sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Comparação dos plantéis de Sporting, Benfica e Porto entre 2015/16 e 2016/17

Depois de um exercício provisório feito antes do arranque do campeonato, já podemos fazer um balanço mais definitivo na comparação dos plantéis disponíveis esta época com os da época passada. A análise que se segue engloba os onzes mais prováveis, as alternativas de banco disponíveis e treinador de cada equipa, colocando-se uma cor diferente que caracterize se a evolução foi positiva, negativa ou neutra. A vermelho estão as posições em que (na minha opinião) o clube piorou, a amarelo as posições em que não houve grande variação, e a verde os casos em que se registou uma melhoria.



Sporting

As movimentações das últimas duas semanas revolucionaram o plantel do Sporting e permitiram atenuar tão bem quanto possível as saídas de Slimani e João Mário. 

Bas Dost é um jogador que, na minha opinião, poderá ser um substituto à altura do argelino: não oferecendo a mesma capacidade de luta, é um finalizador nato com um nível técnico muito interessante, pelo que poderá valer os golos de que o Sporting necessita do seu ponta-de-lança principal. No caso de João Mário, parece-me que não se conseguiu encontrar um substituto ao mesmo nível, mas, em compensação, arranjaram-se várias alternativas que, não conseguindo oferecer a mesma inteligência e classe, poderão elevar os níveis de explosão - característica de que o Sporting precisava na época passada. Markovic e Elias - e até Campbell - acrescentam uma capacidade de agitar o jogo que escasseava.

Profundidade, aliás, é aquilo que não falta na generalidade das posições em campo: Beto é um guarda-redes suplente tão bom quanto se poderia desejar; Douglas é um upgrade em relação a Naldo; o recuperado Paulista e Elias são novas excelentes opções para o miolo (Petrovic e Meli contarão para o totobola?); mas a maior diferença em relação a 2015/16 acaba por se registar no ataque, pois onde antes havia Barcos / Montero + Tanaka, há agora Alan Ruiz + Castaignos + André, a quem se poderá somar ainda Spalvis a partir de janeiro / fevereiro.

Em resumo, mesmo tendo vendido duas das suas principais figuras e dispensando um titular (Teo), o Sporting parece muito melhor apetrechado para enfrentar uma longa época.



Benfica

O plantel benfiquista ficou definido bastante cedo, e o final da janela de transferências foi relativamente calmo. Curiosamente, a única contratação de última hora (Rafa) veio fortalecer posições onde já existia qualidade para dar e vender.

Apesar de o Benfica ter cinco excelentes extremos, duvido que algum deles consiga igualar, já esta época, tudo aquilo que Gaitán oferecia à equipa. De qualquer forma, pode-se dizer que o argentino foi substituído tão bem quanto realisticamente se poderia esperar. A outra saída de peso, Renato Sanches, também foi bem resolvida, com a entrada de 3 jogadores que podem fazer a posição: André Horta, Danilo e Celis, que se juntam a Samaris. Suponho que Danilo agarre o lugar logo que estiver em condições, pois André Horta parece-me muito leve para ser o 8 de que o Benfica precisa com um meio-campo a dois.

Onde o Benfica parece ter melhorado em relação à época passada é na lateral esquerda. Apesar de Grimaldo já ter feito meia-época em Lisboa, só agora parece ser uma verdadeira opção para Rui Vitória.

No banco, as alternativas variam entre o razoável e o muito bom: ter Ederson como guarda-redes suplente é um luxo; nas laterais e no centro da defesa, a profundidade do plantel poderá deixar algo a desejar à medida que a época for avançando; no ataque, a qualidade é imensa.

É seguro dizer que o Benfica tem um plantel fantástico, apesar de, na minha opinião, ser ligeiramente desequilibrado em determinadas posições.



Porto

Quando o campeonato começou, o Porto parecia estar uns furos abaixo dos rivais, mas entretanto fez algumas contratações que elevam o nível do plantel. Entraram Boly, Diogo Jota e Óliver, saiu Aboubakar, e confirmou-se a permanência de Brahimi.

Com a exceção de Óliver, não me parece que estas mexidas fortaleçam significativamente o onze inicial, mas dão outra profundidade ao plantel - de que o Porto bem necessitava. De qualquer forma, o plantel continua a parecer curto em duas posições-chave: ponta-de-lança e defesas centrais.

