD, se vão transformar em empréstimos (suprimentos) na própria SAD. Idiota é pouco para adjectivar quem escreveu a noticia no JN.

      Eliminar
    11. "É para evitar a falência técnica que tem ZERO impacto? A sério que um gajo tem de ler isto? "

      Sim, falência técnica. O Sporting está assim há anos. O Merdica esteve assim no terceiro trimestre da época passada. Consequências prácticas disso? Zero.

      Eliminar
  5. Peço desculpa pelo off topic, mas o rascord apresenta-se hoje com mais um caso de jornalismo de excelência. Rascord mostra-nos hoje na capa que Gelson Martins se estreou numa convocatória da seleção 418 dias depois do seu primeiro jogo pela principal equipa do Sporting.

    Gelson Martins fez a sua estreia no Sporting, contra o belenenses no estádio do restelo para a taça da liga no dia 21/01/2015, ou seja, 617 dias antes de ser chamado á seleção.

    O rascord errou por 199 dias, que dificuldade que têm em conhecer a carreira de um jogador do Sporting.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A matemática é lixada para os Lampioes, e as calculadoras, nao sao ergonómicas para quem os cascos, têem as teclas muito pequeninas.

      Eliminar
  6. Com a revelação deste episódio a frase "somos porto" fica devidamente explicada e faz todo o sentido.

    ResponderEliminar
  7. Entretanto, aqui está uma boa leitura para os milhões de tugas que falam castelhano de forma fluente e se dão ao luxo de gozar com o portunhol do JJ...

    http://www.marca.com/futbol/real-madrid/2016/09/30/57ed65ace2704ebb2c8b4614.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora quando o Benfica vendeu o Garay já não era empresario e o Garay foi vendido em Junho mas havia acordo desde Janeiro. Ou Seja segundo ele quando apresentou a proposta o Garay ja tinha sido vendido e ele já não era o empresario. ok.

      A proposta era melhor para o Benfica e para o Garay? O Garay n foi informado? Então ele não o informou? O empresario do jogador não o informou? Andou a negociar sem ser empresario dele, mas depois achou falta de etica informa-lo sobre um melhor salario pq não era empresario dele?~

      HAHAHAHAHAHAHAHHAHAAH

      Não foi chamado a prestar declaraçõe ao TAS? Jura?

      Resta saber quem encomendou esta noticia, se foram os mesmos da chapada do carrillo, ou se foi alguem do Real.

      Eliminar
    2. Vendifica sempre nas capas por noticias de negociatas, investigaçoes, fugas ao fisco, por cá na CS é o que se vê...

      Epa cada vez estou mais orgulhoso do meu Sporting agora até ja controlamos a CS estrangeira!

      Nao te trates não...

      Eliminar
    3. Continuam os lampiões a tomar as dores do Mendes. Sintomático.

      Eliminar
  8. Outro tema muito curioso é a gestão do Brahimi, que tem passado ao lado de toda a CS. Um gajo que foi comprado por uma pipa de massa, ia ser vendido por 40M €, foi encostado e agora mal calça. A Doyen deve estar muito satisfeita.

    Só tenho uma dúvida: Se o jogador fosse do Mendes, o NES iria geri-lo desta forma?

    ResponderEliminar
  9. o NES tem tanta fé no jorge mendes que não duvida da sua capacidade de num futuro próximo pô-lo na Liga Inglesa.

    ResponderEliminar
  10. Apenas me limitei a chamar a atenção de que mais uma vez, uma vez mais... num Blogue que se diz do SCP, se fala mais dos outros do que em 'nós' próprios. E dei 2 exemplos publicados hoje na Com. Social.. ora a isso chama-se tentar (tentar) distrair o rebanho, desviar as atenções, falar dos outros antes que se fale de nós!!

    O FCP depois de ter sido TETRA em 2009, de ter vencido a LE em 2011 e ter sido TRI em 2013.. entrou numa fase menos boa. Sim, por culpa própria, MAS também por 'culpa' da APAF Lisboa. A tal Corporação que levou ao TRI um clube após 38 anos de seca extrema e que agora tudo irá intentar, fazer para levar a Campeão um clube após 15 anos de travessia do deserto, de fome, de carência.

    Cabe ao FCP cerrar fileiras e se mentalizar de que terá de jogar o dobro, para conseguir impedir esse desiderato. Prova provada daquilo que digo é que até o Capela já foi aceite.. ora não é preciso ser muito inteligente para notar, ver, ler que há um novo paradigma na arbitragem nacional. Ou como se costuma dizer:
    para bom entendedor meia palavra basta.

