sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Gelson Martins assombra o mundo

Não sou eu que digo, é a Marca.


(LINK)

O Bernabéu tardará a esquecer o nome de Gelson Martins. O extremo português consagrou-se na elite com um jogaço perante o Real Madrid. Foi o melhor jogador do Sporting de Portugal, um pesadelo constante para Sergio Ramos, Varane e sobretudo Marcelo, ultrapassado como poucas vezes perante a ação de Martins.

O brasileiro sofreu pelo seu flanco, e passou por dificuldades durante os 69 minutos em que Martins esteve em campo. A sua influência no jogo foi assombrosa, e a sua equipa acusou a sua ausência na última fase da partida. Descarado no um contra um, demonstrou uma velocidade endiabrada em corrida com a bola.

Só a falta de acerto de alguns colegas (como Dost) evitou que o conjunto lisboeta saísse do território branco com uma vitória. Martins esteve próximo de marcar no minuto 9 com um disparo cruzado defendido por Casilla. Depois, serviu de bandeja vários passes de morte que não foram aproveitados. Em algumas jogadas, passou até por três defensores a caminho da baliza.

Em definitivo, uma atuação memorável de Gelson Martins. Um desconhecido para o grande público em Espanha que aos 21 anos demonstrou estilo de craque.



Não sei se amanhã, sexta-feira (escrevo isto na noite de quinta), os jornais farão justiça, não só à enorme exibição de Gelson Martins em Madrid, mas também ao excelente arranque de temporada que o jovem extremo tem feito. Repare-se que, dos cinco jogos oficiais que efetuou até agora, o de ontem foi o único em que não marcou golos nem realizou assistências - e poderíamos somar ainda o golo marcado ao serviço da seleção sub-21. Sabemos bem que, se envergasse outras camisolas, o destaque que a imprensa lhe dispensaria teria começado já há algum tempo.

Uma maior atenção que também se poderia pedir ao selecionador nacional. Gelson leva 48 jogos realizados na equipa principal do Sporting, mas nem num particular com Gibraltar se arranjou espaço na convocatória. Essa ausência até poderia ser encarada com alguma naturalidade, mas sabemos bem que outros não precisaram de esperar tanto nem fazer um terço do que Gelson já fez para lá chegar.

70 comentários :

  1. Hoje faz capas em Portugal porque o destaque dado na imprensa estrangeira a isso o obriga.
    Agora comparem com o destaque que os péssimos Guedes e Cavaleiro tiveram no início das suas carreiras. E que a CS não se faça de parva, a CS tem responsabilidade na valorização de activos. Ou alguém acredita que os péssimos Guedes e Cavaleiro já seriam internacionais A sem a pressão que a imprensa fez para que tal acontecesse?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. realmente fazerem hoje capas do gelson é tão vergonhoso como não fazerem logo a seguir aos jogos.
      mestre parece que vamos perder o titulo de campeão de futsal da época passada.
      como eles adoram ganhar fora do terreno de jogo...

      Eliminar
    2. Parvoice! querem impugnar o título por um jogo que influenciou zero na chegada deles à final é que mesmo com esses três pontos ficavam no mesmo lugar na peimeira fase. E regras são regras, não percebo como o TAD lhes dá razão nessa transmissão.

      Eliminar
    3. Nunca o Sporting pode perder o título, pelo menos em detrimento do Benfica. São notícias para ofuscar mais uma lesão no Carnide ou a projecção do Gelson, carvão para a fogueira.

      Eliminar
  2. Acho que hoje se desforraram e encheram as capas com o Gelson. :)
    Impressionante como Jesus perdendo daquela maneira o titular da posição e que até estava a ser o melhor jogador da equipa (Carrillo), lança João Mário e depois Gelson com o sucesso que todos sabemos.
    É também por isso que JJ é o treinador que é.

    ResponderEliminar
  3. Maldito Jota que está a dar cabo da Formação...

    ResponderEliminar
  4. Os três pasquins portugueses em uníssono, como nunca aconteceu e sobre um jogador de um clube não alinhado com nenhum deles. Logo agora que as nádegas andam tão amigas, tão fãs do franchising Lavandaria Mendilhões. Só falta saber que certo personagem já o anda a tentar vender sem consentimento do clube.