No centro da defesa, Felipe parece poder fazer esquecer Maicon. Boly é para mim um ponto de interrogação: não que seja difícil fazer melhor do que Marcano, mas não foi um jogador que tenha dado demasiado nas vistas no Braga. Esperar para ver. No banco, é obviamente melhor ter Marcano do que ter Chidozie. Há melhorias, mas numa primeira análise não parecem ser tão boas como se poderia esperar. O outro ponto mais frágil do plantel é na frente de ataque: é um risco colocar as fichas todas em André Silva que, por muito potencial que tenha, ainda precisa de fazer o seu percurso até o conseguir concretizar em pleno, e tendo apenas Depoitre, um desconhecido avançado belga de 27 anos, como backup.

Os pontos fortes do Porto são as laterais (Layun e Maxi são do melhor que há na liga, e Telles também promete bastante) e os apoios ao ataque (com Brahimi, Corona, Jota, Octávio e Óliver, não faltarão municiadores para o ponta-de-lança).

Finalmente, o treinador. O Porto foi o único dos três grandes a mexer no técnico. Comparando com Peseiro parece-me uma melhoria. Comparando com Lopetegui, não estou tão certo. O treinador basco não era popular entre a massa adepta portista, mas não sei até que ponto Nuno Espírito Santo será o homem de que o Porto precisa no banco. Superou a prova de fogo com a Roma, mas as circunstâncias em que o fez foram bastante especiais para que se possam retirar daí grandes conclusões. Perdeu em Alvalade, revelando pouca capacidade de mexer no jogo quando a sua equipa perdeu o controlo das operações - o recurso a Óliver, chegado apenas dois dias antes, cheirou a desespero e não é lisonjeiro para os outros jogadores que estavam no banco e que fizeram a pré-época completa.

Parece, portanto, que o Porto está mais forte do que há um ano, mas nem todas as posições ficaram fechadas da melhor maneira.

59 comentários :

  1. Não concordo aí numa coisa em relação à equipa do SCP, que montaste. Para mim onde se lê "Campbell e Allan Ruiz" deveria estar "André e Allan Ruiz". E onde está "B.Ruiz" deveria estar "B.Ruiz e Campbell".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mike, acho o André vai competir com o Dost e o Castaignos no papel de ponta-de-lança. Não o coloquei ali porque so pus aqueles que terão mais hipóteses, à partida, de discutir a titularidade. O Campbell sim, poderá fazer a posição do Bryan, e também a do Gelson, mas acho que vai ser mais utilizado a 2º avançado. Mas nada como esperar para ver. :)

      Eliminar
    2. O André não é ponta-de-lança puro. É mais 2º avançado.

      Eliminar
  2. Já o disse há 15 dias e volto a repetir hoje, cada vez mais convencido.. como 90% dos Fazedores de opinião estão afectos aos 2 clubes de Lisboa.. é óbvio que vão fazer passar a mensagem de que os 2 clubes de Lisboa têm, possuem melhor equipa e melhor plantel. Não é verdade. E alguns até se vão basear, fundamentar nas avaliações de Sites sediados na Alemanha para o justificar... esquecendo que esses Sites são na verdade editados, feitos por colaboradores portugueses da Silva que moram em Lisboa, vivem em Lisboa, trabalham em Lisboa, a maior parte em Pasquins e Tvs Regionais de Lisboa. Ora assim, dessa forma, já sabemos, a sua opinião será sempre afetada, influenciada pela sua situação de adeptos de clubes de Lisboa, que vivem e trabalham em Lisboa e nunca será imparcial, independente, autónoma.

    Dito isto e sabendo que contra um rebanho ou um bando, ficarei sempre a perder, digo e repito que no FCP felizmente não temos JPs, Petrovicks, Mancoviks, Melis, Schelottos, Andrés, etc, etc.... nem temos Eliseus, Grimaldos, Semedos, Hortas, Raouls, Cervis, Carrillos, Jovics, Guedes e Pizzis!!

    Ou seja, no FCP em geral, temos um plantel mais homogéneo, mais equilibrado e uma equipa com melhores jogadores..

