terça-feira, 13 de setembro de 2016

Craques a título póstumo

Craques a título póstumo. Não literalmente, obviamente, apenas no sentido figurado, é a última moda no carvão lançado pela máquina de comunicação benfiquista: os jovens jogadores do Sporting só passam a ser bons quando entra no plantel alguém que lhes possa fazer concorrência pelo lugar. Tanto quanto me lembro, o pioneiro desta tendência foi Pedro Guerra, na época passada, falando de Tobias Figueiredo. Enquanto Tobias jogava com frequência, nem um comentário. Quando apareceu Naldo e Tobias foi relegado para 4ª opção, aqui-d'el-rei!, que estão a amputar os sonhos de um jovem talento.

Mas, quer se goste, quer não, Pedro Guerra não esconde os seus interesses nem tem qualquer obrigação profissional de dar opiniões isentas e honestas. No entanto, não se pode dizer o mesmo de outro Guerra, o Fernando, um dos diretores-adjuntos do jornal A Bola, que, na noite do último domingo, conseguiu elevar esta técnica a um novo patamar, ao falar sobre Rúben Semedo:

(obrigado, sapinho!)

Agora que lhe cheira que a titularidade de Rúben Semedo poderá estar em risco pela chegada de Douglas, admite tacitamente que o jovem central já deveria ter sido chamado por Fernando Santos à seleção, e ainda consegue ter a distinta lata de direcionar a responsabilidade dessa não convocatória para Jorge Jesus (um dos ódios de estimação de Fernando Guerra, que já vem do tempo em que era treinador do Benfica), por causa de uma conversa que ele acha que poderá ter acontecido entre o treinador do Sporting e o selecionador nacional. 

Curioso, no entanto, que apesar de Rúben Semedo ser titular do Sporting há oito meses, Fernando Guerra não tenha ainda arranjado oportunidade nos seus espaços de opinião no jornal para o elogiar. Outros há que não precisaram de esperar tanto tempo para terem direito aos elogios do decano jornalista.


P.S.: curiosamente, há uma semana, em pleno período de compromissos das seleções, Fernando Guerra não se lembrou de escrever sobre a injustiça da não convocação de Rúben Semedo, preferindo dedicar a sua meia página das terças-feiras a elogiar Antero Henrique...


... curiosamente, acabado de sair do Porto. O mesmo Antero Henrique que, três anos antes, tinha sido alvo destas simpáticas palavras de Fernando Guerra:


Pois...