terça-feira, 27 de setembro de 2016

Capas que não fizeram história, nº 55: São fontes, Senhor, são fontes!

Terça-feira, 20 de setembro: o país desportivo é agitado pela revelação de que Pep Guardiola, treinador do Manchester City, se deslocou propositadamente a Lisboa para assistir, ao vivo e a cores, à prestação de Grimaldo contra o Braga. A notícia foi dada apenas no dia seguinte devido ao facto de o treinador ter conseguido, contra todas as probabilidades, não ser detetado por qualquer um dos 50.000 espectadores presentes no estádio. No entanto, não escapou ao olho clínico das fontes de José Marinho que, no estilo que lhe é peculiar, tratou logo de esfregar a boa-nova na cara dos "assanhados" e "totós" que se atrevem a escarnecer das suas figuras ou do seu glorioso:


A partir daí, foi uma questão de tempo até a notícia se propagar. Quer o Mais Futebol, quer o Record, parecem ter conseguido acesso às mesmas fontes e publicaram a notícia.



A partir daí, o tema dominou a atualidade. E, na quarta-feira, como não poderia deixar de ser, lá veio a capa que faltava para dar o justo destaque ao acontecimento.


Tudo isto foi um autêntico furo jornalístico, pois nem no dia do jogo nem no dia seguinte circularam, na imprensa ou nas redes sociais, quaisquer imagens do treinador espanhol em Lisboa. Apesar de, hoje em dia, qualquer pessoa munida de um telemóvel poder fazer de paparazzo e captar as mais inconvenientes imagens ou vídeos, não houve sequer uma foto desfocada, um tweet ou um post no Facebook a denunciar em tempo real a presença na Luz de Guardiola - que é uma das figuras mais famosas do futebol mundial. Estavam todos muito concentrados no jogo, pelos vistos.

De qualquer forma, o essencial parecia ter sido alcançado: armar a backstory para mais um conto épico de valorização exponencial de um jovem talento da formação do Seixal (hey, se Nelson Semedo é da formação encarnada, então Grimaldo também pode ser, pois estrearam-se com a camisola do Benfica sensivelmente com a mesma idade). 

Claro que, perante a ausência de provas palpáveis, houve quem colocasse a notícia em causa, o que desencadeou zelozas argumentações em defesa da veracidade da notícia: umas mais in your face...


... outras mais românticas, como uma em que se colocou a hipótese de Guardiola não ter sido reconhecido por se ter sentado no meio do público de peruca, chapéu e óculos escuros (I kid you not).

Infelizmente, os ecos desta notícia bombástica não tardaram a chegar a Inglaterra, de onde surgiram desmentidos da deslocação do treinador a Lisboa. Depois apareceram fotos de Guardiola a passear, nesse mesmo dia, no centro de Manchester. Daí até ao desmoronamento deste castelo de cartas foi um estalar de dedos. Nuno Farinha, subdiretor do Record, foi o primeiro a atirar a toalha para o meio do ringue e contou a história por detrás da história:

(via @captomente)

Depois disso, o próprio José Marinho veio admitir que foi induzido em erro.


Uma atitude que, sem ironias, fica bem aos envolvidos.

A culpa foi, portanto, das fontes, que não foram nem uma, nem duas, mas sim um total de três (assumindo que pelo menos uma delas era comum ao Record e a José Marinho, caso contrário falamos de, pelo menos, quatro fontes).

Assumindo que existiram, de facto, três fontes diferentes a confirmar a mesma versão dos acontecimentos, sem qualquer relação aparente entre si, então compreendo a publicação da notícia. Mas como sabemos que a história é falsa, isso significa que o engano apenas pode ser explicado de duas formas possíveis:

1. Não existiram três fontes - o que não é, de todo, uma hipótese descartável, dada a proximidade que se conhece entre quem deu maior destaque à notícia e um dos potenciais beneficiários da mesma -, e então este mea culpa é apenas uma simples tentativa de limpeza de reputações.