    Claro que que admito que também a minha é uma opinião parcial, em tons de azul, mas tento ser o mais isento possível. E digo isto porque sei que um Maxi é melhor que um JP, um André Almeida, um Felipe é melhor que um Coates, um Douglas, um Lizandro, um actual Luisão, um Jardel.. que um Alex Telles, um Layun são melhores que um metro e meio de Grimaldo, ou um Bruno César.. e assim sucessivamente.

    A única pecha, defeito que admito, sim é na posição do PL, pois faz falta mais alguém. E, ainda não sabemos o real valor do Depoitre, pois ainda não foi servido e utilizado como devia.

    Mas, em termos gerais, repito, insisto, o plantel, a equipa base do FCP é melhor que a dos rivais na minha opinião. É claro que o FCP fica a perder por não ter o seu Estádio localizado na Avenida da Liberdade nem ter 90% dos Mass Media sediados em Lisboa. Porque se amanhã o FCP mudasse o seu Estádio para Lisboa, aí o FCP seria tratado de outra forma e até os Fontanelas, Lucianos e Pode Ser o Ferreira iriam para os Camarotes presidenciais assistir aos seus jogos!! Infelizmente nesse aspecto o FCP fica, sai a perder porque fica a 315 Kms de de Lisboa, das redacções dos jornais, Tvs, Rádios, Sites !!

    Porque pelos vistos todos acharam normal que o Pode Ser o Ferreira, o Luciano da APAF estivessem sentados à direita do pai nos camarotes do Pombal e se calhar até também receberam um voucher de cortesia contendo uma camisola do falecido e 4 jantares, 4 à descrição no Museu da Cerveja !!!!





    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Quid o que te fizeram em Lisboa para teres esse desprezo tao grande pela cidade e sua gente?

      Deve ter sido algo muito ruim mesmo...

      Eu nao gosto de Lisboa, mas porra nao chego nem perto nem de longe ao teu ódio!

      Eliminar
    2. Haja pachorra, santa paciência.. coitados dos professore que tenham que aturar crianças... Lisboa é uma cidade linda, nada tenho contra Lisboa.

      Falo em Lisboa como poderia falar em Madrid, Paris, Londres se fosse esse o caso. Falo do centralismo, da descriminação, é óbvio que me refiro ao facto do FCP sair prejudicado em relação aos clubes da Capital que têm mais visibilidade, mais atenção!!

      Ou se por acaso o FCP mudasse a sua Sede, o seu Estádio para Lisboa não teria um outro tratamento?!

      Eliminar
    3. 4 ou 5 jogos depois (com auto-golo pelo meio) e Filipe já é melhor que Coates. Nem falo de Danilo e Andréx2 (Oliver não joga como 2º médio centro neste Porto).
      Falamos melhor em Fevereiro, depois de fase de grupos da Champions.

      Eliminar
    4. Não, por mim falamos já a 12 Dezembro próximo quando o SCP nem para a LE se apurar!!

      E Danilo ficou provado na Suiça é muito melhor que o WC.. só que, lá está, não tem a tal boa imprensa!!

      Insisto, no FCP não temos Petrovicks, Mancovikcs, Melis, Celis, Cervis, Pizzis!!



      Eliminar
    5. O onze do Porto é fortíssimo. Desde que o mesmo tenha Oliver e Brahimi.

      Eliminar
    6. Porra Quid tem calma pá... respira fundo... conta ate 10... olha o coração...

      Conseguiste escrever tanto sobre Lisboa e quem por la vive e trabalha, mas sempre com uma conotação negativa, e alias já nao é a primeira vez que o fazes, dai a minha observação...

      ... mas folgo em saber que depois de todos o impropérios que dirigiste á cidade e sua gente afinal Lisboa é linda...

      Tenho pena, mas eu sou coerente e nao concordo, como disse acima eu ate nem gosto de Lisboa, e muito menos a acho linda...

      Eliminar
  3. Tal e qual quando sair o R&C do SLV, também se irá poder comprovar que o negócio do Rafa não foram só os tais 16 milhões apregoados.. como se tinha noticiado, mas sim... de 21 milhões de euros: 16 milhões de euros devido à aquisição dos 90% direitos económicos aos quais se somam mais 5,2 M€ na rubrica ‘outros encargos’.