    Animais de merda. Estimo-lhes a falência. :)

    ResponderEliminar
  5. Bom dia Mestre
    A exibição de Gelson só me fazia lembrar o Cristiano na inauguração do nosso estádio. Fosse a mesma direcção e sairíamos de Madrid sem o menino por uns míseros 15 Milhoes.
    Quanto ao destaque que a comunicação social cá do burgo lhe dá, sou sincero, devia ser menor ainda. Quero que fique ainda um par de aninhos :)

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tive o privilegio de assistir as duas (Ronaldo e agora Gelson) e fiquei exactamente com a mesma sensação.

      Eliminar
    2. Realmente o mundo ficou assombrado!
      Eu até pensava que era algum eclipse solar ou coisa pior, mas afinal não... foi o Gelson! Uf que alivio...

      Eliminar
  6. melhor assim...

    Longe da seleção ele pode concentrar-se no clube que lhe paga mantendo o nível e as exibições.

    Ele saberá que não é ainda um projeto acabado... falta muito ao Gelson pra ser o tal jogador mundial que qualquer equipa de milhões não dispensa ter.

    E o mister é o mais indicado pra o manter ligado à terra.
    Gelson não é mas todos sabemos que vai ser.

    ResponderEliminar
  7. Bom dia Sportinguistas.
    Uma homenagem merecidissima ao Gelson, autor da mais brilhante exibição que lhe vi fazer. E logo num palco daqueles! O Fernando Santos devia ter vergonha. Pelo que tem feito ao Gelson e ao Rúben.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se não teve vergonha com o Adrien e com o William é agora que vai ter? Mais depressa chama os "reservados" do valencia e inter do que o Gelson e o Ruben.

      Eliminar
    2. O FS se calhar não direi vergonha, mas apreensão tem de certeza...

      Ele agora tem uma pressão enorme para valorizar os jogadores do *€ banco €* da máquina do 'sistema'... pressão essa que não teve tanta na fase final do Europeu, devido às circunstâncias favoráveis de lesões, aberrantes baixas de forma e a necessidade de fazer algo em face dos maus resultados da fase de grupos...

      É sempre a mesma me*da duma maneira ou doutra... Portugal só ganha por circunstâncias felizes, não de resultados de sorte (também contam é óbvio), mas por ser *forçado* a meter os melhores e mais entrosados.(em 2004 foi muito parecido... pena o azar na final)

      E ainda temos de ver q a Lavandaria não verá com bons olhos o Renascido Sandes desvalorizar ou não receber mais 5 milhões do Bayern, quando é practicamente um dado adquirido, dependendo somente do seleccionador o pôr a jogar...

      ... por isso o Gelson vai ter de esperar não importa quantas exibições portentosas faça, estou certo que irão convoca-lo para acalmar algumas vozes... mas há outros interesses superiores a atender...

      Mas há esperança... ao ser campeão o FS tem agora um poder de manobra e de bater com o punho na mesa que mais nenhum outro teve desde 66... nem mesmo o campeão do mundo Scollari... esperemos que o use po melhor.

      Eliminar
    3. O FS nao é o problema nas convocatorias, o problema da selecçao e da convocatoria de jogadores duvidosos chama-se Humberto Coelho...

      Eliminar
  8. Eu estou tranquilo, o orelhas disse que o Benfica ia ser a espinha dorsal da selecção. como não têm qualidade para tal fazem-no por decreto, chegam rapidamente à selecção sem ter feito muito por isso e apenas graças à camisola que usam, mas no fim, no fim a qualidade vem sempre ao de cima como se viu no ultimo europeu. Gelson e semedo vâo ser convocados, um dia, e nunca mais vão largar a seleção porque no fim o selecionador, seja o santinho ou outro qualquer, quer é ganhar, e não é comportável continuar a chamar os Guedes desta vida.
    Por isso, os nossos que continuem a trabalhar que vão longe!