2. As três fontes existem e enganaram os jornalistas e comentadores que publicaram a notícia, o que significa que estamos perante um enorme esforço concertado para plantar uma notícia falsa. Nesse caso, quem terá organizado todo este embuste? Por uma questão de lógica, só pode ter sido quem beneficia com a notícia. Neste caso, só há duas hipóteses: o Benfica ou o jogador.

De qualquer forma, tenham existido uma, duas ou três fontes, sabemos bem que, em notícias desta natureza, as mesmas fontes continuarão a poder segredar ao ouvido de determinados jornalistas as criações que bem entenderem. Afinal, não foi nem a primeira, nem a segunda, nem a terceira vez que interesses infundados sobre jogadores daquele clube são noticiados com enorme destaque. Pelo contrário, para os diários desportivos nacionais, há muito que é um modo de vida. Ah, as costas largas das fontes...


69 comentários :

  1. É o jornalismo em Portugal. Uma palhaçada. Mas graças a blogs como este cada vez mais gente começa a perceber e a deixar de dar dinheiro a esta corja.

    Completamente ridículo e com um padrão conhecido...enaltecer, criativamente, sempre os mesmo! O José Marinho é um triste, coitado. Alguém o leva a sério?

    ResponderEliminar
  2. Criatividade, desonestidade ou pura e simplesmente mentira, de mãos dadas com o carnide desde sempre.

    Hoje, no twitter, um lampião ficou surpreendido por se considerar as Taças Intertoto "competições europeias".

    O objectivo dele, era o ataque ao JJ, que se tinha estreado na Intertoto. Não lhe dava jeito à narrativa.

    A argumentação contra os sportingustas era que assim, ao admitirmos que a Intertoto era competição europeia, o Braga tinha a mesma quantidade de competições europeias (a tal Taça Intertoto) que o Sporting (Taça das Taças).

    É ilustrativo da mentalidade daquela malta. Não se gosta da realidade? Altera-se a realidade.

    Para nós, o Braga tem uma Taça Intertoto. O Sporting tem uma Taça das Taças. O Benfica tem 2 Taças dos Clubes Campeões Europeus. Não se pode comparar os 3 troféus, embora sejam 3 competições europeias, disputadas com clubes europeus. É a verdade. Não se altera, por achar que sim.

    Mas fazer o bicho entender isto...? Porra.

    E a argumentação cega, a teimosia, tudo para conseguir atingir um treinador que um dia passou por aquela casa e resolveu sair para o rival, que eles garantiam não ter capacidade de o fazer.

    ResponderEliminar
  3. Sei de fonte segura e credível que quando o Guardiola se quer deslocar incógnito para assistir a um jogo que não seja o do seu clube, se disfarça e "deixa" no seu lugar um sósia espanhol que é originário da zona dos Lagos de Covadonga, de seu nome Pablo Vázquez.
    Eu estive na Luz, na área vip (onde uma hora antes do jogo tivemos uma palestra), e ele lá estava, irreconhecivelmente disfarçado com bigode e uma farta cabeleira.
    De resto a confirmação é fácil, basta pedir a lista de passageiros à British Airways onde consta o nome de Josep Guardiola i Sala.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "e ele lá estava, irreconhecivelmente disfarçado com bigode e uma farta cabeleira."

      A tua capacidade de pensamento empanou aqui, é aquilo que na gíria se chama dar um nó cerebral a si próprio!

      Um irreconhecível, que foi reconhecido.

      Sai um Pulitzer de carvão pró Rudolfo s.f.f.

      Eliminar
    2. Não consegui perceber se o comentário é de carácter sarcástico.
      Para o caso de não ser, só um pequeno detalhe (nem vale a pena desmentir isto), o Guardiola foi logo escolher uma companhia que não faz voos diretos Manchester-Lisboa? Se queres "criar" uma mentira antes investiga.