    :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vais, porque esses valores nem no R&C vai aparecer, como não vai aparecer o real custo do Carrillo, etc etc.

      Quanto ao teu post acima, grande azia não? É aceite por todos, inclusive no FCP, que tem menos plantel titular e menos soluções que os rivais do sul. É um bom plantel, melhor que há 2 semanas, mas mesmo assim vamos ver. E sobretudo vamos ver se houver lesões de titulares, pois o FCP não tem banco.

      Nem banco nem avançados.

      Eliminar
    2. Por todos quem?!... os tais 90% de Fazedores de Opinião dos jornais de Lisboa?!

      Ou como diz hoje o PML n' A Bolha.. os 2 clubes de Lisboa têm planteis fabulásticos que já estão ambos na Final da LC!!!

      E, depois, na realidade em chegando ao Natal, nem para a LE ficam apurados!!

      Eliminar
  4. Não se comenta a entrevista do Jesus mas a do Vieira sim.
    E no dia onde sai um dos piores relatórios de contas de sempre, onde por exemplo foram pagas 3.5 milhões de comissões na compra do ruiz, sai outra vez a análise dos planteis.
    Quem te viu e quem te vê mestre...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o alan ruiz se sair por 15 milhões, derá lucro.

      o jimenez se sair por 15 milhões, dará prejuizo.
      o rafa se sair por 15 milhões, dará prejuízo.
      o pizzi se sair por 15 milhões, dará prejuízo.
      o ola john se sair por 15 milhões, dará prejuízo.
      o taarabt se sair por 15 milhões, dará prejuízo.

      o zivkovic se sair por 15 milhões, não dará lucro.
      o salvio se sair por 15 milhões, não dará lucro.

      queres que eu analise mais ou já chega?

      Eliminar
    2. As contas saíram à meia-noite de hoje. Convém ler o documento com um mínimo de atenção antes de me pôr a escrever sobre ele.

      Eliminar
    3. pronto,... pronto,... toma lá a chucha para te acalmares...
      http://prnt.sc/cfxqsi

      Eliminar
    4. Se o Ruiz sair por 500 milhões dá para abater o passivo e ainda ficam com lucro.
      A questão que andas a fugir é a das comissões.
      Todos criticaram, riram e gozaram quando souberam que o Araújo ganhou 3.2 milhões de euros num negócio de 16 milhões. E agora está tudo normal por pagar 3.5 num negócio de 5? A sério que vão passar um pano neste tema?

      Eliminar
    5. Esses assuntos concerteza serao largamente discutidos na, Tvi, Sic, BolaTv, CmTv,...

      ... nos jornais, A Bola, Record, Ojogo, CM, i, Borda de agua,...

      ... nas revistas Sabado, Visao, Maria, Cristina, Gina, Tânia, Hustler e Penthouse...

      ...e deve também ser alvo de debate nas tasquinhas do costume, NGB, ser benfiquista, camarote, entre outros portanto mais vale apostar em algo diferente, pelo menos era o que eu fazia...

      Eliminar
    6. ..mas mas.. o dia já acabou?
      ..mas mas.. és tu quem gere o blogue? ou decides e avalias os Post's que devem ou não ser publicados?

      Eliminar
    7. John, eu diria mais, apesar de saber que este comentário vai ser passado com o lápis azul:
      -- O intestinal Colón comprou o passe do Alain Ruiz ao clube papal San Lorenzo por 2.2M€ e DOIS DIAS DEPOIS vendeu-o ao Sporting por 8M€ envolvendo 3.5M€ de comissões? Alô? Vera?
      -- Prejuízo épico de 32M€ na época passada, traduzido em uma BOLA de títulos, mas isso não invalidou que dois altos funcionários tivessem aumentos extraordinários, num caso mesmo a ultrapassar os 100 por cento.
      -- A formação de um tribunal popular, com os dos jurados de nome Mustafá, o recente relações públicas do Sporting, que vai julgar antigos presidentes.
      Assuntos internos do clube não interessam. Podes censurar, MdC ou Saraiva, pois são assuntos sensíveis demais para que os adeptos leoninos despertem para esta realidade.