    ResponderEliminar
  9. Mas os programas de quinta à noite sobre futebol versam sobre.....

    ....o portunhol do JJ.

    Viva a comunicação social portuguesa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 'El Rial marcou un golo à lós ochenchiocho...'

      Epá, isto para mim até devia abrir o telejornal!

      Eliminar
    2. J, tens que concordar que não são todos os dias que temos um momento de humor tão genuíno como esse aos oitxchentcha e oitxcho minutxchos.
      De resto, tirando talvez o MdCeT e o Alien, ele enquadra-se muito bem no nível linguístico-cultural dos restantes adeptos leoninos.

      Eliminar
    3. Diz o gajo que não sabe a diferença entre um anglicismo e o anglicanismo...

      Eliminar
    4. Hahahahahaha.
      Agora já li tudo. Um lamp a criticar o nível intelectual de adeptos de outro clube.
      Tantos vídeos do youtube para colocar aqui, mas gosto especialmente da pérola do "mituli, que é o pequenino".
      https://www.youtube.com/watch?v=_JHb57Wd2M8

      Eliminar
    5. O que me ri com o portunhol de JJ. Enquanto sportinguista, caso o homem fosse contratado para tradutor, ficava preocupado. Assim, dá para rir, com o portunhol dele e com os rivais a estrubuchar. De momento é o melhor treinador português, e de momento, superior ao Mourinho (por falar nisso, quem criticou o JJ na época passada por jogar a Liga Europa com reservas e perder, que dizer agora do Man Utd com Mourinho? Diria que copia o mestre JJ).

      Eliminar
    6. Diz o gajo cujo clube tem na vanguarda o barbas, o jorge máximo e o diabo de gaia. Tá gire.

      Eliminar
  10. Gelson Martins - 46 jogos/2126 minutos/9 golos/7 assistências

    Gonçalo Guedes - 23 golos/1114 minutos/4 golos/5 assistências/internacional A

    Ivan Cavaleiro - 16 jogos/693 minutos/1 golo/1 assistência/internacional A

    Dados Transfermarket, compilados pelo blogue Superioridade Numérica.

    Para lá de se comparar capas de jornal, que tão pouco significado têm, para lá de adocicar a boca do adepto, está uma FPF entregue a interesses clubísticos.
    Porém, quero ver se na fase do aperto, é a jogadores promovidos por clubes e empresários que recorrem, ou àqueles atletas que mostram desempenho em campo.

    http://superioridadenumerica.blogspot.pt/2016/09/cavaleiro-guedes-e-gelson-um-deles-nao.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso que lhes dói...

      Gelson vai á champions e brilha...

      Guedes vai á champions e apaga-se...

      ...e com gelson, nao há cá duvidas com a idade!

      A FPF está refem de HCoelho, enquanto esse traste nao sair de lá, o renato continuara a ser selecionado para o carnide receber o premio; os meninos do carnide estarao sempre primeiro nas convocatoria; (O Rui Jorge é que fica todo contente)
      O proximo será JGomes... enquanto Gelson e Semedo ficam para trás, assim como ficaram Adrien, JM, William, pelo menos durante 2 anos ate se tornarem demasiado óbvios. É Coelho, mas não é parvo!

      Eliminar
  11. Capas dos jornais:
    Novo Figo, novo Ronaldo, real louco por comprar...
    Conclusões dos sportinguistas: os jornalistas perseguem o Sporting.
    Nunca vi adeptos tão chorões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São capas de anteontem. Hoje é sexta, o jogo foi há 2 dias. Só a reboque de imprensa estrangeira.

      Um gajo tem que ler a imprensa desportiva estrangeira para saber o que é óbvio em Portugal.

      Faz lembrar a ditadura. Tinha que se ler jornais de fora para saber notícias de Portugal. Só que agora, a ditadura é encarnada.

      Se fosse o Guedes a sacar uma exibição daquelas no Santiago Benabéu, já havia reportagem do bairro onde tinha nascido.

      E vai mais acima para veres o meu comentário acerca de chamadas à selecção baseadas em números, jogos, minutos, golos e assistências.