      Eliminar
    3. José Miguel, mas eu disse que o voo era directo? Faz escala em Heathrow. Ou pensas que ele voa na Easyjet?
      Nunoaleste, na zona Vip, com bigode e uma farta cabeleira, não te faz lembrar alguém? És mesmo dah, tens que abrir mais o teu espírito, a tua fixação clubística está a toldar o teu cérebro. E os irreconheciveis só o são até serem reconhecidos.

      Eliminar
    4. Então, mas o farinaceo sub-director do record disse que uma das fontes era uma companhia de aluguer de jactos privados. Alugaram um Airbus à british airways? Mais, pedir a lista de passageiros à british airways?!?! LOL!! Essa está demais!! Não tens mesmo noção.

      Eliminar
    5. Hum... bigode e cabeleira.... Por acaso ate faz....

      ... faz-me lembrar um tal de rodolfo... és tu o sosia do pipi guardiola?

      Se alguém pode ser reconhecido é porque nunca foi irreconhecível sua anta! No máximo pode ser um mal disfarçado, tu melhor que ninguém, sabes ao que me refiro!

      A ETAR tem zona vip? Deve ser para as aguas residuais do parque das nações, agora percebo porque te encontravas a boiar por lá! Blheeeérc...

      Jose Miguel ainda tentas ter uma conversa decente com essa coisa? Nem vale a pena, fica o aviso!

      Eliminar
    6. Hum... "(...)com bigode e uma farta cabeleira, não te faz lembrar alguém?"

      Luis da Gama Camioes? Kim-Orelhas-Un?

      Eliminar
    7. Esta insistência dá até pena.

      Eliminar
    8. Nem vale a pena insistit quando o próprio José Marinho já desmentiu a notícia.
      Outro aspeto, informa-te melhor dos voos cá em Portugal. No teu entender, só há voos diretos low-cost para Manchester?
      Pinho

      Eliminar
    9. Porra, o vosso sentido de humor anda como o clube, nunca fica em cima.

      Eliminar
  4. Será que se a SIC voltasse com os "dots" iria haver muita gentinha que iria deixar de comer gelados com a testa para colocar o bonequinho redondo no canto da TV?

    ResponderEliminar
  5. Mestre, já agora, não terá para aí perdida a capa d'O Jogo de dia 18 de Outubro de 2014?
    é que gosto dessa capa, queria guardá-la, mas não a encontro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigado.

      pelos vistos não era a capa que eu queria. já agora, se se recordar da tal capa que queria (a do nani vs brahimi), diga

      Eliminar
  6. Ai, os lamps, os lamps... O que seria da comédia sem esta espécie.
    Bom apanhado MdC. A sucessão de posts do marinho então: priceless!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podia limitar-se a vender o peixe dele, mas não, tem que lhe dar aquele toque pessoal que acaba por torná-lo um alvo fácil quando as coisas correm mal. Enfim.

      Eliminar
  7. "...o resto é conversa fiada. e ressabiamento."
    ahahahhahahahahha
    ahahahhahahah
    tão bom!!

    ResponderEliminar
  8. Epá, quem é o José Marinho? "Peço desculpa aos que me normalmente seguem..."
    Pelo maneira como escreve, parece mais um Guerra desta vida.
    Mestre, acho que também deveria ter posto o video do Futre com o José Manuel Freitas. lol
    PS - Sinceramente que vendam o Grimaldo por 30 milhões, o Lindelof por 40 ou o Sálvio por 50. É coisa que me interessa pouco. Enquanto continuarem a vender por estes valores para conseguir um quarto de lucro do valor total, mostra muito das ineficiências daquela casa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. J., deixei o link para esse vídeo no meio do texto... se calhar não é muito percetível.