    E depois, há ainda o tal eco enganador, embusteiro, salafrario, vendido de 90% da Com. Social contra quem o FCP tem de lutar..

    Em Chaves, puseram um frame, um fotograma de uma imagem errada, para assim enganar, induzir em erro os incautos e os analistas, fazendo crer que o Mitroglou não estava em fora de jogo.. quando na verdade ele tirou mesmo partido de uma posição ilegal!!!!

    Mas a tal Com. Social, o tal eco mentiroso e embusteiro de 90% quis fazer passar a mensagem de que o SLV tinha sido prejudicado. Grande mentira. Já o FCP começou a perder em casa com um golo falso do Boavista, mas ISSO não teve ECO na tal Com. Social avençada!!!














    ResponderEliminar
  11. Deixem lá o fcporto em paz..assim é ele que está bem!

    Offtopic:
    Em relação a Guimarães,qual o vosso onze?Que mudanças JJ irá fazer?
    Nunca mais é sabado..
    SL

    ResponderEliminar
  12. Peço desde já desculpas aos muitos que estão sempre à espera dos meus realistas comentários para me criticarem ou estatisticarem, mas ontem foi-me verdadeiramente impossível vir a este blogue pois, como hei-de dizer, fiquei sem net.
    Quanto ao tema do post, prevejo que o multinick lá para o fim da tarde, se não estiver no seu gabinete de psicologia ou no cyber café, ultrapasse a milena.
    Mas é curioso que seja só agora com o campeonato já a decorrer, que o PC (que de PC agora parece um pentium 1)redefina os objectivos para a equipa. A razão é simples, pensou que a eleição de alguns portistas para cargos de destaque no nosso futebol a par dos amigos sportinguistas, fosse o suficiente para ter a garantia de estar na luta pelo título. Enganou-se. Também é preciso jogar futebol.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não te preocupes Rudolfo, sabendo nós que o Pedrocas Guerra está atarefado a arranjar as informações sobre quanto ganha ao mês e ao ano os nossos centro campistas, obviamente não teve tempo de te pagar a net e nós compreendemos a tua ausência.

      pode ser que o vieira nem se aperceba que um avençado faltou ao trabalho...shiuuu ninguém diga nada! aqui estas seguro rudolfo não te procupes!

      Eliminar
    2. Bem vindo de volta rudelfo, é bom saber que ja nao te encontras de 4, e que assim sendo já podes usar os menbros anteriores para digitar todas essas besteiras com que nos vens habituando, e que de certa forma sao um alivio para ti e para quem te rodeia,enquanto escreves exteriorizas toda essa raiva, e ao mesmo tempo estas calado, e se quem te rodeia for como eu, posso garantir-te que prefiro ler-te a ouvir-te!

      Olha para a proxima tens de ter mais calma a comer MERTENSias, que isso causa MILIKaria, e ficas cheio de pápulas, mas nao sejas MAREKuinhas isso passa rapido!

      Eliminar
  13. Texto sobre o Porto... o Saraiva, destes, paga menos por palavra, não artista? Mas deste bem a volta fazendo um texto daqui à China. Bem jogado.

    ResponderEliminar
  14. Mas já te deixo tema para amanhã. Caso Garay. Saraiva até vai espumar! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, podes ter a certeza que hei-de falar nisso. :D Preciso de dinheiro para a ração dos meus cães.

      Eliminar
    2. MdCeT será que para ti a avença não chega para umas boas férias num lugar paradisíaco? Olha, para mim chega. Só para a ração dos cães? Mas tem um canil em casa?

      Eliminar
    3. Humm ... MdCeT ... estamos na presença de um rebelde ... temerário mas herói na ruela dele.

      Eliminar
  15. Meu dito meu feito.. falemos dos outros antes que falem de nós.

    "LEÕES ATIRAM-SE A JORGE BAPTISTA EM DEFESA DE JORGE JESUS" - in Record, Edição Verde.

    Em véspera de jogo importante em Guimarães, em véspera de AG toca a reunir, unir, aglutinar, chamar a manada, o rebanho.... Como se não soubéssemos como se faz nas IURDS, nos Partidos Políticos, nos Governos.

    :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi ele que fez queixa do JJ na UEFA oh iluminado.