      Eliminar
    8. http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR61539.pdf

      quanto puderes apresentar um papelinho destes em relação ao teu clube agradecia ;)

      Eliminar
    9. P, quanto puderes apresentar um papelinho destes em relação ao teu clube, falamos
      http://www.slbenfica.pt/futebol/palmares.aspx

      Eliminar
    10. Pelo que me parece, pagámos uma comissão que nem chega a 1M ao agente do Alan.... bilocas devias respirar e ler as coisas com um bocadinho mais de atenção antes de vires espumar e debitar nada para aqui.

      Eliminar
    11. Cá esperarei a análise às contas até porque quero perceber se a bomba pode explodir já para o ano. Não esperava contas tão negativas. Apanhou-me de surpresa e percebo agora porque Bruno Carvalho vai dar entrevista.

      Eliminar
    12. Deixando as contas para um futuro post, vou deixar a minha análise aos plantéis.
      Porto
      Era o mais fraco dos três e não vejo nenhuma mudança. A esperança reside num miúdo de 20 anos e no brahimi. Muito pouco. Mas devo estar enganado porque o quid que percebe disto a potes, diz que estão muito fortes.
      Benfica
      Discordo da análise do mestre. Para mim estamos mais fortes na esquerda.
      O gaitan era grande jogador mas bastante inconstante. Além disso passou meia época lesionado. Com Rafa, carrillo, cervi e ainda zivkovic, estamos muito melhor.
      No meio o mestre acha que estamos igual, mas aí estamos muito pior. Ao contrário do gaitan, o Renato foi um jogador essencial no sucesso do Benfica. Alias houve um Benfica pré Renato e um Benfica pós Renato. A minha esperança residia no danilo mas pelos vistos não conta para já.
      Sporting
      Há duas maneiras de ver o novo Sporting.
      Uma dela é analisar pela quantidade dos reforços. Nesta análise o Sporting está muito mais forte. Em termos ofensivos, não me parece que o Sporting sinta às ausências de um ou outro titular, ao contrário do ano passado.
      A outra análise que se pode fazer é ver como a táctica do Sporting vai mexer com as ausências do slimani e do João Mário.
      O slimani não era apenas um ponta de lança. Era um gajo que valia por dois no processo defensivo. E o João Mário não era apenas um médio direito. Era um jogador perfeito no plano táctico a preencher as lacunas de meio campo num 442. Um pouco como o Ramires no primeiro ano de Jesus no Benfica.
      Dito isto, este plantel do Sporting faz me lembrar os planteis do Benfica de Jesus.
      Um ponta de lança fixo com outro mais móvel apoiados por dois extremo, deixando as despesas do meio campo para dois jogadores.
      Se for assim vamos ter um Sporting demolidor contra equipas mais fracas mas muito frágil contra equipas de igual valia.

      Eliminar
    13. Volto a insistir.. colocando a questão ao contrario.

      "Insisto, no FCP não temos Petrovicks, Mancovikcs, Melis, Joeis, Celis, Cervis, Pizzis, Guedes!!

      Eliminar
    14. nunoalexctx9 de setembro de 2016 às 10:25

      ...e deve também ser alvo de debate nas tasquinhas do costume, NGB, ser benfiquista, camarote, entre outros portanto mais vale apostar em algo diferente, pelo menos era o que eu fazia...

      nuno esses do camarote devem estar a esgalhar o pessegueiro até terminar a entrevista do BdC.

      Eliminar
    15. Aposto que sim "Eu Sou Sporting", hoje de manha quando viram os jornais todos eles molharam a cueca...


      Quanto ás melancias invertidas, que por aqui andam, explico o seguinte as vendas deste ano dao para pagar isso tudo e ainda baixar o nosso passivo, preocupem-se é com o vosso passivo que só conhece um sentido; subir, apesar das vendas Mendilhionarias!

      O billy mais uma vez num post que nao tem nada a ver lança um assunto ao calhas totalmente off topic, depois como nao tem argumentos para se defender refugia-se no tema do post do MdC, chama-se a isso, BARALHAR E DAR DE NOVO!

      PS: Guerra és tu?

      Eliminar
  5. pra mim o melhor jogador do benfica é o grimaldo mas não é a defesa esquerdo... é ali no lugar do horta que é um jogador ridículo, trapalhão, não vê a baliza nem que estivesse a 2 metros. O espanhol vê.