      Eliminar
    2. J. o josé parvinho é um colaborador da sporttv e passa a vida no twitter a lambuzarce todo, com merdas do carnide:
      http://prnt.sc/cmvlrb
      http://prnt.sc/cmvlvp
      http://prnt.sc/cmvm2e
      http://prnt.sc/cmvm8h
      http://prnt.sc/cmvmgi
      acho que está muito bem apresentado :)

      ai caralho se eu fosse cliente da sporttv....

      Eliminar
    3. Uma figura menor portanto.....é ver e rir com a categoria destas personagens.
      Epá, Mestre, o Video do Futre com o JMF deveria merecer um post exclusivo! Muito bom. lol

      Já agora anda tudo em sobressalto com as contas do Sporting vs contas do Benfica.
      O Porto já nao interessa nada para aqui.:)
      Já merecia um post! Digo eu....lol

      Eliminar
  9. Ninguém foi induzido em erro. Eles foram é descobertos.

    ResponderEliminar
  10. Hoje em dia não se deve confundir a nobre profissão de Jornalista com os avençados e vendidos por um prato de lentilhas que proliferam nas redacções a soldo dos Deptos de Comunicação, Intoxicação, Propaganda e Venda da banha da cobra.

    Tudo começou quando há 10 anos atrás se prognosticou que os formatos em papel iriam acabar e o On Line, a Net tudo iriam aniquilar. A partir daí perderam-se os valores, os códigos de conduta, a ética, a moral. Agora o que conta é o vale tudo e até tirar olhos.

    No fundo vai sempre tudo dar ao mesmo.. assim tipo, todos os rios caminham para o mar.

    Lisboa é Portugal, o resto é paisagem. Só Lisboa conta (na politica, no futebol) e se amanhã o SCP ou o SLV mudassem a sua sede para o Porto, Coimbra, Faro.. o SCP ou o SLV também deixariam de ter Capas, Manchetes, Parangonas.. Não há que enganar, que não haja ilusões. As redacções estão infestadas de soldadinhos de chumbo prontos a marchar às ordens dos Grandes Líderes.

    Em Espanha é igual.. no AS e Marca só dá Madrid. Mas em Barcelona existem
    outros 2 que lhes fazem frente. Só que Barcelona, a Catalunia até quer ser independente, tem outro poder, outra força que por ex., o Porto não tem!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Seagull,

      o que diz sobre o pânico do on line arrasar o tradicional papel ter dado asas a esta autêntica comédia que é o jornalismo desportivo é bem verdade. Já ouvi muita gente e bem a discutir a necessidade de ter 3 jornais "desportivos" diários... Acho que o resultado está bem à vista: ouve-se dizer, lê-se um post também ele baseado na mesma suposição... e pronto: capa do jornal!

      Há muito que só tomo conhecimento destas pérolas pelos blogs...

      Abraço,
      Pedro

      Eliminar
    2. O porto tem sim Sr... chama-se "o Jogo" !

      Tu podes nao gostar, mas que o alinhamento é completamente azul é por demais evidente, isso é inegável.

      Alias acho que deves ser o unico portista a dizer tal coisa, todos os outros com quem converso sobre futebol, reconhecem tal facto, talvez estejas a espelhar para o porto aquela tua característica de te fazeres de vitima!

      Eliminar
    3. O jornal O Jogo é o mais sério, justo e correcto dos 3... o Jornal O Jogo tem, faz e bem 2 Capas. O jornal O Jogo é propriedade de sportinguistas..

      E, deixa de vir atrás de mim, sempre na peugada. Tenta escrever antes, primeiro..

      E os portistas nunca foram Calimeros. São isso sim autocríticos.

      Eliminar
    4. auto críticos?

      http://www.record.xl.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/fc-porto/detalhe/nuno-espirito-santo-quando-nos-sentimos-injusticados-nao-podemos-ficar-calados.html

      confere. ehehe

      Eliminar
    5. "E os portistas nunca foram Calimeros. São isso sim autocríticos."

      AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH. E o pintinho nunca ofereceu fruta para dormir.