      Eliminar
  16. Eu gostava de ser parceiro comercial do FCP e ler/ouvir estas declarações.
    É que ficava logo com vontade em renovar essa parceria, depois de ter sido acusado de, apesar de ter direito a lugar no Dragão, ir aos jogos do meu parceiro comercial para, logo na 1ª oportunidade, ir logo assobiar e não apoiar (o meu parceiro comercial). Isto é muito inteligente.

    Nunca pensei que a merda demorasse tanto tempo a apodrecer. Já lá vão quase 40 anos... e ainda cheira e cheira..

    ResponderEliminar
  17. Mdc e um post sobre o pedido de desculpas do record? Não podem escrever que o markovic (esse que segundo o saraiva tem feito exibições brilhantes) é assobiado? Têm de fazer uma retratação pública! Ah e tal... Se calhar era para o árbitro.
    Imagine lá o que diria se fosse a mesma situação com o Carrillo? Vamos... Coerência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. fica descansado... que sobre o teu clube sao repetidos vezes sem conta os minutos oitenta a mamar dois e e o publico a delirar...

      São diferenças...

      Eliminar
  18. Os borlistas dos camarotes empresariais, sao aqueles que de enxadas e picaretas em riste fizeram uma espera ao jogadores o ano passado?

    Devem ser, os outros andam todos contentes...

    Chama-se a isto, tentar tapar o sol, com uma peneira.

    ResponderEliminar
  19. O artigo de BdC "acabaram-se as vacas gordas" aplica-se que nem uma luva a esse argumento de PdC "o ano de transição e transformação" e ainda aos argumentos de LFV "vamos apostar mais na formação" ou "nos póximos anos não vamos contratar jogadores". Pois é... sabem o que é? Vêm aí amortizações de obrigações e os bancos fecharam as torneiras.
    (http://taticadomister.blogspot.pt/)

    ResponderEliminar
  20. A história do NES, lida no dailymail, para evitar as "traições" das traduções

    "...'We met in his video shop through a mutual friend,' he says. 'He had also had a disco and I was a client.'..."
    Os manos Cohen faziam um filme disto, e ganhavam o FantasPorto.

    como diria o Ettore, 'Brutti, sporchi e cattivi'.

    o esbracejar do cefalópode para tentar evitar a discussão do tema chega a dar pena...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem lembrado, o filme imortal de Ettore Scola, "Feios, Porcos e Maus". Podemos até imaginar quem são os feios, os porcos e os maus nessa história.

      Eliminar
    2. Depois da tua referência o Quid fez-me lembrar a nonna a ser retirada da barraca com a tola ainda a arder. Isso e a forma de falar da "velhota" ...

      Eliminar
    3. o que eu curto mais no Quid é a aquela cena poética de enumerar conceitos similares (para ele) de rajada. como se tivesse aprendido rudimentos da função metalinguística, com uma grande pedra de cactos de São Pedro

      exemplo: antes de comentar/ensinar aqui neste antro de gatinhos/carneiros que teima em discutir assuntos que acho desconfortáveis/inúteis, tive de consumir grande cópia de drogas/'substâncias alteradoras de consciência'... para ver se o ganho de eloquência/'clareza de exposição' leva o Mestre a fazer o que quero

      Eliminar
  21. "O Saraiva vem já ai a correr com mais um brunicado para desviar a atenção dos sportinguistas do que realmente interessa. O clube vive sob uma permanente dose maciça de propaganda centrando as atenções no nosso rival que é para não se falar sobre as matérias que seriam normais estarem no centro das nossas atenções. Cada clube tem o Trump que merece."

    Pensamentos de sportinguistas noutros blogs.
    ...
    Esta notícia do JN, não estava "prevista"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só ex-tachistas ressabiados e adeptos das nádegas ligam ao que se escreve no Fartote Leonino.

      Eliminar
  22. Hum... mas que cheirinho a croquettes que aqui vai...

    ResponderEliminar
  23. O transformista a tentar mudar de assunto é de ir as lágrimas.........ahahahahahahahahahaha

    ResponderEliminar
  24. http://www.record.xl.pt/internacional/competicoes-de-clubes/detalhe/ano-negro-coloca-em-risco-vaga-na-champions.html

    Esta merda é que deveria preocupar o fcp… em breve, no lugar que realmente é seu: pré-eliminatórias da Liga Europa!
    Kaput!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sergey, sou-te sincero. É uma vergonha para Portugal ser ultrapassado por Rússias e Franças. Quem merecia mais se lixar, era o Sporting que em nada tem contribuído para o ranking. Veremos as consequências para a Liga PT.

      Eliminar