      Para finalizar, acho curioso falares em chorões. Parece que o Carnide quer ganhar o campeonato de futsal na secretaria, apesar de terem ficado a 8 pontos de distância na fase regular.

      Eliminar
    2. Ó bilhas, as capas só falam do Gelson porque não têm nada de positivo para falar do carnide nem nenhum jogador para "vender" do colo-colo. Para falar do benzika tinham de falar nos 15 lesionados, de não pagarem ao Talisca, do Luisão a treinar sozinho e a mulher dele a mandar bocas no Instragram, etc, etc.

      Eliminar
    3. É curiosa, também, a permanente actividade cívica que aqui tem que ser diariamente prestada que consiste em traduzir os textos para QUEM NÃO SABE LER. Este blog, juntamente com os voluntários que comentam no mesmo, prestam um excelente serviço público, pleno de desportivismo, a adversários, sejam eles lampiões ou galegos.

      Eliminar
    4. Os nossos meninos a brilhar, faz-te comichões, Billy?

      Ainda bem, vais ter muito que coçar, MAtheus , Medeiros e Podence, para o ano ficas em carne viva.

      Eliminar
  12. Hoje faz capas porque é inevitável, depois do jogo que fez. Amanhã continuará a fazer capas, mas porque tem um ordenado baixo e é uma vergonha o Sporting não reconhecer financeiramente o jogador.

    Já vi muitas vezes este filme: Ficamos satisfeitos porque nos dão um bitoque, mas depois vem um limão de sobremesa...

    ResponderEliminar
  13. o gelson e o ruben nao "podem" ir a seleçao A porque depois passa a deixar de ser seleçao portuguesa a ACADEMIA SPORTING DE PORTUGAL.se a nossa formaçao já alimenta a tuga claro que os outros clubes tentam criar influencias para valorizar os seus activos mas o fernandinho já nao tem mais hipóteses, sem no barnabeu foi assim a jogar contra os melhores!!

    ResponderEliminar
  14. O Gelson fez um jogão de encher o olho a quem quer que não tenha palas ou seja avençado (hello aos do costume)e se assim continuar, quando o BdC o decidir vender (para mim não sai até sermos campeões)pode vir a render mais que o JME, para azia de alguns e alegria de muitos!!

    ResponderEliminar
  15. Gelson fez um jogo muito bom em Madrid, mas não queiram ronaldizar o miúdo. Nem oitxcho nem oitxchentxcha.
    E se tinha permanecido em campo, em vez do expulso o ter trocado pelo Mankovic, poderia trazer sempre algo de mais imprevisível ao jogo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. espera aí.. mas ele não ia sentar no banco?
      ..mas mas não ia deixar de ser titular?
      mas mas mas...

      Eliminar
    2. ahahahahahahah Busted...

      ...muito bem lembrado J1906!

      Pela boca morre o Lampiao!

      Eliminar
    3. J1906, essa rudolfa e maltinha semelhante já tem o céu da boca podre de tanta aldrabice aziada que por lá passa. Não te chegues muito perto ...

      Eliminar
    4. Txchuana 1906, ele até é bom jogador. Aliás vindo de um clube que tem no seu futebol, Benfica no nome, só poderia ser bom e alguém com carácter.
      Rastas já tem, será que tem um quisto?

      Eliminar
    5. Pegando no que diz o NunoAlexCXT mas na versão LFV - olha mais um analfabeto, ó Rena -, pelo peixe morre a boca.

      Eliminar
    6. O Fofó não é o Venfique nem nenhuma filial. Já o Sporting de Lourenço Marques... :)

      Eliminar
  16. esta fase Gelson também um grande incentivo aos nossos "emprestados" e ao Matheus...

    Matheus é o próximo. Assim ele também queira.

    ResponderEliminar
  17. Hoje faz Capas porque é um dia morno, neutro sem mais nada para destacar e hoje até é dia de fazer Capa com o SCP. Os 2 Pasquins de Lisboa têm dias próprios - Agenda pré-definida - destinados a fazer Capa com cada um dos 2 clubes de Lisboa. Amanhã, sábado é dia de fazer Capa com o SLV. Qual é a dúvida?!