      Eliminar
    6. Agora vais levar comigo sempre ate me doerem os dedos e so por teimosia, nem que seja para te dar os bons dias...

      ...e para te mostrar como funciona a democracia...


      Autocriticos eheheheh... na minha terra chamam-lhe outra coisa!

      Eliminar
  11. "(...) Estavam todos muito concentrados no jogo, pelos vistos."
    estavam todos menos o José Parvinho, esse estava atento ao que se andava a passar nos camarotes da porta 18

    ResponderEliminar
  12. A pedido do calcanhar do xandão...

    http://imgs.sapo.pt/paperleap_capas/2014/10/18/0305_ojogo_4138m.png

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh...

      ... foi blindado e mal pago, como se costuma dizer!

      Eliminar
    2. não era isto...tinha quase a certeza de que era esta capa. Era uma que comparava brahimi com nani.
      De qualquer modo, obrigado (e é estranho, no meu 'sapo jornais', o dia 18 está indisponível)

      Eliminar
  13. Esta "gente" faria Goebbels corar de vergonha...

    ...ficam aqui uns pensamentos da personagem, para terem uma noçao de como esta gente pensa.

    -"There was no point in seeking to convert the intellectuals. For intellectuals would never be converted and would anyway always yield to the stronger and this will always be ‘the man in the street"

    -"A lie told once remains a lie but a lie told a thousand times becomes the truth"

    -"If you tell the same lie enough times, people will believe it; and the bigger the lie, the better."

    -"The masses need something that will give them a thrill"

    -"The most brilliant propagandist technique will yield no success unless one fundamental principle is borne in mind constantly - it must confine itself to a few points and repeat them over and over."

    Todos estes pontos acima apresentados faziam parte da propaganda de Goebbels e se estiverem atentos, podem reparar que todas estas ideias estao presentes na estratégia de comunicação do vendifica.

    Agora tirem as conclusões que quiserem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E já Confúcio dizia:

      Calunia, calunia, mente... que algo ficará e haverá sempre alguém que
      irá acreditar, que irá engolir sem pestanejar, sem mastigar, sem ruminar.

      Não é por acaso que se costuma dizer que o grande mal da humanidade é a ignorância.. e e em terra de cegos quem tem um olho é rei. Perguntem ao LFV ao BdC, ao PdC!!

      Ou como sempre costumo dizer: as galinhas, as gaivotas, os pardais, possuem moela, não têm memória!!

      Eliminar
  14. Então mas isso de ser jornalista é "beber das fontes" e ir escarrapachar isso nas capas dos jornais sem confirmar as informações com provas ou por outras vias? Porra, bela "profissão"!

    E se correr mal está visto que o "jornalista" não tem nenhuma responsabilidade. Foram as malvadas das fontes que espetaram os cornettos na testa aos coitadinhos e eles apenas observaram o derreter do gelado e o escorrer pelas fuças abaixo.

    O "jornalismo" como mera corrente de transmissão de informações plantadas por "fontes" sem nenhum trabalho de verificação... Um embuste.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aquilo que aconteceu com o Allardyce nunca aconteceria cá, Sar. Em vez de o andarem a investigar, estariam a dar-lhe prémios.

      Eliminar
    2. O Sar toca no cerne da questao, que é o refugio do jornalista na fonte, sempre que corre mal a culpa é da fonte, isto ultrapassa o desporto, pois este metodo e usado em politica, na economia, etc etc etc

      Na minha opiniao sempre que uma noticia fosse, denunciada e provada como mentira, o jornalista deveria ser obrigado a revelar a fonte...

      Escreviam-se bem menos mentiras, se assim fosse!

      Eliminar
  15. em que episódios da serie walking dead aparece o palrador? o palhaço anda ai outra vez a comunicar...

