quarta-feira, 14 de setembro de 2016

#DiaDeSporting: Que onze para o Bernabéu?

Jorge Jesus confirmou ontem, na conferência de imprensa de lançamento do Real Madrid - Sporting, que Rúben Semedo e Gelson Martins serão titulares. Nada que surpreenda, visto que têm sido, provavelmente, os elementos mais influentes da equipa na defesa e no ataque, respetivamente. De qualquer forma não é, nem de perto nem de longe, o suficiente para deixar perceber quais serão as ideias do treinador para logo.

Optará Jesus por um onze na linha mais tradicional, dentro do que costuma fazer contra adversários mais complicados (repetindo, por exemplo, a equipa que entrou em campo contra o Porto)?


Ou preferirá reforçar o meio-campo, adicionando-lhe uma unidade como Elias (que, não sendo um jogador de ataque, tem capacidade de explosão suficiente para tirar partido das oportunidades que decorram de recuperações de bola e apanhem o adversário desorganizado nas linhas mais recuadas)?

Nota: onde está Bryan Ruiz, também poderia estar Bruno César.

Ou irá apostar declaradamente no contra-ataque, reforçando na mesma o meio-campo mas deixando de fora Bas Dost, um jogador mais posicional, colocando unidades mais móveis na frente?

Nota: onde está Bryan Ruiz, também poderia estar Bruno César.

Creio que esta última opção é arriscada, por se afastar demasiado da tradicional ideia de jogo do Sporting. Não que a equipa tenha obrigação de mandar no jogo, como é hábito por cá, mas enviaria uma mensagem que me parece perigosa. O Sporting não é uma equipa que esteja acostumada a encostar-se à área, nem é particularmente forte em transição ofensiva, pelo que me parece que não será sensato entregar na totalidade, de forma intencional, a iniciativa ao Real Madrid.