quarta-feira, 14 de setembro de 2016

#DiaDeSporting: Que onze para o Bernabéu?

Jorge Jesus confirmou ontem, na conferência de imprensa de lançamento do Real Madrid - Sporting, que Rúben Semedo e Gelson Martins serão titulares. Nada que surpreenda, visto que têm sido, provavelmente, os elementos mais influentes da equipa na defesa e no ataque, respetivamente. De qualquer forma não é, nem de perto nem de longe, o suficiente para deixar perceber quais serão as ideias do treinador para logo.

Optará Jesus por um onze na linha mais tradicional, dentro do que costuma fazer contra adversários mais complicados (repetindo, por exemplo, a equipa que entrou em campo contra o Porto)?


Ou preferirá reforçar o meio-campo, adicionando-lhe uma unidade como Elias (que, não sendo um jogador de ataque, tem capacidade de explosão suficiente para tirar partido das oportunidades que decorram de recuperações de bola e apanhem o adversário desorganizado nas linhas mais recuadas)?

Nota: onde está Bryan Ruiz, também poderia estar Bruno César.

Ou irá apostar declaradamente no contra-ataque, reforçando na mesma o meio-campo mas deixando de fora Bas Dost, um jogador mais posicional, colocando unidades mais móveis na frente?

Nota: onde está Bryan Ruiz, também poderia estar Bruno César.

Creio que esta última opção é arriscada, por se afastar demasiado da tradicional ideia de jogo do Sporting. Não que a equipa tenha obrigação de mandar no jogo, como é hábito por cá, mas enviaria uma mensagem que me parece perigosa. O Sporting não é uma equipa que esteja acostumada a encostar-se à área, nem é particularmente forte em transição ofensiva, pelo que me parece que não será sensato entregar na totalidade, de forma intencional, a iniciativa ao Real Madrid.

41 comentários :

  1. Conhecendo o Jesus, ou é a hipótese 1 ou a 2. A 3 tem mais a ver com lopetegui.

    ResponderEliminar
  2. Apostaria na primeira opção, mas talvez com Bruno César no centro e Ruiz na ala, que foi como controlámos melhor o jogo frente ao Porto.

    Dentro do azar do sorteio, temos hoje a "sorte" de poder mostrar os nossos jogadores ao mundo. Andei a fazer as contas: estamos no segundo grupo mais forte da Champions (somando os coeficientes de cada equipa). Está tudo aqui: http://superioridadenumerica.blogspot.com

    P.S. Mestre, continuo com um problema no feed, mas descobri que se funciona bem se adicionar diretamente à sua lista o link https://superioridadenumerica.blogspot.com/feeds/posts/default. Obrigado.

    ResponderEliminar
  3. voto na 2ª opcção, talvez até com com campbel ou bruno César no lugar de Ruiz.

    ResponderEliminar
  4. Tenho esperança para logo, mas só de pensar que o nosso ponto fraco são as laterais e vão levar com Ronaldo e Bale... aiai

    ResponderEliminar
  5. Para mim a hipótese mais provavel é a tua 2ª, mas em vez de Ruiz é Campbell.

    ResponderEliminar
  6. a equipa que entrou contra o porto com o Dost no lugar do Slimani.

    Adaptações logo se vê no decorrer do jogo.

    Não vale de nada fazer muita marcação, interessa é a bola e a capacidade de a manter. Sem bola, as vedetas não jogam.

    ResponderEliminar
  7. No ano passado na luz fomos jogar em contra ataque e espetámps 3-0!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De qualquer forma somos uma equipa que aproveita mal as oportunidades de contra-ataque, Duarte...

      Eliminar
  8. Querem uma dica? Onde pôs Jesus o Brian Ruiz a jogar na pré-época?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não acredito que o coloque no miolo, CGH... as experiências não correram assim tão bem, e na altura não havia nem Adrien, nem Elias, nem Meli.

      Eliminar
    2. Aliás julgo mesmo que as experiências correram foi mal ...

      Eliminar
  9. A única maneira de encarar este jogo sem medo é assumir a velha máxima do futebol: 11 contra 11.

    É claro que do outro lado temos Ronaldo e Bale ... dois gigantes sozinhos e então juntos transformam aquela equipa num colosso.