    O FCP em Lisboa só faz Capa se for Campeão da Europa ou se PdC For arguido em Tribunal.. e em Espanha é igual. AS e Marca só têm olhos para os 2 clubes de Madrid e em Barcelona pagam na mesma moeda. Só que Barcelona tem mais que um jornal e por isso a coisa equivale-se.

    Assim que, deixem-se de tretas. As Capas e os Destaques a Gelsons duram tanto ou menos que a vida das Mariposas!!

    Amanhã é outro dia.. e as rotativas já irão falar de outro. Ou já esqueceram as capas e Manchetes que fizeram sobre um tal de José Gomes?! Ou já esqueceram a sandice que foi com um tal de Renato Sanches?!

    É óbvio que hoje teriam de destacar o Gelson. Iam fazer o quê? Falar mal do JJ que não se sabe comportar no banco?! que não soube defender e guardar a preciosa vantagem de 0-1, deitando tudo a perder com as substituições mal feitas, com a má leitura táctica que fez?!

    Que interessa o jogador A, B ou C dar nas vistas.. se depois há alguém que estraga tudo, deita tudo a perder?!

    É claro que os 2 Pasquins de Lisboa não iriam dizer isso. Eles sabem bem que todos os dias têm de dar milho aos pardais, iscas às gayvotas, pasto ao rebanho..








    ResponderEliminar
  18. Aliás as Capas de Madrid hoje falam é das remontadas e dos Mitos do Real.. e já se esqueceram do tal de Gelson!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. vai lá tomar rennie quid, ajuda.

      Eliminar
    2. Esqueceram? Duvido.

      Mas em Copenhaga ninguém deve saber quem é o André Silva, o Ruben Neves ou o Diogo Jota.

      Eliminar
    3. Pumba, Catrapumba, muito bom valdemar, quem nao tem espelho anda sempre desgrenhado, nao é GayvotaFaminta?

      Eliminar
  19. Pessoal vamos lá ter calma,estamos no inicio de época e há muito a melhorar na equipa.Se podemos estar optimistas?Claro que sim,mas isso não significa embandeirar em arco.Falem menos do Gelson,nao precisamos de propaganda para vender jogadores,especialmente jogadores que o SCP quer manter muitos anos e ele precisa de serenidade para continuar a evoluir.
    O tempo dos dias da cunha,bettencourt etcetc acabou.BDC blindou os jogadores,ainda me lembro de os rivais gozarem com a clausula de rescisao do Bruno Cesar por exemplo e agora a mesma nao parece tão desfazada da realidade.A champions é importante por causa disto,mas pode ser cruel tambem ao nivel de perdermos os nossos craques,com equipas que podem pagar as clausulas ou ate duplica-las se quiserem-higuain,Pogba,etc-Mas ao menos agora os craques da academia so saiem depois de ganharem titulos e se alguem se aproximar muito das clausulas!SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Gelson tem contrato até 2020 ou 2021, com cláusula de rescisão de 60 milhões.

      Falem à vontade.

      O Sporting foi quem mais ganhou com os jogos da Liga dos Campeões desta semana.

      Eliminar
    2. Concordo plenamente.Vamos virar mas é o chip para um jogo importantíssimo em Vila do Conde com um árbitro perigoso de Braga.

      Eliminar
    3. Concordo plenamente.Vamos virar mas é o chip para um jogo importantíssimo em Vila do Conde com um árbitro perigoso de Braga.

      Eliminar
  20. Para quem quiser rever o jogo:

    http://www.fullmatchreplay.com/replay.php?match=195711

    Se alguem souber de algum link com comentarios em inglês agradecia.
    SL

    ResponderEliminar
  21. Tou a adorar ver no facebook os benfiquistas a dizer "ah hoje o Gelson faz capas agora os sportinguistas já acham bem a promoção aos miudos!"