    ResponderEliminar
  16. Ou amigo quando tens um presidente que diz que houve bancos que foram à falencia e portugueses que perderam as poupanças porque se compraram jogadores de futebol, ver-te a ti, defensor de tal criatura, andar a fazer perseguições de jornalecos de meia tigela, e ficar chateado com capas de jornais feitas para vender... é HILARIANTE.

    Nem vou comentar o facto de que o banco que foi à falência foi o banco que financiava o Sporting, o banco que fue faliu foi o do Ricciardi, o banco que faliu e que deixou os Portuguese sem as suas poupanças de uma vida, foi aquele que perdoou 150 milhões de divida ao Sporting, enquanto os restantes Portugueses que não conseguiam pagar os emprestimos ficaram sem casa e sem carro.

    Charlatão da cabeça aos pés, o ultimo prego no caixão. Não tenho pena nenhuma, rezo que seja reeleito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chateado com estas capas? "Chateado" é demasiado forte para descrever algo que se encara quase de forma natural, por ser uma situação tão rotineira.

      Eliminar
    2. Mentira. O banco que faliu foi o lampiao Ricardo Salgado com co-admninistracao do lampiao Amilcar Morais Pires que enchia o cu ao boifica.

      O banco do Ricciardi BESI (que tambem era do grupo Espirito Santo) foi o unico que escapou. Nao e por acaso que o Ricciardi e dos poucos da familia que nao tem sido implicado no escandalo financeiro.

      Havia mais para desmontar das mentiras do avencado Tadeu, mas eu tenho mais que fazer. A vossa verborreia ja e por demais conhecida e so a come quem gosta de gelados na testa.

      Eliminar
    3. Tadeu e a dissonância cognitiva. Faz um favor à tua parca inteligência e escreve no google as seguintes palavras:
      "BES + 600 milhões"
      Depois volta cá com o resultado.

      Eliminar
    4. So acrescentar que o Orelhas deve 600 M de euros ao BES. Esse sim, foi a falencia quando os portugueses perdem a casa e o carro por dividas. O Orelhas esta-se cagando. Mas e um estadista e e tricampeao. Reeleijam-o por favor.

      E ja sei a resposta. O Orelhas e tricampeao e eu nao ganho o campeonato ha 15 anos e so ganhei 4 ou 5 depois de 25 de Abril de 1974. Por isso devia estar calado, nao falar e prestar vassalagem ao nacional-lampionismo.

      Eliminar
    5. mas que banco? estás a falar daquele que assumiu a dívida do vieira? que depois tivemos e temos nós andado a pagar. é dessas dívidas que estás a falar? ou estás a falar da dívida do carnide e do vieira que também entra no passivo do BES? agora perdi-me..

      Eliminar
    6. "banco que foi à falência foi o banco que financiava o Sporting"

      Porra voltamos ao mesmo...


      http://www.record.xl.pt/fora-de-campo/detalhe/vieira-entre-os-maiores-devedores-do-bes.html

      http://www.cmjornal.pt/exclusivos/detalhe/credito_a_vieira_no_bes_vida

      http://geracaobenfica.blogspot.com/2014/12/financas-vieira-com-divida-de-600m-ao.html

      http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/estado_assume_divida_de_luis_filipe_vieira_ao_bpn.html

      Eliminar
    7. Comuns cidadãos a pagar dívidas? lembro-me do tempo da manuela ferreira leite e de umas "acções" a saltitar por aí. Já foi há tanto tempo que provavelmente já deve ser obrigatório esquecer...

      Eliminar
    8. Ou mestre é obvio que é rotineiro, é o Benfica que vende! É tão rotineiro como o benfica encher estádios por esse pais fora.

      Ou amigos quem dava dinheiro ao Sporting era o BES não era o BESI, lolada.