    Não temos a obrigação de ganhar o que é uma inversão do que se passa em nossa casa, mas paradoxalmente já estamos a ganhar com a projecção mediática do reencontro de Ronaldo com o "seu" Sporting e com a existência em campo de 5 campeões europeus por Portugal.

    Aposto na opção 1, acredito que Jesus não mude a forma de jogar porque sinceramente não vale a pena. Mais vale tentarmos ser agressivos e marcarmos pelo menos um golo.

    ResponderEliminar
  10. O jj disse que não íamos alterar a ideia de jogo, portanto estou a contar com o 11 do jogo contra o porto, com o bruno César no meio.

    ResponderEliminar
  11. Se estivéssemos em 2012, até iria torcer pelo SCP. Mas como em 2013 o SCP acabou e passou a existir o Desportivo Campo Grande e Lumiar e ainda por cima com 2 cromos que não engulo nem com molho de tomate.. deixo só uma pergunta no ar: por acaso estiveram atentos e sabem os resultados de ontem do Bayern e do Barcelona?!

    Então por favor sejam realistas e não entrem em delírios cervejais logo pela manhã..


    http://pt.uefa.com/memberassociations/uefarankings/club/

    Logo vão jogar o 1º do Ranking contra o 51º !!

    Um pouco mais de modéstia, de humildade por favor.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu amigo recomenda então que fiquemos em casa ;) ... ou a partir de que lugar do ranking é que vale a pena jogar ?

      Eliminar
    2. Quid, não tens noção o quão contente me deixar por deixares de torcer pelo Sporting desde que o Bruno chegou a presidente! É que fico honestamente contente. Significa que ele está a fazer as coisas muito bem feitas! Do outro Sporting é que vocês gostavam. Mansinho, não fazia mal a ninguém e dava o capitão caso o porto o quisesse.
      "Um Sporting forte faz falta ao futebol português!", diziam eles para tentar passar uma de humildade, sem nunca pensar que em tão pouco tempo o Sporting se tornasse numa real ameaça. A mudança de discurso e de opinião que se vê nos rivais quando se compara os tempos do Sporting fraco com este Sporting são os principais motivos que me levam a manter a confiança total no presidente!

      Eliminar
    3. E se estivéssemos na década de 30, ainda tinha logica a tua foto de perfil. Como estamos em 2016, acho que estás no lugar e no tempo errado. Desaparece e vai meter nojo aos cães para outra era.

      Eliminar
    4. Era fixe era os tempos em que o Sporting era um freguês tranquilo, não é verdade?

      Pois isso acabou. Habitua-te a isto, ou então a andar com anti-ácidos no bolso.

      Eliminar
    5. Um post com possíveis desenhos tácticos é falta de humildade...

      Eliminar
    6. ah ah ah Faço ideia das saudades que tens do Sporting do grande Godinho, antes de virem estes "2 cromos" atazanar a vida ao pessoal todo.

      Eliminar
    7. Ainda bem nao quero cá misturas, muito menos precisamos do teu apoio hipocrita, gosto de teatro mas nao misturado com futebol...

      PS:Aposto que vamos jogar 11X11!

      Eliminar
    8. Apenas me limitei a dar a minha opinião. E sugeri para serem realistas.

      "Então por favor sejam realistas e não entrem em delírios cervejais logo pela manhã.. logo vão jogar o 1º contra o 51º do Rranking.

      http://pt.uefa.com/memberassociations/uefarankings/club/

      Um pouco mais de modéstia, de humildade por favor.

      Foi só isso que educadamente recomendei, sugeri, alvitrei.

      Eliminar
  12. Mestre eu optaria pela 3ª opção pois o Bas Dost ainda não está identificado com os processos da equipa é será uma presa fácil para a defesa do Real.

    Reforçar o meio-campo,vejo com bons olhos a entrada do Elia dependendo dos seus níveis físicos,soltar alguém na frente que poderá ser o Campbell e jogar com os sectores o mais compactos possivel.