    Tem o bónus de marcar bem as bolas paradas por isso um jogador destes tem de jogar muito mais perto da baliza adversária.

    o melhor jogador do porto é o andré silva mas como a organização coletiva do porto coloca o avançado sozinho, isolado como uma ilha no meio dos centrais... andré silva não terá muitas bolas pra jogar. Com o tempo vai ser assobiado pelas bancadas e vai desaparecer.

    no Sporting todos os jogadores pra mim são superiores aos das outras 2 equipas.

    ResponderEliminar
  6. Respostas
    1. Ruben, acho que o Salvio vai ter pouco tempo de jogo, comparado com o Carrillo, Zivkovic, Cervi e Rafa. Foi só por isso que não o coloquei.

      Eliminar
    2. Não vai. Vai jogar até ser vendido.

      Eliminar
    3. ...até se lesionar outra vez queres tu dizer.

      Eliminar
  7. O josé gomes,junior primeiro ano do slbatota,que nunca jogou pela equipa principal,ja tem tantas capas de jornais como o gelson martins.
    Eu ainda aposto que vai ser chamado primeiro por F.santos e tudo..

    Vai uma aposta?
    Carrega colinho..colinho da APAF,comunicaçao social,justiça etc etc

    ResponderEliminar
  8. O João Bolhas agora é especialista em relatórios de contas do Sporting. Espero que não aches o salário do BdC demasiado alto, pois a compaarar com aquilo que o teu presidente rouba ao teu clube será uma bagatela.

    ResponderEliminar
  9. 32M? Nada? Ruiz 8M? Nada? Custos duplicados? Nada?
    Gelados com a testa são os benfiquistas!
    Ah... Ainda não entraram as vendas... Pois... Não foram feitas naquele ano! Parece o porto... Sempre a espera que entrasse o dinheiro Hulk e do falcão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR61539.pdf

      quanto puderes apresentar um papelinho destes em relação ao teu clube agradecia ;)

      Eliminar
    2. Não pode, no clube dele tudo é opaco e eles batem palmas.

      O tipo fala de duplicação dos custos mas omite a DUPLICAÇÂO das receitas...

      #MidasSchoolOfEconomics

      Eliminar
    3. Nem mais...
      Gostam muito é de falar nos outros

      Eliminar
    4. P, quanto puderes apresentar um papelinho destes em relação ao teu clube, falamos
      http://www.slbenfica.pt/futebol/palmares.aspx

      Eliminar
    5. Oh Nuno, o FCP tem metade do vosso Passivo e 1/3 das vossas Dívidas bancárias.. assim que não ouses sequer comparar os 2 clubes. Não é porque caiu neve em Lisboa uma vez que vais dizer que vais de skis para o emprego!!

      Rudolfo, quando puderes apresentar assim um Link, falamos.

      http://www.fcporto.pt/pt/clube/palmares/Pages/palmares.aspx

      :-)


      Eliminar
    6. Por acaso sou sincero gostava que houvesse deste tipo de coisas no meu clube a explicar tudo.

      Agora uma coisa que não percebo é ai dizer 7 milhões e pelo que leio em todo o lado (não fui confirmar) o relatório de contas dizer 8 milhões.

      A que se deve esta discrepância ?


      Em outro tema do mesmo campo. Gosto de ver que agora já tudo acha normal contratar 26 jogadores num ano, 13 para a equipa principal. Quando era o Benfica era contentores.

      Eliminar
    7. Mulrinick, deixo em baixo o link:
      https://www.youtube.com/watch?v=Lx6Xz5rRuGY

      Eliminar
    8. Multinik II

      Ofereço-te em troca este link também em baixo:

      https://www.youtube.com/watch?v=FRleLZY8iqs

      Eliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. Estão todos à espera da doutrina de logo à noite para arranjarem desculpas.
    Alguém me explique qual a diferença entre este relatório e os do Godinho? JJ! Apenas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para ti é melhor desenhos:

      http://i.imgur.com/XGM4HF7.jpg

      Repara como nos últimos três anos se fechou o gap entre receitas e gastos operacionais que agora andam a par. As receitas duplicaram e sustentam as despesas.
      Claro que estava tudo nas entrelinhas das guidelines dos dossiers do Godinho...