      Os banco vão à falencia pq as pessoas n pagam o que os bancos emprestam, adivinhem, o Benfica paga, as empresas do Viera pagam, o Sporting não, por isso tiveram que pagar em vmocs, dinheiro virtual, imaginario... lolada

      Essa dos 600 milhoes é conversa ridicula de inácios ignorantes. Sim as empresas do Vieira tem emprestimos da banca, assim como a EDP, a Galp, a Sonae, Brisa, NOS, PT etc... eu tambem tenho, tambem sou ladrão. lolada

      Não é qualquer um que consegue 600 milhoes da banca, tem que ser alguem com muita credibilidade e nome, se o Bruninho por exemplo pedisse 600 milhoes a banca, a banca RIA-SE na cara dele.


      Eliminar
    9. Encher estadios que os outros não conseguem mesmo com preços 3x mais baratos. Rotineiro sem duvida.

      Eliminar
    10. "Benfica paga, as empresas do Viera pagam"

      Como? loooooooool
      Tadeu, vá lá.. ganha algum juízo!!

      Eliminar
    11. Tadeu, nao escreves o que sabes...

      ...nem sabes o que escreves...

      http://serbenfiquista.com/usernews/catedral-recebe-liga-nos-dia-23bilhetes-desde-2-euros

      http://redpass.blogs.sapo.pt/periodo-de-descontos-a-benfica-bilhetes-860051

      http://serbenfiquista.com/usernews/bilhetes-benfica-vs-tondela-10-de-desconto-online-promo-dia-da-mulher

      http://www.record.xl.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/benfica/detalhe/minutos-de-desconto-definem-preco-dos-bilhetes-927876.html

      https://www.youtube.com/watch?v=DoK8le7V_Ag

      Com esse descaramento, se nao és o Guerra, és um familiar proximo, ou quem sabe uma especie de "mini me"...

      https://www.youtube.com/watch?v=tkmi_UTsjtE

      Eliminar
    12. lol ou conana mais um delirio.

      1º O Vale e Azevedo aquele que rasgava contratos como o Bruninho, tambem n pagava impostos, e foi o BEnfica, a nova direção que foi ter com as finanças e disse, nós benfica estamos a dever e queremos pagar, pq as finanças essas estavam a leste.

      2º O Benfica deu como GARANTIA DE PAGAMENTO, se não sabes o que é informa-te, as acções da SAD. Ora se foi o proprio Benfica que foi ter com as finanças e disse, "queremos pagar" o facto das finanças terem pedido uma garantia de pagamento só não é ridiculo, pq é um procedimento normal.

      3º O Benfica PAGOU EM DINHEIRO! Enquanto pagava deu algo como garantia. Absolutamente normal, por exemplo o Sporting deu como garantia do pagamentos da VMOCS o clube inteiro.



      Eliminar
    13. Tadeu: a propaganda no seu melhor. O Vieira paga... sim, deve pagar tanto como os 17 M€do BPN que o estado assumiu (ou seja o dinheiro dos nossos impostos). Credibilidade? A credibilidade do Vieira chama-se presidente do boifica e Amilcar Morais Pires. Que dava empréstimos sem garantia. Resultado: um buraco de 600 M€, o 2º maior devedor ao BES. Este sim, om dos culpados do buraco e da perda de poupanças de uma vida por muitos. Não tentes deitar mais propaganda mentirosa em cima de propaganda mentirosa.

      E em relação ao BES e ao Sporting, não é o BES o principal financiador do Sporting. É o BCP. Ao menos informa-te para não seres caçado em mentiras básicas.

      E finalmente, repito uma vez mais, o BES era gerido pelo lampião Ricardo Salgado e co-administrado pelo lampião amigo do peito do Vieira Morais Pires.

      Se voltares ao tema com mentiras levas comigo outra vez. Tu e o Patins são os maiores carvoeiros que aqui andam. Sobre vocês os dois não dúvidas nenhumas que são pagos para aqui andarem.

      Eliminar
    14. o tadeu será o burro gil? com o que ele vem aqui argumentar só pode ter estado no mesmo almoço com o burro gil, aventura e porco guerra ou será que é o que tirou a fotografia?.