    Sei da importância deste jogo em termos de prestígio e em termos económicos mas o que eu quero é uma vitória em Vila do Conde.Isso é o que me preocupa a não ser que por exemplo um Vilas Boas qualquer, um Nuno Coelho,um Aly Ghazal ou um Alex Soares ajude a bola a entrar na pópria ou até a meta na própria,uma assistência tamém já não era mau.Tudo coincidências,claro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por outro lado, King Lion, o Bas Dost pode ser importante para ganhar os duelos aéreos em bolas bombeadas para a frente, o que pode ajudar a diminuir a pressão. Para além do que poderá fazer nas bolas paradas.

      Eliminar
    2. Porra... um Slimani é que era ...:)

      Eliminar
  13. O Elias joga. Ajuda a ter bola e dá consistência ao meio-campo, pois não podemos ter só Adrien e William contra Casemiro, Modric e Kroos.

    Tenho 2 duvidas: Campbell ou Dost, que pode ser mais lento e posicional, mas tem 1,96m e pode ser muito importante nas bolas paradas, mais até nas defensivas. Ruiz, que ajuda a ter mais bola, ou Bruno César, que pode ajudar a reforçar o meio campo e ajuda mais defensivamente o lateral esquerdo, que vai levar com o Bale em cima.

    Seja qual for a equipa, espero apenas que o Jesus não invente...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ver se não coloca o Rúben Semedo a defesa esquerdo... :)

      Eliminar
  14. Nem sei se não apostará na 1ª opção, mas com o BC a lateral, e o Elias no seu lugar no meio-campo... e é o que faz mais sentido... para não arriscar estupidamente...... cá, vou mais pela 2ª! [Dependendo de como estiver a correr o grupo...]

    ResponderEliminar
  15. Opção 3. Com Elias a reforçar o meio campo e Campbel na profundidade.

    ResponderEliminar
  16. 2º esquema, mas com os alas bem defensivos. Gelson já mostrou que pode recuar a ajudar à defesa. Na esquerda, aposto em Bruno César, que também tem essa cultura jesuíta bem interiorizada.

    Portanto, uma espécie de 4-5-1.

    ResponderEliminar
  17. A caminho de Madrid.

    #InvasaoAMadrid #MadridDeVerdeEBranco

    ResponderEliminar
  18. nada de esquemas defensivos...
    não sejam loucos!

    isto é pra jogar com bola, temos de ter a bola... quem tem a bola, manda.
    ficar a ver jogar esta equipa, é o fim.

    ResponderEliminar
  19. É complicado responder porque não sabemos o que JJ andou a ensaiar desde o início da época. Pode muito bem ter ensaiado um sistema mais de contra ataque a pensar na champions.
    Falando de futebol parece me claro que o Sporting é a equipa mais organizada das duas, o problema é que do outro lado estão individualidades muito fortes. E quem joga o jogo são os jogadores. Mas volto a dizer, mais organizados tacticamente que o Sporting não são.
    Eu talvez apostasse no terceiro sistema com algumas alterações.

    ResponderEliminar
  20. Gostava de jogar com a primeira opçao, mas com o meio campo do Real tenho de optar pelo segundo onze apresentado pelo Mestre...

    ResponderEliminar
  21. O Sporting jogará em 4-4-2 mas sem o pinheiro holandês na frente. Talvez Bruno Cesar, Adrien, Carvalho e Gelson no meio. Na frente Ruiz e o Joel.
    Vamos ver.

    ResponderEliminar
  22. Todos sabemos que o jesus (posso utilizar outra personagem bíblica?) é um cagão nestes jogos, pelo que não vai utilizar o Das Bostas e irá ou reforçar o meio campo ou utilizar um extremo que lhe dê mais garantias de defender melhor.
    A maior dúvida neste jogo é se o sporting vai ser humilhado e se, consequentemente, o nome de Portugal será arrastado para a lama.
    Prevejo pelo menos uma manita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O nome de portugal na lama é um jogador dizer que o clube que o emprestou nao lhe pagou o ordenado e chamar ao presidente e vice presidente de mentirosos, isso sim é vergonhoso, quanto a resutados, no futebol tudo é possivel, portanto nada é vergonhoso, com a excepçao de Vigo claro!

      Eliminar
    2. Hahahaha
      estes devaneios...
      Falar de Vigo, quando ainda há bem pouco tempo levaram 12 do Bayern!!!!!

      Inacreditável!!!!!

      Eliminar