      Eliminar
    2. Se tivesses algum tipo de massa cerebral, perceberias.

      Eliminar
    3. Ficaram todos um pouco desnorteados, após estas notícias sobre economia...
      Retroactivos
      E outros encargos...

      Eliminar
    4. Explico: receitas 100% superiores com custos sensivelmente semelhantes. E é "só" uma das diferenças.

      Já agora, reforço a pergunta do P. à qual teimas (que admiração....) em não responder:

      Quando é que apresentam algo semelhante a isto http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR61539.pdf ?

      Eliminar
    5. Oh olá, com o Godinho os custos operacionais rondavam os 70M e as receitas cerca de 35M. Este ano os custos, com o pagamento à Doyen incluído foi pouco mais de 70M e as receitas cerca de 60M. Tendo em conta que os custos da Doyen foram de 15M é relativamente fácil de concluir que este ano o clube conseguiu ser auto-sustentável está época! Melhor que isso é impossível.
      30 e tal milhões de prejuízo, certo. No entanto no próximo exercício com as vendas de Jomi e Slimani, e retirando as contratações que aconteceram em Agosto, o exercício será facilmente positivo. Para não falar nas receitas da Champions que este ano não existiram.
      Olhó geladinho! Cornettos de chocolate ou morango!

      Eliminar
    6. Há uma grande diferença, a qualidade da equipa, a força que emana para fora e especialmente o incómodo que os adversários diretos têm agora. Não há grande problema sobre este relatório, sobre o prejuízo de 32 milhões, quando o dinheiro das vendas e da Champion entrar, voltamos a ficar no Verde, portanto, não te preocupes Nuno Martins. Aliás, era melhor começarem-se a preocupar mais com o reino do Deus Sol LFV, onde reina a falta de transparência e o nepotismo.

      Eliminar
    7. Eu explico.
      Último ano do flopes 30 m de prejuízo.

      Terceiro ano de BdC.
      10 m de prejuizo.... Mas com custos aumentados.
      Plantel inflacionado e com activos muito valiosos. Da para quase escolher o onze ao calhas.
      80 m d vendas JÁ EFECTUADOS.
      Um pavilhão pago.
      Recuperação da passes dos jogadores.

      Pronto é esta a diferença.
      Ah, um treinador a sério.
      Um plano e um clube cada vez mais estável .

      Viva o Sporting!

      Eliminar
  12. Comedor de gelados com a testa?

    E os R&Cs do seu clube, interessam-lhe ou é só os do Sporting? Existem sequer? Note-se que estamos a falar de R&Cs reais e não adulterados pelo Ladrão de Camiões e máfia adjacente.

    ResponderEliminar
  13. Considero que os plantéis dos 3 saíram mais fortes.

    Considero que o que se fortaleceu mais foi o nosso, seguido do plantel dos corruptos vermelhos, seguido do dos ex-corruptos que já não o são porque foram ultrapassados na curva.

    Considero que, olhando ao ponto de partida (final da época passada), o plantel mais forte já era o nosso, seguido do dos vermelhos corruptos, seguido do dos ex-corruptos que já não o são porque foram ultrapassados na curva.

    Dito isto, há que fazer valer isso em campo, e lutar com tudo contra os vouchers e outras artimanhas carnidenses. Já para não falar que num campeonato como o nosso, esquecendo as trafulhices, o plantel mais fraco dos 3 grandes tem sempre boas hipóteses de ser campeão. O plantel mais fraco dos 3 grandes tem sempre equipa para ganhar, sem grandes alaridos, a qualquer uma das outras. O campeonato é uma prova de regularidade, portanto não interessa assim tanto o plantel com mais qualidade, mas sim a sua regularidade. Aspecto onde o treinador irá desempenhar um papel fundamental.

    Em frente, Sporting!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente no FCP não temos nem Dirigentes, nem ex-Dirigentes cadastrados.. assim que essa dos ex-corruptos a aludir insidiosamente ao FCP, cuspiste-a para o ar e caiu-te na boca!!

      Eliminar
  14. MdC,

    Porque é que o Douglas é um update ao Naldo?

    ResponderEliminar