    Diferença: O Gelson teve de fazer um jogão no Santiago Barnabéu para ter direito a aparecer na capa. 4 jogos, 3 golos e 1 assistência não eram suficientes. Era mais importante o Zé Gomes que ficou a centímetros de marcar e é o Rashford da luz (lol).
    Aos da formação do benfica (e atenção que eu defendo que também têm jogadores bons por lá) basta fazerem 1 jogo pela equipa principal para terem toda a atenção do mundo. Ele é capas, entrevistas à família, aos antigos treinadores e colegas. Aos do Sporting têm de ter o destaque lá fora primeiro para a imprensa nacional vir a reboque.
    As chamadas à seleção então são uma autêntica vergonha e a prova que há muito jogo de bastidor por trás das convocatórias. Cavaleiro, Guedes e Nelson Semedo são só alguns exemplos...

    ResponderEliminar
  22. Nã sei quem é esse Gelson que aparece nas capas do jornais,só conheço o Bulo da Musgueira, e de mais a mais o JJ não gosta de moçarada,só gosta de gajos calejados,como é possível dar tanta atenção a este Gelson, um perfeito desconhecido por essa Europa fora.

    Parece que há um clube em Portugal que tem um presidente que se arma em homem de Estado e que levou uma data de ralé e atrasado mental por parte de um dirigente de um clube imagine-se Turco !...
    Se eles falam assim dos dirigentes então se eles conhecessem os adeptos não sei o que diriam !...ehehehehehehehehe

    Que o Sporting se prepare para Domingo para um jogo com um adversário nada fácil ainda por cima com um árbitro da mais associação vermelha do país que é a de Braga.

    ResponderEliminar
  23. Já dizem por aí que não tem ar de ter apenas 21 anos...
    Com aquele arcaboiço aposto práí nuns 25 ou 26...

    ResponderEliminar
  24. http://ocalcanhardoxandao.blogspot.pt/2016/09/gelson-visto-pela-comunicacao-social.html

    é assim que a comunicação social o vê.

    Acerca disso da selecção, uma curiosidade que reparei por acaso: quando o gonçalo guedes foi à selecção tinha menos golos e assistências do que, por exemplo, o lateral esquerdo do rio ave na altura.

    ResponderEliminar
  25. Muito bem... E depois um gajo vai ver é na eleição para melhor jogador da jornada está um português...o Bernardo Silva! E depois um gajo vai ver a equipa da jornada... E o Gelson? Nem vê lo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nao foi o o Gonçalo "falhanço" Guedes? Nem o Reinaldo Trances? Nem o Ze Gomos?

      Até admira...

      Eliminar
    2. É isso mesmo Diogo. Isso mesmo.

      Eliminar
    3. ah.. vejam só... não foi? ahahah continua a fazer-nos rir martins!

      Eliminar
  26. Os meus sinceros agradecimentos ao Barcelona por nos terem livrado de mais uma godinhada:

    http://www.abola.pt/clubes/ver.aspx?t=4&id=631363

    'Na altura, os leões deviam um milhão de euros aos catalães devido à contratação do venezuelano Jeffren Suárez e a solução proposta pela SAD leonina para saldar a dívida foi colocar à disposição do Barça jogadores da formação.

    Os responsáveis pela ‘cantera’ do Barcelona observaram vários jogadores em Alcochete mas não escolheram Gelson, optaram antes por Edgar Ié e Agostinho Cá'

    Surreal...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade. Como é possível. Depois dá rábula 600 mil € por 25% do João Mário, aparece esta.

      Eliminar
    2. Mesmo assim ficámos a perder bastante, o Edgar Ié é bom jogador.

      Se tivesse sido o Gelson era uma catástrofe.

      Eliminar
    3. eia o gordinho flopes já sabia dois anos antes de desaparecer que o gelson iria ser uma grande jogador hahahahahahaa

      Eliminar
    4. É verdade, Francisco, mesmo assim foi um negócio ruinoso, até porque o Jeffren só deu prejuízo :( Mas tratando-se do Godinho, uma notícia apenas má é uma boa notícia. Aliás, veio-me agora à cabeça a frase 'só não correu muito pior porque não calhou', que acho que se adequa bem quer a este negócio quer à presidência de Godinho como um todo :)

      Eliminar