      Eliminar
  17. Só para dizer que é parte do código deontológico do jornalista revelar fontes assim que a notícia é confirmada como falsa. Uma coisa como "eranuma empresa que fazia ligações a jacto" não devia chegar...
    Há aí algum provedor?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me parece que seja obrigatório, mas é-lhes permitido divulgar as fontes que os usem para passar informações falsas.

      Eliminar
    2. Para isso teria de haver interesse em acabar com noticias falsas. heheh

      Para essa gente, infelizmente, em primeiro lugar estão as vendas.

      Cumprimentos

      Eliminar
    3. Iniciativa, penso que so com ordem judicial é que o jornalista é obrigado a revelar as fontes, sem ordem de um juiz pode sempre negar-se a faze-lo!

      Eliminar
  18. Jogo de Champions e dedica-se o ódio e tempo a uma notícia que pelos vistos é uma não notícia, como muitas outras que invariavelmente aparecem em qualquer jornal. É ou não é de mentalidade de clube pequerrucho? Foquem-se no futebol e deixem de ser a Maria e a Caras no desporto nacional. Como adeptos do futebol, somos melhor que isso.

    O PT só vive da critica da casa do lado quando a dele está a cair por todos os lados...triste sina.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entretanto os vossos ativos, vão-se valorizando de capa em capa...

      O livro que tu andas a ler, escrevi-o eu !

      Eliminar
  19. Ahahahahha o Nuno Farinha a dizer que o irmão de Guardiola é parecido com ele para ir ver a foto e lá fui eu são fotocópias mas estragadas é que não são assim tão parecidos mas pronto o Nuno farinha a tentar disfarçar.

    ResponderEliminar
  20. Mestre, toca a todos, ou acha que noticias inventadas para vender é exclusivo do Benfica!?

    Quem não se lembra daquele tornado falso que foi capa de jornal? Ou a noticia de que um ator português iria participar na série GoT? heheh

    Certamente o que não falta são também capas relativas ao SCP com noticias inventadas.

    Hoje em dia há muita pouca credibilidade, se a noticia pode render uns trocos então toca a publicar.

    https://www.noticiasaominuto.com/fama/231527/diogo-morgado-na-guerra-dos-tronos-era-afinal-noticia-falsa

    http://media.rtp.pt/buzz/insolito/imagem-do-tornado-que-assolou-a-margem-sul-e-uma-montagem-e-fez-capa-de-jornal_2736

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A diferença é que as capas inventadas sobre o SCP sao para o denegrir o clube e jogadores...

      e as capas inventadas sobre o SLBatota sao para valorizar jogadores...

      Sao diferenças, que nao vos dao jeito ver!

      Eliminar
  21. A culpa foi da prima da secretária do dono da companhia de jactos, que anda a dormir com o sobrinho da empregada doméstica do Marinho. Nunca falhou um dia lá em casa, foi por isso.

    ResponderEliminar
  22. Não se riam que o que vos vou contar é verdade,sei de fonte segura que neste momento o Guardiola já se encontra no estádio San Paolo não só para observar o Grimaldo ,esse peso pesado do futebol mundial,como também o próprio André Horta,umas das maiorias estrelas da formação do seixali, e que segundo o Record está à beira da explosão(lacaios vermelhos na propaganda habitual).

    Guardiola bem tentou passar despercebido e disfarçou-se do irmão quase,quase gémeo,mas mesmo assim foi descoberto.E por quem ?,pela mulher das limpezas do WC do aeroporto de Nápoles e pelo arrumador de carros junto ao estádio.Duas fontes muito credíveis,não quero ir mais longe em informações,porque senão ainda me parto a rir da cadeira onde me encontro sentado !...



    ResponderEliminar
  23. Não gasto 0,01€ nesses (pseudo)jornais! Se todos os leões fizessem o mesmo que eu ...

    ResponderEliminar