quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Balanço do fecho do mercado e o plantel para 2016/17

Foi um último dia de transferências de loucos, e o balanço, no que ao Sporting diz respeito, só pode ser um: tremendamente positivo.

Recapitulando as últimas novidades:

  • Contratação de Elias e Markovic
  • Venda de Slimani ao Leicester
  • Adrien mantém-se no clube
  • Empréstimos de Iuri Medeiros ao Boavista e Daniel Podence ao Moreirense
  • Recuperação da totalidade dos passes de Tobias e Chaby
  • Rescisão de contrato com Labyad e Cissé



O plantel fica assim formado:


Considerando as inevitáveis saídas de Slimani e João Mário (o Sporting precisava de vender, por muito que os seus responsáveis o negassem), o clube movimentou-se muito bem nesta última semana de mercado e podemos dizer, sem margem para dúvidas, que a adição de Dost, Castaignos, André, Campbell, Markovic, Elias, Douglas e Beto acrescentam uma profundidade tremenda ao plantel. Temos agora opções em quantidade e qualidade, com o bónus de incluírem vários jogadores polivalentes que podem ser soluções para imprevistos que surjam durante os jogos (Bruno César, Campbell e Castaignos, por exemplo, podem fazer várias posições em campo). Ou seja, creio que em teoria estamos muito mais fortes - mesmo com as saídas de Slimani e João Mário.

Grande trabalho da direção em todos os aspetos. Realizou as duas maiores vendas da história do clube, resolvendo a lacuna que a saída de Slimani poderia causar com Bas Dost (esperando para fazer o investimento até a venda parecer certa), e fortalecendo as posições para as quais existiam menos soluções: guarda-redes, box-to-box, extremos, 2º avançado e ponta-de-lança. Nos próximos dias abordarei com maior detalhe algumas das movimentações.

Há motivos para nos sentirmos confiantes para a época com este plantel. No entanto, a qualidade é para se mostrar em campo, e para isso será necessário trabalhar tanto ou mais do que os nossos rivais. Será uma batalha longa e dura.